sábado, 29 de julho de 2017

Aos trouxinhas e midiotas...

BELA INICIATIVA >> Editora da UEPB lança campanha “Quanto vale o livro?” e consumidor decide valor que pagará pelo produto


UEPB

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) realizará durante o próximo mês de agosto uma ação cultural para valorizar o hábito da leitura e promover livros lançados por ela ao longo dos últimos anos. Trata-se da campanha “Quanto vale o livro?”, que oferecerá a oportunidade ao estudante, professor, pesquisador e leitor de modo geral a decidir qual valor acha justo pagar por aquele determinado título. A campanha será iniciada no dia 21, primeiro dia letivo do semestre 2017.1, no Câmpus III, na cidade de Guarabira.
De acordo com o professor Luciano do Nascimento, diretor da EDUEPB, serão realizadas verdadeiras expedições em todos os câmpus da Instituição para a promoção de livros que são importantes para a formação profissional dos alunos da UEPB, bem como para a ampliação do conhecimento de pessoas que têm o hábito frequente de ler. Segundo ele, serão oferecidos pelo menos 100 títulos diferentes para que os participantes tenham várias opções de escolha em dezenas de áreas de conhecimento.
“Vamos passar por todos os câmpus da UEPB oferecendo produtos de qualidade e que são importantes para a formação dos nossos alunos. A função da Editora é levar o conhecimento além de nossa fronteira física, por isso também estamos em tratativas com alguns secretários de Educação de municípios vizinhos para que, após essa campanha dentro dos Centros de Ensino, também possamos ir para as praças públicas promover essa mesma ação”, explicou Luciano.
O diretor da EDUEPB apontou que ainda serão definidas as datas que a campanha “Quanto vale o livro?” passará nos demais câmpus da Universidade. Contudo, ele ressaltou que a participação de toda comunidade acadêmica será muito importante, uma vez que a partir dessa ação serão valorizados autores, professores e pesquisadores que utilizam seu tempo para a produção de conhecimento. “Nossa intenção não é promover o comércio de livros. A missão da EDUEPB vai além disso. Queremos chegar nas mãos de pessoas que produzam conhecimento a partir desse livros, utilizando-os em pesquisas, servindo de referência para trabalhos científicos e valorizando as obras lançadas pela Editora”, destacou Luciano Nascimento.

HOJE É DIA DE FESTA!!!

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, texto

RESISTÊNCIA HISTÓRICA E POPULAR >> Movimento quilombola divulga carta contra racismo e pedindo titulação de terras


Movimento quilombola lança carta pedindo aprovação de Decreto Federal que regulamenta terras quilombolas 

"Dandara, Acotirene, Tereza de Benguela, Ganga Zumba e Zumbi dos Palmares são algumas das lideranças históricas do povo negro que se somam em mais uma batalha histórica dos quilombolas. A luta por autonomia e vida digna para quilombolas, nesta sociedade construída com base no racismo, terá no julgamento do STF mais uma batalha", assim começa a carta da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), relembrando lutadores do movimento negro, que resistiam em quilombos. 
No dia 16 de agosto de 2017 o Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) n° 3239/04, que julga o Decreto Federal n° 4887/03. A norma questionada na Corte regulamenta os procedimentos administrativos para titulação dos territórios quilombolas. A Conaq defende que o decreto continue válido. Caso contrário, segundo a organização, a política de titulação e, consequentemente, o acesso à terra por parte dos quilombolas estaria em risco. 
Atualmente o julgamento da Adin 3239/04 está empatado, com um voto pela constitucionalidade do decreto, da Ministra Rosa Weber, e outro voto pela inconstitucionalidade, do Ministro Cezar Peluso.
A posição defendida pelo movimento, portanto, necessita de cinco votos para garantir a constitucionalidade do decreto. A  carta é um apelo à sociedade e à militância. 
"Para a Conaq, o julgamento do decreto quilombola não é o início, muito menos o fim das lutas contra o racismo em nossa sociedade. Mas será uma etapa importante da batalha, pois 129 anos após à abolição forma e inconclusa da escravidão de 1888 o Estado brasileiro, através do STF, julgará a legitimidade do direito constitucional quilombola à terra, conquistado através da árdua luta de gerações de negros e negras", conclui o movimento.

EDUCAÇÃO >> O debate da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para além do MEC, numa perspectiva popular e efetivamente participativa



Resultado de imagem para CNTE e BNCC
NOTA DOL BLOG: Ou será que você professor(a) acredita na propaganda veiculada na mídia golpista, afirmando que 72% dos brasileiros apoiam esse modelo adotado por esse governo ?
Desde o golpe de 2016, quando em um ataque à democracia o governo brasileiro foi tomado de assalto por uma verdadeira quadrilha, sabíamos que todo o acúmulo de democracia participativa de 13 anos dos governos dos presidentes Lula e Dilma iria ser dizimado. As experiências de conferências nacionais sobre tudo que é tipo de política pública, envolvendo efetivamente a participação da sociedade civil organizada (movimentos sociais, sindicatos e ONGs), foram aos poucos se esvaindo nesses pouco mais de 12 meses de Governo Temer.
No campo da educação, as conferências municipais, estaduais e nacional da educação só ainda não acabaram no papel, mas, de fato, estão minguando e esvaziadas porque, sobretudo, este governo não sabe lidar com um dos traços mais importantes dos regimes democráticos, que é a participação da sociedade por meio de suas organizações. O golpe fatal no processo de realização das conferências da educação veio no começo deste ano de 2017, quando o ministro da educação decidiu, com absoluta arbitrariedade, destituir a representação de várias organizações com assento no Fórum Nacional de Educação - FNE. Foi nesse momento que a CNTE e várias outras entidades de representação da sociedade civil decidiram dar um basta ao arbítrio deste governo ilegítimo.
No âmbito da CNTE, o seu Conselho Nacional de Entidades - CNE deliberou por sair do FNE do governo, denunciando as suas arbitrariedades e anunciando a realização da Conferência Nacional Popular de Educação - CONAPE, precedida de suas etapas municipais e regionais. A ideia da CNTE e de todas as outras representações sociais e sindicais que acompanharam essa definição política foi a de não legitimar um espaço de discussão de temas prementes para a educação brasileira que fosse controlada por este governo golpista.
Diante disso, o CNE da CNTE também decidiu realizar debates paralelos às audiências convocadas pelo Conselho Nacional de Educação - CNE/MEC sobre a BNCC, denunciando a tendência privatista da educação básica pública no Brasil e o empobrecimento do currículo das escolas. A ideia é que esses debates paralelos coordenados pelas entidades populares fomentem um novo parâmetro na discussão da BNCC, com enfoque voltado para a defesa intransigente da educação pública, de boa qualidade e socialmente referenciada, além de permitir a participação efetiva da sociedade civil organizada, sem a tutela do governo golpista.
Nesse sentido, convocamos todas as entidades da Região Nordeste a participar efetivamente, no próximo dia 28 de julho, às 07:30h, no Auditório do Brum, no Centro de Convenções de Pernambuco, situado na Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, no Bairro de Salgadinho, em Olinda-PE. Só assim, conseguiremos disputar o debate sobre o documento da Base Nacional Comum Curricular enviado pelo MEC Golpista ao CNE-MEC.

UMA MATÉRIA QUE DEVERIA SER LIDA POR TODOS >> A teoria do cidadão de bem armado foi derrubada

Ao reunir dados de 37 anos de pesquisas, uma equipe norte-americana explica por que o porte de arma contribui para o aumento de crimes.

Nas quatro décadas do movimento moderno de direito a armas, uma de suas vitórias mais significativas não aconteceu nas urnas, na mesa do presidente ou nos tribunais. Uma das maiores batalhas vencidas pelos ativistas pró-armas aconteceu na mente de milhões de norte-americanos - e outros povos influenciados por eles.
Desde o final dos anos 70, a Associação Nacional de Rifles (NRA em inglês) e outros defensores das armas de fogo conseguiram tornar a autodefesa armada cada vez mais aceitável no dia a dia. Uma riqueza de dados de pesquisa — que veio à tona graças a uma grande pesquisa do Pew no mês passado — mostra que os norte-americanos se tornaram cada vez mais confortáveis com o porte de armas em público. Defesa pessoal é a razão mais citada pelos donos de armas, que tronaram pistolas o tipo de arma de fogo mais popular do arsenal dos EUA. Essas atitudes e comportamentos marcam uma grande guinada: no meio dos anos 90, os norte-americanos tinham armas principalmente para recreação, e em 2005, grande parte do público achava que apenas policiais deviam carregar armas em público.
No centro dessa campanha pelos corações, mentes e coldres nos EUA está um artigo de fé que a NRA e seus aliados pregam desde os anos 90: que as pessoas podem aumentar a segurança pública carregando armas para se defender. O economista John Lott desenvolveu a teoria "Mais Armas, Menos Crime" em seu livro de 1998 de mesmo nome, e tem popularizado a ideia através de testemunhos legislativos e artigos de opinião. A NRA tem empregado o trabalho de Lott para contrariar pedidos de contenção do porte de armas. Depois do atentado na Escola Fundamental Sandy Hook, quando o líder do NRA Wayne LaPierre fez seu infame comentário de que "o único jeito de parar um bandido com uma arma é ter um cidadão de bem com uma arma", ele estava mencionando a noção já enraizada de que armas ao alcance da mão de seu proprietário aumentam a segurança pública.
É uma ideia poderosa e sedutora, particularmente nos EUA, que favorece a tal liberdade individual sobre ideais comunitários. E também está totalmente errada, segundo uma nova análise de quase 40 anos de dados de crime.
"Por anos, a pergunta foi: há algum benefício de segurança pública no direito de carregar armas? E isso agora está claro. A resposta é não." — John Donohue, Stanford Law School
Num novo trabalho publicado em 21 de junho pela National Bureau of Economic Research, acadêmicos da Stanford Law School analisaram dados de quatro modelos estatísticos diferentes — incluindo um desenvolvido por Lott no livroMore Guns, Less Crime — e chegaram a uma conclusão sem ambiguidades: estados norte-americanos que facilitam o acesso de armas a seus cidadãos têm níveis mais altos de crimes violentos não fatais do que estados que restringem o porte de armas. A exceção, na pesquisa, aparecia na categoria de assassinato; ali, os pesquisadores determinaram que qualquer efeito nas taxas de homicídio por políticas expandidas de porte de armas são estatisticamente insignificantes.
Outros estudos conduzidos desde 1994 minavam a tese de Lott, mas essa nova pesquisa é mais abrangente e assertiva ao derrubar a fórmula do "mais armas, menos crime".

sexta-feira, 28 de julho de 2017

FECIPE >> Está acontecendo e vale a pena prestigiar e ver os belíssimos trabalhos

Resultado de imagem para escola estadual pedro ii lajes rn

 Nenhum texto alternativo automático disponível.

A VOCÊ QUE IMAGINA QUE SEJA POR CAUSA DO TAL "TRIPLEX" !!!

MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE >> Compostagem Industrial: como funciona e é praticada no Brasil



A compostagem industrial é de suma importância para os processos de reciclagem e para a sustentabilidade como um todo, uma vez que ela é responsável por transformar resíduos orgânicos em adubo, dando nova utilidade ao material que havia sido descartado. O mais importante da compostagem industrial é a qualidade do adubo criado por ela.

Benefícios da compostagem industrial

O tratamento de lixo é um dos maiores problemas contemporâneos do mundo, e as soluções baratas e ecológicas são buscadas e valorizadas. Com o aumento da cultura de reciclagem, grande parte do lixo descartado ganhou status de resíduo, retornando continuamente ao seu ciclo de vida.
Caixas de papelão e latinhas de refrigerante quase não são mais encontradas nos lixos comuns, uma vez que geralmente são os primeiros produtos recolhidos pelos catadores, que revendem os produtos para a indústria da reciclagem.
No caso de resíduos sólidos de origem animal ou vegetal, por outro lado, a sociedade ainda dispõe de poucas indicações sobre como proceder. A compostagem industrial é um procedimento criado justamente para reciclar as sobras desse tipo de material, evitando que ele seja simplesmente descartado.
Outro benefício da compostagem é a redução de lixo acumulado em aterros sanitários, ampliando a vida útil dos resíduos e diminuindo os custos com o descarte de lixo. Além disso, o processo impede a criação de outras bactérias pelo tipo de procedimento com calor, que impede a sua proliferação.

Como é feita a compostagem industrial

A compostagem industrial é um processo biológico que decompõe a matéria orgânica de resíduos acumulados, seja ela vegetal ou animal, dando um fim útil e de qualidade aos restos. O material possui grande qualidade e é indicado para ser usado como adubo em solos agrícolas, jardins e pequenas hortas. Esse tipo de cultura também auxilia no controle da erosão e aumenta a capacidade de retenção de água no solo, ajuda ainda a diminuir o uso de fertilizantes.
A maior parte das indústrias não faz a compostagem, mas contrata uma empresa terceirizada para realizar o trabalho. O processo começa com a seleção dos resíduos e sua identificação prévia. A matéria-prima é caracterizada de acordo com sua base, sendo realizada uma análise dos compostos físico e químico.
Após essa etapa, os resíduos selecionados são submetidos aos processos de compostagem por no máximo 20 horas. O fertilizando criado pela compostagem acaba trazendo o produto de volta as suas origens primordiais, fazendo com que o ciclo de vida se refaça. O processo de decomposição em compostagem acontece com a formação de CO2, H2O e biomassa, fermentando a partir do oxigênio. Esse processo não causa a formação de gás metano, que é nocivo ao meio ambiente.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

MAIS UM BANDIDO EXPOSTO >> Depois de Henrique Alves, Rogério Marinho é o maior suspeito de trambicagem do RN, relata a Revista Congresso em Foco


Resultado de imagem para Rogério Marinho e henrique Alves
Um levantamento exclusivo da Revista Congresso em Foco mostrou que cerca de metade dos deputados e senadores da atual legislatura (2015-2018) responde a algum procedimento investigatório no Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao todo, são 238 parlamentares às voltas com a Justiça no âmbito do STF. Antes da publicação deste material, o site procurou cada um dos alvos de inquérito ou ação penal, para veiculação das respectivas manifestações na íntegra.
O deputado saco preto, Rogério Marinho (PSDB):  Relator da reforma trabalhista responde a cinco inquéritos (3386, 3026, 4168, 4474 e 4484), por corrupção, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária, peculato e falsidade ideológica. 
O primeiro procedimento apura indícios de envolvimento do deputado com uma empresa terceirizada, em Natal, acusada pelo Ministério Público do Trabalho de coagir funcionários demitidos a renunciar às verbas rescisórias e a devolver a multa do FGTS.
NOTA DO BLOG: Só para lembrar que esse cretino é o autor da lei que tem por objetivo proibir os professores de se expressarem livremente em sala de aula.

Uma data importante para nossas famílias!

Resultado de imagem para DIA DOS AVÓS

COMO OS GOLPISTAS VEEM A EDUCAÇÃO >> Supostas regalias dos professores começam a ser extintas pelo governo!

Foto: Agência Brasil
Aposentadoria especial, piso nacional e estabilidade são as supostas regalias mais atacadas no momento. Mendonça Filho é o comandante da operação, embora negue e tenha inclusive acionado a Advocacia Geral da União para multar em R$ 50 mil um professor piauiense que fez críticas idênticas às desta matéria no blog Mídia Popular 
Com pouco mais de um ano de desgoverno Temer, alguns direitos históricos dos professores, em particular das redes públicas, começam a ser extintos. O primeiro deles é a aposentadoria especial, que pelas regras atuais dá direito aos docentes se aposentarem 5 anos antes dos demais trabalhadores. Agora, pelo que está na reforma da previdência, os docentes, homens e mulheres, terão que ficar na sala de aula até no mínimo os 65 anos.
Veja abaixo uma lista de direitos dos educadores que Temer e os golpistas querem acabar, pois na verdade consideram que tais direitos não passam de regalias:
  • Projeto de Lei do Senado 409/2016 - Acaba o Piso do Magistério. De autoria do senador governista Dalírio Beber (PSDB-SC), esse PLS autoriza prefeitos e governadores a rebaixarem os reajustes anuais do piso nacional dos professores. Pela lei do piso, a correção todo mês de janeiro deve ser pela variação do custo-aluno, geralmente bem maior que a inflação anual do governo. Pelo projeto desse aliado de Michel Temer, os gestores ficarão livres para reajustar o piso apenas pela inflação oficial ou até abaixo dela.

  • Reforma da Previdência - Extingue a Aposentadoria Especial dos professores. De autoria do próprio Temer, na prática acaba com a aposentadoria de todos os trabalhadores, tendo em vista que impõe idade mínima acima de 60 anos para homens e mulheres se aposentarem e também idade mínima de 49 anos de contribuição para quem quiser aposentadoria integral.

  • Projeto de Lei nº 116/2017 - Acaba com a estabilidade do funcionalismo. De autoria da senadora governista Maria do Carmo Alves (DEM-SE), a medida cria uma draconiana Avaliação de Desempenho semestral, em particular para os concursados e já estáveis, cujo avaliador é o chefe imediato do funcionário. Quem não alcançar as notas mínimas previstas no projeto pode ser demitido. Imagine numa escola onde um diretor não se dê bem com determinados subordinados. O que irá acontecer?
  • PEC 55 - Congela tudo por vinte anos. De autoria do próprio Temer, já foi aprovada no Congresso Nacional. Em linhas gerais, proíbe que estados e municípios façam novos investimentos no setor público por vinte anos. Na prática, é uma ordem para que sobretudo prefeitos e governadores mantenham no patamar atual, isto é, congelados, salários e demais direitos do funcionalismo por duas décadas. Os efeitos dessa PEC serão devastadores nos bolsos dos profissionais da educação, vez que estão entre os que ganham menos no país. Por conta da limitação dos gastos, os gestores já agem para proibir, como é o caso de Geraldo Alckmin em São Paulo, o acesso aos docentes até da merenda escolar nas escolas. E todo e qualquer mínimo direito que os servidores tiverem serão atingidos pelo arrocho, seja o abono de férias, Horário Pedagógico, férias de 45 dias, planos de carreira e/ou outros.

Ministro aciona União para multar em 50 mil professor piauiense que fez críticas como às acima no blog Mídia Popular

Mendonça Filho, embora seja o comandante de todos os ataques aos direitos dos professores no momento, vez que é a autoridade maior do MEC, acionou a Advocacia Geral da União para multar em R$ 50 mil um docente piauiense (João Rosa Paes Landim Neto) que fez essas mesmas críticas no blog Mídia Popular. Cara de pau é o que de fato é.


RECONHECIMENTO MUNDAL >> ONU premia programa de Lula e Dilma para o semiárido



Projeto de convivência com o semiárido capacita milhões de pessoas pobres a controlar as próprias necessidades, gerar renda e aumentar a segurança alimentar
O Prêmio de Política para o Futuro de 2017 incluiu o Programa Cisterna e Programa Nacional de Apoio à Colheita de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais para o Acesso à Água na lista de melhores políticas do mundo para combater a degradação do solo.
Realizado pelo World Future Council em parceria com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), a premiação selecionou ainda ações da Austrália, China, região de Tigray da Etiópia, Jordânia e Níger. No total, 27 políticas e iniciativas de 18 países foram nomeadas.
Iniciado no governo Lula e intensificado no governo Dilma Rousseff, o programa foi considerado uma das melhores políticas do mundo para combater a degradação do solo.
O programa brasileiro é participativo, de baixo para cima, para fornecer água para consumo, para o cultivo de alimentos e manutenção de gado. Ele capacita milhões de pessoas pobres da região a controlar suas próprias necessidades, gerar renda e aumentar sua segurança alimentar.
Ao todo foram entregues cerca de 1,2 milhão de cisternas beneficiando principalmente mulheres e crianças. O projeto foi obra de Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Dilma. Antes disso, durante a presidência de Lula, foi uma das responsáveis pela criação do programa Bolsa Família.
A presidenta da PT, Gleisi Hoffmann, destacou que “a indicação reconhece a iniciativa inovadora iniciada pelo Presidente Lula e ampliada no governo Dilma”.
O prêmio de prestígio, que se concentra em uma área diferente de progresso nas políticas públicas a cada ano, celebra leis exemplares que criam melhores condições de vida para as gerações atuais e futuras.
O critério do prêmio é valorizar leis que protegem a vida e os meios de subsistência nas terras áridas e que promovem o Objetivo 15 do Desenvolvimento Sustentável, meta 3, que é combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradados.
As terras áridas cobrem cerca de 40% da Terra e são extremamente vulneráveis ​​à exploração excessiva, uso inadequado do solo e variabilidade climática. Estão entre as regiões mais propensas a conflitos e às secas do mundo.
Sem ações para restaurar e reabilitar os solos degradados, estima-se que 135 milhões de pessoas correm o risco de serem deslocadas pela desertificação.  A secretária executiva da UNCCD, Monique Barbut, descreve a desertificação como “uma crise silenciosa e invisível que está desestabilizando comunidades em escala global”.
O Programa de Cisternas foi selecionado entre as 6 melhores práticas no mundo para o combate à desertificação. “É um reconhecimento internacional a um programa espetacular que quebrou a lógica secular de que, na seca, resta ao sertanejo virar retirante. Na pior seca da história dos últimos 100 anos não vimos êxodo nem saques”, lembra Tereza Campello.
A ministra lembra que os governos do PT entregaram mais 1,2 milhão de cisternas. “São pelo menos 1,2 milhão de mulheres que deixam de andar quilômetros ao sol com latas d’agua na cabeça. As cisternas beneficiam mais de 4,5 milhões de pessoas”.
As cisternas de placa nasceram do saber popular do sertanejo, que foi traduzido pela Articulação do Semiárido (ASA), em tecnologia Social e transformado em política pública pelo Presidente Lula.
O princípio de armazenar a água da chuva e guardá-la para o período de estiagem fortalece a ideia de convivência com o semiárido, acabando com ações pontuais e emergenciais que usavam o conceito de “combater” a seca para perpetuar a fome e a miséria e a dependência política dos mais pobres.
“As cisternas de placa usam mão de obra e materiais locais, dinamizam o território, não poluem e são uma solução barata, simples e sustentável. No Governo Dilma, com o Brasil sustentável ampliamos o programa e inovamos com as cisternas de produção”.

terça-feira, 25 de julho de 2017

Parabéns a esses que mesmo enfrentando todas as dificuldades, são responsáveis pela maior parte dos alimentos que colocamos em nossas mesas

A imagem pode conter: texto
Obrigado Ao Homem do Campo
(Dom e Ravel)

Obrigado ao homem do campo
Pelo leite o café e o pão
Deus abençoe os braços que fazem
O suado cultivo do chão

Obrigado ao homem do campo
Pela carne, o arroz e feijão
Os legumes, verduras e frutas
E as ervas do nosso sertão

Obrigado ao homem do campo
Pela madeira da construção
Pelo couro e os fios das roupas
Que agasalham a nossa nação
Pelo couro e os fios das roupas
Que agasalham a nossa nação

Obrigado ao homem do campo
O boiadeiro e o lavrador
O patrão que dirige a fazenda
O irmão que dirige o trator

Obrigado ao homem do campo
O estudante e o professor
A quem fecunda o solo cansado
Recuperando o antigo valor

Obrigado ao homem do campo
Do oeste, do norte e do sul
Sertanejo da pele queimada
Do sol que brilha no céu azul
Sertanejo da pele queimada
Do sol que brilha no céu azul

E obrigado ao homem do campo
Que deu a vida pelo Brasil
Seus atletas, heróis e soldados
Que a santa terra já cobriu

Obrigado ao homem do campo
Que ainda guarda com zelo a raiz
Da cultura, da fé, dos costumes
E valores do nosso país

Obrigado ao homem do campo
Pela semeadura do chão
E pela conservação do folclore
Empunhando a viola na mão
E pela conservação do folclore
Empunhando a viola na mão

DENÚNCIA >> Procon punirá postos de combustíveis que cometeram abusos no repasse de impostos



IMG-20170721-WA0248
DO BLOG: Nesse caso deveria ser considerado também como abusivo o aumento "legal" que foi definido pelo próprio governo!
Segue a matéria abaixo:
O Procon Estadual deverá acionar os postos de combustíveis do Rio Grande do Norte que cometeram abusos no repasse de impostos anunciados pelo Governo Federal nesta semana.
Segundo o Procon, o repasse que deve girar em torno de 40 centavos, só pode ser efetuado após a renovação do estoque, adquirido com a nova tributação.
Em Mossoró alguns postos começaram a repassar o adicional já na manhã desta sexta-feira, poucas horas após o repasse ter sido autorizado pelo Governo Federal.
Alguns postos aumentaram o valor da gasolina em até 70 centavos, o que também se configura como uma irregularidade.
Fiscais do Procon estão coletando provas para acionar os postos de combustíveis que cometeram irregularidades.
Os fiscais buscam notas fiscais emitidas com a comprovação das irregularidades como forma de embasar as punições.
Os consumidores podem ajudar encaminhando denúncias para o telefone 151.