sábado, 1 de julho de 2017

A SITUAÇÃO ATUAL >> A gravação entre Romero Jucá e Sérgio Machado seria o suficiente para prender toda essa quadrilha, mas...

A imagem pode conter: 9 pessoas

FUTEBOL POTIGUAR >> EI vai transmitir a ida e volta de América e Aparecidense


Com a desclassificação do São Raimundo, do Pará, a Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou a tabela detalhada da 2ª fase da Série D do Campeonato Brasileiro, com a definição de confrontos, datas, horários, locais e grade de programação da TV.
 
Pelo documento, divulgado na noite desta sexta-feira, 30, o América teve confirmado o seu adversário na fase de mata-mata do torneio. O alvirrubro natalenses vai enfrentar o Aparecidense, de Goiás. Anteriormente, o clube enfrentaria o Comercial, do Mato Grosso do Sul.
 
A primeira partida está marcada para o próximo sábado, 8, no estádio Aníbal Toledo, em Aparecida de Goiânia, às 18 horas. O jogo de volta para o dia 15, na Arena das Dunas, às 16 horas. Ambas as partidas terão transmissão do Esporte Interativo, emissora detentora dos direitos de transmissão da Série D.
 
O Globo, outro representante do Rio Grande do Norte, pegará o Parnahyba, equipe que integrou o grupo A6 ao lado dos potiguares. O primeiro duelo será realizado em Parnahyba no dia 2, às 16 horas. A partida de volta ocorre em Ceará-Mirim no dia 9, às 17 horas.
 
Nos anexos abaixo e nos links a seguir, estão da tabela com todas as informações, o documento do STJD que formaliza a decisão e o ofício da Diretoria de Competições da CBF. As partidas começam a ser disputadas às 16h do próximo dia 8. Confira:
 
 
 

ECONOMIA E CONSUMO >> Cosern reforça dicas de economia de energia elétrica com a volta da bandeira amarela em julho

Resultado de imagem para dicas de economia de energia elétrica A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) que a bandeira tarifária para o mês de julho será amarela, com acréscimo de R$ 2,00 a cada 100 (kWh). O fator que determinou para o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica. Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação é de R$ 237,71/MWh.
 
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.
 
A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, divulga constantemente uma série de dicas para lhe ajudar a mudar alguns hábitos e atitudes do dia a dia, evitar o desperdício de energia elétrica e, claro, reduzir o valor da conta. Confira:
 
1 - Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e funções para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.
 
2 - Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora
Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.
 
3 – Fique de olho no carregador de celular
 
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.
 
4 - Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.
 
5 - Evite usar a função stand-by dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o famoso "modo espera" que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.
 
6 - Escolha lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais. Dê preferência a lâmpadas LED para a cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia.
 
7 - Utilize a função “timer” das TVs
O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.
 
8 - Estabilize a temperatura do ar condicionado
Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado nesse calorão. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

A LITERATURA LOCAL E SEUS PERSONAGENS >> Definido nome da biblioteca e do auditório do IFRN – Campus Avançado Lajes


Definido nome da biblioteca e do auditório do IFRN – Campus Avançado Lajes
Uma das atividades da I Semadec foi o Concurso para a escolha dos nomes oficiais da biblioteca e do auditório do campus, que teve como objetivo definir a identificação oficial de ambos os espaços, a partir da participação de toda a comunidade acadêmica.
O concurso foi aberto para a inscrição de textos que apresentassem sugestões de nomes e defendessem sua importância. Pretendia-se, conforme Lei Federal nº 6.454/77, homenagear personalidades que tenham contribuído, de forma significativa, na Literatura, Cultura e/ou Educação do Estado do RN, em especial no IFRN, e que já tenham falecido.
Os textos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora e as propostas vencedoras foram as inscritas pelos alunos João Vinícius Soares Rocha e Leandra Hellen Assunção Santos.
A bibliotecária do Campus, Bruna Nascimento, ressalta a importância de envolver a comunidade acadêmica nessas ações para estreitar laços: “É fundamental que a comunidade se sinta como parte essencial da construção da história do nosso Campus e atividades como essa reforçam o sentimento de pertencimento”.
A definição de escolha do nome oficial da biblioteca estava prevista no Plano de Ação 2017.
 Homenageados
A personalidade escolhida para dar nome à biblioteca do Campus foi Antônio Cruz, poeta da terra, que nasceu em 13 de junho de 1919 e faleceu em 18 de agosto de 2016, ano em que foi homenageado no Festival Literário da cidade (FLILAJES). Teve relevante destaque no âmbito cultural, foi poeta e músico, publicou um livro e escreveu vários contos sobre a história e realidade local (ROCHA, 2017).
Para o auditório, o nome escolhido foi o de Osvaldo Lamartine, autor de renomadas obras da literatura potiguar que chegou a fazer parte da Academia Norte Riograndense de Letras. Nasceu em 15 de novembro de 1919, na cidade de Natal, e é considerado um dos maiores estilistas da etnografia brasileira. Em suas obras enaltecia a beleza e cultura do nosso povo e da nossa cultura.
 Premiação
Os autores premiados receberam, no palco da cerimônia de encerramento, troféu, medalha e um box da série “As Crônicas de Gelo de Fogo” de George R. R. Martin, composto de cinco livros: A Guerra dos Tronos; A Fúria dos Reis; A Tormenta de Espadas; O Festim dos Corvos; A Dança dos Dragões. 

VIOLÊNCIA >> Dados revelam a triste somatória da quantidade de homicídios em nosso país!

A imagem pode conter: texto

ARTE, CULTURA E CIDADANIA >> Titãs, Lobão, Ultraje, Capital, Legião: O Brasil era rock há 30 anos

  • Titãs, Lobão, Ultraje, Capital, Legião: O Brasil era rock há 30 anos




O país que atualmente o sertanejo domina o mercado atual já foi roqueiro um dia. O longínquo ano de 1987 é marcante para o rock nacional, e a guitarra distorcida estava fincada na cabeça dos brasileiros.
Basta olhar para as dez músicas mais bombadas daquele ano: a campeã foi "Living On a Prayer", do Bon Jovi, e ainda havia Legião Urbana, Lulu Santos, Cazuza e U2.
O rock brasileiro aproveitava a talentosa safra da década de 1980 e gozava seu esplendor.
Enquanto o Ultraje a Rigor chocava puritanos com o segundo álbum da carreira, "Sexo!!", e os Titãs davam sequência à elogiada discografia com o atual "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas", Renato Russo lançava o hino de sua geração em "Que País É Este", hino político da geração que hoje está na casa dos 40 anos, o álbum da Legião tinha "Que País É Este", "Eu Sei" e "Faroeste Cabloco". O rock alternativo de Velvet Underground e The Smiths podia ser ouvido nas entrelinhas de cada frase cantada por Renato Russo. Ele reuniu algumas canções antigas no álbum —muitas vezes tratado como coletânea— e vociferou sobre corrupção, desmatamento, massacre indígena e relações pessoais. Vendeu mais de um milhão de unidades.
Veja abaixo os principais álbuns lançados no rock nacional há 30 anos.
Lobão - "Vida Bandida"
Engenheiros do Hawaii - "A Revolta dos Dândis"
Legião Urbana - "Que País É Esse - 1978/1987"
Titãs - "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas"
Kid Abelha - "Tomate"
Capital Inicial - "Independência"
Ultraje a Rigor - "Sexo!!"
Barão Vermelho - "Rock'n Geral"

DOCUMENTÁRIO >> Hoje será o lançamento do filme “Black Blull – de costa a costa”, no IFRN - Natal/RN



O documentário “Black Blull – de costa a costa”, conta a história de Claudio Clarindo, o maior ultraciclista do País, durante a sua últimaparticipação na corrida de ciclismo mais difícil do mundo, a Race Across América (RAAM), que será exibido nesta quinta-feira, dia 29 de junho, às 19h30 no IFRN da Salgado Filho-Natal/RN.
A Race Across América, corta os Estados Unidos de oeste a leste e tem cerca de 4.800 km. O fotógrafo Gabriel Rodrigues acompanhou a edição de 2015 da competição ao lado de Clarindo, revelando dias de luta, amor ao esporte e superação de todos os limites. O ciclista morreria poucos meses depois, em 25 de janeiro de 2016, ao ser atropelado durante um treino na rodovia Rio/Santos, o motorista dormia ao volante. Esse santista, aos 38 anos, é até hoje, o maior nome das ultradistâncias do Brasil.
O lançamento deste documentário em Natal e promovido pela ONG Baobá e Rede Eu Sou do Amor, com apoio do IFRN Campus Natal Central (Av. Salgado Filho), da Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN), do projeto TOTIPAH e da Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo. 
Um dos objetivos deste evento, é a participação dos ciclistas do projeto Totipah, que estão em Natal, do seu retorno de Salvador. Após a exibição do documentário, haverá um bate-papo com os ciclistas para discutir sobre mobilidade e segurança.
Além disso, a arrecadação da entrada para assistir o documentário, será direcionada para os integrantes do Projeto Totipah e uma parte para o realizador do documentário. Estamos sugerindo uma colaboração no valor de R$ 10,00 (dez reais), que pode ser efetuado na conta de Marcelo N R Santos, articulador e membro do Projeto Totipah, no Banco do Brasil, agência 5692-8 e conta corrente de nº 7.167-6. Solicitamos que após realizar o deposito, enviar conformação do mesmo para o whatsApp de Marcelo no (71) (71)9 9345.1160. 
fotógrafo paulistano Gabriel Rodrigues, 36, faz deste filme uma homenagem a um atleta genial. Claudio Clarindo, participou cinco vezes da prova, Race Across América (RAAM), na categoria solo, tornando-se ele próprio uma lenda da RAAM. Entre suas inúmeras conquistas, estão desafios como às 24 Horas de Sebring, nos EUA, em que pedalou 740 km em 24 horas; e ter ido do Rio de Janeiro a São Paulo em 22 horas ininterruptas. Foram 12 dias registrando de pertíssimo o esforço de Clarindo cruzando desertos, montanhas, cidades e florestas.
Serviço:
“Black Blull – de costa a costa”
Data: 29.06.2017 (quinta-feira)
Local: IFRN (Av. Salgado Filho, 1559, Tirol)
Horário: 19h30
Lotação: 150 lugares (miniauditório)
Colaboração Sugerida: R$ 10,00
Depositar: BB Agência 5692-8, Conta Corrente 7.167-6 Titular: Marcelo N R Santos
Realização: ONG Baobá e Rede Eu Sou do Amor
Apoio: IFRN, Projeto Totipah, ACIRN e Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo
Informações:
Haroldo Mota (84)9 8845.4603
Marcelo Nogueira (71)9 9345.1160

quarta-feira, 28 de junho de 2017

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS >> Que possamos refletir sobre isso!


NADA ABALA A REPÚBLICA DO GOLPE! AERONAVES RECHEADAS DE COCAÍNA, MALAS, ÁUDIOS, FILMAGENS, DOCUMENTOS, SÃO NADA! MAS O TRÍPLEX!!!

IFRN CAMPUS/LAJES >> Registro sobre a 1ª SEMADEC: Um show de conhecimento, arte e cultura!

Quero aqui fazer uma referência a um evento de grandiosa qualidade realizado pelo IFRN Campus Lajes, o 1º SEMADEC que mostrou um pouco do enorme potencial que essa instituição e seus integrantes (alunos, professores e funcionários) têm a desenvolver em nosso município e na região Central.

Tive oportunidade de apreciar e registrar apenas alguns poucos momentos, mas que foram suficientes para reconhecer o nível de qualidade que as atividades em geral tiveram.

Esse fato me deixa bastante feliz por ter a plena consciência da enorme importância que uma instituição como o IFRN representa para o desenvolvimento de Lajes e de toda região.

Mediante isso, que parabenizar a todos os envolvidos nesse que, com certeza foi apenas uma amostra do que ainda virá por aí. Valeu galera!!!

Seguem abaixo alguns registros do referido evento:

Nenhum texto alternativo automático disponível.  

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sapatos, sala de estar e área interna



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e céu

META ATINGIDA >> RN atinge a meta de desmatamento zero de Mata Atlântica

(Foto: Parque das Dunas - Ronaldo Diniz).
Dados do Atlas da Mata Atlântica, referentes ao período de 2015 a 2016, mostram que o Rio Grande do Norte atingiu a meta de desmatamento zero desse bioma. O documento foi produzido pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Apesar dos números nacionais apontarem o desflorestamento de 291 km² do bioma no período de estudo, o Rio Grande do Norte apresentou apenas seis hectares de Mata degradados, quando o limite para estar no nível de desmatamento zero são 100 hectares.
O trabalho de preservação e conservação da Mata Atlântica é desenvolvido em 38 municípios do RN pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
“O IDEMA segue rigorosamente a lei da Mata Atlântica, bem como a lei 12.651/2012 do código florestal. Trabalhamos firme na fiscalização das áreas de proteção ambiental para coibir qualquer indício de desmatamento do bioma”, ressaltou Rondinelle Oliveira, Diretor-geral do Idema.
Para continuar as ações de preservação do bioma, a Semarh iniciará nos próximos dias uma série de reuniões com os municípios para discutir a elaboração dos planos municipais de Mata Atlântica.
“O governo tem somado esforços para garantir que os ecossistemas de mata, restinga e manguezal, que fazem parte da Mata Atlântica no Rio Grande do Norte permaneçam preservados. Para isso, estamos em diálogo com os municípios e colaborando para a criação dos planos”, afirmou o secretário da Semarh, Ivan Júnior.
Na última sexta-feira, 23, o secretário adjunto da Semarh, Mairton França, participou do 3° Encontro dos Secretários de Meio Ambiente e dos Estados da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, onde apresentou a situação do bioma no RN e as ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo estadual.
“Em 2015, assinamos um documento juntamente com outros 16 estados, com o compromisso de bater a meta de desmatamento zero e ampliar a cobertura vegetal nativa. Dois anos depois, nos reunimos novamente, mostramos que o Rio Grande do Norte obteve resultados positivos e estamos empenhados para melhorar ainda mais os números”, disse Mairton.

Órgãos públicos estaduais terão ponto facultativo na quinta-feira


O Governo do Estado comunica que os órgãos e repartições públicas estaduais terão Ponto Facultativo nesta quinta-feira (29) em razão do Dia de São Pedro. 

Os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente. 

DICAS AMBIENTAIS >> Resíduos eletroeletrônicos ou e-lixo

Foto: The Restart Project
São  produzidas  mais  de  49  milhões  de  toneladas  de  lixo eletrônico no mundo, sendo que  só  no  Brasil  foram  produzidas  mais de  1,4  milhões  de toneladas, segundo  um levantamento  da  ONU  em 2016.
TV velha, uma impressora aposentada ou até mesmo um celular antigo que não tem mais utilidade. Com o tempo, eles só ocupam espaço e acabam indo para o lixo. Porém você sabia que  esses aparelhos não são considerados lixo comum?
Na verdade eles são classificados como lixos eletrônicos, e devem ser descartados apropriadamente, para não degradar o meio ambiente.
O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, é composto por resíduos presentes em aparelhos eletro eletrônicos. Se descartados de forma incorreta, poluem o Meio Ambiente e por esse motivo, a reciclagem desses materiais torna-se uma prática importante.
Foto: Ecofalante
Embora o lixo eletrônico possa ser reciclado, ele exige demanda de uma alta tecnologia e capacitação para ser realizado. O processo de triagem, por exemplo, pode ser feito manualmente, porém exige um conhecimento prévio do indivíduo para separar cada componente ao seu destino correto. Já as placas de circuito precisam de uma tecnologia avançada para serem devidamente reciclada.
Publicação original: Impacto UNESP
Para onde destinar:
Pessoas físicas – eCycle
Pessoas Jurídicas – GEREE e sua parceira da Rede no NE Eco TI

terça-feira, 27 de junho de 2017

ENERGIA ALTERNATIVA >> Eólicas passam a ser principal fonte de energia elétrica no Nordeste



Com 36,5% da composição da matriz elétrica regional, eólicas superam fontes térmica (34,1%) e hidráulica (29,5%)Os parques eólicos implantados em vários estados nordestinos estão se consolidando como a principal fonte para geração de energia elétrica na Região, aponta recente relatório do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de pesquisas do Banco do Nordeste. Considerados somente janeiro e fevereiro deste ano, a energia provinda desses parques já representa 36,5% da matriz elétrica regional, ante 34,1% oriundos de fonte térmica e 29,5% provenientes de fonte hidráulica.
O histórico levantado no relatório revela rápido crescimento a partir de 2014, quando essa fonte passou de 7,8% na geração de energia elétrica para 19,2% no ano seguinte. No final de 2016, a fonte eólica já representava 37,2%. Para efeito de comparação, em 2008, esse percentual beirava ínfimos 0,3%. O crescimento, segundo o Etene, deve se consolidar em parte devido ao esgotamento do potencial hidrelétrico economicamente viável na Região.
“A tendência é o incremento paulatino da participação da fonte eólica na matriz de geração de energia elétrica da Região nordestina, em razão desta ser, atualmente, a segunda alternativa mais competitiva, perdendo apenas para as grandes hidrelétricas”, ressalta o coordenador de estudos e pesquisas do Etene, Francisco Diniz Bezerra, doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
O Plano Decenal de Expansão de Energia 2024, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, não prevê nenhum projeto de hidrelétrica para o Nordeste até 2024. Por outro lado, a Região deverá contar em breve com aporte de 3,3 gigawatts (GW) a partir de usinas de geração de energia de fonte eólica já em construção. Há ainda outros 4,1 GW de projetos já aprovados e com construção não iniciada, previstos para entrar em operação nos próximos anos.
Segundo o Etene, a previsão é que os projetos em andamento e previstos no Nordeste demandarão  recursos da ordem de R$ 35 bilhões, representando boas oportunidades para toda a cadeia produtiva. Somente para 2017, o Banco do Nordeste conta com R$ 11,4 bilhões aportados no FNE Infraestrutura, passíveis de aplicação em projetos ligados a esse setor.
As demandas por recursos devem aumentar ainda mais em um horizonte de futuro mais amplo, já que a expectativa é que, até 2024, 11,6% de toda a capacidade de geração de energia elétrica do Brasil provenha de fonte eólica. Segundo o Etene, graças ao elevado potencial eólico do Nordeste, essa mudança na matriz energética deve colaborar para a Região alcançar a autossuficiência na geração de energia elétrica.
O estudo encontra-se disponível na seção “Cadernos Setoriais”, no site do Banco do Nordeste na internet, no endereço https://www.bnb.gov.br/publicacoes-editadas-pelo-etene.
FNE Infraestrutura  – Contando com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o FNE Infraestrutura é uma linha de crédito que dispõe de R$ 11,4 bilhões para investir em obras estruturantes na Região. É voltada para investimentos privados, por meio do financiamento de empresas engajadas em parcerias público-privadas (PPPs) e concessões.

Sexta-feira (30/06) tem Greve Geral nacional contra as reformas previdenciária e trabalhista e em prol do Fora Temer e Diretas Já!

A imagem pode conter: texto
Em Natal, acontecerá uma caminhada em direção a Praça de Mirassol. A concentração será a partir das 15h, em frente ao Midway. Participe! #SINTERN

PROCESSO SELETIVO >> IFRN divulga editais para cursos superiores de graduação via ENEM


IFRN divulga editais para cursos superiores de graduação via  ENEM

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN publicou ontem (26), dois editais com vagas para cursos de graduação via nota do Enem. Os editais 26/2017 e 37/2017, juntos estão ofertando 338 vagas para ingresso no segundo semestre letivo.
No edital 36/2017 estão sendo ofertadas 58 vagas, distribuídas entre 4 campi e 5 cursos. Os cursos são: Matemática, Física, Gestão Ambiental, Processos Químicos e Logística.  Já o edital Nº 37/2017 se trata de uma parceria do IFRN com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). São 240 vagas, para o curso de Gestão Ambiental, no módulo de educação à distância (EAD), distribuídas para cinco polos presenciais.
As inscrições começam amanhã (27) às 14h e terminam no dia 10 de julho de 2017 às 18h. Os interessados devem se inscrever através do Portal do Candidato. O preenchimento das vagas será por meio de um processo classificatório, a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos 2014, 2015 e 2016. O candidato deverá informar no ato da inscrição a nota de qual ano deseja utilizar no processo seletivo.
Acesse:

MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE >> Consumo consciente: Um grande desafio em um mundo capitalista

PARA AJUDAR O PLANETA:
Consumir de forma consciente é obter algo pensando nos impactos e benefícios que este consumo trará ao nosso planeta. Além de ser uma atitude de cidadania, contribuímos para a preservação de nosso meio ambiente. É possível começar ficando de olho em nossos recursos naturais, pois a população já consome 25% a mais do que a Terra é capaz de restituir.
Podemos iniciar desenvolvendo o conceito dos 4R’s do consumo responsável que consistem em: Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar e Reciclar. Estas palavras convertidas em atitudes podem salvar o nosso planeta, consequentemente contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Ações simples como questionar se há necessidade daquela compra naquele momento, se informar sobre o destino dos produtos que você consome, dar prioridade para produtos de origens sustentáveis, embalagens que podem ser reutilizadas, e confeccionadas com material biodegradável, e preocupar-se com o descarte correto de pilhas e baterias é algo de grande importância, pois são materiais altamente poluentes. Atitudes simples podem te tornar um contribuinte para o futuro do planeta.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

ALERTA SOCIAL >> Drogas causam transtornos a 0,6% da população adulta global


Resultado de imagem para drogas na sociedade
Cerca de 250 milhões de pessoas usavam drogas em 2015 no mundo. Desse total, cerca de 29,5 milhões - ou 0,6% da população adulta global - usavam drogas de forma problemática e apresentam transtornos relacionados ao consumo, incluindo a dependência.
Os opióides (ópio, morfina, heroína e derivados sintéticos) apresentam os maiores riscos de danos à saúde, representando 70% do impacto negativo associado ao consumo de drogas no mundo, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas, lançado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
Os transtornos relacionados ao consumo de anfetaminas também representam parcela considerável na carga global de doenças. Enquanto o mercado de novas substâncias psicoativas (NPS) ainda é relativamente pequeno, os usuários desconhecem seu conteúdo e a dosagem de substâncias psicoativas. Isso potencialmente os expõe a graves riscos adicionais de saúde, segundo o UNODC.
Segundo o documento, a hepatite C tem causado um prejuízo maior entre os 12 milhões de pessoas que injetam drogas em todo o mundo. Desse total, uma em cada oito (1,6 milhão) vive com HIV e mais da metade (6,1 milhões) vive com hepatite C, enquanto cerca de 1,3 milhão sofrem de hepatite C e HIV.
O diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov, destacou em comunicado que o documento final da sessão especial da Assembleia Geral da ONU de 2016 sobre o tema contém mais de 100 recomendações concretas para reduzir a demanda e a oferta de drogas, reconhecendo ser necessário ir além.
“Ainda há muito trabalho a ser feito para enfrentar os diversos danos causados pelas drogas à saúde, ao desenvolvimento, à paz e à segurança em todas as partes do mundo”, disse Fedotov.

Mudanças no tráfico de drogas


COMARCA DE LAJES EMITE NOTA EXPLICATIVA A POPULAÇÃO >> Adiamento de julgamentos que estavam previstos para esta semana

Resultado de imagem para comarca de lajes/rnOs julgamentos de homicídios previstos para ocorrer entre segunda e quarta desta semana foram adiados. 
Os júris deveriam acontecer na Câmara Municipal de Vereadores, estando o primeiro previsto para amanhã, as 09h.
Os jurados aguardem que serão intimados das novas datas.
A Juíza Gabriela Marques encontra-se doente, de atestado, e o Tribunal não encontrou um Juiz para substituí-la a tempo.
Transmitam ao grupos, a fim de avisar a todos os jurados convidados para esses dias.

O GOVERNO TEMER E O DESRESPEITO AMBIENTAL >> O Congresso e o governo golpista a serviço do agronegócio

Por Jaime Gesisky e Clarissa Presotti


Ao vetar as Medidas Provisórias 756 e 758 aprovadas pelo Congresso Nacional em maio deste ano e que retiravam a proteção de 600 mil hectares de florestas protegidas no sudoeste do Pará, o presidente Michel Temer deu sinais de que ouviu o apelo feito por ONGs, cientistas e celebridades nos últimos meses.

Uma campanha internacional contra as MPs liderada pelo WWF e sua rede obteve 20 mil assinaturas e a adesão de celebridades como a modelo Gisele Bündchen e ator Leonardo Di Caprio.   

De fato, os vetos foram uma vitória, pois áreas importantes para a conservação na Amazônia e na Mata Atlântica continuam legalmente protegidas. 

No entanto, no mesmo movimento do veto, o governo anunciou -  por meio de um vídeo do ministro José Sarney Filho - que pretende enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei em regime de “urgência” com praticamente o mesmo teor da MP 756, que transforma 480 mil hectares da Flona de Jamanxim em Área de Proteção Ambiental (APA).

Na prática, isso significa transferir para o Congresso o ônus de legislar sobre a polêmica redução de florestas protegidas na Amazônia.

A Noruega é um dos países que mais investem recursos na conservação da Amazônia. Somente no Fundo Amazônia, desde 2009, o país aportou R$ 2,8 bilhões à iniciativa. O veto às MPs evitará maiores constrangimentos a Temer.

Enquanto isso, formula-se no governo o texto do novo projeto de lei, que traz preocupações por se tratar de um esforço de parlamentares da região Norte ligados aos setores do agronegócio e da mineração e do interesse de contumazes grileiros.

Esses setores querem reduzir a proteção da Floresta Nacional do Jamanxim para ocupar a área "com segurança jurídica". A maior parte dessas ocupações, porém, é ilegal, e ocorreu depois a de 2006, quando foi criada a Flona.

Em nota divulgada hoje, um grupo de ONGs, incluindo o WWF-Brasil, afirma que “o veto à MP 756 não garante a proteção à floresta, pois transfere do presidente para o Congresso, dominado por parlamentares sem compromisso com a conservação ambiental, a responsabilidade de desproteger essa parcela significativa da floresta amazônica”.

Segundo as ONGs, a manobra do governo traz de volta a ameaça inicial, com o objetivo de recuperar todo o texto que foi vetado, e a possibilidade de um estrago ainda maior.


EDUCAÇÃO >> O PNE e as conquista educacionais

A imagem pode conter: texto
O Plano Nacional de Educação - PNE completou 
3 anos de vigência! 

Com vigência até 2024, ainda há muito a avançar: apenas 6 dos 30 dispositivos com prazos até este ano foram cumpridos, de acordo com o Observatório do PNE (http://bit.ly/pne3balan). 

Porém, ele é fundamental para o avanço da Educação brasileira e precisamos de um plano estratégico para o seu cumprimento, de forma que possamos ter motivos para celebrar nos próximos anos!