sábado, 27 de junho de 2015

Articulado com as causas sociais >> Papa Francisco considera inaceitável para um cristão apoiar a pena de morte

Discurso à Associação Internacional de Direito Penal 
O Papa Francisco dirigiu nesta quinta-feira um discurso a uma delegação da Associação Internacional de Direito Penal no qual condenou as execuções extrajudiciais e a pena de morte, medida usada inclusive por regimes totalitários para suprimir a dissidência e perseguir as minorias, e afirmou que o respeito à dignidade humana deve ser o limite a qualquer arbitrariedade e excesso por parte dos agentes do Estado.

No seu discurso o Santo Padre reafirmou a condenação absoluta da pena de morte, que para um cristão é inadmissível; assim como as chamadas “execuções extrajudiciais”, quer dizer, os homicídios cometidos deliberadamente por alguns estados ou seus agentes e apresentados como consequência indesejada do uso aceitável, necessário e proporcional da força para aplicar a lei.

Francisco assinalou que os argumentos contra a pena de morte são conhecidos. A Igreja –indicou-, mencionou alguns, como a possibilidade de erro judicial e o uso que lhe dão os regimes totalitários como “instrumento de supressão da dissidência política ou de perseguição das minorias religiosas ou culturais”.

Do mesmo modo, expressou-se contra a prisão perpétua por ser “uma pena de morte disfarçada”.

O Santo Padre também condenou a tortura e advertiu que a mesma doutrina penal tem uma importante responsabilidade nisto por ter permitido, em certos casos, a legitimação da tortura em determinadas condições, abrindo o caminho para abusos posteriores.

No seu discurso, Francisco também exortou os magistrados a adotarem instrumentos legais e políticos que não caiam na lógica do “bode expiatório”, condenando pessoas acusadas injustamente das desgraças que afetam uma comunidade.

Além disso, abordou a situação dos presidiários sem condenação e dos condenados sem julgamento. Assinalou que a prisão preventiva, quando usada de forma abusiva, constitui outra forma contemporânea de pena ilícita disfarçada.

Também se referiu às condições deploráveis dos penitenciários em boa parte do planeta. Disse que embora algumas vezes isso ocorra devido à carência de infraestruturas, muitas vezes são o resultado do “exercício arbitrário e desumano do poder sobre as pessoas privadas de liberdade”.

Francisco não esqueceu a aplicação de sanções penais às crianças e idosos condenando seu uso em ambos os casos. Além disso, condenou o tráfico de pessoas e a escravidão, “reconhecida como crime contra a humanidade e crime de guerra tanto pelo direito internacional como em tantas legislações nacionais”.

O Papa também se referiu à pobreza absoluta que sofrem um bilhão de pessoas e a corrupção. “A escandalosa concentração da riqueza global é possível por causa da conivência dos responsáveis pela coisa pública com os poderes fortes. A corrupção, é em si mesmo um processo de morte... e um mal maior que o pecado. Um mal que mais que perdoar é preciso curar”, advertiu.

“O cuidado na aplicação da pena deve ser o princípio que rege os sistemas penais... e o respeito da dignidade humana não só deve atuar como limite da arbitrariedade e dos excessos dos agentes do Estado, como também como critério de orientação para perseguir e reprimir as condutas que representam os ataques mais graves à dignidade e integridade da pessoa”, concluiu.

Sociedade >> Mobilização Nacional Contra a Redução da Maioridade Penal


A votação da PEC da maioridade penal na Câmara dos Deputados se aproxima, deve acontecer na próxima terça-feira (30). 
Conselhos, movimentos e coletivos sociais de várias partes do País estarão em Brasília, promovendo atividades com objetivo de sensibilizar parlamentares e a população sobre o retrocesso que a medida, se aprovada, provocará.
Participe! Um dos grandes desafios neste debate é enfrentar a desinformação sobre o tema.

Mudanças territoriais >> Sete municípios do RN tem mudanças em limites territoriais

Onze estados do Brasil tiveram municípios com limites alterados pelo IBGE
Onze estados do Brasil tiveram municípios com limites alterados pelo IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na manhã desta sexta-feira (26), a lista dos 206 municípios brasileiros, em 11 estados, que tiveram mudanças nos limites territoriais para cálculo de estimativas populacionais. 

No Rio Grande do Norte, 7 municípios tiveram mudanças: Caiçara do Norte, Caraúbas, Jandaíra, Parazinho, Santana do Matos, Tenente Laurentino Cruz e Upanema. 



No Brasil, também tiveram mudanças nos limites de municípios Bahia (113), Piauí (17), Alagoas (16), Minas Gerais (14), Pernambuco (13), Maranhão (10), Rio Grande do Sul (10), Espírito Santo (2), Mato Grosso (2) e Paraíba (2).

Segundo o IBGE, os mapas refletem mudanças na legislação que alteravam limites municipais, além de decisões judiciais e ajustes cartográficos comunicados oficialmente órgão. Essas mudanças foram encaminhadas ao IBGE até 30 de abril de 2014 e incorporadas à metodologia das Estimativas Populacionais de 2014 enviadas ao Tribunal de Contas da União em 31 de outubro de 2014.

Ainda não há a confirmação se as mudanças nos limites dos municípios terão influência em índices utilizados como parâmetro para repasses de verbas por parte do Governo Federal às cidades, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Informação para o uso correto e seguro do produto >> Presença de farmacêutico é obrigatória desde 1960

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte, Maria Célia Ribeiro Dantas de Aguiar, comenta ser exigência legal a presença de um farmacêutico nas farmácias, de acordo com as leis 3.820/60, 5.991/73 e a 13.021/14, essa última reiterando a obrigatoriedade do profissional no estabelecimento. 

Essa prerrogativa legal, segundo ela, valoriza a profissão e transforma a farmácia em uma unidade de prestação de serviços de saúde, onde a promoção do uso racional dos medicamentos e o respeito aos direitos dos usuários de medicamentos sejam uma constante, com presença marcante do farmacêutico nos estabelecimentos.


Entre os exemplos apontados pela pesquisa do ICTQ está a falta de interesse dos pacientes em ler prazo de validade dos remédios

“Cabe aos órgãos de fiscalização profissional, Conselho Regional de Farmácia e as Visas, fiscalizar todos os estabelecimentos (inspeção, autuação, orientação), orientando os profissionais quanto à legislação para minimizar ao máximo os processos éticos e irregularidades; diminuir o nº de empresas irregulares e ilegais; autuar as empresas que exploram atividades farmacêuticas sem profissional habilitado; atender às reclamações (denúncias) e garantir à população assistência farmacêutica de qualidade”, comenta Célia Aguiar.

Já o presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Dirceu Raposo de Mello diz concordar com a resolução da Anvisa, de 2009, que proíbe a venda de produtos de conveniência em farmácias, até mesmo porque ele a assinou quando era presidente órgão. 

Ele comenta o fato de apenas estabelecimentos farmacêuticos poderem vender medicamentos, por se tratarem de um produto diferenciado. Mas o fato é que muitas farmácias também vendem uma série de outros produtos. 

“A farmácia ou drogaria tem uma responsabilidade que outros estabelecimentos não têm, que é prover a indispensável informação para o uso correto e seguro do produto. Ora, as farmácias devem primeiro fazer sua obrigação de tratar o consumidor como paciente que necessita do produto e devem além do mesmo receber o cuidado que o produto exige”, diz Dirceu.

Mas no Brasil, de acordo com ele, as empresas fazem justamente o contrário, ou seja, descumprem as leis e normas que regem a prática farmacêutica na farmácia comunitária e privilegiam o comércio, inclusive de produtos alheios. 

“É possível que farmácias e drogarias comercializem, a exemplo de outros países, diversos produtos que não medicamentos? Sim, desde que primeiro cumpram com seu propósito, que é tratar o principal produto motivo de sua existência, o medicamento, conforme ditam as leis e normas de nosso país.”

O farnacêutico Dirceu Raposo ainda comenta que em alguns países do “primeiro mundo” as farmácias comercializam produtos diversos, porém cumprem a legislação com todo rigor exigido para a prática farmacêutica.

1 Ingerir o medicamento acompanhado de líquidos  com sabor
O líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de todos os tipos de medicamentos é a água. Algumas medicações desencadeiam reações químicas quando ingeridas com sucos, leite, refrigerantes, chás ou café, que podem comprometer sua eficácia. Um bom exemplo são os antibióticos com tetraciclina na composição. Essa substância reage na presença de cálcio, e portanto tem sua eficácia comprometida se ingeridos com leite. Outra combinação perigosa e muito conhecida é remédio e bebidas alcoólicas. O álcool pode tanto potencializar quanto neutralizar os efeitos de um medicamento, em alguns casos ativando enzimas que transformam o remédio em substâncias tóxicas para o organismo. Por isso, na dúvida, sempre tome seus medicamento acompanhados de água apenas.


2 Ingerir o medicamento em gotas a seco
As medicações em gotas também são melhor absorvidas quando diluídas em água, em vez de pingadas direto na língua ou dadas em colher. Como geralmente são prescrições pediátricas, essas já são fabricadas com sabor e aroma diferentes para facilitar a ingestão pelas crianças. Devemos lembrar que os medicamentos devem ser diluídos preferencialmente em água. O risco da diluição em outras bebidas é principalmente a perda da eficácia terapêutica.

3 Não avisar seu médico que toma anticoncepcional
No geral, não existem grandes restrições na mistura de remédios com anticoncepcionais. Mas é preciso estar atenta, pois existem combinações que reduzem a eficácia do anticoncepcional ou da outra medicação. A hepatologista Marta cita alguns exemplos: "Remédios para micose de unha e candidíase, antibióticos, medicações para epilepsia e para tratamento de tuberculose podem reduzir a eficácia do anticoncepcional', diz. Além disso, o contraceptivo pode diminuir a eficácia da aspirina, AAS ou de calmantes, e pode também potencializar os efeitos do Diazepan, da cafeína, dos corticoides e de alguns antidepressivos.


4 Triturar o comprimido para facilitar a digestão
Com a justificativa de facilitar a deglutição, também é comum as pessoas triturarem o comprido ou cortá-lo ao meio, prática que também pode interferir na absorção pelo organismo. Segundo as especialistas, os únicos comprimidos que podem ser cortados ao meio são aqueles que possuem uma linha no meio, desenhada inclusive para facilitar o corte. Fora isso, os medicamentos devem ser ingeridos inteiros, da maneira como vieram na cartela. Os problemas nesse caso são muito parecidos com o de ingerir o remédio fora da cápsula — o corpo irá absorvê-lo mais rápido do que deveria, levando a uma intoxicação. O desenho do comprimido foi feito para facilitar a ingestão da quantidade necessária de medicamento e o contato do comprimido com o ácido gástrico deve dissolvê-lo e quebrá-lo em partículas que serão absorvidas. 


5 Ingerir o comprimido sem beber água
Assim como não é recomendada a ingestão de medicamentos com outros líquidos que não sejam água, tomá-lo a seco também pode trazer malefícios. Existe o risco da medicação ficar parcialmente retida no esôfago, podendo haver irritação na mucosa em que o comprimido se prendeu. Além disso, um pouco da dose da medicação é perdida, já que passa a ser absorvida enquanto está retida. Um exemplo muito sério é o alendronato, usado no tratamento da osteoporose, que pode causar, se retido no esôfago, até mesmo perfuração do órgão. 


6 Retirar o conteúdo da cápsula
Muitas pessoas optam por abrir a cápsula do medicamento e ingerir apenas o pó, para tornar o processo de deglutição mais simples. No entanto, essas cápsulas são concebidas com a função de proteger a mucosa da boca e do esôfago do contato com a medicação, para que ela possa agir de forma lenta, garantindo sua eficácia. Para alguns remédios, a remoção da cápsula pode ter consequências como dor no tórax, vômitos e esofagite. 


7 Tomar a medicação fora do horário
As atividades do organismo variam ao longo do dia de acordo com nosso relógio biológico, e cada medicamento é estudado minuciosamente em relação ao tempo que leva para ser absorvido, o tempo de duração do efeito e modo como é eliminado do corpo de acordo com essas atividades fisiológicas. Por isso, atrasar ou adiantar o horário do medicamento pode reduzir a eficiência e até mesmo provocar efeitos colaterais. Antibióticos e antidiabéticos podem trazer consequências ainda mais sérias. Se a pessoa está tomando antibióticos e atrasa um período inteiro, a bactéria pode se multiplicar e criar resistência ao antibiótico. Já no caso de antidiabéticos, os níveis de açúcar do sangue podem subir ou descer demais, o que pode resultar até mesmo em coma.


8 Misturar com  antiácidos
Os antiácidos também interferem na absorção de medicamentos, para mais ou para menos, dependendo da interação. Além de deixar o estômago com pH alcalino — muitos remédios precisam da acidez gástrica para serem aproveitados — os antiácidos podem conter alumínio, que, se ingerido com medicamentos contendo citrato de cálcio, podem atingir níveis tóxicos no sangue, sendo perigosos principalmente para os rins, que podem ter seu funcionamento afetado e até sofrer graves consequências. 


9 Preste atenção nas interações com alimentos
Muitos medicamentos devem ser ingeridos em jejum porque  necessitam do ambiente mais ácido do estômago para que sejam melhor absorvidos. Já outros são absorvidos com mais eficácia na presença de alimentos, ou são menos agressivos ao estômago quando tomados desta maneira. A especialista afirma que existem também substâncias que possuem interação com determinados tipos de alimentos, formando um complexo que o organismo não consegue absorver, diminuindo ou até mesmo neutralizando a ação do medicamento. Por conta disso, o ideal é perguntar ao médico e sempre seguir as instruções da bula.


Fonte: Jornal Tribuna do Norte

sexta-feira, 26 de junho de 2015

A crise hídrica estabelecida >> Mais nove municípios do Estado serão submetidos a rodízio de abastecimento

Estiagem prolongada afeta o nível dos reservatórios do Rio Grande do Norte – Foto Franskin Leite

Os municípios de Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Martins, Portalegre, Riacho da Cruz e Viçosa serão abastecidos normalmente durante cinco dias da semana, de segunda a sexta, e terão seus abastecimentos interrompidos aos finais de semana.

A estiagem continua ocasionar prejuízos ao Rio Grande do Norte. As chuvas que atualmente chegam à capital não são uma realidade no interior do Estado e a seca persiste, atingindo a região Alto-Oeste. Como medida preventiva e com o intuito de prolongar o abastecimento nas cidades mais afetadas, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) implantará, a partir do próximo fim de semana, o rodízio em mais nove municípios.
Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Martins, Portalegre, Riacho da Cruz e Viçosa serão abastecidos normalmente durante cinco dias da semana, de segunda a sexta, e terão seus abastecimentos interrompidos aos finais de semana. Já em Marcelino Vieira, o abastecimento será feito diariamente das 3h30h às 14h, sendo interrompido, consequentemente, das 14h às 3h30. A cidade de Venha-Ver será abastecida das 6h às 18h, de segunda a sábado, e terá seu abastecimento interrompido, consequentemente, das 18h às 6h; e aos domingos durante as 24h. Para a Caern, essa é uma forma de minimizar os impactos da estiagem.
Com a entrada destas nove cidades na lista de rodízio, sobe para 20 as cidades que hoje enfrentam algum tipo de rodízio. No Alto-Oeste, Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste também estão com o seu abastecimento funcionando de maneira alternativa. Já no Seridó, as cidades de Acari, Bodó, Caicó, Cerro-Corá, Currais Novos, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste e São Vicente completam a relação de municípios.
No Estado, a seca prolongada forçou ainda a parada total do abastecimento através da Caern em nove cidades. Hoje, Carnaúba dos Dantas, na região Seridó, está com o abastecimento paralisado. Já no Alto-Oeste, o colapso atinge as seguintes cidades: Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias.
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

A imprensa imparcial que só "erra" para prejudicar um lado

Cerimônia de posse >> Comitê do Rio Ceará-Mirim empossa novos membros para a gestão 2015-2017


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim empossou seus novos membros habilitados para a gestão 2015-2017. A cerimônia de posse aconteceu hoje pela manhã (25), no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, participou da reunião e frisou a importância do fortalecimento dos comitês de bacia como fóruns de debates sobre o uso e conservação dos recursos hídricos. “O Governo do Estado, através da Semarh, vai continuar apoiando a criação e o funcionamento dos comitês porque é esse colegiado que deve reunir os principais atores ligados às bacias hidrográficas e é dentro dele que deve acontecer as discussões sobre uso e demanda da água da bacia em questão”. Mairton disse ainda que uma bacia hidrográfica é uma de nossas identidades territoriais.

Durante a reunião, os novos membros receberam as orientações das competências relativas à gestão de recursos hídricos e como trabalhar os impactos da bacia no desenvolvimento socioeconômico da região. Eles também são responsáveis ainda por estabelecer normas para uso das águas da Bacia Hidrográfica e ainda discutir junto às empresas os impactos ambientais causados pelas atividades industriais.

A secretaria executiva do colegiado pertence à Semarh e a nova presidência será eleita na próxima reunião ordinária do comitê, prevista para acontecer daqui a um mês. “Nessa próxima reunião, vamos fazer uma explanação dos principais conflitos existentes na bacia e uma oficina de capacitação como forma de estimular os membros” disse Marcelo Leal, técnico, da coordenadoria de gestão de recursos hídricos, da Semarh.

Os habilitados ao Comitê terão como meta o trabalho de conservação da Bacia Hidrográfica e a elaboração de atividades de conscientização da população na prevenção a contaminação das águas do rio Ceará-Mirim.

Confira os novos membros.
Poder Público Federal
1. Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS

Poder Público Estadual
1.  Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos –      SEMARH

2.  Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande Do Norte – IGARN/RN


Poder Público Municipal
1.     Prefeitura Municipal De Lajes

2.     Prefeitura Municipal De Taipu


Sociedade Civil
1.  Associação Educacional de Controle e Proteção Ambiental - AECOPAM

2.  Associação dos Produtores de Salgajucaba
3.  Associação Trilheiros da Caatinga
4.  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pedro Avelino


Usuários

Abastecimento Público:
1.  Companhia de Águas e Esgotos do RN – CAERN

Indústria e Mineração:
  1. Passo Firme Aquacultura
  2. Ceará-Mirim Agroindústria S.A
Irrigação e Uso Agropecuário:
  1. Shirliey da Silva Medeiros
  2. Herbert Pinto Dantas
  3. Rilvan Oliveira de Medeiros
  4. Sidney da Silva Campos
Fonte: http://www.semarh.rn.gov.br/

Natal >> Expansão dos destinos aéreos

Foto de Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
O RN ganha, em julho, um voo direto semanal entre Buenos Aires e Natal, que incrementará o turismo no estado e injetará até R$ 13 milhões por ano na economia local. 
O evento, que acontece na capital argentina, contará com a presença do governador Robinson Faria, a convite da Gol Linhas Aéreas. 
A cerimônia reunirá imprensa, empresários e agências de turismo portenhas e ainda hoteleiros e representantes do trade turístico potiguar.
O voo inaugural partirá de Natal, no dia 04 de julho. No sábado seguinte, será a vez do voo direto partir de Buenos Aires para Natal. ‪#‎GovernodoRN‬ ‪#‎TurismoRN‬

Aquário Natal recebe hipopótamo

Yago tem pouco mais de um ano de idade e já está em Natal
Yago tem pouco mais de um ano de idade e já está em Natal
O Aquário Natal, na praia da Redinha, em Natal, ganhou novo morador. É o hipopótamo Yago, de 1 ano e 3 meses de idade. O animal será apresentado a convidados e imprensa na próxima terça-feira (30), às 19hs, no espaço do aquário. 


O aquário foi fundado em 15 de janeiro de 1999 e é uma empresa de iniciativa privada que possui como foco a preservação ambiental, o cuidado com a fauna e o trabalho voltado à Conscientização Ambiental, que tornou-se atrativo turístico na cidade. No Aquário Natal é realizado trabalho na área da Educação Ambiental e sobre essa perspectiva educacional, com visitações constantes de instituições educacionais públicas e privadas do ensino fundamental ao superior.

Yago, o novo morador do aquário, nasceu no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (Zoo de Sorocaba), no estado de São Paulo, em março de 2014. O hipopótamo nasceu pesando 50kg e 90cm de comprimento. Ele é o 13º filho do casal de hipopótamos Yara e Yuri, que estão juntos há 37 anos, e engravidou de Yago após 10 anos da sua última gestação.

O Aquário Natal funciona diariamente das 8h às 17h. O preço para a entrada é R$ 20, mas idosos, crianças entre 2 e 7 anos e estudantes (mediante agendamento) têm direito a 50% de desconto.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Manhã com o tempo nublado em Lajes.


Hoje, 25 de junho, mais uma vez o dia amanheceu coberto por nuvens, nos propiciando um dia mais frio com aparência de inverno e boa possibilidade de chuva.

Brasil se destaca em pesquisa sobre biodiversidade entre nove países

Ao lado do México, o Brasil teve respostas acima da média dos demais entrevistados.

Resultado de imagem para pesquisa sobre biodiversidade entre nove países
O conhecimento dos brasileiros sobre temas ambientais teve destaque entre os nove países participantes da pesquisa Barômetro da Biodiversidade, divulgada hoje (25) em Paris pela União para o BioComércio Ético (UEBT). O levantamento foi feito em março e abril e ouviu cerca de 8,7 mil pessoas no Brasil, Equador, México, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Holanda, França, Alemanha e Índia. Para 88% dos brasileiros ouvidos na pesquisa, o maior índice entre todos os países, o assunto é considerado “essencial”.
Ao lado do México, o Brasil teve respostas acima da média dos demais entrevistados sobre temas como aquecimento global, desmatamento, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa. Noventa e dois por cento dos brasileiros disseram já ter ouvido falar sobre biodiversidade e 48% conseguiram dar definições corretas para o termo. Entre os mexicanos, 52% deram respostas corretas. Os outros índices de acerto foram: Alemanha, 47%, Holanda 45%, Reino Unido e Estados Unidos, 39% e França, 37%. Os piores resultados ficaram com o Equador, com 17%, e a Índia, com 2%. A meta da Organização das Nações Unidas (ONU) é que até 2020 toda a população mundial saiba sobre biodiversidade.
Entre as respostas corretas para biodiversidade estavam "É tudo o que envolve a natureza e seus habitantes, plantas, insetos, animais, águas e a diversidade da fauna e flora como um todo”, do Brasil; ou “A diversidade de todas as criaturas e plantas, a diversidade da natureza na Terra”, da Alemanha. A pesquisa revelou ainda que a população jovem brasileira é a mais bem informada sobre o tema. Cinquenta e sete por cento sabem o que é a biodiversidade, enquanto a média para esse perfil é 43%.
Os entrevistados também estão atentos à origem do que consomem. Do público brasileiro, 89% disseram se preocupar com o fato de as empresas adotarem boas práticas de acesso e uso dos insumos naturais, além de manifestar interesse em ser melhor informado sobre essas práticas. Os brasileiros disseram se informar sobre o assunto na televisão e no rádio.
Houve aumento do número de acertos para a definição de biodiversidade desde a primeira edição da Barômetro da Biodiversidade. A média global passou de 30%, em 2009, para 39% de acertos, em 2015. Segundo a UEBT, além de melhorar nos conceitos, nos últimos sete anos os entrevistados passaram a relacionar o meio ambiente com produtos do dia a dia, como alimentos, medicamentos e cosméticos. Na média geral, 79% deles querem saber a procedência dos ingredientes que compõem os produtos alimentícios e 87% declaram comprar alimentos que seguem essa linha. O levantamento revela ainda que 83% dos que foram ouvidos esperam que os fabricantes adotem políticas de respeito à biodiversidade e, mais uma vez, Brasil e México se destacam, com 92% e 95%, respectivamente.
A pesquisa Barômetro da Biodiversidade entrevistou 47 mil consumidores em 16 países entre 2009 e 2015.
Fonte: Agência Brasil