sábado, 1 de junho de 2013

A vida começa na biblioteca

Na edição do ano passado, o educador José Pacheco compartilhou experiências da Escola da Ponte com estudantes locais


Quando Monteiro Lobato (1882-1948) cunhou a célebre frase “um país se faz de homens e livros”, crítica contextualizada com o Brasil da primeira metade do século 20, ele não imaginaria que mesmo após 65 anos de sua morte o país ainda registraria índices alarmantes quanto a necessidade básica de se ter uma biblioteca em cada escola. 

Segundo levantamento realizado em 2011 pelo Ministério da Educação, cerca de 72,5% das escolas públicas brasileiras não possuem biblioteca; por outro lado, desde 2010 há uma lei federal determinando que em uma década todas as escolas tenham sua própria. “Para cumprir essa meta, seria preciso construir 34 bibliotecas por dia até 2020”, contabiliza a professora Cláudia Santa Rosa, coordenadora da sétima edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler. O déficit atual é de 130 mil bibliotecas.  



Presidenta Dilma no RN nesta segunda-feira


Imagem Interna 
A deputada federal Fátima Bezerra(PT) confirma que a presidenta Dilma Rousseff cumprirá agenda no RN nesta segunda-feira, 03 de junho, às 11h, na Escola de Governo (Centro Administrativo), em Natal. A Presidenta participará da solenidade de entrega de 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras para municípios que sofrem com os efeitos da seca e que ainda não foram contemplados nas etapas anteriores. 

A programação completa será divulgada em breve.

Confira as cidades que receberão uma retroescavadeira e uma motoniveladora
Acari, Assú, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Areia Branca, Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Equador, Felipe Guerra, Florânia, Francisco Dantas, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Ipueira, Itaú, Jaçanã, Janduís, Januário Cicco, Japi, Jardim de Piranhas, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jundiá, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Mossoró, Ouro Branco, Paraná, Paraú, Parazinho, Passagem, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pilões, Poço Branco, Porto do Mangue, Presidente Juscelino, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Seridó, São Bento do Trairí, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Rafael, São Vicente, Senador Elói de Souza, Serra de São Bento, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Várzea e Viçosa. 

Confira agora as cidades que receberão uma motoniveladora: 
Afonso Bezerra, Apodi, Baraúna, Bodó, Caiçara do Norte, Campo Grande, Caraúbas, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Doutor Severiano, Encanto, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itajá, Jandaíra, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Nova Cruz, Olho d’Água dos Borges, Parelhas, Passa e Fica, Pedra Grande, Pedro Avelino, Pendências, Portalegre, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Touros, Umarizal, Upanema, Venha Ver e Vera Cruz.

Site Carta Potiguar >> Escrivão de Polícia Civil: Profissional em Extinção

Escrivães em Marcha 04Pesquisa com Roberto Moura[1]
Por Ivenio Hermes

Uma Crise Hodierna

A Polícia Civil tem sido nosso objeto de estudo desde que aportamos em terras potiguares. Esse órgão sofre, em grande parte dos estados brasileiros, com o desleixo da gestão publica e que infelizmente também é praticado pelos próprios delegados, de quem a gestão interna é atribuição.

O Rio Grande do Norte além de não fugir à regra, os gestores usam seu poder da como meio de manter o status de alguns delegados em cargos de destaque.

Enquanto o cargo de gestão varia entre os delegados, cuja competência nem sempre é fator de relevância e sim seu grau de aceitação entre os outros ou sua simpatia junto ao gestor maior, as outras carreiras da Polícia Civil do RN ficam esquecidas.

O fator competência é que deveria ser utilizado e até a atual função de Delegado Geral deveria ser substituída por Superintendente, talvez, para dar a chance de membros de outras carreiras, cuja competência e nível de conhecimento superam em muito a dos delegados.

Os delegados, que já entrarem numa instituição de polícia exercendo a chefia, a maioria sem ter o menor conhecimento prático do trabalho, ficam confortáveis em sua posição e não buscam o aperfeiçoamento.
Seria a carreira única de polícia civil a solução para esse problema de gestão? Seria talvez a criação de um Conselho Superior de Polícia formado por número igual de policiais das três carreiras e todos concorrendo ao cargo de gestão como superintendente? Ou haveria uma proposta mais abrangente?

Observamos ainda, que dentre as carreiras de polícia civil no RN, atualmente a mais desgastada é a do Escrivão, que são inferiorizados pelos gestores, têm seus cargos usurpados por agentes e até policiais militares por determinação judicial e ainda sofrem com o espectro da subutilização por serem vistos como meros “escribas”, com ação policial limitada e com isso não recebem armamento, não podem participar de operações e são esquecidos na hora do reconhecimento pelos seus trabalhos.

Escrivães em Marcha 01A Voz do Escriba

Para entendermos melhor a situação do Escrivão de PC no Rio Grande do Norte, entrevistamos Roberto Moura, presidente da ASSESP/RN – Associação dos Escrivães de Polícia Civil do RN.

Ao invés de realizar perguntas e obter respostas diretas que nem sempre atendem ao objetivo de uma pesquisa, em nosso método de entrevistar, apresentamos ao Escrivão Roberto Mourasituações/problema para que ele se posicionasse e assim, juntos, podermos formar um entendimento amplo do quadro demonstrado.

Situação I

terça-feira, 28 de maio de 2013

Bolsa Família é sucesso mundial e dados calam pessimistas de plantão


Imagem Interna

Elogiado por órgãos como a ONU, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, o Bolsa Família é um sucesso internacional. Foi adotado  no México, Venezuela, Bolívia, Peru, Equador, dentre outros países da América Latina. Recomendado pela ONU, foi levado para a África do Sul, Gana e Egito, no continente africano; e para a Turquia, Paquistão, Bangladesh e Indonésia, na Ásia.


Segundo o jornal Le Monde “o programa Bolsa Família amplia, sobretudo, acesso à educação, a qual representa a melhor arma, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, contra a pobreza”. 

Mesmo assim, não é difícil encontrar os “especialistas em pessimismo” que insistem em reproduzir o falso argumento de que o programa é uma “bolsa esmola”. Nada mais distante da realidade. Dados oficiais revelam que 70% dos beneficiários adultos são trabalhadores e os estudantes que participam do programa possuem média de aprovação quase 5% maior que a média nacional, que é de 75%, além de ter um índice menor de abandono dos estudos: 7,2% entre os alunos do Bolsa Família, contra 10,8% da média nacional.

2° Desfile de moda para cabelos FASHION HAIR em Lajes/RN

Nari Victor e Diogo Ramasses, promovem o 2° desfile de moda para cabelosFASHION HAIR,que acontecerá no dia 07/06/13 na Casa de Cultura Popular de Lajes, às 20:00 horas.   Valor das senhas: 5,00 R$. 
Você que é FASHION não pode perder !!!

Câmara Municipal de Lajes realiza Audiência Pública para discutir sobre segurança


Acontecerá na noite de hoje nas dependências da União Caixeiral, a partir da 19:00 horas, uma audiência pública por iniciativa da Câmara Municipal de Lajes com o objetivo de discutir junto aos órgãos responsáveis tanto na esfera municipal, quanto estadual, e toda população sobre a situação da segurança pública em nossa cidade, uma vez que nesses últimos dias Lajes tem passado por uma situação crítica no que se refere a esse assunto.

Essa é uma iniciativa de grande importância por tratar de um dos segmentos essenciais para a nossa melhor qualidade de vida. 

Esperamos o comparecimento da população uma vez que essa é uma oportunidade ímpar de juntos (poderes públicos e comunidade) de buscarmos a solução desse grave problema pelo qual nossa cidade vem passando.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Seca: Ministério do Desenvolvimento Agrário entrega 240 máquinas no RN

Imagem Interna

Crédito: Andrea Farias/MDA
O Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA realiza no RN, nesta quarta-feira (29), solenidade de entrega de 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras para municípios que sofrem com os efeitos da seca e que ainda não foram contemplados nas etapas anteriores. O mandato da deputada federal Fátima Bezerra (PT) estará presente na atividade.
A doação das máquinas integra o conjunto de ações planejadas pelo Governo Federal para combater os efeitos da seca e melhorar as condições de convivência com o semiárido. Até o final deste ano todos os municípios, mesmo o que não estão em situação de emergência, receberão os equipamentos que a presidenta Dilma determinou.
 
A doação das máquinas também contribui para a economia do País e das prefeituras que alugam o maquinário. Todos os equipamentos são comprados de empresas nacionais gerando emprego e renda para a indústria brasileira e criando um ciclo virtuoso para o crescimento econômico do Brasil. 
 
Confira as cidades que receberão uma retroescavadeira e uma motoniveladora:
 
Acari, Assú, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Areia Branca, Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Equador, Felipe Guerra, Florânia, Francisco Dantas, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Ipueira, Itaú, Jaçanã, Janduís, Januário Cicco, Japi, Jardim de Piranhas, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jundiá, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Mossoró, Ouro Branco, Paraná, Paraú, Parazinho, Passagem, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pilões, Poço Branco, Porto do Mangue, Presidente Juscelino, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Seridó, São Bento do Trairí, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Rafael, São Vicente, Senador Elói de Souza, Serra de São Bento, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Várzea e Viçosa. 
 
Confira agora as cidades que receberão uma motoniveladora:  
 
Afonso Bezerra, Apodi, Baraúna, Bodó, Caiçara do Norte, Campo Grande, Caraúbas, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Doutor Severiano, Encanto, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itajá, Jandaíra, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Nova Cruz, Olho d’Água dos Borges, Parelhas, Passa e Fica, Pedra Grande, Pedro Avelino, Pendências, Portalegre, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Touros, Umarizal, Upanema, Venha Ver e Vera Cruz.
 
Fonte: Portal da Dep. Federal Fátima Bezerra - PT

Prazo para inscrições para o Enem termina hoje

Termina às 23h59 de hoje (27) o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet. Para aqueles que se inscreveram e ainda não fizeram o pagamento da taxa, o prazo para quitação termina na quarta-feira (29). A inscrição só será confirmada após esse procedimento.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. No caso de isenção, a confirmação da inscrição ocorrerá após comprovados os dados fornecidos.

O participante que precisa de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno.

JPT realiza debate "Fazer política no século XXI"

Imagem Interna

A Secretaria Estadual da Juventude Petista Potiguar, através do Núcleo de Estudantes Petistas da UFRN, convoca estudantes, professores e demais interessados ao debate "Fazer política no século XXI e o debate sobre a reforma política", a ser realizado na segunda-feira (27), às 19h, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN).
 
Como debatedores teremos a participação de Valter Pomar - dirigente nacional do PT e secretário executivo do Foro de São Paulo; João Emanuel - Prof. Dr. do curso de Ciências Sociais da UFRN; e Alan Lacerda - Prof. Dr. do curso de Gestão de Políticas Públicas da UFRN.
 
Através da realização do debate a juventude petista espera contribuir com reflexões importantes sobre a política na contemporaneidade e sobre a necessidade da reforma política no Brasil.
 
Fonte: Portal da Dep. Federal Fátima Bezerra

domingo, 26 de maio de 2013

INVESTIGAÇÃO >> Minha Casa Minha Vida: Pedra Preta está entre as quatorze cidades investigadas pelo Ministério Público Federal



 
No Rio Grande do Norte, 20 procedimentos investigatórios tramitam no Ministério Público Federal (MPF/RN), que apura desde a irregularidade na construção dos imóveis às denúncias de favorecimento político no cadastro dos beneficiados. 

As irregularidades analisadas pelo MPF/RN incluem, ainda, relatos de más condições de imóveis entregues pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em Mossoró, além da ineficiência da Caixa Econômica Federal (CEF), financiadora do Programa, em resolver o problema em tempo hábil. 

Até agora, quatorze cidades tem empreendimentos investigados pelo Ministério Público Federal no Estado, são elas: Pedra Preta, Lagoa de Pedras, Parnamirim, Mossoró, Upanema, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, São Rafael, Santana do Matos, Angicos, Extremoz, Caicó, Currais Novos e Arês. 

Fonte: TN online

Oportunidade >> Prefeitura no RN reabre inscrições para 245 vagas; salários até R$ 1500


Ficam prorrogadas até 7 de junho as inscrições do concurso 001/2013 da prefeitura de Passa e Fica, no Rio Grande do Norte.  As prova objetiva e subjetiva, por sua vez, acontecerão apenas em 7 de julho. As Inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, das 8h do dia 17 de maio até às 23h59min do dia 31 de maio de 2013.


O valor da taxa de inscrição para os cargos de Nível Superior será de R$ 60,00, para Nível Médio será de R$ 40,00 e para Nível Fundamental será de R$ 28,00.


Das Vagas

Deputada Federal Fátima Bezerra - PT comemora conquista do curso de Medicina para a UFERSA

Imagem Interna

O MEC acaba de confirmar, através de oficio encaminhado ao reitor Arimatea Matos, que a UFERSA foi contemplada com 60 vagas para o Curso de Medicina. Em 2016 serão ofertadas 30 vagas e no ano seguinte mais 30. 
 
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) parabeniza a comunidade da UFERSA, a cidade de Mossoró e toda região por essa importante conquista, que teve início na gestão do ex-reitor da Instituição, professor Josivan Barbosa, agora concretizada sob a coordenação do professor Arimatea Matos.
 
“Estou muito feliz por ter participado dessa luta, por ter dado a minha contribuição para que a exemplo da UFRN, a UFERSA também realizasse seu sonho, o de ampliar o acesso ao ensino superior com a oferta de vagas no curso de Medicina. Quero saudar o professor Arimatea Matos pelo empenho, e o MEC pela sensibilidade, através do Ministro Aloizio Mercadante e do Secretário Executivo, Henrique Paim, em atender essa importante reivindicação. O curso de medicina na UFERSA é mais uma demonstração do compromisso do governo da presidenta Dilma, do PT e aliados, na ampliação das oportunidades educacionais no campo do ensino superior para a nossa juventude”, ressaltou Fátima.
 
Fonte: Portal da Dep. Fátima Bezerra