sábado, 20 de outubro de 2012

2º turno em Natal >> Presquisa Certus/Tribuna do Norte

A pesquisa feita pela Certus e encomendada pela TRIBUNA DO NORTE mostrou que o ex-prefeito Carlos Eduardo lidera a intenção de votos para o segundo turno na capital potiguar com 51,06%. Hermano Morais aparece com 31,38%

A pesquisa está registrada com o número 239/2012. A entrevistas foram feitas nos dias 18 e 19 de outubro. Foram ouvidas 803 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Panoramoa político/Jornal Tribuna do Norte

Será neste domingo em Lajes...


Neste domingo, 21 de outubro, acontecerá um excelente evento em nossa cidade, o DNJ...


O que é o Dia Nacional da Juventude (DNJ)?

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados e neste ano de 2012 nos com vida a refletir sobre o Tema: JUVENTUDE E VIDA e o Lema: QUAL VIDA VALE A PENA SER VIVIDA? Sabendo que a vida é Dom de Deus, por isso queremos fundamentar essa pergunta no texto bíblico de João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”. 
 
Neste ano de 2012, temos uma oportunidade ainda maior, pois estamos nos preparando para a Campanha da Fraternidade de 2013 e rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Rio de Janeiro em julho de 2013. A peregrinação dos ícones da JMJ têm sido um verdadeiro Kairós que abre portas importantes para todos voltarem o olhar para a Vida dos jovens e lhes assegurarem o direito de Viver.

Um momento para toda a família. Vale a pena participar!!!
 

DOCUMENTÁRIO SOBRE LAJES NO 1º FESTIVAL DOCTURISMO DA UERN



A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, tem o prazer de convidar a sociedade potiguar para prestigiar o 1º Festival Doc Turismo.

O evento é uma promoção do Departamento de Turismo da UERN - Campus Natal, que vem apresentar a comunidade norte-riograndense, em forma de documentários, os trabalhos desenvolvidos pelo acadêmicos do curso de Turismo da instituição, que estão contribuindo para divulgar, fomentar e incentivar o Turismo do Rio Grande do Norte.

Na oportunidade, serão apresentados os seguintes produções audivisuais, que irão concorrer ao Prêmio Acadêmico Algarim Medeiros da Silva.
  • Baía Formosa: O destino dos sonhos;
  • Belezas Naturais de Genipabu e seu Potencial Turístico;
  • Caminho das Dunas;
  • Guamaré: A correnteza das águas apontando para o Turísmo;
  • Lajes do Cabugi: A porteira do Sertão Potiguar;
  • Praias Urbanas do Centro de Natal/RN. 
O 1º Festival DocTurismo acontecerá a partir das 19h:00 do próximo dia 25 de outubro (Quinta-feira), no auditório do Campus Natal. Situado na Av. Airton Sena, 4241, Neopólis, Natal/RN.

ECONOMIA » Comércio potiguar deve ofertar 3.200 vagas temporárias até o fim do ano

Do DN Online
CDL estima abertura de 3.200 vagas no comércio para o fim do ano em Natal (Fábio Cortez/Arquivo DN/D.A Press)

CDL estima abertura de 3.200 vagas no comércio para o fim do ano em Natal
 
O número de vagas temporárias ofertadas no comércio potiguar no fim de 2012 é pelo menos 10% maior do que no ano passado. Segundo o superindentente da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Adelmo Freire, serão 3.200 vagas ofertadas somente em Natal. A contratação vai de dezembro a janeiro e o envio dos currículos e treinamentos na maioria das empresas já começa neste mês de outubro.

Ainda segundo a CDL, a maioria das vagas serão ofertadas para vendedores, seguidos de caixas, fiscais de lojas e atendimento a turistas. Ele comenta que muitas pessoas acabam virando funcionários efetivos e dá dicas de como conseguir. “Tem que identificar o tipo de setor que mais se identifique com o perfil da pessoa, se ela gosta de gente, pode trabalhar com gente, e vice-versa. E também deve ter o conhecimento básico de informática, independente da função que irá ocupar.”
De acordo com o titular da Subsecretária do Trabalho da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Antoir Mendes, a industria da construção civil deve demandar novas vagas devido as obras para a Copa do Mundo de 2014. Tanto nas obras do Arena das Dunas, tanto nas de Mobilidade, além da perspectiva de início das obras do Aeroporto de São Gonçalo, que devem abrir pelo menos 1.500 ofertas de emprego.

“Com relação ao trabalho próximo a Copa, nós temos hoje as obras da construção civil, que estão sendo conduzidas pelas obras do Arena das Dunas. Nós temos também as obras de mobilidade urbana, que estão ainda por acontecer sob responsabilidade do município de Natal. E também teremos as obras do novo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que é um aeroporto que dará suporte não só aos turistas que vão vir a Natal para participar da copa, mas também será um aeroporto de carga importante para o escoamento do que é produzido no estado”, completou.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

OPORTUNIDADE » Banco do Brasil abre concurso para Escriturário no RN e mais 14 Estados

 
Do DN Online
A partir das 10h desta sexta-feira, 19, estarão abertas as inscrições para a seleção externa 2012/2013 do Banco do Brasil S.A. (BB), para a formação de cadastro de reserva da Carreira Administrativa, no cargo de Escriturário.

Conforme consta em edital publicado no Diário Oficial da União, na presente data, as oportunidades, quando disponíveis, serão para atuar nos Estados do Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe, bem como parte dos Estados do Amazonas e de Santa Catarina.

Entre as vantagens apresentadas pela instituição financeira estão a remuneração de R$ 1.892,00, a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente e possibilidade de participação em planos assistenciais e previdenciários complementares.

Os convocados atuarão na comercialização de produtos e serviços do Banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários, entre outras atividades previstas, tudo em jornada semanal de 30h e contrato sob regime celetista.

De acordo com o BB, neste certame ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas Seleções Externas 2011/001, 2011/002 e 2011/003 até o término de suas vigências (04/03/2013, 29/04/2013 e 28/09/2013, respectivamente).

Só podem concorrer à seleção profissionais que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e que tenham idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.

A informação é de que os interessados terão de hoje, 19, até às 14h de 5 de novembro para garantir participação na concorrência, por meio do preenchimento de formulário no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br e/ou nos postos de inscrição credenciados pela organizadora (endereços no Anexo III do edital), das 9h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.

Segundo a Fundação Carlos Chagas, responsável técnica e operacional pelo certame, todos os participantes farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 30 questões de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos, bem como prova discursiva (redação), de caráter eliminatório. Ambas estão previstas para o dia 13 de janeiro de 2013, na parte da manhã, nas cidades indicadas na tabela constante no Anexo I.

Os candidatos serão classificados por Macrorregião e por Microrregião, de acordo com a sua opção no ato da inscrição.

Haddad 16 pontos na frente... Jornal Nacional não divulga pesquisa que a própria Globo contratou

 

As Organizações Globo - à frente a Rede Globo, que nunca é demais lembrar, é uma concessão de serviço público - contrataram a pesquisa IBOPE que saiu ontem, sobre o 2º turno em São Paulo, mas relegaram os resultados apenas ao seu noticiário local, o SPTV da noite. 

Não disseram uma palavra a respeito em seu mais importante telejornal, o Jornal Nacional. É porque a pesquisa dá 49% das intenções de voto para Fernando Haddad (PT) contra 33% para o concorrente tucano José Serra? É porque, se considerados apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) Haddad chega a 60% e José Serra fica com 40%? 

É porque José Serra caiu quatro pontos percentuais em relação ao IBOPE anterior e Haddad continua subindo na preferência do eleitorado? Ao não noticiar a pesquisa IBOPE ontem, o JN dá provas de que está, na prática, fazendo campanha para o Serra. A ponto de não noticiar pesquisa que a própria Rede Globo contratou.

ENCONTRO >> Jovens Indígenas participam de 1º Encontro do RN em João Câmara

Mesa temática do 1º Encontro de jovens indígenas

O município de João Câmara está sediando o 1º Encontro de Jovens Indígenas do Rio Grande do Norte. O evento com duração de dois dias (18 e 19) foi aberto na manhã desta quinta-feira(18) no Plenário da Câmara Municipal com a participação de representantes da Funai, UFRN, IDEMA, APOINME e outras instituições, inclusive do viszinho Estado da Paraíba.

O encontro teve início com uma exposição sobre o processo de organização do evento, pela coordenadora da Microrregião da Apoinme no RN, Tayse, que também deu boas vindas aos participantes.

Em seguida foi constituída a 1ª Mesa Temática abordando diversos temas relacionado ao movimento indígena no RN, como a organização, participação social e autonomia dos jovens indígenas do RN.

Luiz Soares, liderança indígena da comunidade Catu, e representante titular no Comitê Regional da Coordenação Nordeste II da Funai, falou sobre a afirmação da identidade indígena. Vandré Arcanjo (jovem indígena do Catu) expôs sobre o tema: Jovens Indígenas do RN: Atuação no Movimento Indígena do Estado. Já Francinaldo Potiguara (OJIP/PB) falou sobre a organização social e autonomia. Valda Arcanjo, coordenadora de Mulheres Apoinme no RN, abordou o tema: Mulher Indígena no RN.

Na parte da tarde foi constituída a 2 Mesa Temática, com palestras de Valda Arcanjo (Catu), representantes do governo do Estado  e coordenadora técnica da Funai de João Pessoa(PB).

A noite haverá na comunidade do Amarelão, zona rural do município de João Câmara, uma noite cultural com apresentação do Grupo de Flauta imaculada Conceição, lançamento do livro: Identidade Indígena no RN – Caminhos e descaminhos dos Mendonças do Amarelão, de autoria da antropóloga Jussara Galhardo Aguirres Guerra, exposição de artesanato local e Toré.

No segundo dia, haverá trabalhos em grupo, apresentação dos resultados , debate, encaminhamentos, leitura e aprovação do documento final, avaliação do encontro, ritual de encerramento.

Fonte: Blog de Assia Silva

Pesquisa Ibope >> Carlos Eduardo bota 14% de maioria sobre Hermano

Saiu a primeira pesquisa do segundo turno das eleições a prefeito do Natal. O Instituto Ibope apresentou os números.
Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera a intenção de votos com 49%. O peemedebista Hermano Morais (PMDB) está bem atrás com 35%.

A maioria do pedetista sobre seu adversário é de 14 pontos percentuais.

A intenção de votos em branco é de 10 pontos percentuais e 6 pontos percentuais dos ouvidos não souberam responder.

A sondagem foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 238/2012, com 3 pontos percentuais de margem de erro.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Começa processo de instalação do Comitê da Bacia hidrográfica Apodi/Mossoró

O Primeiro Encontro Regional para apresentação do Processo de instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (CBH Apodi-Mossoró) acontecerá nesta sexta-feira (19), às 08h no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia –CAMEAM/UERN em Pau dos Ferros.

O CBH Apodi-Mossoró foi criado pelo Decreto Governamental nº 21.654, de 10 de setembro de 2010 e encontra-se em processo de instalação. A Fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) foi a empresa contratada para organizar os encontros regionais e as plenárias para a eleição dos membros do Comitê.


Os encontros regionais têm como objetivo informar a sociedade da bacia sobre a importância do Comitê, quem pode participar do colegiado e como se dará o processo eleitoral para escolhas dos membros. Estão previstos mais dois encontros que acontecerão nas cidades de Apodi e Mossoró.


Os municípios da Bacia do rio Apodi/Mossoró são Açu, Mossoró, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Felipe Guerra, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Itaú, Janduís, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho D’água do Borges, Paraná, Paraú, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Upanema, Venha Ver e Viçosa.


O que é um Comitê de Bacia Hidrográfica?

É um órgão colegiado com funções deliberativas, normativas e consultivas composto pelo poder público federal, estadual, municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar águas na bacia onde atua.

Fonte: Jornal de Fato

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Parabéns a esses profissionais que cuidam do que temos de mais valioso: a VIDA!


Brasil gera 150 mil postos de trabalho em setembro


Brasil gera 150 mil postos de trabalho em setembro
Indústria de Transformação teve a maior taxa de crescimento entre todos os setores / Crédito: Divulgação/Setades 
 

No acumulado do ano, foram criados 1.574.216 empregos com carteira assinada

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apresentados nessa quarta-feira (17) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que foram gerados 150.334 postos de trabalho com carteira em setembro deste ano. O crescimento no estoque de empregos formais do País foi de 0,39%, comparado com o mês anterior. De acordo com o MTE, o resultado mantém a trajetória de expansão do emprego observada nos últimos anos. No acumulado do ano, ocorreu expansão de 4,15% no nível de emprego, equivalente ao acréscimo de 1.574.216 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 1.402.212 postos de trabalho, representando a elevação de 3,68%.

Em quase todos os setores houve expansão do nível de emprego no mês. Em termos absolutos, o destaque foi para a Indústria de Transformação (+66.191 postos ou +0,80%), a maior taxa de crescimento dentre os setores de atividade econômica, resultado muito próximo do verificado em setembro de 2011 (+66.269 postos ou +0,80%). A seguir veio o setor de serviços (+55.221 postos ou +0,35%); o Comércio (+35.919 postos ou +0,42%) e a Construção Civil (+10.175 postos ou +0,33%). A Agricultura, por motivos sazonais, foi o único setor que registrou queda no emprego (-19.014 postos ou -1,13%), indicando, porém, uma redução na queda, comparativamente ao resultado de 2011 (-20.874 postos ou -1,21%).

Regiões - No conjunto das nove áreas metropolitanas foram gerados 60.425 postos de trabalho - um crescimento de 0,38%. Em termos geográficos verificou-se expansão do emprego nas cinco grandes regiões, cabendo a liderança ao Nordeste (+71.246 postos), seguido do Sudeste (+43.749 postos), Sul (+24.731 postos), Centro-Oeste (+5.414 postos) e Norte (+5.194 postos).

Eleições 2012: PT divulga balanço do primeiro turno




Com 626 prefeituras eleitas em 2012, o PT mantém seu crescimento constante. Em relação a 2008, aumentamos em 12% o número de prefeituras. Há ainda, outros 22 candidatos que irão disputarão segundo turno.

No Rio Grande do Norte, o crescimento foi de 100% e em 2013, o PT irá administrar 07 cidades. Abaixo seguem os prefeitos e prefeitas eleitas pelo PT:

Ipanguaçu – Leonardo da      Silva
Ouro Branco – Mária de Fátima       Araújo
Parelhas – Francisco de         Assis
Pureza – Maria conceição da            Costa
Serra Negra do Norte – Urbano        Batista
Serrinha dos Pintos – Rosania Maria
Serra do Mel – Manoel Cândido (Sub Judíce)


QUADRO DE 2008 PARA 2012

Prefeitos eleitos(as) do PT : saimos de 03 para 07
Vereadores (as) eleitos (as) PT: saimos de 44 para 62
vice prefeitos (as) eleitos (as) do PT: saimos de  04 para 10

Fonte: PT/RN

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Meta de 10% do PIB para Educação é um grande avanço



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça (16.10) a proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE, válido para o decênio 2013-2022). Entre os itens fundamentais do PNE está a meta de destinar 10% do PIB para a área de Educação, até o final do decênio coberto pelo PNE. A proposta, que tramita na Casa desde 2010, segue para votação no Senado.

Atualmente União, Estados e municípios aplicam, juntos, cerca de 5,1% do PIB no setor. Em 2011, o PIB brasileiro somou R$ 4,143 trilhões. Se a lei já estivesse em vigor, a educação receberia R$ 414 bilhões. De acordo com o texto aprovado, serão utilizados 50% dos recursos do pré-sal (incluídos os royalties) diretamente em Educação para que, ao final de 10 anos de vigência do PNE, seja atingido o percentual de 10% do PIB para o investimento no setor.

A União deverá promover um Fórum Nacional de Educação com o objetivo de acompanhar a execução do PNE e o cumprimento de suas metas. Caberá ainda aos gestores federais, estaduais, municipais e do DF a adoção das medidas governamentais necessárias para atingir as metas previstas no plano.

Faz sentido estabelecer os 10% como meta a ser atingida ao final do período. Se fosse para já - no orçamento de 2013, por exemplo - seria claramente impossível aingir este percentual. Mas é preciso observar duas coisas. Primeiro, que o Pré-Sal têm outras destinações, conforme a lei prevê: inovação, ciência, tecnologia e meio ambiente.

A segunda coisa a observar é que temos que resolver a questão do piso nacional dos professores, antes mesmo dos 10% do PIB. E essa é uma questão que depende da reforma tributária, de uma solução para as dívidas internas dos Estados, a reformulação do Fundo de Participação dos Estados e Distrito Federal (FPE) e da própria definição da nova divisão dos royalties do petróleo, em discussão e votação no Congresso Nacional. Indpendente de qualquer outra consideração, no entanto, é preciso estabelecer de forma clara e inequívoca que este Plano Nacional de Educação é um grande avanço e servirá de baliza para os governos e educadores.


Objetivos do PNE

Entre os 20 objetivos estabelecidos por este PNE estão o de universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender até 2016 a no mínimo 50% das crianças com até 3 anos
Também está na lista das metas a criação, no prazo de 10 anos, de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e para o plano de carreira dos profissionais da educação básica pública. O piso salarial nacional profissional seria tomado como base.
Uma das estratégias definidas na proposta está a de fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso, da permanência e do aproveitamento escolar dos beneficiários de programas de transferência de renda, bem como das situações de discriminação, preconceitos e violências na escola, visando ao estabelecimento de condições adequadas para o sucesso escolar dos alunos. É algo importantíssimo e o MEC está agindo de forma muito precisa nessa questão, em parceria com a Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) e outros ministérios envolvidos com a questão.

Fonte: Blog do Zé

Eleições em Natal >> Hermano Morais: Silas Malafaia agrega?

O pastor Silias Malafaia vem atuando fortemente nas eleições municipais. Está presente nas campanhas de José Serra, em SP; Ratinho Jr, em Curitiba; e visitará Natal, para declarar apoio a candidatura de Hermano Morais, que explora uma pauta  moral (aborto, família, religião, etc).

Fico com uma pulga atrás da orelha e construo a seguinte questão: até que ponto o dito líder religioso agrega do ponto de vista eleitoral?
Sim, ele possibilita um ganho eleitoral. Mas o negativo? Não conta?!  Não é pesado, considerado?

Natal tem cerca de 22% de evangélicos, que não necessariamente seguem tendência do Silas Malafaia. O segmento protestante não é monolítico. Tem várias tendências.

Ainda que ele exerça influência entre os evangélicos, o que acho que não é automático, e os demais 78% da população? Aceitam o uso da religião na política sem nenhum desconforto?!
Serra usou e abusou da pauta religiosa nas eleições presidenciais de 2010. Perdeu. Utiliza o mesmo argumento na disputa municipal de São Paulo, mas está mais de dez pontos atrás de Haddad. A própria imprensa paulista alega que o candidato do PSDB em SP se movimenta para afastar Malafaia de seu nome. A ficha caiu?

Como eleitor, tendo a reprovar o uso do Malafaia para fazer política. Como analista, acredito que não estou sozinho. O cidadão olha mais para os serviços municipais, para a cidade do que para questões religiosas. E, ainda que exista quem se comova com religião em tempos de eleição, o contrário me parece ser mais significativo.

O uso da religião na eleição cria uma antipatia por parte daqueles que não admitem a junção. É um atalho informacional para eleitores de centro e de esquerda, que vêem de modo “oportunista” tal apelo.

Vou arriscar um palpite: se o Silas Malafaia, que não é bobo e aproveita a disputa eleitoral para se legitimar enquanto liderança religiosa, continuar figurando nas campanhas, ajudará a eleger os opositores de Serra, Ratinho Jr e Hermano Morais. Só uma questão de tempo, ou de voto – laico.

Fonte: site Carta Potiguar

JUNTA DO SERVIÇO MILITAR DE LAJES RECEBE HOMENAGEM

A junta do serviço militar do nosso Município recebeu nesta terça feira  16/10/2012 a visita do Tem. Cel. Marcelo Marcondes (Chefe da CSM – Natal) e do Cap. João Magno Kaizer ( Delegado 3ª Del SM Assú ) que comunicaram ao prefeito Mario Madruga que a secretária  da junta do serviço Militar de Lajes será homenageada  como secretária destaque da 24ª CSM em Natal que é composto de 14 Municípios. Dois foram homenageados ( Lajes e Santana dos Matos ). 
 
A solenidade acontecerá no dia 23/11/2012 em Natal.
 
Fonte: Blog de Lajes

BRASÍLIA » Senado aprova limite de alunos por turmas do ensino público



As turmas de pré-escola e do 1º e do 2º ano do ensino fundamental da rede pública deverão ter no máximo 25 alunos. No caso das demais séries dessa etapa e do ensino médio, o limite é 35 estudantes. A restrição está prevista em projeto de lei aprovado nesta terça-feira, em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado.

O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), agora será analisado na Câmara dos Deputados. O autor do projeto, Humberto Costa (PT-PE), destacou que o elevado número de alunos por turma impede o acompanhamento e o aprendizado de cada estudante da rede pública.

Pelo texto aprovado na comissão, uma vez aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a nova lei entrará em vigor em 1º de janeiro do ano subsequente ao da publicação no Diário Oficial da União. 

Da Agência Brasil

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Imagine essas notícias estampadas na Folha, Veja, Globo, Estadão...

Temos visto e ouvido muita coisa na velha mídia a respeito do mensalão do PT, que tem como intuito principal de chegar até o ex-presidente Lula. Porém nunca essa mesma mídia estampou em suas capas matérias como essas abaixo:

Fonte das imagnes: Facebook

Cursos de Garçom e Recepcionista em Lajes-RN

               


A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social avisa que as inscrições para os Cursos de: GARÇOM BÁSICO E RECEPCIONISTA, oferecidos pelo SENAC em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajes-RN,já estão abertas, e vão até o dia 23/10/2012. Faça sua inscrição no horário das 8 às 12h e das 14 às 18h na sede da referida Secretaria.

QUEM PODERÁ SE INSCREVER:   

Pessoas entre 16 e 59 anos;   
Possuir um NIS (Número de Identificação Social);   
Ensino Fundamental Incompleto 
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO: (LEVAR XEROX DOS SEGUINTES DOCUMENTOS): CPF,  RG  e Comprovante de Residência. 
Mais informações no local
Maria Juvanete Lopes da Silva
Secretária Municipal da SEMTHAS - Lajes/RN
(84) 3532-2481 / 9908-7008

Fonte: Blog Cabugi Notícias

'Lei de Cotas contribui para saldar dívida com jovens pobres'

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse, nesta segunda (15), que o decreto que determina a reserva de metade das vagas de universidades e institutos federais para alunos de escolas públicas, negros e índios contribui para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens pobres. A regulamentação da chamada Lei de Cotas está publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União

“Nosso objetivo, com essa lei, é ampliar o acesso às nossas universidades e aos nossos institutos federais para os jovens das escolas públicas, para os negros e para os índios. Essas universidades e os institutos estão entre os melhores do país e, muitas vezes, as pessoas vindas das escolas públicas têm dificuldade de ter acesso à universidade pública”, explicou Dilma.

No programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou que as universidades e os institutos federais terão quatro anos para implantar a Lei de Cotas de forma integral, mas que os processos seletivos para matrículas em 2013 já precisam oferecer uma reserva de vagas de 12,5%. “É bom ressaltar que a lei vale para todos os cursos – inclusive, aos mais procurados, como medicina e engenharia, por exemplo”, disse.

Dilma lembrou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) é outra possibilidade de acesso às universidades federais, pois oferece bolsas de estudo parciais e integrais a pessoas de baixa renda. Segundo ela, 1,1 milhão de estudantes no país já foram beneficiados pelo programa, que exige um bom desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem não for aprovado no ProUni, de acordo com a presidenta, pode recorrer ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que financia as mensalidades de faculdades particulares. Atualmente, 570 mil estudantes fazem cursos universitários em todo o país com o apoio do Fies, que também exige boas notas no Enem. “Quero dar um conselho para os quase 6 milhões de jovens que vão fazer as provas do Enem agora em novembro: que vocês peguem firme e estudem bastante, porque o Enem pode mudar a vida de vocês”.

Horário de verão começa à meia-noite de sábado



Durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.


A partir do próximo domingo (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no estado da Bahia terão que adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

A Bahia, único estado do Nordeste a participar, aderiu ao horário de verão por opção própria em 2011. Este ano, o governador da Bahia, Jacques Vagner (PT), chegou a anunciar que não haveria adesão pelo alto grau de rejeição da população ao horário diferenciado. No entanto, a Agência Brasil entrou em contato hoje (15) com a assessoria de imprensa do governador, que confirmou a participação do estado.

A vigência do horário de verão começa à meia-noite de sábado (20). Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.
 
Por Mariana Branco, Agência Brasil

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cultura >> Encontro de escritores tem início hoje em Natal


Começa nesta segunda-feira (15 de outubro), a terceira edição do Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP), que será realizado no Teatro Alberto Maranhão a partir das 13h. A iniciativa é da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), com o apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Funcarte, Associação Cultural e de Amizade Lisboa-Natal (LISNATAL) e Academia Norte-Riograndense de Letras.

O III EELP é gratuito e aberto ao público interessado em trocar experiências no tocante às culturas do universo cultural luso.

Este ano, o Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa contará com uma programação paralela além da oficial realizadas no Teatro Alberto Maranhão, proporcionando encontros mais próximos com plateias diversificadas. Ao final do primeiro dia, por exemplo, o professor português Eduardo Lourenço ministrará uma conferência sobre o Ano de Portugal no Brasil, comemorado em 2012, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Parabéns a todos os Professores!

Nesta data especial, publicamos algumas imagens que valem mais que mil palavras, sobre essa que é a mais importante das profissões, por ser ela a base de formação para toda e qualquer sociedade. 

 

 Fonte: Imagens do facebook