sexta-feira, 18 de setembro de 2020

AÇÃO SOCIAL >> Campus do IFRN/Lajes realiza doação alimentos perecíveis da merenda estudantil


 Com a suspensão das atividades acadêmicas do IFRN face ao avanço do coronavírus (Covid-19), os campi do Instituto têm buscado alternativas para evitar desperdício dos alimentos destinados à merenda escolar.

O Campus Lajes, que já havia feito doação ao Centro de Referência de Assistência Social no início do ciclo de isolamento motivado pela pandemia da COVID-19. Nesta segunda ocasião a doação foi feita para a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e a Infância (APAMI), mantenedora do Hospital Maternidade Aluízio Alves, uma entidade de caráter social-filantrópico que opera na área da saúde no município de Lajes, atendendo também a toda região central e seus 11 municípios pactuados.

No total, foram doados 147 quilos de alimentos que poderão ser utilizados para atender os espaços atendidos pela APAMI. Os procedimentos foram mediados pela Coordenação de Assistência Estudantil. “O contato com a APAMI foi pensado devido à necessidade de suporte às instituições de saúde nesse momento excepcional”, destacou o enfermeiro Jerfson Torres.

Segundo o diretor-geral do Campus, André Bezerra, a doação surgiu como proposta após a suspensão das atividades do IFRN como medida de prevenção à disseminação do Covid-19: “como os insumos são perecíveis e as atividades acadêmicas estão suspensas por tempo indeterminado, a doação buscou evitar a perda dos alimentos. Serve ainda como um ato de solidariedade para a APAMI, que já havia sido foco de um projeto dos discentes de Administração do nosso campus e que agora recebe essa importante doação. Esse é mais um momento de contínua parceria entre o IFRN e a comunidade”, disse.

Fonte: https://portal.ifrn.edu.br/campus/lajes/noticias/campus-lajes-doa-alimentos-pereciveis-da-merenda-estudantil

EVENTO ALUSIVO AO PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA >> 8ª Direc realiza várias atividades relacionadas aos 99 anos de Paulo Freire


A 8ª Direc de Angicos - cidade cenário da experiência de alfabetização de Paulo Freire “De pé no chão também se aprende a ler” - promove ciclo de palestras em homenagem ao professor.

São três lives, nos dias 17, 18 e 19 deste mês, com transmissão no canal da Secretaria da Educação e da Cultura do RN, no Youtube.
A abertura “A Importância de Paulo Freire em Tempos Atuais” começa agora, e conta com a participação da governadora Fátima Bezerra e dos nove Secretários de Educação do NE.
Assista, estamos ao vivo!

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

AJUDA AOS MAIS NECESSITADOS >> Governo do RN entrega 20 mil cestas básicas do Programa RN Chega Junto


A governadora Fátima Bezerra, na solenidade de entrega das primeiras 20 mil cestas básicas do Programa RN Chega Junto, nesta quarta-feira na Escola de Governo, Centro Administrativo, disse que a alimentação é um direito de cidadania e que a sua administração tem compromisso com a vida. As cestas serão entregues a 126 entidades de 31 municípios.⁣
A secretária da Sethas, Iris Oliveira, disse que o RN Chega Junto é um programa da área da assistencial social que integra e dialoga com a segurança alimentar. ⁣

No âmbito da política de assistência social há vários níveis de segurança que o estado em qualquer nível de governo precisa assegurar. “Uma das seguranças é a da sobrevivência”, apontou Iris Oliveira. ⁣
Neste momento serão atendidos trabalhadores da área do turismo como balseiros, bugueiros e ambulantes que atuam em regiões como as praias de Genipabu e Ponta Negra cuja renda depende da atividade turística, uma das mais afetadas e que mais perdeu renda devido à pandemia da Covid-19.⁣

De acordo com a secretária as cestas também serão entregues a acampados em ocupações urbanas e em comunidades populares através de organizações comunitárias, em bairros e periferias de Natal e outras cidades do Estado. ⁣
Serão adquiridas 60 mil cestas básicas que vão contemplar 30 mil famílias com dois formatos de entrega. No formato 01, de 16 a 30 de setembro, vão ser entregues 20 mil cestas a 126 entidades de 31 municípios potiguares que fizeram solicitações ao Programa RN+ Unido que já foi encerrado. No formato 02, a Sethas vai entregar 40 mil cestas básicas, sendo 10 mil mensais durante quatro meses, de outubro a dezembro.

COMBATER A LÓGICA DO DESMATAMENTO >> Sem floresta, o agro não é nada. Entenda a importância dos colossais “Rios Voadores”

Imagine rios ainda maiores que o Rio Amazonas, com bilhões de toneladas de água, cortando vários estados brasileiros e passando sobre nossas cabeças. Sim. “Rios Voadores” existem.

O termo descreve um fenômeno real, cujo impacto é gigantesco em nossas vidas e determinante para o equilíbrio do ecossistema e da biodiversidade. Eles são formados por imensos volumes de vapor de água levados pelos ventos, muitas vezes, acompanhados por nuvens. Apesar de não os enxergarmos, os Rios Voadores têm cerca de três quilômetros de altura e milhares de quilômetros de extensão.

A importância desses fluxos de água se popularizou no Brasil após a “Expedição Rios Voadores”, criada pelo aviador e ambientalista Gerard Moss. O projeto foi idealizado depois de longas conversas que tiveram início em 2006 entre Moss e o professor Antonio Donato Nobre. Também contou com a colaboração do professor Eneas Salati e de outros cientistas envolvidos no tema, como José Antonio Marengo, Pedro Dias e Reinaldo Victoria. Gerard Moss voou milhares de quilômetros seguindo as correntes de ar e pegando amostras de vapor de águas para comprovar e registrar, na prática, o que os pesquisadores já haviam descoberto sobre o fluxo e a formação dos chamados Rios Voadores.

Essas correntes de ar e água, invisíveis para nós, passam sobre áreas de campos, florestas e cidades carregando umidade da Bacia Amazônica para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e sul do Brasil. O processo de formação dos Rios Voadores começa originalmente no Oceano Atlântico. A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada no mar. Já em terra, a umidade cai como chuva sobre a mata.

Mosaico de imagens de satélites evidencia, em rosa, o desmatamento mapeado na Amazônia Legal, que afeta todo o ciclo das chuvas. Crédito: Inpe

Com a transpiração das árvores e das plantas, a mata devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor. É um ciclo constante, com o ar sempre recarregado com mais umidade. A grande massa de umidade é transportada rumo ao oeste pelos ventos. Parte dela cai novamente como chuva durante o percurso, mas enormes quantidades de vapor de água seguem até se chocar com a Cordilheira dos Andes. Nesse encontro, a cadeia de montanhas recebe uma porção generosa dessa umidade, formando as cabeceiras dos rios amazônicos. Mas ainda há muito vapor de água sendo levado pelas correntes de vento. Ao se depararem com um paredão de quatro mil metros de altura formado pelos Andes, os Rios Voadores fazem a curva e partem em direção ao Sul, rumo a estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Eles também regulam as chuvas em países vizinhos, como a Bolívia e o Paraguai. A chuva trazida pelos Rios Voadores irriga as lavouras, enche rios e represas e, por tudo isso, sustenta a economia brasileira.

“Os Rios Voadores explicam o mistério para a região que vai de Cuiabá a Buenos Aires e São Paulo ser verde e úmida. Esse quadrilátero representa 70% do PIB da América do Sul, com hidrelétricas, indústrias, agricultura e grandes centros que dependem do equilíbrio climático e da provisão de água para existir. Os rios aéreos de vapor que a Amazônia exporta para essas áreas contraria a tendência normal dessa região de ser desértica. Essa imensa usina de serviços ambientais é o maior parque tecnológico que a Terra já conheceu”, explica Antônio Donato Nobre, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Científicas (Inpe).

Estima-se que existam cerca de 600 bilhões de árvores na Amazônia. As árvores grandes da floresta têm raízes muito profundas, bombeiam água do lençol freático, a 50, 60 metros de profundidade, e as folhas fazem a evaporação. Estudos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) mostram que uma única árvore frondosa, com copa de 20 metros de diâmetro, pode transpirar mais de mil litros de água por dia. Em toda a Amazônia, é um volume que chega a 20 bilhões de toneladas de água diariamente. Uma porção maior que a do Rio Amazonas, responsável por 17 bilhões de toneladas de água.

As imensas correntes de vapor de água são responsáveis também pelo equilíbrio, ou desequilíbrio, das chuvas nas cidades. Crédito: Tiago Latesta – Projeto Brasil das Águas.

O prejuízo do desmatamento

A substituição de florestas por agricultura e pasto, assim como as queimadas e a abertura de clareiras para mineração, provocam alterações dramáticas ao clima da América do Sul. Ao avançar cada vez mais por dentro da floresta, o agronegócio tende a causar a redução da chuva essencial para as plantações.

O impacto humano e predatório sobre a floresta já tem mudado o ciclo das chuvas em todo o país, fato que prejudica o bom desempenho da economia brasileira e o clima global.

O Brasil tem uma situação privilegiada no que diz respeito aos recursos hídricos. Porém, o ciclo da água no país depende da floresta amazônica e, devido ao desmatamento e a diminuição das áreas verdes, o bioma pode ter chegado a um ponto irreversível de recuperação, com consequências muito graves. Satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) provam que muitas áreas na Amazônia já não são mais florestas; viraram savanas.

“A Amazônia produz seu próprio clima, favorável à sua existência e equilíbrio. Com o desmatamento, esse benefício se perde. Estamos transformando uma usina de serviço ambiental em CO2. A conclusão mais lógica é que estamos matando a ‘galinha dos ovos de ouro’. O agravamento do clima, decorrente do desmatamento, é algo irrefutável. Diversas regiões da Terra estão sofrendo impacto semelhante por conta da supressão de áreas verdes. Perdeu floresta, se prepare para um clima inóspito, pois, tirou a árvore, tirou aquele serviço ecossistêmico, que também é muito importante para a sobrevivência da população”, adverte Antonio Donato Nobre.

Ilustração: Tom Bojarczuk.

E, nesse cenário, não é só a agricultura que acaba prejudicada. O desequilíbrio causado pelo desmatamento na Amazônia interfere no clima das grandes cidades. O conceito dos Rios Voadores surgiu também das pesquisas do climatologista José Antonio Marengo, coordenador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Inpe, que trabalha com desastres naturais. Para ele, é preciso observar o que ocorre com a situação climática, pois, no Brasil, as catástrofes naturais estão relacionadas com a água; tanto diante de chuvas intensas que causam deslizamentos de terra e inundações quanto de secas intensas. “Isso nos preocupa. Se houver chuvas mais intensas em áreas vulneráveis como São Paulo ou Rio de Janeiro, aumenta a possibilidade de, no futuro, ocorrerem ainda mais desastres naturais associados a fortes chuvas, como deslizamentos de terra e inundações em áreas urbanas e rurais, por exemplo. No Brasil, esses fenômenos causam a perda de muitas vidas”, afirmou Marengo, em entrevista para a BBC Mundo.

As florestas bombeiam umidade e são fundamentais para que os Rios Voadores sigam seus cursos e distribuam as chuvas de forma equilibrada ao longo do caminho. E os resultados das pesquisas mostram que esses rios são tão vulneráveis às ações humanas quanto os outros rios que conhecemos. Representam um sistema totalmente conectado e dependente da preservação florestal.

Fonte: https://www.oeco.org.br/reportagens/sem-floresta-o-agro-nao-e-nada-entenda-a-importancia-dos-colossais-rios-voadores/?utm_campaign=shareaholic&fbclid=IwAR0vEb-fXPNCnt6CdGjjhTANsZ77gU1ltzK-L5VEqZ8NsXWDEt3z0THaVDI

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL >> Campus do IFRN Lajes abre inscrições para os Auxílios e Ações Emergenciais no contexto do ensino remoto


O calendário de atividades acadêmicas do IFRN, que indica o dia 21 de setembro de 2020 como data de retorno das atividades acadêmicas e foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup), pode ser apontado como o início de uma nova fase para o Instituto. Agora, se intensificam os processos de capacitação de servidores para o ensino remoto, ofertado a estudantes da instituição a partir do dia 05 de outubro de 2020. Considerando o contexto do alunado de todo Rio Grande do Norte, que possuem diferentes necessidades ligadas a distintas realidades sócio-econômicas, O Campus Avançado Lajes do IFRN realizará um processo de seleção com vistas a garantir a inclusão digital do maior número possível de estudantes.

Os Auxílios e Ações Emergenciais de Assistência Estudantil no contexto do Ensino Remoto têm como objetivo contribuir para garantia do acesso à educação, proporcionando o acesso à internet, a dispositivos eletrônicos e a materiais didáticos, prioritariamente, aos(às) estudantes em situação de vulnerabilidade social, durante o período da implementação do ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19.

Embora sigam as mesmas diretrizes, cada um dos campi será responsável por seu processo seletivo, que será realizado pelo Setor de Serviço Social do Campus. É importante, portanto, que estudantes com interesse acessem o Edital Nº 21/2020-DG/LAJ/RE/IFRN para obterem informações específicas como, por exemplo, o número de vagas disponíveis. Ainda é possível entrar em contato com as assistentes sociais, através dos canais de atendimento, para esclarecimento de dúvidas relacionadas aos editais. Abaixo, seguem informações gerais acerca dos auxílios emergenciais.

Quem poderá se inscrever?


O edital é voltado para estudantes dos cursos técnicos de nível médio, na forma Integrada e EJA, subsequente ou de Graduação do IFRN, na modalidade presencial e à distância, com matrícula regular e, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social.

Estudantes que já possuam acesso aos equipamentos e serviços adequados para acompanhar/realizar as atividades propostas durante o ensino remoto, NÃO serão considerados(as) público-alvo da seleção. Tal processo seletivo é de competência da equipe de Serviço Social dos campi ou, em casos especiais, do Serviço Social da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae).

Para receber os Auxílios, o(a) estudante deverá atender aos seguintes requisitos gerais:

I. Seguir a seguinte ordem de prioridades:

- estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal ou estar na faixa de vulnerabilidade social de renda familiar per capita de até 0,5 salário mínimo;
- ter renda familiar per capita entre 0,5 e 1 salário mínimo;
- ter renda familiar per capita entre 1 e 1,5 salário mínimo;
II. Possuir matrícula regular nos cursos técnicos integrado de nível médio, EJA, subsequente e graduação, presenciais ou à distância, no ano letivo 2020;
III. Preferencialmente, não possuir matrícula em outra instituição de ensino e não ter sido atendido(a) pelo Auxílio Emergencial de Inclusão Digital ou congênere;
IV. Realizar todas as etapas relativas à inscrição e entrega de documentação descritas no Edital;
V. Obedecer aos prazos estipulados no Edital

Como será realizada a inscrição?


A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente por meio eletrônico, em etapa única, através de preenchimento do formulário de solicitação disponível no SUAP, no qual o(a) estudante deverá anexar toda documentação comprobatória exigida pelo Edital;
Os alunos que não tiverem como realizar o procedimento de solicitação do auxílio poderão:
a. Ir até o Campus para realizar de forma presencial sua inscrição estando de posse de toda sua documentação no horário das 8h às 14h, entre os dias 21 e 24 de setembro do corrente ano (verificar no edital para mais detalhes).
b. Se comunicar com a equipe do Campus através dos contatos por redes sociais e e-mails abaixo:

e-mail: auxiliolaj@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/ifrn_lajes
Facebook: https://www.facebook.com/ifrn.lajes

Quais são os tipos de auxílio e quais serão seus valores?


AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇO DE INTERNET: para fomento de pacotes de dados por operadoras móveis ou empresas locais de fornecimento de internet; será concedido mensalmente o valor de R$ 100,00 (cem reais), enquanto durar o ensino remoto;

AUXÍLIO FINANCEIRO PARA AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVO ELETRÔNICO: para o(a) estudante que não possua dispositivo adequado para acessar as aulas e os conteúdos disponibilizados de forma remota; será concedido o valor de até R$1.500,00 (mil e quinhentos reais), em parcela única; estudantes que se encontrarem apenas em cumprimento de estágio curricular, matrícula vínculo, trabalho de conclusão de curso e/ou atividade complementar não poderão ser contemplados nesta modalidade;

AUXÍLIO PARA MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO: para aquisição de materiais didático-pedagógicos necessários a uma adaptação imposta pela realidade do ensino remoto ao(à) estudante com deficiência (PcD); poderá ser solicitado continuamente, enquanto durar o período de aulas remotas, e será concedido o valor de até R$ 400,00 (quatrocentos reais) em parcela única


Haverá prestação de contas?


Os(as) estudantes atendidos(as) pelo Auxílio para aquisição de Serviço de Internet, deverão assumir o compromisso de utilizar o recurso para pagamento mensal de serviço de internet, bem como zelar pelo seu desempenho acadêmico.

Os(as) estudantes atendidos(as) pelo Auxílio financeiro para aquisição de dispositivo eletrônico deverão anexar, via SUAP, no prazo de até 30 dias após o recebimento do auxílio, nota ou cupom fiscal comprovando a aquisição do equipamento.

Quais são as principais datas para o processo seletivo?

O cronograma do processo seletivo seguirá com as seguintes etapas:
 

Lançamento e divulgação do Edital 15/09/2020
Período de inscrição 17 a 27/09/2020
Período de análises 17/09 a 02/10/2020
Divulgação do Resultado 02/10/2020
Confecção 

Para mais informações acesse o edital no link abaixo:

EDITAL Nº 21/2020 - DG/LAJ/RE/IFRN 

Anexo IV 

Acordo entre MPF e Governo do RN vai combater fraudes em auxílio aos trabalhadores da cultura

 

Sistema utilizará inteligência artificial para cruzamento de bancos de dados

O Ministério Público Federal (MPF), no Rio Grande do Norte, firmou acordo de cooperação com o Governo do Estado para combater fraudes no pagamento da renda básica emergencial destinada aos trabalhadores da cultura. O objetivo é o compartilhamento de bancos de dados para verificação dos requisitos exigidos para recebimento do auxílio.

MPF e governo estadual irão desenvolver sistema de informação, com inteligência artificial, específico para o cruzamento e análise de dados dos beneficiários. Integrarão o sistema as bases de dados da Fundação José Augusto (FJA), secretarias do Planejamento e Finanças, da Administração, da Tributação e da Administração Penitenciária, Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RN, além da Caern e Cosern.

O procurador da República Fernando Rocha destaca o pioneirismo da iniciativa. “A cooperação entre os órgãos e o emprego da inteligência artificial são aliados no combate a fraudes como as que foram identificadas no auxílio emergencial”, explicou.

Renda básica - O auxílio específico para os trabalhadores do setor cultural está previsto na Lei Aldir Blanc (Lei 14.017, de 29 de junho de 2020). Podem receber o benefício de três parcelas de R$ 600 os profissionais do setor que tiveram as atividades paralisadas durante a pandemia. O valor é o dobro para mulheres provedoras de família. É necessário ter mais de 18 anos e renda pessoal de até meio salário mínimo, ou renda familiar de até três salários. Profissionais que já receberam o auxílio emergencial não poderão acumular os benefícios.

Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no RN

PARABÉNS A EMATER PELOS 65 DE SERVIÇO >> Uma data importante para a agricultura familiar

 


Você é nosso convidado para assistir a webinars em homenagem aos 65 anos de atuação da Emater-RN.

A primeira, nesta quarta-feira (16), às 9h, terá o tema: "Desenvolvimento Rural no Semiárido: limites e possibilidades da agricultura familiar".

Assista pelo nosso canal do YouTube - Emater-RN

terça-feira, 15 de setembro de 2020

AÇÃO POSITIVA >> Febre aftosa: campanha de vacinação imuniza 94,34% do rebanho no RN


A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte acabou com um saldo muito positivo mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus. O índice de cobertura chegou a 94,34%, segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (14), pelo IDIARN - Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN.

Com a pandemia, a primeira etapa da campanha teve seu prazo prorrogado até junho para vacinação e até agosto para declaração dos rebanhos, garantindo uma maior adesão por parte dos produtores. O resultado foi significativo, o Rio Grande do Norte manteve uma das maiores coberturas vacinais em todo o país. 

Esses números se devem ao esforço realizado por todas as equipes que trabalharam juntas nesta primeira etapa. Agradecemos todo o apoio e comprometimento das equipes de fiscais e técnicos do Idiarn, EACS (Escritórios de Atendimento), Emater, Secretarias de Agricultura dos municípios, associações de criadores, sindicatos rurais, lojas revendedoras e de todos os produtores do Rio Grande do Norte.

“Foi um trabalho coletivo, os agropecuaristas entenderam a importância da vacinação mesmo em um período tão difícil como esse de pandemia, e as equipes trabalharam juntas garantindo que o resultado final fosse positivo para a agropecuária do Estado” – Mario Manso – Diretor geral do Instituto.

A segunda etapa da campanha de 2020 contra a aftosa acontecerá durante o mês de novembro em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Nessa etapa a vacinação será obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, porém, os demais animais também deverão ser declarados.

O criador que deixou de declarar seu rebanho deverá se dirigir a qualquer escritório do Idiarn para regularizar a situação de inadimplência.

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN

MILITARES E AGRONEGÓGIO COMO PRIORIDADES >> Situações que mostram a falta de compromisso de Bolsonaro com o meio ambiente e o povo!

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IFRN LAJES >> Divulgação das datas para o retorno das aulas no Campus do IFRN de forma remota!


A imagem pode conter: texto que diz "ifrn_lajes ifrnoficial CONSELHO SUPERIOR APROVA AS DATAS PARA A RETOMADA DAS AULAS ..ifrn.edu.br ಎif"


🔝O Conselho Superior do IFRN (Consup) se reuniu na última sexta-feira, 11 de setembro, e aprovou as datas e as principais ações para a retomada das aulas de forma remota. 

Atenção para o calendário:
🗓Semana de ambientação para docentes e demais servidores: 21 a 25/9
🗓Seminário de integração para estudantes: 24 e 25/9
🗓Semana de formação/ambientação para estudantes: 28/9 a 2/10
🗓Início das aulas de forma on-line: 5/10
🌟O Plano de Retomada das Atividades Acadêmicas foi construído de forma colaborativa por uma comissão de servidores e servidoras e se encontra disponível no nosso site
🧚♀O edital com auxílios e ações emergenciais da Assistência Estudantil deve ser publicado pelos campi até amanhã
💕Mais da metade da reunião e suas discussões foi conduzida pelos conselheiros com a presidência da professora Marília Gonçalves, do Campus Natal-Zona Leste. O debate aconteceu até cerca das 21h. 

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

A INSENSIBILIDADE SEMPRE A SERVIÇO DO LUCRO! >> Quando uma imagem vale mais que mil palavras!

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ALTERNATIVA EDUCACIONAL >> Governo do RN vai oferecer aulas na TV aberta para preparar estudantes da rede pública para o Enem


RÁDIO COMUNITÁRIA DE CAMPO REDONDO: EDUCAÇÃO: GOVERNO DO RN VAI OFERECER  AULAS NA TV ABERTA PARA PREPARAR ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA PARA O ENEM

Para diminuir o impacto da pandemia sobre a defasagem de aprendizado entre os estudantes da rede pública de ensino, os alunos do terceiro ano terão aulas com os conteúdos cobrados nas provas do Enem pela televisão aberta. Para garantir a produção e exibição do material, o Governo do Estado vai lançar na próxima semana um edital para que as emissoras de TV concorram. Vence aquela que oferecer menor preço, incluindo no pacote a produção e exibição dos vídeos.
A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou dia 8 de setembro que as aulas presenciais na rede pública só retornarão em 2021. Quase 18 mil estudantes de escolas públicas farão Enem no Rio Grande do Norte.
As aulas irão ao ar todos os dias, de segunda à domingo, em horários de menor audiência. Será uma das poucas alternativas para estudantes como Fernanda Alves de Oliveira, de 18 anos. Ela terminaria o 3º ano do segundo grau em 2020, mas com a suspensão das aulas por causa da pandemia do novo Coronavírus, não teve acesso ao conteúdo das disciplinas que serão cobradas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
“Nesse momento só estamos tendo aula de geografia e inglês. Desde a pandemia tivemos ciclos de aulas, mas de maneira irregular, nunca houve aula de todas as disciplinas. É preocupante porque não me sinto capacitada pra fazer a prova do Enem, apesar de todo o apoio dos professores e, agora, nós só vamos ter aula no ano que vem. Esse assunto vale um bom debate”, desabafa a estudante da Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti.
O acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores se torna ainda mais difícil porque Fernanda, assim como boa parte da turma dela, não tem celular nem computador. Pra acompanhar as poucas disciplinas, só pelo telefone do pai ou do namorado. Segundo o Secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques, para resolver essa questão é preciso adquirir equipamentos e tecnologia. Processo que está em fase inicial de levantamento de preços, sem data para concretização.
“Estamos estudando as possibilidades e conversando com instituições. É preciso saber quais tecnologias e equipamentos são necessários. Às vezes o estudante não tem acesso à internet, mas às vezes ele não tem nem o equipamento. Vamos aproveitar essa situação para melhorar o sistema de ensino para o ano que vem, quando o sistema híbrido deverá prevalecer”, planeja.
Difícil vai ser conseguir acompanhar tanto conteúdo em um espaço de tempo tão curto. As provas do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro, no caso da versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, no caso da versão digital.

DIGA NÃO AO FIM DA ESTABILIDADE! >>Sem estabilidade, o político e seus comissionados terão a prerrogativa de demitir um servidor público que discorde da gestão

O atual federal governo anunciou recentemente, como uma de suas medidas na nova REFORMA ADMINISTRATIVA, o FIM DA ESTABILIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO nos moldes atuais.
Hoje, o servidor público garante a estabilidade após 3 anos de exercício no cargo. Segundo o ministro da economia Paulo Guedes, a ideia é que o servidor só a alcance após 10 anos de serviço, o que, evidentemente, é uma medida equivocada e desproporcional.
Ao contrário do que dizem, tal medida não será benéfica para o serviço público, pois a ideia da estabilidade é justamente garantir que o servidor possa exercer as suas funções sem sofrer interferências políticas ou perseguições.
O servidor não deve o cargo que ocupa a um político (ao contrário dos cargos comissionados) e, dessa forma, não trabalha em virtude dele nem para o agradar, mas para o bem da sociedade.
Sem estabilidade, o político e seus comissionados terão a prerrogativa de demitir um servidor público que não siga a sua linha ideológica ou que não concorde com a sua forma de governar, deixando todo o funcionalismo público a mercê dos seus mandos e desmandos, situação completamente desastrosa que precisamos evitar que se torne uma realidade no nosso País.
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