sábado, 6 de outubro de 2012

Municípios do RN receberão tropas federais nas eleições

 
 
Na manhã de hoje, policiais militares do RN começaram a se dirigir às seções eleitorais nas quais atuarão domingo. No total, 3.172 PMs estarão distribuídos entre a capital e os municípios do interior do Rio Grande do Norte, de forma que cada local eleitoral tenha, a uma distância de 100 metros, dois homens para reforçar a segurança, além da ronda de policiamento ostensivo comum dos municípios. 

LEI SECA >> Venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais público estão proibidos durante as eleições

Nesta sexta-feira (5), o Secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, emitiu uma Portaria a qual estabelece algumas providências a serem adotadas pelos Órgãos de Segurança Pública do Estado em razão da realização das eleições municipais de 2012.
 
Segundo a Portaria nº 181/2012, estão suspensas a venda e o consumo de bebidas alcoólicas de qualquer espécie em locais públicos, bares, restaurantes e outros estabelecimentos afins, localizados no Estado do Rio Grande do Norte. A determinação é válida para o período das 6h às 18h do próximo domingo (7), dia em que acontece o pleito eleitoral.
 
A medida visa prevenir condutas pessoais que possam interferir na realização da eleição, fazendo com que esta, por sua vez, se desenvolva em perfeita ordem, propiciando ao cidadão o exercício do seu direito de voto num clima de tranquilidade pública.

Em todo o Brasil Ficha limpa ameaça mais de 1 mil candidatos

O levantamento é do Congresso em Foco, e diz que cerca de 1.200 candidatos inscritos para disputar as eleições do próximo domingo (7) estão sob a ameaça da Lei da Ficha Limpa. O estudo foi feito com base em dados dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e das procuradorias regionais eleitorais.

A nova lista, publicada com exclusividade pelo site, acrescenta cerca de 300 nomes à relação divulgada na última terça-feira (2), que reunia mais de 900 candidatos. O novo levantamento inclui informações de três estados que não constavam da lista anterior: Rio de Janeiro, Alagoas e Acre. Além disso, foram incluídos candidatos a vereador do estado de São Paulo, que estavam fora da lista do TRE paulista. Esses nomes foram relacionados pelo Ministério Público Eleitoral.

Ibope: Hermano cai, Mineiro cresce e eleição para prefeito de Natal pode ir para o 2º turno

 

Ex-prefeito lidera, mas vantagem não garante primeiro turno. A terceira pesquisa do Ibope relativa às eleições para prefeito de Natal, encomendada pela InterTV/Cabugi e divulgada na noite desta sexta (5), mostra que a eleição em Natal poderá ir para o segundo turno.

O candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves, manteve os mesmos 44% dos votos totais registrados pelos dois primeiros levantamentos. Hermano Morais (PMDB) caiu de 21% para 18%, enquanto Fernando Mineiro (PT) subiu de 9% para 13%, o que compensa a queda do peemedebista e deixa a soma dos demais candidatos próxima às intenções de voto de Carlos Eduardo.

Rogério Marinho (PSDB) se mantem num distante quarto lugar, com 7%. Robério Paulino (PSOL) oscilou de 2% para 3% em relação à pesquisa anterior. Roberto Lopes (PCB) aparece com 1%. Brancos/nulos/não sabe totalizam 14%.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Faltam apenas 02 dias para a eleição. Agora é tudo ou nada!


Segundo alguns “analistas políticos” esse é o período mais delicado da campanha, em que cada candidato deve está bastante apreensivo, pois agora, após os vários momentos de caminhadas, carreatas, comícios e de ter conversado bastante com a população, está chegando a hora do voto, instrumento que irá definir se o que cada um falou, discursou e até discutiu, foi suficiente para convencer o cidadão/eleitor de que é merecedor do voto para assumir os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de nossa cidade.

ALGUNS DADOS SOBRE A CAMPANHA ELEITORAL EM LAJES:

Nessa campanha temos 03 candidatos a prefeito e 55 candidatos a vereador, disputando as 09 vagas existentes na Câmara Municipal. Dos 55 candidatos a vereador, temos: 41 homens e 17 mulheres. Desse total, 07 candidatos concorrendo à reeleição, para um total de 8.901 eleitores aptos a votar.

Temos ainda nesse pleito um total de 16 partidos compondo as 03 coligações, sendo a Coligação Avança Lajes, a que tem a maior quantidade de partidos (08 partidos) e a Coligação Vitória do Povo, a que tem a menor quantidade de partidos, apenas 02 partidos.

Outro dado considerável nessa campanha é o surgimento de novos partidos, sendo um total de 06, que são: PRB, PC do B, PMN, PSD, PSDB e PSDC.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mais uma vez: O circo montado na véspera da eleição

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

De forma cronometrada, o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia hoje o julgamento do chamado “núcleo político do mensalão”. Só mesmo os ingênuos acreditam que houve “mera coincidência” com os últimos dias da campanha eleitoral. O ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente nacional do PT, José Genoíno, e o ex-tesoureiro da legenda, Delúbio Socares, serão os alvos da fúria do ministro-relator Joaquim Barbosa. As manchetes dos jornais e os destaques da tevê, nas vésperas da eleição, só tratarão da “condenação” do PT.

A mídia hegemônica, a mesma que se travestiu de ética para derrubar Getúlio Vargas e João Goulart, já antecipou seu veredito. Os três devem ser “fuzilados”. Pouco importa a ausência de provas concretas e o uso político-eleitoreiro do julgamento. É preciso derrotar o PT e o conjunto das forças de esquerda – tanto nas eleições municipais, mas, principalmente, do ponto de vista estratégico. O STF, que representa a casta do Judiciário e já cometeu várias outras injustiças na história, é pressionado para se curvar diante do poder midiático.

Jogo de cartas marcadas

A carga foi pesada para fazer coincidir o julgamento com as eleições. O “mensalão tucano”, que irrigou as campanhas pelas reeleições de Eduardo Azeredo em Minas Gerais e do ex-presidente FHC, simplesmente sumiu da mídia. Ele foi anterior ao caso agora analisado pelo STF, mas a chamada grande imprensa se finge de morta – quando trata do caso, refere-se ao “mensalão mineiro” e evita citar o PSDB. Os envolvidos neste processo podem até ter as suas penas prescritas, com a cumplicidade do mesmo Joaquim Barbosa.
Alguns mais crédulos ainda acreditam num julgamento imparcial, com base nos autos. Como diz o ditado, a esperança é a última que morre – mas, acrescento, ela também morre! Na véspera do primeiro turno, os três serão acusados pelo crime de corrupção ativa. Já na véspera do segundo turno, eles serão "julgados" pelo crime de formação de quadrilha. Pura coincidência! Tudo indica que a maioria dos ministros do STF fuzilará os três “petistas” – para a alegria da mídia golpista e da cambaleante oposição demotucana!


Conforme afirma o Ministro Ricardo Lewandwski sobre a fragilidade no Julgamento do mensalão:
"Se houver o dia em que um presidente de partido político não puder sentar com outros partidos para decidir sobre coalizões e verbas, é melhor fechar o país e voltarmos ao tempo da ditadura.

Candidatos a prefeito de Natal participam de debate na Cabugi a partir das 11 da noite

 
Todas as agendas de candidatos a prefeito de Natal hoje se voltam para o debate da InterTV Cabugi, que acontece a partir das 23 horas.

Horário infeliz para o trabalhador que tem que acordar cedo. E não vai ser uma indecisão que vai fazer cerca de 10% dos natalenses ficarem acordados para decidir em quem votar no próximo domingo.

O debate da Cabugi, com as regras da TV Globo, será mais um daqueles engessados em que os candidatos não acrescentam coisa nenhuma.

Será a oportunidade que eles terão de dizer o que ainda queriam dizer na propaganda eleitoral…que terminou ontem.

Participam do debate, 5 dos 6 candidatos: Carlos Eduardo (PDT), Hermano Morais (PMDB), Fernando Mineiro (PT), Rogério Marinho (PSDB) e Robério Paulino (PSOL).

Fica de fora apenas Roberto Paulino porque seu partido, o PCB, não tem representação no Congresso Nacional, como exige a regrado debate padrão global.

Fonte: Blog da Thaisa Galvão

Grupos políticos // Violência marca reta final da campanha no interior

A reta final da campanha eleitoral está marcada pela violência no interior do Rio Grande do Norte. Até agora já foram pelo menos dez incidentes registrados, a maior parte em municípios de pequeno porte. Os atos são justificados pelos ânimos acirrados, normalmente entre dois grupos políticos rivais, os que estão no poder e os que fazem oposição, ou motivados por suspeitas de compra de voto. Na Justiça Eleitoral, por enquanto, não há registros formais de nenhuma ocorrência porque os crimes são investigados na Justiça comum. 

O Diário de Natal fez um levantamento e constatou notícias de incidentes em Mossoró, Santa Cruz, Touros, Francisco Dantas, Monte Alegre, Ceará-Mirim, Caiçara do Rio dos Ventos, Pau dos Ferros, Antônio Martins e Cruzeta.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o reforço de tropas federais para garantir a segurança da população em 119 municípios potiguares. Mas o pedido ainda não foi julgado. Proporcionalmente, o RN é o estado brasileiro que mais pediu reforços, o que fez com que fossem solicitadas vistas ao pedido pela ministra Carmem Lúcia. Porém, nenhum dos incidentes está sendo investigado pela Corte Eleitoral porque normalmente se enquadram como crimes da Justiça comum. (Sérgio Henrique)
Jornal Diário de Natal, 03 de outubro de 2012

Inclusão social >> Brasil Carinhoso reduz a pobreza extrema em 40% e ações passam a ser garantidas em lei após sanção


Investimento no benefício complementar foi de R$ 182 milhões em setembro

A ampliação do pagamento do Bolsa Família por meio da ação Brasil Carinhoso já reduziu a extrema pobreza do País em 40%. O pagamento foi iniciado em junho deste ano. As regras que permitiram esse avanço e também investimentos em educação e saúde agora são lei, com a sanção do Projeto de Lei de Conversão 16/2012, nessa quarta-feira (3). No Censo 2010, o percentual de extrema pobreza entre crianças de até seis anos de idade chegava a 13,3%. Após o Brasil Carinhoso, o índice foi reduzido para 5% (veja gráfico).

O investimento no Benefício de Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância, complementar ao Bolsa Família, foi de R$ 182 milhões em setembro. A iniciativa já retirou 2,8 milhões de crianças da situação de extrema pobreza, reduzindo a miséria nessa faixa etária em 62%. “Esses
resultados são recentes e ainda não foram captados por nenhuma pesquisa, mas já fizeram a diferença na vida de milhões de brasileiros”, afirma a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello.

O benefício visa reforçar as ações de erradicação da extrema pobreza entre as famílias extremamente pobres que têm crianças de até seis anos, ao assegurar uma renda mínima de R$ 70 mensais por pessoa. Lançado em maio deste ano, o Brasil Carinhoso integra o Plano Brasil Sem Miséria.

Educação - As iniciativas de educação do Brasil Carinhoso buscam ampliar a oferta de vagas em creches, com aumento da oferta de recursos federais à disposição das prefeituras. Entre as ações está o repasse adicional anual de até R$ 1.362 por aluno de famílias que recebem o Bolsa
 
Família. Os recursos podem ser utilizados, além dos itens previstos no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em despesas de alimentação e cuidados pessoais. Até o momento, 930 municípios já fizeram o cadastro para o atendimento de 123 mil crianças. O prazo final para as prefeituras manifestarem interesse vai até 31 de outubro.
 
Com o Brasil Carinhoso, houve ainda aumento de 66% do valor repassado para a alimentação escolar. O valor diário por aluno das creches passou de R$ 0,60 para R$ 1. Nas pré-escolas, aumentou de R$ 0,30 para R$ 0,50. O valor total ampliado chegou a R$ 87,7 milhões desde maio de 2012, beneficiando 5,5 milhões de crianças.

Saúde - Para ampliar o acesso à saúde para as crianças, a rede de atenção básica passou a oferecer medicamentos e serviços voltados às necessidades dessa faixa etária. A ação já distribuiu 2,2 milhões de frascos de sulfato ferroso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as crianças de até cinco anos. E cerca de 2,7 milhões de crianças receberam suplementação com megadoses de vitamina A. “Em 2011 tivemos uma das cinco maiores reduções de mortalidade infantil no mundo.

Atingimos as metas do milênio de 2015, quatro anos antes da meta”, diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Fonte: secom.gov.br

ENEM » Cartões de confirmação de inscrição no Enem começam a ser distribuídos a partir do dia 10



Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser entregues a partir da próxima quarta-feira (10). O documento contém o número de inscrição, data, hora e local das provas e a opção de língua estrangeira. A previsão é que, até o dia 25 de outubro, todos os inscritos recebam os seus cartões pelos Correios.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, os inscritos também terão a opção de imprimir o cartão por meio do site do Enem (http://www.enem.inep.gov.br/). Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

Em 2012, o Enem contará com o número recorde de 6,5 milhões de inscritos. As provas serão feitas nos dias 3 e 4 de novembro e serão aplicadas em todas as unidades da Federação. Os candidatos farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. Elas começarão às 13h.

As provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias ocorrerão no dia 3 de novembro, com término às 17h30. No dia 4 serão feitas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Últimos dias de campanha...



Desde a realização das convenções partidárias, temos postado aqui no blog várias matérias relacionadas a conjuntura política dessa campanha municipal em Lajes e agora, que estamos chegando ao final da campanha, fazemos mais essa análise observando que o contexto eleitoral continua o mesmo, confira:

COLIGAÇÃO AVANÇA LAJES: Segue na frente

A Coligação Avança Lajes (PMDB/PP/PSB/PRB/PC do B/PR/PDT/PHS), segue com ampla maioria, seja com relação à chapa majoritária, como também na proporcional. Porém, isso só se concretizará após a divulgação dos resultados no dia 07 de outubro a noite, pois muitos dizem que na chapa proporcional poderemos ter novidade.

COLIGAÇÃO FORÇA PARA RENOVAR: Quando o que é mostrado como o novo, na verdade, representa o que temos de mais velho.
  
Já na Coligação Força para Renovar (PT/PMN/PTB/PSD), tenta a qualquer custo “salvar um projeto pessoal” de alguns de seus integrantes que, se por acaso não conseguirem isso agora, ficarão mais uma vez “a ver navios”, já que nunca fizeram outra coisa na vida a não ser esperar por campanhas políticas para buscarem se dar bem de alguma forma.

COLIGAÇÃO VITÓRIA DO POVO: A novidade dessa eleição

Caso venha a se concretizar, a grande novidade dessa campanha poderá ser o resultado eleitoral conseguido pela candidata a prefeita Drª Lurdinha, integrante da Coligação Força do Povo (PSDB/PSDC), caso, a mesma consiga terminar como a segunda colocada na disputa pela prefeitura municipal.

Oportunidade >> Emater abre inscrições para seleção de bolsistas



A Emater-RN abriu nesta terça-feira, 2 de outubro, inscrições para a seleção de bolsistas para atuarem na instituição. O processo seletivo simplificado é aberto para profissionais de nível médio e superior. Ao todo serão 134 vagas, sendo sete destinadas para portadores de necessidades especiais. 

A seleção é uma parceria entre a Emater-RN e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern). O Edital nº 008/Fapern/Emater 2012 de Bolsas de Extensão Vinculadas ao Projeto de Difusão de Tecnologia em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para o Fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado do Rio Grande do Norte foi publicado no Diário Oficial do Estado. Os candidatos serão avaliados através do currículo e entrevista.

Os profissionais serão selecionados em diversas áreas de formação para atuarem com pesquisa em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), como por exemplo técnico agrícola, técnico em informática, bacharel em Direito, arquiteto, jornalista, engenheiro agrônomo, nuticionista, terapeuta ocupacional, turismólogo, veterinário, zootecnista, entre outras. O contrato é temporário e terá dois anos de vigência. Os selecionados serão submetidos a carga horária de 30 horas semanais com exclusividade. Os salários variam de R$ 750,00 a R$ 1.500,00.

Os selecionados poderão atuar no interior do estado, nos escritórios locais da Emater-RN, ou no Escritório Central da instituição, no Centro Administrativo do Estado, na capital. As inscrições  serão feitas pela internet, através do site servicos.emater.rn.gov.br/processoseletivo, até o dia 30 de outubro de 2012. 
O resultado final será divulgado no dia 01/12/2012 e os aprovados serão admitidos a partir do dia 3 de dezembro próximo.

Fonte: Emater/RN