sábado, 15 de dezembro de 2018

DESTAQUE LAJENSE >> Thiago Fernandes com desenhos voltados para o tema: "eu escolho a paz" foi o vencedor no Festival do Halleluya Natal

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e atividades ao ar livre

O artista Thiago Fernandes, que é designer da Pascom Lajes, recebeu na noite dessa sexta-feira (14) a premiação do Festival de Artes do Halleluya Natal, na categoria desenho, a temática proposta para os desenhos era "eu escolho a paz".

Thiago recebeu a premiação do artista Victor Bulhões, que destacou o alto nível dos competidores, já Thiago em sua fala de agradecimento falou da importância dos desenhos transmitirem sentimentos.

Os desenhos de Thiago estão expostos no espaço do Festival de Artes do Halleluya até domingo.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Fotos: Luciana Costa/Pascom Lajes

TROCADILHO >> Aos eleitores que votaram no mitológico coiso usando o argumento da honestidade...

A VELHA IDEIA DE PROGRESSO >> Uma situação que vemos acontecer tanto...


HISTÓRIA, CULTURA & SOCIEDADE >> Lampião: homenagem a herói ou bandido? A polêmica estátua que divide cidade pernambucana

Estátua de Lampião

As várias opiniões sobre a figura de Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", foram bem ilustradas pela música Fim da História, do músico baiano Gilberto Gil: "Lampião sim, Lampião não, Lampião talvez/ Lampião faz bem, Lampião dói...", diz um trecho.
Segundo Gil, a letra foi uma resposta a um artigo do filósofo nipo-estadunidense Francis Fukuyama, que naquela época havia ficado mundialmente famoso por sugerir que a queda do Muro de Berlim, em 1989, significava o "fim da história" e a vitória definitiva do capitalismo liderado pelos Estados Unidos.
Uma cidade do interior de Pernambuco, no entanto, oferecia, para Gil, o contraponto perfeito ao argumento de Fukuyama. Em 1991, quando Gil ainda trabalhava naquela canção, o município de Serra Talhada, a 407 quilômetros de Recife (PE), mergulhou numa discussão exaltada sobre Lampião, que nascera ali no final do século 19.
Uma fundação local queria erguer uma estátua do cangaceiro numa área pública do município, mas as famílias mais tradicionais da cidade rejeitavam a ideia. Para tentar resolver o embate, a prefeitura decidiu promover uma consulta pública para que a população decidisse sobre ela ("Passaram-se os anos, eis que um plebiscito/ Ressuscita o mito que não se destrói…"). O monumento venceu nas urnas, mas nunca foi construído.
Quase trinta anos depois - novamente rejeitando o "fim da história", diria Gil - e mesmo em um momento diferente, Serra Talhada tende a se dividir outra vez em torno do mesmo assunto: uma fundação anunciou que vai instalar ainda neste ano três estátuas em uma área próxima ao centro da cidade: uma de Lampião, outra de sua esposa, Maria Gomes de Oliveira, a "Maria Bonita", e uma terceira de um dos seus soldados mais próximos, Isaías Vieira dos Santos, o "Zabelê" ("Sempre o pirão de farinha da História/ E a farinha e o moinho do tempo que mói...")
O projeto faz parte das comemorações de 80 anos da morte do cangaceiro, que foi lembrada em muitas cidades do interior nordestino ao longo deste ano.
Lampião e seu bando
Direito de imagemGESP

Image caption
Lampião (centro, ao lado de Maria Bonita) era famoso pela crueldade com suas vítimas

O plebiscito de 1991

No começo de 1988, o então vereador Expedito Eliodoro (extinto PDS) apresentou um projeto para construir uma grande estátua de Lampião no alto da serra que moldura e inspira o nome do município, a cerca de quatro quilômetros da praça central. Sua ideia era inspirada no monumento de 27 metros do Padre Cícero, erguida 20 anos antes em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Naquele ano, alguns grupos da cidade se preparavam para comemorar os 90 anos do nascimento do cangaceiro, cujos esparsos registros indicam que aconteceu ali, em um sítio nos arredores, em algum dia de junho de 1898.
À época, a relação de Serra Talhada com Lampião era ambígua: enquanto muitos soldados das forças volantes que combateram o cangaço pelo sertão nordestino nas décadas de 1920 e 1930 ainda estavam vivos e tinham se tornado nomes importantes da política e da economia municipal, movimentos estudantis, culturais e operários tinham nele uma imagem de luta por justiça social.
Panfleto sobre plebiscito em torno da estatua de Lampião
Direito de imagemREPRODUÇÃO - PAULO CÉSAR GOMES E ALEJANDRO GARCÍA

Image caption
No primeiro plebiscito o 'sim' venceu, mas a estátua não foi construída
Morto em 1938, três semanas depois do seu aniversário de 41 anos, em Poço Redondo, no Sergipe, Lampião não tinha sequer um logradouro em sua cidade natal ("...Um cangaceiro/ Será sempre anjo e capeta, bandido e herói…")
Sem apoio parlamentar, o projeto de Eliodoro - que tinha sido o vereador mais votado da história municipal - não foi aprovado. "A ideia era muito doida: ter uma estátua gigante do Lampião no alto do morro. Sairia caro, mas óbvio que seria muito bacana para a cidade", afirma Cleonice Maria, presidente da atual Fundação Cabras de Lampião de Serra Talhada.
A ideia nunca mais abandonou o município: no ano seguinte, quando um jornalista da recém-chegada TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru, a 314 quilômetros, soube do projeto vencido, viajou até a cidade para fazer uma reportagem sobre a estátua. Era o que faltava para virar o principal assunto dos pouco mais de 72 mil habitantes.
"Foi entre abril e maio de 1990. A imprensa local, que até então pouco falara no assunto, passou a repercuti-lo, e logo virou um debate em todos lugares de Serra Talhada. Você ia no bar, estavam falando sobre a estátua de Lampião. Ia na escola, a mesma coisa. Na rua, no salão de cabeleireiro, no mercado, no trabalho. Só se falava disso", conta o jornalista, professor e historiador Paulo César Gomes, que estuda o fenômeno social do cangaço.
Em 1991, a extinta Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada tomou a ideia para si e propôs que a prefeitura abrisse uma consulta popular sobre a construção da estátua não no alto do morro, mas em uma área conhecida como Estação do Forró, atrás da antiga parada ferroviária. O presidente da instituição à época, Tarcísio Rodrigues, já tinha em mãos uma maquete feita pelo artista plástico Karoba, que ficou exposta ao público local.

DENÚNCIA >> Dinheiro de gringo em conflito agrário brasileiro


Você sabe como o dinheiro de americanos e europeus que investem em fundos de pensão fomenta os conflitos no campo na região do Matopiba? 

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado fez esse material que explica o passo a passo. E se você quiser aprofundar sobre o tema, leia o relatório "Imobiliárias agrícolas transnacionais e a especulação com terras na região do MATOPIBA" da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, que integra a Campanha --> http://bit.ly/Fundo_Pensao

SERÁ VERDADE? >> Pessoas que gostam de ficar sozinhas possuem estes 6 traços especiais.


Você tem um amigo que prefere ficar em casa e tomar um café com os amigos a comparecer ao maior festival de música do ano? Você gosta de ter seu próprio tempo, tanto que você vai viajar sozinho, sai para o jantar e tomar um copo de vinho sozinho, bem como assistir um filme, ocasionalmente, com ninguém ao seu lado?

Se assim for, eu estou lá com você, porque eu faço tudo isso, mas o problema é: as pessoas que gostam de passar o tempo sozinhas têm que se explicar, como se fosse contra uma expectativa social do que é normal e o que não é. Aqui estão algumas grandes qualidades de pessoas que gostam de passar um tempo sozinhos:

1. São pessoas extremamente leais

Muitas vezes eles não possuem um grande círculo social e, se tiverem, você não vai encontrá-los todas as noites da semana com grandes grupos, na fila da balada mais frequentada. Eles procuram amigos significativos e confiáveis, com quem se sintam confortáveis para estar junto e compartilhar detalhes de sua vida. Se você tem um amigo que gosta de passar tempo sozinho, você pode garantir que essa pessoa estará lá para você, na saúde e na doença.

2. São abertos a novas ideias

Só porque eles apreciam o seu tempo de silêncio não significa que eles não vão fazer algo novo e emocionante. Eles só se certificam de ter o seu tempo de silêncio antes de mergulharem em uma atividade altamente social.

3. Eles têm uma mente nivelada

Eles passam tanto tempo tranquilos por conta própria, navegando e contemplando situações, problemas, e realmente refletem sobre quem eles são e o que eles querem. Eles têm um forte senso de si e uma confiança que irradia de dentro. Quando eles estão se sentindo estressados ou o peso do mundo está esmagando-os, eles passam um tempo sozinhos para recarregar, em vez de encher seu dia com distrações.


4. Eles são confortáveis com seus próprios pensamentos

Tenho certeza de que todos nós nos deparamos com alguém que não suporta ficar sozinho com seus próprios pensamentos. Pessoas que gostam de passar o tempo sozinhas, particularmente no silêncio, mostram uma consciência clara e não lutam contra seus pensamentos internos. Claro, todos nós podemos ter dias ruins, mas eles são capazes de levantar a cada queda.



5. Eles entendem o valor do tempo. Seu e deles

Pessoas que passam tempo sozinhos entendem e apreciam seu valor. Eles colocam uma alta prioridade em fazer esse tempo disponível para que  funcionem em seu melhor nível; então, quando você está dando um pouco do seu tempo, eles entendem o que você deixou de fazer algo para estar com eles. Eles têm uma profunda sensação de se certificar de não fazer você perder seu tempo ou passar tempo com pessoas que os fazem desperdiçar o deles.


6. Eles exercem limites fortes

Todo esse tempo sozinho dá a essas pessoas o espaço para pensar sobre o que os motiva, o que funciona e o que não, e como comunicar adequadamente isso. Você descobrirá que eles têm limites fortes e saudáveis e exercitam seu direito de comunicá-los de uma maneira realmente saudável e construtiva.



Suas percepções mudaram? Você pode ver alguma dessas qualidades em si mesmo ou em um amigo?

Todos nós temos uma abordagem diferente para a vida, celebrar nossas diferenças torna nossas vidas mais completas.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL >> Nordeste agora tem uma usina solar que flutua sobre o Rio São Francisco

image.png
Usina de Energia Sola sobre águas da Barragem Sobradinho, Bahia (Foto: Saulo Cruz, MME)
Rio São Francisco agora conta com uma usina solar, segundo divulgação da Agência Brasil. Segundo a matéria, a nova Usina Solar Fotovoltaica Flutuante foi instalada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, e deve começar a operar a partir deste mês de dezembro.
A plataforma piloto instalada em Sobradinho tem 7,3 mil módulos de placas solares, cobrindo uma área de 10 mil metros quadrados e com capacidade de geração de 1 megawatt-pico (MWp). Segundo a Agência Brasil, outros 4 MWp deverão ser implantados em 2019, concluindo o projeto, que, quando finalizado, terá 35 mil módulos e 50 mil metros quadrados. O investimento e da ordem de R$ 56 milhões, feito pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). No fim do projeto, ela poderá fornecer energia para até 20 mil casas populares.
O novo sistema fotovoltaico transforma a luz solar em energia elétrica e, flutuando sobre as águas e resfriado por elas e pelo vento, supostamente, tem maior eficácia do que placas colocadas na terra, que perdem eficiência sob o forte calor. No entanto, os técnicos do projeto da Chesf ainda vão estudar a eficiência exata da tecnologia e os possíveis impactos ambientais. “A planta de 1 MWp aparentemente não faria interferência, mas se ampliarmos para usinas de 30 MWp ou 100 MWp é preciso ver o comportamento da fauna aquática”, contou José Bione, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf, à Agência Brasil.
Até então instalado apenas no solo, esse sistema de geração concentrada de energia fotovoltaica utilizando área de reservatórios é pioneiro no Brasil. A Chesf diz que busca avaliar sua viabilidade, tanto em termos técnicos e econômicos como ambientais, para que ele possa participar posteriormente de leilões de venda de energia, sendo reproduzido em outros reservatórios ou mesmo rios. Bione diz que o projeto está criando uma oportunidade, já que pode ser bem replicado em localidades em que o Brasil tem diversos rios, como Amazônia e em regiões do Centro-Oeste. Matéria completa: https://gizmodo.uol.com.br/usina-solar-flutuante-rio-sao-francisco/

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

UMA TRAJETÓRIA VITORIOSA >> Fátima Bezerra se despede do Senado para assumir Governo do RN


image.png


A senadora Fátima Bezerra, do PT, anunciou nesta quinta-feira, 13, por meio de um ofício ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, do MDB, que renunciará ao mandato a partir do dia 1º de janeiro de 2019. Ela foi eleita governadora do Rio Grande Norte, em outubro, e assumirá o comando do Estado.
Com a renúncia de Fátima, a vaga no Senado ficará com Jean-Paul Prates, também do PT potiguar, primeiro suplente da chapa pela qual a senadora foi eleita em 2015.
O ofício foi lido na sessão plenária desta quinta pelo senador Antônio Carlos Valadares, do PSB-SE. No documento, ela afirma que deixa a Casa “levando a memória da democrática convivência com os parlamentares e com a certeza de ter atendido às expectativas de milhares de norte-rio-grandenses que a elegeram senadora em 2014.”

A FORÇA DA AGRICULTURA FAMILIAR >> Agricultores de Jandaíra/RN movimentam mais de 15 mil reais do PAA em 2018




Foram exatamente 15.882 reais movimentados por agricultores e agricultoras familiares de Jandaíra movimentados pelo Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, executado município, através da EMATER em parceria com a Prefeitura Municipal de Jandaíra. O programa é denominado pela EMATER desde de sua origem por Compra Direta da Agricultura Familiar, em Jandaíra atendeu em 2018, 07 agricultores e agricultoras.  Os agricultores venderam banana, mamão, melancia, batata doce, várias variedades de hortaliças, jerimum, macaxeira. Os produtos são recebidos toda semana através da Central de Recebimentos dos Alimentos, localizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e são supervisionados e pagos pela EMATER.

O PAA assim como o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE é uma luta histórica da representação dos agricultores e agricultoras familiares através principalmente do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, por exemplo, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares - CONTAG conjuntamente com suas federações e Sindicatos de Trabalhadores Rurais.





REPRESENTATIVIDADE NEGATIVA >> Milton Hatoum: “Bolsonaro liberou o racismo, o machismo e a homofobia”


Resultado de imagem para Milton Hatoum: “Bolsonaro liberou o racismo, o machismo e a homofobia”

O jornal francês Libération publicou uma longa entrevista com o escritor brasileiro Milton Hatoum, que recebe na quinta-feira 13 o prêmio Roger-Caillois de literatura latino-americana. O texto é uma longa reflexão sobre os “tempos difíceis que se anunciam no Brasil”, diz o jornal francês, com o novo governo que vai se instalar no País.
“A eleição de Bolsonaro foi uma derrota brutal, principalmente para a cultura. Fomos derrotados pela extrema-direita, o que não é pouco”, diz Hatoum. O escritor faz um apelo à solidariedade da França, que acolheu muitos exilados durante os anos de chumbo das ditaduras na América Latina.
Hatoum explica que para Bolsonaro, os intelectuais são os inimigos, “taxados de comunistas, libertinos que querem destruir a família”. O escritor acredita que universitários e artistas também devem estar atentos.
Mas ele acrescenta que os mais ameaçados são as minorias sexuais, os indígenas, os negros e as mulheres. “A vitória de Bolsonaro liberou o racismo, o machismo e a homofobia. Ele fala de negros como se fossem animais”Hatoum cita, em seguida, atrocidades que viraram banalidade na biografia do futuro presidente, como dizer que prefere morrer a ter um filho homossexual, declarar que a deputada Maria do Rosário seria feia demais para ser estuprada, ou ter como livro de cabeceira as memórias de um carrasco da ditadura, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.
Sobre se o Brasil perdeu a cabeça ao eleger Bolsonaro, Hatoum explica a conjuntura que levou à eleição do candidato. A começar pelos 13 milhões de desempregados, os desiludidos de esquerda e de direita, todos em busca de algo que fosse contra o sistema vigente. “Apenas uma minoria foi seduzida pela ideologia racista e militarista”.
Hatoum explica que a direita no Brasil preferiu relativizar a ameaça Bolsonaro a apoiar o candidato petista Fernando Haddad. “Uma boa parte da burguesia que se diz esclarecida defende com unhas e dentes seus privilégios, alegadamente ameaçados pelas políticas de distribuição do PT”.
Sobre o novo gabinete, Hatoum fala de um cenário tragicômico, entre teatro do absurdo e teatro de fantoches, com ministros delirantes, dignos de casos clínicos, medíocres e ultraconservadores em postos-chave.

“Nova ditadura não terá vez”

Hatoum não teme, porém, pela democracia. “Nossas instituições são frágeis, a justiça é tendenciosa, mas funciona. O Brasil mudou muito. É um país mais complexo, instruído, urbano”, explica, acrescentando que uma nova ditadura não terá vez.
Com uma obra que se passa principalmente no norte do Brasil, de onde é originário, Hatoum faz um alerta para o perigo que sofre a Amazônia e os indígenas. “Os territórios indígenas serão usurpados pela agroindústria e pela mineração. E o governo será arbitrário e cruel com eles”, sentencia o escritor.
Qualificado como pessimista pelo entrevistador, Milton Hatoum se diz antes um “otimista desesperado”.

"UM BELO PRESENTE.." >> MP Eleitoral processa Ezequiel, Rogério Marinho, prefeito e secretária de saúde de Angicos


Resultado de imagem para MP Eleitoral processa Ezequiel, Rogério Marinho, prefeito e secretária de saúde de Angicos

Acusação é de abuso de poder político e uso promocional da doação de uma ambulância ao Município de Angicos

O Ministério Público Eleitoral (MPE) no Rio Grande do Norte ajuizou, nesta quinta-feira (13), uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra Ezequiel Ferreira de Souza (atual presidente da Assembleia Legislativa), Rogério Marinho (deputado federal), Deusdete Gomes de Barros e Nataly da Cunha Felipe de Souza, que são prefeito e secretária de Saúde de Angicos, respectivamente.

Segundo o MP Eleitoral, Ezequiel, Deusdete e Nataly fizeram uso promocional da destinação de uma ambulância ao referido município para beneficiar as candidaturas do primeiro e de Rogério Marinho a deputado estadual e federal, respectivamente, no pleito de 2018. Explicou o MP Eleitoral que a Assembleia Legislativa (ALERN), com sobras do seu orçamento de 2016, adquiriu 85 ambulâncias e as doou ao Executivo estadual.

De acordo com a ação, Ezequiel Ferreira, enquanto presidente da ALERN, aproveitou-se do ato para que ele e vários dos demais deputados estaduais aparecessem individualmente perante seus potenciais eleitores em 2018, ao garantir de que cada um deles indicasse o município potiguar – geralmente um “reduto eleitoral” do deputado – para o qual cada ambulância seria destinada. Além disso, houve exploração midiática de cada evento de entrega específica dos veículos.

Nas palavras dos procuradores que assinam a ação, garantiu-se a cada deputado um ‘quinhão’ da doação, com a intenção de propagar no eleitorado a mensagem de que a obtenção de cada ambulância era fruto do esforço, da lembrança e da generosidade pessoal do deputado responsável pela indicação. “Não se tratava do dinheiro arrecadado do povo sendo usado para comprar algo básico para o próprio povo (saúde pública), mas de um ‘agrado’ particular do deputado para com aquela comuna – que a ele deveria ser, portanto, eternamente agradecida, destacam”.

No caso do próprio Ezequiel, ele destinou uma ambulância ao Município de Angicos. E Deusdete Gomes de Barros e Nataly da Cunha Felipe de Souza, prefeito e secretária de Saúde municipais, cuidaram para que a entrega física da ambulância fosse explorada politicamente ao máximo: eles agendaram essa entrega para 29/12/2017, mesmo dia da inauguração da Unidade Básica de Saúde Expedito Eudirço Chimbinha, evento que contou com a entrega simbólica das chaves da ambulância por Ezequiel àqueles gestores locais, discursos emocionados de agradecimento, tendas, benção e oração do pároco local, entre outros atos festivos, tudo com grande cobertura de sites e blogues de internet.

Além disso, prossegue a PRE, no dia 20/09/2018, durante um comício realizado em Angicos/RN em prol das candidaturas de Ezequiel e Rogério Marinho, Deusdete vinculou diretamente a doação daquela ambulância à pessoa de Ezequiel, chegando a mencionar que este “deu um belo presente ao povo” de Angicos.

Outro ilícito eleitoral apontado pelos procuradores teria sido a utilização de recursos públicos da Saúde para pagar o combustível que abasteceu vários dos veículos que participaram da carreata, também ocorrida em 20/09/2018, que antecedeu o comício mencionado no parágrafo anterior. A acusação é lastreada em depoimentos e em documentos fiscais obtidos da Secretaria Estadual de Tributação, que apontam “uma série de abastecimentos fora do horário de expediente dos órgãos públicos”.

A AIJE foi protocolada sob o número 0601618-37.2018.6.20.0000. Havendo procedência da mesma, os acusados ficam sujeitos à multa, à decretação de inelegibilidade por oito anos e, no caso de candidato eleito nas eleições de 2018, à cassação do respectivo diploma.


REJEITADO >> PDT retira assinaturas e título de cidadão cearense a Bolsonaro será arquivado


Resultado de imagem para PDT retira assinaturas e título de cidadão cearense a Bolsonaro será arquivado

O título de cidadão cearense que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) iria receber na Assembléia Legislativa (AL-CE) será arquivado. Isto porque dez dos 13 deputados estaduais do PDT retirarão a assinatura de apoio à honraria.
A Casa tem 46 parlamentares e o número mínimo de assinaturas necessárias para este tipo de Projeto ser aprovado é 32. Antes da saída do PDT, a propositura contava com 33 assinaturas. Dessa forma, com o recuo pedetista, o projeto de autoria do deputado Ely Aguiar (DC) será arquivado e só poderá ser votado na próxima legislatura.

LEIA TAMBÉM: Candidatos cearenses eleitos serão diplomados na próxima quarta-feira

O líder do PDT na Assembléia, deputado não reeleito Ferreira Aragão, diz ao Blog Política que a decisão se deu a nível nacional. “(Diretório nacional) exigiu que os deputados tirassem as assinaturas. Eu, na qualidade de líder, transmiti a decisão”.
Embora tenha sido um dos parlamentares que assinaram a propositura, ele diz concordar com a decisão nacional, além de minimizar as demais assinaturas que o PDT deu em favor do título. Aragão fala que  estas homenagens são tradição na Casa e os parlamentares tendem a assinar dentro deste costume. Questionado sobre os três deputados que não assinaram, ele respondeu que estiveram ausentes no dia.
Ainda segundo Aragão, os colegas também entenderam a determinação do partido. PDT forma bloco de oposição capitaneado pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), ao presidente eleito.
Conforme o candidato derrotado ao Governo do Estado, Ailton Lopes (Psol), a decisão é acertada, já que Bolsonaro “nunca fez nada pelo Ceará”, além de já ter manifestado preconceito contra nordestinos. Lopes, inclusive, foi autor de evento no Facebook contra a ideia.

Veja os parlamentares que votaram a favor da proposta conforme o Blog do Eliomar:

Aderlânia Noronha (SD), Antônio Granja (PDT), Bethrose (PP), Bruno Gonçalves (Patri), Bruno Pedrosa (PP), Capitão Wagner (PROS), Carlos Matos (PSDB), Danniel Oliveira (MDB), David Durand (PRB), Silvana Oliveira (PR), Evandro Leitão (PDT), Fernanda Pessoa (PSDB), Ferreira Aragão (PDT), Gony Arruda (PP) Heitor Férrer (SD), Jeová Mota (PDT), João Jaime (DEM), Joaquim Noronha (PRP), Julinho (PDT), Leonardo Araújo (MDB), Leonardo Pinheiro (PP), Lucilvio Girão (PP), Manoel Duca (PDT), Mário Hélio (Patri), Mirian Sobreira (PDT), Odilon Aguiar (PSD), Robério Monteiro (PDT), Roberto Mesquita (PROS), Sérgio Aguiar (PDT), Tin Gomes (PDT), Tomaz Holanda (PPS), Walter Cavalcante (MDB) e Zezinho Albuquerque (PDT)

RELATÓRIO ALARMANTE >> Trânsito mata mais de 1,3 milhão de pessoas todos os anos, diz OMS

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado hoje (7), mostra o aumento contínuo das mortes no trânsito. Pelos dados do relatório, mais de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito. Os dados mais alarmantes estão na África. Para especialistas, os governos reduziram os esforços na busca por solução para o problema.
O Relatório da Situação Global da OMS sobre segurança no trânsito de 2018 destaca que as lesões causadas pelo trânsito são hoje a principal causa de morte de crianças e jovens entre 5 e 29 anos. O documento inclui informações sobre o aumento no número total de mortes e diz que as taxas de mortalidade da população mundial se estabilizaram nos últimos anos.
“Essas mortes são um preço inaceitável a pagar pela mobilidade”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Este relatório é um apelo aos governos e parceiros para que tomem medidas muito maiores para executar essas medidas”, acrescentou.
Os relatórios de status global da OMS sobre segurança no trânsito são divulgados a cada dois ou três anos e servem como ferramenta de monitoramento para a Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020.

MORTES

Pelo relatório, o risco no trânsito é três vezes maior nos países de baixa renda do que nos países de alta renda. As taxas são mais elevadas em países da África e as mais baixas na Europa.  Três regiões do mundo relataram um declínio nas taxas de mortalidade no trânsito: Américas, Europa e Pacífico Ocidental.
Os pedestres e ciclistas são responsáveis por 26% de todas as mortes no trânsito, enquanto os motociclistas e passageiros por 28%.
De acordo com o relatório, apenas 40 países, representando 1 bilhão de pessoas, implementaram pelo menos 7 ou todos os 8 padrões de segurança de veículos das Nações Unidas.

INVESTIMENTOS

Para o fundador e diretor da Bloomberg Philanthropies e embaixador global da OMS, Michael R Bloomberg, é preciso investir mais na educação do trânsito, na prevenção e atenção à segurança nas estradas e pistas.
Segundo ele, é necessário adotar “políticas fortes” e fiscalização, repensar as estradas para que se tornem inteligentes e adotar campanhas de conscientização.
“A segurança no trânsito é uma questão que não recebe nem perto da atenção que merece. [E] é realmente uma das nossas grandes oportunidades para salvar vidas em todo o mundo”, ressaltou.

AVANÇOS

De acordo com o estudo, apesar do alerta, houve progressos, pois a legislação de forma geral foi aperfeiçoada, visando a redução de riscos, o excesso de velocidade e vetos à ingestão de bebida alcoólica antes da direção. Também há menção à obrigatoriedade quanto ao uso de cintos de segurança e capacetes.
Há, ainda, a citação da preocupação com os cuidados com as crianças, da adoção de infraestrutura mais segura, como calçadas e pistas exclusivas para ciclistas e motociclistas, melhores padrões de veículos, como os que exigem controle eletrônico de estabilidade e frenagem avançada e aprimoramento dos cuidados depois de uma colisão.
O relatório diz, ainda, que essas medidas contribuíram para a redução das mortes no trânsito em 48 países de renda média e alta. Porém, informa que não há dados sobre redução no total de mortes referindo-se aos países de baixa renda.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O GOVERNO DO COISO >> O que teremos pela frente!


DESENVOLVIMENTO >> Inframerica pretende fortalecer turismo no Estado do RN.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo
Durante reunião com a governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra, e o senador-suplente, Jean-Paul Prates, o diretor-presidente do Consórcio Inframérica Aeroportos, Jorge Arruda, garantiu que pretende ampliar a procura do Rio Grande do Norte como destino turístico. O consórcio é o operador do Aeroporto Internacional de Natal.

Fátima sugeriu, durante o encontro, a criação de um grupo de trabalho com a participação do governo do estado e a Inframerica, para conceber e efetivar ações de revitalização dos voos no estado. “Queremos trabalhar de forma muito próxima e efetiva com a Inframerica, tanto na divulgação dos nossos destinos turísticos quanto no resgate da concepção original do novo aeroporto.

Queremos também incluir a distribuição regional e o transporte internacional de cargas aéreas”, explicou. 

Jorge Arruda, diretor-presidente da Inframerica, assegurou à governadora eleita que a empresa está comprometida com o investimento e a consolidação do Aeroporto de Natal. Ele considerou positiva a iniciativa de trabalhar em parceria com o governo do estado. “Tivemos uma excelente impressão da governadora eleita e de sua equipe de trabalho. Estamos totalmente alinhados para o crescimento deste maravilhoso estado, que tem um patrimônio cultural e riquezas naturais fantásticas”, enfatizou.


O suplente da senadora Fátima, que assumirá o mandato a partir de janeiro, Jean-Paul Prates, chamou atenção para atrativos do estado que devem ser trabalhados em conjunto, como por exemplo, parcerias publicitárias e a interiorização do turismo no estado. “Do ponto de vista da estruturação indireta de futuros investimentos em várias áreas, a Inframerica é a mais importante parceira individual privada do estado; daí a necessidade de se trabalhar em conjunto, para a formulação e efetivação de políticas de atração", afirmou. Participou também da reunião a senadora eleita, Zenaide Maia, e João Hélio Cavalcanti Jr.
Fonte: Blog Imperial  

EM MOSSORÓ >> Seis espetáculos marcam reabertura do Teatro Lauro Monte

Resultado de imagem para teatro lauro monte filho
“A entrega dessa obra significa que toda luta da classe cultural foi válida. Aqui é um templo que acolheu e formou muitos artistas. Ver essa estrutura moderna do Teatro Lauro Monte nos faz acreditar que todo sonho pode virar realidade”, diz Joriana Pontes, artista e produtora cultural.
O depoimento de Joriana Pontes reforça o sentimento de dever cumprido do diretor geral da Fundação José Augusto, jornalista Amaury Júnior ao anunciar que o teatro, fechado há quase 10 anos, finalmente será reaberto e entregue a classe artística e à população mossoroense com uma programação que terá início no dia 18 de dezembro, às 20h, com o Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.
A OSRN vai se apresentar para convidados sob a regência do Maestro Linus Lerner, em noite memorável com a presença da atriz Tony Silva formando dupla com Plínio Sá, estreando no novo palco, como mestres de cerimônia. Também estão confirmadas as participações do cantor multifacetado Isaque Galvão e do poeta Antônio Francisco.
A obra do teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, recebeu um investimento de cerca de R$ 5 milhões do Governo do RN, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial. “Estamos entregando um novo teatro, totalmente moderno, reestruturado, climatizado, com acessibilidade e uma nova estrutura tecnocênica”, destacou Amauy Júnior.

Teatro Lauro Monte

A capacidade do Teatro Lauro Monte é de 483 pessoas. A reforma contemplou um moderno sistema de som com entrada digital, 40 microfones e 8 retornos, climatização, tela de projeção de cinema, 8 varas de iluminação secundária e uma principal, clicograma, acessibilidade, elevadores e uma subestação de energia de 380KVA.

Memória

Principal palco do Oeste Potiguar, o Teatro Lauro Monte Filho contribuiu significativamente para a efervescência cultural de Mossoró, despertando na classe artística o desejo de concorrer ao título de capital da cultura.
O teatro funciona no prédio do antigo Cine Cid, um dos poucos que resistiu a era moderna que apagou da memória do público e encerrou a tradição dos cines teatros da cidade. Administrado pela Fundação José Augusto é o único equipamento de cultura que continua vinculado às raízes artístico-culturais de Mossoró.
Nesse intervalo de tempo, foi templo da Igreja Universal do Reino de Deus, alugado em seguida pela Prefeitura de Mossoró para abrigar um teatro municipal. Após reformas, o antigo prédio passou a teatro estadual em 13 de dezembro de 1999, quando o Governo do Estado comprou o imóvel.

Serviço

Programação Inauguração Teatro Lauro Monte Filho

18/12 – Terça-feira – 20h

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
Maestro: Linus Lerner
Mestres de cerimônia: Tony Silva e Plínio Sá
Participação especial: Isaque Galvão e Poeta Antônio Francisco
Abertura: Movimento Arte e Violão
(Evento para convidados)

19/12 – Quarta-feira – 20h

Concerto 30 Anos do Coral Canto do Povo
Regente: Eli Cavalcante
(Aberto ao público)

20/12 – Quinta-feira – 20h

Gonzagando – Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão
Direção artística: Wanie Rose
(Aberto ao público)

21/12 – Sexta-feira – 20h

Casatória c’a Defunta (Cia Teatral Pão Doce)
(Aberto ao público)

22/12 – Sábado – 20h

Casa do Louvor (Cia Bagana de Teatro)
(Aberto ao público)

23/12 – Domingo – 16h

A Coisa do Humano (Cia Bagana de Teatro)
(Aberto ao público)