quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fátima apresenta projeto para criação de novas agências da CEF no RN

do portalfatimabezerra.com.br

Deputada Fátima Bezerra com a presidenta da CEF, Maria Fernanda.

                     Deputada Fátima Bezerra com a presidenta da CEF, Maria Fernanda. 
























A deputada Fátima Bezerra apresentou Projeto de Indicação na Câmara dos Deputados sugerindo à Caixa Econômica Federal a criação de agências desse Banco em nove municípios do Rio Grande do Norte: São José do Mipibu, Parnamirim, Alto do Rodrigues, Guamaré, Touros, Canguaretama, São Paulo de Potengi, Parelhas e Lajes.

Segundo a deputada, os municípios brasileiros enfrentam o grande desafio de atender, com maior rapidez e eficiência, as crescentes demandas da população por bens e serviços públicos, como os prestados pela Caixa Econômica Federal, tanto na área social, como econômica.

“Diante dessa nova conjuntura, consideramos que a instalação de agências da Caixa Econômica Federal em mais nove municípios do Rio Grande do Norte vai oferecer melhor atendimento aos usuários da Caixa, sobretudo a população beneficiada com os programas sociais do governo federal, que é a mais carente e não dispõe de recursos para se deslocar para resolver pendências bancárias em agências da CEF de outras cidades”, destacou.

Henrique Eduardo Alves deu um tiro no pé

Fonte: Nominuto.com


A manobra do deputado norte-rio-grandense Henrique Eduardo Alves, criando na Câmara um superbloco partidário a reboque do seu PMDB "com o único e claro objetivo de isolar o PT, pressionar o governo e turbinar a sua candidatura à sucessão de Michel Temer",  havia irritado o Palácio do Planalto, surpreendido Dilma Roussef e provocado a transformação de um dito popular em mantra preferido de dez entre dez políticos aliados à presidente eleita - "A esperteza, quando é muita, vira bicho e come o dono". 

Hoje, lendo os jornais do dia e pesando as reações que vieram daqui e dali, inclusive dos correligionários mais próximos do líder peemedebista, chego à conclusão de que Henrique deu um tiro no próprio pé e saiu arranhado, machucado, do episódio que ele criou.

A Folha de S.Paulo, por exemplo, dedica ao superbloco, ou blocão, um editorial - chamando o amontoado partidário de "fisiológico" e acusando o deputado potiguar de colocar o "bode na sala", uma "imagem popular de quem cria dificuldades para vender facilidades".

Na mesma Folha, a colunista Renata Lo Prete lembrou que há alguns dias o presidente do partido, Michel Temer, agora vice de Dilma, lembrou a Henrique que só ele deveria falar em nome do partido e informou que o parlamentar do Rio Grande do Norte "recebeu ontem outro conselho para ficar calado, desta vez de seu médico, preocupado com a voz do deputado."  

No jornal O Globo, está lá estampada com destaque a notícia de que Dilma aconselhou Temer a cuidar dos seus "radicais" - e o nome de Henrique encabeça a lista. 

E do Estadão, na coluna de Dora Kramer, uma das jornalistas políticas mais lidas e respeitadas do país, partiram os tiros mais certeiros e mortais contra o deputado potiguar.

Primeiro, Dora sepulta o sonho de Henrique chegar agora à presidência da Câmara - "Na realidade bem objetiva da divisão de poder no Congresso, PT e PMDB não querem confusão e sabem perfeitamente bem que nenhum dos dois presidirá as duas casas. Portanto, petistas ficam com a presidência da Câmara, onde têm a maior bancada, e pemedebistas pelo mesmo motivo ficam com o comando do Senado."

Depois, a colunista diz que "requintado o gesto realmente não foi" e acrescenta, cheia de veneno: "Ainda mais partindo de um PMDB que outro dia mesmo assumia a vaga de Vice-Presidência na chapa de Dilma tecendo loas ao caráter programático de tal aliança."

E por fim, especificamente sobre o deputado norte-rio-grandense, a jornalista dispara sem dó nem piedade: "Não é sempre que o fisiologismo explícito do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, agrada à cúpula do PMDB - Michel Temer à frente -, cujo modelo de fisiologismo implícito é tido como padrão ideal de conduta."           

Pelo que se lê, se vê e se ouve nos caminhos e descaminhos brasilienses, a esperteza comeu o dono. E o dono, o deputado Henrique Eduardo Alves, ainda levou um tiro no pé. De canhão.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ano da Juventude: Rebeldes sim, mas com causa!

por Fernanda Winter, do blog da Gisele.



A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o período de 12 de Agosto de 2010 a 11 de Agosto de 2011 como o Ano Internacional da Juventude, com o tema “Diálogo e Compreensão Mútua”.
Segundo dados do Programa das Nações Unidas para Juventude, os jovens estão entre as populações mais vulneráveis em diferentes aspectos da vida social, tais como violência urbana, drogas, abuso e exploração sexual. Cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes com menos de 15 anos viram alvos de exploração sexual todos os anos; no que diz respeito à contaminação de doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS, em 2008, jovens com 15 anos ou mais representavam 40% do total de novas infecções.
Mas o Ano Internacional da Juventude não pretende chamar atenção apenas para os aspectos negativos que fazem parte do cotidiano dessa faixa-etária. Afinal, a juventude tem o mérito de ser a população que mais exerce a participação e o controle social em termos locais e globais.
Basta olharmos para ONGs como Greenpeace e movimentos sociais como o movimento gay, movimento de mulheres, da população negra e tantos mais. Sem contar as participações políticas que fizeram história no Brasil e no mundo. Quem foi às ruas protestar contra a ditadura militar do nosso país e contra muitos outros sistemas autoritários na América Latina e no mundo? Quem se mobilizou na oposição à guerra do Vietnã? Quem pintou a cara e saiu às ruas mudando os rumos da política brasileira?
Se formos listar toda a trajetória dos jovens de todo o mundo que revolucionaram o curso da história, teríamos que dedicar muito mais que um ano de comemoração. Ainda assim, muitas pessoas continuariam o discurso moralista que pinta uma juventude descompromissada e baderneira.
É por tudo isso que a ONU tem como objetivos, nesse ano da juventude, mostrar a contribuição dos jovens no desenvolvimento global e mostrar a importância de sua participação ativa em todos os aspectos da sociedade.
A data não se destina somente aos jovens. Ela tem como alvo diferentes organizações governamentais e não-governamentais que possam apoiar e estabelecer parcerias com as organizações juvenis e possibilitar, assim, um quadro favorável à realização dos “Objetivos do Milênio”, um plano de ação global para redução da pobreza que tem como focos principais as questões da fome, da saúde e da educação.
Parece-me contraditório que as pessoas que mais contribuam para o desenvolvimento mundial sejam as mais atingidas em seus direitos humanos mais fundamentais. Espero que os órgãos internacionais, o governo e a população em geral utilizem essa oportunidade como um mecanismo de escuta e diálogo com os jovens e que essa comemoração possibilite o reconhecimento dos mesmos como peças fundamentais para o crescimento econômico e amadurecimento político, que merecem apoio substancial de todos os setores da população.
Quer saber mais sobre o Ano Internacional da Juventude e os eventos que já estão rolando? Visite o site http://unicrio.org.br/juventude2010/.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

VOCÊ SABE QUE ESTÁ FICANDO LOUCO NO SÉCULO XXI QUANDO... (crítica ao uso da tecnologia em nosso dia a dia)

1.  Você envia e-mail ou MSN para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua;

2. Você usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as  compras;

3. Esquecendo seu celular em casa (coisa que você não tinha há 10 anos), você fica apavorado e volta logo para buscá-lo;               

4. Você levanta  pela manhã e quase que liga o computador antes de tomar o  café;    

5. Você conhece o significado de naum,  tbm, qdo, xau, msm, dps, Cc, Cco,...;                

6.  Você não sabe o preço de um envelope comum;     

7. A maioria das piadas que você conhece,  recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho...);

8. Você fala o nome da firma onde trabalha  quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo o  celular !!); 

10. Você vai ao  trabalho quando o dia ainda está clareando e volta para casa quando  já escureceu de novo;  
11. Quando seu  computador pára de funcionar, parece que foi seu coração que  parou;

11. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo;     

12.  Você está concordando tão interessado na leitura que nem reparou que nessa lista não tem o número 9;               

13. Você  retornou à lista para verificar se é verdade que falta o número  9 e nem viu que tem dois números 11;          

14. E agora você está rindo consigo mesmo;     

15.  Você já está pensando para quem você vai enviar esta mensagem;             

Feliz  modernidade...

União e consciência negra

A comemoração da memória do Zumbi é importante em um Brasil que ainda mantém uma herança de forte desigualdade social.

Por Marcelo Barros - Revista Brasil de Fato

No Brasil, esta semana começa pela recordação do dia em que foi implantada a República (15 de novembro) e se encerra com o dia consagrado à União e Consciência Negra. Segundo historiadores recentes, no Brasil, a mudança da Monarquia para a República aconteceu quase por engano ou por acaso. Não era a opção profunda do Marechal Deodoro e de seus companheiros. E não significou uma verdadeira transformação da forma de exercer o poder que continuou com as elites (Cf. Fábio Konder Comparato em Caros Amigos, nov. 2010). O segundo fato recordado nesta semana ocorreu em 20 de novembro de 1696.  Neste dia, Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra contra a escravidão, foi martirizado. Atualmente, em várias cidades, este dia é feriado e conclui uma semana de comemorações culturais. Uma criança perguntou à mãe se união tem cor e o que significa “consciência negra”. A unidade das raças e a igualdade entre os seres humanos supõem que cada cultura e cada povo tenham consciência de sua dignidade. Chama-se “consciência negra” o fato das pessoas afro-descendentes assumirem sua identidade cultural, conscientes do imenso valor de sua cultura, para contribuir com as outras na riqueza intercultural do Brasil.
A comemoração anual da memória do Zumbi é importante em um Brasil que ainda mantém uma herança de forte desigualdade social. Em inúmeros casos, na realidade brasileira, ser negro é quase sinônimo de ser pobre e ter menos acesso à escolaridade e às condições sociais de outros brasileiros. José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, afirma: “A cor negra da pele de homens e mulheres, assim como sua raça e cultura própria, foram motivos de crueldade humana e de barbárie que mancharam e continuam manchando a dignidade da humanidade” (Carta Capital, 12/11/2008,p. 60). Por isso, são sempre importantes e oportunos os programas que fomentam a igualdade de condições e a integração social de negros e brancos. Conforme a Constituição Brasileira devem ser respeitadas e valorizadas as comunidades remanescentes de Quilombos. São grupos que, desde os tempos da escravidão, reúnem negros, seus aliados e descendentes, em uma comunidade com cultura e valores próprios. Eles devem ter direito à terra coletiva e merecem das autoridades públicas a proteção e o apoio necessários. Estas comunidades estão organizadas em quase todos os estados e somam mais de dois mil grupos e comunidades. Algumas delas mantêm elementos de idioma, de danças e costumes ancestrais que são de uma riqueza incalculável para todo o Brasil.