quinta-feira, 21 de novembro de 2019

DESENVOLVIMENTO >> Pesquisa realizada pela UFERSA comprova viabilidade da produção de sorgo em ambientes com alta salinidade


Experimento ocupa uma área de 0,5 hectare no município de Upanema (RN) com as variedades Sudanense e Sacarino Forrageiro/Foto: Eduardo Mendonça
O sorgo, uma cultura voltada principalmente para a alimentação de animais, pode ser cultivado em ambientes com alta salinidade. Isso é o que aponta os dados preliminares de uma pesquisa que vem sendo realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido ao comprovar a viabilidade de produção em grande escala no semiárido, região que possui água salobra em abundância. O trabalho denominado ‘Cultivo de sorgo submetido à irrigação deficitária e com águas de elevada concentração salina durante período seco e chuvoso no semiárido nordestino’ é coordenada pelo pesquisador da Ufersa, o engenheiro agrônomo José Francismar de Medeiros, sendo parte do Projeto Manejo do Sistema solo-água-planta em área do semiárido nordestino brasileiro,  aprovado pelo Edital Bolsa de Produtividade, do CNPq.
Francismar Medeiros, pesquisdor da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça
Segundo Francismar Medeiros o sorgo é reconhecido por sua tolerância moderada ao estresse salino, se tornando, portanto, uma alternativa para o cultivo em ambientes que apresentam deficiência hídrica. “A pesquisa tem a sua importância no sentido de trazer novas cultivares para a região ao constatarmos que podemos cultivar a planta utilizando a água salobra e em menor quantidade, ou seja, produzir sorgo com um manejo de irrigação usando menos água sem haver perda significativa de produção” afirma o agrônomo.
O experimento ocupa uma área de 0,5 hectare no município de Upanema (RN) com as variedades Sudanense e Sacarino Forrageiro (SF15), ambas,desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco.  “O trabalho é voltado para trazer soluções para os agricultores que ainda têm resistência para o plantio do sorgo e que continuam insistindo na cultura do milho para forragem” frisa. Francismar lembra que as condições climáticas do nordeste não favorecem ao cultivo do milho, diferente do sorgo que é uma cultura bastante adaptada as condições do semiárido.
Outras vantagens são apontadas pelo pesquisador como, por exemplo, o sorgo sudão que tem precocidade elevada podendo ser colhido para alimentar os animais com 45 dias e, o sorgo sacarino forrageiro que apresenta alto teor de açúcar e de produtividade de massa, alcançando entre 60 a 80 toneladas por hectares.
Resultados preliminares mostram que as plantas têm tolerado a ambientes de alta salinidade/Foto: Eduardo Mendonça
Os resultados preliminares mostram que as plantas têm tolerado a ambientes de alta salinidade de até 4 gramas por litro de sais na irrigação, ou seja, o mesmo teor encontrado na água de rejeito de salinizadores sem que ocorra perda na produtividade da planta. A pesquisa avalia a produção, a qualidade, o crescimento, a rebrota, bem como as variáveis fisiológicas e bioquímicas das duas variedades de sorgo em diferentes lâminas de irrigação e de concentrações de sais na água de irrigação. O trabalho envolve três pesquisas de mestrado e uma de doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água e, Fitotecnia da Ufersa.
 O pesquisador garante que o sorgo é uma planta que para a forragem é a melhor entre as diversas espécies disponíveis. “Com 300 milímetros de chuva o produtor consegue colher entre 20 a 25 toneladas por hectares, enquanto que com o milho, na mesma condição hídrica, não produziria nada” exemplificou. Ainda segundo Francismar Medeiros plantado em grande escala o sorgo pode ser utilizado para a produção de álcool e açúcar, como também para fazer silagem. “O desafio da pesquisa é contribuir para a solução de escassez de água e para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção com água salinas para a produção de forragem e outras culturas alimentares” pontua o pesquisador.

MEDICAMENTOS E SAÚDE >> Uso inadequado de antibióticos aumenta resistência de bactérias

medicamentos
O uso consciente de antibióticos requer a atuação de diversos atores, que vão desde a população em geral até profissionais da saúde e indústria farmacêutica. “Sem uma ação urgente, caminhamos para uma era pós-antibióticos, em que infecções comuns e ferimentos leves podem voltar a matar”, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).organização que promove até domingo (24) a Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos. A programação teve início nesta segunda-feira (18).
Segundo a OMS, o uso inadequado de antibióticos faz com que as bactérias se alterem, tornando-se resistentes a medicamentos. Infecções como pneumonia, tuberculose e gonorreia, estão se tornando cada vez mais difíceis e, às vezes, impossíveis de tratar. A OMS estima que pelo menos 700 mil pessoas morrem por ano devido a doenças resistentes a medicamentos antimicrobianos e alerta que o número de mortes pode chegar a 10 milhões, a cada ano, até 2050, mantido o cenário atual.
“Isso é um problema que tem se tornado cada vez mais grave. A resistência bacteriana hoje em dia é considerada uma das 10 maiores ameaças à saúde pública global. Infecções para as quais antigamente a gente tinha tratamento, hoje praticamente não temos mais opções”, disse a chefe do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz, Ana Paula Assef, em entrevista à Rádio Nacional.
A pesquisadora ressalta que vários atores podem contribuir para reverter esse cenário. Profissionais da saúde podem ter mais cuidado e prescrever antibióticos de forma correta e consciente, escolhendo melhor o medicamento na hora de receitá-lo.
E a população também pode se proteger. “Muitas vezes acontece de a gente usar o antibiótico que tem no armário da vizinha, ou da tia, que falou que usou aquele antibiótico para tratar uma infecção parecida. Não pode. A população tem que ter essa noção de que antibiótico só pode ser usado, que só adianta, para infecções bacterianas. E quem tem que receitar é o médico”, afirmou.

Consumo no mundo

Relatório da OMS publicado no ano passado aponta grandes discrepâncias nas taxas de consumo entre os 65 países analisados, variando de aproximadamente quatro doses diárias definidas (DDD) por cada mil habitantes para mais de 64 doses diárias definidas por cada mil habitantes.
Segundo a organização, a grande diferença no uso de antibióticos em todo o mundo indica que alguns países provavelmente estão usando antibióticos, enquanto outros podem não ter acesso suficiente a esses medicamentos que salvam vidas.
No Brasil, a taxa de consumo é 22,75, a maior entre os países americanos com dados disponíveis. O país é seguido por Bolívia, com taxa de consumo de 19,57 doses diárias definidas por cada mil habitantes; Paraguai, com 19,38; Canadá, com 17,05; Costa Rica, com 14,18; e Peru, com 10,26.
De acordo com o médico infectologista Hélio Bacha, grande parte do uso do antibiótico no Brasil, especialmente o ambulatorial, é desnecessária. “Há uma pressão muito grande por parte da população, que acha que antibiótico é medicação eficaz para todo tipo de infecção e há uma formação médica nem sempre adequada para distinguir o bom uso do antibiótico”, diestacou Bacha, que é consultor técnico representante da Sociedade Brasileira de Infectologia no Conselho Científico da Associação Médica Brasileira.
Bacha disse que grande parte das doenças infecciosas virais e mesmo infecções bacterianas tem cura espontânea. É preciso, portanto, “melhorar a prescrição por parte dos médicos. E isso não basta, se não houver consciência coletiva da população. [É preciso] melhorar o nível de saber dessa população dos limites do uso do antibiótico e das ameaças que isso traz.”
Segundo a OMS, há uma série de ações que podem ser tomadas por diversos setores da sociedade.

A população pode:

Prevenir infecções, lavando as mãos regularmente, praticando uma boa higiene alimentar, evitando contato próximo com pessoas doentes e mantendo atualizado o calendário de vacinação.
Usar antibióticos apenas quando indicado e prescrito por um profissional de saúde.
Seguir a prescrição à risca.
Evitar reutilizar antibióticos de tratamentos prévios que estejam disponíveis em domicílio, sem adequada avaliação de profissional de saúde.
Não compartilhar antibióticos com outras pessoas.

Profissionais de saúde podem:

Prevenir infecções ao garantir que as mãos, os instrumentos e o ambiente estejam limpos.
Manter a vacinação dos pacientes em dia.
Quando uma infecção bacteriana é suspeita, realizar culturas e testes bacterianos para confirmá-la.
Prescrever e dispensar antibióticos apenas quando realmente forem necessários.
Prescrever e dispensar o antibiótico adequados, assim como sua posologia e período de utilização.

Os gestores em saúde podem:

Implantar um robusto plano de ação nacional para combater a resistência aos antibióticos.
Aprimorar a vigilância às infecções resistentes aos antibióticos.
Reforçar as medidas de controle e prevenção de infecções.
Regulamentar e promover o uso adequado de medicamentos de qualidade.
Tornar acessíveis as informações sobre o impacto da resistência aos antibióticos.
Incentivar o desenvolvimento de novas opções de tratamento, vacinas e diagnóstico.

O setor agrícola pode:

Garantir que os antibióticos dados aos animais – incluindo os produtores de alimentos e os de companhia – sejam usados apenas no tratamento de doenças infecciosas e sob supervisão de um médico veterinário.
Vacinar os animais para reduzir a necessidade do uso de antibióticos e desenvolver alternativas ao uso de antibióticos em plantações.
Promover e aplicar boas práticas em todos os passos da produção e do processamento de alimentos de origem animal e vegetal.Adotar sistemas sustentáveis com melhor higiene, biossegurança e manejo dos animais livre de estresse.
Implementar normas internacionais para o uso responsável de antibióticos estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal, FAO [Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura] e OMS.

A indústria da saúde pode:

Investir em novos antibióticos, vacinas e diagnósticos.
Fonte: Agência Brasil

CLIMA >> Sertão do Cabugi: alerta de temperaturas altas para os próximos dias, população deve ter alguns cuidados

A população da Região Sertão Central Cabugi potiguar devem ficar de sobreaviso e adotar medidas de precaução por conta de uma massa de ar seco que se instalou na região. 

A umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 30% nos períodos vespertinos em grande parte do Sertão do Cabugi. As altas temperaturas que devem chegar próximas a 40°C em algumas cidades da Região Central, como é o caso de Angicos, são um fator adicional de preocupação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte que as altas temperaturas e a baixa umidade do ar podem causar problemas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos, e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Por conta dos riscos à saúde, os moradores da região devem evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, a umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, regar jardins, permanecer sempre que possível em locais protegidos do sol e áreas com vegetação, consumir água à vontade, além de sempre que puder utilizar soro fisiológico para umedecer olhos e narinas.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

O TIPO DE MENTALIDADE QUE PREVALECE NO GOVERNO BOLSONARO >> Latuff: se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de pele negra!


O cartunista Carlos Latuff comentou o ato de vandalismo do deputado federal Coronel Tadeu (PSL) que destruiu um desenho seu no qual denunciava a violência policial contra a população negra.
A obra estava exposta na Câmara dos Deputados, fazendo parte de uma mostra sobre o Mês da Consciência Negra.
“Agressão de um policial militar, que por acaso também é um parlamentar, contra uma de minhas charges exposta no Congresso Nacional e que denuncia a violência policial, nos leva a seguinte reflexão: se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra!”, escreveu o cartunista no Twitter.
Atenção: o deputado @CoronelTadeu destruiu há pouco a charge do @LatuffCartoons que estava exposta na Câmara e simbolizava um PM atirando em um jovem negro. Deputados estão neste momento protestando e prometem acionar Conselho de Ética para que o parlamentar seja punido
Vídeo incorporado
@LatuffCartoons
Agressão de um policial militar, que por acaso também é um parlamentar, contra uma de minhas charges exposta no Congresso Nacional e
que denuncia a violência policial, nos leva a seguinte reflexão. Se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra!

OS RESULTADOS DA "REFORMA" DA PREVIDÊNCIA >> Pensão por Morte: Já está valendo o corte de 50% no valor dos benefícios

image.png

Pensão por morte foi um dos benefícios mais afetados pela Reforma da Previdência. Com a nova regra, este benefício caiu pela metade. Existe ainda a possibilidade de aumentar um pouco o valor caso existam filhos menores de 21 anos.

PENSÃO POR MORTE, um benefício que já foi vitalício, independente, da idade do pensionista, e que já antes da reforma, com a Medida Provisória 664 de 2014 que posteriormente deu origem a Lei 13.135/2015, passou a ter período de concessão, dependendo da idade do pensionista, vai continuar sendo atrelada aos seguintes critérios:
Menos de 21 anos: duração máxima do benefício de 3 anos.
Entre 21 e 26 anos: duração máxima do benefício de 6 anos.
Entre 27 e 29 anos: duração máxima do benefício de 10 anos.
Entre 30 e 40 anos: duração máxima do benefício de 15 anos.
Entre 41 e 43 anos: duração máxima do benefício de 20 anos.
Acima de 44 anos: durante toda a vida.

Art. 23. A pensão por morte concedida a dependente de segurado do Regime Geral de Previdência Social ou de servidor público federal será equivalente a uma cota familiar de 50% (cinquenta por cento) do valor da aposentadoria recebida pelo segurado ou servidor ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito, acrescida de cotas de 10 (dez) pontos percentuais por dependente, até o máximo de 100% (cem por cento).

Como ficou a Regra para receber Pensão por Morte agora

Vejam, a esposa ou companheira o  esposo ou o companheiro receberá só a metade e, para cada dependente haverá um acréscimo de 10%. Caso existam filhos menores de 21 anos, cada um receberá 10% a mais, no limite de 100% daquilo que era o valor da aposentadoria.
Então se a pessoa morreu e deixou 2 filhos menores de 21 anos, a pensão será de 80%. Mas quando os 2 filhos completarem 21 anos, a pensão fica só nos 50% + 10%, para a esposa ou marido que ficou de pensionista.
Contudo, caso exista um dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave, a pensão será integral. É isto o que prevê o inciso I, do § 2º, do mesmo art. 23 da Reforma, já citado acima.

CIDADANIA EM DESTAQUE >> Experiência de Museu Quilombola do RN ganha Prêmio Internacional



























O 10º PRÊMIO IBERMUSEUS DE EDUCAÇÃO
O Prêmio Ibermuseus de Educação tem objetivo de reconhecer, promover e recompensar iniciativas ibero-americanas mais inovadoras no campo da educação em museus. Em sua 10ª edição foram inscritos 158 projetos de 15 países.
Os projetos selecionados pelo Prêmio Ibermuseus são classificados de acordo com duas (02) categorias pré-estabelecidas: Categoria I: Reconhecimento de projetos concluídos ou em fase de execução e categoria II: Fomento à realização de novos projetos. Na categoria I, foram selecionados apenas 03 projetos e na categoria II 05 projetos conquistaram a premiação.
Na 10ª edição do Prêmio Ibermuseus, 08 projetos de 07 países foram premiados, são eles: Argentina, Brasil, Colombia, Chile, Equador e Portugal foram os vencedores contemplados nas 02 categorias.
Os projetos aprovados têm em comum a valorização da identidade comunitária, garantia de inclusão e coesão social, igualdade de gênero, sustentabilidade, e principalmente a valorização e fortalecimento do patrimônio cultural e de memória social.

A INSTITUIÇÃO PREMIADA
O Brasil conquistou o primeiro lugar na categoria I, destinado a projetos que estão em fase de desenvolvimento. O projeto vencedor foi o Museu Quilombola da Picada, trabalho que vem sendo desenvolvido pela ONG CECOP - Centro de Documentação e Comunicação Popular na Comunidade Quilombola da Picada no município de Ipanguaçu-RN.

A PROPOSTA DO MUSEU QUILOMBOLA
O Museu Quilombola da Picada está se constituindo a partir de um trabalho educativo realizado pela ONG CECOP junto a líderes da comunidade quilombola Agrovila Picada, estudantes e professores das escolas públicas, grupos culturais e associações comunitárias.
A iniciativa tem o objetivo de estimular que os atores locais se apropriem dos conhecimentos e técnicas da museologia social que possibilitam a implementação e operação do museu como estratégia para a valorização da memória local, fortalecendo a organização comunitária e o protagonismo de setores historicamente marginalizados.
A ONG tem trabalhado com ações de mobilização e formação de lideranças comunitárias, a fotografia como estratégia de registro e difusão da realidade local, oficinas de cultura e identidade afro brasileira, produção audiovisual e inventário participativo.
CONTATO DA INICIATIVA
RAIMUNDO MELO
84-99950-4984
TALITA BARBOSA
84-98762-2916

DEPOIMENTOS:

TALITA BARBOSA
COORDENADORA DA ONG

A comunidade da Picada com o apoio e o assessoramento da ONG CECOP - Centro de Documentação e Comunicação Popular, vem realizando um processo de mobilização e organização visando a concretização de um sonho: a implantação e o funcionamento de um Museu Quilombola.

Nesse processo já foram realizadas oficinas de capacitação em museologia social, oficinas de Fotografia, Memória e Identidade que resultaram na montagem de um acervo visual com a participação de alunos de escolas públicas, jovens e adultos da comunidade. Também já foi realizado o registro da memória local com o uso do audiovisual e definição com a comunidade de um planta baixa do Museu. Esse equipamento será construído em forma de mutirão utilizando a técnica da bioconstrução.


RAMUNDO MELO
COORDENADOR DA INICIATIVA

O Museu Quilombola da Picada é uma determinação da comunidade em registrar suas memórias de resistência e luta, seus saberes e fazeres populares. Esse espaço será um importante equipamento cultural, educativo, turístico e para o desenvolvimento sustentável da comunidade e região.

Nesse processo foi organizada uma comissão de implantação do museu, constituída por lideranças locais, representantes de associações, grupos culturais, juventude, escola, ONGs e instituições como a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, através do Projeto da RPTV – Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultual, a Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN  e a Prefeitura de Ipanguaçu através das Secretaria Municipais.

Com o Prêmio será construído um dos módulos do museu e será realizado um inventário participativo dos bens culturais locais.  Terá continuidade a documentação fotográfica e audiovisual da comunidade, será planejado e executado o projeto expográfico do Museu, um planejamento estratégico local e um programa educativo a ser desenvolvido com a comunidade.

PAULO MARQUES
Professor e Presidente da Associação Cultural

“A comunidade está num processo de mobilização para implantar  um espaço onde vai está registrado a sua identidade, a sua memória. Espaço esse que será de grande importância para o turismo comunitário”.

FRANCIMARA DA COSTA
Liderança Comunitária e artesã

“Um museu na Comunidade da Picada será de grande valia, porque vai resgatar a cultura, onde antes tinha as casas de taipa e hoje não tem nenhuma. E os filhos da gente vai conhecer a vivência que a gente tinha antes e as pessoas de fora irão visitar bastante, e a comunidade vai ficar mais reconhecida e turismo local vai cada vez mais desenvolver”.

JACIRA RIBEIRO
Professora e Liderança Comunitária

“O museu é importante porque ele vem contar a nossa história, contribuir com a educação e contar as nossas lutas”.

HELOISA HELENA
Artesã e Liderança Local

“... E com esse museu a gente vai ter um local próprio para quando uma pessoa quiser conhecer e chegar aqui a gente pode ir para o museu e lá nós vamos conhecer a história da comunidade toda. Desde o artesanato, à pescaria, como todo o trabalho da comunidade a gente vai ter exposto nesse museu. Então, pra mim, para a minha família vai ser um recurso de grande valor para dentro da nossa comunidade”.

Abaixo mais algumas imagens:





LUTA E RECONHECIMENTO >> Acontecerá na Câmara Municipal de Natal a entrega da comenda Zumbi de Palmares

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
Companheiras e companheiros que atuam no combate ao racismo e lutam pela valorização da cultura negra na nossa cidade serão homenageados com a Comenda Zumbi dos Palmares, nesta quarta-feira, 20.
Como unica vereadora negra em atuação no legislativo natalense é uma honra participar dessa solenidade, que há anos é conduzida pelo vereador Fernando Lucena (PT-RN).
A atividade acontece a partir das 18h30, na sede do legislativo da capital potiguar, que fica no cruzamento da R. Jundiaí com a Av. Campos Sales.

ENTREGA DA COMENDA ZUMBI DOS PALMARES
Quarta-feira a partir das 18h30 - 20.11
Câmara Municipal de Natal (R. Jundiaí com Av. Campos Sales)

Extraído da página do Facebook da Vereadora Divaneide PT Natal/RN

terça-feira, 19 de novembro de 2019

TRISTE REALIDADE >> A situação da Educação com os fascistas no poder!

INOVAÇÃO E PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL >> PepsiCo lança desafio para buscar ideias inovadoras para reciclagem de plástico



PepsiCo, fabricante de alimentos e bebidas, em parceria com a Young Americas Business Trust (YABT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), está lançando a 11ª edição do Eco-Desafio, que tem como objetivo incentivar jovens da América Latina a apresentar ideias para redução de resíduos plásticos.

O desafio oferece treinamento gratuito a todos os participantes, além de patrocínio para as equipes que chegarem às finais. Os participantes vencedores de cada categoria devem receber prêmios de até US$ 5 mil.

De acordo com a empresa, o foco do desafio é identificar soluções sustentáveis, que tenham alto potencial de implementação, com objetivo de “construir um mundo onde os plásticos nunca precisem se tornar lixo”. A competição busca jovens de 18 a 34 anos. Interessados devem se inscrever até dia 31 de dezembro, pelo link.

João Campos, CEO da PepsiCo Brasil Alimentos, explica que a empresa trabalha já há alguns anos em programas de reciclagem, com foco em educação, empreendedorismo e capacitação de cooperativas dereciclagem.

“Reconhecemos que não podemos criar mudanças sustentáveis sozinhos, por isso trabalhamos para ampliar nossas estratégias por meio de parcerias e assim aumentar seu impacto. Convidamos os jovens a serem nossos aliados nesse processo e contamos com a grande criatividade que os diferenciam para encontrar soluções inovadoras que nos permitam continuar avançando nessa visão”, afirma Campos.

O desafio

Com objetivo de empoderar jovens a promover empreendedorismo, o Eco-Desafio deve considerar duas
categorias:

Além da Garrafa e do Pacote: soluções inovadoras e novas tecnologias focadas na criação de alternativas para os materiais das garrafas e dos pacotes e/ou na sua substituição. Soluções para pós-uso do consumidor de material PET também serão consideradas nesta categoria.

Reciclagem e uso Pós-Consumo do BOPP: soluções inovadoras para reciclar materiais usados em embalagens flexíveis, de polipropileno (BOPP), como as de salgadinhos, por exemplo, bem como soluções para pós-uso do material pelo consumidor.

O Eco-Desafio faz parte da Competição de Talento e Inovação das Américas (TIC Americas), que está em vigor desde 2009 e já recebeu mais de 17 mil propostas de negócios entregues por quase 23 mil jovens de 33 países diferentes.

“O Eco-Desafio e nossa aliança de mais de onze anos com um parceiro de primeiro nível, como a YABT, é uma grande oportunidade para expandir nossos esforços pela redução do desperdício de plástico e reinvenção de nossas embalagens. É incrível ver o nível de compromisso que os jovens têm para ter um impacto positivo e apresentar inovações que combinam seus conhecimentos e habilidades, juntamente com sua experiência e entendimento de ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável”, diz Ricardo Maldonado, general manager de bebidas da PepsiCo Brasil.

Fonte: https://itmidia.com/pepsico-lanca-desafio-para-buscar-ideias-inovadoras-para-reciclagem-de-plastico/?fbclid=IwAR0YHpNgBkos4Zy35K2h0K9WNieMBhd1W06sgY2Xgn8wuH4NNPZKm8BR9QI

O HOMEM DO POVO NO MEIO DO POVO >> Lula arrasta mais de 200 mil pessoas em festival no Recife



Recife – “Eu estou vendo os salários desaparecerem; estou vendo a aposentadoria cada vez mais distante do povo trabalhador e estou vendo que estamos com dificuldade em reagir”, disse o ex-presidente Lula durante o discurso a um mar vermelho que esteve na Praça Nossa Senhora do Carmo, no bairro Santo Antônio, na região central do Recife (PE) neste domingo, durante o primeiro Festival Lula Livre com a presença do líder petista.

A tão esperada chegada de Lula se deu por volta das 18h30, depois de diversos artistas passarem pelo palco ao longo da tarde. O ex-presidente canalizou o discurso em eixos ligados aos ataques proferidos pelo governo Bolsonaro à classe trabalhadora; às arbitrariedades do ministro da justiça Sérgio Moro; aos dias em que ficou na prisão e, principalmente, fez agradecimentos ao presidenciável e ex ministro da educação Fernando Haddad, que também esteve no palco ao lado do líder petista. Com palavras de gratidão, Lula direcionou reconhecimento a Haddad pela campanha de 2018, além de gentilmente ter mencionado os artistas que construíram a festa, ressaltando a importância de valorizar e incentivar à cultura.


Ao longo de sua manifestação, Lula falou sobre sua nova paixão e de como tem se sentido jovem, “com energia de alguém com 30 anos e tesão de alguém de 20”. Aproveitando o momento, chamou a companheira Rosângela da Silva para se aproximar e a apresentou ao público que, em resposta, lançou em coro: “beija, beija!”. Sem graça, o ex presidente falou que era tímido e não iria atender aos pedidos. Mas a namorada  foi mais ágil e lascou um beijo no presidente, deixando o público em delírio.

O festival teve início ao meio dia e contou com mais de 40 artistas, blocos de carnaval e rodas de samba. De acordo com a organização do evento, mais de 200 mil pessoas passaram pela praça Nossa Senhora do Carmo.

Da constelação de estrelas que participaram do ato cultural e político para celebrar a liberdade do ex-presidente estavam Otto, Mundo Livre S/A, Marcelo Jeneci, Odair José, Aline Calixto, Francisco El Hombre, Lia de Itamaracá, Digitaldubs, Siba, Johnny Hooker e Chico Cesar.

A festividade estava marcada antes mesmo do alvará de soltura que libertou o presidente no último dia 8. Mas com a confirmação da presença do líder, o evento ganhou uma grande proporção e mobilizou movimentos sociais e pessoas de toda região Nordeste.

Com a notícia da primeira visita de Lula ao coração do Brasil, a capital pernambucana recebeu muitas caravanas dos estados vizinhos. De Natal, a exemplo, três ônibus de viagem organizados pelo Comitê Lula Livre do RN seguiram com destino a Recife.

Essa foi a terceira vez que o presidente falou com seus fãs e admiradores após sair da prisão. A primeira aconteceu em Curitiba, minutos depois de deixar o prédio da Polícia Federal. No dia seguinte, Lula discursou para mais de 50 mil pessoas em frente a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo.

Ao longo da tarde, debaixo de sol forte, muita gente, entre crianças, idosos, cadeirantes e bebês de colo foram tomando o largo da Praça do Carmo que se transformou em um verdadeiro carnaval fora da época. O evento teve direito a muito glitter, camisetas vermelhas e adereços de todos os tipos.

No decorrer da programação, a banda pernambucana Mundo Livre entrou no palco no fim da tarde fazendo referência a importância desse momento histórico para democracia e criticando a Rede Globo por estar “silenciando o momento”, disse Fred, vocalista do grupo.

Logo depois, o palco foi ocupado por mulheres. Primeiro Bia Ferreira e em seguida Doralice, que marcou presença usando uma blusa estampada de Dilma Roussef e dedicou sua luta à mãe e a ex-presidenta. Para a cantora, o golpe contra Roussef em 2016 foi machista e misógino. Enquanto se apresentava, Carla Guino fazia a mixagem da rapper. No fim, as mulheres terminaram o show com gritos de “salve o rap nacional”, em um apelo à resistência da cultura da periferia.

Ainda com o palco ocupado por mulheres, Raissa Dias, também pernambucana, “puxou um breguinha” para aquecer a noite “já que estamos em Recife, o país do brega”, declarou. A música de Raissa Dias é “um som que ecoa de dentro da favela”, disse a artista, que mais adiante finalizou sua performance declarando que “mulher também pode cantar brega funk”.

IGREJA NO MEIO DO POVO >> Igreja Católica prevê atender 700 mil ribeirinhos na Amazônia com o Barco Hospital Papa Francisco

Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (4)

Construído pela Indústria Naval do Ceará, zarpou na sexta-feira, dia 7 de junho, o Barco Hospital Papa Francisco. Seu destino são as povoações da Amazônia, para onde leva o propósito de atender uma estimativa de 700 mil ribeirinhos.
O arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, presidiu a celebração de bênção e envio da embarcação. Participaram desta cerimônia também os frades franciscanos, diretamente envolvidos na concepção e implementação da iniciativa, além de outros religiosos e profissionais de diversas áreas que trabalharam na construção do navio.

Iniciativa da Igreja no Brasil
O barco deverá cobrir um percurso de mil quilômetros ao longo do Rio Amazonas, em território paraense, a fim de levar atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas de 12 municípios, beneficiando cerca de 700 mil pessoas.
A maquete do barco-hospital, que é uma proposta da Igreja no Brasil, foi apresentada ao Papa Francisco em 5 de novembro de 2018, no Vaticano. O projeto, que emocionou o Papa, foi apresentado a ele por dom Bernardo Bahlmann, bispo do Óbidos, e pelo frei Francisco Belotti, da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Eles foram “provocados” pelo próprio Papa, que, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, tinha visitado um hospital administrado pela Fraternidade no Rio de Janeiro e perguntado ao frade se eles já estavam presentes também na Amazônia.

Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (3)

O propósito do projeto que leva o nome do pontífice é levar mais saúde às comunidades ribeirinhas, com especial enfoque na prevenção contra o câncer mediante exames e triagens para pesquisas, a ser feitas em parceria com universidades sobre as patologias de maior incidência na região.
De acordo com o site Aleteia.org, o barco-hospital tem estrutura com ambulatórios, laboratórios, bloco cirúrgico e alojamento para profissionais da saúde, na maioria voluntários de hospitais-escola administrados pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. O navio contará ainda com assistência de congregações franciscanas femininas, incluindo a presença constante de uma freira médica.
Em Belém, a embarcação receberá uma imagem da Virgem de Nazaré e seguirá para Óbidos, ainda no Pará. Naquela cidade, com celebração eucarística, terá início a primeira missão do barco-hospital.
Como bem observou o frei Francisco Belotti, “o povo da Amazônia tem dificuldades em ver médicos e sacerdotes; neste barco-hospital, eles verão os dois”.