sábado, 20 de junho de 2015

Paróquia de Lajes em festa >> Missa de Aniversário e Arraiá das Pastorais

17 anos de Sacerdócio do Pe. Zezinho

 
A comunidade católica lajense celebrou o 17º aniversário de sacerdócio do nosso querido Pe. José Roberto da Rocha, nesta sexta-feira (19), com a Santa Missa em Ação de Graças. Esteve presente também, o Pe. Manoel Alaíde da Paróquia de São Paulo Apóstolo da cidade de Pedro Avelino.

Desses 17 anos de vida sacerdotal, 5 foram dedicados à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, aqui em Lajes.O padre recebeu homenagens ainda na Missa e agradeceu a toda a comunidade de Lajes.

Arraiá das Pastorais


Ainda na comemoração dos 17 anos de sacerdócio do Pe. Zezinho, todos foram convidados para o Arraiá das Pastorais, no Centro Pastoral Monsenhor Vicente, onde ali cantaram parabéns para o padre, partiram o bolo e, em clima junino, festejar com o já tradicional Arraiá das Pastorais.

O grande momento do arraiá foi a quadrilha improvisada puxada pelo grande amigo Leal Sucesso e animada por Paulo Wilson Show.

Vejam as fotos de Thiago Vital, Pedro Henrique e Júlio Sávio curtido a página do Facebook da Pascom Lajes >>> CLIQUE AQUI.

Fonte: http://www.blogavozdaimaculada.blogspot.com.br/2015/06/missa-de-aniversario-e-arraia-das.html

Divulgando >> Anne Passos Coiffer - Av Abel Cabral, 22 Nova Parnamirim


Consumo e Saúde >> Uso de agrotóxicos no Brasil cresce mais de duas vezes e meia em dez anos

Resultado de imagem para agrotóxico e alimentaçãoA Região Sudeste apresentou a maior quantidade do produto, com 8,8 quilos por hectare, e o estado de São Paulo foi o que fez o uso mais intenso em 2012

O uso de agrotóxicos na agricultura brasileira mais do que dobrou entre os anos de 2002 e 2012, divulgou nesta sexta-feira (19/6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), o uso de agrotóxicos saltou de 2,7 quilos por hectare (kg/ha) em 2002 para 6,9 quilos por hectare em 2012, uma variação de cerca de 155%.

Segundo o IBGE, os produtos mais usados em 2012 são os considerados perigosos ou muito perigosos, com 64,1% e 27,7% do total de produtos comercializados naquele ano. Os herbicidas foram os agrotóxicos mais comercializados no período, com 62,6% do total de vendas, seguidos pelos inseticidas, com 12,6%, e pelos fungicidas, com 7,8%.


O uso de agrotóxicos por área foi maior na Região Sudeste, com 8,8 quilos por hectare, e o estado de São Paulo foi o que fez o uso mais intenso em 2012, com 10,5 kg/ha. O segundo estado com maior uso de agrotóxicos é Goiás, com 7,9 kg/ha, e o terceiro Minas Gerais, com 6,8 kg/ha. O menor uso de agrotóxicos foi verificado no Amazona e no Ceará, onde o valor é menor que 0,5 kg/ha.

Destaque >> Brasil continua líder na reciclagem de latas de alumínio para bebidas


País reciclou 97,9% das embalagens consumidas em 2012, mantendo a liderança mundial desde 2001
A ABAL e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade – ABRALATAS divulgaram hoje, 31 de outubro, que o país reciclou 267,1 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas, das 272,8 mil toneladas disponíveis no mercado em 2012. Com isso, o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas atingiu 97,9%, mantendo o Brasil na liderança mundial desde 2001. Conforme dados das duas entidades, foram recicladas no ano passado 19,8 bilhões de embalagens, o correspondente a  54,1 milhões/dia, ou 2,3 milhões/hora.
Mesmo apresentando um percentual ligeiramente inferior ao recorde de 2011, ambas as variáveis que compõem o índice de reciclagem de latas apresentaram evolução, quando comparadas com 2011. O volume de latas comercializadas aumentou 7,8%, enquanto a coleta das embalagens cresceu 7,4%.
Segundo o coordenador da Comissão de Reciclagem da ABAL, Carlos Roberto Morais, as empresas de reciclagem investem continuamente em pontos de coleta, capacidade e eficácia de processamento e, portanto, estão preparadas para atender à crescente disposição de sucata. “A cadeia de reciclagem tem esse mérito de estar estruturada para absorver e processar volumes cada vez maiores de latas descartadas; isso garante que nossos resultados não sejam pontuais, mas permanentes”.
Para Renault de Freitas Castro, diretor-executivo da ABRALATAS, o anúncio do índice de reciclagem de latas de alumínio não representa apenas o cumprimento de uma rotina anual das duas associações, mas principalmente uma prestação de contas à sociedade sobre a eficiência dessa atividade no país. “Trata-se de um modelo de coleta e de reciclagem concebido no Brasil e com intensiva participação dos catadores; prova de que não precisamos importar modelos baseados na realidade de outros países”, ressalta.
Vantagens econômicas e ambientais
Em 2012, a coleta de latas de alumínio para bebidas injetou R$ 630 milhões na economia nacional. Além disso, por consumir apenas 5% de energia elétrica, quando comparado ao processo de produção de metal primário, a reciclagem das 267,1 mil toneladas de latas proporcionou uma economia de 4.000 GWh ao país, número equivalente ao consumo residencial anual de 6,6 milhões de pessoas, em dois milhões de residências. 

Lei Seca reduz uso de álcool ao volante e número de acidentes, diz pesquisa



Após o endurecimento da Lei 11.705/2008, a chamada Lei Seca, em 2012, caiu o índice de adultos que admitem beber e dirigir nas capitais do país. A queda foi de 16% entre 2012 e 2014, de acordo com a pesquisa Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014, do Ministério da Saúde. O dado foi divulgado hoje (19), data em que a lei completa sete anos.
A pesquisa mostra que 7% dos entrevistados em 2012 responderam ainda manter o hábito de consumir álcool e dirigir. Em 2014, o percentual para 5,9%. A Vigitel ouviu 40,8 mil pessoas com mais de 18 anos de idade, nas capitais do país.
Dados da Polícia Rodoviária Federal mostram ligeira queda no número de acidentes ocorridos por influência do álcool após a lei ter estabelecido tolerância zero ao álcool e aumentado o valor da multa para quem for flagrado embriagado ao volante, em 2012. Naquele ano foram registrados 7.594 acidentes, 7.526 em 2013 e 7.391 no ano passado.
Na avaliação do professor de direito penal, do Centro Universitário Iesb, e autor do livro Embriaguez ao Volante e na Aplicabilidade Jurídica do Exame Visual, Marcelo Zago, os sete anos de vigência da Lei Seca tiveram efeitos positivos. “Quando se leva em conta que o número de veículos aumentou, possivelmente o número de acidentes iria aumentar, mas eles permanecem estáveis e vêm diminuindo em alguns pontos de rodovias federais”, disse.
Para Marcelo Zago, em paralelo à legislação que proíbe a combinação de álcool e direção, é importante que sejam feitas campanhas de educação no trânsito, constantemente. “É uma legislação que vem sendo endurecida à medida que o tempo passa, porque é um clamor social grande, e o endurecimento da legislação, por si só, não gera efeito tão benéfico quanto o efeito veiculado juntamente com a educação no trânsito. É necessário que haja uma mudança de mentalidade”, ressaltou.
De acordo com a pesquisa Vigitel 2014, as capitais em que os entrevistados mais admitiram dirigir após beber são Florianópolis e Palmas. Os menores índices foram em Vitória, no Rio de Janeiro e Recife. Dos que mais admitiram consumir álcool antes de assumir e direção, 10,7% são homens. Apenas 1,7% das mulheres assumem o risco da mistura bebida e volante.
A Lei 11.705 alterou o Código Brasileiro de Trânsito e estabeleceu limites de concentração de álcool no sangue para motoristas. Em dezembro de 2012 foi sancionada a Lei 12.760 que fez nova alteração no código de trânsito e e estabeleceu tolerância zero ao álcool.
Fonte: Agência Brasil

Alerta >> Barragem de Assu só tem água para consumo humano até setembro de 2016


O setor de irrigação nas regiões Seridó e Vale do Açu, no Rio Grande do Norte, serão afetados a partir de julho em função da seca, que fez reduzir drasticamente o nível da Bacia Hidrográfica Piranhas/Açu. Para o consumo humano, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves só tem água até setembro de 2016.
A Bacia Hidrográfica Piranhas/Açu abrange o Alto Sertão da Paraíba ao desaguar em Macau.
O comunicado foi feito pelo presidente do Comitê de Bacia Hídrica do Rio Piancó (Coremas-Mãe D’água), José Procópio de Lucena, no município de Caicó, no Seridó.
A Agência Nacional de Águas (ANA) vai suspender já a partir do dia 1º de julho o uso de água do Piranhas/Açu para irrigação na região Seridó do Rio Grande do Norte.
Para justificar a medida, José Procópio informou que a Barragem Coremas está com apenas 18% de sua capacidade de armazenamento que é de 1,3 bilhão de metros cúbicos de água.
A sangria da Barragem Coremas abastece a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que armazena 2,4 bilhões de metros cúbicos de água entre as regiões Seridó e Vale do Açu.
José Procópio alertou que se não voltar a chover forte na Paraíba, a Barragem Coremas, mesmo não retirada água para irrigação, secará em 2016.
Em maio passado, a ANA já havia deixado as comportas do Coremas liberando 3 metros cúbicos de água por segundo para garantir abastecimento das cidades do Seridó no RN.
Este abastecimento é possível através do sistema Adutor Manoel Torres.
O secretário Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, José Mairton França, destacou que existe uma grande perca de água ao longo dos 110 km de Coremas a Armando Ribeiro.
Disse que é um grande desperdício de água neste trajeto com evaporação e pelo menos 1,5 mil pontos de coletas de água para pequenos e médios projetos de irrigação.
A água não chega a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro, que atualmente está com apenas 29% de sua capacidade total que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.
A Armando Ribeiro libera água para irrigar pelo menos 30 mil hectares na região do Vale do Açu e é responsável pelo abastecimento de 46 municípios da região.
Entre as cidades abastecidas, está Assu, Serra do Mel e Mossoró, através do Sistema Adutor Jerônimo Rosado. É considerada fundamental para o abastecimento humano nestas regiões.
Por esta razão, a ANA informou que quando o nível do reservatório estiver em 24% será suspenso a retirada de água para irrigação, ficando apenas abastecimento humano.
A previsão de José Procópio é que isto aconteça no mês de dezembro próximo.
"São 600 mil pessoas que hoje dependem da Barragem Armando Ribeiro, e muito mais vão precisar, pois açudes ao redor estão secando. Precisamos manter o abastecimento humano, não podemos prevaricar da nossa função", afirma Procópio a Tribuna do Norte.
Consultado sobre o tema, o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, José Marcos Mairton, destacou que a Barragem Armando Ribeiro tem água para abastecer estes 600 mil habitantes até setembro de 2016.
Sobre as medidas suspendendo a retirada de água para irrigação, José Mairton França disse: "O discurso da empregabilidade é pequeno, pois o mais importante não é a economia, mas a vida das pessoas. Você traz fruta do sul, mas não água", conclui.

A Senadora Fátima Bezerra PT/RN de audiência pública nesta sexta-feira (19), em Lagoa Nova, sobre a Estrada da Produção.

Foto de Fátima Bezerra.
A senadora Fátima Bezerra participou de audiência pública na manhã desta sexta-feira (19), no município de Lagoa Nova, no Seridó, que tratou da retomada das obras da Estrada da Produção. O evento foi uma realização do Parlamento Potengi e da Serra de Santana/Seridó.
O secretário estadual de Infraestrutura, Jader Tores, que representou o governador Robinson Faria, anunciou que em até três meses será retomada a obra da Estrada da Produção.
"Com esse anúncio damos mais um passo importantíssimo para a concretização desse que é um sonho das regiões do Potengi e Seridó. Sou parceira do Governo e estou, como sempre estive, à disposição para contribuir junto ao Governo Federal no que for necessário para retomada e conclusão da Estrada da Produção", ressaltou Fátima Bezerra.
Serão investidos inicialmente R$ 4 milhões, recursos do Pró-Investe - financiamento do Governo do Estado junto ao Banco do Brasil - , valores destinados à construção dos acessos e pontes.
Em 2016, os recursos para continuação e conclusão da obra virão do empréstimo de R$ 850 milhões, feito pelo Governo do RN.
Na ocasião, Fátima observou que o governador Robinson dará um passo importante para viabilizar a Estrada da Produção, um anseio do próprio chefe do Executivo deste o período de campanha. "O governador é sensível e está empenhado para ver pronta essa obra que vai beneficiar a economia de diversos municípios", acrescentou a senadora.
A audiência pública contou com a participação de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças, movimentos e demais representações sociais.
Fonte: Senadora Fátima Bezerra - PT/RN

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Sinto muito orgulho...do Pedro II para mundo >> Esc. Maurício Freire promoveu videoconferência com doutorando potiguar que está na França


A Escola Estadual Maurício Freire realizou no dia 17 de junho uma videoconferência diretamente do Centro de Pesquisa em Câncer da Aix Marseille Université em Marselha na França. O evento foi organizado através de um projeto da disciplina de Biologia, coordenado pelo professor Silenildo Lopes e que está inserido no Programa Ensino Médio Inovador, onde um dos objetivos é integrar os estudantes com outras realidades.



A palestra foi proferida pelo doutorando em Biologia Molecular e Bioquímica (Aix Marseille Université, França), Abinadabe Jackson de Melo, graduado em Ciências Biológicas (UnP), mestre em Ciências Biológicas (UFRN) e bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras. 



A palestra intitulada “A timeline de um matuto nordestino: da escola pública ao doutorado na zoropa”, onde os estudantes puderam ouvir o relato do biólogo Abinadabe Jackson desde a sua vida como aluno na escola pública no município de Lajes do Cabugi, a conquista de uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fies através do ENEM, do acesso ao mestrado na UFRN, do seu ingresso no Programa Ciência sem Fronteiras e do tipo de pesquisa que realiza na universidade. Além disso, falou da importância da persistência nos objetivos, focando que, assim como ele, os demais alunos das escolas públicas também são capazes de alcançar os sonhos.



Os estudantes puderam interagir com o palestrante e fazerem perguntas. Lenielson Vitoriano, aluno do 3o ano, disse que achou muito interessante quando foi falado na explanação que “todos podem conseguir chegar aqui (na França), todo mundo tem capacidade”.

http://www.sppnews.com.br/2015/06/escola-estadual-mauricio-freire.html 

Lajes >> Plano Municipal de Educação será votado hoje na Câmara Municipal

 

Uma das pautas da sessão da Câmara hoje, 19 de junho às 19:30 h, será a votação do nosso Plano Municipal de Educação. O documento já foi objeto de vários encontros desde 2013, o qual foi construído juntamente com todos os segmentos de Lajes.

Na última sexta-feira, 12 de junho a SEMEC realizou a Conferência Municipal de Educação, na qual todos os segmentos envolvidos tiveram oportunidade para debater e aprovar/reprovar as propostas ali contidas que após passarem por todos os trâmites legais, irão permear a educação de nossa cidade pelos próximos 10 anos.

Segundo determinação do MEC, o prazo final para municípios e estados  aprovarem o referido documento nas casas legislativas é dia 24 de junho.

Derrotados no Brasil pagam mico internacional >> SENADORES TUCANOS SÃO REJEITADOS PELA POPULAÇÃO DA VENEZUELA

Senadores180615
A van da comitiva de senadores de oposição do Brasil foi cercada , na tarde de hoje , por manifestantes em Caracas.
Os senadores estavam a caminho do presídio onde tentariam visitar Leopoldo López, preso por atuar como líder oposicionista ao governo venezuelano Nicolás Maduro.
Com os gritos de “Chávez não morreu” e “Fora, fora”, os manifestantes aproveitaram o trânsito engarrafado para cercar a van da comitiva.
Pelo twitter, o senador Aécio falou sobre o ocorrido e disse que a missão é defender a democracia. “Até agora o governo venezuelano tem demonstrado pouco apreço por ela”, disse.
Aécio Neves (PSDB), Aloizio Nunes (PSDB), Cássio Cunha Lima (PSDB), Ronaldo Caiado (DEM), Agripino Maia (DEM) e Sérgio Petecão (PSD) foram escoltados por batedores da Polícia Militar da Venezuela.

Aceitação e Orgulho >> Assumir os cachos: ousadia além da estética

images
Por Luana Paôla, professora de Geografia
Há algum tempo tenho percebido uma “onda” estética , no mínimo, muito original. Muitas mulheres (homens também) assumindo de vez seus cabelos (crespos, cacheados, ondulados, encaracolados, black powers). Essas pessoas desistiram de remar contra a maré, digo, resolveram desistir de lutar contra sua natureza e com muita coragem e ousadia assumem suas verdadeiras raízes e encorajam àqueles que estão na dúvida.
Recentemente li uma matéria que o título me chamou atenção, dizia mais ou menos assim: “5 motivos para ter cabelos cacheados”, resolvi então ler. Parei na primeira frase do primeiro parágrafo, pois a matéria começava falando que “assumir o cacheado está na moda!”. Não, meus caros, não acho que deva ser assim o caminho dessa discussão! Se assumir como é não é moda! As mulheres negras não estão na moda, os black powers não estão na moda. O que vejo, com muito bons olhos, é que essas pessoas, muito além de questão estética, estão adotando um posicionamento, sim, um posicionamento político. Essas pessoas estão dizendo não ao preconceito, não ao racismo, estão enfrentando uma sociedade em que se enquadra a um certo padrão de beleza que há bem pouco tempo não cabia às mulheres e homens negros.
A beleza inquisidora em que, se você não está dentro, te julga como “feia” (ser magra, cabelos impecavelmente lisos, cútis branca, alta estatura). Mas, a indústria dos cosméticos muito rapidamente soube reverter esse quadro aos que não estavam inseridos neles (mas não foi pela via mais fácil, em aceitar a diversidade e abrangência do que é belo, ao contrário), milhares de tratamentos capilares, alisamentos, escovas-sem-fim, com um único intuito: padronizar cada vez mais a “beleza” e tornar o cabelo mais cacheado, crespo, ondulado, em um cabelo liso!
Confesso que eu mesma, por muito tempo, me rendi a essas técnicas, usando produtos nada confiáveis a fim do resultado estabelecido (ora bolas, eu também queria ser bela!). E como eu, muitas e muitas mulheres, inclusive crianças, se submeteram aos mesmos tratamentos estéticos (já ouvi dizer que em tempos de falta de grana até o ferro de engomar roupas servem para dar um jeitinho no “cabelo rebelde”). Agora, como se sente a mulher que não se submete a essa padronização? Simplesmente ela é feia? E o que dizer do que tantas e tantas vezes ouvimos, e muitas vezes professamos, do que é o cabelo ruim? E chegando nessa ponto, eis o questionamento master: quem decide como irei usar meu cabelo? Alisar e ficar tranquila, pois agora sim, estou inserida na moda e nos padrões estéticos ou assumir de vez o meu cabelo, com seus cachos, volumes, ondas, totalmente fora dos padrões midiáticos que nos é massivamente imposto?
Não podemos simplesmente ignorar como é doloroso para alguém ouvir que seu cabelo é ruim, que “esse cabelo é à prova d’água”, ou, cantarolar por aí “nêga do cabelo duro, qual é o pente que te penteia”! Os tempos são outros, hoje em dia, avançamos muito nas discussões racistas, combatemos, ombro a ombro, todas as formas de opressão, e eis que surge esse movimento, de autoconfiança, de assumir suas raízes, e dizer: Querida, meu cabelo não é ruim, ruim é seu preconceito!
Com muito orgulho, venho me aprofundando nesse debate e chamo a todos que façam essa reflexão. Vivemos em uma sociedade extremamente consumista e cheia de preconceitos, inclusive, estéticos. E a estética, quando bem usada, é uma arma de rebeldia fantástica, capaz de chocar as pessoas e fazê-las refletirem. Em tempos de intelectuais das redes sociais, em que vemos um número maior de pessoas defendendo as minorias, refletir sobre os padrões estéticos como posicionamento rebelde e contrário aos padrões vigentes, realmente, é um ato rebelde e muito ousado!

Cuidado >> Veja quais cuidados tomar para evitar riscos com energia no período junino

 Companhia Energética do Rio Grande do Norte alerta para situações de risco envolvendo fogueiras, fogos de artifício e instalações provisórias.

Para assegurar um São João com segurança, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) faz um alerta para situações de risco envolvendo fogueiras e fogos de artifício, bem como a instalação de decoração junina, próximos à rede de distribuição de energia elétrica. Pequenos detalhes e cuidados garantem a segurança e a animação da mais tradicional festa nordestina.
A primeira recomendação é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia. Os artefatos somente devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais realmente distantes das redes elétricas, afastados inclusive de bandeirinhas e outros materiais inflamáveis.
Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou sob os fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.
A decoração junina é outro aspecto que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica.
Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade. A Cosern adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano, e artifícios de decoração, próximo à rede elétrica.
Outro alerta é quanto aos balões. Além de ser crime, soltar balões é uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.
INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS
No ambiente doméstico ou na rua, os cuidados com a eletricidade devem ser redobrados. Em casos de ligações provisórias de energia para o suprimento das instalações elétricas de arraiais ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício, o serviço apenas pode ser executado por profissionais da companhia responsável.
Ligações clandestinas, além de sobrecarregar o sistema, representar risco de curto-circuito e acidentes graves, é crime previsto no Código Penal Brasileiro.
Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é importante ter  uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva. Apenas os profissionais capacitados podem executar esse serviço.
A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica, que deverá ser consultada junto a Cosern. Todas essas estruturas devem contar com o devido aterramento elétrico. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.
  • Procedimentos em caso de acidente:
– Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;
– Jamais tocar em fios partidos;
– Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada;
– Ligar imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Cosern (116).