sábado, 7 de julho de 2018

EM LAJES >> Desde ontem nosso município está com um clima mais frio e agradável


O dia de ontem, sexta-feira 06, em nossa cidade teve um clima mais ameno e com um chuvinha fina a partir do início tarde e durante quase toda noite. 

E para hoje, sábado o dia novamente amanheceu bastante nublado e com previsão de novamente termos chuvas em nossa cidade.

MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE >> As mudanças climáticas causadas pelas ações humanos estão destruindo o que a a natureza levou milhres anos para construir

ANGICOS >> MPRN obtém condenação de tabelião por R$ 81 mil desviados do FDJ

Resultado de imagem para tabelião
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve na Justiça a condenação do tabelião de Angicos, Márcio Veríssimo da Silva, à devolução de R$ 81.204,21 ao Tribunal de Justiça do Estado (TJRN). A quantia é referente a aplicação de multa civil igual ao prejuízo causado pela negligência do cartório do Município em repassar o recolhimento de verbas para o Fundo de Desenvolvimento da Justiça. 
 
Na ação civil de improbidade administrativa, o MPRN, por meio da Promotoria da Justiça de Angicos, relatou que a prática ilícita foi descoberta após inspeção realizada pela Corregedoria do próprio TJRN. Na análise da contabilidade dos livros de Registros e Tabelionato, verificou-se a ausência dos repasses ao mencionado fundo. Além disso, constatou-se que era bastante comum nessas fiscalizações que o cartório apresentasse um saldo devedor. 
 
Após a inspeção do tribunal, voluntariamente Márcio Veríssimo da Silva ressarciu ao TJRN o valor que se apropriara. Porém, diante da conduta ilícita, que caracterizou dano ao erário e prática de improbidade administrativa, o MPRN moveu a ação e o Juízo da Comarca aplicou a multa na decisão. 
 
Negligência
 
No processo foi detectada a falta de controle da contabilidade como um todo, de modo que todos os valores recebidos no cartório ficavam misturados dentro de uma caixa, conforme relato de  testemunhas. Ainda de acordo com os depoimentos prestados, ficou evidente que o tabelião  comparecia ao cartório com pouca frequência e, basicamente, para receber o apurado. 
 
Na sentença, o Juízo da Comarca considerou o réu negligente quanto a seus deveres funcionais. Isso porque o tabelião ainda optava por recolher as guias pelos particulares, em vez de ter se cercado de todas as cautelas necessárias para efetivamente cumprir a responsabilidade que voluntariamente assumiu, com rigoroso controle do caixa e da contabilidade. 
 
Assim, Márcio Veríssimo da Silva demonstrou não ter controle financeiro adequado do estabelecimento e inércia em tomar medidas para sanar os problemas de controle das obrigações do cartório, numa conduta de desleixo na administração do cartório e que se caracteriza, geradora de danos aos cofres públicos.
 



O GOVERNO EM BUSCA DE DINHEIRO >> Multas de trânsito poderão ser pagas parceladas no cartão de crédito



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou novas regras para o pagamento de infrações por motoristas em situações irregulares. A resolução foi publicada no Diário Oficial de hoje (6).
A principal mudança está na permissão das autoridades de trânsito estabelecerem possibilidades de quitação dos débitos com diversas formas de pagamento, inclusive utilizando cartões e de forma parcelada.
O parcelamento não ficará restrito a apenas uma multa. Ele poderá ser organizado para mais infrações, em parcelas ou no conjunto dos débitos que um motorista tenha em relação ao seu veículo com um departamento de trânsito. Ao parcelar as infrações, o motorista fica liberado de pendências como a do licenciamento do veículo.
Com o novo sistema, os departamentos estaduais de trânsito (Detrans) poderão contratar empresas para novos meios de pagamento. Em geral, a quitação de multas era realizada por meio de boletos emitidos pelos departamentos.
As operadoras acionadas para intermediar os pagamentos devem ser credenciadas por entidades do Sistema Nacional de Trânsito. O proprietário do cartão deverá ser informado previamente das taxas adicionais cobrados ao optar por esta modalidade. Esses custos ficarão a cargo do motorista, e não dos departamentos de trânsito.
Os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito que optarem por esse método de pagamento terão que repassar informações mensais ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre a arrecadação. Caso essa prestação de contas não seja feita, a entidade poderá sofrer penalidades.

POLÍTICA ESTADUAL >> No segundo nome para o Senado, PT está entre três opções

O Partido dos Trabalhadores já definiu que indicará o segundo nome para o Senado, na chapa onde já se encontra a deputada federal Zenaide Maia, que postulará pelo PHS.

Os petistas escolherão entre Hugo Manso, ex-vereador de Natal e candidato ao Senado nos anos de 2002 e 2010, o sindicalista José Rodrigues e o médico Alexandre Motta.


E A TERRA TREMEU >> João Câmara registra mais de 50 tremores de terra nesta sexta-feir


O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN) registrou 51 tremores de terra em João Câmara entre a madrugada e a manhã da sexta-feira, 6.

De acordo com o órgão, dois abalos superaram os 2 graus de magnitude na Escala Richter. “Os dois maiores eventos ocorreram às 03:36 UTC (00:36, hora local), e teve magnitude preliminar calculada em 2.8; o segundo evento ocorreu às 05:06 UTC (02:06, hora local), e teve magnitude preliminar de 2.6”, informou.

Segundo a Defesa Civil do RN os maiores eventos foram sentidos num raio aproximado de 30 km. Esses eventos foram registrados por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operada pela UFRN.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

COPA DO MUNDO >> Atenção pessoal hoje tem jogo da seleção brasileira


ALERTA À SAÚDE DAS CRIANÇAS >> Surtos de sarampo e poliomelite no Brasil

Resultado de imagem para Surtos de sarampo e poliomielite no Brasil: saiba mais sobre a doença

Pelo menos três estados brasileiros têm surtos confirmados de sarampo este ano. Amazonas e Roraima, juntos, contabilizam cerca de 500 casos confirmados e mais de 1,5 mil em investigação. No outro extremo do país, o Rio Grande do Sul também confirmou seis casos da doença este ano. Já o Rio de Janeiro investiga quatro casos – um deles com resultado preliminar positivo pra sarampo. 
Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. A doença, entretanto, voltou a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias em razão das baixas coberturas vacinais identificadas no país e por ser altamente contagiosa.
Em junho, países do Mercosul fizeram um acordo para evitar a reintrodução de doenças já eliminadas na região das Américas, incluindo o sarampo. Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile se comprometeram a reforçar ações de saúde nas fronteiras e a fornecer assistência aos migrantes numa tentativa de manter baixa a transmissão de casos. 
Confira abaixo os principais tópicos sobre sarampo divulgados pelo Ministério da Saúde.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um 1 ano.
A doença é de distribuição universal e apresenta variação sazonal. Nos climas temperados, observa-se o aumento da incidência no período compreendido entre o final do inverno e o início da primavera. Nos climas tropicais, caso do Brasil, a transmissão parece aumentar depois da estação chuvosa. 
O comportamento endêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, além da circulação do vírus na área.

Sintomas

Os sintomas do sarampo incluem febre alta acima de 38,5°C; erupções na pele; tosse; coriza; conjuntivite; e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, conhecidas como sinais de Koplik e que antecedem de um a dois dias antes do aparecimento da erupção cutânea.

Diagnóstico

O diagnóstico laboratorial é realizado mediante detecção de anticorpos IgM no sangue na fase aguda da doença, desde os primeiros dias até quatro semanas após o aparecimento da erupção cutânea.

Transmissão

Ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, a elevada contagiosidade da doença.
A transmissão acontece de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento do exantema. O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início da erupção cutânea. 
O sarampo afeta igualmente ambos os sexos. A incidência, a evolução clínica e a letalidade são influenciadas pelas condições socioeconômicas, nutricionais, imunitárias e àquelas que favorecem a aglomeração em lugares públicos e em pequenas residências.

Prevenção

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença. O esquema vacinal vigente é de uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e a segunda dose da vacina tetra viral aos 15 meses.
Pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos não devem receber a dose. A gestante deve esperar para ser vacinada após o parto. 
Caso esteja planejando engravidar, a mulher deve se proteger contra a doença. Um exame de sangue pode dizer se ela já está imune ao sarampo. Se não estiver, ela deve ser vacinada antes da gestação e aguardar pelo menos quatro semanas para engravidar.

Tratamento

Não existe tratamento específico para o sarampo. É recomendável a administração da vitamina A em crianças acometidas pela doença, para reduzir a ocorrência de casos graves e fatais. O tratamento profilático com antibiótico é contraindicado.
Para os casos sem complicação, a orientação é manter a hidratação, o suporte nutricional e diminuir a hipertermia. Muitas crianças precisam de quatro a oito semanas para recuperar o estado nutricional que apresentavam antes da doença. Complicações como diarreia, pneumonia e otite média devem ser tratadas de acordo com normas e procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

AGRICULTURA FAMILIAR, CULTURA E RESISTÊNCIA >> Do cultivo em família, as raízes de uma cultura


Ter um pedacinho de terra ainda é um privilégio no Brasil; a conquista, inclusive, pode significar a sobrevivência de uma família ou de uma comunidade. Conforme o Estatuto da Terra, por meio da Reforma Agrária, o Estado brasileiro deve promover a democratização fundiária, melhorando a distribuição da propriedade rural, para atender aos princípios da justiça social e do aumento da produtividade, com o intuito de proporcionar o incremento da produção de alimentos básicos, da geração de ocupação e de renda, do combate à fome e à miséria, da interiorização de serviços públicos básicos, entre outros benefícios.
Nessa perspectiva, se insere a agricultura familiar – atividade econômica desempenhada por trabalhadores rurais, que utilizam predominantemente mão de obra da própria família, desenvolvendo renda familiar originária da produção agrícola. Não vinculado à exploração empresarial do agronegócio, esse segmento agrícola é formado por empreendimentos menores, unidades associativas ou cooperativas, onde agricultores se reúnem para produzir alimentos básicos ou produtos agropecuários, como os laticínios.

MAS QUEM FAZ MEDO AS CRIANÇAS SÃO OS COMUNISTAS >> Crianças migrantes não podem ser separadas de seus pais, diz ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e três organismos das Nações Unidas criticaram a separação de crianças migrantes de seus pais. “Como questão de princípio, o secretário-geral (da ONU) acredita que os refugiados e migrantes devem ser sempre tratados com respeito e dignidade, e de acordo com a lei internacional existente”, disse Guterres. O chefe de direitos humanos da ONU, Zeid Ra’ad Al Hussein, lembrou o alerta da Associação Americana de Pediatras dos EUA, que chamou a prática de “cruel” e de um “abuso sancionado pelo governo” que pode causar “dano irreparável”, com “consequências permanentes”.
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) pediu que os EUA priorizassem a unidade familiar e os direitos das crianças durante a implementação das novas políticas administrativas na fronteira com o México. Já a diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Henrietta Fore, disse que histórias de crianças, algumas delas apenas bebês, sendo separadas dos pais enquanto buscam segurança nos EUA “são de partir o coração”, pedindo que “os melhores interesses das crianças refugiadas e migrantes sejam primordiais na aplicação dos procedimentos e leis de asilo dos EUA”.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

OS BENEFÍCIOS DO GOLPE PARA A POPULAÇÃO >> Preço do gás de cozinha aumenta 4,4% a partir de hoje.



A Petrobras reajustou hoje (4) o preço do gás de cozinha (GLP) em 4,4%. O botijão de 13 quilos passa a valer R$ 23, 10 a partir de hoje (5). 
No acumulado do ano, o GLP apresenta aumento de 5,2%, se comparado ao preço praticado em dezembro do ano passado.
A estatal informou que o reajuste ocorre devido à desvalorização do real frente ao dólar, que apenas entre março a junho foi de 16%, e ao reajuste de 22,9% do preço do GLP no mercado internacional no mesmo período.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO >> Vila Galé abre 400 vagas de trabalho no Rio Grande do Norte

Vila Galé oferece 400 vagas de trabalho no Rio Grande do Norte para novo resort, em Touros. Foto: reprodução/Vila GaléO grupo Vila Galé está oferecendo 400 vagas de trabalho no Rio Grande do Norte. As oportunidades são para o mais novo empreendimento da rede, o Vila Galé Touros Hotel Resort, Conference & Spa, localizado no município de Touros, a 88 quilômetros de Natal.
O hotel deve ficar pronto em setembro próximo e deve ser o maior do estado, com 514 unidades habitacionais, 6 restaurantes 4 bares, piscinas exteriores e interiores, além de um Centro de Convenções de 2 mil m², com capacidade para até 1.200 pessoas.
As 400 vagas de trabalho no Rio Grande do Norte serão distribuídas nos mais diversos departamentos do hotel. E incluem posições no setor de alimentação e bebidas, cozinha, padaria, pastelaria e governança. Além dessas, há vagas ainda para limpeza, almoxarifado, spa, recreação, hospedagem, manutenção, dentre outras.
O Vila Galé Touros Hotel Resort, Conference & Spa é resultado de um investimento de R$ 150 milhões e ocupa área de 113 mil metros quadrados. O presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, espera equipar o empreendimento com mão de obra local. “O Rio Grande do Norte tem um potencial turístico único. Estamos confiantes e empenhados em desenvolver a região e o turismo de Touros”, disse.
Os interessados em alguma das vagas de trabalho abertas no Rio Grande do Norte devem cadastrar currículo no site do grupo Vila Galé  ou enviá-lo para o email touros.formacao@vilagale.com.
Resort com vagas de trabalho no Rio Grande do Norte será o oitavo Galé no Brasil
O grupo Vila Galé é o segundo maior grupo hoteleiro português. Com quase três décadas de existência, a rede conta com 28 unidades hoteleiras. Dessas, 21 são em Portugal, de norte a sul do país. E sete encontram-se no Brasil. Todas beneficiam de uma localização estratégica e privilegiada. No total, o grupo soma 6.476 quartos e 13.068 camas, e 2.500 funcionários.
De acordo com o site do grupo, “o sucesso da Vila Galé deve-se à qualidade dos seus hotéis”. O resort em Touros será o oitavo em território brasileiro. Os outros ficam em Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Cumbuco (CE), Fortaleza (CE), Guarajuba (BA), Salvador (BA) e Cabo do Santo Agostinho(PE).
A infraestrutura do resort inclui duas piscinas externas, Spa Satsanga de padrão internacional, quadras poliesportivas, quadras de tênis, campos de futebol, Clube Nep (espaço desenvolvido especialmente para as crianças), seis restaurantes e quatro bares.
O resort conta ainda com um moderno centro de convenções com 2 mil metros quadrados, composto de salas modulares e salões ideais para convenções, simpósios, congressos e encontros empresariais.

VERDADES NECESSÁRIAS >> “Nós temos que tirar Henrique, os Maias e as oligarquias do RN”, diz Boulos, do Psol

O pré-candidato a presidente da República pelo Psol, Guilherme Boulos, passou em Natal (foram apenas algumas horas na capital do Estado) nesta quarta-feira, 4, e aproveitou a oportunidade para externar, à imprensa local, parte do entendimento dele sobre questões políticas variadas, tanto nacional, quanto local.
No aspecto local, defendeu o fim dos espaços do que chamou de “Oligarquias que representam o atraso” e sugeriu uma mudança na forma de combate à violência no Rio Grande do Norte e em todo o País, com o ciclo fechado, onde o policial responsável pela prisão, deve também fazer a denúncia e tudo mais; e unificação e desmilitarização das polícias.
Nacionalmente, revelou que deve haver uma união entre as forças da esquerda no segundo turno e prometeu, se eleito, fazer um grande programa emergencial de obras públicas, como forma de reverter a crise econômica. Veja as análises de Boulos sobre esses temas:
POLÍTICA NO RN
Uma coisa é a imagem do Rio Grande do Norte e do seu povo. Um povo guerreiro, resistente, que lamentavelmente sofre com as desigualdades desse pais, que está machucado, mas que tem esperança e não tenho a menor dúvida que vai se posicionar ao lado da mudança.
Outra coisa são as oligarquias do estado. Essas oligarquias que representam o atraso que nós vemos aí em boa parte do Brasil. Gente que se acha dona do País, da consciência popular. Acredita que pode tratar o povo como gado, negociando, inclusive, água, na indústria da seca em troca de voto e prática clientelista.
Temos que tirar essas pessoas da política. Henrique Eduardo Alves, os Maia daqui, toda essa turma, dos vários nomes oligárquicos do Rio Grande do Norte e do Brasil. Estamos falando dos Sarney no maranhão, do Jader Barbalho no Pará.
A política que construímos e o que vamos fazer ganhando essas eleições é tirar, pela primeira vez, essas oligarquias do poder. Não queremos aliança com eles, não queremos governar com eles. Eles são adversários nossos e do Brasil.
UNIÃO DA ESQUERDA
A esquerda tem unidade em pontos fundamentais e somos defensores dessa unidade. A defesa da democracia, contra o conservadorismo, contra oportunismo como Bolsonaro; em defesa da liberdade do Lula, da justiça por Marielle. Esses pontos são chaves. Agora, existem diferenças e não dá para jogar essas diferenças para debaixo do tapete. Eu não me sinto representado, nem o PSOL, por quem não aprende a lição do que aconteceu com o Brasil, com o golpe, e continua fazendo aliança com golpista. Isso não nos representa. Unidade se constrói em torno de princípio. Se tiver um acordo que não há aliança com golpista, que nós vamos enfrentar os bancos e o sistema financeiro e nós vamos governar com a maioria do povo brasileiro, é uma coisa. Querer que a gente baixe bandeira e faça política de um jeito que já vimos que não deu certo, nós não vamos fazer.
SEGUNDO TURNO
Num segundo turno – e nós esperamos estar no segundo turno, porque nossa candidatura é para valer e o cenário dessa eleição é o mais aberto dos últimos 30 anos – qualquer candidato do campo progressista, seguramente vai ter uma unidade se houver um candidato da direita do outro lado.
SAIDA PARA A CRISE
Nenhum país do mundo saiu de crise sem investimento público. O mercado, as forças de mercado, espere sentado para ver se vão investir e gerar emprego. O temer está com essa balela faz dois anos e o desemprego só aumenta. Isso é conversa mole para dar dinheiro para banqueiro e retirar direito dos trabalhadores.
Nós vamos fazer investimento público nesse país. Em infraestrutura, saneamento básico, moradia, saúde e educação, com um programa emergencial de obras públicas para retomar o crescimento do Brasil. Com isso, recupera emprego e renda dos trabalhadores. Vamos também retomar a política de valorização do salário mínimo.
SEGURANÇA PÚBLICA
O modelo de segurança pública hoje está falido. Nós temos um modelo caro, violento e ineficaz. Basta ver os dados. As polícias brasileiras estão entre as que mais matam no mundo e as que mais morrem. E esse matar tem alvo: é a juventude negra, nas periferias, sobretudo.
Existe um verdadeiro genocídio da juventude negra. Temos um modelo que apostou na ideia da violência, da repressão. Então investe em arma, em choque, em mais polícia ostensiva. Pera lá! Vamos botar a bola no chão e olhar para trás: resolveu?
Faz 30 anos que se faz isso e só aumentou a violência no Brasil. Então, essa política de prender, bater, matar, fracassou. Serve para matar jovem negro na periferia. Vamos mudar isso, implementando o ciclo completo da polícia; desmilitarização das polícias, como na maior parte do mundo; investir em educação, construindo escolas; e investir em inteligência.

ATRASO SECULAR >> Censo de 2020 deve incluir dados sobre comunidades quilombolas

Acervo de memória da Comunidade Quilombola de Mesquita, presente na região da Cidade Ocidental há mais de 270 anos.Metodologia está sendo sistematizada pelo IBGE, em parceria com a ONU

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está sistematizando uma metodologia que permita que o próximo Censo Demográfico, previsto para 2020, incorpore dados relacionados às comunidades quilombolas de todo o país. Relevante por valorizar uma parcela da sociedade historicamente marcada pela resistência ao racismo e a outras violações de direitos, a novidade está sendo pautada em reuniões que ocorrem até esse dia (5), no complexo da Organização das Nações Unidas (ONU), em Brasília.
Em conversa com a Agência Brasil, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira da Silva, afirmou que o plano vem sendo debatido desde 2016, como possível saída para a incongruência observada nos registros atualmente coletados, já que as fontes que tratam dos quilombolas não têm seus resultados unificados em uma única base.
"Existem vários números. Falam em 3 mil comunidades, falam em 8 mil, falam em 16 milhões de quilombolas. E também não tínhamos dados sistematizados", disse. "Queremos saber qual a vocação econômica [das comunidades], suas manifestações culturais. Isso nos inquietou demais."
Segundo Vinícius do Prado Monteiro, oficial do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), agência envolvida na mudança do sistema estatístico, as equipes responsáveis por atualizar o modelo de levantamento trabalham para formular perguntas adequadas ao novo propósito, já que, em suas visitas, os recenseadores irão considerar como quilombolas os indivíduos que assim se autodeclararem, a exemplo do que se verifica entre grupos indígenas.
Este ano, algumas equipes do IBGE já colheram informações sobre quilombolas para o Censo Agropecuário, também do IBGE, a fim de mapear suas atividades, que têm significativa projeção junto a expoentes de prestígio, como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), no âmbito de Sistemas Agrícolas Tradicionais, considerados uma expressão do patrimônio cultural do Brasil.

Dados atuais

Plataformas da Fundação Cultural Palmares relacionam um total de 3 mil comunidades quilombolas certificadas. Com o novo modelo de censo, porém, a quantidade provavelmente seja ampliada, como antecipa Monteiro. "Nos últimos anos, há uma tendência de melhora na autodeclaração, na população negra como um todo. E é um processo que vai além da questão estatística, é de identificação de cultura", acrescentou.
Segundo o oficial, a expectativa com o incremento no censo é de provocar uma participação mais ativa da sociedade civil no controle de políticas para o segmento quilombola. "Significa, antes de mais nada, dar visibilidade a essa população e coletar dados específicos que servirão para construir indicadores, conhecer suas demandas", pontuou.

Processo de regularização de terras

Hoje, as regras de regularização de comunidades quilombolas envolvem sete etapas, começando pela abertura de um processo no Instituto de Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na sequência, estudos e relatórios sobre a área reclamada são elaborados, até que um decreto presidencial oficialize a concessão do título de propriedade, se o entendimento for de que a região pertence, de fato, a descendentes.
Em muitos casos, é necessário que o Incra desenvolva uma ação chamada desintrusão, que consiste na retirada de ocupantes não quilombolas do território reivindicado, para garantir que o título seja emitido. Essa fase pode gerar desapropriações ou pagamentos de indenização a interessados afastados do local delimitado.
O chefe da Divisão de Identificação e Reconhecimento do Incra, José Henrique Sampaio Pereira, explica que é justamente por singularidades tocantes a essa disputa pela posse de terras que cada processo de regularização segue um ritmo próprio de tramitação. "Depende do tamanho, da situação fundiária, do grau de conflito, do quanto os contrários [os não quilombolas] têm poder de mobilizar [a seu favor] o Poder Judiciário, a mídia. Não é só uma questão administrativa, em que todas as etapas estão sob nosso comando. É um assunto muito complexo pra gente estabelecer uma média de prazo. Tem gente que fala em cinco, dez anos, mas não dá pra dizer", disse. Segundo ele, apesar de haver casos mais céleres, o processo é delicado e requer diligências. "Em menos de cinco anos, não tem como sair um processo desse. É impensável."
A organização Terra de Direitos destacou, em 2016, que, naquele ano, embora fossem contadas 2.648 comunidades quilombolas, somente 30 delas haviam recebido o título do Incra. "Seguindo esse ritmo moroso de titulação, seriam necessários 970 anos para garantir à totalidade das comunidades quilombolas os seus direitos territoriais", emendou, em nota.

DESTAQUE >> Estudante da Ufersa é selecionada para Assembleia da Juventude na ONU

A estudante Bárbara Amorim, de 19 anos, é uma das selecionadas para participar da 22ª edição da Youth Assembly, a assembleia da juventude promovida pela Organização das Nações Unidas – ONU, em Nova York, nos Estados Unidos. O encontro será marcado por importantes painéis de discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS para 2030.

A jovem cursa o segundo semestre do Curso de Ecologia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, mas sua trajetória com a pauta da sustentabilidade começou ainda cedo, já no Ensino Médio, Bárbara Amorim integrava o Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar e apresentou trabalhos em nove feiras, tanto no Rio Grande do Norte e outros Estados.

Devido seus os trabalhos com a agenda da sustentabilidade, já recebeu o Prêmio Melhoradores Vamos Juntos Melhorar o Mundo, do canal de TV Nickelodeon, palestrou na edição de Porto Alegre do TEDxYouth, foi ao Fórum Científico de Londres, na  Universidade Imperial College e, atualmente, ainda atua como diretora Regional de Projetos para a América do Sul na ClimatEducate, uma ONG internacional focada em mudanças climáticas.
“A minha participação no Programa de Feiras de Ciência foi fundamental para a minha escolha do curso de graduação e para a carreira que quero trilhar. Isso também foi decisivo para a minha seleção na Assembleia da ONU”, destaca Bárbara, que está entusiasmada nos preparativos para o encontro.
Em Nova York, a estudante da Ufersa irá interagir com outros jovens do mundo, igualmente selecionados pelo ativismo e ações em consonâncias com a agenda do ODS, além de programações envolvendo grandes líderes mundiais. “Vou aprender muito com todas as experiências e também contribuir um pouco com as discussões destacando a importância do ensino da sustentabilidade já no ensino básico”.
A Assembleia será de 9 a 14 de agosto. Agora, Bárbara segue no planejamento da viagem, que deverá ser custeada pela própria estudante. Para tanto, ela criou uma campanha em um site de financiamento coletivos de projetos para arrecadar doações. Os interessados em ajudar Bárbara, podem contribuir AQUI.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

CAPACIDADE DE ANÁLISE >> Como é fácil desmanchar o discurso dos golpistas!


POLÍTICA >> Natal recebe hoje o pré-candidato a Presidente da República Guilherme Boulos


EXPERIÊNCIAS QUE DÃO CERTO >> Projeto constrói 180 bancos comunitários de sementes


Parceria firmada hoje, no Recife, entre Fundação BB e ASA vai beneficiar 3,6 mil famílias em nove estados

A Articulação do Semiárido – ASA – e a Fundação Banco do Brasil firmaram parceria, na quinta-feira, 21 de junho, em Recife-PE, para implantar 180 bancos comunitários de sementes e 171 cisternas para armazenamento de água da chuva na região do Semiárido Brasileiro. Essas tecnologias sociais serão construídas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais. O investimento social será de R$ 10,8 milhões.

Cada estado será beneficiado com 20 bancos de sementes, com 400 famílias envolvidas, somando 3.600 famílias em todo o projeto. Elas vão passar por capacitação para organizar o trabalho e para fazer a gestão do banco de sementes. Os bancos comunitários funcionam com a lógica de uma instituição financeira, mas em vez de dinheiro, os bens são as sementes crioulas, utilizadas tradicionalmente pelos antepassados.

Os agricultores familiares participantes depositam no banco as sementes e quando chega o período do plantio, eles emprestam a quantidade necessária. Após colher, cada um devolve 50% a mais do que foi emprestado. "Isso ajuda a aumentar o estoque para poder atender mais gente na próxima colheita", afirma a assessora da ASA, Maitê Maronhas.

A iniciativa também vai implantar 171 tecnologias sociais de acesso a água que captam e armazenam água da chuva para a produção de alimentos e a criação de pequenos animais. As famílias participantes vão passar por capacitação sobre a manutenção das cisternas e como fazer o uso racional da água.

Agenda 2030

O projeto Banco de Sementes com Tecnologias de Acesso à Água está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com os objetivos "Erradicação da Pobreza", "Agricultura Sustentável", "Água Potável e Saneamento" e "Redução de Desigualdades". A parceria também contribuirá com o fortalecimento da agricultura familiar e das associações comunitárias, além da conservação da biodiversidade da Caatinga. 


ÁREAS DE RISCOS >> Pelo menos 13% da população de Natal mora em áreas de risco de desastres naturais


Alerta do IBGE mostra que Nordeste foi a segunda região com o maior número de moradores em áreas de risco (2.952.628), o que representava 11,4% da população total dos 294 municípios analisados 

Apesar de reconhecer o iminente risco de desastre natural, o auxiliar de serviços gerais Francisco Canindé Silva não pretende deixar a casa onde reside, há 27 anos, na travessa Padre João Maria, área de encosta no bairro de Mãe Luiza, zona Leste de Natal. Além dele, a capital potiguar contabiliza mais 104.432 moradores em domicílios permanentes em áreas de vulnerabilidade ambiental – o que corresponde a 13% da população urbana absoluta de Natal, segundo o último Censo demográfico do IBGE, de 2010, publicado recentemente.
O Nordeste foi a segunda região com o maior número de moradores em áreas de risco (2.952.628), o que representava 11,4% da população total dos 294 municípios analisados. Nessa região, a população exposta em áreas de risco era constituída por 9,1% de crianças menores que 5 anos e 8,4% de pessoas com mais de 60 anos, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
De acordo com o Ministério das Cidades, as áreas de risco são definidas como áreas suscetíveis a ocorrência de fenômenos ou processos naturais ou induzidos que causem acidente. No caso do bairro de Mãe Luiza, pelo menos 15 casas contornam um barranco de mata fechada, equivalente a um prédio de 20 andares, localizado por trás do estádio Juvenal Lamartine, em Petrópolis. Lá, não existe muro de arrimo. A contenção se resume às inúmeras árvores – umbuzeiros e castanholas, na maioria – plantadas há anos pelos mesmos moradores.
Se o local não oferece estrutura física adequada, pelo menos a visão é privilegiada. Motivo que não deixa o mecânico Francisco Ailton Ferreira, 43 anos, se mudar de casa. “Nasci aqui e amo esse lugarzinho. Crio meus três filhos com muito orgulho e só sairia daqui para morar em frente à praia. Nunca passamos sufoco, medo de deslizamento ou de enxurrada. A mata é muito fechada e o solo está fixo. Desabamento está descartado. Além de arejado, moro numa área central, um verdadeiro paraíso?”, afirmou.
Do outro lado de Mãe Luiza, moradores não tiveram tantos motivos para comemorar. Em junho de 2014, um deslizamento de terra provocado por intensas chuvas na rua Guanabara provocou abertura de uma cratera de aproximadamente 70 metros de extensão e sete metros de profundidade, causando danos morais e ambientais de grave proporção, além de prejuízos para as condições estéticas e sanitárias na região. Nessa área do bairro, a supressão da vegetação e inadequação da drenagem também contribuíram para o desastre, que deixou várias pessoas desabrigadas.
Outra área de significativa densidade demográfica em local de risco de desastre natural é a Comunidade do Jacó, localizada por traz do Centro de Turismo, na zona Leste de Natal. Após uma enxurrada, em abril de 2016, causou a interdição de pelo menos nove casas, após o desabamento de um muro de contenção. Até hoje, moradores que ainda residem por lá temem futuros deslizamentos de terra e queda de árvores a cada período chuvoso na capital.
Fonte: http://agorarn.com.br/destaques/pelo-menos-13-da-populacao-de-natal-mora-em-areas-de-risco-de-desastres-naturais/

terça-feira, 3 de julho de 2018

RECONHECIMENTO >> Em pesquisa estimulada pré-candidatos a deputado federal do PT aparecem bem colocados.

O ex-delegado federal do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, no governo Dilma, Caramuru Paiva também aparece com chances de disputar umas das 8 vagas.

O PT oferece a sociedade norte rio-grandense históricos nomes que defendem a finco os interesses da classe trabalhadora e dos que mais precisam e que nunca estiveram envolvimentos em escândalos, tanto no campo das pré-candidaturas a deputado federal quanto para estadual.

Acredito que o resultado dessas últimas pesquisa seja exatamente o reflexo da tentativa da mídia passar para sociedade que na política todo mundo é sujo e fede. Porém, acredito que não seja vem assim, dado, por exemplo, as citações valorosas acima, mas também existem outros nomes de outros partidos comprometidos, conheço e convivo com alguns.

Segundo a pesquisa Consult/98FM/Blog do BG, publicada neste dia primeiro de julho, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), aparece em segundo lugar na pesquisa estimulada para deputado federal. Outra pré-candidata pelo PT que aparece entre os 8 (oitos) mais citados é Natália Bonavides, vereadora pelo PT, em Natal. 

Ou seja, graças a resistência e a luta de muitos nos aproximamos de uma eleição onde a democracia ainda é a garantia e é via políticos comprometidos que ainda devemos depositar nossa confiança, se não for assim, ainda não há outra saída. E só um detalhe, se você escolher a opção branco ou nulo poderá está deixando exatamente o corrupto ou quem votou contra nossos direitos bem recentemente e que continuará votando ser o reeleito de novo.

AS "PROVAS" CONTRA LULA >> As ilações e convicções da mídia, da elite e dos trouxinhas indo por água abaixo...

TENOLOGIA >> Tudo o que precisa saber para tirar fotos incríveis com um iPhone



Um dos recursos que mais evoluiu nos smartphones nos últimos anos foi, sem dúvida, a câmera fotográfica. Em tempos de redes sociais, as fabricantes têm investido pesado nessa funcionalidade do celular. No entanto, muitos usuários não sabem tirar o melhor proveito do dispositivo, que permitem ajustes que podem melhorar muito a qualidade das imagens.
Uma das melhores formas de conhecer os recursos que a câmera do seu aparelho celular oferece é explorando. Abaixo, você pode encontrar algumas dicas para melhorar as suas fotos em iPhones listadas pelo site Business Insider.
Enquadramento
Para acertar o enquadramento da sua fotografia, basta ativar a grelha. Assim, você conseguirá dar o destaque desejado a elementos da sua fotografia.
Exposição
Pressionar a tela para ajustar o foco da fotografia e a exposição deve se tornar um hábito. Assim, é possível controlar a quantidade de luz captada pela lente do smartphone e melhorar a qualidade da imagem, especialmente em fotos tiradas próximas de janelas, por exemplo.
Tirar a fotografia
O iPhone está equipado com uma grande diversidade de modos que otimizam a qualidade das fotografias. Um deles é o modo Retrato, que é usado para desfocar o fundo e dar sensação de profundidade.
App de edição
Apps como a Lightroom ou a VSCO devem ser consideradas para melhorar a qualidade da sua fotografia. Com eles, conseguirá não só cortar certos elementos como ainda ajustar a exposição e o contraste, além de aplicar os seus filtros preferidos. Dedicando alguns minutos para os retoques, obterá resultados muito diferentes daqueles que teria apenas com a sua foto original.
Fonte: Notícias ao Minuto

LUTA PARA GARANTIR DIREITOS >> SINTE/RN convoca a categoria para participar de ato público hoje em Natal.

Nenhum texto alternativo automático disponível.O governo do Estado já pagou o 13° do DETRAN, IDEMA, JUCERN e IPERN. Nós também temos recursos próprios. É perseguição a categoria. Temos que reagir construindo a luta mesmo. 
Dia 04/7 vamos para o Centro Administrativo exigir o 13° de 2017 para os aposentados/as, pagamento sem atrasos e calendário de pagamento. Exigir também os 40% do 13° de 2018 para ativos/as e aposentados/as. Isso é um ataque proposital para nos desestabilizar emocionalmente, nos fragilizar, ferir ainda mais a nossa dignidade. Força pessoal, até breve, no FRONT, na luta e na defesa. 


Ato unificado dos servidores/as
*Quando? 04/7
*Onde? Centro Administrativo
* Que horas? 8h
* As combativas/os do FRONT precisam chegar que horas? 7h
*O que defendemos? O fim da política econômica e fiscal do governo, 13° de 2017 para aposentados/as, salário de junho dos aposentados/as, salario sem atraso, calendário de pagamento e 40% do 13° de 2018 para aposentados/as e ativos.
*Como participar? Se moram em Natal, venham de carro próprio, articulem carona com os/as colegas ou venham de ônibus. Se mora na grande Natal, se articulem com os núcleos e regionais. Se moram no interior do Estado, busquem articulação com as regionais.
Por Jucyana Myrna em sua página no Facebook