sábado, 7 de abril de 2012

Um recado bem verdadeiro, simples e oportuno

 
Fonte: Imagens do face

Duelo de Campeões acontece neste sábado com homenagem a Bruno Gouvea

Neste sábado (7), a Original Academia promove o evento “Duelo de Campeões” com sete lutas programadas para o card, sendo duas de MMA e cinco de Muay Thai. O evento terá início às 19h30 no Areal, no bairro das Rocas, vizinho ao restaurante Casa de Mãe. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20 e os vencedores levarão um troféu com a foto do mestre Bruno Gouvea, que faleceu no último domingo vítima de um acidente automobilístico. 

No MMA, as lutas serão entre Dedinho (Original Academia) vs Manoel (Pitbull Brothers) e Gleison (Kioto) vs Alex (BFC). Nos confrontos de Muay Thai, Kione (Original) enfrenta (Hugo (Pitbull Brothers); Ramon (Pitbull Brothers) vs Euclides Detonador (BFC); Roberto(Jean Lee) vs Joãozinho (BFC); Daniel (Pitbull Brothers) vs Roque (BFC)e PQD (Kimura) vs Leo (Hikari).

O evento terá a chancela da Confederação Brasileira de Esportes de Contato (Confbec).

Política: Pesquisa prova que oposição vive seu pior momento

Ampliam-se apoio à presidenta, sua popularidade e a aprovação ao seu governo...

Image
Presidenta Dilma Rousseff

Só faltava essa! Errante, sem rumo, sem metas, sem programas para o país, há muito tempo adotando posturas erráticas, a oposição se vê obrigada agora a engolir esta pesquisa CNI/IBOPE pela qual a presidenta Dilma Rousseff tem o apoio pessoal de nada menos que 77% dos brasileiros.


Ampliam-se de forma contínua o apoio à presidenta, sua popularidade e a aprovação ao seu governo, como atesta a comparação entre a pesquisa anterior (dezembro) e esta de agora (março). Feito o cotejo constata-se claramente O crescimento da chefe do governo em todos os itens pesquisados. É cotejo é arrasador para a oposição.


Assim, sobre a pesquisa (leiam o post que publiquei ontem  Dilma 77%. Os números e gráficos falam por si) nada mais a dizer. A não ser, que ela constitui o mais eloquente atestado de que este é o pior momento da oposição, já há muito no fundo do poço - se é que para ela esse poço tem fundo.


Previsão da Emparn // Tempo deve continuar nublado

                Emparn prevê clima chuvoso tanto no litoral quanto no interior, até amanhã. 

Confirmando a previsão do tempo para a Semana Santa, a Sexta-Feira Santa começou sob pancadas chuvas que se estenderam por quase toda a manhã em Natal. O tempo nublado deve continuar neste sábado e domingo. É o que espera a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que prevê clima chuvoso tanto na região litorânea quanto no interior do estado.

O meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, conta que o clima deve permanecer parcialmente nublado com pancadas de chuva. As precipitações podem acontecer a qualquer hora do dia na capital potiguar. Já no interior, as chuvas se concentrarão no período da tarde. O tempo é reflexo de uma zona de instabilidade de origem tropical que passa pelo território do Rio Grande do Norte.

Fonte: Jornal Diário de Natal

07 de Abril - Dia Mundial da Saúde

 
OMS celebra Dia Mundial da Saúde com campanha em favor do envelhecimento saudável


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta os países para adoção de medidas que garantam o envelhecimento saudável da população. Esse é o tema escolhido pela entidade para o Dia Mundial da Saúde, a ser celebrado no próximo dia 7, e que marca os 64 anos de fundação da entidade.

O alerta da OMS decorre da previsão de que, dentro de poucos anos, pela primeira vez, a população com mais de 60 anos de idade será maior que a de crianças com menos de 5 anos. Até 2050, 80% dos idosos estarão vivendo em países pobres ou em desenvolvimento.

De acordo com as recomendações da OMS, as autoridades de saúde precisam conter as doenças crônicas não transmissíveis que mais atacam os idosos, como ataque cardíaco, câncer, diabetes e doenças pulmonares. De acordo com a diretora-geral da OMS, Margareth Chan, as pessoas em países pobres têm risco, quatro vezes mais maior, de morrer ou sofrer alguma deficiência por causa de uma doença crônica em comparação as que vivem em nações ricas.

Chan observa que a maioria das enfermidades relacionadas à velhice pode ser prevenida ou submetida a tratamento de baixo custo. Exemplo disso é o controle da pressão sanguínea, fator de diminuição do risco de infarto. No entanto, menos de 15% dos idosos em países pobres e em desenvolvimento adotam procedimentos para controlar a pressão alta.

A organização recomenda a adoção de medidas para diagnóstico precoce de doenças crônicas e a promoção de hábitos saudáveis em todas as faixas etárias.

Fonte: Agência Brasil

Código Penal: já é crime fraudar concurso

Acréscimo de artigo considera criminosa conduta de quem permite ou facilita o acesso a informações sigilosas

Fonte: Jornal Diário de Natal

Brasília (ABr) - Está em vigor desde o dia 16 de dezembro do ano passado, quando foi publicada no Diário Oficial da União, sob o número 12.550/11, uma lei que altera o Código Penal Brasileiro e torna crime fraudar concurso público, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão e multa para os infratores. Até então, não havia na legislação do país uma definição para esse tipo de crime, o que tornava mais fácil aos fraudadores escapar da Justiça, pois as autoridades tinham dificuldade para enquadrá-los em algum artigo do Código Penal e indiciá-los em inquéritos policiais.

Agora, a situação é outra. A Lei 12.550/11 acrescentou o Capitulo 5º ao Título 10º do Código Penal, que trata de crimes contra a fé pública. Trata-se do Artigo 311-A, que considera criminosa a conduta daquele que utiliza ou divulga, indevidamente, conteúdo sigiloso de concurso público, avaliação ou exame públicos, processo seletivo para ingresso no ensino superior ou exame ou processo seletivo previstos em lei.

A essa figura equipara-se a conduta de quem permite ou facilita, por qualquer meio, o acesso de pessoas não autorizadas àquelas informações. A pena para tal delito é de um a quatro anos e multa, mas será aumentada para dois a seis anos e multa, se da ação ou omissão resultar dano à administração pública; e em mais um terço se a fraude for cometida por funcionário público.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Neste sábado...

Atenção, abrir em uma nova janela.

Fonte: Blog do Robson

SEMANA SANTA : A tradiçaõ religiosa e seus aspectos históricos

Cristãos e judeus celebram a Páscoa e a Pessach na Terra Santa
Do Correio Braziliense

Os protestantes e os católicos que vivem na Terra Santa celebram hoje a Sexta-Feira Santa, enquanto os judeus comemoram o Pessach, a Páscoa judaica.

Os cristãos da Igreja latina (católica romana) da Terra Santa e as Igrejas protestantes recordam o julgamento, condenação e crucificação de Jesus Cristo em Jerusalém.

Já a Pessach, uma das principais festas da comunidade judia, que dá lugar a vários rituais, recorda o êxodo do povo hebreu do Egito. Dura sete dias a partir do pôr do sol desta sexta-feira.

Segundo os Evangelhos, o judeu Jesus foi traído poucas horas depois de ter compartilhado a tradicional ceia de Pessach com seu discípulos. Foi condenado à morte por Pôncio Pilatos e obrigado a carregar a cruz até o local de sua crucificação, no monte Gólgota, fora das muralhas da cidade.

A cada Sexta-feira Santa, segundo dia do Tríduo pascal que terminará no domingo, milhares de cristão do mundo inteiro realizam uma peregrinação à Cidade Velha de Jerusalém, no setor oriental de maioria árabe, ocupado por Israel desde junho de 1967.

Com a aproximação das festas para os cristãos e os judeus, Israel anunciou o fechamento, de sexta a domingo, dos pontos de controle que permitem o acesso a seu território a partir da Cisjordânia ocupada, limitando o acesso apenas aos casos humanitários.

Como todos os anos, Israel autorizou a 500 cristãos da Faixa de Gaza a ir a seu território e à Cisjordânia ocupada durante a Páscoa.

Mais de 20 mil cristãos da Cisjordânia receberam uma permissão especial para visitar Jerusalém até o final da próxima semana, segundo um comunicado militar.

Os cristãos representavam mais de 18% da população da Terra Santa em 1948, data da criação do Estado de Israel, mas atualmente são apenas 2%.

COBRANÇA » Consumidores devem pagar IPVA a partir da próxima semana

Os brasilienses podem preparar o bolso. A partir da próxima segunda-feira, a Secretaria de Fazenda começa a cobrar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os carnês foram entregues no fim do mês passado e os donos de veículos com placas de finais 1 ou 2 terão de quitar a cota única ou a primeira parcela em 9 de abril. Até o fim de junho, quando vence a última prestação do imposto, o Fisco espera recolher aos cofres públicos R$ 651,2 milhões, ou 4,6% a mais que em 2011.

Essa alta está diretamente relacionada ao aumento da frota de carros do DF. Dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (Sincodiv-DF) indicam que no ano passado 113.231 novos carros foram emplacados em Brasília e demais regiões administrativas. O número é 6% inferior aos 120.457 emplacamentos registrados em 2010.
 
Fonte:Correio Braziliense

Política: Termina amanhã prazo de desincompatibilização

Termina neste sábado (7) o prazo para que secretários estaduais e municipais ou magistrados e defensores públicos que pretendam concorrer nas eleições de outubro a um mandato para o legislativo municipal. A legislação eleitoral em vigor determina que os detentores desses cargos têm que deixar suas funções seis meses antes das eleições. Já os candidatos a prefeito que detêm cargos públicos terão até 7 de junho - quatro meses antes das eleições - para deixar seus cargos.

Quem descumprir os prazos estabelecidos em lei estará automaticamente fora da disputa nas eleições de 2012. A Constituição Federal, por sua vez, estabelece que são inelegíveis cônjuges de prefeitos além de parentes consanguíneos ou afins até segundo grau ou adotados. A regra vale aos substitutos dos prefeitos que assumiram o cargo até seis meses antes das eleições.

De acordo com o calendário eleitoral elaborado pelo tribunal, os prazos para desimcompatibilização que devem ser obedecidos pelos candidatos variam, em regra, de três a seis meses. Os candidatos à reeleição, no entanto, não se incluem nesses prazos, uma vez que, por lei, podem concorrer a um novo mandato no comando das prefeituras. A mesma regra vale para parlamentares candidatos a prefeitos.

Os servidores públicos que entrarem na disputa pelo comando do Executivo municipal têm até 7 de julho - três meses antes das eleições - para deixarem suas funções. Caso contrário ficarão automaticamente inelegíveis. A regra vale para funcionários públicos estatutários ou regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Fonte: Jornal O Mossoroense

Perigo nas estradas

Mortes no trânsito sobem quase 50 por cento
Por Vinicius Doria - Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Semana Santa é considerada um dos períodos mais violentos do trânsito brasileiro. Só no ano passado, levando em consideração apenas os quatro dias do feriado,115 pessoas morreram por dia, em média, em acidentes nas ruas e estradas do país, informa a seguradora que administra o Dpvat, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. O número é 47% maior que a média diária de mortes em acidentes de trânsito no restante do ano (78)


"Durante o feriado, há um aumento considerável nos acidentes, porque as pessoas viajam despreparadas, às vezes, de última hora, não fazem a revisão do carro e ainda tem o fator pressa, o desrespeito aos limites de velocidade", disse o diretor presidente da Líder Seguradora, que administra o Dpvat, Ricardo Xavier.


De acordo com dados do Dpvat, entre 2006 e 2011, foram pagas 14.892 indenizações a pedestres, motoristas e passageiros que sofreram acidentes nos quatro dias do feriado da Semana Santa. Dessas indenizações, 2.882 foram pagas a beneficiários daqueles que perderam a vida em acidentes de trânsito no período. 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

governo dos Demos no RN: "Quem manda aqui..."

Fonte: site Carta Potiguar

Reconhecimento: Patrício Pitbull fala sobre Bruno Gouvea e diz que dedicará título ao amigo

Patrício Pitbull foi um dos atletas formados por Bruno Gouvea.

 Foto: Artur Dantas
No último domingo, o cenário das lutas do Rio Grande do Norte ficou mais triste com a partida inesperada do mestre Bruno Gouvea. Nesta quarta-feira (4), os alunos e amigos do “Gordinho”, como é carinhosamente chamado pelos mais próximos, fizeram uma homenagem carregada de emoção no lugar preferido do treinador, o tatame da academia Pitbull Brothers. Em conversa com o blog Nocaute, Patrício Pitbull falou sobre o amigo que ensinou os primeiros passos dele nas artes marciais, da continuidade do trabalho da academia e da preparação para luta contra Pat Curran, na disputa de título dos penas do Bellator.

Blog Nocaute: Com o falecimento de Bruno Gouveia, como ficam os treinamentos da Pitbull Brothers de agora por diante?
Patrício Pitbull – Infelizmente, teve esse ocorrido com a nossa equipe e eu senti muito por isso, sentimos pela família de Bruno e estamos bastante solícitos com essa situação, mas temos que dar continuidade ao trabalho dele. Essa academia funciona hoje porque Bruno quis que ela funcionasse. Eu estava distante de Natal, Bruno levantou essa bandeira no RN para preparar grandes atletas para poder brigar mundo afora. Com o falecimento de Bruno, não podíamos deixar que isso morresse com ele, já que a maior vontade dele era que continuássemos treinando, nesse caminho. Então, a primeira pessoa que veio na cabeça dos principais lutadores da academia foi o cara que inseriu Bruno no esporte, que é Netinho Pegado, pai de Renan Barão, que tá vindo aqui agora para ajudar a equipe. Ele será bem vindo e os treinos já estão acontecendo. Hoje foi o primeiro treino em homenagem a Bruno Gouvea e acredito que o trabalho dele começou agora. Agora é que ele (Bruno) vai começar a ser reconhecido.

Encenação da Paixão de Cristo em Lajes

Com um elenco 100% de Lajes, com 96 atores, entre crianças, jovens, adultos e idosos a Secretaria de Educação e Cultura, Prefeitura de Lajes e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio cultural do Ponto de Cultura e ADLIS, será encenada na noite desta quinta-feira (05), após a missa, a Paixão de Cristo aqui em Lajes.

O cortejo sairá do Instituto indo até a praça Coronel Miguel Teixeira onde será encenada o Sermão da Montanha. Depois pela João Militão, praça central e voltando para a praça da Matriz onde será encerrada com a crucificação e ressurreição de Cristo.
Investir no seu capital social é acreditar na capacidade de seu povo. Vai ser o espetáculo do povo de Lajes.

Fonte: Blog de Junior Martins

“O Estado não tem que ter lucro, mas suprir as demandas da sociedade”, afirma Mineiro

Fonte: site do Dep. Fernando Mineiro

O Estado não tem que ter lucro, mas suprir as demandas da sociedade. A afirmação foi feita pelo deputado Fernando Mineiro no plenário da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 4. As críticas do parlamentar são direcionadas às justificativas do Governo do Estado com relação ao não pagamento das dívidas com a empresa Locavel Serviços, o que resultou no recolhimento de 40 viaturas da Política Civil e Militar do Rio Grande do Norte.

Programação da Semana Santa na Paróquia de Lajes, Pedra Preta e Caiçara

Atenção, abrir em uma nova janela.
O administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Lajes, e que compõe as cidade de Pedra Preta e Caiçara do Rio dos Ventos, divulgou a programação completa para a semana Santa 2012.

Há três semanas que o padre Zezinho visita os enfermos que são assistidos pelas Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística ao longo do ano. No total, já foram 94 enfermos que receberam a unção pelo Padre Zezinho.

Confira o que acontecerá, onde será, e os horários. Programe-se para você e sua família participar.

Quinta-feira:
16h00min – Missa do Lava-Pés em Pedra Preta celebrada pelo Pe. Rogério
17h00min – Missa do Lava-Pés em Caiçara do Rio dos Ventos
19h30min – Missa do Lava-Pés na Igreja Matriz em Lajes
Após a Missa tem inicio Adoração ao Santíssimo até a 01h00min
Após a Missa haverá encenação da Paixão de Cristo no Patamá da Igreja

Sexta-feira:
16h00min – Celebração da Paixão de Cristo e Adoração da Cruz do Senhor. Em seguida haverá procissão do Senhor Morto.
19h00min – Celebração da Paixão de Cristo em Pedra Preta

Sábado:
19h00min – Vigília Pascal em Pedra Preta com Pe. Rogério
19h30min – Vigília Pascal em Caiçara do Rio dos Ventos
22h00min – Vigília Pascal na Igreja Matriz em Lajes
Todos devem levar velas para o momento da renovação do Batismo

Domingo:
12h00min – Missa Solene de Páscoa na Igreja Matriz em Lajes
17h00min – Missa Solene de Páscoa em Pedra Preta
19h30min – Missa Solene de Páscoa em Firmamento

Fonte: Blog do Robson com Informações da Pascom

Bom exemplo: Potiguares são premiados na maior feira de Engenharia e Ciências

Nove alunos potiguares, do município de Doutor Severiano, foram premiados na 10ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Os alunos Josemar Gomes da Silva Júnior; Sara Sebastiana Nogueira e Edilton Antonio de Oliveira apresentaram o projeto "Energia solar: uma alternativa sustentável para promover economia". O trabalho foi orientado pelo professor José Nilton de Souza.

Os vencedores receberam um prêmio credencial, passagem aérea e hospedagem para participar da Feira de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente (Femact Rio + 20).

A Febrace é promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Universidade de São Paulo (USP) e se constitui na maior feira brasileira de Ciências e Engenharia.

Seu objetivo é estimular a cultura científica na educação básica brasileira. Foram selecionados entre 1.505 trabalhos, para esse ano. Os finalistas foram avaliados por uma comissão formada por professores de diversas instituições das áreas das ciências e engenharia. A premiação foi realizada nos dias 16 e 17 de março.

No total, 743 jovens de todas as regiões do País participaram do Febrace. Os futuros cientistas apresentaram 325 projetos desenvolvidos em escolas de ensino fundamental, médio e técnico. Foram 218 escolas públicas, 80 particulares e 19 fundações.

Na opinião da coordenadora geral da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, feiras como esta têm o poder de estimular também o espírito investigativo e empreendedor nos jovens – algo fundamental para uma economia baseada no conhecimento. “A FEBRACE é uma mostra do potencial dos nossos jovens, de sua capacidade para inovar, encontrar soluções para problemas da sociedade e contribuir para o desenvolvimento do País”, afirma. “Cada vez mais as empresas buscam profissionais especializados, com competências para a investigação sistemática e científica, que resulte em solução de problemas reais”, enfatiza Roseli.

Fonte: site Nominuto.com

Sem chuvas // Quase 140 municípios potiguares enfrentam seca

Fonte: Jornal Diário de Natal

Análise das chuvas ocorridas este ano no Rio Grande do Norte mostram que o mês de março - ao contrário da média histórica registrada - apresentou um quadro de seca. O relatório foi feito pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e deverá embasar a reunião de hoje, às 10h, no Gabinete Civil da Governadoria, para avaliar a situação de emergência de 139 municípios potiguares. 71 deles já estão sendo abastecidos pela 

Operação Pipa. 
Participam do encontro a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, secretarias estaduais de Agricultura (Sape) e de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), além da Emater, Emparn e Idarn e dirigentes de federações. Durante a reunião serão definidas ações emergenciais de enfrentamento ao momento de estiagem no semi-árido potiguar.

Segundo levantamento da Emparn, a situação de chuvas abaixo do normal foi verificada em 143 municípios potiguares que fazem parte da região semiárida do RN, na qual o período chuvoso se concentra entre os meses de fevereiro emaio. A falta de chuvas em março comprometeu as atividades da agricultura de sequeiro e da pecuária. A avaliação da Emparn mostra que "em 2012 tem acontecido uma irregular distribuição temporal e espacial das chuvas", problema que já havia ocorrido nos meses janeiro e fevereiro devido às condições dos oceanos Pacífico e Atlântico. Em março, um bloqueio que se estabeleceu sobre a Região Nordeste do Brasil impediu a formação de chuvas.

Em seu relatório, o meteorologista Gilmar Bristot avalia que a ocorrência de chuvas na região semiárida no mês de abril terá uma melhora em relação a março e que deverão ocorrer chuvas em torno da normalidade, que em valores significa índices próximos da média de 200 mm, mas com grande variação temporal e espacial.

Litoral
Para a região litorânea do Estado, onde está inserida a região da Grande Natal, as chuvas também deverão ficar próximas da normalidade. Lembrando que o período chuvoso principal no leste do Estado ocorre entre os meses de abril a julho.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

PRF inicia "Operação Semana Santa" para combater embriaguez e ultrapassagens proibidas

 
Com reforço no efetivo em locais estratégicos e combate implacável à embriaguez ao volante, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza em todo o Brasil a "Operação Semana Santa" entre os dias 05 e 08 de abril. Durante os quatro dias, cerca de nove mil policiais rodoviários federais estarão presentes, em escala de revezamento, nos mais de 67 mil quilômetros de malha viária federal do país, coibindo, principalmente, as condutas de risco que causam os acidentes mais graves, como as ultrapassagens em locais proibidos. A operação começa à zero hora de quinta-feira e termina à meia-noite de domingo.

De acordo com as informações da PRF, o trabalho da entidade está sendo planejado com base nas informações estatísticas operacionais, de modo a posicionar os policiais nos pontos mais críticos das vias.

Segundo os dados da PRF, no ano passado as colisões frontais provocadas por ultrapassagens proibidas ou mal calculadas ocasionaram 31% das mortes nas estradas federais. Para evitar mais acidentes desse tipo, a PRF reforça que o motorista só deve realizar ultrapassagens com total segurança. A velocidade acima da média foi a responsável por 13% dos óbitos.

Outro fator responsável por acidentes com vítimas fatais é o dirigir com baixa luminosidade nas estradas, no período da noite. Segundo dados da PRF, 57% das mortes naquele período foram ocasionados pela falta de visibilidade.

Os dados envolvendo os acidentes fatais nas vias federais na da Semana Santa do ano passado mostram que 49% dos óbitos eram de pessoas entre 18 e 35 anos.

*Com informações da PRF

Mais uma para aqueles (poucos) que não gostam do Governo Dilma

Dilma agrada 77% dos brasileiros, aponta CNI/Ibope


SÃO PAULO - A popularidade da presidente Dilma Rousseff bateu os 77%, segundo apontou a pesquisa CNI/Ibope realizada nesta quarta-feira, 4. O levantamento mostrou que o índice de satisfação com o governo subiu 5% em relação à última pesquisa, que mediu 72% de aprovação. A avaliação foi classificada como 'ótima' ou 'boa' por 56% dos brasileiros, mesmo resultado obtido na pesquisa anterior, em que Dilma bateu o recorde histórico da pesquisa CNI/Ibope para o primeiro ano de mandato.

A confiança dos brasileiros na presidente também aumentou: saltou de 68% para 72%, conforme apontou a pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta.

A pesquisa revelou também que mais da metade da população - 60% - considera que o governo Dilma está sendo igual ao do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

As contrapartidas ocorreram nas áreas de impostos (com 65% de reprovação), saúde (com 63%) e a segurança pública (com 61%), pontos com as piores avaliações, segundo apontou o levantamento.

Os outros temas pesquisados pela CNI Ibope, apenas combate à fome, meio ambiente e combate ao desemprego apresentaram maiores percentuais de aprovação.

Comparativamente, a pesquisa constatou também que o governo de Dilma tem popularidade maior que a dos seus antecessores Lula e Fernando Henrique Cardoso no primeiro ano de mandato.

A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de março, com 2.002 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais e para menos.

Atenção estudantes lajenses


Nesta quarta-feira, dia 04 de abril, estará em Lajes a equipe da URNE 98 FM emitindo a Carteira de Estudante 2012. Este será o quarto ano que a URNE estará em nosso município, garantindo aos Estudantes Lajenses o direito a meia entrada e meia passagem por meio da Identidade Estudantil que referencia no Estado.

Os alunos da rede pública e privada que desejarem fazer sua carteira devem se dirigir nesta quarta –feira a Escola Pedro II pela manhã tarde ou noite, não é necessário levar foto 3X4, a foto é tirada na hora grátis e o Estudante recebe a Carteira na mesma hora pronta para ser usada e ainda concorre a uma linda bicicleta.

Com Informações do Blog do Robson

Fátima diz que Dilma vem ao Estado até final de junho


O Partido dos Trabalhadores no RN articula a vinda da presidente Dilma Rousseff para até o mês de junho para cumprir agenda  em Parnamirim e Areia Branca. O período é imediatamente anteior ao início oficial da corrida eleitoral.

Em Parnamirim, a agenda está relacionada a obras do projeto Minha Casa, Minha Vida; já em Areia Branca, a presidente participaria da entrega do novo porto-ilha, que recebeu investimentos do PAC. A informação foi dada pela deputada federal Fátima Bezerra (PT), em entrevista ao DDN.

A petista, contudo, acredita que a posição de Dilma em relação a subir em palanques eleitorais será de cautela. De todo modo, não custa lembrar que ambas as cidades estão no entorno dos principais colégios eleitorais que o Partido dos Trabalhadores cobiça no RN: Natal e Mossoró.

Fonte: site Nominuto.com

Anvisa vai lançar consulta pública sobre restrições à venda de remédios que não exigem receita

Venda_de_remedios
Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, em reunião nessa terça-feira (3), lançar consulta pública, no prazo de 30 dias, sobre a proposta de "adotar mecanismos para permitir que os medicamentos isentos de receita médica possam ser colocados ao alcance do consumidor na farmácia, considerando o risco sanitário envolvido para esse tipo de produto”.

Desde 2010, a Anvisa determinou que medicamentos sem prescrição médica só podem ser vendidos por um atendente. Os remédios deixaram de ficar em gôndolas e prateleiras ao alcance direto do consumidor. Na época, a agência reguladora alegou que o remédio, mesmo isento de receita, pode apresentar risco à saúde e, por isso, o cidadão deve ser orientado por um farmacêutico antes de comprar. A medida não agradou a entidades representativas das farmácias, que recorreram à Justiça para suspendê-la.

Rosa de Saron volta a Natal dia 12 de maio

A Banda católica Rosa de Saron, voltará a Natal para realizar show completo em lançamento do seu mais novo trabalho: Horizonte Distante. O evento acontecerá dia 12 de Maio as 18hs no ginásio de Esportes Nélio Dias na Zona Norte de Natal, os portões serão abertos pontualmente as 17hs:00. 

Na ocasião se apresentarão também as bandas Homem Novo de João pessoa, banda que esta concorrendo a banda do ano, no troféu louvemos ao senhor, com respaldo nacional e a banda potiguar Missão de Cristo, também já bem conhecida no meio católico regional. O evento foi feito e pensado para a família cristã, seja ela de católica ou não. Os ingressos estão a venda nas livrarias paulinas no centro, na Rebocco Surf Wear no alecrim do lado do shopping 10 pela avenida 9 e pelo telefone (84) 8134-6703. Demais informações pelo ireventos@globo.com

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Projeto diminui tempo de contribuição para pessoas com deficiência

No caso das pessoas com deficiência grave, o substitutivo estabelece que o tempo é de 25 anos, para homens, e 20 anos, para mulheres.

Fonte: Agência Brasil

O Senado aprovou hoje (3) o substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara 40/2010 que trata de novas regras para a contribuição previdenciária de pessoas com deficiência física. A matéria, que foi aprovada com alterações e voltará para a Câmara dos Deputados, institui um modelo diferenciado de valor e tempo de contribuição de acordo com o grau de gravidade da deficiência.

No caso das pessoas com deficiência grave, o substitutivo estabelece que o tempo de contribuição para o Regime Geral da Previdência Social será de 25 anos, para homens, e 20 anos, para mulheres. Já as que são portadoras de deficiência moderada deverão contribuir por 29 anos e 24 anos respectivamente. Para as pessoas com deficiência leve, o projeto estabelece que o tempo de contribuição será de 33 anos (homens) e 28 anos (mulheres).

A idade para aposentadoria também muda. Aqueles que cumprirem o prazo mínimo de 15 anos de contribuição passam a ter o direito a se aposentar aos 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres), independentemente do grau de deficiência.

O texto define pessoas com deficiência como aquelas que possuem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, sensorial ou intelectual que as impeçam de participar plena e efetivamente da vida em sociedade e em igualdade de condições com as que não têm deficiência. O projeto, no entanto, deixa para o Poder Executivo a tarefa de estabelecer os critérios para a definição dos graus de deficiência.

A matéria foi relatada pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que tem uma filha com Síndrome de Down. Parlamentares envolvidos com a causa dos deficientes físicos, como o deputado Romário (PSB-RJ), acompanharam a votação que resultou em 52 votos favoráveis e nenhum contrário.

terça-feira, 3 de abril de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: Problema da estiagem no RN é destaque nos debates em plenário

Da redação do DIARIODENATAL
A falta de chuvas regulares, impedindo a consolidação do inverno e os prejuízos que já vem sendo sentidos pelos produtores rurais em decorrência da estiagem foi o tema destacado pelo deputado Vivaldo Costa (PR). O parlamentar fez um relato das dificuldades por que passa o homem do campo e disse que a esse respeito irá manter uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini: “O inverno que estava programado pelos meteorologistas não chegou e no Seridó a situação está uma lástima”, disse Vivaldo.

O deputado irá se encontrar com a governadora para levar as reivindicações e preocupações dos produtores rurais no Seridó. Entre outros problemas, os criadores estão com dificuldades para alimentar o rebanho: com o prolongamento das chuvas em 2011, o pasto úmido está apodrecendo: “Nem o remanejamento do gado para outras cidades eles podem fazer, porque o pasto é escasso em várias regiões. Hoje há um desalento em nossa região”, alertou o deputado.

Vivaldo lembrou que o Seridó, onde não chove há nove meses, vive essencialmente da criação de gado e sua bacia leiteira é uma das maiores do RN. Sua preocupação foi endossada pelos colegas George Soares (PR), Hermano Morais (PMDB) e Fernando Mineiro (PT). “O governo precisa tomar medidas urgentes para minimizar os efeitos da seca”, disse o petista. George Soares lembrou dos altos investimentos que o homem do campo fez, contraindo dívidas e sem condições de honrar os empréstimos contraídos com instituições financeiras. “Vou procurar a governadora e sugerir que o governo tome medidas, até pode ser o caso de se buscar novas linhas de crédito para salvar o rebanho”, disse Vivaldo.

Natalenses preferem interior do estado para passar feriado de Páscoa

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN

Um feriado para curtir em família e sem esquecer as tradições. É com este foco que o natalense se prepara para a Semana Santa e Páscoa, que começa nesta quinta-feira (05). O instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio procurou saber quais são as intenções de consumo e de gastos do natalense para este período. Entre os 600 entrevistados, 38% afirmaram que pretendem viajar com a família ou para encontrar parte dela. Destes, 70,6% afirmaram que terão como destino o interior do estado e 51,4% usarão o carro como meio de transporte.

Um detalhe interessante quando o assunto são as viagens é que entre os poucos que afirmaram estar planejando uma ida ao exterior (3,9%), a imensa maioria (78,5%) disseram que organizaram o passeio por conta própria, em recorrer aos serviços de uma agência de viagens.

A pesquisa também deixou claro que os natalenses vão manter a tradição na hora de ir às compras. Os ovos de chocolate foram o item de consumo mais citado como o que os natalenses desejam comprar esta semana (34,4%), logo após aparecem os peixes e crustáceos com 31,2%, seguido por vinhos (17,8%).

Questionados ainda a respeito de quanto pretendem gastar com os itens ligados ao período, 37,7% afirmaram que gastarão no máximo R$ 100 e 29,1% que pretendem desembolsar até R$ 200. A maioria dos entrevistados (65,51%) vai comprar os itens à vista.

Candidato ao Nobel de Física faz palestra na UFRN

“Fazendo luz na Matemática” é o título da Aula Pública que o professor Michael Berry, da Universidade de Bristol, Inglaterra, ministrará na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no dia 4 de abril, às 10h, no auditório Otto de Brito de Guerra, Reitoria.

A palestra terá um tom intelectual, mas não ficará restrita a temas técnicos e apresentará um forte componente visual. A proposta da aula é discutir os "fenômenos matemáticos" e como eles encontram aplicações e ilustrações na Física da Luz. 

Michael Berry apresentará conceitos como fractais, teoria da catástrofe, nós, o infinito, zero e até mesmo quando 1+1 não somam 2, necessários para o entendimento do arco-íris, estrelas que piscam, mães brilhantes, espelhos mágicos orientais e observações simples sobre interferência, polarização e foco.

A promoção é da UFRN, através do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE), do Programa de Pós-Graduação em Física (PPF) e do Instituto Internacional de Física da UFRN. Na Universidade, o professor inglês está participando da reunião do Comitê Científico do Instituto Internacional de Física, iniciado nesta segunda-feira, 2 de abril.

Michael Berry já recebeu o título de Cavalheiro da Rainha da Inglaterra em 1996 por suas contribuições no campo da Física, além de possuir 446 trabalhos de pesquisa publicados nos mais conceituados periódicos da área. É um dos fortes candidatos a receber o Prêmio Nobel de Física no ano de 2012. 

Divulgação da AGECOM.

governo dos Demo: Cresece a desaprovação da governadora Rosalba Ciarlini

Variação da reprovação adminstrativa da governadora foi quase além da margem de erro no levantamento Sinduscon/Consult


A desaprovação da governadora Rosalba Ciarlini, dentro da margem de erro de 3%, subiu de 59,7% para 62% no levantamento Sinduscon/Consult divulgado nesta terça-feira (3).
A aprovação da governadora ficou praticamente estável – era 22,4% no início de marco, e variou positivamente 0,4%, atingindo 22,8%. O número de pessoas que não têm opinião formada passou de 15,6% para 17,5%.

A pesquisa foi registrada em 26/03, sob protocolo RN 00009/2012 TSE-TER. A margem de erro é de 3%.

Fonte: site Nominuto.com

Agricultor familiar fornece merenda para 60% das cidades

Agricultor familiar fornece merenda para 60% das cidades   



Cerca de 48 milhões de alunos têm mais frutas e verduras frescas


Cerca de 60% dos 5,5 mil municípios brasileiros compram alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar de 48 milhões de crianças e adolescentes. Aproximadamente 104 mil pequenos produtores em todo o País fornecem às escolas desde 2009, quando foi aprovada a Lei da Alimentação Escolar - que determina que, no mínimo, 30% da merenda nas escolas públicas devem ser comprados de famílias agricultoras. 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) – (http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-alimentacao-escolar) busca, ao mesmo tempo, alimentar os alunos de forma saudável e estimular a economia rural. A iniciativa abriu um mercado de R$ 1 bilhão por ano em compras. “Antes, a alimentação escolar era feita com produtos processados e com pouca diversidade, fracos em vitaminas e sais minerais, que são encontrados em abundância em frutas e verduras, oferecidas com a inclusão da agricultura familiar”, explica o coordenador das políticas de comercialização de produtos da agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pedro Bavaresco. 


Cardápio 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

RN contabiliza 630 casos de dengue

Até o dia 24 de março, 4.170 casos foram notificados. Dos 17 óbitos suspeitos, apenas um teve diagnóstico confirmado como caso de dengue.

Divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), divulgou nova planilha de dados sobre o panorama da doença no Rio Grande do Norte. Os dados informam que até o dia 24 de março de 2012, o Rio Grande do Norte contabilizou 4.170 casos notificados de dengue. Deste total, 630 já tiveram diagnóstico confirmado.

Dos 17 óbitos considerados suspeitos, quatro tiveram diagnóstico descartado, um teve diagnóstico confirmado como caso de dengue e os demais estão com diagnóstico pendente, aguardando os resultados dos exames.

Atualmente os municípios norte-riograndenses que apresentam alta incidência da doença são: Assu, Alto do Rodrigues, Campo Grande, Messias Targino, Pendência, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Pedro Avelino, Jardim do Seridó, Parelhas, Santana do Seridó, Alexandria, Lucrécia, Luis Gomes, Olho D’Água dos Borges, Patu, Umarizal e Viçosa. “È importante lembrar que a incidência é um dado acumulativo ao longo do ano, e que considera não apenas o número absoluto de casos, mas também é proporcional à população do município”, ressalta a Coordenadora do PECD, Kristiane Fialho.

Fonte: Portal Nominuto.com
 

Feriadão

Governo decreta ponto facultativo na próxima quinta-feira

A governadora Rosalba Ciarlini decretou ponto facultativo na próxima quinta-feira (5). O decreto vale para todos os  órgãos e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Governo do Estado.

Durante toda a quinta-feira serão executadas apenas aquelas atividades que sejam consideradas essenciais.
 
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Mais de 200 mil beneficiados pelo Bolsa Família têm acesso ao microcrédito

A presidente Dilma Roussef informou hoje que mais de 218 mil pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família também tiveram acesso ao Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado executado pelo Governo Federal através de bancos oficiais.
A manifestação da presidente foi na edição desta segunda-feira do programa "Café com a presidenta".
Segundo a presidente, de setembro do ano passado a março deste ano, foram feitos mais de um milhão de empréstimos com o objetivo de ampliar, melhorar ou começar um novo negócio.
Os empréstimos variam de R$ 300,00 a R$ 15 mil.
 
Fonte: Jornal de Natal

Assistência técnica rural para 93 mil famílias no Nordeste

A quarta chamada  pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destinada à prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para agricultores familiares em situação de pobreza extrema foi publicada na última quarta-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU) . 

 A chamada tem o valor de R$ 154.486.502,20. As entidades selecionadas vão atender, durante dois anos, 93,4 mil famílias em 417 municípios no Nordeste. Esta chamada de Ater para agricultores extremamente pobres faz parte das ações do MDA no Plano Brasil Sem Miséria e vai garantir a contratação de 1.340 técnicos de nível médio e superior para atender a famílias com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa, em 26 Territórios da Cidadania. Desses 26, 12 territórios já estavam sendo atendidos, desde 2011, e terão o público beneficiário ampliado.

Fonte: secom.gov.br

domingo, 1 de abril de 2012

Trilheiros da Caatinga recebem titulo de Utilidade Pública

Foi aprovado por unanimidade na Sessão desta sexta-feira na Câmara Municipal de Lajes o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Canindé Rocha (PT) que dá o titulo de Utilidade Pública a Associação Trilheiros da Caatinga.

A entidade que é coordenada por um grupo de jovens ambientalistas tem um grande trabalho desenvolvido na área do Turismo Ecológico e é o único grupo que faz um trabalho de preservação na Serra do Pico do Cabugi. Os Trilheiros agora irão trabalhar para conseguir o titulo de utilidade pública estadual e federal.

Fonte: Blog do Robson

Municípios criam previdência própria

Fonte: Jornal de Fato

Os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) se transformaram numa alternativa para os Municípios reduzirem seus impactos financeiros e garantirem mais segurança para os servidores públicos. Pelo menos é o que garante o coordenador do curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eduardo Henrique, que tem ajudado a alguns municípios nesse processo.

De acordo com ele, não existe risco, porque no RPPS todo servidor poderá consultar sua situação a qualquer momento e "ninguém poderá mexer em seu dinheiro". "Todo dia o servidor vai poder olhar", disse. Henrique acrescenta também que os valores depositados ainda rendem o mesmo que as poupanças. "A previdência própria dos Municípios é vantagem para a União, população brasileira, servidor e Prefeitura", afirma.

Eduardo Henrique já ajudou os Municípios de Natal, São Gonçalo, Severiano Melo, Alexandria, Macau, Currais Novos a mudar de regime e agora acompanha os projetos de outros oito, entre eles Janduís, Apodi, Extremoz, Senador Elói de Souza e Baraúna. Por ser um trabalho de pesquisa, as Prefeituras que optam pelo acompanhamento da UFRN não têm nenhuma despesa. "Todo país que tem poupança é rico e poupança se faz com previdência", acrescenta o professor.

Alguns municípios optaram pela contratação de uma consultoria privada para mudar de regime. O consultor mais procurado é o paraibano Rocine Rodrigues, que tem trabalhado em alguns municípios como Macaíba, Mossoró e Lajes, onde esteve na última sexta-feira, 30, para discutir o projeto na administração do prefeito Benes Leocádio, presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte.

O município de Apodi volta a discutir o seu Regime Próprio nesta quarta-feira, 4. Segundo o chefe de Gabinete, Klinger Pinto, a grande vantagem é a aposentadoria total. "Hoje, no regime geral, o servidor não tem condições de se aposentar com o período total, o que lhe confere uma perda de até 30% do salário", disse.

Economia: energias alternativas no RN

Energia solar atrai investidores ao RN

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vota até o início deste mês - segundo previsão da coordenação de energia solar fotovoltaica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia do RN (Cerne) - dois regulamentos que prometem incentivar a geração e o consumo de energia solar no país. A regulamentação, que já está pronta, libera a instalação de pequenas centrais geradoras de energia elétrica (com potência instalada menor ou igual a um Megawatt (MW) em empresas e residências e concede maior desconto para quem instalar usinas de energia solar com até 30 MW. Com a homologação, o brasileiro poderá instalar placas solares fotovoltaicas e transformar radiação solar em energia elétrica, economizando na conta de energia.

Embora a Aneel prefira não fixar uma data para a homologação, várias empresas nacionais e estrangeiras estão de olho neste movimento. Para especialistas, o Rio Grande do Norte pode se destacar em relação à geração de energia solar, a exemplo do que ocorreu com a energia eólica.

O estado está entre os três com maior índice de radiação solar do país. O potencial do estado (radiação solar de 780 a 800 watts por metro quadrado) é cinco vezes maior que o da Alemanha, um dos países que mais produzem energia solar no mundo. Vários investidores já demonstraram interesse em aportar capital no RN. Só em março, três empresas procuraram o governo do estado - a Vector Tecnhology, a Solsonica e a Braxenergy, que anunciou a instalação de duas usinas solares, uma fotovoltaica (que usa placas solares) e uma CSP (que usa concentradores de energia) e de uma fábrica. As duas usinas projetadas pela companhia, com capacidade instalada de 30 MW cada uma, serão instaladas nos municípios de Mossoró e Itajá, que também receberá uma 'green house', espécie de estufa para produção de alimentos. A expectativa é que fiquem prontas em 2013, caso o Ministério de Minas e Energia realize leilões para energia solar este ano.

Preservação do Centro Histórico de Natal é debatida

Preservação e Desenvolvimento: desafios e perspectivas para o Centro Histórico de Natal. Este é o tema da mesa-redonda que acontecerá na terça-feira (3), na Associação Co-mercial e Empresarial do RN, na Ribeira (zona leste de Natal), a partir das 8h. O evento é voltado para micro, pequenos, médios e grandes empresários que atuam no Centro Histórico e é organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no RN (Iphan/RN).

A discussão gira em torno das implicações práticas do tombamento do centro, e serão mostrados exemplos bem sucedidos de empresários que utilizaram o processo para agregar valor ao negócio, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Entre abril e junho de 2012, o Iphan/RN realizará oficinas de edu-cação patrimonial no Centro Histórico de Natal por meio de seminários, mesas-redondas, workshops, visitas guiadas e outras atividades voltadas para moradores, empresários e comerciantes da região, bem como educadores e profissionais e interessados na preservação do pa-trimônio arquitetônico e urbanístico de Natal. O principal objetivo é informar a população sobre o tombamento, sensibilizando para a importância da participação de todos na preservação efetiva desse patrimônio nacional.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte