quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O boletim informativo da Ong Baobá >> notícias sobre o 1º Pedal Pico Cabugi


 


1º Pedal Pico Cabugi

A Ong Baobá, publica convite para o “1º Pedal Pico Cabugi”, evento do projeto “Bicicleta: Mobilidade da Paz” da instituição, que acontece dia 09 de agosto de 2013.  

Com o objetivo de promover o cicloturismo, pela integração entre as cidades do Estado com suas belezas naturais; a Educação Ambiental e a saúde aliada ao esporte.


A concentração/partida

Ocorrerão no IFRN, defronte ao Midway Mall da Av. Salgado Filho, a partir das 14h30, com a saída às 15h.


Município de Lajes

Cidade distante 125 km da capital, localiza-se na Região Central do Estado é o nosso destino final do evento. De acordo com o censo do IBGE, a população do município é de 10.371 habitantes e área territorial de 678 km². O historiador Câmara Cascudo, no seu livro “Nomes da Terra”, diz que a região era conhecida pela abundância de penedos e lajedos e por estar estrategicamente situada nos caminhos do sertão, tornou-se um importante ponto de encontro e descanso de boiadeiros e fazendeiros em viagens à procura de negócios.


Palestra, nascente do rio Ceará-Mirim e plantio de árvores

No sábado, dia 10, pela manhã, visitaremos a nascente do rio Ceará-Mirim, nos arredores de Santa Rosa, no município de Lajes. Este rio é a quinta maior bacia do estado com 2.635 km², o que equivale a 4,9% da área do RN. A Ong Baobá, às 10h ministrará a palestra “Bicicleta: Mobilidade da Paz” para a comunidade. O plantio de árvores acontece às 11h, para simbolizar nossa ação no município.


Canindé Soares

Após o almoço, por volta das 13h30 iniciaremos a caminhada para a trilha do Pico do Cabugi, com um grupe de fotógrafos de Natal, capitaneado pelo fotografo Canindé Soares tendo como assessoria os guias da associação da cidade.


Parque Ecológico do Cabugi

É uma Área de Conservação Florestal, do ecossistema caatinga, criado por Lei Estadual em 1988, com 2.120 ha, criado para proteger os recursos ecológicos representados pelo Pico do Cabugi, um dos pontos mais elevados do Estado, com mais de 500 metros de altura. É um dos raros remanescentes da atividade vulcânica do território nacional. Trata-se de formação geológica do período miocênico, datada com 19,7 milhões de anos, o nome é de origem tupi-guarani, que significa “região de muitas pedras”, um ícone natural do RN, com trilhas de médio e alto grau de dificuldade.


Serviço
1º Pedal Pico Cabugi

Data: 09.08.13 (sexta-feira)

Concentração/horário: IFRN defronte ao Midway Mall às 14h30

Saída: 15h

Realização

Ong Baobá

Apoio

Prefeitura de Lajes

NatalCap

Best Bike

ArteFilm



Contato

Haroldo Mota (84)9927.6555


SINTE/RN discutirá deflagração da greve em assembleias nas regionais


 

 A direção do SINTE/RN promoverá uma série de assembleias com professores e funcionários das regionais. O objetivo é que até o dia 12 de agosto, data da Assembleia Geral da rede estadual, todos os encontros tenham sido feitos para garantir uma maior representatividade na decisão de deflagração da greve.

Para a coordenadora geral Fátima Cardoso, a categoria está esperando as assembleia para materializar sua decisão contra a omissão e o desrespeito do Governo Rosalba. “Temos escutado até que a greve já deveria ter sido deflagrada antes. 

O SINTE/RN esperou o quanto pôde - 2012 e todo o primeiro semestre de 2013, mas o governo só tripudiou dos trabalhadores fazendo discursos vazios de um estado que não existe. Agora é hora de nos unirmos com a sociedade e darmos um basta nisso”, ressaltou a sindicalista.

Fonte: Site do SINTE/RN
 

Estatística >> Nordeste registra a maior alta na expectativa de vida em 30 anos



Resultado se deveu ao crescimento de 14,14 anos na esperança de vida das mulheres nordestinas

A região Nordeste, que tinha a esperança de vida ao nascer mais baixa do País em 1980 (58,25 anos) teve, em 30 anos, um incremento de 12,95 anos nesse indicador. Com o aumento, a região alcançou em 2010 a expectativa de 71,20 anos, ligeiramente acima da região Norte, que anteriormente estava à sua frente (de 60,75 para 70,76 anos).

Os dados estão na publicação Tábuas de Mortalidade por Sexo e Idade – Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação – 2010, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na última sexta-feira (2). A publicação compara os dados atuais com os de 1980, apresentando um panorama dos padrões de mortalidade nos últimos 30 anos.

O resultado favorável se deveu principalmente ao aumento de 14,14 anos na esperança de vida das mulheres nordestinas, que foi de 61,27 anos para 75,41, enquanto que a das mulheres da região Norte aumentou 10,62 anos, de 63,74 para 74,36 anos.

Em 2010, entre as unidades da Federação, a menor esperança de vida ao nascer para ambos os sexos foi registrada no Maranhão, alcançando 68,69 anos. Em 1980, Alagoas detinha essa posição, com 55,69 anos, mas passou a 69,20 anos em 2010.

Entre as regiões, o Nordeste manteve a maior taxa de mortalidade infantil, apesar de também haver registrado a maior queda entre 1980 e 2010 (23,0%). A região Sul, que já tinha a menor taxa em 1980 (46,0%) manteve a posição em 2010, com 10,1%. A maior queda na taxa no período foi registrada na Paraíba, de 117,1% para 22,9%.

As Tábuas de Mortalidade usam dados dos resultados do Censo Demográfico 2010, das estatísticas de óbitos provenientes do Registro Civil e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde para o ano de 2010. 

Conheça a publicação completa da pesquisa aqui 

Fonte: IBGE

SINE oferece 244 vagas de emprego nesta quinta-feira no RN


O Sistema Nacional de Emprego(SINE) oferece 244 vagas nesta quinta-feira(8), para Natal, região metropolitana, Mossoró e demais cidades, em todo os níveis de escolaridade. Procure o quanto antes uma Unidade do SINE Estadual mais próxima de sua casa. Não se esqueça de levar Carteira Profissional de Trabalho, Nº do PIS, RG, CPF e os comprovantes de residência e escolaridade.
VAGAS NATAL E REGIÃO
 

Agente de microcrédito 10
 

Auxiliar de cozinha 2
 

Auxiliar de crédito 16
 

Auxiliar de depósito 2
 

Auxiliar de limpeza 1
 

Auxiliar de manutenção elétrica e hidráulico 1

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dica de Saúde >> Fruta Noni


A planta Noni cresce nas ilhas virgens da Panama. Ocupa um lugar único entre as maravilhas da natureza. O fruto maduro de Noni tem aproximadamente o tamanho de um tomate. Além das propriedades nutritivas jamais vistas em outra fruta, utilizou-se ao longo dos séculos como um alimento puro em épocas de fome. Seus efeitos nutritivos despertaram o interesse em muitos profissionais da área de saúde, inclusive do respeitado Dr. Neil Solomon, Ph.D., que pessoalmente vem pesquisando todos os benefícios à Saúde Humana do consumo regular do Suco Natural da Fruta Noni.


"Como é possível que o Suco de Noni tenha ajudado a tanta gente em tantas situações diferentes? Qual seria o segredo? Cheguei à conclusão de que uma média de 78% de mais de 15.000 pessoas que tomaram Suco de Noni regularmente, com acompanhamento científico, beneficiaram-se de alguma forma, desde uma simples dor de cabeça até as doenças mais graves do mundo moderno." Dr Neil Solomon foi prestigiado com o prêmio Schwentkner, por sua excelência em pesquisa.

O Noni contém muitos alcalóides que ajudam ao corpo humano a regenerar as cédulas danificadas e a incrementar as defesas do mesmo, de forma natural.

Ibope: 85% querem reforma política e 78% são contra financiamento privado nas campanhas




Pesquisa OAB/IBOPE divulgada nesta terça-feira (6), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) revela que 85% dos entrevistados são favoráveis à reforma política para valer já nas eleições de 2014, e que 92% são a favor de projeto de lei nesse sentido por iniciativa popular.

Os números corroboram defesa feita pela presidenta Dilma Rousseff, que, em resposta às manifestações ocorridas em junho, sugeriu o debate sobre a reforma política com participação popular. Na época, Dilma propôs uma discussão sobre o plebiscito – forma de consulta popular para definir os parâmetros de uma legislação - ou mesmo a realização de uma Constituinte exclusiva para que os parlamentares se dedicasse apenas à reforma política.

 

Quanto ao financiamento de campanha, 78% dos entrevistados se posicionaram contra a participação de empresas nas campanhas. A medida faz parte também do projeto de iniciativa popular da reforma política, proposto pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Noventa por cento opinaram pediram punições mais rigorosas contra a prática de “caixa-dois”.
 

A pesquisa da OAB quis saber, também, qual o melhor modelo para eleger deputados, ficando 56% a favor de mudanças e pela instituição do voto em lista (lista e propostas de candidatos), contra 38% favoráveis à maneira atual, no nome do candidato. Dentre os temas prioritários de propostas, os entrevistados elegeram saúde em primeiro lugar, seguido por educação e controle de gastos do governo.
 
Clique aqui para ler a íntegra da pesquisa

Fonte: Site do Deputado Estadual Fernando Mineiro PT

Segundo IBGE, inflação em julho é a menor em três anos



Nesta quarta-feira, 7, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) apresentou variação de 0,03% no mês de julho.

Este resultado apresentado pelo IBGE é bem menor se comparado a taxa registrada em junho deste ano, que obteve 0,23%, e ainda melhor do que o registrado em julho de 2012, quando o índice chegou a 0,46%. Os números mostrados pelo instituto foi o mais baixo registrado, desde 2010, quando chegou a variação de 0,01%, próximo a estabilidade.

O grupo Alimentação e Bebidas contribuíram com - 0,33% em julho, segundo o IBGE, algo que não ocorria desde julho de 2011, quando a variação foi de 0,43%. Outro setor que registrou deflação no mês foi o da Construção Civil, com 6,15%. As tarifas de ônibus também reduziram o índice e caíram 3,32% no mês citado.

A pesquisa foi realizada em 11 regiões, sendo que Porto Alegre e Curitiba não tiveram recuo nos preços. Em sete das regiões houve queda, nas demais sem alteração de preço ao consumidor. Ainda neste estudo, o setor de transporte foi o que teve a queda mais intensa, desde junho de 2012, segundo o IBGE.