sábado, 19 de janeiro de 2013

Parabéns a Pedra Preta, pelos seus 50 anos de emancipação política


Fonte: Imagens do facebook

Cinco municípios cancelam Carnaval devido à seca


Fonte: Jornal de Fato

Mesmo com arrecadação acima da média Guamaré não terá Carnaval em 2013

 Prefeitos de diversos municípios comunicam oficialmente que, não vão investir nenhum recurso publico na realização dos festejos de Carnaval deste ano. Os prefeitos confirmaram ao Jornal De Fato que não vão patrocinar a realização do Carnaval porque não existem recursos disponíveis para a realização de eventos. Além disso, eles alegam que o fato dos municípios se encontrarem em Estado de Emergência em consequência da seca, foram orientados, a destinar todos os recursos que poderiam ser utilizados no Carnaval para minimizar os efeitos da estiagem junto a população.

O prefeito de Almino Afonso, Lawrence Amorim disse que recebeu orientação do Ministério Publico e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para evitar qualquer tipo de gasto com o Carnaval. “Nossa cidade está prestes a entrar em colapso por consequência da seca. O açude que abastece nossa cidade está com nível muito baixo. Os recursos que forem obtidos pela prefeitura serão destinados a reduzir os impactos da seca”, declara.

Situação ainda pior vive o prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, que recebeu a prefeitura sem dinheiros e totalmente desestruturada. Haroldo já disse que os recursos que forem chegando as contas do município serão destinados a reestruturação da maquina publica. ”Chegamos a prefeitura sem dinheiro em caixa, com muitos débitos com servidores e fornecedores e sem condições de funcionamento de serviços básicos. Dessa forma não temos como pensar em investimentos para o Carnaval”, esclarece.

 Ele disse ainda, que a prefeitura não dispõe de nenhum veículo em condições de uso. “Existe apenas uma ambulância velha e trator sem condições de uso. Essa é a frota da prefeitura”, revela.

Apesar de receber um grande volume de recursos dos royalties, o município de Guamaré é outro que não vai promover o Carnaval.

O Hélio Willamy, o Helio de Mundinho (PMDB), publicou Decreto Municipal de nº 002/2013, anunciando que não haverá investimento para realização de Carnaval de rua na cidade. O prefeito disse que está levando em consideração vários fatores, a deficiência do abastecimento de água na cidade e as recomendações feitas pelo Ministério Publico Estadual (MPE), e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ele acrescenta que mesmo com uma arrecadação acima da média, a gestão não pode deixar de priorizar a solução dos problemas que afligem a população.
“Não adianta fazer carnaval desobedecendo à recomendação judicial e faltando água na cidade”, afirma o prefeito.

Embora o Carnaval de Lajes seja considerada, a festa mais tradicional da cidade na região central do RN, o prefeito Benes Leocádio já oficializou que não vai investir nenhum recursos publico na realização do evento. Benes que também preside a Femurn está emitindo orientação aos municípios em Estado de Emergência a seguirem a orientação do MP e TCE para não investirem recursos públicos na promoção de eventos. “Com a perspectiva de redução de receita nos municípios nesse inicio de ano não é recomendável a realização de gastos em evento festivos”, disse o prefeito.

A prefeita de Santana do Matos, Lardjane Ciriaco (DEM), também oficializou a não realização do carnaval.

Brasil fecha 2012 com mais de 261 milhões de linhas de telefone celular



Da Agência Brasil

Brasília - No ano passado, o país registrou 19,54 milhões de novas linhas de telefone celular, o que representa crescimento de 8,07% na base de assinantes. O Brasil fechou 2012 com 261,78 milhões de linhas ativas na telefonia móvel.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a teledensidade no país chegou a 132,78 acessos para cada grupo de 100 habitantes. Do total de linhas ativas, 80,53% são pré-pagas e 19,47% são pós-pagas. Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram 59,19 milhões de acessos.

A operadora Vivo lidera o mercado, com 29,08% de participação, seguida pela TIM, com 26,87%, da Claro, com 24,92%, da Oi, com 18,81%, da CTBC, com 0,28% e da Sercomtel, com 0,03%.

Boletim mostra que todas as praias estão próprias para banho

Boletim de balneabilidade mostra que todas as praias pesquisadas estão próprias para banho

Todas as praias do estado estão próprias para banho, afirma o boletim de balneabilidade das praias divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Programa Água Azul. De acordo com o boletim, 48 trechos monitorados, incluindo o trecho do balneário do rio Pium estão adequados para receber banhistas.

Até a semana passada, o balneário se encontrava impróprio para banho. Essa é a primeira vez, em um mês, que o boletim mostra ele próprio. Já o trecho do rio Pium, nas proximidades da Ponte Nova, está sob controle de balneabilidade. 



Fonte: Jornal Tribuna do Norte








sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Festa de São Sebastião em Caiçara do Rio dos Ventos

 
Período de festa em Caiçara do Rio dos Ventos para os devotos de São Sebastião. Desde o dia 11,  até o próximo dia 20 com o encerramento.

Noites de homenagens e de devoção ao santo padoroeiro daquela cidade. Todos estão envolvidos para tornar esta festa uma das maiores, já que esse ano comemora-se o aniversário de 50 anos de emancipação política da cidade.
 
Já no dia 19 de janeiro (sábado), teremos dentro da festa social, as seguintes atrações:

Diferente do que a Rede Globo tenta mostar >> Os piores aeroportos do mundo: Nenhum é brasileiro

Aeroporto_JFK
Aeroporto JFK, em Nova Iorque: um dos piores do mundo.
Se você acha que os aeroportos brasileiros não têm infraestrutura adequada, saiba que nenhum deles está entre os dez piores do mundo. No ranking divulgado pelo site de turismo Frommer’s, quatro ficam nos Estados Unidos, sendo que três deles são porta de entrada para muitos turistas que visitam Nova Iorque. JKF (John F. Kennedy) e La Guardia ficam na cidade e Newark, na vizinha Nova Jersey.

A lista, que também tem dois aeroportos franceses, um no Quênia e outro nas Filipinas, foi feita baseada na experiência própria do jornalista do portal. Ele também diz que consultou os amigos, pesquisas sobre o assunto e analisou praças de alimentação e acesso ao local. 

Confira o resultado e observe se ele não está precisando viajar um pouco mais:
● Midway (Chicago, EUA)
● Beauvais (Paris, França)
● Newark (Nova Jersey, EUA)
● La Guardia (Nova Iorque, EUA)
● Queen Alia (Amã, Jordânia)
● Charles de Gaulle (França)
● Jomo Kenyatta (Nairobi, Quênia)
● Sheremtyevo (Moscou, Rússia)
● Manila (Filipinas)
● JFK (Nova Iorque, EUA) 

Extraído do facebook, Via Portal R7 e lido no Adviv 

Cinema nacional teve 15,6 milhões de espectadores em 2012


 

Dos 83 lançamentos nacionais do ano, cinco superaram a marca de 1 milhão de espectadores

  O cinema brasileiro em 2012 teve um desempenho positivo, segundo dados do Informe Anual sobre Filmes e Bilheterias, divulgado hoje (17) pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). Ao todo, 15,6 milhões de espectadores foram aos cinemas para assistir filmes brasileiros em 2012. Dos 83 lançamentos nacionais do ano, cinco superaram a marca de 1 milhão de espectadores. O recordista foi Até Que a Sorte nos Separe, com 3,3 milhões de ingressos vendidos. 

A participação de público dos filmes nacionais foi maior no segundo semestre, quando saltou da média de 5,12%, registrados nos primeiros seis meses, para 15,29%, fechando o ano com uma média de 10,62%. No último trimestre de 2012, os títulos brasileiros chegaram a alcançar 22,17% de participação média.


Natal >> Projeto do IFRN prevê ação de educação patrimonial no centro histórico da capital

O acervo arquitetônico da Cidade Alta e da Ribeira, tombado em 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), vai receber uma ação de educação patrimonial. O objetivo é promover o reconhecimento e a valorização desses bens culturais, como por exemplo: O Casario antigo, história, cultura… Natal também dessas coisas, que muitos não valorizam

O projeto de extensão “Educando para o patrimônio cultural”, realizado pelas professoras Patrícia Amaral e Andréa Costa, ambas do IFRN – Campus Natal Cidade Alta, pretende desenvolver uma ação de educação patrimonial que possibilite aos moradores de Natal conhecerem seu centro histórico.

O projeto foi estruturado em três partes. Inicialmente, segundo Patrícia, foram coletadas informações sobre os principais atrativos. Em seguida, houve a capacitação dos alunos do IFRN para atuarem como tutores de educação patrimonial. O curso de formação foi realizado em maio e junho e em novembro e dezembro de 2012.

Já a etapa final, como observa a professora, prevê oficinas e visitas ao centro histórico de Natal. Serão realizadas nos dias 24 (Cidade Alta) e 31 de janeiro (Ribeira) e são abertas ao público. As oficinas serão das 14h30 às 15h30, no IFRN. As visitas começarão logo depois, das 15h30 às 17h.

Para participar, basta enviar e-mail com nome completo e telefone pra educandopatrimonio@yahoo.com.br. Mais detalhes no telefone 4005-0974.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Balanço parcial do MEC mostra que ProUni já tem 358.939 inscritos

Brasília – O número de inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC) registrou 358.939 inscritos até as 19h (de Brasília) desta quinta-feira, segundo dados divulgados no site do MEC. As inscrições começaram na madrugada e vão até as 23h59 da segunda-feira (21), pelo horário de Brasília (DF). Neste primeiro semestre, a oferta é  162.329 bolsas de estudos, distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. No total, são 108.686 bolsas integrais e 53.643 parciais. O estado de São Paulo é o que oferece mais bolsas, 56 mil, seguido por  Minas Gerais (17 mil bolsas) e o Paraná (12 mil).

Os candidatos podem se inscrever no ProUni exclusivamente pela internet. Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e alcançado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a nota da redação. No ano passado, a exigência mínima era 400 pontos.

A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo e as parciais àqueles com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 deste mês e a segunda, no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá entrar na lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.

O estudante que conseguir apenas a bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra metade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Baixa Verde Moto e Trânsito consciente, realizaram palestra informativa para motocilistas de Lajes

Ontem dia 16/01/2013, foi realizado na Quadra Manoel Procópio aqui em Lajes as 19:00hs uma palestra, uma aula, uma conscientização para motoristas e piloto de moto, o diretor do trânsito consciente Bernardino F Marcelino, onde mostrou como todos os aparatos para dirigir em qualquer momento menos quando estiver bêbado, algumas ilustração no local foram realizadas com apoio de voluntário da plateia, alguns videos mostrando para a população que ao volante usar celular não combina, sem falar que se for pego é multa, pois no trânsito qualquer descuido no volante poderá ser sua última ação, falou ainda sobre a lei seca que está mais rigorosa e portanto andar de acordo com as leis de trânsito do Brasil, alguns brindes foram sorteados e 2 capacetes novo na caixa com os elo do INMETRO também foram sorteados, o Diretor Bernardino falou que inscrições para aulas aqui em Lajes serão abertas, fiquem atentos... 

Vários brindes que foram sorteados: vinha com bafómetro do usuário, onde em demonstração o diretor Bernardino falava que se você está bêbado e quer testar sua nitidez use o seu próprio bafómetro e caso seja positivo chame um táxi ou um amigo habilitado para ir para casa.

Com informações do Blog Cabugi Notícia

Mulheres da agricultura familiar podem ser premiadas

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) concederá o prêmio “Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável” para as dez experiências mais inovadoras e que receberem as maiores pontuações. O concurso também irá conferir às 30 iniciativas o troféu que leva o tema da premiação.

As inscrições podem ser feitas até 1º de fevereiro pelo e-mail premio.mulheresrurais2013@spmulheres.gov.br e as candidaturas devem apresentar as trajetórias e as experiências que se destacaram pela viabilidade econômica, social, cultural e ambiental dos grupos de mulheres que integram organizações produtivas, associações ou cooperativas.

A secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Tatau Godinho, explica que o prêmio reconhecerá parte significativa do trabalho que as mulheres fazem para que o Brasil seja um país sustentável. “Precisamos avançar no debate sobre políticas públicas para a igualdade de gênero no campo e na floresta”, diz ela.

Durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, entre os dias 28 e 31 deste mês, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, a SPM apresentará as prioridades de gestão estabelecidas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). Ele é composto por dez capítulos temáticos, 103 metas e 415 ações de políticas específicas que foram discutidas na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

A participação do encontro da SPM durante o evento com novos prefeitos e prefeitas deve ser confirmada pelo e-mail encontrodeprefeitas@spm.mulheres.gov.br



Fonte: Blog Diálogos Federativos

Marginais, vocês envergonham as torcidas! Basta aos bandidos! Estádio é lugar para torcedor!


 
Teve início o nosso Campeonato Estadual de futebol 2013 e essa notícia me fez lembrar um artigo que li outro dia no Novo Jornal com relação as torcidas organizadas, especificamente das do nosso Estado, levando-me a partilhar esse belo texto com todos os nossos leitores possam refletir sobre o seu papel de torcedor


Texto extráido do Novo Jornal em 24/12/2012

Não sou contra torcidas organizadas. Nunca fui, nunca serei (eu acho). Não há como ser contra uma ABCervejas ou uma FanAmérica da vida, por exemplo. Não posso ser contra aquelas pessoas que passam uma semana inteira picotando papel, juntando dinheiro e respirando um jogo que só vai acontecer no fim de semana.

Não dá para ser contra quem adota um time como ideal de vida. É impossível não admirar a paixão de quem viaja léguas só para ver seu time jogar, quem sacrifica um luxo a mais em casa para bancar uma carteirinha de sócio ou quem encontra numa organiza uma verdadeira família.

O que dá para ser contra é a existência de marginais nos estádios. Marginais que estão ali com interesses mil, menos o de confraternizar ou juntar-se a um grupo de ideal parecido, que é o verdadeiro sentido de uma torcida organizada.

No fim de semana a principal organizada do América comemorou aniversário. A festa foi preparada durante meses. Tudo planejado. O esforço dos diretores para garantir uma "atração de peso" foi incomum. Tudo bem. Até a chegada dos marginais.

Um deles foi preso com um revólver calibre 38. Agora pergunte: para quê? Qual a razão de ir armado para uma festa de uma ÚNICA torcida organizada? Pior: junto com ela foram apreendidas duas jovens.

Rede Estadual de Educação >> Governo Rosalba tenta frear luta da categoria anunciando pagamento do piso





Depois de cobranças feitas pela direção do SINTE-RN em várias entrevistas acerca da falta de resposta das reivindicações da categoria, o governo do estado resolveu se pronunciar. O anúncio é de pagar a partir de fevereiro o valor do piso publicado pelo MEC.

De acordo com a coordenadora geral Fátima Cardoso, o anúncio deixou a direção do SINTE-RN mais fortalecida na campanha salarial de 2013. “A tentativa do governo de esbarrar a luta da categoria com essa divulgação gerou insatisfação entre os trabalhadores pelo baixo percentual oferecido”, afirmou.

A sindicalista assegura que a campanha salarial não ficará restrita apenas a 7,98% , nem tão pouco à publicação de uma letra. Nesse contexto também estão inseridos o plano de carreira dos funcionários, direitos funcionais da categoria que tem sido negados, documentos assinados e não cumpridos. “Essas são apenas alguns dos pontos a serem cobrados a partir do dia 18 de fevereiro, quando aprovaremos a pauta de reivindicações para este ano”, afirmou a coordenadora.

Fonte: site do SINTE/RN

NOTA DO BLOG: 
Mais uma vez o governo dos demos no RN se mostra contrário o pagamento do rejuste aos professores, conforme determinado pelo MEC para que aconteça em janeiro.

Porém, torna-se contraditório para esse mesmo governo, que só em 2012 gastou mais de 1 milhão de reais em diárias e outros milhões em propaganda e agora tenta negar 7,98% de reajuste aos professores na data prevista na lei 11.738/08.

O fim >> DN On line encerra as suas atividades


Fim da linha para as atividades dos Diários Associados em Natal e no Rio Grande do Norte, em termos de webjornalismo.

Sua plataforma impressa já tinha sido arquivada há poucos meses – após mais de 50 anos de história.Depois de decretar a morte do Diário de Natal e do semanário O Poti, agora é o “DN On line” que é amputado por esse consórcio empresarial de comunicação.

Fonte: Blog do Carlos Santos

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Oportunidade de emprego em Lajes >> Multigiro Distribuídora


Recebido por e-mail:  jucilane.silva@grupomultigiro.com.br

A vaga é para VENDEDOR EXTERNO 

Requisitos: Ensino médio completo, CNH A, possuir moto e residir em Lajes.

Benefícios: salários fixo + vale alimentação + ajuda de custo combustível.

 Jucilane Vasconcelos - Assistente de Recursos Humanos


Maiores informações nos contatos abaixo:

Telefone (84) 3206-4361 /
(84)9194-9507

 jucilane.silva@grupomultigiro.com.br 

www.grupomultigiro.com.br

Destaques lajenses no Sisu

Quero, enquanto professor, parabenizar aqui alguns jovens de nossa cidade que tiveram sucesso em sua escalada estudantil, através do Sisu. 

Íkaro Patrício: UFPB - Medicina
Cícero Eleutério: UFERSA - Computação e Informática
Juan Diego Martins: UFERSA - Ciências e Tecnologia

 

Sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Em sua primeira edição com o sistema de cotas para alunos de escola pública (e recorte de renda e racial), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou uma participação de quase metade de candidatos inscritos provenientes da rede pública de ensino.


Na avaliação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o percentual ainda discrepa do cenário em que apenas 12% dos alunos que terminam o ensino médio serem originários de escolas particulares.

Lei de contas no Sisu revoluciona o ensino brasileiro

"A inclusão de cotas no Sisu avança no caminho da democratização ao acesso à universidade pública, beneficiando os alunos pobres que até então eram excluídos do sistema"

Quarenta e quatro por cento dos candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, usaram a Lei de Cotas (Lei 12.711), sancionada pela presidenta Dilma em agosto do ano passado. Do total de 1.949.958 inscritos, 864.830 optaram pelas vagas destinadas a cotas raciais e socioeconômicas. A lei foi aplicada pela primeira vez no Sisu.

Para o coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, deputado Luiz Alberto (PT-BA), o uso da Lei de Cotas no Sisu "revoluciona" o sistema de ensino brasileiro. "Ao reservar metade das vagas para as cotas aos estudantes carentes, de diferentes etnias e os que estudam em escolas públicas, há uma democratização do ensino superior no País", enfatizou Luiz Alberto.

O deputado Edson Santos (PT-RJ), ex-ministro da Igualdade Racial na gestão de Lula, também elogiou a medida adotada pelo governo. "A inclusão de cotas no Sisu avança no caminho da democratização ao acesso à universidade pública, beneficiando os alunos pobres que até então eram excluídos do sistema", disse o petista.