sábado, 11 de junho de 2016

O POVO NAS RUAS CONTRA O GOLPE >> Mais de 20 mil pessoas ocupam as ruas de Natal para pedir #ForaTemer

A população de Natal, mais uma vez, ocupou as ruas nesta sexta-feira (10) em defesa da democracia, contra o golpe e para dizer que não aceita o governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB). De acordo com a coordenação da Frente Brasil Popular no Rio Grande do Norte, 20 mil pessoas participaram da manifestação que pede a volta da presidenta eleita Dilma Rousseff (PT). Os manifestantes se concentraram em frente ao IFRN da Av. Salgado Filho, de onde saíram em caminhada até a Praça da Árvore de Mirassol. O ato, realizado simultaneamente em todo o país, teve como principal bandeira, além do #ForaTemer, a reivindicação por nenhum direito a menos.

A manifestação teve a participação de militantes de partidos de esquerda, centrais sindicais, movimentos sociais e movimentos estudantis. Para o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a mobilização demonstra que a sociedade não aceita os retrocessos que estão sendo colocados em prática pelo governo golpista.
“Os ataques aos direitos trabalhistas, as ameaças de corte nos programas sociais e o risco anunciado de diminuição nos recursos para saúde e educação estão fazendo com que as pessoas se mobilizem, porque essa agenda não é a que foi aprovada pelos eleitores nas urnas. Não vamos dar trégua aos golpistas”, declarou.
_DSC1758Durante o percurso, manifestantes exibiam faixas, cartazes e entoavam palavras de ordem contra Temer. A senadora Fátima Bezerra (PT), presente ao ato, avaliou que somente com as mobilizações populares nas ruas será possível reverter o golpe, cuja votação final está prevista para acontecer em agosto no Senado.
“Vamos intensificar as mobilizações, continuar ocupando as ruas e dialogar com a opinião pública para, com a força do povo, derrotarmos o golpe. Para quem tinha alguma dúvida, depois das mineiras medidas dos golpistas e das últimas revelações, ficou muito claro que o impeachment foi um pretexto para afastar a presidenta Dilma Rousseff com o objetivo de atrapalhar as investigações da Lava Jato”, comentou.
PT, PCdoB, CUT, CTB, MST e Levante Popular da Juventude são os principais grupos políticos, sociais e populares que participaram desta edição do #ForaTemer em Natal. A coordenação da Frente Brasil Popular no RN não informou o calendário das novas manifestações, mas a ordem é “continuar ocupando as ruas” até a queda do governo ilegítimo de Temer.

MOBILIZAÇÃO PELO MEIO AMBIENTE >> Contra a retirada da obrigatoriedade nos processos de licenciamento ambiento ambiental


A ONG Baobá convida para a ação da “ARBORmobilização #PEC 65NÃO”, que acontece neste sábado, dia 11, no calçadão do Midway Mall, no horário das 11h às 13h.

A atividade busca conscientizar a população sobre essa proposta de emenda à Constituição que é um grande afrontamento a biodiversidade e a qualidade de vida da população, retirando a obrigação do processo de licenciamento ambiental e impede o controle posterior sobre o cumprimento das obrigações socioambientais pelo empreendedor.

A “ARBORmobilização #PEC65NÃO”, conta com o apoio das seguintes ONG ambientalistas do RN: SOS Mangue, Amigos da Natureza, Horto Pitimbu, ACIRN, do Defeso da Caatinga e do Santuário Ecológico da Pipa.

Na atividade, além da distribuição de 200 mudas de árvores nativas da mata atlântica, produzidas pela ONG Horto Pitimbu, serão entregues a população: adesivos aos motoristas e panfletos sobre o esclarecimento da falta de arborização na cidade e de como fazer para participar da campanha nacional contra a proposta da PEC 65/2012.

Os certificados de participação, serão emitidos com os devidos horários na atividade para os inscritos na atividade.

Serviço:
ARBORmobilização #PEC65NÃO
Data: 11.06.16 (sábado)
Local: calçadão do Midway Mall (Natal/RN)
Horário: 11h às 13h
Realização: ONG Baobá
Apoio logístico:
SOS Mangue, Amigos da Natureza, Horto Pitimbu, ACIRN, Defeso da Caatinga e o Santuário Ecológico da Pipa
Impressão: Lucgraf
Informação:
Haroldo Mota (84)98845.4603

MPF lança seleção para estagiários de Direito em Natal, Mossoró, Assu e Pau dos Ferros


Resultado de imagem para MPF lança seleção para estagiários de Direito em Natal, Mossoró, Assu e Pau dos FerrosAs vagas são para formação de cadastro de reserva e as inscrições se iniciam na próxima segunda-feira (13)

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou edital para processo seletivo visando à formação de cadastro de reserva de estagiários de nível superior, na área de Direito. Os selecionados poderão atuar nas procuradorias em Natal, Assu, Mossoró ou Pau dos Ferros. As inscrições podem ser feitas entre os dias 13 e 24 de junho, na sede das unidades (ver endereços ao final).

Os interessados precisam estar matriculados em uma das instituições de ensino superior listadas no edital; ter concluído pelo menos 40% do curso; e não concluir a faculdade no segundo semestre de 2016. Os inscritos vão participar do processo seletivo no município escolhido no ato da inscrição.

Candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível em www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco e comparecerem à procuradoria do município escolhido, sempre no horário das 11h às 16h dos dias úteis. O estudante deve levar os seguintes documentos: RG e CPF (cópia e original), declaração de matrícula, histórico escolar, laudo médico (no caso de portador de deficiência) e declaração de opção pelo sistema de cotas para minorias étnico-raciais, se for o caso.

Os inscritos serão submetidos a uma prova, prevista para ser aplicada no dia 24 de julho e que contará com 40 questões objetivas e uma discursiva. Apenas aqueles estudantes que obtiverem a pontuação acima de 5,0 na objetiva passam de fase e terão a discursiva corrigida. O conteúdo programático abrange diferentes áreas do Direito e está disponível no edital do concurso.

A aprovação não garante o preenchimento da vaga. Os estudantes serão chamados de acordo com a necessidade, conveniência e oportunidade do serviço. O resultado definitivo deverá ser divulgado no dia 26 de agosto.

O estudante convocado cumprirá jornada de vinte horas semanais e vai receber uma bolsa no valor de R$ 850, além de auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado. Mais informações no edital, disponível no link http://www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2016/processo-seletivo-para-estagio-de-direito-procuradoria-da-republica-no-rio-grande-do-norte

Endereço e telefone das procuradorias

PR/RN (Natal) - Av. Deodoro da Fonseca, 743 - Tirol – Natal/RN - 3232-3995
PRM Mossoró – Av. Jorge Coelho de Andrade, 960 - Costa e Silva – Mossoró/RN – 3312-0487
PRM Assu - Rua Sinhazinha Wanderley, 912 - Centro – Assu/RN - 3331-7256
PRM Pau dos Ferros - Av. Getúlio Vargas, 1911 - Centro - Pau dos Ferros/RN – 3351-3600

RESISTÊNCIA >> Articulação Nacional de Agroecologia publica manifesto em favor da democracia e destaca "os riscos do retrocesso histórico


PELA DEMOCRACIA Articulação Nacional de Agroecologia publica manifesto em favor da democracia e destaca "os riscos do retrocesso histórico em marcha sobre direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora no geral, e pelas mulheres, pela agricultura familiar e camponesa, pelos assentados da reforma agrária e pelos povos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais".

sexta-feira, 10 de junho de 2016

FORA TEMER >> Hoje é dia de luta contra o golpe em todo país


FUP INDICA GREVE DE 24 HORAS NESTE DIA 10 DE JUNHO >> Petroleiros não reconhecem governo Temer e anunciam greve no dia 10

Diante dos ataques contra a Petrobrás, o Pré-Sal e os direitos e conquistas da classe trabalhadora, que estão sendo desmontados pelos golpistas, a FUP e seus sindicatos indicam paralisação de 24 horas no dia 10 de junho. Esta data marcará a primeira grande mobilização nacional que as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizarão contra o governo ilegítimo de Michel Temer.
As representações sindicais petroleiras, reunidas nesta segunda-feira, 30, no Conselho Deliberativo da FUP, alertaram para o risco iminente de perda de direitos e de grave retrocesso que a categoria já vive e que serão intensificados com as intenções de privatização da Petrobrás e de entrega do Pré-Sal, reveladas por Michel Temer.
As medidas econômicas de seu governo ilegítimo, anunciadas na semana passada e já em curso, revelam o que vínhamos alertando: o objetivo do golpe é derrubar as conquistas que garantimos a duras penas ao longo dos últimos anos. Retirar direitos da classe trabalhadora,  arrochar salários, reduzir os investimentos do Estado na educação, saúde, habitação e outras áreas sociais, privatizar empresas públicas,  entregar o Pré-Sal e o que restou das nossas riquezas são medidas que atendem à Fiesp, às transnacionais, ao mercado de capitais e aos demais financiadores do golpe.
Na Petrobrás não será diferente. Tudo indica que a nomeação de Pedro Parente se consolidará nos próximos dias e através dele será retomada a agenda de desmonte de direitos e de privatização iniciada por Fernando Henrique Cardoso nos anos 90 e que foi estancada durante o governo Lula.
Somente com resistência e mobilização, os petroleiros terão a chance de impedir o violento retrocesso que atingirá a categoria nos próximos meses.
O dia 10 de junho  será uma resposta unitária de todos os petroleiros contra o golpe em curso no país e na Petrobrás.

A FORÇA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS >> Chile produz tanta energia solar, que agora é de graça

energiasolar-ecod.jpg

A indústria solar do Chile se expandiu tão rapidamente que está gerando eletricidade gratuitamente. 

Os preços à vista chegaram a zero em algumas regiões do país durante 113 dias até abril, número que está a caminho de superar o total do ano passado, de 192 dias, segundo a operadora da rede central do país. 

Embora isto possa ser bom para os consumidores, é uma má notícia para as usinas de energia, em dificuldades para gerar receita, e para as empresas que buscam financiar novos parques.

A pior situação acontece na região norte do país, no deserto do Atacama. A crescente demanda por eletricidade do Chile, impulsionada pela expansão da produção das minas e pelo crescimento econômico, ajudou a estimular o desenvolvimento de 29 parques solares. Outros 15 estão nos planos da rede central. Agora, o Chile enfrenta a queda da demanda por energia devido à desaceleração da produção de cobre em meio a um excedente global, o que provoca um excesso de energia gerada em uma região que não possui linhas de transmissão para distribuir a eletricidade a outras partes.

“Os investidores estão perdendo dinheiro”, disse à Bloomberg Rafael Mateo, CEO da unidade de energia da Acciona, que está investindo US$ 343 milhões (mais de R$ 1,2 bilhão) em um projeto de 247 megawatts na região e que será um dos maiores da América Latina. “O crescimento foi desordenado. Não se pode ter tantas empresas no mesmo lugar”.

Com isso, uma região pode ter muita energia, o que derruba os preços, porque o excedente não pode ser entregue a outras partes do país, segundo Carlos Barría, ex-chefe da divisão de energia renovável do governo e professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago.
Um dos principais problemas é que o Chile possui duas redes de energia principais, a central e a do norte, sem conexão entre si. Existem também áreas dentro das redes que não possuem uma capacidade de transmissão adequada.


Infraestrutura inadequada
O governo está trabalhando para corrigir este problema, com planos de construir uma linha de transmissão de 3 mil quilômetros para ligar as duas redes até 2017. Além disso, está desenvolvendo uma linha de 753 quilômetros para resolver o congestionamento nas partes norte da rede central, a região na qual os excedentes de energia estão levando os preços a zero.


“O Chile tem pelo menos sete ou oito pontos nas linhas de transmissão que estão em colapso e bloqueados e tem o enorme desafio de driblar os pontos de estrangulamento”, disse o ministro de Energia, Máximo Pacheco, em entrevista, em Santiago. “Quando você embarca em um caminho de crescimento e desenvolvimento como o que temos tido, obviamente surgem problemas”.

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA >> MPF divulga novo ranking da transparência e municípios do RN melhoram 61%


Resultado de imagem para MPF divulga novo ranking da transparência e municípios do RN melhoram 61%Nota média dos municípios potiguares passou de 2,90 para 4,68 em seis meses

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou uma nova classificação dos portais da transparência de estados e municípios brasileiros, conhecido como Ranking da Transparência. No Rio Grande do Norte, desde a divulgação anterior – ocorrida em dezembro -, a nota média melhorou 61%, subindo de 2,90 para 4,68. Das 167 cidades, 120 obtiveram notas melhores, 14 mantiveram a anterior e 33 pioraram suas avaliações. Viçosa foi a única a conquistar um 10, enquanto 83 municípios ainda estão abaixo de cinco e 15 tiveram nota zero.

A nota do portal de transparência do Governo do Estado passou de 7,8 para 9,2, colocando o Rio Grande do Norte em 8º entre as unidades federativas. Já a de Natal foi de 6,5 para 7,7, ficando na 19ª posição entre as capitais. Com relação aos demais municípios, os com maiores notas foram, além de Viçosa (nota 10), Jucurutu (9,8), Serra Caiada (9,3), Parnamirim (9,2), Caicó e Macaíba (ambos com 9,0).

Do outro lado do ranking, ficaram com nota zero os municípios de Afonso Bezerra, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Caraúbas, Felipe Guerra, Galinhos, João Dias, José da Penha, Lagoa Salgada, Messias Targino, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Pedra Grande, Pedra Preta e Rafael Fernandes.

O município que apresentou melhora mais significativa foi Jucurutu, que saiu de zero na avaliação de dezembro para 9,8 na atual. Ao mesmo tempo, a maior piora foi na nota de Monte Alegre, que caiu de 4,6 para zero, no mesmo período.

Nacional - O projeto do Ranking dos Portais de Transparência foi lançado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF e avaliou portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados “boas práticas”.

Na primeira análise dos portais, em 2015, apenas sete municípios e um estado conquistaram nota 10. Já nesta segunda, o número de municípios com nota máxima subiu para 120, enquanto o de estados agora é três. O Índice Nacional de Transparência – média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros -, aumentou cerca de 30% entre a primeira e a segunda avaliação, indo de 3,92 para 5,15.

A listagem completa com a nota de todos os municípios está disponível por meio do portal www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br. O principal objetivo do projeto é fiscalizar o cumprimento das leis de transparência pelos entes políticos e incentivar a publicidade na Administração Pública e o controle social das receitas e despesas, a fim de prevenir a prática de corrupção.

Histórico – De setembro a outubro de 2015, o MPF realizou a primeira avaliação dos portais da transparência e, em dezembro do mesmo ano, divulgou a classificação dos estados e municípios. Após o diagnóstico nacional, o Ministério Público Federal expediu recomendações àqueles entes federados que não cumpriram suas obrigações legais. Na ocasião, foram estabelecidos prazos para a adequação.

Após esses prazos, foi realizada a nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11 de abril a 25 de maio. O resultado da nova classificação identificou que algumas irregularidades ainda persistem. Com relação a esses municípios, os procuradores responsáveis deverão adotar medidas judiciais e extrajudiciais, de forma a garantir que também cumpram a legislação quanto à publicidade de seus atos, arrecadações, gastos e demais informações que devem ser de conhecimento público.

Confira a íntegra das informações sobre o Estado e os municípios do RN clicando aqui.

“SÓ A UNIÃO E MOBILIZAÇÃO PODE REVERTER O GOLPE”

Foto de Paulo Teixeira.
A luta pela democracia é o que une as esquerdas atualmente, e só essa união e mobilização popular podem reverter o golpe parlamentar no Brasil. Essa é a opinião do filósofo e sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

“Estou absolutamente convicto de que se trata de um governo ilegítimo e de que estamos diante de um golpe parlamentar”, disse em entrevista ao MD18, publicado no blog da Boitempo Editorial. “O perfil é de um golpe parlamentar relativamente diferente daquele que aconteceu em Honduras e no Paraguai, mas tem, no fundo, o mesmo objetivo que é, sem qualquer alteração constitucional, sem qualquer ditadura militar, interromper realmente o processo democrático.”

Boaventura destaca ainda duas dimensões sobre o golpe e a intervenção norte-americana. “Obviamente que uma é o financiamento de organizações que surgiram a favor do impeachment e que nós temos informação de que alguns dos maiores conservadores norte-americanos – como por exemplo os irmãos Koch que financiam uma das agendas superconservadoras nos EUA – têm estado a financiar estas organizações.

Por outro lado, os EUA têm feito muita força para que os homens, sim homens, de fato, todos brancos, que estão do lado deles assumam o poder o mais rápido possível. Com que objetivo? Fundamentalmente com o objetivo principal de neutralizar o Brasil como um dos protagonistas dos BRICS. Os BRICS são uma ameaça extraordinária para os EUA.”

Leia a entrevista: https://goo.gl/mPUlU7

quarta-feira, 8 de junho de 2016

EMPRESAS EÓLICAS OFERECEM OPORTUNIDADES DE EMPREGO

Engenheiros e Técnicos que possuem interesse em ingressar no segmento eólico em uma multinacional de referencia na área. Estamos recebendo currículo para as seguintes especialidades:
-Engenheiro Mecânico;
-Engenheiro Eletricista;
-Engenheiro Civil;
-Técnico em Mecânica;
-Técnico em Eletrotécnica;
-Técnico em Edificações;

Obs.: Para os Engenheiros é imprescindível inglês fluente, espanhol será um diferencial.
Obs2.: Experiência em obras será um diferencial para todas as especialidades.
Obs3.: Registro no CREA é imprescindível.
Todas as oportunidades são para o segmento de Instalação (obras) e necessitam sobretudo de disponibilidade para atuar em qualquer região do Brasil. Mais detalhes serão fornecidos posteriormente.
Enviar CURRICULUM VITAE com pretensão salarial para: danilo.ribeiro@wobben.com.br
Especificar a função de interesse no assunto do e-mail.
Ex: CV_Engenheiro_Mecânico
Retirado da página do Facebook de  Danilo Ribeiro em João Câmara, Rio Grande Do Norte, Brazil.

DESMONTE DA EDUCAÇÃO >> Seadora Fátima Bezerra - PT repudia desmonte da educação brasileira

Foto de Fátima Bezerra.
A senadora Fátima Bezerra repudiou, nesta terça-feira (7), as medidas econômicas do governo interino do vice-presidente da República, Michel Temer. De acordo com a parlamentar, a proposta de limitar os gastos públicos com base na inflação do ano anterior reduzirá bastante os investimentos na educação. “Nos últimos anos, os investimentos em educação foram bem acima da inflação. 
Durante os governos Lula e Dilma, houve um crescimento de R$ 64,7 bilhões, em valores corrigidos, dos recursos da área de educação, o que representa um aumento real de quase quatro vezes em relação ao governo anterior, do PSDB. Uma regra como essa teria inviabilizado programas como o Pro-Infância, que aumentou o número de creches no país, e o Caminho da Escola, que possibilitou o transporte para os estudantes em todos os cantos do país”, disse.
Fátima lembrou que, caso a proposta tivesse sido aplicada entre 2006 e 2015, teriam sido retirados R$ 321 bilhões do orçamento do Ministério da Educação (MEC), segundo um levantamento feito pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), João Sicsú. “O que está em risco, neste momento, é o presente e o futuro dos nossos filhos e filhas, é o presente e o futuro da educação brasileira! Se medidas como essas forem aprovadas, estarão jogando na lata de lixo todo o Plano Nacional de Educação e o sonho de milhares de crianças e jovens pelo país afora de continuar avançando em uma educação de qualidade”, enfatizou.
Fátima criticou ainda os parlamentares da Comissão de Educação, Cultura e Esporte aliados do governo provisório que rejeitaram o requerimento (36/2016), de sua autoria, no qual convidava os ministros interinos da Educação, da Fazenda e do Planejamento para dar explicações sobre as medidas econômicas anunciadas pelo governo interino que vão impactar na educação. “A educação sofreu uma derrota hoje, mas eu não vou desistir: reapresentarei o requerimento, pois não ficarei calada, presenciando o desmonte da educação pública brasileira, que ainda está muito longe de ser a ideal. 
Mudanças que trazem tanto impacto para a sociedade civil não podem ser tomadas, sem ser amplamente debatidas e, muito menos, colocadas em prática por um governo interino. Nós lutaremos até o fim para defender o direito a uma educação pública universal e de qualidade como preceitua nossa Constituição! ”, concluiu.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O que mais irrita as classes dominantes

O que mais irrita as classes dominantes deste país varonil é saber que pós-governos do PT as classes menos favorecidas da sociedade agora também têm o seu lugar ao sol. Estudo revela que gastos sociais nos últimos anos tiraram 6,8 milhões da pobreza no Brasil.
De acordo com um estudo publicado pelo Ministério da Fazenda, as transferências sociais diretas foram responsáveis por 47% da redução da desigualdade de renda no país e 32% da melhoria da proporção da pobreza.
De 2002 para 2015, o gasto social no Brasil saltou de R$ 431 bilhões para R$ 1 trilhão. Isso influenciou profundamente a sociedade brasileira. De 2003 até 2015, a proporção da parcela que vive abaixo da linha da pobreza caiu de 14,6% para 4,6%.
O estudo mostra que, em 2002, diversos estados brasileiros apresentavam mais de 20% da população abaixo da linha da pobreza. Em alguns casos, a proporção de pobres era de quase 50%. Os números melhoraram principalmente no Nordeste. Atualmente, apenas o Maranhão ainda está na faixa de 20% a 30% da população pobre. Os demais estados estão com um percentual menor que 20%.
Como se observa, os governos petistas, embora que alguns não aceitem, deixaram legados nas áreas sociais que governo nenhum ousa tirá-los. Muitos dirão que o Bolsa Família, por exemplo, é um programa assistencialista. No entanto, de acordo com o estudo do Tesouro, o gasto com transferências sociais diretas com valores menores que o salário mínimo (o Bolsa Família, por exemplo) foi mais importante para a redução da pobreza e da pobreza extrema que benefícios assistenciais vinculados ao salário mínimo (como a aposentadoria), principalmente devido à sua melhor focalização.
Lembro que no Nordeste, sobretudo em épocas de seca, centenas de famílias que viviam na zona rural migravam para os grandes centros urbanos atrás de emprego e alimento. Os semáforos ficavam amontoados de pedintes, fora os saques que ocorriam nas cidades do interior com sertanejos a procura do que comer. Com o Bolsa Família esta situação não existe mais. Além do trabalhador que está desempregado em função da seca ter o seu sustento, o comércio local consegue sobreviver graças ao programa, porque agora há comprador.
Daí dizer que o que irrita mais as classes dominantes é saber que as classes menos favorecidas agora também têm o seu lugar ao sol.

MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE >> Três motivos para evitar o uso de agrotóxicos

Agropro-Tres-motivos-para-evitar-o-uso-de-agrotoxicos

uso de agrotóxicos na agricultura tem se tornado uma das maiores preocupações da população em relação ao consumo de alimentos com segurança. Muitas pessoas têm optado pelo consumo de alimentos orgânicos pelo receio dos prejuízos à saúde que os pesticidas podem trazer. 

No entanto, sabemos que a utilização dos defensivos, mesmo que potencialmente prejudicial à saúde, acaba se tornando essencial para viabilizar a produção de alimentos em larga escala. O Brasil é um dos países que faz o maior número de aplicações de agrotóxicos para a produção de alimentos, muito devido ao clima favorável a proliferação de pragas e doenças.

A utilização excessiva dos pesticidas no nosso país pode trazer não somente consequências à saúde humana, caso as regras de aplicação não sejam devidamente seguidas, como também prejuízos ao bolso do produtor. A seguir, veremos alguns dos motivos para evitar o uso de agrotóxicos no campo.

Desperdício de pesticidas, tempo e dinheiro

Parte considerável do orçamento do produtor é destinado a compra de pesticidas para o controle de pragas e doenças na lavoura. A utilização indevida e excessiva do controle químico, dessa forma, consome grande parte do capital do agricultor, além do tempo gasto com as aplicações. Uma redução da intensidade da utilização de agrotóxicos na lavoura através da utilização do manejo integrado de pragas (MIP) consiste em uma excelente alternativa para ampliar os lucros e a eficiência da propriedade. Além disso, o manejo integrado também pode ser igualmente empregado para o controle de doenças. O maior uso de técnicas de controle cultural (como a rotação de culturas) e controle biológico proporciona um controle mais efetivo das pragas, evitando dessa forma induções de resistências e ataques incontroláveis na área.  

Morte de inimigos naturais

Como já discutido, os inimigos naturais presentes no campo funcionam como um controle natural das pragas existentes, seja por parasitismo ou predação. A utilização de certos agrotóxicos de amplo espectro acaba por eliminar muitos desses insetos importantes para o controle de pragas. No artigo “Entomologia no plantio direto, o que todo Eng. Agrônomo deve saber?”, nós discutimos alguns dos aspectos importantes sobre o estudo de pragas aplicado ao sistema.

Dessa forma, a maior utilização de métodos de controle cultural, como a rotação de culturas pode ajudar o produtor a reduzir o número de aplicações e proporcionar um controle mais eficiente das pragas e doenças presentes na lavoura no uso de agrotóxicos.

Fitotoxidez na lavoura
A fitotoxidez ocorre quando a aplicação do pesticida acaba prejudicando o desenvolvimento da planta, seja por erros na aplicação, mistura de produtos indevidas ou por fatores climáticos. Muitos desses erros ocorrem por erros na aplicação, seja por falta de informação do aplicador ou treinamento apropriado. Além disso, grande parte das perdas nas lavouras causadas tanto pela fitotoxidez, quanto pelo controle ineficiente de pragas e doenças são causados por erros na aplicação.

A condução apropriada do sistema plantio direto pode funcionar como uma eficiente estratégia de controle de diversas pragas e doenças no campo, proporcionando assim uma economia do produtor no uso de agrotóxicos através da redução no número de aplicações.

Conhecimento para reduzir o uso de agrotóxicos

O controle de pragas e doenças na lavoura é tema de diversos estudos nas mais diferentes áreas das ciências agrárias. Trabalhos desenvolvidos por diversas frentes têm sido utilizados para auxiliar profissionais a proporcionar o controle mais efetivo possível na produção, aliando ganhos de produtividade, benefícios ambientais e melhoria da saúde humana. O conhecimento sobre as principais técnicas no uso de agrotóxicos proporciona ao produtor, técnico e engenheiro agrônomo mais confiança e efetividade nas tomadas de decisões, ampliando dessa forma os ganhos e reduzindo gastos.
Vale a pena reforçar que o profissional responsável pela gestão ou aplicação desses produtos, deve ter conhecimento sólido e atualizado na área, a época em que simplesmente aplicar doses e mais doses de agrotóxicos nas lavouras já passou, evoluímos, do ponto de vista científico e econômico isso não é mais aceitável.
E você, sabe mais sobre dicas para reduzir o uso de agrotóxicos na produção? Compartilhe suas experiências conosco.