sábado, 7 de outubro de 2017

EDUCAÇÃO E CULTURA >> Lajes está de parabéns pela realização de mais uma edição do FLILAJES

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Venho aqui parabenizar a TODOS que de alguma forma tiveram envolvidos na realização de mais essa Edição do nosso FLILAJES. Um evento que em todos os seus momentos foi brilhante e que, com certeza conseguiu atingir os objetivos propostos.

Quanto a colocação de imagens do evento, que são muitas e que algumas pessoas ao acessarem o blog me perguntam por que não as coloco nas matérias, tenho dito que é em virtude dessas imagens já estarem disponíveis em grande quantidade nas redes sociais, o que seria apenas uma repetição aqui.

E, para finalizar essa matéria, o nosso desejo de que venha o 4º, o 5º, o 6º.... FLILAJES. Valeu pessoal!!!!

EVENTO >> Um tema que em tempos de golpe precisa ser bastante discutido, principalmente pelos educadores!

A imagem pode conter: texto

PROCESSO SELETIVO >> Mais de 22 mil estudantes realizam prova para o IFRN neste domingo (8)

Resultado de imagem para ifrnCandidatos precisam estar atentos aos documentos que devem apresentar para realizar a prova

O Exame de Seleção, processo seletivo voltado aos estudantes que desejam cursar o ensino médio integrado a um curso técnico no IFRN, terá suas provas aplicadas neste domingo, 8 de outubro. Em 2017, a seleção contou com mais de 22 mil inscrições para as 3.064 vagas ofertadas, distribuídas entre os 31 cursos técnicos integrados ao ensino médio da Instituição. Os cursos, distribuídos entre 83 turmas e oferecidos nos turnos matutino e vespertino, estão disponíveis em 20 campi do Instituto.

O gabarito preliminar das questões de múltipla escolha será divulgado somente no dia 9 de outubro, dia posterior à realização da prova. O gabarito definitivo será divulgado a partir do dia 20. O resultado das provas de múltipla escolha será divulgado a partir do dia 1 de novembro e, nesta mesma data, serão divulgados os candidatos que terão sua Produção Textual Escrita corrigida.
É importante que os candidatos estejam atentos aos materiais que devem estar portando quando da prova, documentos que devem apresentar e o que não poderá levar para realizar o processo seletivo. Abaixo, você confere as principais orientações a serem seguidas para realizar a prova de maneira tranquila e sem surpresas.
Horário
- Os portões abrem às 12h e fecham às 12h45;
- A prova será aplicada entre 13h e 17h;
- É importante que o candidato chegue ao local da prova com, no mínimo, uma hora de antecedência
Documentos
- O candidato deve apresentar o documento de identificação original, usado para fazer a inscrição;
- O Cartão de Inscrição não é obrigatório, mas é importante levar para conferir o local de prova e os dados;
- Em caso de perda ou roubo do documento de identificação, o candidato só poderá realizar a prova apresentando um Boletim de Ocorrência que conste o extravio do documento. A data de emissão do B.O. não poderá ser maior que 30 dias consecutivos
Preenchimento das Provas
- É recomendável que o candidato use caneta esferográfica de tinta preta e, exclusivamente, fabricada em material transparente;
- As Folhas de Respostas não poderão ser rasuradas, dobradas, amassadas ou danificadas
Não é permitido
- Usar boné, gorros ou qualquer tipo de chapéu;
- Portar aparelhos eletrônicos (telefone celular, smartphone, tablet, relógio com calculadora, câmera fotográfica, aparelho para surdez, tocadores MP3, dentre outros);
- Uso ou porte de dicionário, apostila, material didático, livros ou quaisquer materiais impressos.
Quem ainda não sabe onde vai fazer a prova deve conferir no Cartão de Inscrição disponível no portal do candidato (http://processoseletivo.ifrn.edu.br).

ABSURDO >> Enquanto os demais trabalhadores têm seus salários congelados e até reduzidos, o TJ/RN faz isso...


sexta-feira, 6 de outubro de 2017

FLILAJES 2017 >> Nesses dias Lajes respira literatura!


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nesses dias, a cidade de Lajes transforma-se na Capital Literária da Região Central do RN. Com uma programação que aborda o potencial artístico e cultural de nosso município e seu povo, através do resgate da nossa memória histórica que tem por objetivo mostrar a importância do passado para a construção de um futuro baseado no conhecimento e no respeito aqueles que nos antecederam e que de alguma forma contribuíram para o que temos e para o que somos hoje.

A programação teve início na tarde da quarta- feira, dia 04 e estende-se até o sábado, dia 07, pela manhã no Mercado Público Municipal.

DIVULGANDO >> Nesta sexta (6) o Programa do Sertão terá a participação do poeta declamador do RN Lino Sapo que vem sendo considerado o Braúlio Bessa potiguar.

A imagem pode conter: texto 

A imagem pode conter: 1 pessoa

Hoje o RN dá mais um importante passo na luta pela conclusão das obras que trarão as águas do Velho Chico.

A imagem pode conter: texto
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizará visita técnica às obras na bacia do Rio São Francisco no estado do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (6). 

Durante a visitação, serão realizados debates sobre o tema. 

O município de Apodi receberá a visita às 9h, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e no município de Assu a visita ocorrerá às 15h na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

O objetivo das diligências é acompanhar as obras do Eixo Norte, com foco no ramal Apodi-Mossor.ó, e a desobstrução do Rio Piranhas-Açu e seu desassoreamento.O requerimento para as diligências é da presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

UM FATO A SER COMEMORADO E BASTANTE NOTICIADO >> Jovem do IFRN Apodi, conquista o 2° ligar na Olimpíada brasileira de História

oA imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
Por Caramuru Paiva. em sua Página no Facebook

A cidade de Campinas/SP foi o lugar escolhido para receber as delegações dos 27 Estados da Federação com as jovens mais talentosas do Brasil. O ambiente era nervoso e as perguntas complexas porque não eram questões de escolher entre alternativas. As 2 perguntas finais deveriam ser escritas e versavam sobre ditadura militar e preconceito na história brasileira.

A delegação do IFRN de Apodi era composta de 9 integrantes e carregava uma imensa responsabilidade diante do contexto de ser uma recente instituição federal de ensino, centrada no semiárido e detentora do padrão de qualidade INSTITUTO FEDERAL. O grupo foi de ônibus de Apodi até Fortaleza. Daí para São Paulo a sensação de voar foi a primeira descoberta emocionante para a maioria da seleção potiguar.

Neste grupo estava uma moça de 18 anos com um currículo de respeito recheado de notas 10 e um sugestivo nome de VITÓRIA, ou melhor, Vitória Júlia. Ela havia chegado no IF pelo estímulo dos antigos professores que falavam da qualidade elevada do padrão INSTITUTO FEDERAL e da oportunidade para a região que tinha se tornado a construção de uma unidade em Apodi. Daí há 3 anos Vitória tinha feito e passado para o curso de biocombustíveis.

Agora Vitória e seus colegas estavam com as provas nas mãos para responderem numa perspectiva história sobre 2 temas polêmicos para os dias atuais DITADURA E PRECONCEITO RACIAL. O duelo de conhecimento ganhava mais nervosismo porque apesar do sucesso nas etapas local e estadual, a grande final seria contra os melhores de SP, RJ, MG, RS, PE, CE, BA, MA, PR, AM, AC e todas as outras unidades da federação.

O que trazia segurança para Vitória era a certeza que tinha estudado muito nos últimos meses. A confiança se elevava quando imaginava a torcida, sobretudo familiar, que tinha deixado na pequena cidade de Campo Grande. E assim ela discorreu seu pensamento no papel e ficou aguardando o resultado final com a certeza que a chegada naquele grupo seleto já tinha o contorno de conquista.

No entanto, o resultado final mostrava que Vitória e sua equipe não tinham ido a São Paulo à passeio. O pódium era potiguar e o 2º. lugar geral era um troféu compartilhado por Vitória e sua equipe com os docentes do IF mais novo do que os estudantes. O pódium também foi um troféu para Campo Grande e especialmente para as famílias Azevedo e Bezerra.

Tudo indica que essa foi só mais uma vitória de Vitória. Outras vitórias virãos possivelmente grandiosas e talvez nacionais para uma moça inteligente e estudiosa que pensa seguir no ensino superior aonde se prepara para fazer o curso de direito.

A vitória também é nossa, daquelas pessoas que acreditam no potencial humano e na capacidade da juventude. Vitória é a prova que a diferença entre o sucesso e o fracasso está simplesmente na oportunidade de acessar direitos como o de estudar em bons centros educacionais.

Assim podemos aproveitar a preferência musical de Vitória e sintetizar a sua saga na OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE HISTÓRIA com uma velha canção do Queen: “We are champions”.


MAIS UMA VITÓRIA >> Funcionamento dos bancos postais será mantido, comemora Fátima


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
O presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Guilherme Campos, informou, em primeira mão, para a senadora Fátima Bezerra que o Banco do Brasil assumirá, até janeiro de 2018, os custos com os vigilantes nas agências de bancos postais no país. A decisão foi tomada após uma grande mobilização, que teve à frente a senadora Fátima, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.

Fátima destacou que essa medida vai garantir o funcionamento dos bancos postais no Rio Grande do Norte. No estado da parlamentar, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre os Correios e o Ministério Público restringiu o funcionamento de bancos postais às agências que possuam vigilantes armados. Como parte das medidas de economia, a empresa Correios decidiu tirar vigilantes dos postos. Caso a ação fosse efetivada, o Rio Grande do Norte deixaria de ter mais de 100 bancos postais e o país mais de 1900 agências. “Foram muito importantes as mobilizações que iniciaram no meu estado, envolvendo sindicatos, prefeitos e parlamentares em prol da continuidade dos bancos postais. Nós conseguimos colocar o tema na agenda nacional. Agora, precisamos ficar vigilantes e mobilizados para um decisão definitiva”, disse.

Desde o início do mês de setembro, Fátima tem organizado reuniões e audiências públicas com os Correios, Bancos do Brasil e trabalhadores, para solucionar a questão. Dados da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) apontam que o fechamento dos bancos postais no país afetaria mais de 23 milhões de pessoas na área urbana e outras 6 milhões na zona rural. “Conseguimos que a população não fosse penalizada. Se os bancos postais fossem fechados, o governo estaria tirando a cidadania das pessoas. Nós evitamos retrocessos, o fechamento das agências postais e, agora, teremos mais tempo para buscar uma solução definitiva”, completa. 

O presidente dos Correios informou ainda que, nos próximos dias, encaminhará formalmente os detalhes da proposta para a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, presidida pela parlamentar. “A CDR no seu papel institucional, deu sua contribuição. O próprio presidente dos Correios considerou importante o apoio da comissão para que as negociações avançassem entre os Correios e o Banco do Brasil”, esclareceu Fátima.

Fonte: Página da Senadora Fátima Bezerra  no Facebook

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

URGENTE - DOAÇÕES - INCÊNDIO ATINGE ÁREA DA OCUPAÇÃO 08 DE MARÇO


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, nuvem e atividades ao ar livre
Mais 100 famílias que vivem na Ocupação Oito de Março, localizada no Planalto, na zona Oeste de Natal, tiveram seus barracos completamente incendiados na tarde de hoje (04). 

Essas pessoas vão precisar de DOAÇÕES urgentes de absolutamente tudo: alimentação, vestimentas, material de higiene, colchões, lençóis e o que mais seu coração sentir que é importante doar numa situação dessas, tão trágica. 

Nosso mandato se solidariza com a situação desses homens, mulheres e crianças que ali viviam e foram surpreendidos com o pouco que tinham em chamas. Nos colocamos à disposição para recolher doações no nosso gabinete (vereadora Natália Bonavides - telefone 2226 6266), na Câmara Municipal de Natal, Av. Campos Sales com Rua Jundiaí, n. 546, bairro Tirol.

MAIS UMA LUTA DA SENADORA FÁTIMA BEZERRA - PT/RN >> Plano Nacional do Livro e da Leitura está mais perto de virar lei


Resultado de imagem para fatima bezerra e plano nacional do livro e da leitura
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (4), o Projeto de Lei 7752/17, de autoria da senadora Fátima Bezerra, que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita. A proposta foi relatada pelo deputado Waldenor Pereira, que apresentou parecer favorável à iniciativa. A matéria segue, agora, para análise, da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. Caso seja aprovada sem alterações no texto, seguirá para sanção presidencial. 


Para a senadora, o Legislativo precisa aprovar ações e políticas públicas, como esta, que garantam à população o acesso aos livros, a leitura, a escrita e a bibliotecas. “Isso possibilitará tornar o Brasil um país de leitores. Uma nação desenvolvida se faz, fundamentalmente, com investimentos em educação e em cultura”, afirma

A proposta foi uma sugestão do conselho diretivo do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL, presidido, na época, por José Castilho Marques Neto. A intenção é contribuir para a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas, possibilitando a todos, inclusive por meio de políticas afirmativas, as condições para exercer plenamente a cidadania, para viver uma vida digna e para contribuir na construção de uma sociedade mais justa. A proposta também se destina a fortalecer o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – SNBP –, no âmbito do Sistema Nacional de Cultura – SNC -, promovendo ainda as demais políticas de estímulo à leitura, ao conhecimento, às tecnologias e ao desenvolvimento educacional, cultural e social do País, entre outros objetivos.

A Política Nacional de Leitura e Escrita respeitará os princípios e as diretrizes do Plano Nacional da Educação; do Plano Nacional de Cultura; e do Plano Plurianual da União – PPA. Para a implementação de seus objetivos será elaborado, a cada decênio, o Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL. O plano será elaborado pelos ministérios da Cultura e da Educação e por gestores e representantes da sociedade civil e do setor privado.

Durante a votação, a iniciativa da senadora Fátima Bezerra foi bastante elogiada por integrantes da comissão. Elogiaram a proposta os deputados Angelim (PT-AC), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), Lobbe Neto (PSDB-SP), Átila Lira (PSB-PI), Pedro Uczai (PT-SC), Pollyana Gama (PPS-SP) e Professora Marcivania (PCdoB-AP)

VIOLÊNCIA >> Setembro mais violento da história do RN

O 15º Boletim Mensal OBVIO, publicação do OBVIO – Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, Grupo de Pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), apresenta uma análise contextual dos 9 meses de 2017 comparados ao mesmo período em 2015 e 2016.
 
As condutas violentas letais intencionais, genericamente ditas como homicídios, são os principais indicadores utilizados para aferir a violência, e como tal, mensuram também se as estratégias de segurança, sejam elas políticas públicas de segurança ou políticas de segurança pública, tem surtido resultado e atingido o êxito para o qual foram criadas. Nesse mister, desde 2016 que o RN vem apresentado crescimento contínuo e significativo em sua dinâmica de CVLIs, e neste nono mês marcou mais um índice notório: 1875 vidas perdidas no transcurso de 273 dias de 2017, e sem mostras de redução.
Setembro supera a marca de agosto, se tornando o novo mês mais violento da história do Rio Grande do Norte, foram 228 mortes matadas conforme pode ser visto no tópico Evolução Mensal (pg. 39 e 40 do boletim), maculando outra vez a gestão executiva estadual.
Nesta edição:

Reportagem: Quem Matou Valéria? por Fabio Vale.
Ensaio: Heróis. por Niederland Lemos
Artigo: As Chacinas do RN em 2017. Por Ivenio Hermes e Thadeu Brandão
Boletim Analítico Mensal: Análise contextual dos 9 meses de 2017 comparados ao mesmo período em 2015 e 2016.
Reiteramos nossos agradecimentos aos nossos colaboradores, um grupo composto por dezenas de agentes de segurança pública, jornalistas, estudantes, professores, líderes religiosos e tantos outros que percebem que os diagnósticos científicos do OBVIO somente intentam construir resultados que congreguem esforços em busca da paz e da melhoria da qualidade de vida daqueles que nasceram ou escolheram o Rio Grande do Norte como o estado para residir e trabalhar.
Clique no link http://bit.ly/OBVIOout17 para acessar e fazer o download da publicação integral. Boa leitura!

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CONSCIÊNCIA DE CLASSE >> E você trabalhador, estudante, jovem... Está de qual desses lados?

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo

DIVULGANDO >> Censo Agropecuário começou e vai visitar 5,3 milhões de propriedades

A imagem pode conter: texto

Após meses de intensa preparação, o Censo Agropecuário 2017 começou nesta segunda-feira a sua fase de coleta de dados por todo o Brasil. 

A expectativa é de que os mais de 18 mil recenseadores do IBGE visitem todos os estabelecimentos agropecuários do país, estimados em cerca de 5,3 milhões, entre outubro deste ano e fevereiro de 2018.

OUTUBRO ROSA >> A prevenção ainda é o melhor remédio!

A imagem pode conter: 2 pessoas

COMEÇA HOJE O FLILAJES 2017 >> Nossa cidade mais uma vez evidencia seu potencial histórico, literário e cultural

Nenhum texto alternativo automático disponível.“Um povo que não tem raízes acaba se perdendo no meio da multidão”. São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distingue dos demais e nos dão uma identidade de povo. Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão, sabendo situar-se na sociedade. 
A cultura é constituída a partir das ações e inter-relações sociais. As pessoas fazendo parte de uma sociedade. 
Sendo assim, a Prefeitura de Lajes, através da Secretaria de Educação e Cultura, com o intuito de valorizar estes elementos, construir no nosso povo o gosto pela leitura, e de divulgar trabalhos já realizados, obras e atividades literárias existentes em nosso lugar, idealizou e realizará o FESTIVAL LITERÁRIO DE LAJES - FLILAJES, este ano na sua terceira edição, aonde usamos a linguagem da literatura em seus diversos gêneros para discutir elementos que possibilitem em nosso povo, o entender e o compreender do contexto onde estão inseridos. 
O evento acontecerá entre os dias 4 e 7 de outubro de 2017, no corredor cultural da Praça Monsenhor Vicente (Praça da Igreja Matriz).

Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas - 10 de outubro

Resultado de imagem para Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas - 10 de outubroO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 612.632 acidentes de trabalho em 2015. Nesse período foram registrados onze mil acidentes que resultaram em incapacidade permanente e 2.502 que resultaram em morte. São dados alarmantes que exigem não só maior fiscalização do poder público, como também uma forte conscientização dos trabalhadores, para que eles exijam segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Com o intuito de levar esse debate para instituições de ensino foi criado o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas - 10 de outubro - pela Lei nº 12.645/2012. Nessa data temos a oportunidade de fazer com que noções de segurança e saúde sejam incorporadas cada vez mais cedo no cotidiano dos alunos e sejam mais reforçadas entre os trabalhadores em educação.
Estudos envolvendo trabalhadores em educação apontam para um cenário de adoecimentos característicos da profissão. Casos de violência, indisciplina e outras formas de desrespeito existem não só no Brasil: a Organização Internacional do Trabalho aponta para um quadro de escassez mundial de professores em virtude de questões como as condições precárias de trabalho e os baixos salários.
A CNTE avalia que para mudar esse quadro é necessário desenvolver ações e atividades que possam debater esse tema e promover segurança e saúde dentro do ambiente escolar. Também é importante preparar os jovens para se protegerem dos riscos e possíveis abusos do mundo do trabalho.
Acesse a versão online.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

EM LAJES >> Concurso Miss e Mister Turismo 2017 neste sábado, dia 07 de outubro

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e texto

03 OUTUBRO >> Feriado em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os Protomártires do Brasil.


A imagem pode conter: 2 pessoas
Hoje, 3 de outubro, é feriado estadual. A Igreja Católica celebra a festa em homenagem aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os Protomártires do Brasil.

Data é em alusão ao massacre de católicos ocorrido no ano de 1645 por holandeses. Conhecidos como mártires de Cunhaú e Uruaçu, foram beatificados no ano 2000. Eles estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama (RN). Três meses depois, em 03 de outubro de 1645, houve o massacre de Uruaçú. 

Canonização

No próximo dia 15, às 10 horas (5 horas da manhã, horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco, canonizará os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e 27 companheiros leigos. Serão os primeiros santos mártires do Brasil

Onde estava o moralismo deles naqueles dias?

Extraído fa página do Facebook de Paulo Preto
Durante o Fora Dilma, os defensores da moral, da família, e dos bons costumes aplaudiam pessoas nuas na Paulista diante de adultos e crianças. Acho que o problema delas são os museus.
Para poupar o trabalho dos coxinhas raivosos falando que é mentira, aqui vai outro link, com nudez, que não recebeu críticas da horda de celerados. Os hipócritas do Golpe. 

Confiram nesse link: http://odia.ig.com.br/…/musa-da-manifestacao-fica-nua-na-av…





OU LUTAMOS OU PERDEMOS >> Manifesto em defesa da Universidade Pública e Gratuita


A imagem pode conter: texto

Em conjunto, sindicatos de docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) lançaram um manifesto considerando inaceitáveis os ataques aos ensino superior gratuito e universal cometidos pelo governo de Michel Temer! 
Leia na íntegra:
Os sindicatos de docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) reunidos no Seminário Concepções e Modelos de Universidade Pública Estatal consideram inaceitáveis os ataques ao ensino superior gratuito e universal promovidos pelo governo de Michel Temer. As restrições aos orçamentos das IFES, e o congelamento de gastos sociais pelos próximos vinte anos, impostos pela Emenda Constitucional 95 (EC 95), apontam para um futuro sombrio, inviabilizando as universidades e Institutos Federais em suas bases atuais.
A privatização e mercantilização do ensino em todos os níveis é o objetivo inequívoco deste movimento, que busca direcionar recursos públicos aos cofres dos grandes grupos privados de educação, entre eles gigantes internacionais do setor. A universidade pública, assim como a educação em todos os níveis, é prevista no Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que garante sua concepção plural e universalista.
É a universidade pública estatal quem, por larga margem, produz e avança a ciência brasileira, em diferentes áreas, promovendo conhecimento e desenvolvimento social em todas as regiões do país. Esta mesma universidade, gratuita, permite que milhões de estudantes brasileiros possam ter acesso ao ensino superior, incluindo, cada vez mais, minorias e grupos historicamente subrepresentados no espaço universitário.
Por estes motivos, pedimos a recomposição imediata dos orçamentos das IFES, o fim da privatização e mercantilização do ensino público, a revogação imediata da EC 95, e a manutenção de um ensino superior gratuito, inclusivo, plural e democrático, com a autonomia que lhe é devida pelo Artigo 207 da mesma Constituição Federal de 1988.
Recife 29 de setembro de 2017

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Lajes se preparando para mais uma edIção do FLILAJES!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

OPORTUNIDADE >> Instituto Metrópole Digital publica edital para cursos técnicos em Natal, Angicos, Mossoró, Caico e Pau dos Ferros.


Resultado de imagem para imd

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte publicou edital do processo seletivo para os  Cursos  de  Formação  Técnica do Instituto Metrópole Digital, com ênfase  em Automação Industrial, Eletrônica, Informática para Internet, Programação de Jogos Digitais e Redes de Computadores. Serão ofertadas 840 vagas para ingresso no ano de 2018.

O concurso será realizado em Natal, Mossoró, Caicó, Angicos e Pau dos Ferros. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via Internet (www.comperve.ufrn.br), a partir das 8h do dia 9 de outubro, até às 23h59min do dia 6 de novembro, considerando o horário oficial local. A taxa de inscrição corresponde ao valor de R$ 30,00.

O processo seletivo está aberto aos candidatos que estejam matriculados ou tenham concluído o Ensino Médio, divididos em duas faixas etárias: os nascidos entre 01/01/1997 e 31/12/2002 e os nascidos até 31/12/1996.

A prova será realizada dia 26 de novembro, a partir 8h, nos municípios polos do IMD.

O PREÇO DO GOLPE >> Conta de luz fica mais cara em outubro


Resultado de imagem para Conta de luz fica mais cara em outubro

Com o início do mês de outubro, a conta de luz ficará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária das contas de luz, que passou a ser a vermelha patamar 2. A tarifa é a mais cara do modelo e representa a cobrança de taxa extra de R$ 3,50 a cada 100 Quilowatt-hora (kWh) consumidos.

Em setembro, a bandeira tarifária das contas de luz foi a amarela, com taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos. A tarifa extra mais alta a partir deste mês se deve à necessidade de operar mais usinas térmicas, cujo custo de produção da energia é mais alto que a da produzida nas hidrelétricas. A mudança foi anunciada pela Aneel na última sexta-feira, 29.

É a primeira vez que o patamar 2 é acionado, desde que a bandeira vermelha passou a contar com duas graduações, em janeiro de 2016. A decisão foi tomada devido à baixa vazão das hidrelétricas, porque as chuvas em setembro ficaram abaixo da média. Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes.

A agência reguladora aponta que ainda não há risco de desabastecimento de energia, mas alerta para a importância de os consumidores intensificarem o uso consciente e combater o desperdício de energia elétrica.

Uma reflexão que cobra de nós um posicionamento perante o desmando político e social pelo qual estamos passando...

A imagem pode conter: texto

MAIS UM ALERTA! >> A água e a preocupação mundial com esse líquido essencial a vida no planeta

No último século, o uso da água no mundo cresceu duas vezes mais do que o aumento populacional. Os dados da Organização das Nações Unidas - ONU mostram que estamos chegando no limite da capacidade do planeta. Um quinto da população mundial já vive em área de escassez de água. 

O Brasil é um país privilegiado com muitos córregos, nascentes e rios, mas é preciso cuidar para continuarmos desfrutando dessa necessária riqueza no futuro.