sábado, 15 de agosto de 2020

A NATUREZA SEMPRE NOS DANDO LIÇÕES >> Situações proporcionadas por animais mostrando aos humanos que a sensibilidade existe sim!

A imagem pode conter: cavalo

A VERDADEIRA SITUAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL >> O desgoverno Bolsonaro e a opção preferencial pelos ricos!

Nenhuma descrição de foto disponível.

Mais de 65 MILHÕES de pessoas poderiam receber o auxílio emergencial por 14 meses se a dívida de apenas mil empresas com a União fosse quitada. 

Elas sonegaram R$ 754,7 bilhões aos cofres públicos. Nomes do agronegócio dominam a lista das maiores dívidas ativas.

AGRO ACIMA DE TUDO É MORTE >> A destruição dos biomas brasileiros causados pelo agronegócio

A imagem pode conter: atividades ao ar livre, texto que diz "AMBIENTAL @ 1/5 das exportações de soja à UE deixa rastro de desmatamento na Amazônia e Cerrado >"

20% das exportações de soja para a União Europeia (UE) produzida na Amazônia e no Cerrado podem ter saído de áreas de desmatamento ilegal, conforme revelou imagens de satélites de 815 propriedades rurais nessas regiões.

Também foi identificado que cerca de 45% dessas propriedades na Amazônia e de 48% no Cerrado não respeitam a reserva legal exigida pelo Código Florestal ou as regras de conservação de Área de Preservação Permanente.

E o governo, que deveria fiscalizar essas ilegalidades, está ocupado em passar a boiada.

Do Mídia NINJA com informações do El País

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

LITERATURA FEMININA EM DEBATE >> Hoje a noite, às 21 horas, com Cláudia Borges!

Convido aos amigos(as) amantes das artes e literatura para acompanharem essa live, onde estarei desfiando algumas das contas do meu Rosário poético a convite do poeta Roberto Noir (Cláudia Borges)
A imagem pode conter: 2 pessoas, texto que diz "conversa com Roberto Noir Professor Filosofía Poeta Cláudia Borges A Presença da Mulher na Poesia Potiguar Live @robertonoir 14/08 21h Poeta cordelista @poetisa_claudia_borges"

O PT E AS ELEIÇÕES EM PEDRA PRETA >> O PT continuará na luta pelo desenvolvimento do município

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto que diz "13r Unidos pelo mesmo ideal. HILLARY GOMES VALÉRIO SILVA GILBERTO PEREIRA Pré candidatos a vereador pelo PT."

Todos sabem a importância que tem o Partido dos Trabalhadores - PT para o desenvolvimento de Pedra Preta nesses últimos anos, pois são inúmeras as ações em todo o município, viabilizadas devido a parceria do PT desde a atual Governadora Fátima Bezerra, quando ainda Deputada Federal que muito contribuiu com a atual gestão municipal.

O Partido dos Trabalhadores - PT em Pedra Preta/RN, vem para a disputa eleitoral desse ano, com uma boa nominata para o legislativo municipal. Contando com três candidatos(as), o partido está fortalecido por serem três nomes que apresentam-se com um bom potencial e uma proposta de renovação que, com certeza resultará em mais ações positivas para o município.

Esses nomes são: o da jovem Hillary Gomes, Gilberto Pereira (Betinho) e Valério Silva.Todos nomes de pessoas bastante conhecidos no município e que traçaram um projeto de união, trabalho responsável e compromisso com o desenvolvimento do município em todos os segmentos.

Em cada perfil, os referidos pré-candidatos(as), apresentam diante de suas características uma linha de trabalho voltada para as áreas de saúde, educação, agricultura, cultura e esportes, toda uma condição de desenvolver políticas públicas  de qualidade a toda a população pedrapretense.

A VIOLÊNCIA COMO REGRA >> Agressão a estudantes no IFRN é retrato da intervenção do governo Bolsonaro

As cenas que vimos ontem (terça-feira) no IFRN são extremamente lamentáveis. É a naturalização da violência como elemento de repressão das instituições militares que, mesmo em um governo democrático e popular como o da governadora Fátima Bezerra e do vice- governador Antenor Roberto, tornam a seguir os mesmos métodos que o conjunto do povo potiguar derrotou nas urnas em 2018. Vale ressaltar que a polícia militar está fora da sua circunscrição, pois o IFRN é de competência da polícia federal.
Entretanto, destaco que esse tipo de ação violenta e truculenta não representa 100% do modus operandi da polícia militar do Rio Grande do Norte. Existem homens e mulheres na corporação pautados pelo diálogo como forma de resolução de conflito. Portanto, seria leviano de minha parte generalizar toda a instituição.
A postura do Governo do Estado em não aceitar que a polícia militar vá na mesma linha do governo federal e de afastar os militares envolvidos nos atos de truculência, até que sejam apurados todos os fatos, manda uma mensagem de esperança e fé para todos os que defendem o Estado Democrático de Direito em terra potiguares.
Parabenizo todos os estudantes que, mesmo em momentos tão adversos como os que vivemos hoje, em tempos de pandemia, não se furtaram a defender sua instituição de ensino que legitimamente escolheu o professor José Arnóbio como seu reitor. A intervenção feita de forma ilegítima pelo Ministério da Educação é a face autoritária do Governo Bolsonaro, que não respeita a comunidade acadêmica, ferindo a autonomia das instituições de ensino e o processo democrático de eleição para a escolha de seus reitores.
Mas, por que essa intervenção feita em momentos de pandemia? Não nos enganemos. É um momento ideal para usurpar a legitimidade da comunidade acadêmica, pois o isolamento social “permitirá” que o golpe permaneça.
Vale ressaltar que o IFRN, desde os tempos de ETFERN e CEFET, é vanguarda na luta por democracia interna da instituição e externa na defesa do Estado Democrático de Direito. Em 2004, os estudantes aprovaram de forma pioneira a reserva de vagas, sendo o IFRN a primeira instituição de ensino no Brasil a ter a reserva de vagas como forma de ingresso de estudantes oriundos das escolas públicas.
Além disso, as maiores passeatas realizadas no início dos anos 2000 foram conduzidas pelo Grêmio Djalma Maranhão.
A escola é feita de gente que tem opinião, se mobiliza e luta para a construção de um mundo melhor. Essa intervenção nos remete aos tempos sombrios da ditadura militar, onde o governo indicava governadores e prefeitos biônicos para o exercício ilegítimo dos executivos estaduais e municipais, mediante a ausência do sufrágio universal.
Os estudantes honraram seu dia na melhor tradição: com luta e na rua.
*Pedro Henrique Santos é estudante de Direito, ex-vice-presidente da UMES-Natal e ex-tesoureiro geral da UBES.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

SINTE/RN convoca trabalhadores/as em educação aposentados/as para reunião virtual



A direção do SINTE/RN está convocando os trabalhadores e trabalhadoras em educação aposentados/as para a primeira reunião virtual do segmento. 

O encontro online está marcado para a tarde da quinta-feira (13/08), às 15h, pelo aplicativo/site Zoom. 

O link para participar do diálogo pode ser acessado AQUI.

Estarão em pauta a situação dos aposentados e as ações judiciais em tempos de pandemia da Covid-19.

FRENTE PARLAMENTAR DAS ÁGUAS >> Deputado Francisco do PT reúne autoridades para tratar de obras hídricas em andamento no RN


A Frente Parlamentar das Águas, presidida pelo Deputado Estadual Francisco do PT, realiza nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, uma reunião com autoridades potiguares, para tratar sobre as obras de recursos hídricos em andamento no Rio Grande do Norte.
A reunião irá contar com a participação do Diretor Presidente da CAERN, Roberto Sérgio Linhares, do presidente da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (SEMARH), João Maria Cavalcanti, do Secretário de Gestão de Projetos e Metas do Governo do Estado, Fernando Mineiro, do Presidente da Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE), Francisco do Assis e do Coordenador do Fórum Alto Oeste Pela Transposição, Pedro Viana, além de presidentes de comitês de bacias do Estado e do coordenador da Articulação do Semiárido, Marcírio Lemos.
Entre as obras que serão discutidas, estão o “Projeto Seridó”, que visa a integração de bacias por meio de adutoras, a Barragem das Oiticicas, as adutoras Apodi-Mossoró e Apodi-Pau dos Ferros, as melhorias nos abastecimentos das adutoras do Sertão Central e Trairi, além da transposição das águas do Rio São Francisco, que ainda não chegaram ao território potiguar.

O encontro será realização por meio de videoconferência e será transmitido pela TV Assembleia. 

“Nos últimos 3 anos, tivemos bons períodos de chuvas no nosso Estado, o que aliviou bem a situação, mas nem por isso a gente pode pensar que essas obras não são mais urgentes, quando, na verdade elas são. A gente sabe que as secas são cíclicas e temos que estar preparados para quando ela voltar”, destacou o presidente da Frente Parlamentar, deputado Francisco do PT.

Fonte: Assessoria do Gabinete do Deputado Francisco do PT

NÃO A DITADURA >> Em carta ao MEC Conselhos do IFRN pedem destituição de reitor pró tempore


IFRN: Entre a intervenção e a resistência - Foque.

Comitês, conselhos e demais órgãos colegiados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) enviaram carta conjunta ao Ministério da Educação (MEC) para denunciar, o que classificam como “calamitosa” a atual situação do órgão em face da nomeação do reitor pro tempore, professor Josué Moreira.
“Primeiro, cabe esclarecer que a retomada das atividades acadêmicas é o principal motivo desta comunicação enviada à Vossa Excelência. Como já informado anteriormente à SETEC/MEC, é notória e inconteste a falta de articulação e de governança do Reitor Pro Tempore e de sua equipe temporária, além da falta de representatividade e falta de competência para gerenciar a retomada das atividades por qualquer modalidade que seja, situação que preocupa a todos que fazem parte da comunidade do IFRN”, ressaltam os signatários da carta.
O documento, com 144 páginas, apresenta relatos de fatos ilegais e imorais praticados por Josué Moreira, inclusive com documentação comprobatória.
Elencam como arbitrariedades o encerramento de reuniões dos conselhos, nomeação de servidores com suspensão imposta por processo disciplinar, e compra de computadores super caros para dirigentes enquanto alunos não tem condições de assistir aulas on line por falta de suporte tecnológico.
Para os órgãos que assinam a carta, um dos fatos atuais mais graves é a indefinição sobre o reinício das aulas no instituto. Citam ainda o fato de a gestão ter perdido prazo para assinatura de documentos que viabilizariam bolsas para os estudantes.
Assinam a carta membros do Conselho Representante dos Técnicos-Administrativos, do Conselho Representante do Colégio de Dirigentes, Conselho Representante da Sociedade Civil, Conselho de Representante Discente, Conselho de Representante Docente, do Campus Central e de todos os campi avançado, além dos membros do Conselho Superior (CONSUP), Colégio de Dirigentes, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Comitê de Ensino.
Ao final, os signatários solicitam do ministro Milton Ribeiro a destituição de Josué Moreira do cargo de reitor, por “não possui experiência de gestão”, e continuar demonstrando falta de conhecimento sobre o funcionamento da instituição”.
Reivindicam ainda que o ministro considere a possibilidade de se reunir com os órgãos colegiados do IFRN para discutirem sobre o assunto e encontrarem uma boa definição sobre a situação.
O Portal do RN contactou o reitor pró tempore do IFRN, professor Josué Moreira sobre as acusações e o documento enviado pelos conselhos ao MEC. Ele informou que não havia tomado conhecimento sobre o fato e que não tinha “nada a declarar, a verdade sempre vence”.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ATO EM DEFESA DA JUVENTUDE >> Luta pela defesa do Estatuto da Juventude e por mais direitos e políticas públicas para esse segmento


A imagem pode conter: 3 pessoas, texto que diz "ATO EM DEFESA DO ESTATUTO DA JUVENTUDE! SESSÃO SOLENE CEJUV E INTERNACIONAL DA JUVENTUDE HELENA ABRAMO PESQUISADORA FÁTIMA BEZERRA COVERNADOR DANIEL SOUZA -PRESIDENTE CONJUVE QUARTA-FEIRA 12/8 TRANSMISSÃO PELO FACEBOOK SEJUV: FACEBOOK. SEJUVRN 5H FACEBOOK.COM/SEJUVRN @SEJUV_RN ©SEJUV.SEMJIDH@GMAIL.COM GRANDE (84)98186-5609 NORTE"

No Dia Internacional da Juventude, o Conselho Estadual de Juventude, em Sessão Solene, e a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, realizarão Ato em Defesa do Estatuto da Juventude, com a presença da governadora Fátima Bezerra, do ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Daniel Souza, e da pesquisadora Helena Abramo.


O Estatuto da Juventude foi aprovado e publicado em agosto de 2013 e é marco legal fundamental das políticas públicas de juventude no Brasil. Além de reconhecer direitos organizados em 11 eixos e de estabelecer as diretrizes das políticas públicas de juventude, é o Estatuto que institui nacionalmente o ID Jovem e a meia entrada.

Por isso, nesse Dia Internacional de Juventude, vamos fazer a defesa integral do Estatuto da Juventude e mostrar que a luta por mais direitos e políticas públicas de juventude está na agenda prioritária do Estado e da Sociedade Civil no Rio Grande do Norte!

Será na quarta-feira, dia 12/08, às 15h!

▶️ O ato terá transmissão ao vivo pelas redes oficiais do Governo do RN e da governadora Fátima Bezerra.

ATUAÇÃO, CORAGEM E COMPETÊNCIA >> O mandato da Deputada Natália Bonavides (PT/RN) e seu compromisso com o desenvolvimento da Educação Pública

A imagem pode conter: 4 pessoas, texto

Construindo a diferença na educação! O nosso mandato destinou mais de 17 milhões de reais em emendas parlamentares para a educação do Rio Grande do Norte.

A escola de medicina da UFRN em Caicó será concluída, o IFRN, a UFERSA e a UERN vão receber recursos para assistência estudantil e estruturação de alguns campis. Nesse dia do estudante, mais uma vez marcado por lutas e resistência, reforçamos nossa defesa da educação pública, libertária e democrática!

CINEMA E MEIO AMBIENTE >> Evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais terá início hoje

A imagem pode conter: texto que diz "9: MOSTRA ECOFA LANTE NTE DE CINEMA 12 de agosto a 20 de setembro 2020 MOSTRA ONLINE EM www.ecofalante.org.br 回"
Em decorrência da pandemia de coronavírus, a 9ª Mostra Ecofalante de Cinema, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, terá sua edição totalmente online.

Serão quase 40 dias de programação, entre 12/8 e 20/9, com mais de 90 títulos de diversos países, além de debates sobre ativismo, consumo, economia, emergência climática, povos e lugares, tecnologia e trabalho.


Para participar do evento, os filmes deveriam estar relacionados com alguns dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (@onubrasil). Ao todo, mais de 500 filmes foram enviados para participar da Competição Latino-Americana. Desses, 25 produções, entre curtas e longas metragens, foram selecionadas.

Outra grande atração da mostra é o #ConcursoCurtaEcofalante. Exclusivo para o público universitário e com apoio do WWF-Brasil, a iniciativa teve recorde de inscrições em 2020. Os 24 concorrentes ao prêmio de Melhor Curta Ecofalante foram escolhidos entre 134 submissões de estudantes de 77 instituições de ensino em 16 estados, representando todas as regiões do Brasil. A premiação acontece em 12 de setembro.

Os filmes estarão disponíveis nas plataformas da Ecofalante. Para detalhes da programação e períodos de exibição, acesse: https://ecofalante.org.br/


Por wwfbrasil


terça-feira, 11 de agosto de 2020

TRISTE REALIDADE >> O que vivenciamos atualmente é o auge desse pensamento fascista através da figura de Bolsonaro


SINTE/RN convoca trabalhadores/as em educação aposentados/as para reunião virtual


A direção do SINTE/RN está convocando os trabalhadores e trabalhadoras em educação aposentados/as para a primeira reunião virtual do segmento. 

O encontro online está marcado para a tarde da quinta-feira (13/08), às 15h, pelo aplicativo/site Zoom. 

O link para participar do diálogo pode ser acessado AQUI.

Estarão em pauta a situação dos aposentados e as ações judiciais em tempos de pandemia da Covid-19.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

CONTRA A EXTINÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS >> Uma luta que deveria ser de todos!


A imagem pode conter: 2 pessoas

No Brasil, o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) em 2020 é marcado pelo luto da perda de, até as 19h da última sexta-feira (7), 646 indígenas para a Covid-19. Também é marcado pelos povos que resistem ao avanço da pandemia, acelerado pela omissão do Governo Federal. É marcado por uma #EmergênciaIndígena.

Ainda segundo o boletim da @apiboficial (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), o número total de casos registrados ultrapassa os 23 mil, em 148 etnias espalhadas por todas as regiões do país.

Eliane Xunakalu, coordenadora da Fepoimt (Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso), descreve a situação enfrentada pelos povos já atingidos pela doença: “as pessoas vão à cidade em busca de atendimento e voltam em um caixão”.

Para Rubens Suruí, coordenador da Associação Metareilá do povo Paiter Suruí, é fundamental que haja disponibilidade de testes, medicamentos, itens de higiene e alimentos para que os indígenas possam permanecer nas aldeias, evitando o contágio nas cidades.

Puyr Tembé, da coordenação da Fepipa (Federação dos Povos Indígenas do Pará), ressalta que o avanço da pandemia é acelerado pela omissão do Poder Público diante da presença ilegal de madeireiros, grileiros e, principalmente, garimpeiros, nos territórios.

Leia mais: https://bit.ly/Covid-DiaPovosIndigenas

MAIS UMA ALERTA SOBRE OS RISCOS DA PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA >> Trailer de “O Verde Está do Outro Lado - Os donos da água”, retrata essa situação



O documentário “O Verde Está do Outro Lado” de Daniel A. Rubio estabelece um paralelismo entre as experiências do Chile e do Brasil, para tratar do acesso das populações à água no mundo, explorando as nuances econômicas e ambientais envolvidas na disputa pela propriedade da água, que irá determinar o futuro do planeta. 
Estreia dia 22 de agosto nos cinemas.

#crisehidrica #chile #brasil #lirafilmes #artver #innsaei #teleimage #tungs #documentario #meioambiente #privatizaçãodaágua 

domingo, 9 de agosto de 2020

DIA DOS PAIS >> A postagem abaixo traz uma boa reflexão sobre algumas situações envolvendo a figura paterna. Reflitamos!

"Quase 6 milhões de crianças brasileiras não tem o nome do pai no registro".  E os homens de bem preocupados com a campanha da Natura pode?

A imagem pode conter: texto que diz "ClaroBRA 4G 21:15 62% <13 Papai Por favor 16:35 Fala comigo 16:35/ Pai te amo 16:36/ Sou eu a lu 19:40 Por favor 19:40 Hoje Oi papai to com saudade 13:02 Me responde 18:20 Pq voce nao quer falar comigo 21:14✓"

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA >> Mais um caso de perseguição as religiões de matriz africana! Isso em "nome de deus e da família!"

No último dia 23/07, a adolescente Iasmim de 12 anos estava realizando um sonho, sua iniciação no candomblé, servindo a Iemanjá. Ela já estava no terreiro.
A menina cresceu na religião, seus dois pais são de santo e estavam de acordo também, inclusive sua mãe estava no local acompanhando o preceito junto com ela. Mas a família sofre muito preconceito de outros familiares.
No dia anterior, uma tia evangélica de menina fez uma denuncia falsa de que a adolescente estava sofrendo abuso sexual dentro do terreiro, para que a iniciação da menina fosse interrompida.
Na última quinta feira o conselheiro tutelar Lindembergue Napoleão, crente conservador e bolsonarista tomou frente no caso junto a PM.
Primeiro a PM invadiu o terreiro e tanto a menina quanto a mãe foram levadas a delegacia (detalhe: a menina não poderia ter saído do terreiro durante a iniciação de santo, mas ela teve que ir mesmo assim).
Tanto a mãe quanto a menina foram interrogados e nenhum indício de abuso ou maus tratos foram encontrados, embora a mãe tenha lavado a menina para fazer um exame de corpo de delito para comprovar que não havia nenhum problema.
O Conselheiro tutelar Lindembergue procurou todas as formas de prejudicar a mãe, inclusive querendo arrumar problemas porque durante o preceito, de alguns dias, a menina não estava fazendo lição da escola.
Enfim, como não foi encontrado nada de errado, a menina voltou para o terreiro junto com a mãe e o pai de santo, que deu todo apoio pra família e foi junto com elas para a delegacia.
No dia seguinte, soube-se que a tia preconceituosa junto com outras pessoas, fizeram diversas denúncias de que uma criança estava sendo mantida a força dentro de um terreiro de macumba sob condições abusivas. Sendo que nesse momento a menina já estava em casa.
O terreiro foi invadido pela segunda vez pelos próprios conselheiros conservadores Lindembergue e Mariângela, mas a menina não estava mais lá. Mesmo assim Lindembergue continuou perseguindo a família, dizendo que "os direitos da criança foram violados" Isso porque a menina raspou a cabeça é estava a alguns dias no terreiro de candomblé, como toda a iniciação de santo acontece.
Enfim o conselheiro tutelar fez uma denuncia a promotoria de que a menina sofreu lesão corporal (por causa do cabelo raspado) e foi decidido que a menina séria AFASTADA DOS PAIS, e advinha pra onde ela foi? PRA CASA DA TIA PRECONCEITUOSA QUE FEZ AS DENUNCIAS FALSAS.
A Iasmim está desolada, ela foi chorando quando precisou sair do terreiro, situação é muito triste pra toda a família as comunidades de terreiro de Araçatuba estão se unindo para processar o conselheiro tutelar, que segundo a família, foi preconceituoso.
Outro detalhe: tanto essa tia preconceituosa quanto o conselheiro tutelar são advogados e se conhecem...
Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/mae-perde-a-guarda-da-filha-apos-a-adolescente-se-juntar-ao-candomble