sábado, 25 de maio de 2019

A QUESTÃO DA MERITOCRACIA >> A lógica capitalista que através da expressão "esforço pessoal" tenta justificar a exclusão social

SOBRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE >> OMS alerta para o risco do consumo de gordura trans

image.png

Em um informe divulgado nesta quarta-feira (22), em Genebra, na Suíça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que ao menos 5 bilhões de pessoas em todo o mundo convivem com os riscos de desenvolver doenças associadas ao uso das gorduras trans industrial. Segundo a entidade, o ingrediente industrial causa cerca de 500 mil mortes a cada ano.
Presentes principalmente – mas não só – em produtos industrializados como sorvetes, margarina, cremes vegetais, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos e gorduras hidrogenadas, as gorduras trans são um tipo de gordura que se forma por um processo natural ou industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida. Usadas para melhorar a consistência dos alimentos e para aumentar o prazo de validade de alguns produtos industriais, as gorduras trans podem causar o aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL).
Segundo a OMS, alguns países estão adotando medidas para restringir o uso das gorduras trans, mas é preciso fazer muito mais. “O impulso para a eliminação global da gordura trans produzida industrialmente está crescendo, com quase um terço da população mundial já protegida, em 28 países”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Mas mais de dois terços da população mundial ainda carece de proteção contra a gordura trans industrial em seus alimentos”, acrescentou Ghebreyesus, afirmando que a OMS está pronta para apoiar as Nações em seus esforços para eliminar as gorduras trans.
De acordo com a organização, o Brasil figura ao lado de outros 25 países que adotam medidas para incentivar os consumidores a fazer escolhas mais saudáveis em relação aos alimentos e bebidas industrializadas. Estão nesse grupo de países que, segundo a OMS, promovem uma dieta saudável a fim de prevenir a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) relacionadas à má alimentação Bélgica, China, Espanha, França, Suécia, Reino Unido, entre outros, como os sul-americanos Bolívia, Paraguai e Uruguai.
O monitoramento global indica que são os países com maior renda são os que têm liderado os esforços políticos para que as gorduras trans sejam erradicadas. Nenhum país de baixa renda e apenas três países de renda média-baixa (Índia, Quirguistão e Uzbequistão) têm políticas anti-gorduras trans.
Eliminar esses ingredientes da produção industrial de alimentos é uma das prioridades da OMS e uma das metas do programa geral que norteia as ações a serem desenvolvidas pela organização até 2023. Este mês, a OMS apresentou, em seu site, uma série de medidas para orientar os governos, a indústria e a sociedade a substituir as gorduras trans por componentes mais saudáveis. Entre as medidas propostas estão a reformulação, pela indústria alimentícia, das receitas de produção.
No site do Ministério da Saúde também é possível acessar uma cartilha, o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2014, com dicas e recomendações para uma alimentação saudável, saborosa e balanceada.
Agência Brasil

TECNOLOGIA SOCIAL >> Dessalinizador que usa energia solar torna 16 litros de água salobra em potável e ganha prêmio nacional

Dessalinizador de água da UEPB ganha prêmio nacional — Foto: Reprodução/Fundação Banco do Brasil
Um dessalinizador de baixo custo, desenvolvido a partir da captação de energia solar foi premiado nacionalmente no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017. O projeto beneficia 37 família em três cidades da Paraíba onde, de setembro a dezembro deste ano, não choveu na região, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa).
Custando até R$ 1 mil para produzir o dessalinizador, a fase de experiência da implementou 28 unidades em três assentamentos em Pedra Lavrada, Cubati e São Vicente do Seridó. O professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Francisco Loureiro, que capiteaneou o projeto, recebeu o prêmio em 23 de novembro.
O equipamento transforma água salobra em potável e foi produzido a partir de uma experiência envolvendo alunos do curso de Agroecologia e membros da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (COONAP), no campus II da UEPB, na cidade de Lagoa Seca, na região do Agreste da Paraíba.
Segundo Francisco, o dessalinizador foi projetado a partir de um trabalho de construção participativa, envolvendo alunos e agricultores da região. A ideia surgiu diante da necessidade de facilitar o acesso à água potável para as famílias que vivem em regiões com escassez de água.Os assentamentos Belo Monte I, em Pedra Lavrada, Belo Monte II, na cidade Cubati, e Olho D’Água, em São Vicente do Seridó foram os ambientes beneficiados com os equipamentos.
O professor credita à escassez da chuva na região o incentivo para criar o dessalinizador e fazer com que as famílias continuem sobrevivendo de suas terras, a partir de alternativas ecológicas e técnicas.
Ainda de acordo com ele, a procura pelo projeto tem sido grande por se tratar de um método simples, de baixo custo e manutenção. O desejo dele é transformar essa iniciativa em um projeto de política pública, igual aconteceu com a construção de cisternas.

Quem desejar conhecer o projeto pode procurar a COONAP ou fazer o contato direto com o campus da UEPB, que está à disposição para contribuir. Ele diz que tem um trabalho de orientação com cartilhas explicativas, o que facilita a compreensão das pessoas que procuram a tecnologia.
Atualmente, segundo o professor, estão sendo implementados 70 novas unidades do equipamento no município de Caraúbas, no Cariri paraibano.
Dessalinizador
O modelo do dessalinizador foi projetado em uma caixa construída com placas pré-moldadas de concreto, com uma cobertura de vidro, que possibilita a passagem da radiação solar.
Os processos de dessalinização e desinfecção da água, segundo o professor, ocorrem quando a alta temperatura no interior do dessalinizador provoca a evaporação da água, que entra em contato com a superfície resfriada e faz o condensamento, retirando os sais antes existentes.
O método também elimina bactérias que podem causar doenças. Cada unidade do dessalinizador produz um volume de água potável de 16 litros por dia.
Premiação
O prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social contemplou sete projetos, com troféus de vencedores e o valor de R$ 50 mil para cada experiência, destinados à expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da metodologia. Foram inscritos no processo o total de 735 projetos, com 18 finalistas nas categorias nacional e três na internacional.
Os outros projetos premiados durante o concurso foram desenvolvidos nos estados de São Paulo, com duas experiências; Bahia, Ceará e o Distrito Federal. Na categoria internacional, o projeto vencedor foi produzido na Argentina.

NORDESTINOS REJEITAM BOLSONARO

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, texto
Os pernambucanos foram em peso à Câmara de Vereadores de Petrolina, onde Jair Messias Bolsonaro estará amanhã, para dizer que não aceitam a concessão de título de cidadão a ele. 
O protesto deu certo. 
O projeto foi retirado de pauta. Bolsonaro dançou.

REFERÊNCIA >> Chico Buarque é o primeiro músico a vencer o Camões, maior prêmio de literatura em língua portuguesa

image.png

O cantor, compositor e escritor Chico Buarque ganhou o Prêmio Camões 2019 pelo conjunto da obra e vai receber cem mil euros. Ele é o 13º brasileiro a conquistar a honraria, o mais importante prêmio para os autores de língua portuguesa.
O anúncio foi feito na tarde da terça-feira (21), no Rio, após uma reunião de um júri composto por seis especialistas indicados pela Biblioteca Nacional do Brasil, pelo Ministério da Cultura de Portugal e pela comunidade africana.
Apesar de mais conhecido por sua carreira musical, que rendeu 17 álbuns de estúdio, Buarque escreveu peças como “Gota d’Água”  (1975) e “Ópera do Malandro” (1978), além de romances como “Estorvo” (1991), “Benjamim” (1995), “Budapeste” (2003), “Leite Derramado” (2009) e “O Irmão Alemão” (2014).
O último brasileiro a vencer o Camões foi Raduan Nassar, autor de clássicos como “Lavoura Arcaica”.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

UM TEMA QUE PRECISA SER MAIS DISCUTIDO >> A ponte e a indigência afetiva de todos os dias


Resultado de imagem para A ponte Milton Navarro
Os recorrentes casos de suicídio na Ponte Newton Navarro têm causado preocupação na sociedade natalense, que atônita lança especulações diversas sobre as motivações que levam as pessoas à tirarem a própria vida. Pensamos ser o momento de lançar reflexões sobre o tema apontando os casos de suicídio deste contexto como uma “ponta do iceberg”, sendo limitante falar sobre o fato sem discutir a constituição da relação indivíduo e laço social.
Produzir reflexões sobre os indivíduos é também pensar a sociedade e a cultura as quais os mesmos estão inseridos. No texto “Psicologia das massas e análise do ego” (1921), Sigmund Freud  afirma que não existe constituição solipsista do psiquismo, pois “a psicologia individual é simultaneamente psicologia social” (p. 5). Pensar constituição de sujeito, produção de subjetividade a partir da alteridade e entender o outro como eixo constitutivo do psiquismo.
Podemos retirar alguns importantes elementos estatísticos para fomentar nossa reflexão, como por exemplo, a de que parte significativa dos que tentam ou conseguem suicidar-se na “Ponte nova” são jovens. Daí que podemos refletir sobre o desamparo e a indigência afetiva do jovem contemporâneo, aquele que perambula com suas inquietações existenciais e que comumente tem dificuldade de encontrar um lugar no mundo e significados que lhe dê sustentação interna.
A invisibilidade caracteriza bastante o cotidiano do adolescente contemporâneo, pois suas singularidades não são reconhecidas e suas dores tidas como “frescura de adolescente”.  A ausência de lugar empático e acolhimento para estes jovens faz parte de uma sociedade e cultura de adultos que não conseguem minimamente se colocar no lugar dos adolescentes e reconhecer a sua delicada travessia de constituição de identidade e amadurecimento emocional rumo aos desafios da chegada da vida adulta.
E estes jovens que tem vontade de tirar a própria vida, são cuidados por quem? Qual é o seu lugar relacional? Sabe-se que parte significativa destes jovens é oriunda de estrutura familiar degradante (afetivamente paupérrima ou precária). São oriundos de mães e pais pouco empáticos ou até omissos e agressores, incapazes de gerar atmosfera afetiva geradora de carinho, segurança, cuidado e fortalecimento interno tão necessários para constituição identitária rumo à vida adulta.
Sabemos que muitos de nossos adolescentes são verdadeiros órfãos de pais vivos, que carregam miseráveis referências de seus laços maternos/paternos. Parte significativa não teve a experiência de ser dignamente cuidado e afetivamente alimentado por pais sadios psiquicamente, empáticos e protetores. As sensações de abandono, exclusão, agressão e invisibilidade fazem parte do cotidiano interno destes adolescentes na sua relação com a sociedade, a mesma que se nega a enxergar elementos subjetivos em tragédias psicossociais como esta.
A sociedade que tem dificuldade em reconhecer os processos subjetivos dos sujeitos em sofrimento psíquico é a mesma que estimula a busca doentia por visibilidade, “sucesso”, aparência, ostentação material e a busca por paraísos artificiais. Essa busca (lugar inatingível para maioria) tem um preço alto emocionalmente e por isso não resta outro recurso a não ser construção de uma vida “fake”, “photoshopada” e editada (podendo “modificar” a vida real tão desgraçada e inaceitável: partes do corpo e lugar social).
Sabemos que fora da Ponte a VIDA HUMANA vale muito pouco e é não linda. É maltratada e vilipendiada todos os dias, com o subemprego, violência moral, indiferença, coisificação, falta de acesso à educação de qualidade, crueldades, invisibilidade, intolerâncias, preconceitos bizarros; e violada principalmente pela objetificação e pela cultura da produtividade em que somos medidos pela capacidade de produção e obtenção de bens materiais.  Eis um cenário social nada acolhedor para sujeitos que já trazem consigo vulnerabilidades e fragilidades constitucionais comprometedoras (referencial interno empobrecido e baixa capacidade de gerenciar frustrações e limitações que fazem parte do percurso da vida).
Ao mencionar estrutura familiar degradante e paupérrima afetivamente reconhecemos a DEMOCRACIA DO DESAMPARO e da indigência afetiva, pois tanto famílias pobres quanto famílias abastadas fazem parte da mesma sociedade.  A questão material e social não é o determinante no que tange a capacidade de pais e mães amarem, cuidarem seus filhos e gerar adultos emocionalmente sadios.  Basta lembrarmos que sujeitos abastados também se recorrem da “Ponte da nova” para tirar a própria vida…uns até dizem ao saber da notícia : “Mas ele tinha tudo”…
Os atributos externos não são capazes de sustentação interna, equilíbrio, saúde psíquica/emocional, daí o adoecimento severo, depressão, culpa, sensação de fracasso, vazio, autoestima baixa, autorejeição e vontade de morrer. A busca excessiva de recursos externos para aparentar “vida feliz” demonstra o quanto os sujeitos comuns não conseguem construir significados internos sólidos capazes de lhe garantir sobrevivência psíquica e emocional diante das inúmeras intempéries que fazem parte dos vínculos humanos e da vida em sociedade de modo geral.
Pensar os casos de suicídio isoladamente é assistir e julgar uma novela apenas pela exibição do último capítulo. Se faz necessário pensar a partir da elaboração do enredo (cultura), da composição dos personagens (intersubjetividade) e do cenário (sociedade). Faz parte do senso comum não enxergar historicidade e singularidades dos sujeitos em suas ações sociais, limitando-se a especulações dos atributos externos como determinantes para execução dos seus atos.
Ao fazermos escuta empática dos jovens contemporâneos vamos perceber a delicada dinâmica psíquicas dos mesmos ao lidar com os desafios do cotidiano, numa sociedade que tem como um de seus pilares de sustentação a APARÊNCIA. Muitos destes jovens desamparados apenas tem como muleta de sua indigência afetiva as ilusões e fantasias oriundas das redes sociais. E o photoshop “emocional” é ferramental crucial para suportar as inquietações de uma vida anônima, morna, pobre e infeliz.
E o resultado desta cegueira diante do mal-estar psíquico do jovem contemporâneo é exatamente a resposta de “autoridades” para o assunto: construir telas de proteção na Ponte Newton Navarro para evitar o suicídio!!!! Da mesma forma daqueles que não conseguem pensar na alarmante violência urbana antes do gatilho apertado. Ou seja, não há nada para ser discutido sobre a relação entre sujeito, cultura e sociedade (complexidades e dinâmicas psíquicas), apenas sujeitos que estranhamente querem acabar com a vida.
Nossa sociedade é uma sociedade doente, regida pelos valores do “sucesso”, aparência, ostentação e indiferença diante da dor de seus semelhantes. E nossos jovens estão vulneráveis e desamparados diante de adultos (também desamparados) aleijados afetivos. Os que ainda não cometeram suicídio ESTÃO PERDENDO A VIDA TODOS OS DIAS e em seus comportamentos agressivos ou depressivos estão pedindo socorro diante da ignorância e cegueira coletiva para o mal-estar psíquico e emocional do humano, que só tem sofrimento reconhecido exatamente quando chegam nas grades da Ponte Newton Navarro…exatamente no último capítulo deste triste enredo que todos nós ignoramos.
Títulos sugeridos para refletir sobre mal-estar psíquico antes de pensar no suicídio:
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre as fragilidades dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BIRMAN, Joel. O sujeito na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
LEBRUN, Jean P. A perversão comum: viver juntos sem outro. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
MCCAFFREY, Trisha (org.) Transtornos emocionais na escola. São Paulo: Summus, 1993.
ANTUNES, Celso. Alfabetização emocional. Petrópolis: Vozes, 1999.
MAIA, Marisa Schargel (org.). Por uma ética do cuidado. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
WINNICOTT, D. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CORNEAU, Guy. Pai ausente, filho carente. São Paulo: Brasiliense, 1989.
FILHO, José Martins. A criança terceirizada: os descaminhos familiares no mundo contemporâneo. São Paulo: Papirus, 2007.
“Disseste que se tua voz tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira
E há tempos nem os santos
Tem ao certo a medida maldade
Há tempos são os jovens que adoecem
Há tempos o encanto está ausente
E há ferrugem no sorriso
Só acaso estende os braços
A quem procura abrigo e proteção” .
(Legião Urbana em “Há tempos”, 1989. LP As quatro estações)

#AQUI NÃO ! >> Nordestinos fazem campanha na internet contra visita de Bolsonaro

image.png

Mobilização fez a hashtag #NordesteCancelaBolsonaro ficasse no topo da lista de assuntos mais comentados na internet


Uma das declarações relembradas pelos internautas foi a de que governadores da região contrários a eles não deveria pedir ajuda mais tarde. Bolsonaro disse isso na primeira entrevista após tomar posse, ao comentar que ficara sabendo da recusa de governadores nordestinos de colocarem sua foto nos gabinetes. "Aí, se for verdade, neste caso, espero que não venham pedir nada para mim. Para estes aí, o presidente deles está em Curitiba", disse, em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava-Jato. 

Bolsonaro, porém, argumentou que não abriria uma guerra política para não prejudicar os eleitores. "Não posso fazer uma guerra com governador do Nordeste atrapalhando a população. O homem mais sofrido do Brasil está na Região Nordeste. Vamos mergulhar para resolver muitos problemas do Nordeste", afirmou.

A campanha virtual teve a adesão de políticos nordestinos de oposição, como o senador Humberto Costa (PT-PE). "Estamos em 21/05. Desde que assumiu o governo, Bolsonaro já foi à Suiça, ao Chile, a Israel e 2 X aos EUA. Jamais botou os pés no Nordeste, onde foi derrotado nas eleições. Agora, com sua gestão ruindo, ele quer ir lá. A gente só tem a dizer: #NordesteCancelaBolsonaro #AquiNão”, escreveu o parlamentar no Twitter. 

Viagem

A viagem oficial de Bolsonaro ocorre na sexta-feira (24/5), na semana seguinte aos maiores protestos de rua contra o governo até agora. Na região, ele entregará casas populares e anunciará mais verbas para obras de infraestrutura. O Nordeste é onde o presidente, segundo pesquisa Ibope, registra as piores avaliações. Para 40% dos nordestinos, seu governo é ruim ou péssimo.

O PREÇO DE UM GOVERNO MALVADO >> Aposentados por invalidez vão deixar de receber o benefício integral após Reforma da Previdência


Resultado de imagem para Aposentados por invalidez vão deixar de receber o benefício integral após Reforma da Previdência


A reforma da Previdência proposta pelo governo federal e que está em discussão no Congresso Nacional prevê o fim das aposentadorias integrais para trabalhadores que ficam incapacitados (aposentadoria por invalidez), a não ser em caso de acidente de trabalho. Pelas regras atuais, o trabalhador que fica incapaz de trabalhar por qualquer motivo: acidente de trabalho, acidente de trânsito ou doença tem direito a benefício equivalente à 100% da média do salário de contribuição, limitado ao teto. Após a reforma, apenas os que tiverem sofrido acidente de trabalho terão direito a benefício integral. Os demais (trânsito, vítima de violência ou doença) terão 51% do valor do benefício com mais 1% por ano de contribuição. 
Com as mudanças, portanto, um trabalhador que fique inválido após um acidente de trânsito, por exemplo, e que tenha 10 anos de contribuição em vez de ter 100% da média do benefício passará a ter 61% da média. Digamos que o salário médio seja de R$ 2.500. Este trabalhador passaria a receber R$ 1.525, uma diferença grande para quem contribuiu mas já não pode mais trabalhar. 
Além disso, o trabalhador que se aposentar por invalidez após acidente de trabalho também sofrerá uma redução no valor. Isso porque a regra atual faz a média de salários descartando 20% dos salários menores, elevando o valor do benefício. Já com a reforma, o valor será obtido pela média de todas as contribuições, sem tirar os 20% menores salários. 
A proposta causou revolta em deputados da oposição, como Alessandro Molon (Rede-RJ). Em entrevista, ele criticou o texto, dizendo que não faz sentido penalizar um trabalhador que tenha sido vítima, por exemplo, de bala perdida. 
É um absurdo. A aposentadoria por invalidez não é um prêmio para quem sofreu um acidente de trabalho, mas uma proteção contra o risco de não se poder mais trabalhar, seja por que razão for, acidente de trabalho ou não. A oposição, no entanto, é minoria na Câmara dos Deputados. 
Pessoas com deficiência
A reforma da Previdência também penaliza os deficientes, elevando de 15 para 20 anos o tempo de contribuição mínimo para a aposentadoria por idade das pessoas com deficiência. Segundo dados do Movimento das Pessoas com Deficiência atualmente a média salárial de pessoas com deficiência é de 85% do valor do salário. Com a reforma, a média do benefício passaria a  71% com cinco anos a mais de contribuição.

FJA e UFRN firmam parceria para cooperação cultural

image.png

Uma importante parceria foi firmada na última quarta-feira (22) entre a Fundação José Augusto (FJA) e a UFRN, que permitirá um leque de cooperação ampla e mútua entre as duas instituições.
O termo, assinado pelo diretor da FJA Fábio Henrique Lima e a reitora Ângela Paiva permitirá a participação de professores, estudantes, servidores e artistas em projetos de extensão, ensino e pesquisa para o desenvolvimento das artes e da cultura potiguar.
A parceria propicia a criação de grupos de trabalhos para a elaboração e desenvolvimento conjunto de programas e projetos de cooperação como projetos sobre educação patrimonial, e memoria, Cinema e Audiovisual, Design, Artes Cênicas, Dança, Artes Visuais, Cultura Popular, e Diversidade Cultural.
Também deverão ser realizados eventos acadêmicos, científicos e culturais como oficinas, palestras, mostras, feiras e lançamento de livros, além de acesso aos equipamentos das duas instituições (teatros, Pinacoteca, casas de cultura, editoras, gráficas e espaços de exibição audiovisual).
“Essa parceria é de fundamental importância para as duas instituições que têm várias ações culturais com intercessão. Ela abre grandes perspectivas de projetos na área de tecnologia, ciência e arte que poderão ser estendidos à comunidade”, frisou o diretor Fábio Henrique.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

ABSURDOS DE UMA SOCIEDADE DOENTE, QUE SE DIZ MODERNA >> 'Adoção na passarela': o desfile de adolescentes que gerou revolta nas redes

 Evento aconteceu em shopping de Cuiabá
Um desfile que reuniu adolescentes aptos para adoção em Cuiabá (MT), na noite da terça-feira (21) foi alvo de duras críticas.
A ação, chamada de "Adoção na Passarela", foi organizada pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), em parceria com a CIJ (Comissão de Infância e Juventude) da OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso) e outras entidades do Estado.
No evento, conforme a organização, 18 adolescentes acima de 12 anos desfilaram em uma passarela criada em um shopping de Cuiabá. Conforme a entidade, cerca de 200 pessoas — muitas delas interessadas em adoção — acompanharam da plateia.
Lojas de roupas e calçados auxiliaram no evento, por meio de doação de itens para que os adolescentes pudessem desfilar.
No texto de divulgação do desfile, a presente da CIJ, Tatiane de Barros Ramalho, informou que o evento era uma das ações feitas durante a Semana da Adoção, que incluiu, entre outras atividades, palestras, seminários e recreações com as crianças.
"Trata-se de uma noite para os pretendentes a adotar poderem conhecer as crianças e os adolescentes. A população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e os menores em si terão um dia diferenciado, em que irão se produzir, fazer cabelo, maquiagem e usar roupa para o desfile", disse Tatiane, dias antes do evento.
Organização destaca respaldo na Justiça
Nas redes sociais, o evento foi duramente criticado.
"As crianças na passarela, para pretendentes ver o quão bonitas, simpáticas e desenvoltas são, parece-me uma antiga feira de escravo, onde os senhores viam os dentes e o corpo dos africanos para negociar o lance. Não acho legal, aliás, acho péssimo", escreveu o advogado mato-grossense Eduardo Mahon, de Mato Grosso.
Evento em MT gerou críticas nas redes sociais
Em conversa com a BBC News Brasil, Eduardo Mahon afirma que o local escolhido para o desfile foi inadequado. "Se um desfile já pode dar azo a dupla interpretação, a ideia dos organizadores foi infeliz em fazer o ato em um shopping, que é, por essência, um local de consumo", declara.
Presidente da Ampara, Lindacir Rocha Bernardon, uma das responsáveis pelo evento, afirma que o desfile foi uma forma de ajudar os jovens que há anos esperam por uma família. "Somente crianças acima de 12 anos desfilaram. Todas já foram vistas por diversas famílias, em abrigos, mas ninguém adotou", afirma, negando a informação de que crianças de quatro a 11 anos também participaram do evento em busca de uma família.
Conforme a presidente da associação, as crianças menores que desfilaram já haviam sido adotadas anteriormente e estavam acompanhadas de suas famílias. "Ao todo, 16 famílias participaram do evento, com os filhos", afirma. As famílias participaram do desfile para, conforme a organização, mostrar os benefícios da adoção.

Lindacir afirma que o evento foi autorizado pela Justiça de Mato Grosso. "O juiz permitiu a realização do desfile. Nós somos uma instituição séria, não brincamos com crianças", declara.

Esta foi a segunda vez que o "Adoção na Passarela" foi organizado em Cuiabá. Na primeira, em 2017, conforme Lindacir, dois adolescentes, de 14 e 15 anos, foram adotados.
'Como se fossem pets'
Apesar de afirmar que o evento teve o objetivo de ajudar os jovens que buscam um lar, inúmeros internautas criticaram a ação.
A ex-deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) lamentou o evento. "Acho que essa é uma das notícias mais tristes que li. Crianças em uma passarela, cheias de sonhos e desejos, buscando aprovação a partir de um desfile, como se parar amar um filho tivéssemos que admirá-los fisicamente", disse, em publicação feita nesta quarta-feira em seu Instagram.
"Triste. Feira de adoção? Como se fossem pets", escreveu uma internauta. "Ficou parecendo leilão de boi, por essa eu realmente não esperava", acrescentou outra.
Organizadores se defendem dizendo que evento foi autorizado pela JustiçaNa tarde desta quarta, a Defensoria Pública de Mato Grosso emitiu um comunicado repudiando o evento. "Corre-se o risco de que a maioria dessas crianças e adolescentes não seja adotada, o que pode gerar sérios sentimentos de frustração, prejuízos à autoestima e indeléveis impactos psicológicos", diz a instituição.
A Defensoria declara ainda que a exposição dos menores pode levar à objetificação e "passar uma ideia de mercantilização, fato que não coaduna com os princípios norteadores da Constituição da República Federativa do Brasil e do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente)."
"É importante verificar que, não se pode, sob o pretexto de facilitar a adoção, usar práticas que atentem e violem a integridade psíquica e moral, conforme expressa o artigo 17 do ECA. Existem limitações éticas à busca de voluntários dispostos à adoção, e elas devem ser verificadas, como já diz o adágio popular: 'os fins jamais poderão justificar os meios'", acrescenta a instituição.
Também por meio de nota, o Pantanal Shopping, onde ocorreu o evento, afirmou que "repudia a objetificação de crianças e adolescentes". A entidade ainda diz que o objetivo do desfile foi contribuir com a promoção e conscientização sobre adoção e direitos da criança e adolescente.
O comunicado dos representantes do shopping ressalta que a ação teve o apoio de da Associação Nacional do Grupo de Apoio à Adoção e de instituições de Mato Grosso como o Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, Sindicato dos Oficiais de Justiça, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Tribunal de Justiça.
A reportagem tentou contato com a OAB-MT, mas a instituição informou que se posicionará sobre o caso futuramente.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados - É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

CIDADANIA >> Seapac debate “educação e agroecologia” com sociedade de São Miguel


Melhorar o nível de conscientização das comunidades quanto à necessidade de preservação dos recursos naturais, meio ambiente e produção de alimentos saudáveis, como a prática da agroecologia, também é dever de toda organização da sociedade civil. O Seapac, como uma dessas organizações, trabalha com a visão de “tornar-se excelência em formação política, articulação e gestão de organizações da sociedade civil, visando ao fomento, acesso e controle de políticas públicas socioambientais”.
Neste sentido, hoje, 22 de maio, o Núcleo do Seapac em Pau dos Ferros, região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, contribuiu na construção dessa consciência, envolvendo-se numa atividade da comunidade de São Miguel, município no qual atua. O Agrônomo Fabrício Edino, do Núcleo de Pau dos Ferros, participou de um encontro que debateu temas como cultura, educação e agroecologia.
O tema “Nossa Casa Comum”, abordado pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si, entrou no debate. “Participaram professores, estudantes, o prefeito da cidade e secretários”, relata Fabrício.
Fonte: https://www.seapac.org.br/blog/seapac-debate-educa%C3%A7%C3%A3o-e-agroecologia-com-sociedade-de-s%C3%A3o-miguel

Semana da África (SEMAF 2019) >> Tema: Intelectuais african@s no enfrentamento ao modelo ocidental do desenvolvimento.


image.png

O dia 25 de Maio de 1963 é a marca do maior compromisso político dos lideres africanos, que se dispuseram a caminhar pelo fim do processo de colonização do Continente.

Para comemorar a data, a Associação dos Estudantes Programa de Convênio APEC pretende realizar um conjunto de atividades acadêmica e culturais que visam promover e fortalecer a integração entre comunidade da UFRN e os estudantes africanos.


Organizado por APEC UFRN

NÃO VÃO CALAR OS ESTUDANTES >> Em repúdio à agressão sofrida pelo Presidente da UBES


A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
A Juventude do PT se solidariza com o Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES, o Potiguar Pedro Gorki, de 18 anos e estudante do IFRN, que foi impedido de falar por deputados da base do governo Bolsonaro, aos empurrões e agressões, durante reunião da Comissão de Educação da Câmara para tratar dos cortes. Os deputados da base cumpriram o execrável papel de "bate-paus", blindando um Ministro da Educação covarde que não queria ouvir a verdade ali expressa na voz da representação dos milhões e milhões de jovens estudantes que tomaram conta das ruas no dia 15 de Maio.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadasAbraham Weintraub e os deputados agressores refletem a posição do seu líder contra todo aquele que pensa diferente, de silenciar, não tolerar e agredir. Eles desconhecem o significado da palavra democracia e não sabem conviver dentro dela.
É por isso que, novamente, os e as estudantes ocuparão as ruas no próximo dia 30 de maio, num ato ainda maior e mais potente para desnudar as reais intenções do governo de desmontar a educação pública e gratuita em favor do mercado, contra o desenvolvimento da ciência e do pensamento crítico.
Toda solidariedade a Marianna Dias (Presidenta da UNE ) e Pedro Gorki (Presidente da UBES) que foram violentamente impedidos de falar hoje (22) durante a reunião da Comissão de Educação com o ministro Abraham. 

Dia 30 será maior! #EmDefesaDaEducação
Por Natália Bonavides - Deputada Federal pelo PT/RN