sábado, 21 de junho de 2014

Lajes >> Está sendo concluído o trabalho de montagem da torre de transmissão do sinal de TV


Hoje mais uma parte da reforma e montagem da nova torre de lajes foi concluída, com 24 metros de altura e um designer bem inovador, a única torre de retransmissão de lajes vai ficando pronta para voltar a transmitir os canais que já existiam, faltando agora O transmissor do Canal 7 Intertv Cabugi, um transmissor para a Ponta Negra e 2 Antenas para que assim o sinal chegue em sua casa com perfeição de 99% de qualidade, o prefeito Benes não está medindo esforços para que esteja funcionando para toda população de Lajes principalmente neste período de Copa do mundo, e mais algumas fazendas poderão pegar este sinal, aguardem mais informações...

Fonte: Blog Cabugi Notícia

NOTA DO BLOG: 
Depois de um incidente que veio a derrubar a torre de transmissão do sinal de TV ocorrido há alguns dias atrás, a prefeitura de Lajes tem buscado resolver o problema o mais rápido possível, para que dessa forma, toda  parte da população possa ter restabelecido seu sinal de TV.

E agora? >> Candidato a presidente de Wilma de Faria não aceita Henrique Alves em seu governo

Candidato a presidente de Wilma de Faria não aceita Henrique Alves em seu governo

A diversidade política reunida no palanque do pré-candidato ao Governo do Estado, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, tem causado situações interessantes e uma delas pode ser vista na entrevista concedida pelo pré-candidato a presidente da República, Eduardo Campos, do PSB, ao portal IG. Isso porque Campos afirmou que, se eleito, no governo dele não haverá espaço nem para o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), nem para Henrique, chamados por Campos como representantes da “velha política”.

http://jornaldehoje.com.br/candidato-presidente-de-wilma-afirma-que-nao-quer-henrique-em-seu-governo/

A diversidade política reunida no palanque do pré-candidato ao Governo do Estado, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, tem causado situações interessantes e uma delas pode ser vista na entrevista concedida pelo pré-candidato a presidente da República, Eduardo Campos, do PSB, ao portal IG. 

Isso porque Campos afirmou que, se eleito, no governo dele não haverá espaço nem para o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), nem para Henrique, chamados por Campos como representantes da “velha política”.

Lei de periculosidade de 30% a motoboys entra em vigor

Da Agencia Estado

Brasília, 20 (AE) - A regra que garante adicional de 30% de periculosidade aos motoboys já está valendo, com a publicação da Lei nº 12.997 no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira, 20. As alterações, que exigiram mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), haviam sido anunciadas na última quarta-feira, 18, pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto.
 
"Hoje é inconcebível uma cidade sem motoboys. "Nada mais justo e necessário (do que o adicional). É uma categoria que enfrenta o trânsito e todos os perigos que daí advém", declarou a presidente, na última quarta-feira. A nova redação que passa a vigorar a partir desta sexta-feira, 20, em relação à CLT cita que "são também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta."
 
A medida beneficia motoboys e outros profissionais que fazem entregas, como carteiros que se valem de motos. Na cerimônia de sanção da Lei, a presidente garantiu que o governo "está disposto a continuar dialogando" com a pauta dos motoboys. Disse que é preciso avançar na segurança desses condutores e na prevenção de acidentes. "Me preocupa o fato de vocês não terem vias exclusivas. Acho que temos que abrir essa discussão", destacou a presidente.
 
No final do mês passado, o Congresso aprovou um projeto de lei de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que prevê o pagamento extra sobre o salário para os trabalhadores que atuam profissionalmente com a ajuda de motocicletas. A medida beneficia motoboys e outros profissionais que fazem entregas usando moto. Crivella é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro.

Turismo em destaque >> Natal é o 8º destino do Brasil segundo o site de viagens TripAdvisor e o 19º da América do Sul


 
Natal foi escolhido como 8º destino turístico do País, segundo pesquisa feita pelo maior site de viagens do mundo - TripAdvisor para o prêmio Travelers Choice Atrações para 2014. A cidade dos Reis Magos teve boas avaliações e classificações de acordo com avaliações feitas pelos usuários.
  
Além da escolha de Natal foram feitas avaliações da rede hoteleira, praias e restaurantes e parques naturais onde nosso Parque das Dunas ficou em 5º lugar na América do Sul.

Imagine quando os turistas começarem a descobrir o Parque da Cidade, maior reserva de aquífero da capital, inteiramente preservado com uma área extensa e a colaboração dada de presente pelo arquiteto Oscar Niemyer com sua obra “olhar sobre Natal”.

  VIA-H

Abaixo os detalhes do prêmio “Travelers Choice Atrações para 2014”

§Melhor destino turístico
*Do país: Natal é o oitavo com 65.358 avaliações;
*19º da América do Sul;
§Melhores parques da América do Sul:
*5. Parque das Dunas, Natal (RN)
§Melhores praias do país:
*5º lugar Baía dos Golfinhos – Praia da Pipa
*12º lugar Praia do Madeiro – Praia da Pipa
* 20º lugar Praia de Genipabu
* 21 º Praia da Pipa - Praia da Pipa

§Os  restaurantes sofisticados favoritos dos viajantes
* Brasil: 3º lugar Camarões Restaurante - Av Engenheiro Roberto Freire , 2610 | Ponta Negra, Natal, Rio Grande do Norte
*oAmérica do Sul: 4º lugar Camarões Restaurante - Av Engenheiro Roberto Freire , 2610 | Ponta Negra, Natal, Rio Grande do Norte

*   Os 25 melhores hotéis com serviços excepcionais – Brasil
*9º lugar: Pousada Berro do Jeguy;
*10º lugar: Pousada Toca Da Coruja (Pipa)

Fonte: site Nominuto.com

Fátima e ADURN discutem precatórios com ministro do TST

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) acompanhada do presidente da Comissão dos Precatórios e vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, e da assessora jurídica da Entidade participaram, nesta sexta-feira (20), de audiência com o ministro Claudio Brandão. 
 
Na reunião foi tratada a ação Rescisória da Rescisória dos Precatórios, encaminhada pela ADURN ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Essa ação tem como objeto a incorporação e o pagamento de direitos sonegados pelo poder público, especificamente relativos ao cumprimento do que preconizava os Planos Econômicos Bresser e Verão.

Alto índice de reprovação no RN nas provas teóricas de CNH preocupa Detran

“A situação de que 70% das pessoas que fazem a prova acabam não passando nos assusta. E essa situação no interior se agrava ainda mais. Até maio, o índice não atingia 20%. Fizemos uma mudança total em nosso banco de questões, mas também promovemos mudanças pequenas, como ao invés de três alternativas, as questões passaram a ter quatro”.

Com essas palavras, a subcontroladora de Trânsito do Detran/RN, Márcia Marques, avaliou os índices de reprovação dos testes teóricos. Diante disso, o Detran/RN realiza nesta sexta-feira (20), na cidade de Mossoró, o II Encontro com os Diretores de Ensino e Instrutores de Trânsito dos CFCs. O evento acontece na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, onde cinco técnicos do Departamento estarão na Capital do Oeste para ministrar quatro palestras.

Na ocasião, serão tratados os tópicos “dados estatísticos do índice de reprovação e aprovação”, “apresentação sobre a proposta pedagógica e metodológica para os Centros de Formação de Condutores” e “apresentação sobre a planilha do exame prático”. “Trataremos da nova metodologia utilizada pelo Detran para as provas teóricas desde o mês de maio, quais as particularidades e peculiaridades que os instrutores devem observar para passar o conteúdo de forma completa aos candidatos a condutor”, colocou um dos palestrantes do evento, Jacob Costa de Oliveira.

A terceira edição do encontro acontece no próximo dia 26, na cidade de Caicó, reunindo CFCs das cidades de Caicó, Parelhas, Acari, Jucurutú e Jardim do Seridó.

Com informações do site do Detran-RN.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pare, reflita e responda >> Quando o Brasil foi melhor?

539b595e5c212Ultimamente temos visto e ouvido algumas reclamações sobre o estado em que nosso país se encontra. Famosos, anônimos, políticos e também os “grandes” formadores de opinião, os jornalistas.

Todos os que reclamam da situação do Brasil tem como argumento as situações de hospitais, escolas, e policiamento no geral, esses são os mais criticados. Reclamam também do salário mínimo, que, francamente, não entendo a razão nisso.

De acordo com essas pessoas o Brasil está péssimo, e para eles cada vez pior, e tudo é motivo para reclamar. Qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, serve de justificativa para reclamar e menosprezar o próprio país, e ainda comparam a países como os EUA.

Nos últimos anos o Brasil só cresceu. O Salário aumentou além do que éramos acostumados, dando o devido valor a quem precisa realmente, e sabe a importância desses aumentos.

Os hospitais, as escolas e o policiamento, esses são casos em que se deve para para pensar. As verbas são repassadas pelo governo federal aos estados, que tem como representantes os governadores, e que por sua vez repassam aos municípios para os devidos representantes, os prefeitos. Isso em casos de hospitais e escolas públicas, já que a real responsabilidade somente do governo federal são as Universidades Federais.
Agora me diga: Quando o Brasil foi melhor do que está hoje?

Represália >> Felipe Maia pode sofrer com ‘anticampanha’ de rosalbistas

‘anticampanha’ de rosalbistas Rosalbismo adotará como meta derrotar Felipe Maia – Foto CedidaO vice-líder do DEM na Câmara Federal, deputado Felipe Maia, deverá sofrer com uma anticampanha no pleito deste ano. De acordo com informações repassadas à editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o rosalbismo vai trabalhar fortemente no sentido de evitar que o único parlamentar federal do DEM potiguar consiga renovar o seu mandato.

“É evidente que existe uma magoa muito grande. Não podemos esquecer que, sem ser candidata, a governadora Rosalba Ciarlini pode utilizar a sua força ‘deseleger’ Felipe (Maia) ou qualquer outro candidato. Nós sabemos que ela não pretende ficar neutra do processo eleitoral, então, o que podemos esperar é uma retaliação ao que foi feito com ela”, comentou ontem um auxiliar indireto da governadora do Estado, lembrando que entre os rosalbistas o desejo é de trabalhar contra o deputado Felipe Maia.

O agrupamento político liderado pela atual chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense, pelo menos em princípio, deverá centrar esforços para reeleger o deputado federal Betinho Rosado, no entanto, o próprio parlamentar e presidente do Partido Progressista (PP) pode avançar nas bases do deputado Felipe Maia como estratégia para derrotá-lo.

http://gazetadooeste.com.br/deputada-felipe-maia-pode-sofrer-com-anticampanha-de-rosalbistas/

O Brasil dá show >> Imprensa internacional classifica Copa no Brasil como a melhor da história

Torcida brasileira celebra vitória do Brasil contra a Croácia, por 3 a 1, no dia 12 de junho de 2014. REUTERS/Siphiwe Sibeko

Uma semana após o começo da Copa do Mundo, a imprensa internacional é só elogios para o Brasil. Alguns jornais já chegam até mesmo a sugerir que este Mundial é o melhor de todos os tempos. A cordialidade dos brasileiros aliada à boa qualidade dos jogos parece ter apagado da memória o pessimismo que pairava há até uma semana, quando teve início o evento.

Apesar de alguns percalços, a organização conseguiu superar as expectativas extremamente negativas antes do início desta Copa. Os elogios da imprensa internacional invadiram as redes sociais nos últimos dias e fizeram coro com a empolgação dos jogadores e dos torcedores brasileiros e estrangeiros.

Para o site inglês do Yahoo, os principais pontos positivos do Mundial de 2014 são o grande número de gols, os resultados surpreendentes (como Holanda 5 x 1 Espanha) e grandes nomes do futebol atual em campo. “Essa é uma Copa do Mundo para a qual todas as equipes campeãs em Mundiais se classificaram, então há grandes jogos. Já na primeira rodada, tivemos Portugal e Alemanha, Itália e Inglaterra, que são clássicos. Além disso, as equipes estão sendo mais ofensivas em campo, o que faz com que a média de gols seja alta”, explica André Malinoski, editor de Esporte do jornal O Sul, de Porto Alegre.

O portal Yahoo também lembra que o evento é realizado no “país do futebol” e que as redes sociais estão recheadas de elogios ao Brasil, aos brasileiros e à Copa – o que reforçaria a ideia de que este é realmente o melhor Mundial da história. “Os ‘gringos’ são muito bem acolhidos aqui. Todo mundo quer vê-los, falar com eles, ajudá-los: isso eu acho que é o que fica muito marcado e que os estrangeiros notam”, diz a torcedora gaúcha e estudante de arquitetura Lúcia Scorza Baltar.

Torcida brasileira
O jornal americano New York Times chegou a fazer um vídeo com as comemorações da torcida brasileira em diversos cantos do país. As celebrações dos torcedores brasileiros, aliás, vêm se tornando um capítulo à parte nesta Copa.

Além de fazerem muito barulho e comemorarem com muita empolgação os gols da Seleção, os brasileiros também “adotam” as equipes mais fracas durante os jogos. “Na Copa não há esse clima hostil dos jogos dos campeonatos regionais e nacionais. No Beira-Rio, os porto-alegrenses torceram muito para Honduras”, diz o chefe de cozinha Rodrigo Marques Orlandi, que esteve no primeiro jogo do Mundial em Porto Alegre, França 3 x 0 Honduras.

Pinho acredita que nada grave aconteceu até o momento que pudesse comprometer o evento e que a cordialidade brasileira tem um papel importante na Copa. “É muito fácil se divertir no Brasil, tudo é informal, as pessoas conversam com você mesmo se elas não te conhecem… O Brasil é muito legal!”, diz.

Funasa: MPF requer pena máxima para Lauro Bezerra por ilegalidades em contratações

Ex-coordenador da Funasa/RN contratou empresas do genro e superfaturamento resultou em prejuízo superior a R$ 1 milhão

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou alegações finais reforçando as acusações por peculato, dispensa ilegal de licitação e apropriação indébita contra o grupo formado pelos ex-coordenadores regionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Lauro Gonçalves Bezerra e José Antônio de Abreu; o ex-chefe do Serviço de Administração do órgão, Thiago Oliveira Ferreira de Souza; além do sócio da SS Construções e genro de Lauro Bezerra, Edmilson Pereira de Assis; e seu irmão José Sanderilson Pereira de Assis.

Entre 2004 e 2006, Lauro Bezerra assinou contratos com a SS Construções, RH Service e Interfort, para prestação de serviços à Funasa no Rio Grande do Norte. As três eram administradas por seu genro, Edmilson Pereira, e os contratos foram renovados até 2008, mesmo contrariando pareceres jurídicos. As irregularidades incluíam sobrepreços que resultaram em prejuízo superior a R$ 1 milhão para os cofres públicos, de acordo com a Controladoria Geral da União (CGU).

Práticas - Lauro Bezerra declarou, em depoimento, que não “via problema” em contratar e prorrogar os contratos das empresas administradas por seu genro. Edmilson Pereira, por sua vez, confirmou ser sócio da SS Construções e que administrava as duas outras empresas (pertencentes ao seu grupo familiar) com auxílio do irmão, José Sanderilson. Ele confessou inclusive, em depoimento no Ministério Público do Trabalho, ter colocado a Interfort e a RH Service em nome de terceiros para poder trabalhar no setor público, onde seu sogro atuava.

Os serviços prestados pelas empresas registraram inúmeras falhas. “Não obstante essas irregularidades, os mencionados contratos não foram rescindidos e, ao contrário, foram prorrogados continuamente por Lauro Gonçalves e José de Abreu, que contaram com o auxílio direto de Thiago Oliveira (que expedia despachos e outros atos favoráveis às prorrogações, omitindo todos os vícios praticados na execução dos citados termos de ajuste)”, ressaltam as alegações finais do MPF.

Superfaturamento - A análise quanto ao sobrepreço praticado nos serviços apontou que os contratos da RH Service resultaram em um prejuízo aos cofres públicos de R$ 733.272,65; os da SS Construções, que prestou serviços de limpeza e conservação, em R$ 146.553,96; e o da Interfort, para área de segurança, gerou gastos indevidos de R$ 178.369,27.

O valor pago às três empresas pela Funasa, somente no exercício 2008, alcançou R$ 2,7 milhões, correspondendo a 50,68% de todas as despesas realizadas pela unidade naquele ano, excetuada a folha de pessoal. Além do sobrepreço, a RH Service deixou de repassar 51.788 vales-transportes aos funcionários terceirizados, o que ocasionou uma apropriação indevida de recursos equivalente a R$ 72.267,80, no acumulado entre fevereiro de 2004 a agosto de 2007.

Lauro Bezerra e Thiago Oliveira foram alvo de processos administrativos disciplinares, nos quais foram condenados. O Portal da Transparência registra que o ex-coordenador foi expulso da Funasa por “deixar de exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, por deixar de observar as normas legais e regulamentares, por valer-se do cargo para lograr proveito pessoal e de outrem, em detrimento da dignidade da função pública e por transgredir a lei”.

Pedido – O Ministério Público Federal requer a condenação dos envolvidos por peculato (três condenações, uma para cada empresa); por dispensa indevida de licitação (com exceção de José Abreu); e ainda dos dois irmãos, Edmilson e José Sanderilson, por apropriação indébita. O pedido inclui o ressarcimento à Funasa do valor de R$ 1.058.195,88, a ser atualizado monetariamente.

Dia 22, Abraço no Parque das Dunas

 O movimento #Salve o Parque das Dunas, convida a população para participar do Ato do Abraço no Parque das Dunas, evento em defesa da maior floresta da Mata Atlântica urbana do Brasil e por mobilidade sustentável na cidade. Acontece neste domingo, dia 22 de junho, a partir das 15h, na Av. Roberto Freire.

O cenário
É a Avenida Roberto Freire com seu canteiro central e o Parque das Dunas, cartão postal e símbolo do patrimônio constitucional do Estado do Rio Grande do Norte e Patrimônio da Humanidade. No local estarão voluntários portando computadores para as pessoas votar na campanha #Salve o Parque das Dunas, assinando a petição on-line na rede social do Avaaz no endereço:

Símbolo da preservação da natureza
Lagarto-de-folhiço, é o nosso mascote da campanha e estará presente representando as espécies da floresta. O Coleodactylus natalensis ou lagarto-de-folhiço é conhecido como o menor lagarto das Américas, endêmica do remanescente da Mata Atlântica do RN, descrita pela bióloga e pesquisadora Profª Eliza Maria Xavier Freire.

Trabalho Voluntário
Os voluntários para a prática do bem, deverão chegar por volta das 14h50. No local, serão desenvolvidas várias ações como: esclarecer a população local e os turistas sobre o projeto do governo estatual de investir a fortuna de 260 milhões de reais e ainda a retirada de 4,5 hectares do Parque das Dunas, Patrimônio Biológico da Humanidade, numa obra viária ao custo de 75 milhões por cada quilometro de construção num projeto de reestruturação da Av. Roberto Freire; coletar assinaturas para a petição on-line #Salve o Parque das Dunas; adesivação em 1.000 carros entre outras atividades.

Certificado de Participação
Cada estudante receberá seu Certificado de Participação, por sua inscrição e contribuição no evento.

Fotojornalismo
Canindé Soares estará cobrindo o evento, o mago das imagens no Rio Grande do Norte com seu canal de noticias http://canindesoares.com/

Serviço
Abraço no Parque das Dunas
Data: 22.06.14 (domingo)
Local: Av. Roberto Freire, Ponto Sete “Revistaria Ponta Negra”, lateral do Praia Shopping - Natal RN
Horário/concentração: 15h às 16h
Realização:
Movimento #Salve o Parque das Dunas
Apoio:
Ong Baobá
Comitê Popular de Natal
Ampa – Associação dos Moradores de Ponta Negra
Aspoan – Associação Potiguar Amigos da Natureza
Informações:
Haroldo Mota (84)9927.6555
Maria Valentim (84)9695.0201
Fátima Leão (84)9984.6555
Marcos Dionísio (84)9968.8058

O PRONATEC e sua importância para o desenvolvimento da qualificação

'Em apenas três anos, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (#Pronatec) chegou a mais de 4 mil municípios brasileiros. As mulheres representam cerca 60% das matriculas. O perfil dos beneficiados mostra ainda que 73% são negros e 69% são jovens.

Com investimento de R$ 14 bilhões, o programa oferece gratuitamente 866 cursos técnicos e de qualificação profissional'

(saiba mais em http://blog.planalto.gov.br/dilma-anuncia-12-milhoes-de-vagas-no-lancamento-do-pronatec-2/)

--via Palácio do Planalto

'Em apenas três anos, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec‬) chegou a mais de 4 mil municípios brasileiros. As mulheres representam cerca 60% das matriculas. O perfil dos beneficiados mostra ainda que 73% são negros e 69% são jovens.

O investimento de R$ 14 bilhões, o programa oferece gratuitamente 866 cursos técnicos e de qualificação profissional'

quinta-feira, 19 de junho de 2014

19 de junho Aniversário de Ordenação Sacerdotal.


Parabéns por esse período que comemoras hoje, sempre através de tua vocação buscando conduzir de forma fiel e correta o povo de Deus.

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Conceição em Lajes, também está de parabéns por termos conosco o teu carisma, atenção e sensibilidade na condução de nossa Igreja.


Um Mandato voltado para o avanço do RN >> Fátima recebe confirmação do MEC do empenho de 105 ônibus escolares para o RN

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) acaba de receber a confirmação do MEC de que foi empenhado recursos na ordem de R$ 25.236.010,00 para aquisição de 105 ônibus escolar que serão destinados a 57 municípios do RN.

“Esses investimentos são essenciais para reduzir a evasão escolar e garantir o acesso à escola dos estudantes da zona rural com mais segurança, conforto e qualidade”, destacou Fátima Bezerra que desde a criação do Programa Caminho da Escola, em 2007, tem lutado junto ao FNDE para que o RN seja beneficiado com os chamados “ônibus amarelinhos”. 

Municípios contemplados com os 105 ônibus: Ouro Branco, Paraná, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Tibau do Sul, Tangará, Severiano Melo, Pedro Velho, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, Santa Cruz, São Bento do Trairi, São Pedro, São José do Campestre, São Miguel do Gostoso, Boa Saúde, Japi, Jardim de Piranhas, João Câmara, José da Penha, Jundiá, Lagoa de Velhos, Afonso Bezerra, Alexandria, Antônio Martins, Campo Grande, Bodó, Areia Branca, Barcelona, Jardim de Angicos, Parazinho, Rafael Godeiro, São Miguel, São Tomé, Serra do Mel, Touros, Venha-Ver, Bento Fernandes, Lajes Pintadas, Macau, Marcelino Vieira, Montanhas, Nova Cruz, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Canguaretama, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Espírito Santo, Grossos, Guamaré, Ilemo Marinho e Ipanguaçu. 

Hoje é feriado >> Funcionamento do comércio será facultativo no feriado de Corpus Christi

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital, os bancos estarão fechados, mas algumas loja dos Alecrim e do Centro vão funcionar.

O funcionamento do comércio na capital potiguar será facultativo amanhã (19), quando se celebra o feriado religioso de Corpus Christi. De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da capital, os bancos estarão fechados, mas algumas loja dos Alecrim e do Centro vão funcionar.

Porém, a CDL informa que o horário de funcionamento das lojas depende da orientação de cada empresário.

Confira o horário na íntegra.

Alecrim: Abertura facultativa.
Centro da Cidade: A abertura é facultativa, a maioria das lojas fecham e grandes magazines abrem das 08h às 16h, como as Lojas Americanas, C&A e Riachuelo.

Zona Norte: Abertura facultativa até 12h.

Shopping Midway Mall
Praça de Alimentação e lazer: 12h às 22h.
Lojas: 15h às 21h.

Natal Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h.
Lojas e Quiosques: 14h à 21h.

Praia Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15h à 21h.

Shopping Cidade Jardim
Praça de Alimentação: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 14h às 20h.

Shopping Via Direta
Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa
Natal Norte Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h30h às 22h.
Lojas e Quiosques: 15h às 21h.

Supermercados
Funcionamento normal das grandes redes.

Bancos
Fechados

Rede Estadual de Educação >> Horas-atividade deferidas a 600 professores começarão a ser implantadas em julho

Após a divulgação do contemplados pelo Governo com a hora-atividade, o SINTE/RN convocou os professores que tiveram esse direito negado a contestar. Um montante de 1.100 declarações foi encaminhado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, 600 tiveram seus pedidos deferidos terão a hora-atividade implantada a partir de 1º de julho. Pelo menos essa foi a garantia dada pela chefe dos Recursos Humanos da SEARH.

A lista dos outros 500 que tiveram o pedido indeferido foi solicitada pelo SINTE/RN que avaliará com a assessoria jurídica quais as providências cabíveis.

Fonte: SINTE/RN

Quantos deputados federais tem cada Estado? STF decide nesta quarta se haverá alterações para 2014.

 Por enquanto, o assunto que domina o noticiário é a Copa do Mundo. Passado o mundial, a atenção do brasileiro se voltará para as eleições de outubro: pela sétima vez, após a retomada das eleições diretas, elegeremos aqueles que ocuparão os cargos eletivos dos poderes executivo e legislativo.

Todavia, muito pouco se sabe sobre nosso processo eleitoral, principalmente no se refere ao sistema proporcional, utilizado nas eleições de deputados federais e estaduais. Por isso, à medida que o clima eleitoral for esquentando, esta coluna abordará alguns temas relacionados ao tema.

A Constituição dispõe que os deputados federais integram a Câmara dos Deputados e representam o povo. Por isso, o número de deputados de cada Estado varia de acordo com sua população, não podendo a quantidade ser inferior a 8 e nem superior a 70 deputados.

Determina ainda a Constituição que caberá a Lei Complementar determinar o número total de Deputados, bem como a representação de cada Estado e do Distrito Federal. Atendendo ao mandamento constitucional, a Lei Complementar nº 78/93 estabelece o número total de 513 deputados e delega ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE a competência para, a partir de dados fornecidos pelo IBGE, realizar os cálculos necessários e proceder à divisão das vagas entre os Estados.

Nesse cenário, o TSE aprovou a Resolução nº 23.389/13, que redistribuiu as vagas da Câmara dos Deputados, atingindo 13 Estados. Ocorre que a Câmara dos Deputados, através do Decreto 424/13 sustou os efeitos da Resolução do TSE, o que, em tese, manteria os mesmos quantitativos das últimas eleições. A confusão, todavia, não parou por aí: o TSE, em decisão unânime tomada no dia 27 do mês passado, derrubou o Decreto Legislativo, sob o argumento de que somente uma nova lei complementar ou decisão jurisdicional que declarasse inconstitucional o dispositivo que confere ao TSE esta prerrogativa poderia subtrair da Justiça Eleitoral a competência para definir os quantitativos de vagas.

A discussão, como era de se esperar, chegou ao STF através de seis Ações Diretas de Inconstitucionalidade, cujo julgamento terá seus primeiros votos lidos na sessão desta quarta-feira 18. Além de decidir o conflito de competência e de apreciar a constitucionalidade da norma que atribui a referida competência ao TSE, o Plenário do STF também terá de enfrentar, caso entenda que a Resolução deve ser mantida, se seus efeitos valerão ou não para as eleições de outubro. 

Apesar de não andar muito bem de palpites, não vejo como não prevalecer a Resolução do TSE. É aguardar os próximos capítulos da novela.