sábado, 7 de janeiro de 2012

Utilidade Pública

Recebido por e - mail


NOTA DE DESAPARECIMENTO 


O jovem José Ivanildo Dionísio Gomes, de 34 anos – solteiro, residente na Rua Alexandre Câmara, 426 – João Câmara, está desaparecido desde a última quarta-feira(4). Ivanildo saiu de casa trajando camisa de manga cor branca e calça Jens. Ele é ex-fuzileiro naval – inativo e apresenta sinais de início de depressão. A família está a sua procura e quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de José Ivanildo favor ligar para os telefones: (84) 9134-5407 - 8817-3954 falar com Joelma ou Reginaldo.


OBRIGADO PELA AJUDA.

Mandato em Ação - Agradecimento

Ontem (06), foi publicado pelo site Robsoncabugi.com um levantamento realizado pela secretaria da Câmara Municipal de Lajes sobre os trabalhos produzidos pelo legislativo lajense em 2011 e a referida matéria mostrou que nosso Mandato foi o que apresentou no decorrer do ano o maior número de proposições (42).

A apresentação desses dados torna-se importante, na medida em serve para mostrar a comunidade que temos realizado naquela Casa um Mandato propositivo, sério e articulado com as várias questões de caráter econômico, cultural e social que devem ser à base de todo trabalho legislativo.

O nosso Mandato sente-se bastante honrado e agradecido por ter, além desse dado positivo (o que mais produziu ações em 2011), também ter sido eleito em outras duas enquetes realizadas (uma local, pelo robsoncabugi.com e, outra regional, pelo Instituto Tiradentes) como o mais atuante, tendo isso nos levado a receber em Recife/PE, a Medalha D. Pedro II.

Porém, torna-se necessário dizer que avaliações positivas como essas, servem de incentivo para que continuemos, enquanto representantes públicos, a sempre buscar ações voltadas para o desenvolvimento e para a melhoria de vida da nossa comunidade. 

Atuação social

POLÍCIA MILITAR CRIA PROJETO SOCIAL PARA OS JOVENS DE LAJES

Fonte: Blog Guerreiros do Cabugi

O Projeto "GUARDIÕES DO CABUGI" será uma tropa de policiais mirins organizada e treinada pela Polícia Militar com apoio do Ministério público, Poder Judiciário, Governo do Estado, SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e Prefeitura Municipal de Lajes.

Como em outros municípios pelo Brasil, este projeto atenderá adolescentes entre 12 e16 anos, que estejam com o tempo ocioso, em vulnerabilidade social, como também, jovens oriundos de outros programas sociais, como o PETI, Projovem e Bolsa Família, desde que se perceba a necessidade de ingresso no Projeto Polícia Mirim.

Segundo o Tenente Renê, idealizador e coordenador desse grupo, informa que este projeto além de ocupar o tempo livre dos adolescentes do município, busca proporcionar cursos de capacitação profissional para os alunos, além de trabalhar com palestras, ministradas por profissionais, e aulas de reforço escolar, entre outros trabalhos voltados para esses adolescentes, que incentivem a cidadania, no intuito de encaminhá-los na vida social, afastando-os das drogas, do crime e da prostituição, diminuindo os índices de criminalidade, oferecendo ao município um programa de baixíssimo custo, aproveitando a estrutura já existente.

A seleção dos voluntários ocorrerá em fevereiro de 2012.

Nota do Blog: Quero parabenizar o Tenente René por essa brilhante atitude, na medida em que com essa ação está contribuindo de fato com o desenvolvimento social de nossa comunidade. Fica aqui o nosso apoio e e o desejo de sucesso nessa empreitada.

Direitos Humanos: Criminalização da homofobia é aprovada na conferência LGBT

7.000 pessoas participaram do processo, que reuniu 964 participantes na etapa nacional


Fonte: Secom.gov.br


A criminalização da homofobia é uma prioridade para os participantes da 2ª Conferência Nacional LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Outro destaque é a inclusão da população LGBT nas políticas sociais do governo, em especial travestis e transexuais, conforme o tema geral “Por um País livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT”.

A construção de políticas de enfrentamento ao bullying homofóbico nas escolas é outra resolução aprovada nesta edição. Na abertura do evento, a ministra daSecretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos , Maria do Rosário, afirmou que o compromisso do governo federal é erradicar “discriminações”. A ministra reforçou que nos espaços do governo, inclusive escolas públicas, “não há, não deve haver e nem será aceita nenhum tipo de discriminação, nos seus programas e nas ações que seus ministros desenvolvam”.

Os participantes aprovaram a criação de uma Comissão Nacional de Gestores LGBT para encaminhar as políticas do nível federal para os níveis estadual, distrital e municipal. A implantação de organismos de políticas públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais deve ser feita em todas as esferas governamentais. O objetivo é garantir a efetiva implementação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, do Programa Nacional de Direitos Humanos e de eixos do segundo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, assim como das propostas aprovadas na conferência.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Período de férias, fim de semana chegando e muito lazer...

Confira as atrações de verão

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

De volta à estrada, Kid Abelha estreia show Glitter de Principiante.

Aquele velho e malicioso ditado afirma que o ano no Brasil só começa mesmo após o carnaval. Uma teoria desfeita quando se observa as agendas de lazer e cultura que já se anunciam nos primeiros dias de 2012 em Natal. De janeiro até fevereiro, uma maratona de diferentes atrações vai movimentar a vida de quem deseja sair para dançar, ver shows nacionais, curtir com os amigos, ou apreciar um bom espetáculo teatral. Ou um pouco de tudo isso junto. O ano começa bem com a diversidade de shows e espetáculos nos teatros da cidade, entre o Alberto Maranhão, Riachuelo e Casa da Ribeira, dicas para todos os gostos; na praia, especificamente em Pirangi, muita atividade com shows semanais e programações vindas diretamente de Natal; e pequenos projetos que, aliando música e gastronomia, fazem 2012 começar com o pé direito. Anote na agenda.

Teatro recebe maiores shows

O avanço das redes sociais

Brasil é o país que mais cresce no Facebook

O Brasil é o quarto país do mundo com mais usuários no Facebook, segundo as contas de um analista de mídias sociais da Inglaterra, diretor de redes sociais e inovação da empresa ZenithOptimedia. Nick Burcher começou sua análise em 2008 e com dados fechados de dezembro de 2011 concluiu que o País chegava a 35 milhões de usuários inscritos no site.

Pelos dados, o Brasil partiu de 209 mil usuários em 2008 e avançou em uma progressão de 250% (média feita se comparando o aumento nos intervalos dos quatro anos). Em 2009, eram 2,4 milhões; em 2010, o número salta para 8,8 milhões e fecha 2011 com 35,1 milhões. Entre 2010 e 2011, o aumento foi de 298%, o maior valor dentre os 30 países comparados que incluem Estados Unidos (157,4 milhões), Indonésia (41,7 milhões de usuários) e Índia (41,3 milhões de usuários).

“O Facebook continua a crescer em todo o mundo e a grande novidade é o crescimento nos chamados mercados emergentes como Indonésia, Índia, Brasil e Filipinas”, afirma.

O top 10 da lista fica assim: Estados Unidos (1º), Indonésia (2º), Índia (3º), Brasil (4º), México (5º), Turquia (6º), Reino Unido (7º), Filipinas (8º), França (9º) e Alemanha (10º).

Em um cenário hipotético, se o Brasil conseguisse repetir o crescimento de 298%, o País terminaria 2012 com cerca de 105 milhões usuários no Facebook, chegando assim à segunda posição, atrás apenas dos EUA. O crescimento da rede social de Zuckeberg no País acirra a disputa com o Orkut, site com mais usuários por aqui. Em setembro, a conta era a de que havia 25 milhões de brasileiros no Facebook e 43 milhões no Orkut.

por Equipe Na Boca do Mundo

Lazer x Poluição Ambiental

Resíduos - Urbana coleta 37 toneladas de lixo diariamente nas praias urbanas de Natal

De Sérgio Henrique Santos, especial para o Diário de Natal

Durante o verão, aumenta consideravelmente o volume de lixo nas praias da capital potiguar. Isso significa mais trabalho para os 54 garis da prefeitura que atuam na orla. Em todas as praias, a quantidade de resíduos coletados diariamente chega a 37 toneladas. A média da cidade como um todo é de 260 toneladas. Fora do veraneio, especialmente nos meses chuvosos, a média na orla cai para apenas quatro mil quilos. E em dias como hoje, feriado de Santos Reis, quando os meteorologistas prevêem temperaturas de até 30 graus, o fluxo de pessoas nas praias também aumenta. E quanto mais gente, mais lixo. E mais pessoas para deixar tudo limpo.

O maior problema é porque os resíduos gerados durante o lazer de verão prejudicam a imagem das praias, oferecem riscos à saúde dos frequentadores e, em casos mais graves, podem afetar até mesmo o turismo e a economia local. Sem contar com o perigo para os animais, que podem ficar presos ou ingerir resíduos. Para se ter uma ideiada quantidade, a coleta pós-Reveillon, na praia da Redinha, chegou a 100 toneladas. "Infelizmente as pessoas não levam sacolas para colocar lixo. É uma questão de cultura. Todas as praias têm depósitos para coletar lixo. Se cada um fizesse sua parte a situação seria diferente", diz Márcio Ataliba, gerente de operações da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Brasil no caminho certo

Economia goleia os adivinhos da mídia


Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:


O início de um novo ano costuma ser saudado com a louvação da modernidade, as previsões sobre assuntos variados e a projeção de estatísticas futuras com base nos números do ano que se encerra. Nesta primeira semana de janeiro, porém, a sombra de uma crise internacional impõe um clima diferente daquele que marcou a inauguração de 2011.

Há um ano, os jornais destacavam, com alguma estranheza, que os brasileiros eram o segundo povo mais otimista do mundo, entre 53 países pesquisados. Afinal, diziam os especialistas, o Brasil não escaparia das consequências da crise que já se instalava no hemisfério norte. Mas o mercado interno aquecido garantia a sensação de bem-estar e a esperança de um ano bom.

Neste começo de 2012, os futurólogos andam cautelosos. Segundo o Estado de S.Paulo de terça-feira (3/1), diante do cenário internacional complicado, nem mesmo o governo se arrisca a fazer adivinhações, especialmente no setor de exportações.

Aposta errada

O país fechou o ano com um acréscimo de US$ 63 bilhões em suas reservas, que agora totalizam US$ 352 bilhões, mantendo o 11º ano consecutivo de aumento na acumulação de moeda estrangeira, como forma de se garantir em caso de maiores turbulências no cenário global.

Mobilidade Urbana

Ônibus e opcionais com 50% de desconto na tarifa no Feriado de Reis


Fonte: Notícias do RN


A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), informa que na próxima sexta-feira (06), feriado municipal de Dia de Reis, os ônibus e opcionais terão tarifa com 50% de desconto para os usuários nas viagens urbanas, de R$2,20 para R$1,10.

É que o Executivo Municipal estabeleceu a aplicação da Tarifa Social de Transporte (TST) nos feriados municipais, abrangendo assim mais dias durante o ano de 2012. Antes, o benefício na meia passagem somente valia nos feriados nacionais e no Dia de Nossa Senhora da Apresentação (Padroeira da Cidade), mas com a mudança passar a valer também para os feriados locais.

Morre o Desenhista do Pato Donald

por Equipe Na Boca do Mundo

O desenhista chileno Víctor Arriagada Ríos, que desde os anos 1970 ilustrava os quadrinhos do Pato Donald para o mercado europeu, morreu nesta terça-feira em Santiago, aos 77 anos, de leucemia. A informação foi divulgada pela sua família.

"Vicar", como assinava seus trabalhos, nasceu em Santiago em 1934 e nunca parou de desenhar, apesar das dores causadas pela doença, revelaram familiares.

Nos anos 1960, Arriagada radicou-se em Barcelona, mudança que permitiu trabalhar para importantes revistas espanholas de humor, até ser contratado para desenhar o Pato Donald para o mercado alemão e escandinavo, o que fez até a morte.

Ele trabalhou por mais de 35 anos para a Disney e até o próprio Carl Barks, criador do personagem, o destacou como o melhor desenhista do Pato Donald.

Em 2007, foi convidado a participar de uma homenagem mundial a Albert Uderzo, desenhista francês famoso por ter criado, em parceria com René Goscinny, o personagem Astérix. O encontro colocou Pato Donald no mundo de Asterix.

MEC divulga lista das instituições de bolsas do ProUni

Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil são parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Com informações do site Nominuto.com

Os estudantes interessados em disputar uma das 195 mil bolsas que serão oferecidas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2012 já podem consultar a lista de faculdades, centros universitários e universidades participantes.

A lista das instituições de ensino e vagas disponíveis foi divulgada ontem (4) pelo Ministério da Educação (MEC).

Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil são parciais, que custeiam 50% da mensalidade. Só podem pleitear a vaga estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado na condição de bolsista. Para receber o benefício integral, o estudante precisa ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Blue Dream resort,na praia de Barra do Cunhaú promove "After Beach" a partir do dia 07 de janeiro

Recebido por e - mail

Agradeço a divulgação, Cristina Lira -Jornalista
Assessora de Imprensa do Blue Dream resort- Praia de Barra do Cunhaú- Município de Canguaretama Rio Grande do Norte/Brasil

Barra do Cunhaú.JPGBlue dream resort.JPG
Barra do Cunhaú.JPG
Blue dream resort.JPG

Educação

Mais 19 escolas estaduais do RN passam a oferecer "ensino médio inovador"


A Secretaria de Educação anunciou que, este ano, mais 19 escolas da rede estadual passarão a oferecer o chamado "ensino médio inovador".
Essas escolas passam a ter uma carga horária de 1.200 horas/ano, 200 horas a mais do que no ensino médio convencional.


Até o ano passado, 10 escolas estaduais aderiram a experiência adotada em 2010. Eram as seguintes:


Escola Professor Anísio Teixeira (Natal),
Escola Antonio Pinto (Natal),
Escola Pedro II (Lajes),
Escola Tristão de Barros (Currais Novos),
Escola Desembargador Silvério Soares (Areia Branca),
Escola Manoel João (Mossoró),
Escola Aída Ramalho (Mossoró),
Escola Moreira Dias (Mossoró),
Escola Maria Stella Pinheiro Costa (Mossoró),
Escola Hermógenes Nogueira da Costa (Mossoró) e
Escola Governador Dix Sept Rosado (Mossoró).


As 19 escolas que se integram, este ano, ao ensino médio inovador são as seguintes:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Municípios do RN garantem adicional de combate à Dengue

Esses planos garantem 20% a mais nos valores repassados à Saúde para as cidades consideradas prioritárias no combate à doença.

Fonte: Nominuto.com

Trinta e cinco municípios do Rio Grande do Norte tiveram seus planos contra a dengue aprovados pelo Ministério da Saúde. Esses planos garantem um adicional de 20% nos valores repassados pelo Piso Fixo da Vigilância e Promoção à Saúde para as cidades consideradas prioritárias no combate à doença. Os recursos serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos do Distrito Federal e Municipais de Saúde.

Os municípios selecionados assinaram um termo de adesão junto ao Ministério da Saúde, para ampliar as ações de prevenção contra o mosquito transmissor, de vigilância dos casos, notificações e organização da assistência aos pacientes.

Para a Coordenadora Estadual do Programa de Controle da Dengue, Kristiane Fialho, o trabalho de articulação e apoio técnico realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) possibilitou um maior número de municípios beneficiados.

"Estivemos ao lado desses municípios para garantir mais recursos no combate à doença, já que, assim, são garantidos também o compromisso desses municípios com a implementação dos planos", falou a coordenadora.

Durante todo o segundo semestre do ano de 2011, técnicos da Vigilância Epidemiológica da Sesap trabalharam junto a essas cidades, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como a infestação e a incidência nos últimos anos da doença.

Os valores que serão repassados obedecem ao que foi estabelecido pela Portaria nº 2.557/2011, que aprova as diretrizes para execução e financiamento destas ações. A portaria se junta a outras nove publicadas em dezembro: 2.929, 2.987 publicadas nos dia 12 e 15 respectivamente 3.019 e 3.022, publicadas no dia 22 de dezembro e as portarias 3.207, 3.210, 3.211 e 3.212, publicadas na última sexta-feira (30).

A Dengue é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que possui quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

Abaixo, os municípios contemplados:

Inclusão social e erradicação da miséria

Bolsa Família transferiu R$ 16,7 bilhões em 2011


Fonte: Secom.gov.br

Ampliação beneficiou crianças e adolescentes

O Programa Bolsa Família transferiu R$ 16,7 bilhões a 13,3 milhões de famílias em 2011 - 19,4% mais do que os R$ 13,4 bilhões de 2010. Reforçada pelo Plano Brasil Sem Miséria  , a transferência priorizou o combate à pobreza infantil e juvenil com reajustes diferenciados para faixas etárias e ampliação - de três para cinco por família - do limite de benefícios variáveis vinculados ao público de até 15 anos. De acordo com o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% dos 16,2 milhões de pessoas extremamente pobres têm até 14 anos.

O aperfeiçoamento do programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)  começou no início de 2011, com reajuste de 45% no benefício variável para crianças e adolescentes de até 15 anos e de 15% para o público de 16 e 17 anos. Com o reajuste, o pagamento mensal passou de R$ 1,2 bilhão em março para R$ 1,4 bilhão no mês seguinte, devido à aplicação dos novos valores. 
Em setembro, o MDS aumentou o limite dos benefícios variáveis de três para cinco por família, para crianças de até 15 anos. Essa medida permitiu o pagamento de 1,3 milhão de novos benefícios. Em novembro, começou a ser pago o benefício a nutrizes (que estejam amamentando criança de até 6 meses de idade), desde que a família as inscreva no Cadastro Único 

Gestantes - As grávidas também começaram a receber um benefício em dezembro, e o acompanhamento pré-natal nos postos de saúde foi incorporado como condicionalidade do Bolsa Família, a fim de garantir a saúde da mãe e do bebê. Nas duas situações (gestantes e nutrizes), só ocorre o pagamento para a família até o limite de cinco benefícios, contando inclusive os destinados a crianças até 15 anos.

Em novembro, foram pagos 69 mil benefícios variáveis a nutrizes e em dezembro esse número atingiu 93 mil, significando mais R$ 2,9 milhões. O pagamento a grávidas em dezembro chegou a 25,3 mil benefícios, com acréscimo de R$ 809,7 mil na folha de pagamento.

Alerta social: PF bate recorde de apreensões de derogas em 2011




Quantidade de entorpecentes flagrados no RN passou de 400 quilos em 2010 para 1.266 kg no ano passado

A Polícia Federal do Rio Grande do Norte triplicou em um ano a quantidade de drogas apreendidas no estado. Dos cerca de 400 quilos flagrados em 2010, a PF passou em 2011 para 1.266.10 quilos. Para chegar a esse número, a polícia somou as apreensões de cocaína, crack, haxixe, pasta base, maconha e ecstasy. No balanço divulgado na tarde de ontem foi relatado ainda que 49 pessoas, sendo 41 homens e 8 mulheres, foram presas acusadas de tráfico de drogas, além de duas adolescentes apreendidas.

Uma das drogas mais flagradas no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, foi a cocaína. O total desse entorpecente flagrado no estado foi de 105,3 quilos, e pelo menos 27 quilos foram flagrados no terminal de passageiros. O aeroporto também foi apontado como o local onde os sete estrangeiros (dois búlgaros, uma africana, um surinamês, uma francesa, um alemão e um holandês), que estão presos acusados de tráfico, foram presos.

Entre os entorpecentes, o mais apreendido foi a maconha com 871 quilos, seguido do crack (255,7 kg), pasta base (26,2 kg), ecstasy (6,2 kg) e haxixe (1,7 kg). O elevado número de maconha deve-se a uma apreensão histórica da Polícia Federal no mês de agosto. Foram cerca de 800 quilos de maconha apreendida no município de São José de Mipibu durante a Operação Colossal. A droga foi encontrada em uma casa, onde estavam um servente de pedreiro, de 20 anos, e um vigilante, de 44 anos. Com os dois suspeitos os policiais apreenderam ainda 17 quilos de cocaína, armas, celulares, um veículo e balanças de precisão.

A PF vigiava a casa após denúncia de moradores da região sobre uma movimentação suspeita. No fim da noite, os agentes viram a chegada de um caminhão-baú, que descarregou divisórias e caixotes de madeira. Em seguida, os dois homens começaram a tirar os pacotes de entorpecente que estavam escondidos na carga. 1.153 tabletes de drogas estavam sendo postos em malas dentro de uma caminhonete.

Passaportes
Outro recorde alcançado pela Polícia Federalno ano de 2011 ficou por conta do número de passaportes expedidos. Foram 18.425 unidades no estado, 3.665 a mais do que em 2010. Em relação a esse documento de viagem, vale ressaltar que a Delegacia de Mossoró, com 2.015 passaportes emitidos, praticamente dobrou o total do ano anterior que havia sido de 1.159 unidades. 
 
Fonte: Diário de Natal

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Em dez anos, aumento real do salário mínimo é de 65,96%

Novo valor de R$ 622 adiciona R$ 47 bilhões na economia.
Fonte: secom.gov.br
A política de valorização do salário mínimo levou a um aumento real de 65,96% em dez anos, beneficiando diretamente cerca de 48 milhões de pessoas que têm sua renda vinculada ao valor do piso nacional. Como parte dessa política, o aumento deixou de ser no dia do trabalhador, 1º de maio para passar a vigorar já no primeiro dia do ano. 
O novo salário mínimo de R$ 622 vai injetar R$ 47 bilhões na economia brasileira, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em relação ao anterior (R$ 545), o novo valor representa um aumento nominal de 14,13% e de 9,2% reais - descontada a inflação estimada para 2011 Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .
O método de reajuste do salário mínimo foi definido por meio de uma medida provisória aprovada pelo Congresso Nacional. A lei, sancionada em fevereiro de 2011, estabelece que o valor será reajustado, até 2015, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. 

Vote e participe!

SBT quer eleger, via Internet, o maior brasileiro de todos os tempos

O Sistema Brasileiro de Televisão - SBT - está promovendo através do seu portal na Internet a eleição do "Maior brasileiro de todos os tempos".

Até agora já foram votadas cerca de 155 personalidades. 

De acordo com o regulamento da eleição, artistas do SBT não podem ser votados. Os que forem terão os votos anulados.

Até agora, foram votados do SBT Marília Gabriela, Ratinho, Raul Gil e Silvio Santos.

Quem quiser votar, pode escolher o brasileiro que bem quiser e entender. Mas, terá que se cadastrar, inclusive deixando o nome completo e o CPF.
Os votos serão recebidos até a meia noite do dia 29 de fevereiro de 2012.

Voz popular - João do Cabrito em Lajes

“Termômetro” sertanejo avalia fracasso de Governo Rosalba
Por Carlos Santos
No trajeto rodoviário que faço entre Mossoró-Natal, BR-304, sempre tento arranjar um tempo para arranchar no “Cabrito do João”, cantinho modesto, mas símbolo da generosidade sertaneja, localizado em Lajes.
“João do Cabrito” é o anfitrião do lugar, um restaurante de cardápio delicioso, com cheiro e sabor do meu sertão amado e idolatrado por mim. Huummm!
Sempre educado e sóbrio, João é um homem de fino trato, comportamento que não vejo em muito novo rico ou ricaço de berço.
Ah, também conhece sobremodo a política sertaneja, com uma visão sempre muito equilibrada sobre essa atividade humana.
- Não aconteceu, não existe; é uma decepção.  (…) É o que a gente ouve também por aqui – diz ele ao amigo, jornalista e blogueiro, sobre a administração Rosalba Ciarlini (DEM).
Antes de ir embora, com a pança cheia, ainda o vitimei com meu novo livro, o “Só Rindo 2 – A política do bom humor do palanque aos bastidores”.
Depois eu volto, meu amigo.
Nota do Blog – O restaurante de João do Cabrito é um de meus termômetros eleitorais e políticos  há muitos anos. Nunca errei uma previsão e análise depois de colher impressões que povoam o lugar.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os Partidos e sua representação – o Caso DEM (PFL)

Fonte: site Carta Potiguar

 

Rosalba Ciarlini, em um arroubo de autoritarismo, proibiu manifestações e protestos no Centro administrativo do estado. Isso, sim, é um completo atentado à democracia e ao princípio de liberdade de expressão. A liberdade real do cidadão de falar o que pensa,  defendendo suas idéias e suas bandeiras. Liberdade, essa, que é um dos principais pilares da democracia, apesar de não ser o único.

Isso me levou a uma reflexão, o que esperar do chamado DEM e suas fileiras, que são preenchidas em grande parte por oligarquias (para citar duas: fundado por José Sarney, é o partido pelo qual ele  foi presidente, também é o partido do clã Magalhães, da Bahia, hoje tendo o principal expoente o ACM Neto)? Precisamos olhar a história do partido para compreender seu DNA autoritário.

O DEM, nada mais é do que o PFL com outro nome. O PFL é uma dissidência do PDS, quando um grupo de membros desse partido, descontente com a nomeação de Paulo Maluf para a presidência em 1985, rompeu com o partido para criar o PFL e se aliar ao PMDB. O PDS, por sua vez, é o sucessor da ARENA, que era o partido oficial da ditadura militar, sendo o partido da situação.

Para mim, e acredito que para a democracia, partidos não são meras siglas que servem apenas na hora da eleição. Para mim, partidos dizem algo sobre seus membros, em relação a suas crenças e valores. Partidos te dizem algo e são importantes indicadores em um mundo democrático como o nosso. Eles podem viver em crise de identidade e representação no Brasil, mas ainda assim lhe dão uma pista sobre o candidato.

Como já indicado por Francisco Cornélio em um comentário da postagem anterior http://www.cartapotiguar.com.br/?p=16619 o DEM tem o DNA da ditadura em sua formação, e ainda, de uma forma quase jocosa, ostentam o nome de democratas.

Pensem nisso…

Cinema

Top 5 dos piores filmes de 2011

Fonte: site Carta Potiguar

Num ano em que tivemos poucos, mas ótimos filmes que, infelizmente, nem mesmo chegaram aqui na província como, por exemplo, A Árvore da Vida de Terrence Malick ou A Pele que Habito de Pedro Almodóvar (este passou apenas uma semana numa sala de um único cinema local), resolvi fazer minha lista com os cinco piores filmes de 2011. Um ano em que até diretores como Zack Snyder pisaram na bola. Um ano de sequências descartáveis e de uma tentativa constrangedora de reboot como foi o novo Conan, desperdiçando assim uma grande oportunidade de ressuscitar o sumério no universo cinematográfico.

1. Transformers: O Lado Oculto da Lua. Em primeiro lugar eu destaco o filme daquele que considero o maior picareta de Hollywood, Micheal Bay. Nenhum filme dessa série é possível assistir até o fim. É uma verdadeira avalanche de informações visuais (como se uma caçamba despejasse todo o lixo sobre você) e nenhuma coerência no enredo.

2. A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1. E precisa dizer mais alguma coisa da pior “saga” adolescente que Hollywood já produziu?
3. Conan – O Bárbaro (dir. Marcus Nispel).  A maior decepção do ano. Embora já imaginasse que seria muito, mas muito difícil superar ou mesmo se igualar ao clássico de 1982 dirigido por John Milius e com um Arnold Schwarzenegger na sua melhor forma. No entanto, o filme superou minhas piores perspectivas, uma mistura indigesta de Piratas do Caribe com A Múmia. Robert E. Howard deve ter se remexido no túmulo.

4. Desaparecidos (dir. David Schurmann). Nada contra um filme brasileiro assumir o gênero terror (alias, 
sinto falta de filmes desse gênero na produção brasileira), também nenhum problema se seguir o subgênero “filmagem encontrada”, mesmo que esteja na moda por causa de Atividade Paranormal e outros… O problema foi a profusão de clichês e plágios descarados de filmes como a Bruxa de Blair e Rec.

5. Sucker Punch – Mundo Surreal (Dir. Zack Snyder). A protagonista começa a dançar, dá dois passinhos com a cara mais triste possível e… viaja para uma outra realidade?! Esse filme foi a maior bobagem que Zack Snyder pode cometer, logo ele que estava fazendo uma carreira tão interessante com 300Watchmen.

OPORTUNIDADES

Concursos vão abrir mais de 50 mil vagas em 2012

Fonte: Diário de Natal

Mesmo com a crise econômica internacional e os cortes de gastos anunciados pela equipe da presidente Dilma Rousseff, 2012 começa cheio de expectativas para quem quer ingressar no funcionalismo público. Levantamento das principais seleções feito pelo Estado de Minas mostra que 47 concursos em andamento em todo o país somam 31.002 vagas abertas, além de cadastro de reserva, com salários de até R$ 23,8 mil. Além disso, há pelo menos 42 certames previstos para este ano, com oferta total de 21.820 vagas, mais fila de espera.

A tendência é de que esses números aumentem. Pela lei orçamentária aprovada no Congresso Nacional, este ano o governo federal planeja preencher nada menos que 111.729 vagas por meio de concursos públicos, funções e cargos comissionados no Legislativo, no Executivo e no Judiciário. Desse total, a estimativa é de que, de fato, até 64.579 pessoas sejam chamadas pela administração pública, o que levará a uma despesa de R$ 2,1 bilhões com contratações. Todos os concursos e convocações dependem de autorização expressa da ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Economia aquecida

Novo salário mínimo nacional de R$ 622 entra em vigor neste domingo

Fonte: Agência Brasil

Entra em vigor a partir de hoje (1º) o reajuste do salário mínimo, que passa de R$ 545 para R$ 622, um aumento de R$ 77. O novo salário mínimo corresponderá a R$ 20,73 por dia e o valor pago pela hora de trabalho será de R$ 2,83.

De acordo com cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o aumento de 14,13% vai injetar R$ 47 bilhões na economia brasileira. Descontada a inflação estimada para 2011, o aumento real do salário mínimo deve ser de 9,2%.

Ainda segundo o Dieese, 48 milhões de pessoas têm sua renda vinculada ao valor do salário mínimo e, portanto, serão diretamente beneficiadas com o aumento. O governo também passará a arrecadar R$ 22,9 bilhões a mais devido ao aumento do consumo causado pelo reajuste.

Portabilidade

Servidores já podem transferir conta-salário para banco de sua preferência


Fonte: Agência Brasil


O servidor público que recebe pagamento em conta-salário poderá, a partir de hoje (2), pedir a transferência automática do dinheiro para o banco que escolher. Esses trabalhadores foram os últimos a ter acesso ao benefício, uma vez que os da iniciativa privada têm esse direito desde 2009.

Com o prazo maior para a entrada em vigor do benefício ao funcionalismo público, os estados e municípios puderam oferecer por mais tempo o atrativo dos pagamentos aos servidores na hora de leiloar as folhas às instituições financeiras.

De acordo com as regras estabelecidas pelo governo, para transferir o salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, é preciso que a indicação seja feita por escrito à instituição financeira. O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário, até as 12h.

A conta-salário é diferente da conta-corrente por ser destinada ao pagamento de salários, aposentadorias e pensões e por se tratar de um contrato firmado entre a instituição financeira e a empresa empregadora e não entre o banco e o empregado. Na conta-salário, o cliente não tem direito a talão de cheques e não pode receber outros depósitos além do salário. No site do Banco Central (BC), há uma série de perguntas e respostas sobre a conta-salário.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Ministra do Governo Dilma é destaque na Imprensa mundial

Ministra Maria do Rosário integra lista de personalidades do 'El País'

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foi eleita uma das 100 personalidades do ano pelo El País, jornal de maior tiragem da Espanha. Única brasileira da lista divulgada neste sábado, a ministra está acompanhada de políticos, empresários, esportistas e artistas de todo o mundo.

Lembrada por seu ímpeto na investigação dos crimes da ditadura militar, o perfil de Maria do Rosário na publicação foi escrito pelo ex-Presidente Lula, que destaca sua determinação na hora de proteger os direitos humanos.

"Ao longo desses anos, Maria constituiu uma sólida carreira parlamentar sempre muito dedicada a causas nobres: os direitos humanos para todas as pessoas, em especial as mais necessitadas. Seu foco na defesa dos direitos da criança e do adolescente e contra todas as formas de discriminação fez dela uma parlamentar com atuação de destaque", escreveu Lula.

Entre as outras personalidades destacadas pelo jornal espanhol estão a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, e o presidente peruano, Ollanta Humala, além do goleiro da seleção espanhola, Iker Casillas, e o poeta chileno, Nicanor Parra, último vencedor do Prêmio Cervantes.
Fonte: Os amigos do presidente Lula

Cuba sob a ótica da Globo

Do blog Colcha de Ideias:


Na semana passada o Jornal Nacional apresentou uma série de reportagens sobre Cuba. Só a proposta já é desconfortável. A grande mídia brasileira voltando seus olhos para a nação socialista. É no mínimo estranho!

É isso, não podia deixar o ano virar sem publicar esse artigo. Que em 2012 a prudência jornalística nasça da rede Globo! Hasta la revolución!

O primeiro capítulo da reportagem mostrou sob a ótica de uma única cidadã, que diga-se de passagem morava nos Estados Unidos (aquele do embargo econômico) as condições de vida na ilha. Primeira questão: como uma reportagem que se propõe séria julga o todo pela experiência de UM cidadão?

O segundo fator incômodo da reportagem foi a ironia jornalística. Ao tratar sobre a medicina de Cuba, mundialmente reconhecida, a dita cidadã relatou que para conseguir atendimento médico no país, precisa dar presente aos médicos, afirmação que foi tomada como verdade sem nenhum tipo de averiguação e agora milhões de pessoas estão realmente acreditando nisso! A pergunta que se faz é: será que é isso mesmo? 
Vejamos:

Educação em debate

Especialista afirma que Brasil ainda não está preparado para mudanças ortográficas

Fonte: Jornal O Mossoroense

O ano de 2012 é o último para a adaptação às mudanças ortográficas na língua portuguesa. Livros didáticos dos ensinos Fundamental e Médio têm somente este ano para passar a seguir o novo acordo ortográfico. A partir de janeiro de 2013, serão corretas apenas as novas grafias, válidas também para vestibulares e concursos públicos, segundo o Ministério da Educação.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor em 2008, 18 anos após sua elaboração. O Brasil é o primeiro país entre os que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a adotar oficialmente a nova grafia.

O objetivo das mudanças é unificar o idioma - falado oficialmente em oito países e que tem 230 milhões de falantes no mundo - e disseminar a língua portuguesa. As novas regras mudam o uso do hífen, padronizam palavras, extinguem o trema e a acentuação em algumas palavras.

Porém, as mudanças são bem vistas por alguns especialistas. É o caso do professor Édimo Jales, para quem o Brasil não está preparado para aplicar as mudanças definitivamente no prazo estabelecido. Segundo ele, as próprias instituições não se preocupam com isso.

Potiguares vão às praias no primeiro dia do ano

Muitos natelenses foram à praia no primeiro dia de 2012. Patrícia Alves, 32, empresária, chegou a Pirangi, em Parnamirim, às 6h. Levou os quatro filhos, que moram em Mossoró. Jeniete Silva dos Santos, 33, também chegou antes das 7h. Não foi aproveitar o feriado, mas incrementar a renda. Natural de Alagoas, ela vende biquínis e saídas de praia há quatro anos em Pirangi. Outros deixaram para sair de casa mais tarde.

O fluxo de banhistas e veículos em Pirangi começou a ficar intenso após as 10h, mas ainda não havia congestionamentos. Segundo a polícia de trânsito de Parnamirim, presente no local, engarrafamentos costumam se formar a partir das 16h, quando os banhistas deixam a praia. Em Cotovelo, Ponta Negra, Praia do meio e Redinha, o movimento também era intenso.

O fluxo acima do normal traduzia-se em otimismo para os comerciantes locais. Ivaneide Barros, dona de um quiosque na Praia do meio, esperava que as vendas aumentassem em até 50% até o fim do dia. Muitas as mesas em sua barraca, entretanto, ainda estavam vazias no fim da manhã. "O movimento fica maior no fim da tarde", explicou.

A comerciante, que está há 25 anos no mesmo local, criticou a falta de infraestrutura para os banhistas. "Não há sequer banheiro químico", reclamou. Também havia buracos no calçadão e muito lixo espalhado, embora a Urbana tenha montado uma verdadeira 'operação de guerra' para manter a orla limpa durante o dia.

SEGURANÇA

A equipe de reportagem percorreu várias praias na manhã de hoje. Em todas encontrou viaturas da polícia militar, em patrulha ou estacionadas em postos policiais. Também avistou guarda-vidas. Havia cinco na Praia do Meio, cinco da Redinha, dois em Ponta Negra e quatro em Búzios. O número foi reforçado para o veraneio, dentro da proposta da Operação Verão. Entre a noite de sábado e a manhã de domingo, os guarda vidas não haviam registrado nenhuma ocorrência grave, apenas princípios de afogamento.