sexta-feira, 29 de setembro de 2017

SERVIÇO >> ITEP do Rio Grande do Norte passa a realizar exames de retrato falado



O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) está dando início a realização de exames de retrato falado, que consiste em identificar pessoas através de características faciais. Este novo serviço irá auxiliar a Polícia Civil em investigações de crimes, facilitando na identificação de suspeitos.

Segundo Marcos Brandão, diretor-geral do ITEP, foram investidos R$ 20 mil para reforma e aquisição de equipamentos necessários para abertura do setor.

“Este serviço é importantíssimo para auxiliar nas investigações. Com a realização do exame podemos ter uma aproximação de cerca de 90% das características faciais do suspeito”, revela.

O exame de retrato falado será realizado por um agente técnico forense papiloscopista, que irá atender possíveis vítimas para realizar a construção de um perfil facial do suspeito.

“Num primeiro momento nós entrevistamos a pessoa, e na sequência vamos formando o desenho diante das características que são repassadas”, comenta Francisco Canindé, papiloscopista responsável pelo retrato falado.

Para a abertura do setor, o ITEP conseguiu recursos através de um convênio celebrado entre o instituto e 2ª Vara de Justiça Criminal.

OPORTUNIDADE >> Inscrições para Cursos Técnicos Subsequentes e ProEJA do IFRN são prorrogadas Prazo se estende até o próximo dia 1 de outubro​

Resultado de imagem para Inscrições para Cursos Técnicos Subsequentes e ProEJA do IFRN são prorrogadas Prazo se estende até o próximo dia 1 de outubro​
A Coordenação de Acesso Discente, filiada a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte publicou nesta segunda-feira (25), retificação nos Editais 46/2017 e 47/2017 que regem processos seletivos referentes às vagas para Cursos Técnicos na forma Subsequente e Técnicos Integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A retificação trata da prorrogação no prazo de inscrição para os processos seletivos. Os candidatos terão até o próximo dia 1 de outubro para se inscrever nos editais. É importante lembrar que as inscrições serão realizadas somente pela internet, através do Portal do Candidato e o pagamento da taxa deverá ser efetuado até o dia 2 de outubro.
Vagas
São ofertadas 1.180 vagas na modalidade presencial para os cursos subsequentes, contemplando os campi Apodi, Ipanguaçu, João Câmara, Mossoró, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Santa Cruz e São Paulo do Potengi; além de outras 80 vagas na modalidade a distância. Para o EJA são oferecidas 116 vagas nos Campi Ipanguaçu, Natal-Zona Norte e Santa Cruz do IFRN.
Cronograma
As provas acontecerão no dia 29 de outubro, das 8h às 12h (horário oficial local), no campus para o qual o candidato realizou a inscrição. O acesso ao local das provas ocorrerá das 7h às 7h45, quando os portões serão fechados. Os candidatos devem comparecer ao local com, no mínimo, uma hora de antecedência ao fechamento dos portões. Para preenchimento das folhas de respostas deverá ser utilizada, preferencialmente, caneta esferográfica de tinta preta e, exclusivamente, fabricada em material transparente.
O resultado das provas de múltipla escolha do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 20 de novembro de 2017. Nesta mesma data, serão divulgados os candidatos que terão sua Produção Textual Escrita corrigida, de acordo com os critérios dos Editais. O resultado preliminar da Produção Textual Escrita será divulgado a partir do dia 04 de dezembro de 2017 e seu resultado final a partir do 14 de dezembro de 2017. Já o Resultado Final do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 22 de dezembro de 2017. Todos as etapas do processo poderão ser acompanhadas na página do IFRN e no Portal do Candidato. Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis por campus/curso/turno deverão realizar sua pré-matrícula na Diretoria Acadêmica responsável pelo curso, nos dias 08 e 09 de janeiro de 2018.
 Acesse:
Edital 46/2017 – Técnico Subsequente
Edital 47/2017 – ProEJA

Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Reitoria | IFRN

(84) 4005-0757

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

CONVITE >> empresa Eólica realizará Audiência Pública para apresentação de seu projeto


LAJES >> História, Cultura e Arte

  

O projeto O Invisível em Toda Parte é uma ação do Núcleo de Artes Itaretama do Campus Avançado do IFRN em Lajes, voltada especificamente para a promoção de um mapeamento da paisagem natural e artificial da cidade de Lajes em sua área urbana e rural. 

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Após captura de mais de seis mil fotos no ano de 2016 foi realizada a montagem de exposições dos resultados nas ruas da cidade de Lajes e no Campus Lajes. Esse ano o projeto prepara um livro que reunirá textos e fotografias resultantes do mapeamento. 

O projeto é realizado em parceria com o historiador e blogueiro local, Cícero Lajes, e coordenado atualmente pelo Prof. Me. André Bezerra.

Fonte: Página do Projeto Nuarte Itaretama no Facebook

UM MANDATO QUE ORGULHA O RN

A imagem pode conter: 1 pessoa

Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal se une a outras entidades e manifesta apoio ao Ministério Público do Trabalho


Resultado de imagem para Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal se une a outras entidades e manifesta apoio ao Ministério Público do Trabalho


Caso é referente a multa destinada à empresa Guararapes Confecções 

O Presidente da DS/RN, o Auditor-Fiscal Henrique Jorge, divulgou hoje (26) entre os filiados do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), uma nota de apoio à atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT), em meio às ofensas sofridas em virtude do sentenciamento da multa destinada à empresa Guararapes Confecções.
Além do Sindifisco Nacional – DS/RN, outras oito entidades assinaram a nota de apoio. Sendo elas: a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - Diretoria Regional do RN (ADPF), Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), Associação dos Auditores do Tesouro Municipal de Natal (ASAN), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE), Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – DS/RN (SINAIT), Sindicato dos Fazendários Municipais do RN (SINFAM) e Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do RN (SINPRFRN).
No texto, é lembrada a essencialidade da atuação do Ministério Público do Trabalho dentro do Estado Democrático de Direito, que zela pelo cumprimento das leis e qualidade do ambiente de trabalho.
Confira na integra:

NOTA DE APOIO À ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NA INSTRUÇÃO DE INQUÉRITOS PARA EXIGIR O CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

As entidades signatárias dessa nota vêm a público manifestar apoio ao Ministério Público do Trabalho e a seus membros, diante das ofensas sofridas em virtude do cumprimento de sua missão constitucional com a propositura de Ação Civil Pública contra a empresa GUARARAPES CONFECÇÕES.

O Ministério Público do Trabalho faz parte de um conjunto de instituições típicas de Estado que, no âmbito de suas competências, são essenciais à sua manutenção e sustentação e, por consequência, indispensáveis aos regimes democráticos.

Destaque-se que, no nosso ordenamento jurídico, cabe ao Poder Judiciário a função jurisdicional de solucionar os conflitos e, portanto, a tentativa de intimidação de Agentes Públicos investidos no exercício de suas atribuições constitucionais e legais constitui uma séria ameaça ao Estado Democrático de Direto.

ADPF – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - Diretoria Regional do RN
ANFIP – Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil
ASAN - Associação dos Auditores do Tesouro Municipal de Natal
FEBRAFITE  Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais
FENAFISCO – Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital
FONACATE – Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado
SINAIT – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – DS/RN
SINDIFISCO NACIONAL – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – DS/RN
SINFAM – RN – Sindicato dos Fazendários Municipais do RN
SINPRFRN – Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do RN”

Para mais informações:

(84) 98750-6775 - Fernanda Castro (Assessoria de Imprensa)
(84) 99471-1218 – Henrique Jorge (Presidente da DS/RN)

Por Assessoria de Comunicação 
Sindisfisco Nacional - DS/RN

terça-feira, 26 de setembro de 2017

PRAZO >> Atenção proprietários rurais, está acabando o prazo para fazer a Declaração de seu ITR

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

PROCEDIMENTO >> Cardiologista explica os principais sinais e o que fazer em caso de dores no peito

Conforme a última pesquisa da Organização Mundial da Saúde sobre as principais causas mundiais de morte, as doenças cardiovasculares – principalmente o infarto – são as que mais fazem vítimas. Muitos infartados, no momento da ocorrência, demoram a perceber o que realmente está acontecendo e acreditam se tratar apenas de um mal-estar. Por isso, o cardiologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Dr. Fernando Barreto esclarece como prevenir, identificar e agir diante de um infarto.
Normalmente, as pessoas mais suscetíveis para apresentar doenças de coração são as hipertensas, diabéticas, com colesterol elevado, fumantes, sedentários, com alto índice de estresse e com histórico familiar (genético). “Em média, a incidência aumenta nos homens a partir dos 35 anos. Já nas mulheres é a partir da menopausa, porque, durante o período reprodutivo, os hormônios delas oferecem cardioproteção adicional”, compara o cardiologista. Ele alerta para os principais sintomas de que a pessoa está infartando: dores no lado esquerdo do tórax, podendo ser irradiada para o pescoço, mandíbula e braço esquerdo; vômitos; náuseas; e sudorese fria.
Alguns pacientes podem ter o que a medicina chama de angina pectoris, que significa uma dor no peito menos intensa que a dor do infarto e que o antecede. “A diferença é que na angina há a dor no peito, mas ainda não houve a lesão do músculo do coração. No infarto, há a lesão do músculo cardíaco”, explica dr. Fernando. Para prevenir esses sintomas, o ideal é tratar os fatores de risco, consultando regularmente um clínico ou cardiologista para controle da hipertensão; cuidando da diabetes e do colesterol; iniciando atividades físicas; largando o cigarro; e adotando uma dieta saudável. “Infelizmente, a herança genética não há como mudar, então quem tem história de parentes próximos com angina ou infarto deve se prevenir com consulta médica de rotina”, aconselha.
Segundo o cardiologista, outro ponto que merece atenção é quanto ao estresse. “Uma rotina estressante produz mais adrenalina, o que aumenta a dificuldade de circulação sanguínea, além de gerar uma frequência maior de batimentos cardíacos. Também há o fato de que é comum pessoas com alto nível de estresse se alimentarem mal, praticarem pouca atividade física e não terem tempo de ir ao médico”.
Caso o infarto não possa ser evitado, é importante, assim que começarem os sintomas, procurar um pronto-atendimento hospitalar. “Há um ditado em cardiologia que diz que tempo é músculo. Ou seja, quanto antes for atendido, menos danos ao músculo cardíaco”, atenta Dr. Fernando. Ele recomenda, aos primeiros sinais de infarto, tomar três comprimidos infantis com princípio ativo de ácido acetilsalicílico (300mg) – comum para dor de cabeça – desde que não tenha alergia, e se direcionar o quanto antes a um hospital. A medida tem como intuito afinar o sangue, diminuindo a pressão sanguínea do paciente, o que amenizará as consequências do infarto.

EM NATAL >> Festival Mada acontece dias 29 e 30 de setembro

O equinócio dos festivais chegou com tudo em setembro. Mesmo com algumas problemas de falta de patrocínio de alguns, a cena cultural da cidade não perde a efervescência e uma prova dessa força primaveril que a música embala é o Festival Mada – Música Alimento da Alma – que chega aos 19 anos em 2017.
Para o caldeirão do MADA já estão confirmados Pitty, Baiana System, Karol Conka, Mahmundi, Banda Uó, Carne Doce, Dusouto, Nando Reis, Seu Ninguém, Baco, Exu do Blues, Plutão Já foi Planeta, The Mentals, DJ, Mona, Kung e Fu Johnny. O festival em Natal acontece uma semana após o fmi do Rock’n Rio.
Mais longevo festival de músíca do Rio Grande do Norte, o MADA apresenta um recorte atualizado da música contemporânea brasileira, com destaque para a cena norte-rio-grandense. Rap, indie pop, rock experimental, psicodelia, MPB alternativa, soul, funk e muitas linguagens e sons reinventados por artistas criativos que chamam atenção do público e da crítica.
Na próxima sexta-feira (29) e sábado (30), a cena cultural potiguar se alimenta de música, como já aconteceu com o teatro com o Mundo Inteiro é um Palco que começou no dia 23 passado e termina no próximo sábado.
​O MADA será realizado na área interna do estádio Arena das Dunas com dois palcos idênticos onde irão se apresentar nomes consagrados do cenário musical e as novas tendências com uma experiência ímpar de estilos e gerações diferentes. "Com o diferencial de qualidade e conceito", como diz a nota de divulgação do evento. ​
Música Alimento da Alma é um dos festivais mais importantes da cena indie brasileira e uma comprovação que há fôlego de criatividade fora dos grandes centros urbanos do país. O Festival está em atividade desde 1998, pioneiros por estas terras de Felipe Camarão, por apresentar apresentar bandas e artistas emergentes da cena independente, ao lado de expoentes do mercado da música. Sua dinâmica de shows alternados, marcada por estrutura de palcos idênticos e uma produção caprichada, representa uma inspiração para muitos festivais que vieram depois.
O Festival também abriu caminho para integrar a música ao audiovisual com a criação do Festival Curta Natal, que durante cinco anos premiou curtas potiguares e regionais, festivais de videoclipes, exposições, mostras convidadas. Este ano, o Festival deu início a uma ação de levar música potiguar para as escolas. Atualmente, o MADA integra a Associação Festivais Brasileiros Associados, do qual participam o Goiânia Noise (GO), Porão do Rock (DF) e Demo Sul (PR) e muitos outros grandes festivais brasileiros.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

EM LAJES >> Terá início hoje o I Fórum Municipal de Valorização da vida

A imagem pode conter: texto

EM NATAL >> “Caminhada pela Vida” esclarece população sobre doação de órgãos

Doadores marcharam do IFRN, na Avenida Salgado Filho, ao Parque das Dunas.

Apesar do aumento no número de doadores a fila de espera por um órgão no Rio Grande do Norte é grande. Uma “Caminhada pela Vida” foi realizada no sábado (23), dentro da programação do Setembro Cidadão, com a intenção de esclarecer a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para salvar ou melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o Brasil.

Dezenas de doadores se concentraram em frente ao IFRN, na Av. Salgado Filho, com destino ao Parque das Dunas, onde foi celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27), com apresentações culturais.

“O cidadão precisar avisar a família que deseja ser um doador de órgãos e tecidos, pois não existe nenhum documento que garanta a doação. Apenas a família pode realizar esse desejo do seu ente querido”, explica a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Raíssa de Medeiros Marques.

Nos quatro primeiros meses deste ano 100 transplantes foram realizados no estado. Número superior ao do mesmo período de 2016 que era de 65 procedimentos, apesar do aumento, estima-se que mais de 300 pessoas estão na fila esperando por um doador. Rins, córneas e medula óssea são os órgãos mais aguardados.

O evento também apresentou a “Capoterapia” uma técnica alternativa que utiliza elementos da capoeira para proporcionar qualidade de vida. “A ideia é tirar as pessoas do sedentarismo e trabalhar equilíbrio e memória”, afirmou Welton Oliveira, mestre do grupo de capoeira “Cordão de Ouro”.

Valéria Lúcia (39) é auxiliar de escritório e procurou a terapia para resolver o problema da indisposição. “A saúde foi lá pra cima e os remédios saíram da minha vida!”, comemorou.

As ações foram coordenadas pela Central de Transplantes do RN contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, IFRN, UNI-RN, Instituto do Bem e do projeto Setembro Cidadão.  

BOA NOTÍCIA >> Mais apoio para a Biodiversidade da Caatinga


Mohamed bin Zayed Species Conservation (Project No. 172516360) - Northern tiger cat - Awarded $9,532 on September 25, 2017
Por Paulo Henrique Marinho em sua página no Facebook


Fomos contemplados com o financiamento do The Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund para promover o conhecimento e a conservação do gato-do-mato-pintado (Leopardus tigrinus) e do gato-mourisco (Puma yagouaroundi), ambos ameaçados , no Parque Nacional da Furna Feia, localizado na Caatinga do Rio Grande do Norte, extremo nordeste do Brasil.



O Projeto Caatinga Potiguar ganha fôlego de mais um ano para continuar pesquisando e divulgando a biodiversidade da Caatinga do estado, viva! \o/



Nesta empreitada contamos ainda com o apoio da WCS, da gestão do ParNa (ICMBio) e do CENAP/PAN Pequenos Felinos.

Código de Trânsito faz 20 anos, mas acidentes fatais ainda geram preocupação


transito

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completou neste sábado, 23 de setembro, 20 anos. Criado pela lei 9.503, o CTB tem 341 artigos e 688 resoluções inseridas ao longo do tempo, na tentativa de se buscar uma perfeição de normas.
Mesmo considerada boa por especialista, a legislação ainda não tem sido suficiente para tirar o Brasil de uma posição nada invejável no ranking mundial de mortes no trânsito: o quarto lugar, depois da China, Índia e Nigéria.
Os dados oficiais mais recentes do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, são de 2015, quando 38.651 morreram vítimas de acidentes de trânsito. Esse número foi 11% inferior a 2014, mas ainda elevado e em ritmo lento diante do propósito de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que é reduzir as ocorrências à metade no fechamento da década, em 2020.
Os casos envolvendo automóveis caíram 23,9% e os óbitos por atropelamentos, 21,5%. Já os registros referentes a motociclistas diminuíram com intensidade menor (4,8%).
De acordo com esse relatório, o estado de São Paulo foi o que mais conseguiu reduzir o número de vítimas fatais ao passar de 7.303 (em 2014) para 6.134 (em 2015), uma baixa em termos absolutos de 1.169 óbitos.
Em seguida aparece o Rio de Janeiro (de 2.902 para 2.193), o que significa 709 mortes a menos, e Bahia, onde 2.265 pessoas perderam a vida em 2015, ante 2.737, em 2014, uma diferença de 472.
Lei Seca
Para o Ministério da Saúde, essa redução “pode estar relacionada à efetividade das ações de fiscalização após a Lei seca”, implantada há 9 anos. Em suas considerações, a pasta destaca que, “além de mudar os hábitos dos brasileiros, a lei trouxe um maior rigor na punição e no bolso de quem a desobedece”.
O condutor flagrado dirigindo sob efeito de qualquer quantidade de bebida alcoólica está sujeito a multa de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Na reincidência, o valor é dobrado.
Uma outra explicação é o desaquecimento no mercado interno de veículos e também a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). De acordo com o ministério, nas localidades onde foram criados os órgãos executivos de trânsito foi constatado um recuo de 12,8% no registro de mortes provocados por acidentes, enquanto nos demais ocorreu queda de 8,9%.
Internações
Os dados indicam também uma redução de 1.018 casos de feridos internados, mas que, igualmente, revela um saldo expressivo. Tiveram de ser hospitalizados 158,7 mil vítimas. Apesar dessa queda, quando são analisadas isoladamente, as ocorrências mostram crescimento em relação aos acidentados com motocicletas, que tiveram um aumento de 4.061 no total de casos, e com bicicletas, 1.669.
Sem contar os transtornos aos pacientes e familiares e as despesas previdenciárias, essas internações geraram um custo de R$ 242 milhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Por meio de nota, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou que a questão “ é um problema que precisa ser enfrentado com muita clareza e determinação de toda a sociedade, pois causa danos às famílias que acabam perdendo seus entes queridos”.
Francisco Garonce, coordenador de Educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), considera significativo o resultado obtido no combate à violência no trânsito, mas vê como “uma meta ambiciosa” a tentativa de reduzir à metade os casos de acidente com morte nesses próximos três anos.
Segundo ele, uma das medidas em curso é a reestruturação do processo de formação dos condutores pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em que deverão ser adotadas regras mais claras em torno das provas teóricas e práticas para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
”Com mais clareza em torno de todas as habilidades que o condutor deve ter, diminui aquele nervosismo por imaginar se o examinador é bonzinho ou ruim”, disse Garonce.
Preparação pedagógica
O coordenador informou também que um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária, aprovado pelo Contran, foi entregue esta semana ao Ministério de Educação (MEC). Trata-se de uma proposta para adoção de um método pedagógico no ensino fundamental visando à formação dos alunos das nove séries em educação do trânsito.
Resultado de quatro anos de trabalho, esse estudo estabelece estratégias para todos os níveis do ensino fundamental, explicou o gerente técnico dessa organização não overnamental (ONG), Renato Campestrini.
Foram elaborados 20 livros didáticos com temas vinculados à questão do trânsito e que serão inseridos em disciplinas da grade escolar, entre elas o ensino da física ou da matemática. A ideia é preparar esses estudantes contra os riscos de se envolverem em acidentes, o que será útil ainda para torná-los mais aptos no futuro, quando tiverem a intenção de obter a CHN, esclareceu Campestrini.
Os especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliam que, para combater a violência no trânsito, não se pode escapar do tripé: educação, engenharia (infraestrutura das vias e do transporte) e fiscalização. Para o professor do Instituto de Segurança no Trânsito e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), David Duarte Lima, existem defeitos no Código.
“Em vez de mais programa de segurança no trânsito, o que temos é uma mina de ouro por meio das cobranças de multas, que acabam sendo um tapa-buraco nos caixas dos governos.”.
Conforme o professor, há um desequilíbrio na classificação do teor das infrações com os conceitos de gravíssimas, graves e leves. “Na prática, algumas tipificadas de muito graves não o são’”,afirma Duarte Lima, citando como exemplo a punição em torno de mudanças de faixas com multa e perda de quatro pontos na CNH.”Mas são problemas que não se resolve do dia para a noite”, disse.
Em sua análise, uma das soluções para amenizar o fluxo e evitar acidentes é o aumento dos investimentos em transportes, incluindo o sistema sobre trilhos como é feito na Europa.
Mais educação
Já o engenheiro Luiz Célio Bottura, do Instituto de Engenharia, avalia que o país tem “um bom código”. Segundo ele, a falha “é a falta de educação no trânsito”, combinada com o fato de se investir pouco em fiscalização e de se menosprezar os meios de proteção ao pedestre.
“O cidadão sabe que não deve usar o celular ao volante, mas usa. Ele sabe que não deve ultrapassar o limite de velocidade, mas, se não tem radar, ele excede na aceleração”. Bottura lembra que, em rodovias onde não há sinalização, o limite máximo de velocidade é de 110 km/h, mas deveria baixar para 60 km/h.
Ele também defende ainda maior engajamento dos fabricantes de veículos com a adoção de critérios contra defeitos de produção que implicam em riscos potenciais de acidentes.
Reconhece como evolução positiva os itens de segurança agregados em modelos nacionais, como o air-bag e o cinto de segurança. No entanto, adverte que isso nada vale se forem comercializadas unidades que, eventualmente, venham apresentar panes nesses equipamentos.
Agência Brasil. 

domingo, 24 de setembro de 2017

DIVULGANDO >> A leitura como meio de conhecimento e transformação social


 

CONSUMO CONSCIENTE >> Confira 5 dicas para o uso responsável do cartão de crédito

Resultado de imagem para Confira 5 dicas para o uso responsável do cartão de crédito
Quase metade das pessoas que estão inadimplentes sequer sabe como andam suas próprias contas, de acordo com nova pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). No caso do cartão (a linha de crédito mais cara do mercado e que, por estar sempre no bolso, representa uma permanente tentação a consumidores descontrolados), o desconhecimento pode levar a uma bola de neve financeira em tempo recorde. Por isso, especialistas apostam em um receituário infalível para que o bônus de poder comprar a crédito não traga o ônus do nome sujo.
De acordo com a pesquisa, 41% das pessoas inadimplentes têm pouco conhecimento sobre suas próprias contas e 59% não sabem ao certo os valores de produtos e serviços comprados a crédito para pagar no mês seguinte nem sobre quais são eles (55%). Dos entrevistados, 47% sabem muito pouco ou nada sobre seus rendimentos. O número de parcelas das compras feitas no crédito também é um enigma: 40% dos negativados sabem muito pouco ou nada a respeito.
A pesquisa também revela que 38% vivem fora do padrão de renda, gastando mais do que podem pagar, e somente 23% conseguem juntar dinheiro. Um terço deles compram sem pensar porque não se preocupam muito com o futuro; 29% não planejam as compras; 23% não pesquisam todos os preços. No geral, 38% dos inadimplentes têm comportamentos impulsivos e não controlados com relação ao consumo.

Segundo Mauro Calil, especialista em investimento do banco Ourinvest e fundador da Academia do Dinheiro, há um receituário infalível para não se enrolar com o cartão de crédito.

1. De acordo com o especialista, a primeira regra é jamais ter mais do dois cartões.
2. Nunca tenha cartão de crédito associado a uma loja, porque nunca vale à pena. Primeiramente, porque você é obrigado a pagá-lo na loja e, aí, acaba comprando alguma coisa nessa visita. O incômodo de ter que pagar in loco também pode levar à cobrança de juros porque você conseguiu ir até lá, explicou.
3. Antes de fazer vários parcelamentos simultâneos no cartão lembre-se dos seus gastos fixos.
4. A soma dos limites dos cartões deve atingir no máximo 50% da sua renda líquida.” As operadoras de cartão costuma enviar, cada uma, cartões com limites equivalentes a duas, três e até cinco vezes sua renda líquida. Isso é uma porta aberta para o endividamento.” Afirma o especialista
5. É imprescindível escolher um cartão que não tenha anuidade e que tenha programa de milhagem ou pontuação. E, claro, é absolutamente fundamental para quitar a fatura em dia e inteiramente.