sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

MOMENTO DE FÉ, DE LUTA E DE RESISTÊNCIA >> Encontro dos acampados/as da Chapada do Apodi/RN


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Será realizado neste domingo 8 de Dezembro o Encontro dos Acampados/as do Vale do Apodi, localizado na região Oeste do Estado. Será um momento muito importante na luta pela terra na região, onde celebraremos os 6 anos de luta do acampamento Edivan Pinto.


Dentre a programação que acontece durante todo o dia, o Movimento Sem Terra destaca como de grande importância a oficialização de mais um Assentamento Popular de Resistência" no Rio Grande do Norte.

Teremos um dia de celebração e muita mística, com presença amigos/as, movimentos, sindicatos, parlamentares e agricultores/as da região.

Contamos com a presença de todos/as que acreditam e contribuem para a construção da Reforma Agrária Popular.

MST-RN, regional Oeste.

LUTA EM MOVIMENTO >> Evento na UFRN debaterá o futuro da Lutas Sociais

A imagem pode conter: texto
América Latina em ebulição: o fururo das lutas sociais* é o debate que visa discutir os últimos acontecimentos de uma América Latina mergulhada em efervescência política e seu futuro no contexto de uma ebulição continental
O evento é promovido pelo Departamento de História (UERN - CAWSL) e ocorrerá nesta quinta (12), às 19h no Auditório Central da UERN em Açu (RN). As inscrições serão feitas no local e haverá emissão de certificado de 4 horas.
O professor *Robério Paulino*, doutor em História Econômica pela USP e professor da UFRN no Departamento de Políticas Públicas (GPP) é o palestrante convidado. A mediação é do professor Modesto Neto.

COMPROMISSO SOCIAL E AMBIENTAL >> Deputado Estadual Francisco do PT faz balanço anual da Frente das Águas e traça metas para 2020


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
Com a presença de diversos órgãos e instituições ligadas a questão hídrica no Rio Grande do Norte, o deputado estadual Francisco do PT presidiu, nesta quarta-feira (04), no plenarinho da Assembleia Legislativa do RN, uma reunião de balanço das ações realizadas em 2019 pela Frente Parlamentar das Águas, e das metas para 2020.

Segundo Francisco do PT, a grande representatividade deste encontro de avaliação e planejamento demonstra a relevância do tema e o interesse que une a sociedade. “Queremos para 2020 que essa Frente continue atuante, produzindo e lutando cada vez mais para que o Rio Grande do Norte possa ter suas demandas, nessa área de recursos hídricos, atendidas e que as populações dessas áreas possam ser contempladas”, considerou o parlamentar presidente da Frente das Águas.

Francisco do PT ressaltou o extenso calendário de mobilizações idealizadas pela Frente das Águas, bem como as atividades que participou e as gestões junto aos órgãos ligados à área. “Foi um ano de aprendizado e de muito trabalho e que contou com a realização de reuniões, audiências, visitas as outras Assembleias Legislativas do Nordeste para fazer o debate de temas que nos une, tais como a Transposição do Rio São Francisco. A Frente fez gestões em relação ao derramamento do óleo no nosso estado, debateu a Barragem de Oiticica, recebeu demandas hídricas de algumas regiões, como adutora de Nova Cruz, o abastecimento de água de Santa Cruz, o Projeto Seridó e Águas do RN”, frisou.

O vice-presidente da FEMURN, Odon Júnior (prefeito de Currais Novos) parabenizou o deputado pela condução dos trabalhos e reforçou a importância de encontrar alternativas para as demandas no tocante ao abastecimento de água de Currais Novos e Acari.

Por sua vez, a coordenadora geral do Fórum Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Rosi Dantas, chamou atenção para que seja dado um olhar diferenciado para a recuperação das bacias do RN.

Participaram também da mesa de trabalho a vereadora Tércia Leda, o diretor do IGARN, Auricélio Costa, além de Paulo Varela – Semarh, Leonardo Freitas – ASA Potiguar, Leon Aguiar – Idema, Procopio Lucena – Ceapac e o diretor de Operações da Caern, Tiago Índio.

Por fim, Francisco do PT acrescentou que seu mandato apresentou emenda para a ASA Potiguar e que, como relator do Plano Plurianual de investimentos 2020-2023 (PPA), terá um olhar sensível em prol das ações importantes no que diz respeito a questão hídrica.

DESTAQUES >> 11 potiguares se classificam para etapa nacional da Olímpiada de Língua Portuguesa

Resultado de imagem para 11 potiguares se classificam para etapa nacional da Olímpiada de Língua Portugues"


O Rio Grande do Norte contará com 11 estudantes representando o estado na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, concurso nacional que envolve alunos de escolas públicas de todos os estados brasileiros. Dos finalistas potiguares, nove são estudantes da rede estadual de ensino. A etapa nacional, última fase da olimpíada, acontece em nove de dezembro, na cidade de São Paulo.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada anualmente e tem por objetivo apoiar os professores no desenvolvimento das práticas de ensino da escrita e leitura, ao mesmo tempo em que estimula nos estudantes o interesse por essas áreas. Em 2019, o tema para a produção textual dos alunos foi “O lugar onde vivo”.
A partir deste tema, os estudantes desenvolveram trabalhos sobre a realidade na qual estão inseridos, distribuídos em seis categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião. Na Etapa Nacional, serão revelados os nomes dos vencedores em cada categoria.
Fonte: Brasil de Fato

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

LAJES 96 ANOS >> Programação das ações alusivas a sua Festa de Emancipação Politica


EM LAJES >> Câmara Municipal de Lajes, convida população para prestigiar Sessão Solene para entrega de títulos de cidadãos lajenses

SAÚDE >> Pesquisa da USP descobre como vírus deixa Leishmaniose mais agressiva

Mosquito transmissor da Laishmaniose
Uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) mostrou como um determinado vírus faz com que a leishmania – protozoário causador da leishmaniose – torne-se mais agressiva aos humanos. A leishmaniose tegumentar, transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas do mosquito palha, causa lesões localizadas na pele. No entanto, em casos mais graves, quando há a disseminação das feridas, as lesões passam a aparecer também nas mucosas, frequentemente no nariz, boca e garganta, podendo desfigurar o rosto do paciente. Neste estágio, conhecido como o da leishmaniose mucocutânea, a doença pode se tornar letal.
Os pesquisadores já tinham conhecimento de que leishmania, quando infectada com o vírus LRV (Leishmania RNA virus), era capaz de desenvolver os casos mais graves da doença. A pesquisa da USP mostrou agora como o vírus possibilita ao protozoário se desenvolver de forma agressiva.
“Quando a leishmania infecta as pessoas fica uma queda de braço. Ela querendo sobreviver e nosso sistema imunológico tentando eliminar o parasita. Mas, quando a leishmania tem o vírus, ele’ desliga’ alguns dos mecanismos do nosso sistema imunológico que combatem o parasita”, destaca o autor da pesquisa, Renan Carvalho, cientista do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos da FMRP-USP.
De acordo com a pesquisa, quando a leishmania, infectada com o LRV, invade o corpo humano, o vírus ativa um receptor nas células chamado TLR3, o que faz com que o sistema imunológico comece a produzir a substância interferon do tipo 1. O interferon, por sua vez, induz a autofagia das células humanas, ou seja, o processo de degradação e reciclagem de componentes da célula.
Com isto, as células humanas ficam mais vulneráveis, já que a presença do interferon impede a ação do inflamassoma, um conjunto de proteínas do sistema imunológico que combate a leishmania.
“Como essa proteína que mata a leishmania está sendo silenciada pelo vírus, a leishmania consegue sobreviver melhor, proliferar melhor e causar aquela forma da doença mais grave que é a leishmaniose mucocutânea. O parasita migra para o rosto das pessoas, tanto para a boca quanto para o nariz, e desfigura o rosto do paciente”, destaca Carvalho.
De acordo com o pesquisador, o estudo abre caminho para novas formas de combater a leishmaniose e tratar os pacientes. “A gente propõe que, a partir de agora, o paciente que chegue com suspeita de leshmaniose, ele seja diagnosticado não apenas para ver se tem a leishmania, parasita, mas que seja também feita uma análise molecular para ver se a leishmania possui o vírus”, diz Carvalho.
Segundo o cientista, caso diagnosticado com a leishmania portadora do vírus, o paciente deverá receber, além do tratamento convencional contra a leishmaniose, drogas capazes de combater também a ação do vírus. Essa medicação, no entanto, ainda está em fase de pesquisa.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil são registrados anualmente cerca de 21 mil casos de leishmaniose tegumentar. A região Norte apresenta o maior número de casos, seguida das regiões Centro-Oeste e Nordeste.
A pesquisa da Faculdade de Medicina da USP foi realizada no Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), em Ribeirão Preto (SP), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Fonte: Agência Brasil

À ESPERA DE INVERNO >> Seca se expande pelo Nordeste e já atinge municípios da Costa Leste, mostra imagem de satélite do LAPIS



A imagem de satélite da cobertura vegetal, elaborada semanalmente pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), mostra que a seca já atinge municípios da Costa Leste do Nordeste brasileiro.

Praticamente toda a região Nordeste é afetada por seca intensa nesse período. Inclusive, municípios do Maranhão, enfrentam estiagem moderada. No norte de Minas Gerais, que faz parte do Semiárido brasileiro, também há registro de seca moderada.

Leia a análise completa no artigo radiografia da seca, clicando no botão abaixo 👇👇👇


Fonte: LAPISMET lapismet.oficial@gmail.com

LITERATURA SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO >> Procedimento do MPF dá origem a livro sobre edificações da 2ª Guerra em Natal

Obra traz detalhes de 27 locais e estruturas que desempenharam papel relevante na participação da capital potiguar no conflito mundial

Em 14 de março deste ano, quando o pesquisador Rostand Medeiros entrou no prédio do Ministério Público Federal (MPF) em Natal para participar de uma audiência extrajudicial, não imaginava que retornaria ao mesmo local, no fim de novembro, para apresentar o livro cuja publicação é fruto da parceria iniciada exatamente nessa reunião oito meses antes. O tema, da audiência, era a adoção de medidas para resgate, preservação e valorização do patrimônio histórico do Rio Grande do Norte relativo à 2ª Guerra Mundial. Já o livro – que se chama “Lugares de Memória” - reflete exatamente uma das iniciativas pretendidas pelo MPF.

Em suas 170 páginas, a obra traz informações, curiosidades e imagens de edificações e estruturas existentes na capital potiguar durante o conflito mundial, encerrado em 1945. Nesta sexta-feira, 29, Rostand Medeiros fez questão de agradecer o apoio e o incentivo do MPF e entregou exemplares do livro diretamente aos procuradores da República Victor Mariz, que convocou a audiência de março, e Cibele Benevides, que chefia a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte.

O procedimento do MPF que estimulou o escritor a transformar em livro a pesquisa iniciada quatro anos antes (quando elaborou, a pedido do Ministério Público Estadual, um relatório preliminar sobre os locais utilizados pelas forças militares norte-americanas em Natal e Parnamirim durante a 2ª Guerra) prossegue tramitando na Procuradoria da República e vem acompanhando a situação desse patrimônio, de grande potencial histórico, turístico e cultural.

Nos agradecimentos incluídos no livro, além do procurador da República e do próprio Ministério Público Federal, Rostand Medeiros também registra o apoio do analista de Direito Leonardo Batista e da estagiária Bárbara Suellen Fonseca, “pela ajuda sempre presente”. Sobre Victor Mariz, o autor enaltece a “confiança, atenção, corretos apontamentos e ajuda proporcionada durante o processo de pesquisa e elaboração final do material”.

Obra – Lugares de Memória traz como subtítulo “Edificações e estruturas históricas utilizadas em Natal durante a Segunda Guerra Mundial” e apresenta informações e imagens (atuais e antigas) de 27 locais de Natal que possuem ligação com a participação do Brasil no conflito, incluindo quartéis, hospitais, sedes de companhias aéreas, bares, cabarés, hotéis, clubes militares, residências de oficiais e do cônsul norte-americano, entre tantos outros pontos que ainda mantêm as características de sete décadas atrás, ou cujos prédios originais deram lugar a novas edificações.

Publicado pelo Caravela Selo Cultural, o livro contou em sua fase de pesquisa com o apoio do presidente da Fundação Rampa, Leonardo Dantas, e do diretor do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, além de vários outros escritores e amigos do autor. O prefácio é do jornalista e escritor Carlos Peixoto e o texto abre com a palestra do ex-governador Juvenal Lamartine, proferida em 1939 - sete meses antes da deflagração da guerra - e que já previa não só o conflito, como o envolvimento da capital potiguar. Já os 27 locais foram divididos em cinco partes, conforme os bairros: Santos Reis, Rocas, Ribeira, Petrópolis e Tirol.

Autor – Rostand Medeiros é escritor, pesquisador e membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN, além de técnico e guia de turismo credenciado pela Embratur. Autor do livro “João Rufino: um visionário de fé” e das biografias “Fernando Leitão de Moraes: das serras canaviais uma cidade do sol” e “Eu não sou herói: a história de Emil Petr”; é ainda coautor de “Os cavaleiros do céu: a saga do voo Ferrarin e Del Petre”; e produziu o documentário “Chapéu Estrelado”, sobre a trajetória do bando de Lampião em terras potiguares, no ataque a Mossoró em 1927.