sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Consult/Band Senado: Fátima Bezerra venceria todos os candidatos

O BlogdoBG publica hoje pesquisa de opinião encomendada pela Band Natal ao instituto Consul.



Foram entrevistadas 1700 pessoas em todas as regiões do RN entre os dias 14 e 18 de agosto de 2013.



Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2.3%, com confiabilidade de 95%.



Se a eleição fosse hoje, em qual desses nomes citados o(a) sr.(a) (você) poderia vir a dar o seu voto para Senador do RN? (pergunta estimulada)

Consult Band Senado

Complexo Cultural de Natal realiza IV Mostra de Dança de Popular neste sábado



Mostra tem como objetivo apresentar, ao público, a dança como uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música, caracterizada pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre)

O Complexo Cultural de Natal, administrado pela UERN, participa da programação do Agosto da Alegria, com a realização de sua IV Mostra de Dança de Popular.

A mostra tem como objetivo apresentar, ao público, a dança como uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música, caracterizada pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).

O evento será composto por diversos números de dança executados por profissionais e alunos de academias, grupos, escolas e profissionais ligados à dança de Natal e cidades vizinhas, em performances de todas as danças folclóricas, étnicas (irlandês, espanhol, etc.), danças populares e urbanas (tango, forró, samba, bolero) e Dança do Ventre.

A Mostra será neste sábado (24), a partir das 18h, no Teatro do Complexo Cultural de Natal, que fica na Av. João Medeiros Filho s/n, Bairro Potengi, zona Norte da capital. 
 
Fonte: Novo Jornal

Natal vai receber cinco mil participantes para o Congresso dos Jogos Escolares da Juventude



Natal vai sediar no período de 5 a 9 de setembro o Congresso dos Jogos Escolares da Juventude Brasileira que tem como tema “Nova Visão do Esporte Educacional no Brasil” e durante este período vai receber 5 mil participantes no ginásio de esportes Nélio Dias na Zona Norte. Natal. O evento é uma promoção do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministérios do Turismo e da Educação, com apoio do governo do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Natal.   O secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril se reuniu com o secretário estadual de Esporte e Lazer, Joacir Bastos para adotarem as medidas que serão implantadas durante o Congresso dos Jogos Escolares da Juventude Brasileira em Natal..

Como estamos em baixa estação a realização do Congresso vai suprir a demanda da rede hoteleira, além da geração de empregos indiretos neste período, ressalta o secretário Fernando Bezerril. “Além disso colocará Natal na vitrine da mídia nacional e de quebra mostrará o melhor potencial turístico da nossa cidade”. 

“São 27 Estados neste megaevento que vai colocar Natal e o Rio Grande do Norte na mídia nacional e além fronteiras brasileiras”, destacou Joacir Bastos adicionando que “É um encontro singular com recorde de presenças de participantes e de milhares de turistas que prestigiará os jogos escolares”.

Aproveitando o evento, com a presença do ministro Aldo Rabelo, da governadora Rosalba Ciarlini, do prefeito Carlos Eduardo além das demais autoridades será finalmente inaugurada a pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Com a nova pista de atletismo, o Rio Grande do Norte fica habilitado para sediar quaisquer eventos nacionais e internacionais, pois a nossa grande dificuldade de trazer para Natal um congresso desse porte era justamente por falta de uma pista padrão internacional e devidamente aprovada pelo Comitê Olímpico Brasileiro e Internacional”, disse Joacir. Acrescentando que mais de 14 modalidades esportivas serão realizadas durante o evento, e que cada comitiva está composta por 123 integrantes, e que em Natal será realizada a 2ª Reunião Ordinária dos Fóruns das Secretarias Estaduais de Esportes.

O Congresso dos Jogos Escolares da Juventude Brasileira contará com as presenças dos ministros Aldo Rabelo (Ministério dos Esportes) e Aluízio Mercadante (Educação), além de Carlos Artur (presidente do COB – Comitê Olímpico Brasileiro), Luciano Cabral (presidente da CBDU – Confederação Brasileira de Desportivos Universitários), Antonio Hora (presidente do CBDE – Confederação Brasileiro do Desporto Escolar), Antonio Nascimento (Secretário Nacional ode Futebol do Ministério do Esporte), Ricardo Copelle (Secretário Nacional do Esporte Educacional do Ministério da Educação).

Fonte: Nominuto.com

Oportunidade >> SINE oferece 209 vagas de emprego nesta sexta no RN



O Sistema Nacional de Emprego(SINE) oferece 209 vagas nesta sexta-feira(23), em todos os níveis de escolaridade, para Natal, região metropolitana, Mossoró e outras cidades. Procure o quanto antes uma Unidade do SINE Estadual mais próxima de sua casa. Não se esqueça de levar Carteira Profissional de Trabalho, Nº do PIS, RG, CPF e os comprovantes de residência e escolaridade.

VAGAS NATAL E REGIÃO

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Comunicado


COMUNICADO OFICIAL PARA ASSINANTES INTERJATO

Caro (a) Cliente,

Sempre pensando na melhoria dos seus serviços, a Interjato Soluções - o seu provedor de Internet em Lajes - tem a satisfação de informar que a partir de SETEMBRO DE 2013 oferecerá a todos os seus assinantes um aumento significativo na sua velocidade de conexão contratada, dando ainda mais vantagens e segurança ao serviço que você já tem e usufrui com a Interjato.

Este upgrade de velocidade está sendo possível em função de investimentos pesados na ampliação de sua rede própria em várias cidades do interior do Rio Grande do Norte. Além disso, a Interjato também conseguiu uma importante negociação de link com seus fornecedores diretos, possibilitando estes benefícios.

Confira abaixo a tabela de migração das velocidades:
Velocidade
Upgrade para
150kbps e 300kbps
1MB
500kbps
1,5MB
750kbps
2MB
1MB
3MB

Para solicitar o aumento de velocidade, basta ser um assinante residencial em Lajes/RN e entrar em contato com o Suporte Técnico da Interjato através do telefone 4008.4000. O solicitante terá que informar um e-mail válido ou criar um e-mail Interjato para ter acesso a esta grande benefício que só a Interjato oferece a você.

Desde já, agradecemos a sua atenção,

Equipe Interjato
4008-4000 / 0800 889 8889

Bispos do RN emitem nota de solidariedade às famílias atingidas pela Barragem de Oiticica

Bispos RN Os bispos do Rio Grande do Norte, do Regional Nordeste II, emitiram na última semana uma nota de solidariedade às famílias que serão desapropriadas pela construção da Barragem de Oiticica e pelo projeto de irrigação da Chapada do Apodi.

Assinam a nota os bispos da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana e pela Diocese de Caicó, Monsenhor Ivanoff da Costa Pereira, administrador diocesano.

Os bispos destacam a realidade de sofrimento enfrentada pelas famílias que “vivem as incertezas geradas pelo Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, planejada pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), através de decreto de desapropriação do Governo Federal, e pela construção da Barragem de Oiticica, no Seridó”. Segundo a nota, a construção da barragem atingirá diretamente a população dos municípios de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando.

Eles pedem que os fiéis e a sociedade civil organizada colaborem para que os direitos das famílias campesinas atingidas pelo Projeto Apodi seja resguardado, reafirmam a importância de valorizar e apoiar o seu modo de produção solidário, baseado na agricultura familiar e indicam a necessidade de diálogo “transparente e honesto” de todos os envolvidos para resolver a questão.

A nota ainda reconhece a importância que terá para toda a região do Seridó potiguar a construção da Barragem de Oiticica, porém, afirmam que “a todos se impõe o compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais das famílias que serão atingidas diretamente pela construção dessa barragem”.

Ao final, os bispos destacam a visita pastoral que irá ocorrer no dia 04 de setembro, às 10 horas, no Projeto de Construção da Barragem Oiticica, em Barra de Santana, Jucurutu; e às 17 horas, no Acampamento das Famílias no Projeto do DNOCS, na Chapada do Apodi.

“Cremos que o respeito à pessoa humana e às famílias atingidas por esses projetos, deve orientar todos na busca das melhores soluções que amenizem o sofrimento dessas famílias, restituindo-lhes a esperança e a crença de que continuarão a ser sujeitos protagonistas de suas histórias e do próprio desenvolvimento social, econômico e político, como expressão maior da fé que se traduz no compromisso com a vida e com a dignidade humana”, finalizam.

Do Portal A12

Proibição da venda de produtos não saudáveis em cantinas de escolas segue para a Câmara


Ângela acredita que projeto vai uniformizar medidas de combate à obesidade
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) concluiu ontem — com uma votação suplementar do substitutivo apresentado na semana passada — a análise da proposta que proíbe a venda de bebidas com baixo teor nutricional e alimentos com alto nível de açúcar, de sódio ou de gorduras saturada e trans em cantinas de escolas da rede de educação básica.

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 406/2005 precisou de turno suplementar de votação por tramitar em decisão terminativa na comissão e ter sido aprovado por meio de substitutivo da senadora Ângela Portela (PT-RR). Agora, a matéria, apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), poderá ser enviada para análise da Câmara, caso não haja recurso para que seja examinada no Plenário.

Em seu parecer, Ângela destacou que o avanço da obesidade infantil e das doenças relacionadas à dieta motivou estados e municípios a restringirem a venda, nas escolas, de produtos alimentícios considerados não saudáveis.

Para ela, a proposta amplia e uniformiza essas medidas governamentais que já estão sendo tomadas.

Pelo substitutivo, os estabelecimentos que não observarem a determinação serão punidos de acordo com a legislação sanitária e não poderão ser licenciados nem ter alvarás renovados.

Fonte: Jornal do Senado

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Governo Rosalba = RN em greve >> Trabalhadores da Emater também vão paralisar atividades

Trabalhadores da Emater/RN resolveram aderir à greve geral nacional unificada do dia 30 de agosto. Tem mais: vão paralisar atividades num protesto de advertência entre os dias 2 e 6 de setembro.

Segundo o movimento, “o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) continua escamoteando e procrastinando o pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos trabalhadores da Emater/RN, uma conquista de muitos anos de luta, concebida no ano de 2010.

Com o pagamento de apenas 30% em setembro de 2010, o restante de 70% ficou para ser pago em 2011. Já no Governo de Rosalba Ciarlini, o sindicato da Administração Indireta (SINAI), em conjunto com a categoria, tentou, por várias vezes solucionar a demanda, sem sucesso. Foram realizadas duas greves no ano, pelo pagamento do PCCR.

Em 2012, ainda de acordo com o entendimento da categoria, o Sindicato buscou a justiça na tentativa de ver solucionado o problema. O TJRN reconheceu o direito da categoria, determinando o seu pagamento, a todos os trabalhadores, ativos e inativos. O Governo recorreu à instância superior e conseguiu suspender a decisão.

Curso de Formação para Eleitos do PT será realizado em Natal

Curso_Formação_politica_PT_-_convite
Com o objetivo de contribuir para o planejamento e desenvolvimento dos planos de governo e de atuação parlamentar, a Escola Nacional de Formação do PT (ENF/PT) vem ao Rio Grande do Norte, para ministrar um curso para os prefeitos e vereadores do partido eleitos em 2012, preferencialmente os de primeiro mandato.

Baseado nas diretrizes e eixos conceituais comuns do Modo Petista de Governar e Legislar e do Projeto do PT para o Brasil, o curso para eleitos possuí carga horária de 14 horas e assuntos como Participação Popular e Cidadã, Controle Social,  Desenvolvimento Sustentável, Políticas Sociais, Gestão Ética, Desenvolvimento Urbano e Rural entre outros.

A Escola Nacional de Formação conta com apoio de vídeo-aulas e material didático exclusivamente preparado para esta finalidade. As atividades são ministradas por formadores capacitados. Todo o material também fica disponível on-line, no portal ENF, como apoio para que formadores locais realizem cursos para os ausentes.

A Formação Para Novos Eleitos acontecerá entre os dias 23 e 25 de agosto, no hotel Ponta do Sol, Ponta Negra – Natal.

Com informações da ENF/PT

Evento no Parque das Dunas marcará a XII Semana de Psicologia em Natal

O evento “Psicologia no Parque”, promovido pela quarta vez pelo CRP-RN, será no domingo, dia 25 de agosto a partir das 14h, no Parque das Dunas. Ele integra a programação da XII Semana Norte-Riograndense de Psicologia e tem a proposta de reunir os estudantes e profissionais da psicologia na realização de atividades voltadas para o público presente no parque, mostrando o fazer dos psicólogos e proporcionando momentos de lazer e entretenimento aos presentes nesse dia, através de oficinas e vivências que ajudarão a divulgar o trabalho do psicólogo para a sociedade. Confira a programação:

- Atividade 1: “Oficina de pensamentos” à Facilitadores: Sandra Uchoa, Leandro Silva e Martina Galvão

- Atividade 2: “Ser, ter, fazer”, interface de psicologia e arteterapia à Facilitadores: Márcia Bottini e Luzia Sampaio (público alvo: idosos).

- Atividade 3: “Quem Brinca e Canta, seus Monstros Espanta”à Facilitadores: Elayne Cristina do Nascimento Costa;Lisieux Rejane Braga Lemos;Micheline Iara da Silva Teixeira;Sayonara Chrisitane Gomes de Melo Macêdo;Udo Dirkschneider Mendes Maciel; Supervisão: Ana Raquel Nascimento de Andrade (público alvo: crianças)

- Atividade 4:” Bebês Prematuros: recém-guerreiros em favor da vida”àFacilitadores: Darliane Dantas de Oliveira; Élida Maria de Souza Brito.

- Atividade 5:” Corpo em Poesia” à Facilitadores: Ana Tereza Coelho; Palloma Nunes; Supervisão: Ana Patrícia Peixoto e Ana Kelly de Almeida.
O evento “Psicologia no Parque”, promovido pela quarta vez pelo CRP-RN, será no domingo, dia 25 de agosto a partir das 14h, no Parque das Dunas. 
 
Ele integra a programação da XII Semana Norte-Riograndense de Psicologia e tem a proposta de reunir os estudantes e profissionais da psicologia na realização de atividades voltadas para o público presente no parque, mostrando o fazer dos psicólogos e proporcionando momentos de lazer e entretenimento aos presentes nesse dia, através de oficinas e vivências que ajudarão a divulgar o trabalho do psicólogo para a sociedade. Confira a programação:

- Atividade 1: “Oficina de pensamentos” à Facilitadores: Sandra Uchoa, Leandro Silva e Martina Galvão

- Atividade 2: “Ser, ter, fazer”, interface de psicologia e arteterapia à Facilitadores: Márcia Bottini e Luzia Sampaio (público alvo: idosos).

- Atividade 3: “Quem Brinca e Canta, seus Monstros Espanta”à Facilitadores: Elayne Cristina do Nascimento Costa;Lisieux Rejane Braga Lemos;Micheline Iara da Silva Teixeira;Sayonara Chrisitane Gomes de Melo Macêdo;Udo Dirkschneider Mendes Maciel; Supervisão: Ana Raquel Nascimento de Andrade (público alvo: crianças)

- Atividade 4:” Bebês Prematuros: recém-guerreiros em favor da vida”àFacilitadores: Darliane Dantas de Oliveira; Élida Maria de Souza Brito.

- Atividade 5:” Corpo em Poesia” à Facilitadores: Ana Tereza Coelho; Palloma Nunes; Supervisão: Ana Patrícia Peixoto e Ana Kelly de Almeida.
 
Fonte: facebook  Conselho Regional de Psicologia do RN

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Estados e Municípios já podem aderir ao Programa Estação Juventude



Os estados e municípios que tenham interesse em aderir ao Programa Estação Juventude deverão enviar suas propostas e respectivos planos de trabalho, por meio do SICONV, até o dia 13 de setembro de 2013, impreterivelmente.

Os estados e municípios que tenham interesse em aderir ao Programa Estação Juventude deverão enviar suas propostas e respectivos planos de trabalho, por meio do SICONV, até o dia 13 de setembro de 2013, impreterivelmente. O Programa está inscrito no SICONV sob o número 2010120130002. Serão selecionados projetos para o ano de 2013 e 2014 para municípios no valor máximo de financiamento pela SNJ, para cada projeto, de R$ 258.000,00 (duzentos e cinqüenta e oito mil reais), para estados o valor máximo de financiamento pela SNJ será de R$ 633.000,00 (seiscentos e trinta e três mil reais).

Rede Estadual de Educação >> SINTE/RN desmente aumento de 76,8% propagado pelo governo



A direção do SINTE/RN esclarece as inverdades propagadas pela secretária estadual de educação Betânia Ramalho sobre um aumento salarial de 76,8%. Na verdade, trata-se do cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional. Depois de 83 dias de greve em 2011 e por força da lei, o Governo fez incorporações de abono de setembro a dezembro deixado pela g gestão anterior e concedeu um percentual de 15,85% aos educadores de nível médio para chegar ao piso nacional.

Em 2012, mais um vez por força da lei do piso, foi concedido 22,22% e em 2013 o piso salarial foi ajustado em 7,79%. Ao longo desses três anos de luta o total de reajuste do piso foi de 52,89%.

Os profissionais portadores de licenciatura curta e licenciatura plena tiveram ao longo desse período de luta 64,3%. Para chegar aos 76,8%, alegados pelo Governo, a secretária usou a tabela salarial de 2009, quando havia o abono como complemento ao piso salarial nacional.

Todos esses dados podem ser comprovados nos contra cheques dos profissionais e na verdade foram conseguidos através da luta da categoria. Mesmo sendo determinadas em lei, o Governo Rosalba precisou ser pressionado para cumpri-las. 

Fonte: Sinte/RN

Mossoró >> Fórum debate 23 anos da Constituição Federal



Está definido para os dias 22 e 23 deste mês, quinta e sexta-feira próximas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Mossoró, a realização do I Fórum de Direito Constitucional de Mossoró. A coordenação científica é do professor-juiz José Herval Sampaio Júnior.

O tema central estará em cima dos “23 anos da promulgação da Constituição Federal – Perspectivas atuais do Direito Constitucional”.

As inscrições podem ser feitas na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do RN (UERN), através do número (84) 3315-2207.

A carga horária é de 20 horas com sete palestrantes, entre eles o promotor público Flávio Côrte e juiz José Herval Sampaio Júnior.

Fonte: Blog  de Carlos Santos

Diálogos sobre a diversidade

Para o professor de antropologia Luiz Assunção, as obras trazem discussões que objetivam desconstruir o preconceito que existe

País-continente caracterizado pela diversidade cultural, o Brasil é uma grande salada étnica que liquidifica o conjunto de símbolos indígenas com as tradições africanas e os costumes do homem branco europeu. Mesmo após cinco séculos, os ingredientes dessa mistura – vista no exterior como algo exótico – ainda é uma incógnita para a maioria dos tupiniquins, um desconhecimento da própria origem que aflora sob a forma de intolerância e preconceito. Para iluminar os caminhos que revelam a essência desse Brasil tropical, dois livros reúnem uma série de estudos e pesquisas que dialogam com a  temática: “Um Barco: experiências etnográficas e diálogos com as culturas populares” e “Da minha folha: múltiplos olhares sobre as religiões afro-brasileiras”.

Para o professor de antropologia Luiz Assunção, as obras trazem discussões que objetivam desconstruir o preconceito que existe

Os títulos, ambos organizados pelo professor Luiz Assunção, do Departamento de Antropologia da UFRN, serão lançados nesta terça-feira, às 18h, na livraria Cooperativa Cultural, Centro de Convivência da Universidade Federal. Apesar do teor acadêmico do conteúdo, os textos são trabalhados para chegar de forma acessível ao grande público. “São discussões necessárias para desconstruir o preconceito que existe”, adiantou.

36 mil famílias do RN terão que fazer recadastramento no Bolsa Família



Os beneficiários do Bolsa Família que não atualizaram suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos dois anos devem procurar, a partir deste mês e até 17 de janeiro do ano que vem, a gestão municipal do programa para fazer alterações ou confirmar os dados. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que coordena o programa, estima que 1,8 milhão de famílias no país estão nessa condição. No Rio Grande do Norte, segundo o órgão, são mais de 36 mil famílias que necessitam fazer a atualização dos dados cadastrais. Após o prazo, o benefício pode ser bloqueado.

No Rio Grande do Norte, exatamente 36.136 famílias terão que fazer o recadastramento. Ao todo, o estado tem 357.890 famílias inscritas no programa do governo federal. Esse equivale a, segundo o MDS, 10,1% da folha de pagamento de julho.

Segundo o secretário Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva, manter os dados atualizados é a melhor maneira de acessar os cerca de 20 programas sociais das três esferas de governo que usam o Cadastro Único, e continuar recebendo o Bolsa Família. Ele enfatizou que mesmo que não haja alterações a serem feitas, as famílias devem procurar a rede assistencial do município.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pedra Preta: Prefeito exonera treze cargos comissionados do 2º escalão

Prefeito Luiz Antonio exonera cargos comissionados

No município de Pedra Preta, o prefeito Luiz Antônio Bandeira de Souza (PSDB), de uma canetada só exonerou treze cargos comissionados do segundo escalão. As portarias de exoneração, datadas de quinta-feira(15) foram publicadas na edição desta segunda-feira(19) do Diário Oficial dos Municípios. Também foi publicada portaria de nomeação de Otávio Freitas de Souza para o cargo de Chefe do Setor de Contabilidade da Secretaria Municipal de Finanças.
Confira a relação das exonerações e seus respectivos cargos:

Cristiano Bilinha Bezerra – Motorista especial do Gabinete;
Izabel Cristina Câmara  Chagas – Assessora Técnica  de Gabinete;
Márcio Francisco de Lima – Coordenador de Extensão Rural na Sec. De Agricultura;
Karla Vanessa Henrique Rodrigues – Assessora Técnica na Sec. De Finanças;
Otávio de Freitas Souza – Assessor Técnico na Sec. De Finanças;
Francisco Luiz Câmara de Souza – Assessor Técnico na Sec de Educação;
Josimarque da Câmara – Assessor Técnico na Sec. De Saúde;
Maria Rosimar Medeiros Oliveira Bandeira – Sec. Adjunta de Administração;
Ewerton de Lima Júnior – Assessor Técnico da Sec. De Assistência Social;
Valéria de Souza Pegado – Assistente Social;
Maria da Conceição dos Santos Josua – Psicóloga;
Diogenys Cesar Felix de Lima – Che do setor de contabilidade;
Geomara Camila de Paiva – Coordenadora do CRAS.
 Fonte: Blog de Lajes

19 de agosto - Dia do Historiador