sábado, 26 de maio de 2018

VENHA PARTICIPAR! >> Vamos todos mostrar nosso apoio a Lula, o melhor Presidente que esse país já teve!

DESTAQUE LAJENSE >> Eloy CIA Teatral mais uma vez selecionada para o festuern como uma das melhores propostas de encenação teatral!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Fonte: Página da Eloy CIA Teatral no Facebook

URGENTE: diga não ao conflito de interesse na ANS!

Idec
O Presidente Michel Temer indicou duas pessoas muito inadequadas para serem novos diretores da ANS, a agência que cuida dos planos de saúde. Um deles, Rogério Scarabel Barbosa, é advogado e atualmente defende empresas junto a agências reguladoras, dentre elas a própria ANS. O segundo indicado, Davidson Tolentino de Almeida, estaria envolvido em esquema de corrupção na Lava Jato, conforme noticiado em matéria do Jornal Nacional (TV Globo), ainda em apuração.

Essas nomeações são totalmente inadequadas. Imagine alguém que defende empresas sendo nomeado diretor com função de fiscalizar as mesmas empresas que ele já defendeu? E uma pessoa sobre a qual pairam investigações delicadas?

Nós sabemos que a qualidade das regras feitas por uma agência reguladora está diretamente relacionada a como os diretores dessas agências aceitam ou não a influência das empresas e partidos. Precisamos lutar para que esses cargos sejam ocupados por quem tem conhecimento técnico e compromisso com o interesse público!

Depois de indicados pelo Presidente da República, esses nomes são sabatinados pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, presidida pela Senadora Marta Suplicy e, se forem aprovados, vão para votação no plenário do Senado. 
Ajude o Idec a pressionar pela rejeição desses indicados.

Envie um e-mail para marta.suplicy@senadora.org.br e cas@senado.gov.br com o texto abaixo: 

Cara Senadora,

Há conflito de interesse e outros problemas graves nas indicações dos Srs. Rogério Scarabel Barbosa e Davidson Tolentino de Almeida para a diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

Queremos que a Comissão de Assuntos Sociais do Senado REJEITE os indicados. Demandamos uma ANS livre da influência das empresas e interesses político-partidários”.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> Após muita luta do SINTE/RN, Lei de reajuste do Piso é publicada no Diário Oficial desta sexta (25)

A Lei que vai garantir a correção do Piso Salarial 2018 da Rede Estadual foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (25). Veja a publicação AQUI.
Agora a luta da direção do SINTE/RN é pela execução imediata da Lei do reajuste do piso: “Estamos exigindo o pagamento já na folha de maio, com retroativo a abril”, afirmou o coordenador geral do SINTE/RN, professor Rômulo Arnaud.

HOJE EM NATAL >> Tributo a Pink Floyd nesta sexta-feira (25)



Uma das bandas mais influentes e cultuadas do rock, Pink Floyd será homenageada com um tributo no Buds Pub, nesta sexta-feira (25), a partir das 21h. A banda potiguar Side Control promete tocar em seu repertório as músicas mais marcantes do grupo inglês como Another Brick in The Wall, Comfortably Numb e Wish You Here. A entrada custa R$ 10.
A banda Side Control surgiu no ano de 2011 e atualmente conta com os músicos Thiago Augusto (Bateria e voz) Jeremy Hadriel (Guitarra e voz) Jonas Gomes (Baixo e Voz) e Gilson Lord (teclados). O grupo é conhecido na cidade e já participou dos principais festivais de rock do RN.
Tributo Pink Floyd
Data: Sexta-feira (25)
Horário: 21h
Local: Buds Pub
Entrada: R$ 10,00

MOVIMENTO LAJES COM LULA >> Neste sábado dia 26, às 15:00 h no Balneário do Otaviano!

quarta-feira, 23 de maio de 2018

RECOMENDAÇÃO >> João Câmara: MPRN recomenda elaboração de plano de saneamento básico

João Câmara: MPRN recomenda elaboração de plano de saneamento básico
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de João Câmara o cumprimento das obrigações assumidas junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para garantir a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
 
As obrigações assumidas pela Prefeitura constam no Termo de Execução Descentralizada (TED), que tem como meta a capacitação e o apoio técnico da elaboração dos planos de 86 cidades do Rio Grande do Norte, dentre eles João Câmara. Na recomendação da 1ª Promotoria de Justiça da comarca, foi especificada a necessidade de que o poder público municipal finalize alguns produtos para atingir o objeto do TED. 
 
Assim, a Prefeitura deve providenciar os relatórios da prospectiva e planejamento estratégico e dos programas, projetos e ações; o plano de execução; a minuta do projeto de lei do Plano Municipal de Saneamento Básico; o relatório de indicadores de desempenho do Plano; o sistema de informações para auxílio à tomada de decisão e o relatório final.
 
Por meio do TED, ficou designado como responsabilidade de cada município integrante do termo a  indicação de técnicos municipais mediante a instituição, por portaria, do comitê executivo; a participação das oficinas de capacitação; o fornecimento da logística necessária para a mobilização social; a apresentação da minuta do plano de saneamento básico, bem como a minuta da lei municipal que condiciona sua validação e implementação, dentre outras providências. 
 
Pelo cronograma do TED, os gestores municipais já deveriam ter finalizado a elaboração de todos os produtos. Confira aqui a íntegra da recomendação.

NECESSIDADE DE PRESERVAÇÃO >> Estudo internacional inédito aponta risco de perda de 82% dos campos rupestres no país

Áreas abrigam mais de 5000 espécies de plantas e um dos níveis mais altos de endemismo no mundo. (Foto: Ricardo Solar)

Este ecossistema ímpar ocorre em solos pobres em nutrientes e sob condições ambientais extremas, em geral nas montanhas de quartzo e ferro de Minas Gerais e Bahia.

Este ecossistema ímpar ocorre em solos pobres em nutrientes e sob condições ambientais extremas, em geral nas montanhas de quartzo e ferro de Minas Gerais e Bahia. Até pouco tempo atrás, os campos rupestres foram poupados das principais intervenções humanas de agricultura e pecuária intensiva. No entanto, recentemente, estas áreas têm experimentado uma das mais extremas mudanças no uso da terra entre todos os ecossistemas brasileiros, sofrendo com políticas precárias que levam a intensas atividades de mineração, turismo descontrolado e construção de estradas mal planejadas.
Um estudo desenvolvido em colaboração entre pesquisadores da Unesp Rio Claro, Standford University (dos EUA) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), alerta para mudanças no uso do solo que podem levar à perda de 82% desses ecossistema no futuro, prejudicando o acesso à água e a segurança alimentar em escala regional. Os campos rupestres são complexos vegetacionais antigos, datando de milhares de anos e megadiversos, que abrigam mais de 5000 espécies de plantas e um dos níveis mais altos de endemismo no mundo.
A descoberta de grandes reservas minerais, a adoção de políticas de conservação ineficazes e mudanças climáticas em curso estão ameaçando esse ecossistema. O artigo, co-autorado por pesquisadores da UFMG, Unesp de Rio Claro e Stanford University (EUA), lançam luz sobre as ameaças severas impostas pelas mudanças no uso da terra sobre os campos rupestres, modelando sua distribuição futura sob diferentes cenários de mudanças climáticas.
O estudo inédito faz uma previsão catastrófica que, se não for interrompida, levará à perda de 82% desse ecossistema no futuro, impactando os serviços ecossistêmicos em escalas regionais, incluindo água e segurança alimentar, potencialmente afetando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil.

terça-feira, 22 de maio de 2018

AOS MIDIOTAS DE PLANTÃO >> A mídia golpista e suas contradições nacionais com relação a Lula e a toda esquerda

"Que interessante dona @[150312925065096:274:Rede Globo] 😏"

SOCORRO A NATUREZA! >> Polícia Militar e IBAMA prendem 27 pessoas em campeonato ilegal de caça no RN


Torna-se necessário que esse tipo de operação realizado por esses órgãos ambientais também venha ser realizado em nossa Serra do Feiticeiro aqui em Lajes, pois temos notícias que esse tipo de "campeonato" também ocorre naquele local, contribuindo de forma direta para a extinção de várias espécies de animais silvestres já ameaçadas como: pebas, tatus, veados, aves... 
E um agravante nesse contexto é que os integrantes desse tipo de cação não são caçadores em busca de alimentos, mas sim de pessoas que vem fazer essa matança simplesmente por esporte e até por comércio. 
A natureza pede socorro!
Polícia Militar e IBAMA prendem 27 pessoas em campeonato ilegal de caça no RNUma operação conjunta da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) com a Polícia Militar resultou na prisão de 27 pessoas nas cidades de Currais Novos e São Vicente, no interior do Rio Grande do Norte, no domingo, 20. Todos os presos participavam de um campeonato de caça.
Foram apreendidos quatro tatus verdadeiros e sete tatus-peba, além de dezenas de armadilhas, 18 veículos, armas e cachorros.
Participaram da operação equipes da Polícia Ambiental de Caicó e Natal, PMs de Currais Novos e equipes do IBAMA.

ANA abre audiência sobre indicadores de desempenho do serviço de adução de água da transposição


Rio São Francisco (BA)

Entre 2 de maio e 2 de junho, a Agência Nacional de Águas (ANA) receberá sugestões, em audiência pública não presencial, para a minuta (rascunho) de resolução sobre a implementação de indicadores para permitir a avaliação da prestação do serviço de adução de água bruta. Esta função será exercida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), operadora federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), também conhecido como transposição do São Francisco. 
Na página de audiências públicas da ANA estão disponíveis a minuta da resolução que a instituição editará sobre o tema e a minuta do anexo deste normativo. Também consta uma nota técnica da Agência a respeito do assunto. Com estas informações, os interessados em participar poderão enviar suas propostas tanto por meio da página de audiências quanto pelo serviço de e-Protocolo. 
De acordo com a atual minuta da resolução, a proposta da ANA é que haja cinco indicadores de avaliação da prestação do serviço de adução de água bruta pela operadora federal do PISF. São eles: fornecimento de água, qualidade da água, disponibilidade de medição confiável, índice de eficiência energética e perdas totais. O documento também estabelece que até 1º de janeiro de 2021 a viabilidade dos indicadores estará sob avaliação. 
Na minuta do anexo I da proposta de resolução está o detalhamento dos cinco indicadores, contendo informações, como: objetivo de cada um, unidade de medida, forma de medição, início da vigência, periodicidade para revisão dos parâmetros, periodicidade de cálculo ou aferição, órgão fiscalizador, entre outras. 
PISF 
O PISF busca levar água do Velho Chico a 12 milhões de pessoas em 390 municípios no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, estados vulneráveis à seca. O Projeto também tem o objetivo de beneficiar 294 comunidades rurais às margens dos canais. O empreendimento abrange a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, nove subestações de 230 quilowatts, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis. 
Com o PISF o rio São Francisco deverá garantir o abastecimento de água desde grandes centros urbanos da região, como: Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Mossoró (RN). Centenas de pequenas e médias cidades inseridas no Semiárido deverão ser beneficiadas com a água do Velho Chico, priorizando a política de desenvolvimento regional sustentável. 
No Eixo Norte, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos seguintes municípios: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante, em Pernambuco; Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, no Ceará; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba. Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e a cidade paraibana de Monteiro. 
Rio São Francisco 
O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra (MG), e chega a sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A área possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% dessa região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

QUEM É QUEM NA HISTÓRIA >> A necessidade de uma consciência de classe!

CONTRA AS IDEIAS FASCISTAS >> Facebook remove 2,5 milhões de posts com discurso de ódio em 6 meses


Logo Facebook

O Facebook retirou do ar 2,5 milhões de publicações que foram identificadas como contendo discurso de ódio no primeiro semestre do ano. A informação foi divulgada no relatório de transparência da plataforma, publicado pela primeira vez na semana passada. O documento traz os resultados das ações de moderação de conteúdo praticadas pela empresa, como o monitoramento e a exclusão de mensagens publicadas.
A avaliação é feita com base em diretrizes estabelecidas pela companhia. Segundo elas, discurso de ódio é considerado “um ataque direto a pessoas com base no que chamamos de características protegidas: raça, etnia, nacionalidade, filiação religiosa, orientação sexual, sexo, gênero, identidade de gênero e doença ou deficiência grave”, além do status migratório. “Ataques” são “discursos violentos ou degradantes, declarações de inferioridade ou incentivo à exclusão e segregação”.
O Facebook também excluiu 3,5 milhões de conteúdos violentos. Estes são definidos nas diretrizes como uma mensagem “que exalte a violência ou celebre a humilhação ou o sofrimento de outras pessoas”. São permitidas publicações com imagens explícitas em alguns casos mas, segundo a empresa, “para ajudar as pessoas a gerar conscientização sobre algumas questões”.
O monitoramento de conteúdo do Facebook identificou e derrubou 21 milhões de conteúdos de nudez ou pornografia. A empresa estima que a cada 10 mil publicações, entre 7 e 9 traziam algum tipo de conteúdo que violava os padrões sobre nudez ou pornogafia.
A moderação também busca contas falsas. De acordo com o relatório, no primeiro semestre foram derrubados 583 milhões de perfis deste tipo. O número representa 26,5% do total de usuários que a plataforma tem (2,2 bilhões, segundo dados de abril). Contudo, não necessariamente as contas já existiam. De acordo com o documento, a maioria dos perfis considerados falsos é excluída minutos após a criação.

Automatização

Um dos pontos exaltados pelo Facebook em seu relatório é a atuação de seus sistemas para identificar os conteúdos violadores de suas regras para exclusão. No caso das publicações com nudez e pornografia, 96% foram marcadas pela tecnologia da plataforma. Nas mensagens com imagens de violência, o índice ficou em 86%. Já nos conteúdos com discurso de ódio, a proporção de mensagens sinalizadas pelo sistema da companhia cai bastante, ficando em 38%.
“Tecnologias como a inteligência artificial, que embora seja promissora, ainda está longe de ser efetiva para a maioria dos conteúdos de baixa qualidade, ja que uma análise do contexto também é muito importante. Por exemplo, a inteligência artificial não é boa o suficiente para determinar se alguém está proclamando ódio ou se está descrevendo uma situação ocorrida consigo mesma para gerar conscientização sobre o assunto”, disse Guy Rosen, vice-presidente de gerenciamento de produto, em texto publicado no site oficial da empresa.

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA >> Campanha do Ministério da Saúde vai incentivar doação de leite materno



"A amamentação é a forma de proteção mais eficaz para a redução da mortalidade infantil", justifica o Ministério.O Ministério da Saúde e a Rede Global de Bancos de Leite Humano lançaram, na sexta-feira (18), uma nova campanha para mobilizar a sociedade sobre a importância da amamentação e doação de leite materno. “A amamentação é a forma de proteção mais eficaz para a redução da mortalidade infantil, pois permite grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias e infecções, principais causas de morte em recém-nascidos”, justifica o ministério.  
O principal objetivo é incentivar novas doadoras voluntárias e conscientizar as mães que amamentam para ampliar o volume de leite materno coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que os bebês recebam leite materno até os dois anos ou mais associado à alimentação complementar saudável, sendo exclusivamente até o 6º mês de vida.  
Quem estiver amamentado e se interessar em doar basta procurar o banco de leite materno mais próximo ou ligar para o Disque Saúde, no número 136.