sábado, 15 de janeiro de 2011

Comunicado aos nossos leitores

Em virtude estar participando em Brasília/DF, do  31º Congresso Nacional da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), no período de 13 a 16  de janeiro, não colocamos novas postagens nesse blog. Em breve voltaremos com mais informações.

Atenciosamente,

Professor Canindé Rocha

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Para refletir: Eles não conseguem esquecer Lula.

É incrível como a grande mídia ainda não aceitou o fato que Lula governou este país por oito anos, elegeu a sua sucessora e terminou seus dois mandatos sendo considerado o melhor presidente que este país já teve (algo inédito no Brasil e no mundo). O motivo para isso talvez seja devido a ele ter realizado um governo a favor da maioria, para comprovar isto, basta analisar os índices dos avanços sociais que o Brasil teve na sua gestão e diga-se de passagem que contemplou o povo mais pobre, a Região Nordeste e no contexto internacional e para isso, viajou muito por vários países, para colocar para o Brasil em destaque no mundo, coisa que antes éramos vistos apenas como um país submisso e sem importância, diferente da condição que assumimos hoje no cenário mundial.
 
Talvez por esses motivos a grande mídia e aqueles que apenas a reproduzem sem uma análise mais profunda do que divulgam, ainda vivam buscando “motivos” para desqualificar o grande Governo que há poucos dias deixou o comando do País.
Não sei se essas atitudes são apenas formas de expor seus preconceitos por um nordestino, de origem humilde, “analfabeto”, operário e sem um dos dedos da mão, ter sido eleito presidente e mudado o conceito que o mundo tinha do nosso país e ainda ser considerado “o cara” por Barack Obama.
Tenho visto algumas matérias jornalísticas publicadas em alguns veículos de comunicação nestes últimos dias tentando ludibriar a opinião da grande maioria de simplesmente 87% que acharam o Governo Lula bom ou ótimo. Mediante isso, surge uma dúvida: Será que os 87% da população que responderam a essa pesquisa não servem como parâmetro de avaliação? Ou apenas a minoria rica, dona da mídia e os poucos que se deixam levar por ela é que estão certos? Ou ainda, será que isto já é tentando macular a imagem de Lula com medo dele ser candidato novamente em outra campanha presidencial?

Nós que somos nordestinos, pertencentes à classe pobre, trabalhadores,deveríamos era ter orgulho de ter tido um Lula da Silva como presidente do Brasil, mostrando que TODOS são capazes, mesmo aqueles que não pertencem a eleite.


Por tudo isso: VALEU LULA!

Canindé Rocha - Professor da rede pública e vereador pelo PT em Lajes/RN.

Notícias do dia.

Dilma monta força-tarefa para combater dengue

Análises do Ministério da Saúde apontaram 24 cidades brasileiras com possibilidades de surto de dengue, incluindo duas capitais, Porto Velho e Rio Branco. Outras 154 cidades estão em situação de alerta, como Aracaju, Belém, Boa Vista, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória. As análises levam em conta pesquisas feitas por técnicos do governo em 370 municípios.

Antes da participação de Dilma na reunião, estiveram com Padilha e Palocci os ministros Nelson Jobim (Defesa), Fernando Haddad (Educação) e José Eduardo Cardoso (Justiça). Técnicos e secretários dos ministérios da Justiça, da Previdência e das Cidades também participam das discussões.
Fonte: Agência Estado


UFRN anuncia inscrições para mestrado em Educação Física

O Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte iniciará inscrições para processo seletivo para preenchimento de vagas de mestrado em Educação Física.

Serão ofertadas dez vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa do programa conforme disponibilidade de orientação.

As inscrições, no valor de R$ 50, ocorrerão no período de 17 de janeiro a 15 de fevereiro na Coordenação do Curso de Pós-graduação em Educação Física.

São necessárias duas etapas para a efetivação da inscrição. Primeiro, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição online disponível na página http://www.posgraduacao.ufrn.br//ppgef ou no site da UFRN durante o período de inscrição.
 Fonte: AGECOM  


Quase 40% da população brasileira não tem conta em banco

Um estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que 39,5% dos brasileiros não têm conta bancária. O Ipea ouviu 2.770 pessoas nas cinco regiões do país. A pesquisa Bancos: Exclusão e Serviços mostra que a exclusão bancária é maior nas regiões menos desenvolvidas economicamente. Declararam não usar os serviços dessas instituições 52,6% dos entrevistados do Nordeste e 50% do Norte. Nas regiões Sul e Sudeste, 70% e 65,9% das pessoas consultadas, respectivamente, recorrem a instituições financeiras para guardar seu dinheiro. No Centro-Oeste, 31,2% dos entrevistados não têm conta em banco.

O Ipea destaca que, apesar do alto grau de exclusão verificado no sistema bancário, grande parte dos que estão fora (40%) têm interesse em usar tais serviços. "É um estrato da população de baixa renda e de pouca escolaridade, mas que representa uma importante parcela que vem sendo absorvida pelo mercado de trabalho, estimulada pelo crescimento econômico", ressalta a pesquisa.

O Ipea defende a criação de serviços específicos para atender à demanda da população de baixa renda. "Há, todavia, que se criar produtos e serviços específicos para essa população, de modo a incorporá-la ao sistema bancário e a socializar o acesso a esse serviço público operado por concessão", afirma o estudo.

Sem escolha

Cerca de um terço dos clientes dos bancos (35,3%) não escolhe a instituição financeira onde vai depositar seus rendimentos, apenas segue uma definição do empregador. A tradição e a relação familiar com o banco aparecem em segundo lugar, como opção de 17,5% dos entrevistados. A confiança foi o terceiro item mais escolhido, apontado por 17,2% dos pesquisados.

Em relação às funções do banco, para 62,1%dos entrevistados a principal finalidade é guardar e movimentar dinheiro. Oferecer produtos e serviços é a tarefa mais importante dessas instituições para 29,5% das 2.770 pessoas ouvidas. Enquanto emprestar dinheiro é a função fundamental para apenas 4,5%.

Fonte: Diário de Natal on line

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A cidade de Lajes na rota da produção de energia eólica


Aconteceu na manhã desta terça-feira (11), uma reunião para tratar de um projeto para a instalação de um Parque Eólico no município de Lajes, pela empresa portuguesa: EDP - Energia de Portugal, que é a líder mundial na produção de energia eólica.  

O motivo da vinda da empresa EDP para nossa cidade e também para cidades vizinhas, como: Jandaíra, Pedra Preta, Pedro Avelino, se deve a excelente localização dessa região, no que se refere ao posicionamento das correntes de ar (conforme estudos técnicos já realizados), que são a única matéria-prima para a produção desse tipo de energia.

Segundo as representantes da empresa, a vinda desse projeto para Lajes, ajudará a desenvolver ainda mais o nosso município, na medida em que trará como contrapartida, a geração de empregos, sendo que toda a mão-de-obra será local, também disponibilizará incentivos financeiros para projetos para o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e em outras áreas e ainda, os proprietários rurais envolvidos no projeto, receberão incentivos financeiros pela instalação das torres em suas propriedades.

Estiveram presentes apenas: Pedro Alves, Gorete Santos e Gilmar Gomes e uns poucos produtores rurais, além dos vereadores: Canindé Rocha - PT  e César Militão e o prefeito Benes Leocádio, que demonstrou bastante interesse, pois reconhece nesse projeto mais uma boa oportunidade que está chegando para desenvolver a nossa cidade.

Pela importância do que foi discutido nessa reunião, era para ter sido feito um comunicado mais amplo, para que tivéssemos uma quantidade bem maior de proprietários rurais, representantes da comunidade e os blogs locais.

Notícias desta terça, 11 de janeiro

O Pe. Edilson Soares Nobre, completou dia 6 de janeiro de 2011, 3 anos a frente da administração da Paróquia da Imaculada Conceição da cidade de Nova Cruz. Em apenas 3 anos o Pe. Edilson Nobre já fez muito em prol da paróquia, tanto na formação dos leigos e membros das diversas pastorais, como também em obras. 
“É uma pessoa simples, autêntica, responsável e muito dedicada na evangelização da Igreja”, diz uma paroquiana. O Pe. Edilson Nobre além de ser administrador de paróquia de Nova Cruz, também assume duas funções da Arquiadiocese de Natal, a de Vigário Episcopal para o clero e de Assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação.  Fonte: Pascom 

Do Bog de Assis Silva

Nota do Blog:  Nossos parabéns e os desejos de que a cada dia Deus lhe abençoe mais Pe. Edilson, pois você foi uma pessoa que marcou muito a nossa comunidade pela forma séria e competente com que conduz o trabalho paroquial, sendo um verdadeiro exemplo de compromisso com a construção de um mundo melhor.



Ministro nega crise e diz que discurso de Henrique Alves foi "indevido"

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio, disse  na última sexta-feira (7) que não há crise entre o PT e o PMDB por causa da ocupação de cargos no governo federal. Segundo ele, o processo de disputa por cargos é “um processo natural” em um governo de coalizão.

“Este é um governo de coalizão. Num governo de coalizão, é normal que partidos queiram participar [do governo]. Num primeiro momento, sempre há uma movimentação [em busca de cargos], o que pode dar uma sensação de crise. Na verdade, não há crise. Este é um processo natural”, disse.

Quanto à cobrança do deputado federal Henrique Alves (PMDB/RN) por um assento do PMDB na articulação política do governo, o ministro disse que o comentário do parlamentar é “indevido” e não expressa o sentimento do partido.

“A participação e o papel que o PMDB desempenha [dentro do governo] é muito importante e é compatível, levando em consideração os outros partidos e as outras forças que foram fundamentais para que esse processo [a eleição da presidenta Dilma Rousseff] fosse vitorioso”, afirmou o ministro.

Fonte: Agência Brasil



Correios lançam selo em homenagem ao ex-Presidente Lula

A Empresa Brasileira de Correios (ECT) colocou em circulação no dia 1º de janeiro deste ano um selo, de tiragem limitada com 900 mil exemplares, em homenagem ao ex-Presidente Lula. O selo tem valor facial de R$ 2,00 e também é vendido na loja virtual dos Correios.
Segundo a Norma 500/05 do Ministério das Comunicações, entre os critérios para emissão de selo alusivo a pessoas vivas se enquadra homenagem a chefes de Estado, atletas que obtiveram a 1ª colocação em Jogos Olímpicos e ganhadores do prêmio Nobel.
O selo apresenta a foto oficial do segundo mandato do ex-Presidente Lula nos jardins do Palácio da Alvorada. Em segundo plano, a imagem apresenta os arcos do Palácio da Alvorada, moradia oficial do Presidente da República.
Fonte: "Blog Brasil, mostra a tua cara"




Troca de carteira de identidade por cartão com chip começará no dia 17
[foto:]
O Ministério da Justiça confirmou para o dia 17 deste mês o início da troca da cédula de identidade (RG) pelo novo cartão do Registro de Identidade Civil (RIC) com chip. As pessoas, selecionadas aleatoriamente, serão convocadas por carta a partir desta semana, começando por Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. As informações são da Agência Brasil.
O RIC, número único de registro de identidade civil disponível por meio de um cartão magnético com a impressão digital e um chip, promete pôr fim à necessidade de o brasileiro portar vários documentos, como carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor e PIS/Pasep.
Segundo informações do ministério, o novo documento terá como informações obrigatórias nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição, além da data de validade do cartão. Já o antigo número de RG, título de eleitor e CPF serão optativos, bem como o tipo sanguíneo e a condição de ser ou não doador de órgãos.

Fonte:  Agência Senado



Deputada Fátima Bezerra participa de reunião do setor cultural do PT com a ministra Ana Hollanda

A ministra da Cultura do governo Dilma, Ana Hollanda, esteve na sede do PT e assegurou que o partido será sempre ouvido na gestão e na criação de políticas públicas do Ministério. A visita da ministra foi para participar da reunião da secretaria nacional de Cultura, na terça-feira, 4. A deputada federal Fátima Bezerra também participou do encontro.
Ana ouviu representantes petistas de todo o Brasil, e defendeu programas específicos de valorização do artista – “do criador de arte” - e adiantou que vai priorizar as políticas que se relacionam com outras áreas do governo.
“A prioridade é o social, é o que se relaciona com as políticas sociais, de saúde, de educação, de segurança pública, de meio ambiente”, explicou a ministra. A presidenta Dilma também pediu à nova ministra da Cultura que dê continuidade aos planos já implantados, com eventuais correções de rumo ou de gestão, se forem necessários.

Reunião da Ministra da Cultura com setorial de Cultura doPT
 Ana de Hollanda disse que sente falta, no Ministério, de programas específicos para que “o criador, o artista, o trabalhador da cultura, não precise deixar sua arte para se dedicar a outra profissão.“ No caso do relacionamento com o PT, ela reconhece a força dos militantes petistas na construção de políticas culturais. Por isso, foi bem objetiva na resposta: “com o PT, terei um diálogo permanente”.

Fonte: site do PT (www.pt.org.br)


Messi e Marta são eleitos os melhores do mundo da Fifa outra vez

Messi e Marta são eleitos os melhores do mundo da Fifa outra vez

ZURIQUE (Reuters) - O atacante argentino Lionel Messi e a brasileira Marta receberam nesta segunda-feira os prêmios de melhores jogadores de futebol do mundo em 2010, em eleição promovida pela federação internacional e a revista France Football.

Messi, que também foi eleito o melhor do mundo em 2009, desbancou os companheiros de Barcelona Andrés Iniesta e Xavi para conquistar a Bola de Ouro da Fifa.

Os dois concorrentes espanhóis tinham a seu favor o peso do título mundial conquistado com a Espanha na África do Sul, mas Messi levou a melhor apesar da fraca campanha argentina no Mundial deste ano.

A brasileira Marta levou o prêmio de melhor do mundo entre as mulheres pela quinta vez consecutiva após ter ajudado o FC Gold Pride a conquistar o título da liga norte- americana em 2010. Dois jogadores brasileiros entraram na seleção do ano da Fifa, o lateral-direito Maicon e o zagueiro Lúcio, ambos da Inter de Milão. Completaram a seleção o goleiro Iker Casillas, os defensores Carles Puyol e Gerard Piqué, os meias Wesley Sneijder, Xavi e Andrés Iniesta, e os atacantes, Lionel Messi, David Villa e Cristiano Ronaldo.

O jogador turco Hamit Altintop recebeu o prêmio de melhor gol do ano, que tinha o atacante brasileiro Neymar entre os concorrentes.

Fonte: Jornal  Estadão

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Notícias desta segunda, 10 de janeiro

Bíblia, crucifixo e moda. A Folha surtou

Por Altamiro Borges

A Folha pirou de vez. Num único dia, neste domingo (9), o jornal da famiglia Frias publicou duas matérias ridículas. Com chamada de capa e título escandaloso – “Bíblia e crucifixo são retirados do gabinete de Dilma no Planalto” –, noticiou que “em sua primeira semana, Dilma Rousseff fez mudanças em seu gabinete. Substituiu um computador por um laptop e retirou a Bíblia da mesa e o crucifixo da parede. Durante a campanha eleitoral, a então candidata se declarou católica e foi atacada pelos adversários sob a acusação de ter mudado suas posições religiosas”.

O monstruoso factóide, que visa instigar preconceitos religiosos junto à parcela mais tacanha dos seus leitores, não se sustentou por alguns minutos. Graças a quatro curtas mensagens no Twitter, a ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), desmontou as três mentiras grotescas.

1- “Pessoal, só esclarecendo: a presidenta Dilma não tirou o crucifixo da parede de seu gabinete. A peça é do ex-presidente Lula e foi na mudança”.

2- “Aliás, o crucifixo, que Lula ganhou de um amigo no início do governo, é de origem portuguesa. Mais: Dilma também não tirou a bíblia do gabinete”.

3- “A bíblia está na sala contígua, em cima de uma mesa – onde, por sinal, a presidenta já a encontrou ao chegar ao Planalto”.

4- “Um último detalhe: embora goste de trabalhar com laptop, a presidenta não mudou o computador da mesa de trabalho. Continua sendo um desktop”.

Dilma ameaça a moda brasileira

Na mesma edição, Alcino Leite Neto, editor da Publifolha, garante que “look da presidente põe em xeque projeto de prêt-à-porter brasileiro de prestígio” – um alerta da mais alta relevância para a soberania nacional. Após destacar que “ter uma mulher na presidência é uma espécie de revolução", ele dá uma recaída para os piores mexericos, para mais pura futilidade. Critica Dilma Rousseff pela “decisão que tomou de vestir na posse uma roupa feita por uma costureira particular pouco conhecida, e não um modelo criado por algum dos principais criadores ou grifes brasileiros”.

O grande patriota teoriza que “a escolha de Dilma representa um baque para as marcas nacionais de moda. Há décadas, estilistas e empresários vêm se empenhando em criar um prêt-à-porter brasileiro de prestígio, nos moldes do que ocorreu na França, na Itália e nos EUA... Não é à toa que Michelle Obama elege cautelosamente a grife americana que vai vesti-la em eventos expressivos. O mesmo faz Carla Bruni, ao selecionar seus trajes entre as famosas ‘maisons’ francesas... É certo que Dilma optou por uma roupa brasileira, feita com toda dignidade pela gaúcha Luisa Stadtlander. Agindo assim, entretanto, acabou por colocar em xeque a relevância das grifes nacionais de prêt-à-porter e de luxo”.

Depois a famiglia Frias não entende porque a tiragem da Folha está despencando ano após ano!
Fonte: Blog do Miro 


Primeiro repasse do FPM de 2011 é depositado nesta segunda-feira com reflexos da arrecadação do fim de 2010
O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2011 será depositado nesta segunda-feira (10). Segundo informações da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), o valor será de R$ 45.383.074,21 só para o Estado. É importante ressaltar que primeiro repasse do ano ainda tem reflexos da arrecadação obtida no final do ano passado, fortalecida pelas compras de fim de ano. O valor também indica uma possível sequência na recuperação do FPM iniciada em dezembro de 2010.

Fonte:Blog do Marcos Dantas. 

 

Dinheiro de Volta… 

Os Correios começam a devolver, a partir de amanhã (10), a taxa de inscrição dos candidatos que iriam participar do concurso público que foi cancelado no fim do ano passado. Quem quiser ter o dinheiro de volta, deverá ir a uma agência própria dos Correios (que não seja uma franqueada), no horário de funcionamento, até o dia 11 de abril.


O candidato deve levar o mesmo documento oficial de identidade utilizado na inscrição e, se possível, o comprovante da inscrição no concurso. No caso de inscrição pela internet, devem ser informados os números do CPF e do documento de identidade. As taxas variam de R$ 30 a R$ 60, de acordo com o cargo.

Os Correios deverão publicar em breve o edital com as informações sobre o novo concurso, como o período de inscrição, valor da taxa, data da realização das provas e o conteúdo programático das disciplinas.
O concurso que deveria ter sido feito no dia 28 de novembro foi cancelado pelos Correios depois que uma decisão da Justiça Federal anulou o processo de contratação da Fundação Cesgranrio, que iria aplicar as provas.

Segundo a estatal, o cancelamento se deu pela necessidade de atualizar a distribuição das vagas por localidades, em função do tempo decorrido desde a publicação do edital original, em dezembro de 2009. Mais de um milhão de pessoas se inscreveram para participar do concurso que foi revogado.

Fonte: Blog do Pádua Campos 

domingo, 9 de janeiro de 2011

Lajenses aprovados no Vestibular da UFRN

Nossos Parabéns para: João Paulo Silva do Nascimento, Thiago Lopes Leocádio e Ana Cristina,  jovens lajenses que foram aprovados no concorridíssimo vestibular da UFRN.  Sucesso nessa nova etapa da vida que vocês estarão ingressando.


Canindé Rocha - Professor e Vereador