sábado, 10 de agosto de 2019

SÓ FALA E SÓ FAZ M... >> Chega a ser incrível o quanto o tosco do bolsonaro se supera diariamente em seu repertório de sandices...

ORGULHO LAJENSE >> Parabéns a Escola Marta Bezerra que obteve a 2ª e a 3ª colocação em concurso nacional realizado pelo Instituto EDP Energias Renováveis

A imagem pode conter: texto
Programa EDP nas escolas🏫:
O concurso arte com energia, realizado pelo Instituto EDP Energias Renováveis foi um sucesso, a Escola Municipal Professora Marta Bezerra de Medeiros teve duas colocações.
Em nível nacional a nossa escola obteve duas colocações, em 2° e em 3° lugar.
Em 2° lugar ficou a turma do 2° "B", da professora Jussara Fabiana, que trabalhou o ODS 15 "Vida sobre a terra" e desenvolveu o "Jardim e arte na escola" 🌷🌷🌻🌻🌺🌺🌳🌳.
Em 3° lugar ficou a turma do 5° "A", da professora Angélica Necilda, que trabalhou o ODS 14 "Vida debaixo d'água, e desenvolveu o "Mais atitude, menos lixo" 🌎🌊🏢🏡🏠🌆🌇
Parabéns a todas as turmas e aos pais que participaram, e em especial a comunidade em geral, que deram um show.

EXCELENTE REFLEXÃO >> A solidão dos pássaros aprisionados pela ignorância humana

Em sã consciência você não aprisionaria alguém inocente, correto? Não o imputaria culpa e nem ordenaria alguém a cumprir pena sem ter cometido crime algum, mesmo porque, você não é um juiz,  correto? 

Entretanto, é o que vemos diariamente pendurados em janelas, pessoas transportando  suas gaiolas, levando seus animais para "pegar sol" de manhã, estranho, não?  Sim, se pararmos para refletir sobre essas pequenas atitudes danosas a outros, e nos colocássemos no lugar desses, talvez agiríamos com mais senso de justiça, reconhecimento e o principal, compaixão.  Há falta de total empatia, onde não percebemos o mal que produzimos com essa atitude gerada pela ignorância, ganância e falta de inteligência. Se colocar no lugar dos outros nos faz um pouco melhor e quando nos sentimos bem com isso, pode ter certeza que estamos agindo no caminho certo, aquilo que por intuição nos diz "é isso, isso é o certo!" São seres vivos, pássaros, pequenos seres dotados da capacidade de voar. Que tem sua individualidade, sua existência e seu serviço à mãe Terra e infelizmente são enclausurados por "humanos" com capacidade baixíssima de entender, compreender o quanto todos os seres vivos são necessários e estão aqui por algum motivo de força maior. E vem alguém e quebra esse ciclo, trancafiando um ser inocente, dotado e capacitado para nos dar vida sem pedir nada em troca.  

Muitos de nós ou grande maioria, age mecanicamente, por costumes, culturas primitivistas, condicionamento, repetições e digamos, adestramento social. Onde a pessoa age por instrução de alguém ou alguma coisa,  sem ao menos se questionar dessas atitudes que promove todos os dias, se formando um balé cruel e desproporcional a "racionalidade" que carregamos. Porém, relativizada pelo antropocentrismo, copiada sistematicamente sem critério e colocada em prática, sem mais. 

 "Racionalidade" não quer dizer sobriedade, que não quer dizer lucidez, como também não quer dizer, justiça, e através disso chegamos ao ponto  de como está sendo colocada, a nada. Tirar um passarinho possuidor de asas da natureza e o enclausurar dentro de uma gaiola de 30x40 onde resume-se sua vida em zero, só tem um significado: crueldade produzida por cegueira não física, porém, mental. Esses animais podem voar por quilômetros, atravessar Municípios, Estados, comer de todos os frutos que desejar e beber de todas as fontes. Mas não! Vai lá um ser que se diz "racional", o captura, trancafia e oferece uma alimentação repetida e água quente, onde  muitas vezes esses infelizes "humanos" esquecem no banho de sol e muitos  vem a óbito. Grande maioria compra e  vende como uma coisa, um objeto, por apenas um negócio e não uma vida. Outro fator, o comércio lucrativo que retira da natureza milhares e milhares de animais todos os dias, onde um pouco mais de 1/3 chega com vida ao destino pelas  mãos de traficantes. Isso por causa de um dos maiores defeitos da espécie humana, à ganância

Engaiolar pássaros, você está privando seres de usufruir de sua principal característica que a existência lhe ofereceu, voar. Isso já fere todo contexto existencial desse ser e o seu, que tem sua vida amputada em sua maior dádiva que a natureza sabiamente lhe destinou e lhe deu sentido, e  por sinal,  deve ser maravilhoso.  Esses animais têm um papel fundamental no planeta,  dispersar sementes, distribuir sabiamente,  fazendo a polinização, assim, espalhando pólen colhidos das flores por onde voam, em um natural e equilibrado processo de semear vida por onde passam, inclusive aos ignorantes que os trancafiam e os condenam.

 Cada espécie de pássaros  pertence a uma região e são responsáveis naturalmente a reflorestar  áreas, comendo específicas sementes, que retornarão ao solo através das fezes. Ou seja,  o ciclo biológico que nos faz vivos e toda forma de vida, são promovidas por esse pequenos seres. Nos fornecendo ar puro, sombra, bem estar ambiental, e todo tipo de suprimento para manter à vida na Terra. Lembrado também, seu papel fundamental no controle natural de vetores, exemplo: mosquitos, moscas, pernilongos e qualquer outro inseto, evitando que se tornem pragas, como por exemplo o transmissor da Dengue e suas vertentes. E por que os trancafia???    

 Você que está lendo esse texto, lembre-se que,  ao ver um pássaro em gaiola, saiba que aquilo não é uma vida no sentido real da palavra, e sim, um pobre animal condenado e explorado pelo seu tutor, esse meramente um carcereiro e ao mesmo tempo um juiz, que o condena  à prisão perpétua e mata aos poucos, fisicamente e psicologicamente.

 Se você concorda com esse texto e acha interessante a colocação, compartilhe para que mais pessoas acordem para essa crueldade, e ajudem a libertar esses seres angelicais que além de nos proporcionar vida em qualquer bioma, nos embeleza a natureza e os sons dela. 

Jota Caballero

SEGURANÇA ALIMENTAR EM DEBATE >> “A construção das políticas do Estado devem integrar a dimensão da segurança alimentar”


Resultado de imagem para segurança alimentar

Em um momento em que os índices de fome e pobreza aumentam no Brasil, em julho, o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) definiu, coletivamente, em um processo de mobilização da sociedade civil, a convocação da Conferência Nacional, Popular, Autônoma: por Direitos, Democracia e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. A conferência foi agendada para o primeiro semestre de 2020. Reafirmando os lemas: “Sem democracia não há Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional” e “Comida de Verdade, no Campo e na Cidade”, a convocatória alerta, além do aumento da pobreza e da fome, para os graves ataques aos Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESCA) que tem acontecido no País.
A proposta da conferência é a construção de um processo preparatório, em etapas, de forma ampla e descentralizada, com mobilização, articulação e formação, que culminará em uma grande atividade no primeiro semestre de 2020. Nesse contexto, conversamos com Naidison Baptista, da coordenação executiva da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) pelo estado da Bahia, que foi enfático: “O atual governo brasileiro não está preocupado com a questão da fome”. Na conversa, ele resgata o papel do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) na efetivação de políticas públicas de SSAN, em especial para o Semiárido e para a agricultura familiar, e a mobilização da sociedade civil nos estados para garantia dessas políticas.
“Os governos todos atuam a partir de estratégias políticas que a eles parecem mais condizentes com a realidade nacional. O atual governo brasileiro não está preocupado com a questão da fome. O presidente da República nega a existência da fome, o ministro da Cidadania nega a existência da fome. Então, se a fome não existe, o governo não vai adotar medidas estratégicas de combate à fome. Isso a gente olha num conjunto de ações do próprio governo, como na diminuição de recursos para a agricultura familiar; na diminuição dos processos de assistência técnica à agricultura familiar; na negação de qualquer processo de acesso à terra para agricultores familiares, para quilombolas, para indígenas; no incentivo, que está se vendo aí aqui e acolá, da utilização das terras indígenas para fins outros que não sejam a vida, a produção de alimentos e a sobrevivência dos próprios indígenas”, afirma Naidison Baptista, da Asa, numa entrevista a Catarina de Angola e Hugo de Lima.

Matéria completa: https://www.asabrasil.org.br/noticias?artigo_id=10945

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

UM GOVERNO QUE VÊ A EDUCAÇÃO COMO INIMIGA >> Bolsonaro vai acabar com transporte escolar gratuito em mais de 5 mil municípios


O Programa Caminhos da Escola foi criado por Lula. Milhares de ônibus Escolares amarelos levando milhões de crianças a escola todos os dias. Bolsonaro e Guedes vão acabar com o Programa. O Corte na Educação não foi só na Universidade. No Programa Caminhos da Escola, que serve para MANTER e ampliar a frota de ônibus escolares dos municípios, ele cortou 82% dos já congelados recursos para o programa, inviabilizando ele. Já há municípios avisando as famílias de comunidades que moram mais distantes dos Centros onde se localizam as Escolas, de que não terão mais transporte escolar para seus filhos. Ou seja, milhares de crianças ficarão alijadas de irem a escola. Muitas vezes estamos falando de distâncias de 30 e até 50 Km de distância. Ao mesmo tempo, governos Estaduais tucanos como São Paulo e Rio Grande do Sul seguem fechando escolas por serem “deficitárias” segundo eles. Estas são as escolas mais distantes, com poucos alunos, que por isto mesmo passaram a depender deste transporte que já não haverá mais. E isto é só parte da tragédia provocada no FUNDEB – Fundo para o Desenvolvimento da Educação Básica. Leia a matéria a seguir, da BBC Brasil e tire suas próprias conclusões sobre a tragédia que o Governo Bolsonaro esta provocando na Educação dos seus filhos, netos e todas as crianças que dependem de transporte para chegar a Escola. E tem mais: Livros Didáticos, Merenda Escolar, creches, tudo sendo cortado, mesmo sendo obrigação do governo Federal.

O bloqueio de verbas do programa Caminho da Escola, destinado a renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares no país, atingiu 82% da soma autorizada em 2019 (R$ 23 milhões de R$ 29 milhões), segundo os dados tabulados pela Contas Abertas.

Transporte escolar, livros didáticos e outros programas sob impacto do bloqueio de verbas na educação básica

O ensino superior foi o mais afetado pelos bloqueios de gastos anunciados no Ministério da Educação (MEC), mas áreas da educação básica e infantil – apontadas como prioritárias pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) – também sofrerão com o contingenciamento de recursos na pasta.

Em participação no Plenário da Câmara dos Deputados na quarta-feira, 15, dia de protestos nacionais pela educação, o titular do MEC, Abraham Weintraub, afirmou que trata-se de uma contenção temporária de gastos (“até o país decolar”) e que o governo cumprirá seu plano de concentrar seus esforços nas creches, ensino básico e técnico.

Especialistas em educação, porém, afirmam que os bloqueios podem impactar diretamente programas e ações em andamento em escolas brasileiras, com efeito direto nos municípios, principalmente em áreas remotas ou carentes.

Segundo dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) tabulados pela ONG Contas Abertas, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do governo que tem como função transferir recursos para a educação básica de Estados e municípios e funciona como uma espécie de agência de fomento do cotidiano escolar, teve congelado quase R$ 1 bilhão de seu orçamento de R$ 4,7 bilhões para 2019.

Dentro do FNDE estão programas que financiam, em nível municipal, desde livros didáticos até o transporte escolar, auxílio à formação de professores e incentivo à construção de creches.

Abraham Weintraub em convocação na CâmaraNa Câmara, Weintraub afirmou que a educação básica foi esquecida pelo governo federal nos últimos anos. “A educação essencial, a básica, é o ponto fraco do Brasil. A gente está abaixo da meta estabelecida no Plano Nacional de Alfabetização (PNA). Quem fica de fora da creche são as crianças mais pobres, parte da sociedade mais vulnerável”, disse.

O ministro atribuiu a responsabilidade dos bloqueios às gestões anteriores de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). “Não somos responsáveis pelo desastre da educação, não votamos nele.”

O governo Bolsonaro, como os antecessores, suspendeu temporariamente o gasto de verbas em busca de equilíbrio fiscal enquanto a situação do país não melhora. Caso o Executivo termine o ano com um deficit maior do que o previsto no Orçamento (R$ 139 bilhões) sem autorização do Congresso, os governantes podem responder por crime de responsabilidade fiscal. Por outro lado, se a situação fiscal melhorar, o governo afirmou que poderá liberar verbas.

As medidas causaram reação também no Congresso. “A queixa maior, a grande apreensão entre os parlamentares é a ausência de um plano para a educação. Esse ministro só fala em cortar. Não tem ação propositiva. A gente não consegue nem avaliar porque não há nada proposto. É a primeira vez que eu vejo um ministro que defende, que pede cortes em sua área”, afirmou à BBC News Brasil o deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), que faz parte da Comissão de Educação da Câmara e já presidiu o FNDE e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).

Ainda durante a sabatina na Câmara, Weintraub afirmou que buscará que os recursos do fundo da Lava Jato (com dinheiro recuperado dos esquemas de corrupção) sejam parcialmente destinados à educação.

A BBC News Brasil procurou o MEC acerca dos impactos dos bloqueios em programas ligados ao FNDE e aguarda retorno.

Transporte escolar

O bloqueio de verbas do programa Caminho da Escola, destinado a renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares no país, atingiu 82% da soma autorizada em 2019 (R$ 23 milhões de R$ 29 milhões), segundo os dados tabulados pela Contas Abertas.

Estudo feito em parceria com a Universidade Federal de Goiás indica que esse programa levou à redução da idade média dos veículos (9,3 anos no Nordeste e 6,7 no país, por exemplo). Mas a frota ligada ao Caminho da Escola se aproxima de dez anos de uso e precisa também ser renovada.

Segundo gestores e professores, os dois principais benefícios do programa são a garantia do acesso à educação e a redução da evasão escolar.

Abraham Weintraub em convocação na CâmaraImage captionAbraham Weintraub em convocação na Câmara nesta terça; ministro afirmou que foco do governo será educação básica e infantil
Para Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, esse é o tipo de repasse que, quando não é feito, pode inviabilizar a ida à escola de crianças em áreas remotas ou sem estrutura de transporte público.

“O problema concreto é que o direito à educação acontece em todo o ano letivo. Se não tem transporte escolar, praticamente inviabiliza-se a escolaridade de muitas crianças”, afirma Cara à BBC News Brasil.

Livros didáticos

A produção, compra e distribuição de livros didáticos teve congelados R$ 144 milhões de seu orçamento de R$ 1,9 bilhão (ou 7,6% do total) dentro do FNDE.

No município cearense de Sobral, “recebemos a notificação de que vão chegar apenas 25% dos livros didáticos para reposição. Isso é um problema principalmente nas turmas de Fundamental I (primeira à quinta série), quando os livros didáticos são consumíveis (não são reaproveitados de um ano para o outro)”, diz à BBC News Brasil o secretário municipal de Educação, Herbert Lima.

“Não vai dar nem para a metade dos alunos. Nossa rede é mais estruturada e faz aquisições de livros didáticos de outros lugares, mas para a grande maioria dos municípios isso vai ser um grande problema.”

Lima afirma que os municípios têm tido dificuldade de interlocução com o MEC, para saber se alguns pontos do contingenciamento serão pontuais ou permanentes. “O valor pré-fixado que recebemos para alimentação escolar veio menor, por exemplo, e sem nenhuma explicação. Como não há interlocução, há insegurança nos municípios.”

Educação infantil e de jovens adultos

Programas de apoio à implementação e manutenção de creches dentro do FNDE também tiveram recursos congelados – R$ 21 milhões, de um total de R$ 125 milhões divididos em duas rubricas.

O apoio ao funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA, voltado a pessoas que não concluíram os ensinos fundamental e médio na idade correta) teve congelamento de R$ 14 milhões, ou cerca de 40%.

Para Daniel Cara, um dos grandes problemas da descontinuidade do financiamento da educação básica é que a medida pode, na prática, acabar com muitos dos projetos do MEC. “Reconstruí-los exigirá novas contratações e tramitações, o que é muito difícil”, diz.

‘Dificuldades de planejamento’ e Fundeb

Questionado a respeito da importância de o MEC otimizar e priorizar gastos em momentos de crise, Cara diz que, de fato, “sempre é possível racionalizar”.

“Mas não podemos fazer isso sufocando as políticas públicas. Não tem, por exemplo, como melhorar o transporte escolar acabando (com os recursos do) transporte escolar”, opina.

Carlos Eduardo Sanches, assessor técnico da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, afirma que tem ouvido de secretários e gestores educacionais dificuldades em acessar os fundos do FNDE, “gerando atrasos, por exemplo, em pagamentos de obras de creches”.

E, para além do FNDE, secretários dizem que outro obstáculo é planejar seu orçamento, pela ausência de diretrizes claras.

Valmir Nogueira, secretário de Educação em Paragominas (PA), afirma que os repasses do FNDE ao município ainda estão em dia, mas em contrapartida vieram menos recursos do que o esperado do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, de onde vem a maior parte do dinheiro que financia escolas públicas em Estados e municípios) para o Estado.

“Sem esse complemento, como vamos ficar? O impacto é brutal, e em alguns municípios o risco é não haver dinheiro para pagar a folha (de professores). Aqui estamos contingenciando despesas de combustível, transporte, contratos de manutenção.”

O modelo de financiamento do Fundeb expira (por lei) no ano que vem, e ainda não há uma definição oficial de se ele será prorrogado ou substituído. Cecilia Motta, secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Conseg), afirma que essa é a principal preocupação dos gestores educacionais, porque “o Fundeb é a garantia do direito à educação”.

Segundo nota do MEC de 6 de maio, o secretário-executivo do MEC Antonio Paulo Vogel afirmou que a pasta busca subsídios para auxiliar o Congresso a redigir uma emenda constitucional sobre o Fundeb, “como fruto de um diálogo entre governo, sociedade civil organizada e especialistas em educação”.

Fonte: https://luizmuller.com/2019/05/24/bolsonaro-vai-acabar-com-transporte-escolar-gratuito-em-mais-de-5-mil-municipios/?fbclid=IwAR1b82wt4ytaf4xYrQGAXBlD28aSw3hPxKACEf1H27xzmWP-F0euFc1KIes

SENSIBILIDADE HUMANA >> Decreto obriga PM à informar ações de reintegração de posse à governadora e protege movimentos sociais no RN

Toda e qualquer ação de reintegração de posse realizada pela Polícia Militar no Rio Grande do Norte, a partir desta quinta-feira (8), terá que ser previamente informada à governadora do Estado e também ao secretário de Segurança Pública. É o que diz em linhas gerais o decreto publicado hoje pela governadora Fátima Bezerra (PT), que estabelece regras para ações de despejo coletivos, como a que ocorreu na quarta-feira (7), numa área rural de São Gonçalo do Amarante.
Na ocasião, aproximadamente 330 pessoas foram expulsas pela Polícia Militar de um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra armado num terreno que pertence a Datanorte (órgão estadual) mesmo havendo um acordo firmado e em vigência entre o Governo do Estado e a direção do MST. A PM cumpriu uma ordem judicial assinada pelo pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de São Gonçalo do Amarante Odinei Wilson Draeger, a pedido do Ministério Público Estadual. A alegação era de que o terreno estava localizado numa área de preservação ambiental.
O decreto é uma resposta contundente do Governo às ações arbitrárias realizadas nos últimos meses por setores da Polícia Militar contra ativistas e trabalhadores rurais do MST.
O documento também determina que as ações de reintegração de posse coletiva deverão seguir o Manual de Diretrizes Nacionais para Execução de Mandados Judiciais de Manutenção e Reintegração de Posse Coletiva e a Resolução nº 10, de 17 de outubro de 2018, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos.
A PM deverá informar à governadora a data prevista para a operação, a estrutura policial a ser empregada, cópia da ordem judicial de reintegração de posse, informações acerca da quantidade aproximada de ocupantes, características da área a ser reintegrada e data aproximada do início da ocupação.
Fonte: https://www.saibamais.jor.br/decreto-obriga-pm-a-informar-acoes-de-reintegracao-de-posse-a-governadora-e-protege-movimentos-sociais-no-rn/?fbclid=IwAR2PT12gpKiWS5EVOmOl0ZLLP8AnGAe2crQ4ViCludR_ITdlpawdAO

SERÁ QUE ALGUMA MULHER VAI DEFENDER UMA ASNEIRA DESSE TIPO? >> Moro volta a ligar violência doméstica a papel da mulher na sociedade

image.png


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, voltou, nesta quinta-feira (8/8), a afirmar que os casos de violência doméstica contra a mulher são em grande medida produtos de uma “distorção cultural”, decorrente de um papel de maior destaque feminino na sociedade atual.
“Até comentei ontem que a meu ver isso é um efeito colateral negativo do crescimento do papel da mulher na nossa sociedade e eventualmente isso gera reações violentas por parte daqueles que não estão acostumados como deveriam estar com essa importância do papel da mulher”, disse Moro.
A declaração do ministro foi feita na abertura de uma jornada de estudos sobre a Lei Maria da Penha, no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, por ocasião dos 13 anos da legislação, comemorados nessa quarta-feira (7/8).
“A grande questão hoje é como fazer com que a lei seja realidade. É claro que uma lei por si só não vai coibir totalmente os casos de violência doméstica, afinal de contas isso é produto muitas vezes de uma distorção cultural”, disse o ministro. “Então a violência doméstica ela é decorrente desse efeito cultural, de um vício muitas vezes, de um ânimo criminoso que tem de ser combatido”, acrescentou.
Nessa quarta-feira (7/8), o ministro já havia publicado em sua conta no Twitter que “Talvez nós, homens, nos sintamos intimidados pelo crescente papel da mulher em nossa sociedade. Por conta disso, parte de nós recorre, infelizmente, à violência física ou moral para afirmar uma pretensa superioridade que não mais existe”. (…)

SARAMPO >> Ministério recomenda vacinação de crianças que vão viajar

image.png

O Ministério da Saúde soltou nesta terça-feira (6) um comunicado alertando pais, mães e responsáveis que vão viajar com seus filhos de seis meses a menores de um ano de idade para 39 cidades dos estados de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, onde há surto ativo do sarampo, para que vacinem seus filhos. A recomendação é que todas essas crianças sejam imunizadas contra a doença no período mínimo de 15 dias antes da data prevista para a viagem. Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.
Segundo o Ministério, a vacina não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente do planejamento de viagens para os locais com surto ativo do sarampo ou não.
No estado de São Paulo, as cidades com registro de sarampo, segundo o Ministério da Saúde, são: São Paulo, Santos, Fernandópolis, Santo André, Guarulhos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Mairiporã, Pindamonhangaba, Sorocaba, Diadema, Indaiatuba, Osasco, Barueri, Caçapava, Caieiras, Embu, Estrela D’Oeste, Francisco Morato, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jales, Mogi das Cruzes, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Taboão da Serra e Taubaté. No estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Paraty e Nilópolis. No Pará: Monte Alegre, Santarém, Porto do Moz e Prainha.
O Ministério da Saúde registrou, entre os dias 05 de maio e 03 de agosto deste ano, 907 casos confirmados de sarampo no Brasil, em três estados: São Paulo (901 casos), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1).

HOMENAGEM >> Governadora receberá título de doutora Honoris Causa da UERN


image.png

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, elegeu a Governadora Fátima Bezerra como doutora Honoris Causa. A cerimônia de entrega do título será no dia 28 de setembro, no Teatro Municipal de Mossoró, por ocasião da Assembleia Universitária e comemoração dos 51 anos de fundação da instituição. O convite foi oficializado em audiência, nesta quarta-feira, 7, da governadora com o reitor Pedro Fernandes e representantes da equipe administrativa da Universidade.
“Para mim é uma honra receber esta homenagem. Este será o título mais importante de toda a minha trajetória, e recebê-lo da UERN tem um significado muito importante”, disse a governadora ao receber o convite. Fátima reconheceu o papel da Universidade no desenvolvimento social do Rio Grande do Norte. “O Governo está comprometido com a UERN, queremos entregar o campus da capital, localizado na zona norte de Natal, até janeiro do próximo ano.  Vamos trabalhar para concretizar este sonho”, disse.
Na audiência, o reitor solicitou a retomada da Instalação do governo na UERN, dentro da programação da Semana da Assembleia Universitária – 51 anos de UERN, que o correrá em Mossoró, entre 27 e 30 de setembro. Neste período, o Governo permanece nas instalações da Universidade para tratar de assuntos não apenas da instituição, mas do município.
Foram também apresentados relatórios financeiros da Universidade, em sintonia com a política de austeridade adotada pela Governo do RN para enfrentar as dificuldades orçamentárias sem prejudicar as diversas atividades desenvolvidas na graduação e pós-graduação. “Temos hoje cerca de 15 mil alunos, dos quais 90% são oriundos de escola pública e a UERN devolve estes alunos à sociedade, como professores da rede estadual. São mais de cinco décadas formando profissionais e transformando a realidade do interior do nosso estado”, enfatizou Pedro Fernandes.
A secretária de Administração e Recursos Humanos, Virgínia Ferreira, confirmou a criação de seis novos cursos de especialização nas áreas de tecnologia da informação (TI), por meio de convênios entre a Escola de Governo e a Universidade. “A destinação de mais recursos para UERN, reflete o compromisso do Governo com a instituição, com os alunos, servidores e o com o Rio Grande do Norte”, disse.
Virgínia destacou ainda que será dado encaminhamento ao curso de formação da Polícia Militar, mais uma etapa no processo de convocação dos aprovados no último concurso. “Este é um pleito antigo e muito importante. A partir de agora daremos encaminhamentos, entretanto ainda não podemos provisionar uma data para o início do curso”, explicou.  
Participaram da reunião, o vice-governador Antenor Roberto, a professora Márcia Gurgel, secretária adjunta da Educação, e o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho.    Acompanharam o reitor, a vice-reitora Fátima Raquel e representantes da equipe administrativa.

Marcha das Margaridas reunirá 100 mil mulheres em Brasília


Mulheres de todos os estados do Brasil estão construindo a 6ª Marcha das Margaridas, que acontece em Brasília/DF, na próxima semana, dias 13 e 14 de agosto. A expectativa é que estarão presentes cerca de 100 mil mulheres. “Eu sou nova no movimento, mas percebi que essa Marcha é muito importante para a garantia dos nossos direitos”, relata Dalva Batista, residente em Goiana, região metropolitana de Recife-PE.
Ela explica que a construção da Marcha começou localmente e que também foi preciso bastante diálogo em casa para convencer especialmente o filho do significado dela participar. “Meu marido me apoiou desde o início, porque ele sabe que a Marcha das Margaridas é importante para todo mundo. Meu filho é que ficou meio assim, mas conversamos com ele para que entendesse que eu preciso ir”, contou.
É com essa motivação, de refletir sobre a ainda estrutura machista da sociedade, mas também se fazerem visíveis e apresentarem suas pautas, que mulheres de todos os estados do Brasil estão construindo a 6ª Marcha das Margaridas. O lema da Marcha é “idas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”.
O processo de mobilização envolve mulheres do campo, da cidade, das florestas e das águas. Elas estão há muitos meses em preparação para realizar esses dois dias de ação na capital federal. Ainda em 2018, as margaridas iniciaram a construção de suas pautas, de formações, sobre o que significa ser a maior ação de mulheres da América Latina, e o impacto disso em suas vidas e na vida de toda a sociedade brasileira. Elas estiveram nos sindicatos, organizações, grupos, comunidades, municípios, cidades, estados, refletindo sobre os temas que constroem esta edição da Marcha das Margaridas.
Em Brasília, elas serão recebidas por mulheres indígenas, também de todo o País, que no dia 13 deste mês terão saído nas ruas da capital federal na primeira Marcha das Mulheres Indígenas. Estas indígenas integram a programação do Fórum Nacional das Mulheres Indígenas, que tem início nesta sexta-feira, 9 de agosto.

Fonte: www.asabrasil.org.br

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

COMUNICADO >> Prezado cliente, hoje a Feira da Agricultura Familiar de Lajes acontecerá na Quadra Central e trará novidades!


A imagem pode conter: 3 pessoas, comida e área interna

Excepcionalmente nossa Feira da Agricultura Familiar acontecerá hoje, na Quadra Central, em virtude da realização de um evento do BNB o qual contará com diversas ações municipais e solicitou a  nossa participação.

Porém, a partir de hoje estaremos com algumas novidades, como o SORTEIO DE UMA CESTA DE PRODUTOS AGROECOLÓGICOS, para nossos clientes, nas compras acima de 10 (dez reais), além de uma variedade maior de produtos.

Venha, prestigie,  esse momento, participe e concorra!

LUTA CONTRA A IGNORÂNCIA >> governo Bolsonaro anuncia o desmonte das políticas públicas do livro, leitura, literatura

A imagem pode conter: texto
Está no ar a Carta Aberta da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias sobre a extinção do Conselho Consultivo do PNLL e o desmonte das políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Ressaltamos nossa preocupação com o decreto presidencial que entre tantas outras questões promove diminuição da participação da sociedade civil.
"A RNBC defende radicalmente a manutenção dos espaços de participação social, para o fortalecimento da luta pelo aumento dos investimentos no acesso à informação e leitura para todos e todas, de modo a contribuir estruturalmente para o combate às desigualdades sociais e garantir melhores condições de mobilidade social, razões pelas quais convocamos os demais movimentos e a sociedade civil em geral a somarem sua voz à nossa, ampliando esse grito de resistência pela garantia das conquistas constitucionais."
Leia carta na íntegra: https://bit.ly/2Te5bxJ
Você pode assinar a nossa carta através do seguinte link: https://forms.gle/mm4LB8w1163CTVUx7