sábado, 13 de agosto de 2011

Dia D contra a paralisia infantil é hoje

Hoje 13 de agosto, é o Dia D de mobilização da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil. A meta é imunizar 95% das 19.629 crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em todo o Rio Grande do Norte, são 241.152 crianças nessa faixa etária.
Todas as unidades básicas de saúde estarão funcionando das 8 às 17h, além de postos extras de vacinação. "Foi montada uma estrutura onde os pais encontram um posto de vacinação em seu bairro.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Porém, observa -se que é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países.

SARAMPO Também neste sábado, todas as crianças com idades entre 1 ano e menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser imunizadas contra o Sarampo, inclusive aquelas que já foram vacinadas anteriormente. O objetivo da campanha é manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus causador da doença, uma vez que, neste momento, há surto na Europa. De acordo com a OMS, desde janeiro, já foram registrados mais de 12 mil casos.

Para o Rio Grande do Norte, foram destinadas 350.640 doses da vacina tríplice viral (contra o sarampo).
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Política: PT Natal reforça candidatura própria em reunião com sindicalistas

Com a sede do PT estadual lotada, o deputado Fernando Mineiro participou de reunião, quinta-feira,11, com cerca de 70 sindicalistas filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores. Como tema, discutir alternativas políticas para Natal e fortalecer a pré-candidatura de Mineiro para prefeito de Natal e as pré-candidaturas de vereadores do partido. Uma nova reunião está marcada para setembro, quando sindicalistas se reúnem novamente com a direção do PT para discutir o que já foi construído.

"Este encontro teve uma grande valor político simbólico: me lembrar de onde eu vim", declarou o deputado. Mineiro lembrou que realiza uma série de reuniões para construir a candidatura própria do PT para a Prefeitura do Natal e destacou a necessidade de uma discussão qualificada. "Precisamos fazer um debate aprofundado sobre a construção das pré-candidaturas, com a participação dos sindicalistas começando pelo menos um ano antes das eleições", afirmou.

Este momento é de construção e fortalecimento do PT e, em Natal, isso se dá através dos zonais e setoriais dos bairros e regiões da cidade. "Muita gente é petista, mas não é filiado. Temos que trazer essas pessoas para perto".

"Eu achava que estava animado, mas agora, vejo que vocês estão mais ainda", finalizou Mineiro.

Sindicalistas
Presente na reunião, o presidente da Central Única de Trabalhadores do RN, José Rodrigues, está animado com o rumo escolhido pelo PT Natal. "Essa reunião demonstra o compromisso dos sindicalistas em construir as candidaturas. Discutimos isso há bastante tempo e Mineiro já era nosso candidato na eleição passada. Não queremos cometer os mesmos erros", afirma.

Para Eulálio da Silva, dirigente da CUT e secretário Sindical do PT Natal, a candidatura própria cresce a cada dia, com consenso entre todas as correntes do Partido. "Mineiro está sendo bem recebido por todos os setores da Cidade do Natal", enfatiza.

Fonte: site do Dep. Fernando Mineiro

Feira do Livro de Mossoró

Presidente da Academia Paulista de Letras é o convidado especial do quinto dia da Feira do Livro

Fonte: Jornal O Mossoroense
feira_do_livro_4Considerado o maior evento literário da cidade, a Feira do Livro de Mossoró chega ao seu quinto dia. Entre os destaques da programação de hoje está o bate-papo, a partir das 20h30, com o presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça, e o presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima. Eles debaterão o sentido de uma Academia de Letras no século 21. O debate acontecerá no Circo da Luz, um dos espaços mais solicitados do evento.O Circo da Luz recebe ainda, às 18h30, o cantor e compositor Genildo Costa, que fará uma apresentação musical em forma de recital.
No Espaço Literário, o público poderá participar de uma conversa, às 17h, sobre cinema e produção audiovisual, com Ana Lúcia Gomes, professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Decom/Uern). Ana Lúcia é produtora cultural com realizações em projetos de audiovisual, tendo coordenado os projetos Curta Mossoró e Mossoró Audiovisual.


Logo após o bate-papo com a professora Ana Lúcia, o empreendedorismo será discutido no Espaço Literário, através de uma palestra com o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rafael Demétrius, que debaterá com o público a Educação Empreendedora.

Na sequência, os presentes acompanharão, ainda no Espaço Literário, um bate-papo sobre literatura na web, com a participação de um dos fundadores da Editora Jovens Escribas, Patrício Júnior, com o editor do blog Substantivo Plural, Tácito Costa, e com Jotta Paiva, cronista mossoroense e organizador do blog Aspirinas & Urubus e da revista Cruviana.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dia do estudante: na falta de motivos para comemorar é hora de refletir


No Dia do Estudante, o aluno da rede pública estadual teve pouco o que comemorar. Para o coordenador geral do Sinte-RN, Rômulo Arnaud, as escolas continuam sem estrutura adequada e sem professores suficientes.

"O desfecho da greve deixou os professores ainda mais desmotivados e apesar do compromisso e da responsabilidade deles com a educação, isso acaba influindo na relação ensino/aprendizagem", diz o sindicalista, acrescentando que as escolas estão repondo as aulas perdidas, mas é inegável que a postura do governo causou sérios prejuízos aos alunos.

Mas o sindicalista considera que o Dia do Estudante deve ser um momento de reflexão, por parte de toda a comunidade estudantil, sobre o papel do estudante no processo de ensino, sobre como podem contribuir para melhorar a qualidade da escola, já que o aprendizado também depende do aluno.

Fonte: site do SINTE/RN

Atual modelo energético e a geração de energias renováveis serão debatidos na Assembléia Legislativa.


O potencial e o uso das energia renováveis no Rio Grande do Norte serão debatidas na próxima segunda-feira (15), às 10h, na Assembleia Legislativa do Estado.
A proposta da audiência é discutir as categorias de Produtores Independentes e Auto Produtores; a implantação de outras formas de geração (energias Fotovoltaica, Termo Solar, Termo Eólica, Geotérmica e Biomassa) beneficiando até as regiões que não possuem potencial eólico.

Outro assunto é a implantação de indústrias de equipamentos e acessórios do setor nos estados produtores, tema debatido para ampliar as oportunidades de desenvolvimento econômico.

Durante o encontro também serão debatidos a criação local de cursos técnicos formadores de mão-de-obra especializada, além da criação de programas de incentivo à pesquisa em novas tecnologias para o setor, dentre outros assuntos relativos ao tema.


Fonte: site Nominuto.com
Nota do blog: Aqui em Lajes, o Vereador Canindé Rocha - PT já apresentou Requerimento, o qual foi aprovado, para que a Comissão de Agricultura da Câmara Municipal realize uma audiência pública, para que a comunidade,  os produtores rurais e os poderes públicos locais tenham conhecimento sobre como se dará esse processo em nosso município.

Deputada Fátima Bezerra:RN ganhará mais três Institutos Federais de Educação Tecnológica

Assessoria do IFRN Instituto Federal de Apodi foi construído no governo Lula
Instituto Federal de Apodi foi construído no governo Lula
A presidenta Dilma Roussef anunciará na próxima terça-feira a fase 3 do Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e confirmará a criação de novas unidades do IFRN em Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi. Por cem anos, o estado possuiu apenas duas escolas técnicas (Mossoró e Natal) e após oito anos do governo do PT já são 15 unidades, com a construção de escolas na Zona Norte de Natal, no Centro da capital, Currais Novos, Ipanguaçu, Apodi, Parnamirim, Pau dos Ferros, João Câmara, Macau, Caicó, Santa Cruz, Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante. Com essa nova expansão, agora serão 18.

“O fato de contarmos com 15 unidades do IFRN em funcionamento e irmos para 18 mostra a justeza da nossa luta e a qualidade do corpo técnico do Campus Central do IFRN, que mesmo quando tínhamos apenas duas unidades acreditou no sonho de expansão e fez trabalhos primorosos, o que acabou convencendo o governo federal de que o nosso estado tinha capacidade e necessitava de mais escolas técnicas profissionalizantes”, enfatizou a deputada Fátima Bezerra. “A nossa luta e o empenho da reitoria do IFRN permitiram que o nosso estado fosse o melhor atendido, em termos proporcionais, com a política de expansão das escolas técnicas implementada pelo governo Lula e continuada pela presidenta Dilma”, lembrou.

Luta antiga - Há dois anos a deputada tem lutado junto ao Ministério da Educação para que fossem construídos campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte em Parelhas, São Paulo do Potengi, Alexandria, Jucurutu, Canguaretama, Lajes, Umarizal, Touros e Ceará-Mirim. Fátima Bezerra aprovou requerimentos na Câmara dos Deputados e fez gestões junto ao ministro Fernando Haddad e a secretários do MEC para mostrar a necessidade e viabilidade de construção dessas novas unidades nesses municípios.

Celebramos com a população do RN, em especial com a juventude de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi, a construção dessas novas três unidades do IFRN. Ao mesmo tempo, vamos dar continuidade à nossa luta para que os demais municipios sejam contemplados ainda dentro do primeiro governo Dilma”, afirmou Fátima Bezerra. Ninguém duvida da qualidade de ensino dos Institutos Federais. Os municípios que nos últimos oito anos foram contemplados com unidades do IFRN, por exemplo, já conseguiram melhorar seus índices de desenvolvimento econômico e social.


Fonte: Blog da Fátima

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Convite

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, convida aos interessados para se fazerem presentes à Reunião Ordinária que acontecerá hoje dia 09/08/11, às 16h15 no TEMPLO DA IGREJA MISÃO PENTECOSTAL  (ao lado do Supermercado São Francisco).
 
Na oportunidade trataremos de assuntos de  interesse de todos.
 
              Atenciosamente,
          
Adeilson Fernandes da Rocha
   Presidente do CMDCA   

Mandato em Ação: V ereador Canindé Rocha através da Deputada Fátima Bezerra consegue mais recursos para a Educação Lajense

Fátima Bezerra destina mais R$ 140 mil para educação de Lajes

Atenção, abrir em uma nova janela.
Foi anunciado pelo vereador Canindé Rocha (PT) na sessão da Câmara Municipal de Lajes a liberação de uma emenda parlamentar da deputada federal Fátima Bezerra através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Foram empenhados pelo menos R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais) com registro de numero no OGU de 12550007.

Os recursos poderão ser utilizados pela Prefeitura de Lajes no apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica como a compra de equipamentos, reforma e ampliação de escolas e outras atividades ligadas a educação.

O líder do Partido na Câmara, vereador Canindé, afirmou que essa é mais uma ação do mandato da deputada que tem ajudado o município na educação e em outras ações de desenvolvimento. Canindé Rocha lembrou que também essa ação não deixa de ser mais um atendimento de Fátima ao seu mandato no legislativo, sendo uma forma direta de contribuir com administração municipal.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mandato em Ação: Vereador Canindé Rocha - PT


Na volta do recesso parlamentar no dia 05 de agosto, o Vereador Canindé Rocha ao fazer uso da tribuna da Câmara Municipal, solicitou do líder do executivo naquela Casa, alguma resposta relacionada a Indicação nº 08/2011, enviada em 13 de maio, em que solicita a colocação de quebra-molas em um trecho da Rua Alzira Soriano, em virtude desta ser uma reivindicação dos moradores da referida rua;

O vereador Canindé Rocha, também cobrou dos vereadores integrantes da Comissão de Agricultura da Câmara Municipal a realização de uma audiência pública conforme o Requerimento de nº 31/2011 em 27 de maio para que seja discutido com os poderes públicos locais sobre a instalação de Parques Eólicos em nossa cidade;

Outro assunto abordado por Canindé Rocha foi sobre a iniciativa que o mesmo teve de realizar a doação dos valores recebidos pela realização de sessões extraordinárias para instituições filantrópicas de nossa cidade. Tendo realizado na primeira vez para o Hospital e a segunda vez dividirá entre o Hospital Maternidade e a Escolhinha da ACDF Centro que desenvolve um belíssimo trabalho com crianças e adolescentes de nossa cidade;

Foi também esclarecido por Canindé Rocha a cerca de um comentário feito na última sessão da Câmara Municipal, no dia 30 de junho, a respeito das ações realizadas em Lajes com relação a greve da Rede Estadual de Ensino, em que durante todo período ele participou ativamente enquanto integrante da diretoria do SINTE/RN, mobilizando e sempre informando a categoria sobre os resultados.

Mudança geográfica: RN poderá ganhar três novos municípios



Da Redação Jornal de Fato

Os distritos de Soledade, em Apodi, São Geraldo, em Caraúbas, e a agrovila Maísa, em Mossoró, lutam para serem os novos municípios do Rio Grande do Norte. Na última quarta-feira, 3, um dos coordenadores do movimento emancipalista de Soledade, Adailton Targino, participou, em Brasília (DF), da criação da frente parlamentar em prol da criação dos novos municípios e voltou satisfeito. A luta pela divisão do município de Apodi começou há pouco mais de quatro anos, mas é esperado pela população desde 1998, quando foi aprovada a criação da área distrital.

O novo município abocanhará toda a chapada do Apodi, criando limites com os vales do Apodi (cidade-mãe) e Jaguaribe (CE), com o município de Governador Dix-sept Rosado. Além disso, ficaria com os principais potenciais econômicos do atual território. É na chapada que se concentra toda a produção de petróleo e gás natural, calcário e cal, além do turismo, através do Lajedo de Soledade, segundo maior sítio arqueológico do país.

De acordo com o bancário Vandilson Targino, um dos pontos a favor de Soledade é que a região se transformará numa área especial de interesse turístico, que dispensa, por exemplo, a exigência de parte da infraestrutura cobrada hoje pelo Governo Federal para emancipações.

O empresário Expedito Targino, produtor de cal e dono de uma loja de material de construções em Soledade, está confiante que o projeto saia do papel. Ele acredita que o potencial da nova cidade será suficiente para o seu crescimento.

Henrique Eduardo queimou a língua outra vez: ministério do PMDB também precisa de faxina

Fonte: Potal Nominuto.com
 
Como sempre acontece nos últimos anos, principalmente desde que assumiu a liderança do PMDB na Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves falou antes do tempo.

"Vamos ver se agora a gente entra em céu de brigadeiro e consegue colocar um fim a este entra e sai de ministros no governo", disse o parlamentar do Rio Grande do Norte e registrou a Folha de S.Paulo.

Ontem, por conta de uma reportagem publicada pela revista Veja, o "céu de brigadeiro" só visto por Henrique virou piada.

A revista denuncia um lobby instalado dentro do Ministério da Agricultura, controlado pelo peemedebista Francisco Rossi, para negociar contratos e licitações.

A notícia é tão grave que o secretário-executivo do ministério, Milton Ortolan, já pediu demissão - como relatam no O Estado de S.Paulo os jornalistas Célia Froufe e Eduardo Bresciani.

E para piorar, a Folha estampa hoje em sua manchete de primeira página uma reportagem assinada por Andreza Matais, Natuza Nery e José Ernesto Credendio informando que o ministro Rossi transformou uma empresa pública, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), "num cabide de empregos para acomodar parentes de líderes políticos de seu partido, o PMDB."