sábado, 24 de novembro de 2012

PT decidirá hoje se participa da gestão de Carlos Eduardo


O diretório municipal do PT/Natal, em reunião hoje, às 14h, trará o desfecho sobre a participação ou não na administração do prefeito eleito Carlos Eduardo. Longe de ser uma decisão institucional, a determinação de hoje dos petistas já recairá direto em um caso concreto.

O médico Cipriano Maia, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi convidado para ser secretário municipal de Saúde. No entanto, como é filiado ao PT há apenas duas alternativas para ele aceitar o convite: o partido aceita participar da gestão de Carlos Eduardo ou ele deixa a legenda.

Para reunião de hoje do comando municipal dos petistas estará em curso a análise de duas propostas. A primeira é defendida pelo grupo do deputado estadual Fernando Mineiro, que não deseja a participação de qualquer filiado da legenda na administração municipal.

Já os liderados da deputada federal Fátima Bezerra se mostram mais flexíveis. Eles defendem que os petistas possam participar da gestão, desde que sejam escolhas pessoais do prefeito e não como indicações do próprio partido.

A reunião de hoje do diretório municipal ocorrerá na Assembleia Legislativa e deverá contar com a presença dos dois principais líderes do partido, a deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro, e dos vereadores eleitos Fernando Lucena e Hugo Manso.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Cimi comemora 40 anos com Congresso em Luziânia

Indigenas40anoscimiPor CNBB

“A identidade do Cimi é a aliança com os povos indígenas para que não percam sua identidade”. A afirmação é do presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e bispo da prelazia do Xingu (PA), dom Erwin Krautler, durante a missa de abertura do Congresso que comemora os 40 anos da entidade, em Luziânia (GO).

Aberto na manhã desta terça-feira, 20, o Congresso reúne 250 pessoas de todo o país e debate o tema “Raiz, Identidade, Missão”, recordando a história do Cimi, que é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo dom Erwin, a pior coisa que pode acontecer com um povo é perder a sua identidade e que, em seus 40 anos de existência, o Cimi tem ajudado os povos indígenas a preservarem sua identidade. Disse que, nesse período, o Cimi aprendeu muito com os indígenas. “Foi-se o tempo em que trabalhávamos em favor dos povos indígenas, sem inclui-los na caminhada. Eles não são objeto de nossa caridade, mas sujeito de sua história e somos seus aliado”, observou.

Dom Erwin referiu-se também às críticas de quem combate o Cimi. “Nunca nos aliamos a qualquer facção político-partidária. Nossa bandeira é a vida dos povos indígenas. Por isso temos coragem de enfrentar uma política anti-indígena, que continua em vigor nesse país”, afirmou.

A programação do Congresso foi retomada à tarde com a memória dos 40 anos do Cimi. Hoje 21, os congressistas recebema visita do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner. Já na quinta-feira, 22, o bispo emérito de Goiás (GO), dom Tomás Balduíno, um dos fundadores do Cimi, será homenageado pelos 90 anos que completará no próximo dia 31 de dezembro.

O encerramento do evento é na sexta-feira, 23, quando deve ser aprovado o “Manifesto dos 40 anos do Cimi”.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Economia >> Norte, Nordeste e Centro-Oeste aumentam participação no PIB nacional

Consideradas as regiões mais pobres do país, o Norte o Nordeste aumentaram a contribuição no Produto Interno Bruto (PIB, que é a soma de todos os bens e serviços do país ), entre 2002 e 2010. No Norte, a participação subiu de 4,7% para 5,3% (aumento de 0,6 ponto percentual) e, no Nordeste, de 13% para 13,5% (alta de 0,5 ponto percentual).

Os dados fazem parte da pesquisa Contas Regionais do Brasil 2010, divulgada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, no Centro-Oeste, também houve aumento da contribuição, de 8,8%, em 2002, para 9,3%, em 2010 (elevação de 0,5 ponto percentual).

No mesmo período, diminuíram a participação no Produto Interno Bruto o Sul (de 16,9% para 16,5%, queda de 0,4 ponto percentual) e o Sudeste (56,7% para 55,4%, redução de 1,3 ponto percentual).

Segundo a pesquisa, oito estados continuam concentrando 77,8% das riqueza do país e São Paulo continua responsável pela maior contribuição, com 33,1% do PIB. Entre os estados, Roraima deu a menor contribuição para o cálculo, 0,2%.

Fonte: Agência Brasil

Hipercard Banco deve pagar indenização a cliente no RN


Do DN Online, com informações do TJRN
 

O HiperCard Banco Múltiplo S/A foi condenado a pagar, a título de danos morais, a quantia de R$ 5 mil a uma cliente que teve o nome inserido, indevidamente, nos programas de proteção ao crédito. O juiz da 4ª Vara Cível de Natal, Otto Bismarck Nobre Brenkenfeld, entendeu que a inscrição indevida do nome do autor comprometeu a sua credibilidade, bem como dificultou a obtenção de crédito perante o comércio.

De acordo com os autos do processo, a cliente pagou, dentro do prazo, fatura vencida em 2008. Ela comprovou o pagamento apresentando o recibo bancário, bem como a cópia do extrato bancário, no qual consta a informação do débito na data em análise. Ou seja, o valor efetivamente deixou a conta da autora.

“A alegação de que houve a digitação equivocada da numeração equivalente ao código de barras encontra óbice na afirmação expressa da autora no sentido de que não digitou referida numeração, tendo havido sim a efetiva leitura do código de barras consignado no boleto de pagamento. Caberia, portanto, ao demandado comprovar que o código de barras existente no boleto corresponde efetivamente à representação numérica ali descrita, até mesmo porque é de conhecimento geral que o número correspondente ao código de barras consiste em complexo algoritmo cuja troca de um dos algarismos inviabiliza a conclusão da operação”, destacou o juiz Otto Bismarck Nobre Brenkenfeld.

ENEM: Confira a lista das médias das escolas do RN, segundo MEC


Foram divulgados nesta quinta-feira, 22, os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola, referentes à edição de 2011. Foi de 474,2 pontos a média nacional dos cerca de 891 mil alunos da rede pública que fizeram a prova em 2011, enquanto os quase 247 mil alunos de escolas particulares alcançaram a média foi 569,2 pontos.

Ao apresentar os dados, acompanhado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, frisou que os resultados do Enem por Escola 2011 servem somente como um diagnóstico.

“É para que cada escola do Brasil possa fazer uma análise pedagógica bem criteriosa de como seus estudantes evoluíram”, salientou o ministro. “O Enem não é um ranking entre as escolas. Ele é insuficiente como instrumento de avaliação do estabelecimento. O Enem avalia o aluno. Não podemos comparar as escolas, com naturezas distintas. Por exemplo, a maioria das escolas do Brasil são de portas abertas. No entanto, escolas que selecionam os ingressantes tendem a ter um desempenho melhor”, pontuou Mercadante.

A metodologia utilizada para calcular os resultados do Enem por Escola é semelhante à usada na Prova Brasil e só levou em consideração, para fins de divulgação, escolas com no mínimo 10 participantes no Enem e 50% de taxa de participação dos concluintes do ensino médio. Segundo o ministro, o método foi “o mais objetivo possível” e por isso a média final levou em conta somente as quatro provas objetivas.

Com este perfil, foram consideradas 10.076 escolas, o que representa 40,56% do universo total do exame. Não foram incluídas na média nacional 1.185 escolas com menos de 10 participantes e 13.581 que tiveram índice de participação menor do que 50%. Do total de escolas contempladas, 199 eram federais, 4.968 estaduais, 111 municipais e 4.798 privadas.
Segundo Mercadante, o MEC está planejando um seminário com as melhores escolas do país, tanto públicas e privadas, para contribuir com o conjunto da rede de ensino brasileira. “Queremos trocar experiências para estimular as outras escolas”, contou.

Cotas – O ministro aproveitou os dados do Enem por Escola 2011 para fazer uma projeção com base na lei de cotas sociais e raciais, que entrará em vigor no ano que vem. Ele observou que, do total de 891 mil candidatos da rede pública, os 37,5 mil concluintes do ensino médio com melhor desempenho, que corresponderiam aos 12,5% favorecidos pela lei, alcançaram em 2011 uma média de 630,4 pontos – bem superior à média nacional de 474,2 pontos.

Confira lista das melhores e piores escolas do Rio Grande do Norte no Enem 2011:

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Entidades denunciam violações a direitos humanos na instalação de projeto de irrigação na Chapada do Apodi/RN

       

O release abaixo trata da situação da Chapada do Apodi, onde implantação de um projeto de irrigação extremamente pernicioso irá trazer entre outras irregularidades apontadas no “dossiê-denúncia”, destaca-se o deslocamento forçado de cerca de 6.000.00 (seis mil) agricultores. A expectativa é que o Estado brasileiro tome providências imediatas no sentido de coibir as violações apontadas no relatório.


A Rede nacional de Advogados e Advogadas Populares/RN-CE, a Comissão Pastoral da Terra e diversas outras entidades ligadas a defesa dos direitos humanos protocolaram “dossiê-denuncia” junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica, Secretaria-Geral da Presidência da República, IPHAN, TCU, e mais dez órgãos do Governo Federal, apontando dezenas de violações aos direitos humanos, meio ambiente, patrimônio histórico e aos cofres públicos na instalação do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi/RN.
O projeto, capitaneado pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas -DENOCS, consiste na desapropriação de 13.855 ha (treze mil oitocentos e cinquenta e cinco) hectares para a implementação de um programa de fruticultura irrigada sob o comando de quatro grandes empresas, deslocando de maneira forçada cerca de 6.000,00 (seis mil agricultores) que vivem em 30 comunidades na região acerca de cinquenta anos.

Segundo as entidades denunciantes, o projeto de irrigação configura-se em uma “reforma-agrária ao contrário”, uma vez que a região da Chapada do Apodi/RN vêm se consolidando como uma das experiências mais exitosas de produção de alimentos de forma agroecológica e familiar do nordeste, destacando o arroz, frutas, criação de caprinos, ovinos e bovinos, projetos de piscicultura, além do mel de abelha, maior produtora de maneira orgânica do país.
Conforme especialistas, a obra é, ainda, hidricamente inviável, já que a água disponível conseguirá irrigar o monocultivo por no máximo cinco anos, representando o mal uso de R$ 280.000,00 (duzentos e oitenta milhões de reais) dos cofres públicos, valor orçado até o momento.

A possível implantação do projeto será o fator de desarticulação da experiência agroecológica e de agricultura familiar ao priorizar a monocultura e a exploração de grandes extensões de terra, com grande utilização de agrotóxicos, causando diversos problemas aos recursos naturais e à vida humana. Representará, também, a implosão de um grave problema social, já que as indenizações a serem pagas aos agricultores serão em valores ínfimos, impossibilitando-os de ter nova moradia e outra forma de sustento.

Os agricultores estão em estado de apreensão, se negam a deixar suas terras, e esperam que o Governo Federal reveja o modo como o projeto está sendo implantado.

Fonte: site Carta Potiguar

Parque Estadual Dunas do Natal completa 35 anos nesta quinta-feira


 
O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” completa 35 anos nesta quinta-feira (22). Criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22/11/1977 como a primeira unidade de conservação do Rio Grande do Norte, o Parque das Dunas possui uma área de mil 1.172 hectares, sendo considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil. Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque exerce grande importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção. 

 

A cobertura vegetal do Parque das Dunas é representada, em sua maior parte, pela mata de duna litorânea, caracterizada por espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas, registrando ainda a ocorrência de praias e sopés de dunas, e formação vegetal tabuleiro litorâneo. Nela predominam espécies peculiares da mata atlântica, além de algumas espécies de caatinga e tabuleiro, com destaque para a amescla-de-cheiro, antúrio selvagem e Pau-brasil, as quais conferem ao ambiente grande diversidade e exuberância. A flora do Parque reúne mais de 270 espécies arbóreas distintas e 78 famílias, representada por mais de 350 espécies nativas. A fauna nativa do Parque das Dunas é típica do ecossistema costeiro terrestre formado pela mata atlântica. O reduzido número da população animal desta unidade de conservação deve-se, principalmente, à proximidade com a área urbana. 

Câmara dos Deputados aprova PEC das Domésticas em primeiro turno

Deputados aprovam PEC das Domésticas em primeiro turno


O Plenário aprovou nesta quarta-feira (21), em primeiro turno, por 359 votos a 2, a PEC das Domésticas (Proposta de Emenda à Constituição 478/10), que amplia os direitos trabalhistas de domésticas, babás, cozinheiras e outros trabalhadores em residências.

A matéria ainda será votada pela Câmara em segundo turno, antes de ser encaminhada ao Senado.

O texto estende às domésticas 16 direitos já assegurados aos demais trabalhadores urbanos e rurais contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT):

Proteção contra despedida sem justa causa; seguro-desemprego; Fundo de Garantia do Tempo de Serviço; garantia de salário mínimo, quando a remuneração for variável; adicional noturno; proteção do salário, constituindo a sua retenção dolosa um crime; salário-família; jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais; hora-extra; redução dos riscos do trabalho; creches e pré-escola para filhos e dependentes até 6 anos de idade; reconhecimento dos acordos e convenções coletivas; seguro contra acidente de trabalho; proibição de discriminação de salário, de função e de critério de admissão; proibição de discriminação em relação à pessoa com deficiência; proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 16 anos.

A PEC prevê que uma regulamentação futura vai determinar as condições para o cumprimento desses direitos.

Alforria

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lajes recebe a Caravana Ecológica do IDEMA



Serão três dias de extensa programação na cidade de Lajes com a realização da Caravana Ecológica que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro na Praça Manoel Januário Cabral

O evento que é realizado pelo IDEMA, tem a parceria da Prefeitura Municipal de Lajes através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente sob a coordenação da equipe de coordenadoria de Meio Ambiente do município.

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente do Município, “O objetivo da Caravana é de possibilitar à população dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte o acesso às informações relacionadas com o meio ambiente e contribuir para mudanças de hábitos que levam à degradação ambiental".

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DA CARAVANA  ECOLÓGICA EM LAJES:

RELIGIOSIDADE » Cerca de 30 mil fieis participam da festa de Nossa Senhora da Apresentação



 (Júlio Rocha/DN/D.A. Press)
Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 21, cerca de 30 mil natalenses estiveram rendendo graças e celebrando a festa da padroeira Nossa Senhora da Apresentação, na tradicional missa celebrada na Pedra do Rosário, local onde a imagem foi encontrada por pescadores em 1753.

A imagem de Nossa Senhora chegou pouco antes das 5h em procissão fluvial no Rio Potengi, em seguida foi levada por fuzileiros navais para o altar montado na avenida do Contorno que estava tomada de fieis de diversos bairros de Natal e outros do interior. A missa foi presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Natal, padre Edílson Nobre e concelebrada por outros sacerdotes.

“É uma festa histórica que acontece há 259 anos e reúne milhares de fieis que celebram a festa da nossa padroeira, que protege e abençoa toda a cidade”, afirmou o padre Valdir Cândido, pároco da Catedral.


A programação da festa da padroeira segue durante todo o dia com procissão às 14h do santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré até a Catedral onde haverá missa de encerramento da festa presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

Para a dona de casa Maria da Glória que chegou às 3h, o dia é de agradecer as bênçãos da padroeira. “Todo ano venho agradecer por todas as bênçãos na minha vida e família”. Este foi o sentimento compartilhado por diversas famílias que estiveram na pedra do Rosário.

 Por Júlio Rocha, DN Online

terça-feira, 20 de novembro de 2012

“Abraço ao Atheneu” reúne alunos e ex-alunos em frente à escola

Ato aconteceu na manhã desta terça-feira
Marksuel Figueredo/Da Redação Natal
Alunos, professores e ex-alunos do Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense realizaram um ato simbólico na manhã desta terça-feira (20) em frente à escola pública mais antiga do país. O “Abraço ao Atheneu” foi forma que a Associação dos Ex-Alunos encontrou para chamar a atenção das autoridades do Estado para a situação precária em que se encontra a escola.
 

A secretaria estadual de educação, Betânia Ramalho participou do Abraço e lembrou que o problema enfrentado pelo Atheneu não é apenas estrutural. “É um problema pedagógico também. Não vou dizer que todos os professores que trabalham nessa instituição não têm compromisso com a educação aqui dentro prestada, mas alguns, infelizmente deixam a desejar e é preciso rever isso”, frisou.

Betânia esteve reunida nesta segunda-feira (19) com a diretoria da escola e uma nova reunião foi marcada para a sexta (23). “Vamos discutir exatamente esses problemas, é preciso unirmos força em cima de um projeto político/pedagógico”, disse.


O Atheneu foi fundado em 3 de fevereiro de 1834 e se consagrou como a mais antiga escola da rede pública do país. “Resgatar essa escola, é resgatar o nosso patrimônio público, parte da nossa história. Aqui estudaram pessoas ilustres como o ministro Garibaldi Alves Filho, ex-governadores Vilma de Faria e Geraldo Melo e até o próprio ex-presidente da República Café Filho”, disse Naldemir.


Fonte: Jornal de Fato 

Polêmica >> Fim de salário para vereador tramita no congresso


Deu no Blog de Carlos Santos

Ao que tudo indica, o cargo de vereador caberá mesmo aos altruístas apenas. Aquela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da remuneração a legisladores de municípios com até 50.000 habitantes  já tem relator e parecer quase pronto.

Cyro Miranda, autor da PEC, está vendendo otimismo. Diz que o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Aloysio Nunes Ferreira, deve entregar seu parecer até o fim do mês, e com poucas alterações no texto original.

Segundo Cyro, Aloysio planeja incluir somente a previsão de uma ajuda de custo de um ou dois salários mínimos para cobrir custos, como transporte e alimentação. E Eunício de Oliveira já avisou: assim que receber o relatório, põe o projeto em votação na CCJ, o que pretende fazer antes do recesso.

Hoje é dia da consciência Negra. Viva a Zumbi dos Palmares!


 
20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 incluiu a data no calendário escolar , tornando obrigatório o ensino sobre história e cultura afrobrasileira nas escolas. Com isso, os professores devem preparar aulas sobre história da África e dos africanos; luta dos negros no Brasil; cultura negra brasileira; e o negro na formação da sociedade nacional. 

A data também é feriado em mais de 400 municípios, em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, na divisa entre Alagoas e Pernambuco. 

Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, em 1655. Mesmo nascido livre, foi capturado e entregue a uma família portuguesa. Aos 15 anos, ele fugiu para seu local de origem tornando-se o líder mais famoso do quilombo por ter lutado contra a opressão portuguesa. Morreu em 20 de novembro de 1695.
Destaques 

Em 2003, o Governo Federal criou a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir) em reconhecimento às lutas históricas do Movimento Negro brasileiro. A data de criação da Seppir, 21 de março, é a mesma data em que se comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória do Massacre de Shaperville, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.

Na ocasião, 21 de março de 1960, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. O exército atirou sobre a multidão e como saldo da violência, 69 mortos e 186 feridos.
  
Outra conquista importante para a cidadania foi a aprovação da Lei 12.288, de 2010, que criou o Estatuto da Igualdade Racial e que, de acordo com a Seppir, orientou a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2012-2015), resultando na criação de um programa específico intitulado "Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial”.
  
Consulte também o Mapa da População Negra, uma publicação conjunta do IBGE com a Seppir e que traz muitas informações sobre as populações preta e parda em nosso país. Clique aqui e depois no banner.
Cotas Sociais 

Deve-se destacar ainda a recente aprovação pelo Governo Brasileiro da chamada “Lei de Cotas”. Trata-se da Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012 e do Decreto 7.824, de 11 de outubro de 2012, que a regulamentou. 

Essa legislação garante percentuais mínimos de vagas nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico e de nível médio para estudantes pretos, pardos, indígenas e também para aqueles de famílias de rendas menores egressos das escolas públicas. 

A lei define que a proporção das vagas destinadas a esses grupos nas instituições federais em cada unidade da federação tem como critério os dados do último Censo Demográfico divulgado pelo IBGE.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

No Dia da Bandeira, historiadores defendem maior discussão dos símbolos nacionais

 

O 19 de novembro foi instituído Dia da Bandeira em 1889, logo depois da Proclamação da República

 Por Renata Giraldi, Agência Brasil


Hasteada nos mais distintos locais, a Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do Brasil, reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos, de acordo a com a legislação. O tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas e da faixa central devem ser seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e guardada. O 19 de novembro foi instituído Dia da Bandeira em 1889, logo depois da Proclamação da República.

No ensino fundamental, são obrigatórias as aulas sobre os símbolos nacionais, mas os historiadores defendem a ampliação da discussão sobre o tema. Eles sugerem que assuntos relativo aos símbolos – a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional –, como as razões que os motivaram, sejam aprofundados.

O coordenador do Departamento de História do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), professor Deudedith Rocha Júnior, disse à Agência Brasil que é essencial ensinar aos estudantes não apenas os aspectos visuais, técnicos e simbólicos, mas, sobretudo, o que representam os símbolos e porque são importantes.

Laboratório da UFRN registra novo tremor de terra em Pedra Preta

O epicentro do tremor foi registrado no ponto marcado com a estrela vermelha no mapa O Laboratório de Sismologia da UFRN (LabSis/UFRN) registrou um tremor de terra em Pedra Preta, a aproximadamente 120 km de Natal, na manhã de ontem (18), por volta das 10h30. A magnitude do tremor registrado é de 2.6 pontos na escala Richter. De acordo com o laboratório, esse evento foi registrado, entre outras, pela estação de Riachuelo e pelas estações da Rede Sismográfica do Nordeste de Paraú, Livramento e Pedro Velho.

O epicentro do tremor foi registrado no ponto marcado com a estrela vermelha no mapa

Em visita à região, hoje, o técnico Eduardo Menezes covnersou com moradores de sítios próximos à estação de Cabeço Preto e, de acordo com as informações colhidas, o tremor foi sentido em Ubaeira e no sítio Barro Vermelho, além de Cabeço Preto.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

LBV realiza campanha solidária




Mobilização solidária por um Natal mais feliz

Com o objetivo de oferecer um Natal sem fome, digno e mais feliz a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social, a Legião da Boa Vontade promove, tradicionalmente, a campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!. A iniciativa visa arrecadar neste ano, mais de novecentos mil quilos de alimentos não perecíveis a serem entregues, em cestas, a famílias atendidas pelos programas socioeducacionais da LBV e as apoiadas por organizações parceiras da Instituição.

Diversos artistas, jornalistas e personalidades em todo Brasil vestiram a camisa da LBV e estão apoiando esta campanha solidária, a exemplo do jogador Luis Fabiano, dos cantores Péricles, Arlindo Cruz, Maurício Maniere, dos apresentadores Raul Gil e Luciana Gimenez, dos atores Marcos Pasquim e Dhu Moraes, a cantora Paula Fernandes, dentre outros.

Cada cesta é composta de arroz, feijão, óleo, açúcar, leite em pó, macarrão, farinha de mandioca e de trigo, fubá, biscoito, massa para cuscuz, café, extrato de tomate e sal. As doações podem ser entregues nos pontos de coletas nos endereços: Colégio e Curso Nova Geração – Felipe Camarão, Colégio Educandário Turma da Lulu e Colégio Interativo Master, nas Quintas, Colégio Particular Maanaim e Colégio Corujinha, no Planalto, Universidade Anhaguera - Unidep em Nova Parnamirim, Concessionária Autobraz/Fiat, SBS Outdoor.

Ou no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV localizado na Rua Dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações pelo telefone: (84) 3613-1655, pelo Site:www.euajudoamudar.org, www.lbv.org.br