sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Agenda do fim de semana

De hoje, até domingo, nossa cidade estará em festa com a realização  da XVIII EXPOLAJES,  evento que vem crescendo a cada ano e está entre as principais exposições de caprinos e ovinos do estado.  

Preparando-se para o futuro

Prontos para o mercado de trabalho
28 jovens são diplomados pelo E-Tec Brasil e IFRN do Pólo de Lajes

A solenidade de Formatura aconteceu na tarde desta quinta-feira (25) no Centro Pastoral da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Lajes. Vinte e dois alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho e seis alunos do curso de Guia de Turismo foram diplomados por representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec).


O evento contou com a presença de familiares dos alunos, assim como professores e coordenadores do Pólo em Lajes. Também esteve presente o prefeito Benes Leocádio e a secretaria de educação do município, Irene Martins.

Fonte: Robsoncabugi.com

Nota do blog: Os nossos parabéns a todos vocês que venceram mais essa etapa na preparação para um futuro melhor.

STF publica acórdão sobre piso salarial do magistério

cong_nac_3
Não há mais desculpas para descumprimento da Lei 11.738
A decisão (acórdão) do Supremo Tribunal Federal, publicada no Diário da Justiça de 24 de agosto de 2011, sobre o julgamento de mérito da ação direta de inconstitucionalidade (ADIn 4.167), torna inconteste qualquer opinião que desafie a constitucionalidade e a aplicação imediata da Lei 11.738 (Piso do Magistério), sobretudo quando observados os esclarecimentos do Tribunal na ementa da decisão, assim dispostos:

1. Perda parcial do objeto desta ação direta de inconstitucionalidade, na medida em que o cronograma de aplicação escalonada do piso de vencimento dos professores da educação básica se exauriu (arts. 3º e 8º da Lei 11.738/2008).


2.  É constitucional a norma geral que fixou o piso dos professores do ensino médio com base no vencimento, e não na remuneração global. Competência da União para dispor sobre normas gerais relativas ao piso de vencimento dos professores da educação básica, de modo a utilizá-lo como mecanismo de fomento ao sistema educacional e de valorização profissional, e não apenas como instrumento de proteção mínima ao trabalhador.

3.  É constitucional a norma geral que reserva o percentual mínimo de 1/3 da carga horária dos docentes da educação básica para dedicação às atividades extraclasse.
Ação direta de inconstitucionalidade julgada improcedente. Perda de objeto declarada em relação aos arts. 3º e 8º da Lei 11.738/2008.

Luta da Uern


As redes sociais da Internet como Twitter, Facebook e Orkut começam a veicular – em massa e proporção geométrica – uma nova onda de crítica ao Governo Rosalba Ciarlini (DEM).

A postura da governante, diante da greve na Universidade do Estado do RN (UERN), que chega próximo de 90 dias (maior de sua história), é o motor da mobilização.

Veja abaixo a paródia e a mensagem complementar, convocando internautas à divulgação:
“Era uma Universidade muito engraçada, não tinha técnico, não tinha água.
ninguém podia estudar nela não: os professores lá não estão.
Ninguém podia navegar na rede, não tinha salas, não tinha parede.
ninguém podia comer ali, pois o RU não vai mais abrir.
E a Dona Rosalba, sem nenhum esmero, pra educação, dá verba zero.”

Se você estuda/estudou na UERN ou sente pelo que está acontecendo, cole isto no seu mural!”

Nota do Blog – A paródia é em cima da letra/música de “A casa”, de Vinícius de Moraes.

Fonte: Blog de Carlos Santos

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Escola Estadual Pedro II em Lajes dá show com a realização de projeto educacional

Do Blog: Nossos parabéns a toda equipe da Escola Estadual Pedro II, como também aos alunos e ao Grupo Trilheiros da Caatinga que se envolveram e fizeram essa atividade acontecer de forma tão brilhante.


Projeto Serra do Feiticeiro

Com informações e imagens do blog do Cícero Lajes

Projeto Serra do Feiticeiro já deveria ter sido executado desde o dia 03 de maio (Dia da Divina Santa Cruz), mas em virtude das chuvas no período não foi possível acontecer, depois tivemos o longo período da greve da rede estadual de ensino que tam bém atrasou sua execução, mas finalmente aconteceu no último sábado, 20 de agosto.

Como era de se esperar eu não podia deixar de estar presente neste evento de suma importância para a divulgação do turismo local, atividade diferenciada de aula, manifestação religiosa e, aula ambiental.

Na saída para a trilha, os Trilheiros da Caatinga fizeram alguns comunicados importantes quanto ao comportamento dos grupos na trilha. Cada grupo foi liderado por um trilheiro: Leandro, Eudes João Augusto e mais um integrante da própria comunidade de Boa Vista (fico devendo o nome do jovem). Na foto, os trilheiros recebem os termos de compromisso.

 
Trajeto que passa ao lado do açude da comunidade, mais afrente, passa pelo leito do rio que abastece o açude.
Durante o percurso, os alunos foram tendo algumas explicações sobre a fauna e a flora da caatinga. Na foto acima, Leandro fala sobre a Favela.
Alguns alunos subiram mais e foram até o local onde segundo os populares: "o menino mártir da Serra foi encontrado morto. Abaixo temos a visão por trás da capela que serve como ponto de peregrinação.
Este é o local por onde sobem e descem os aventureiros e as pessoas religiosas.

Apresentações Culturais na Comunidade de Boa Vista

O Projeto Pau e lata esteve representado por dois alunos da escola: Rafael e Netinho. Na ocasião cantei um música ao som do tambor e da lata falando sobre o meio ambiente, reciclagem, redução de consumo... A letra foi feita por mim quando eu era aluno da escola em 2003.


O coral da escola mandou uma mensagem empolgante sobre o tema do meio ambiente. A música foi bem trabalhada pelos integrantes do coral. Tanto a interpretação cênica como a voz dos cantores estava maravilhosa.

O grupo GTCA também empolgou o público interpretando um cordel feito pelo professor Batista. Me chamou a atenção o nível profissional à que chegaram os garotos e garotas do grupo, assim como a liderança exercida pelo meu amigo Alan Cardek.
  
O fantoche também teve vez nas apresentações culturais. O alunos fizeram uma junção de comédia e drama também inspirada no cordel do professor Batista Martins. Lembro que alguns senhores já haviam me falado que Lajes já teve bons brincadores de "João redondos".

22 de agosto: Dia do Folclore

Com informações da UOL Educação



Nesta segunda-feira, 22, comemora-se o Dia Nacional do Folclore. No Rio Grande do Norte, o principal estudioso desta área foi o historiador e folclorista Câmara Cascudo, que escreveu 31 livros sobre o tema, incluindo o Dicionário do Folclore Brasileiro.

Dia do Folclore
Em 1965, o Congresso brasileiro oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, numa justa homenagem à cultura popular brasileira. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura.

domingo, 21 de agosto de 2011

Esportista lajense faz contato através do Blog

Nota do Blog: Caso outros leitores conheçam o amigo Alex e queiram fazer contato com ele aproveitem os endereços (e-mail e telefone), já que ele participou ativamente de um período esportivo em nossa cidade e guarda boas lembranças da turma.

Mensagem recibida por e-mail
Em 19 de agosto de 2011 10:45, Alex Neto <alexneto99@yahoo.com.br> escreveu:

Meu caro Canindé, sou nascido na querida cidade de Lajes, mas fui criado na minha    inesquecivel fazenda SÃO MIGUEL. Aí próximo dos nove anos em 1989, fui morar em Pedro Avelino, aos 14 anos em 1994, disputei meu primeiro campeonato adulto em Lajes pelo Flamengo de seu Edilson Vital, dirigido por meu amigo Lourenço na época eu era um jovem goleiro, depois de alguns anos joguei em outros times como juventus de Mário Sérgio e Cinildo que trabalha com antenas de tv.

Mas foi no Alecrim, que eu conheci um grande homem de um coração enorme, meu enorme amigo RUSSO, em 2001 e 2002, fiz um curso de enfermagem aí em Lajes em 2003, passei no concurso de Guamaré e 2004, no de Macau, hoje moro em Baixa do Meio, distrito de Guamaré, desde de 2002 que eu perdi o contato com Russo estive aí alguns dias atras jogando por um time de veteranos de B. do Meio e fiquei triste por não conseguir falar com Russo, mais triste ainda ao saber do problema de saúde que a filha dele estava passando.

Sabendo do seu conhecimento mas acreditando na sua popularidade numa cidade como Lajes, e na posição de leitor seu, mim senti no direito de pedir eese favor a você, que me faça esse contato, aí vai meu numero de celular 91430364, por favor me resposte e se possível com um contato de Russo. Desde já agradeço, na esperança que serei atendido.

Muito obrigado.

ALEX GOLEIRO DE PEDRO AVELINO, hoje morando em Baixa do Meio / Guamaré.
Nossa resposta:
De Francisco Canindé Rocha da Silva Rocha para Alex:
 
Valeu pelo contato Alex, o mais breve possível procurarei o nosso amigo Russo e passarei o seu  recado.
Quanto a você ser leitor do meu blog lhe agradeço de coração. Um abraço e até próxima. 

Celebração da 1ª Eucaristia em Lajes


Hoje, 21 de agosto  a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Lajes celebra o Sacramento da 1ª Eucaristia.

 A  missa será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Mathias de Patrício.


Parabéns a essas crianças, a suas famílias e a toda equipe da nossa paróquia responsável por esse importante celebrativo.

Religião II

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Lajes, está convidando a juventude para participar hoje do Culto de Jovens.