sábado, 13 de julho de 2019

A REFORMA E O POVO >> Uma boa reflexão!

Dicas de filmes para as aulas de Geografia

  1. Lincoln (2012). Dirigido por Steven Spielberg, o filme foi lançado em janeiro deste ano no Brasil e mostra a luta de Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos de 1861 até seu assassinato em abril de 1865, para aprovar a 13ª Emenda, que abolia a escravidão no país, em 1865.
  2. Os Miseráveis (2012). A história se passa na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832.
  3. Valsa Com Bashir (2008). Filme israelense sobre a 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80.
  4. Persepolis (2007). É sobre o início da nova República Islâmica e como ela passou a controlar como as pessoas deveriam se vestir e agir.
  5. Munique (2005). Dirigido por Steven Spielberg, fala sobre um ataque terrorista que aconteceu nas Olimpíadas de Munique de 1972, quando um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica e matou integrantes da equipe olímpica israelense.
  6. Tropa de Elite 1 e 2 (2007 e 2010). Sobre a violência urbana no Rio de Janeiro.

  7. 1984 1984). Adaptação do livro 1984, escrito em 1948 por George Orwell, que aborda o tema do totalitarismo.
  8. Tempos Modernos (1936). Filme de Charles Chaplin que aborda a Revolução Industrial.
  9. Daens – Um grito de Justiça (1992). O filme se passa na segunda metade do século XIX, período considerado como a Segunda Revolução
    Industrial, que apresentou grande avanço tecnológico e científico.
  10. Germinal (1993). Baseado no romance de mesmo nome de Émile Zola, aborda os movimentos grevistas de um grupo de mineiros no norte da França do século XIX contra a exploração.
  • Documentários:
  1. O Dia que durou 21 anos (2011). O documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964.

  2. Uma história de amor (2009). Flme de Michael Moore sobre o capitalismo, a liberdade e os Estados Unidos.
  3. Chove sobre Santiago (1976). Sobre o golpe militar no Chile em 1973.
  4. O contestado (2012). Sobre a Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916, que envolveu milhares de civis e militares e colocou Paraná e Santa Catarina em disputa por questões territoriais.
  5. Terra para Rose (1987). Documentário sobre a formação do MST.
  6. O veneno está sobre nossa mesa (2011). Sobre o uso abusivo de agrotóxicos nos alimentos no Brasil. 
Fonte: https://jornal316.com.br/dicas-de-filmes-para-as-aulas-de-geografia/?fbclid=IwAR2r1kRzxwxh5IQ_0ESnb-sgVyvah_pYWjcICc6Rdxt8RMz_obEWqUiK9hY

O FIM DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS >> Governo Bolsonaro anuncia o fim da Universidade Pública e Gratuita


Os Reitores receberam convocação para uma reunião com o Ministro da Educação na próxima semana, a fim de tomarem conhecimento da Reforma Administrativa que será implementada pelo atual governo. Com relação às Universidades Públicas, estas deixarão de ser Autarquias.
Ou seja, não estarão mais subordinadas ao regime jurídico de direito público. Com isso, uma política de cobrança de mensalidades será implantada, e as contratações passarão a ocorrer pelo regime celetista ou de contratos temporários.
"Governo anunciará programa para autonomia financeira de universidades
O governo federal lançará na quinta-feira da próxima semana um novo programa voltado ao ensino superior, chamado de Future-se, disse ao Valor o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior.
O programa terá como objetivo o "fortalecimento da autonomia financeira das universidades e dos institutos federais", afirmou nesta quarta-feira o secretário, durante participação na Conferência Internacional sobre Financiamento Vinculado à Renda. O evento é promovido em parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Universidade Nacional Australiana (ANU) e a Embaixada da Austrália no Brasil.
Em curta apresentação, ao mencionar o programa pela primeira vez, o secretário afirmou apenas que um dos eixos será a "internacionalização" do ensino superior. "Então, vamos ter muitas conferências como essa", disse.
O tema central do evento é um programa implantado pelo governo australiano no fim dos anos 80, quando o modelo de ensino superior do país deixou de ser totalmente gratuito para se tornar híbrido, com o estudante arcando por parte dos custos de sua formação ao longo da vida.
Lima Júnior mostrou simpatia pela ideia durante o discurso. "Não há cursos gratuitos, os pagadores de impostos pagam por esses cursos", afirmou"

DE ONDE VEM A CRISE >> Com voto de Ezequiel, deputados negam devolução das sobras orçamentárias e levam crise para dentro da ALRN

Resultado de imagem para Com voto de Ezequiel, deputados negam devolução das sobras orçamentárias e levam crise para dentro da ALRN

A Assembleia Legislativa decidiu, por maioria apertada, levar a crise financeira do Rio Grande do Norte para dentro de Casa. Com voto de minerva do presidente da Casa Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), a maioria dos parlamentares negou a devolução para o tesouro estadual das sobras orçamentárias dos demais Poderes.

Na prática, a medida significa que, caso sobre dinheiro dos recursos repassados do Executivo para a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Procuradoria geral de Justiça e Defensoria Pública, a verba fica com os Poderes. O Governo pleiteava o óbvio: se o dinheiro sai do tesouro estadual, o que não foi usado deveria voltar para o local de origem para ajudar a pagar as dívidas, a maioria herdadas de gestões anteriores.

Dos 22 deputados no plenário, 11 negaram a devolução e 11 aceitaram o retorno dos recursos. Como manda o regimento interno da Casa, o presidente da ALRN teve que decidir, optando por seguir a oposição nesta votação liderada pelo deputado estadual José Dias (PSDB). Foi dele a ideia de retirar da Lei de Diretrizes Orçamentárias os parágrafos que previam a devolução dos recursos.

O posicionamento de Ezequiel é a primeira sinalização de fissura na relação entre a ALRN e o Governo Fátima. A retenção desses recursos junto aos Poderes é um golpe duro na tentativa do Executivo em amenizar a crise financeira do Estado e um aviso aos servidores estaduais, de que o peso ideológico para alguns deputados está acima dos interesses do Estado.

EM CONEXÃO COM AS CAUSAS POPULARES >> Jean Paul fala sobre ameaças ao meio ambiente em evento do Congresso da UNE

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, tela
Durante participação na mesa “A lama, o lucro e a morte no noticiário ambiental do Brasil", o senador Jean Paul Prates (PT-RN) fez um balanço dos retrocessos na área ambiental do governo Bolsonaro. 
O evento faz parte da programação do 57° Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), que reúne mais de 8 mil estudantes de todo o país de 10 a 14 de julho em Brasília.
Jean Paul afirmou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, “parece que veio com a missão de destruir a política ambiental do Brasil”. “Ele tem um histórico contra o meio ambiente e está implantando uma agenda de desmantelamento”, declarou.
O senador conclamou a juventude de todo o país para se engajar na luta contra esses retrocessos. “A juventude tem força para mobilizar a sociedade contra essa agenda negativa para o meio ambiente”.
Fonte: Página do Facebook do Senador Jean-Paul Prates

sexta-feira, 12 de julho de 2019

ATITUDE SENSATA DO PÚBLICO >> Bolsonaro surge no telão da Flip, público vaia e grita “Lula livre”














Jair Bolsonaro levou a primeira vaia na edição 2019 da Festa Literária de Paraty nesta quinta-feira (11), durante a mesa que debateu os 90 anos da arquitetura brasileira. Quando a imagem do presidente da República apareceu numa citação a Brasília, surgiram os primeiros gritos de #ForaBolsonaro e #LulaLivre.

No palco, a cantora e compositora Adriana Calcanhoto, o ensaísta, crítico, professor, compositor e arquiteto Guilherme Wisnik e o arquiteto português Nuno Grande passearam nas últimas décadas pelas linhas arquitetônicas do Brasil, mas focaram especialmente na construção de Brasília. O documentário “Brasília, contradições de uma cidade nova”, do cineasta Joaquim Pedro de Andrade foi exibido no telão.

O encontro do trio uniu arquitetura, urbanismo, música, cinema e literatura.

Adriana Calcanhoto intercalava canções entre as explicações de Wisnik e Grande. Os três trabalharam juntos na exposição “Infinito vão: 90 anos de arquitetura brasileira”, montada em Portugal. João Gilberto, Vinícius de Moraes e Gilberto Gil foram alguns dos compositores brasileiros lembrados na voz de Calcanhoto, que leu um texto crítico da escritora Clarice Lispector sobre Brasília. Nesse texto, Clarice não diz nem que gosta nem que não gosta da cidade:

– Essa dicotomia despertada por Brasília sempre foi assim, desde antes da fundação. Tem gente que gosta de Brasília e tem gente que não queria que ela existisse”, lembrou Guilherme Wisnik. O arquiteto português reverenciou o colega brasileiro Oscar Niemeyer, o arquiteto que projetou a capital federal, entre outros marcos da área, e viveu até 104 anos:

– Lá em Portugal a gente diz que o Brasil tem pouco mais de 200 anos e mais de 100 é desse cara aí”, brincou em referência a Niemeyer. Adriana Calcanhoto intercalou canções entre o passeio dos debatedores pela arquitetura brasileira (foto: Walter Craveiro)

As manifestações políticas surgiram quando os debatedores se debruçaram sobre uma Brasília mais recente. O momento em que Bolsonaro surgiu no telão, o público reagiu com vaias e gritos de “fora, Bolsonaro” e “Lula Livre”. Guilherme Wisnik também puxou um Lula Livre ao microfone amplificando o coro da plateia. Algumas poucas reações contrárias foram ouvidas.

“Brasília tem dias claros, mas também tem dias como esse”, disse Nuno Grande apontando para a imagem de Jair Bolsonaro na votação da abertura do processo de impeachment contra a então presidenta Dilma Rousseff

Um fato bastante lamentado pelo trio foi o muro de ferro instalado na Esplanada dos Ministérios durante o domingo em que o impeachment foi votado na Câmara dos Deputados:
“O muro construído no dia da votação do impeachment, um dos dias mais tristes da nossa história recente, é o símbolo do país dividido pelo ódio”, afirmou Wisnik.

Da plateia, uma mulher interpelou o arquiteto: – Impeachment, não. Foi golpe !”

EM DEFESA DA FLORESTA >> Num momento em que o governo brasileiro quer entregar a floresta amazônica para ser devastada

Se a natureza não tiver futuro, nós também não teremos. E o nosso presente e o nosso futuro dependem das florestas permanecerem em pé.
As florestas são muito importantes para todos nós! Elas geram muita água, energia, alimentos e remédios. 
Defender a Amazônia é a causa das ativistas de Aruanas, organização da sociedade civil fictícia que dá nome à nova série da Globo exclusiva para GloboPlay, com coprodução Maria Farinha Filmes.
A partir de uma denúncia anônima, as protagonistas -- a jornalista Natalie (Débora Falabella), a advogada Verônica (Tais Araújo), a ativista Luiza (Leandra Leal) e a estagiária Clara (Thainá Duarte) -- investigam a ligação entre uma poderosa mineradora e garimpos ilegais na cidade fictícia de Cari, na Amazônia.

O QUE É?

A série Aruanas conta a história de uma organização da sociedade civil criada por três amigas para proteger o Meio Ambiente.

A partir de uma denúncia anônima, as protagonistas - a jornalista Natalie (Débora Falabella), a advogada Verônica (Tais Araújo), a ativista Luiza (Leandra Leal) e a estagiária Clara (Thainá Duarte) - investigam a ligação entre uma poderosa mineradora e garimpos ilegais na cidade fictícia de Cari, na Amazônia. Ali, elas entram em conflito com Olga (Camila Pitanga), uma lobista que ajuda a mineradora a explorar uma reserva ambiental, a fim de expandir o negócio.

Aruanas é uma produção Globo exclusiva para Globoplay, com coprodução Maria Farinha Filmes. Com criação e roteiro de Estela Renner e Marcos Nisti, escrito com Pedro Barros, direção artística de Carlos Manga Jr e direção geral de Estela Renner.

Além de trazer um alerta para a crise ambiental mundial, Aruanas coloca em primeiro plano os conflitos vividos no cotidiano de ativistas ambientais.

De acordo com o roteirista Marcos Nisti, "a ideia da série é falar sobre um dia a dia de ativismo que ainda não havíamos visto na TV".

Fonte: WWF-Brasil relacionamento@wwf.org.br

“NÃO ESTAMOS FICANDO DOENTES. ESTAMOS SENDO ENVENENADOS” >> Os resultados da sociedade dita "moderna"


SENDO ENVENENADO
Nas últimas semanas, duas grandes organizações médicas emitiram avisos separados sobre substâncias químicas tóxicas nos produtos que nos rodeiam. As substâncias não estão regulamentadas, dizem eles, e estão ligadas ao câncer de mama e próstata, deformidades genitais, obesidade, diabetes e infertilidade.
“A ampla exposição a produtos químicos tóxicos ambientais ameaçam a reprodução humana saudável”, diz a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, advertiu em um comunicado no mês passado. Os avisos são um lembrete de que a indústria química herdou o manto da indústria do tabaco, minimizando a ciência e a resistência à regulação de maneira que causam danos devastadores para os cidadãos inocentes.
Na década de 1950, os pesquisadores achavam que os cigarros causavam câncer, mas o sistema político demorava a dar uma resposta. Agora, o mesmo está acontecendo com produtos químicos tóxicos. O foco da federação ginecológica é sobre os produtos químicos que imitam os hormônios sexuais e muitas vezes confundem o corpo. Desreguladores endócrinos são encontrados em pesticidas, plásticos, cosméticos, xampus e recibos dos registo de dinheiro, alimentos e inúmeros outros produtos.
“A EXPOSIÇÃO A PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO É ONIPRESENTE”, disse a organização, acrescentando que as mulheres grávidas quase em todos nos Estados Unidos tem pelo menos 43 contaminantes químicos diferentes em seu corpo. Um relatório do Instituto Nacional do Câncer constata que “UMA QUANTIDADE PREOCUPANTE DE BEBÊS NASCEM PRÉ-POLUÍDOS”.
Este aviso foi escrito por especialistas do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, a Organização Mundial de Saúde, o Royal College de Obstetras e Ginecologistas da Grã-Bretanha e outros grupos similares. Estes profissionais médicos estão na linha de frente. Eles são aqueles que tratam as mulheres com cancro da mama. Ambas são condições associadas à exposição precoce aos desreguladores endócrinos. Casos crescentes de hipospadia, um defeito de nascença em que as crianças nascem com uma abertura uretral no lado do pênis.
A outra grande organização emitiu recentemente um aviso, a Endocrine Society, a associação internacional de médicos e cientistas que trabalham com o sistema hormonal. “Novas evidências ligam distúrbios endócrinos a exposição de químicos, e estão entre as maiores ameaças à saúde pública enfrentados pela sociedade – DIABETES E OBESIDADE”, disse ele a Endocrine Society ao anunciar um relatório de 150 páginas.
Ele acrescentou que há “evidência crescente” que os produtos tóxicos geram a infertilidade, câncer de próstata, testicular, da mama, uterino, do ovário e problemas neurológicos. Às vezes, esses problemas surgem aparentemente em adultos por causa de exposições décadas anteriores em fases fetais.
“A AMEAÇA É PARTICULARMENTE GRANDE QUANDO EXPOSTOS NASCITUROS”, disse o Endocrine Society. Tracey J. Woodruff, da Universidade da Califórnia, San Francisco diz: “Um mito sobre produtos químicos é que o governo dos EUA garante que eles são seguros antes de entrar no mercado.” Na verdade, a maioria são considerados seguros, a menos que se prove o contrário.
Dos 80.000 ou mais produtos químicos em produção hoje no comércio mundial, apenas uma pequena parte foi analisado de forma rigorosa para a segurança. Mesmo quando uma substância foi removida por razões de saúde, o produto de substituição pode ser tão ruim quanto antes. “É frustrante ver a mesma história uma e outra vez”, disse o professor Woodruff. “Os estudos em animais, in vitro e estudos em humanos testes iniciais mostram que os produtos químicos causam efeitos adversos A indústria química diz.” Esses estudos não são bons, e pedem para ser exibido com a evidência humana. A evidência humana leva anos e exige que as pessoas fiquem doentes. “Nós não devemos ter que usar o público como cobaias”.
Europa está se movendo para testar produtos químicos antes de entrar no mercado, mas nos Estados Unidos é muito lento por causa do poder do lobby químico. A legislação de segurança química depende do Senado que exigiria a EPA para iniciar uma avaliação da segurança de produtos químicos apenas 25 nos primeiros cinco anos – e legislação da Câmara não é muito melhor. “Há quase infinita o paralelismo com a indústria do cigarro”, diz Andrea Gore, professor de farmacologia na Universidade do Texas em Austin e editor da revista Endocrinology.
Por agora, os especialistas dizem que a melhor abordagem é que as pessoas tentam se proteger. Especialmente as mulheres que estão grávidas ou podem se tornar grávidas e para as crianças jovens, tentem comer alimentos orgânicos, reduzir o uso de plásticos, recibos de caixa registadora toque tão pouco quanto possível, tentar evitar retardadores de chama sofás e ver as guias para consumidor http://www.ewg.org.
O Lobby químico lançou o equivalente a U$D 121.000 para cada membro do Congresso no ano passado, por isso esperam que as empresas químicas ganhem muito dinheiro, enquanto que mais meninos nascem com hipospádia e mais mulheres morrem desnecessariamente de câncer de mama.
FONTE: Brasil sem vacinas | via e-mail de Eduardo N Ribeiro

NÓS E A REFORMA >> Como ficará a situação da população após a aprovação de mais esse golpe!


quinta-feira, 11 de julho de 2019

REFORMA DA PREVIDÊNCIA A PROVADA....


UM MANDATO CIDADÃO >> Francisco do PT convoca educadores para debater, em audiência pública, o "FUNDEB Pernamente"


Com o objetivo de acolher, formular e incentivar o debate com a sociedade Potiguar sobre o Fundeb e a importância da continuidade dessa importante política de valorização do magistério, o mandato do deputado estadual Francisco do PT realiza a Audiência Pública “Em Defesa do Fundeb Pernamente”, dia 11 de julho, às 14h, na Assembleia Legislativa do RN.


Criado em 2006, no governo do presidente Lula, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tem vigência até 2020.


De acordo com o deputado estadual Francisco do PT, "a audiência acontece em um cenário em que os ataques ao setor educacional são preocupantes. É uma oportunidade para ampliar o debate sobre a importância de tornar o Fundeb uma política permanente".


O parlamentar acredita, por exemplo, que a manutenção do piso dos professores é inviável sem o Fundo. “Sem os recursos do Fundeb, a maioria dos municípios não tem condições de manter esse piso, que ainda não é o ideal para essa categoria tão importante”, afirmou o propositor da audiência.


Foram convidados para o debate a governadora Fátima Bezerra, gestores estaduais e municipais, parlamentares, sindicatos, associações, movimentos estudantis e demais representações sociais ligadas à educação.  


Organizado por Francisco do PT  

ENQUANTO POR AQUI O COISO AUTORIZA O DESMATAMENTO ... >> Tailândia bombardeia o país com sementes de árvores para combater o desmatamento

Atualmente, o desmatamento se tornou um grande problema para a natureza de todo o planeta. Tentar recuperar tudo o que danificamos nas últimas décadas não será uma tarefa simples para a humanidade.

A Tailândia parece ter encontrado uma maneira muito eficaz de continuar a luta contra o desmatamento. Em comparação com outros métodos, isso é simples, rápido e eficaz.

Nos últimos meses, o país asiático usou alguns aviões militares para bombardear suas florestas, mas neste caso não foi um bombardeio destrutivo. Eles usaram bombas de sementes, que foram criadas para tentar recuperar as áreas desmatadas.

O governo da Tailândia planejam continuar com este projeto piloto para os próximos 5 anos, que serão minuciosamente estudados e controlados a partir do ar. Estima-se que os resultados positivos começarão a aparecer no início do ano 2020.

O primeiro bombardeio de sementes ocorreu na região de Phitsanulok, na qual sobrevoaram um grande número de aeronaves, cobrindo mais de 800 hectares arborizados. Estas "bombas de sementes" estão totalmente preparadas para se tornarem árvores gigantes.

Um japonês chamado Fukuoka foi o autor desta idéia maravilhosa, que foi aperfeiçoada ao longo dos anos e hoje está devolvendo à natureza tudo o que tiramos dela. Com este método, estima-se que quase 1 milhão de árvores sejam plantadas diariamente.

As bombas são feitas com sementes de árvores locais, junto com uma mistura de argila, terra e composto, o que facilita a germinação das mesmas. Sem dúvida, é uma ideia magnífica e que muitos países que sofrem com o desmatamento devem implementar.

A Noruega é o primeiro país do mundo a proibir o desmatamento
A grande iniciativa foi anunciada há alguns anos e totalmente planejada para proteger as florestas norueguesas.

A novidade é que agora também será aplicado entre outros países do mundo e para relações comerciais entre empresas norueguesas.

O estado norueguês assinou um decreto em que se comprometeu a avaliar todos os negócios que são propostos, a fim de apoiar sempre aqueles que têm uma política sustentável.

DOCUMENTÁRIO >> Democracia em Vertigem é eleito um dos melhores filmes do ano pelo New York Times

None

Documentário feito por Petra Costa para a Netflix detalha os últimos anos conturbados do governo brasileiro
Democracia em Vertigem, documentário de Petra Costa lançado na Netflix no dia 19 de abril, entrou nesta quinta, 27, para a lista de melhores filmes de 2019 do New York Times, um dos principais jornais norte-americanos.  
Stephanie Goodman, crítica de cinema, escolheu oito filmes para o ranking. Além de Democracia em Vertigem, o documentário Rolling Thunder Revue, no qual Martin Scorsesefalou sobre Bob Dylan, também apareceu. 
Em sua produção, Costa narrou o momento conturbado que a política brasileira passou durante as últimas décadas, desde os anos do governo do PT, a partir da eleição ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, passando pelo impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff, e a ascensão de Sérgio Moro e o atual presidente brasileiro Jair Bolsonaro
Democracia em Vertigem recebeu diversas críticas positivas, tanto em veículos nacionais quanto internacionais, e é um dos favoritos para concorrer ao Oscar na categoria de Melhor Documentário. Já para o público, a recepção foi dividida, pois há acusações de que o filme ataca Bolsonaro e defende o PT. 
Antes de lançar Democracia em Vertigem, a Netflix também produziu a série deJosé PadilhaO Mecanismo, detalhando as investigações da Operação Lava Jato, na qual Lula foi réu.  

quarta-feira, 10 de julho de 2019

"REFORMA DA PREVIDÊNCIA" >> Pagaremos o preço muito alto pela safadeza, ignorância e alienação dos que defendem essa tragédia

10 curiosidades sobre o primeiro fotógrafo negro do sertão do RN

O nome dele era José Ezelino da Costa. Um homem negro de origem humilde que viveu entre 1889 e 1952. Ezelino nasceu no sítio Umbuzeiro, sertão do Rio Grande do Norte, nos arredores da cidade de Caicó, sociedade predominantemente branca, e foi lá onde ficou famoso como fotógrafo “freelancer”.
1. Ele morou a vida inteira com a mãe, uma ex-escrava Dona Bertuleza Maria da Conceição, mãe de Ezelino
Seu nome era Bertuleza Maria da Conceição. Ele também nunca casou oficialmente, porém, teve dois filhos de uma namorada.

2. Sua primeira câmera foi um presente de um vizinho


Modelo semelhante a estes. Foto: http://efeitosaimagem.blogspot.com

Um vizinho da família, um irmão do Dr. Luciano Nóbrega que, voltando de uma viagem a Recife, trouxe a câmera e um álbum de fotografia. A partir de então aprendeu a fotografar sozinho e nunca mais largou a arte da fotografia.

3. Ele chamou atenção pelo modo como fotografava sua família


Fotos de Ezelino. Fonte: exposição do fotógrafo em https://sombradaoiticica.wordpress.com

Um dos fatores que chama atenção no trabalho do fotógrafo foi o modo como ele retratou os membros da família, quando não era comum encontrar imagens de negros que não estivessem em trabalhos subalternos, no campo, ou nas grandes capitais, em fábricas ou indústrias. Ezelino levou familiares para dentro do estúdio e os fotografou com roupas sociais na moda da época, com o pioneirismo de experimentar a estética aristocrática na pele negra.
“Não podemos afirmar que José Ezelino quisesse revelar alguma espécie de racismo sobre sua condição de negro ou sobre a sociedade que vivia. Entretanto, podemos perceber que ele provocou por meio de sua fotografia, uma imagem forte de identidade social”, disse a pesquisadora potiguar Ângela Almeida – que escreveu um livro sobre Ezelino – contrapondo-se à tendência do Seridó em exaltar suas ascendências européias, e ignorar as demais.

4. Ele tinha uma técnica peculiar









“A primeira impressão que tive quando observei as fotografias de José Ezelino foi a potência de uma linguagem autoral. Ele não só construía seus cenários como tinha uma luz suave em contraste com a luz dura do sertão”, disse Ângela, sugerindo que ele foi o primeiro fotógrafo sertanejo portador de uma linguagem que se diferenciou de outros fotógrafos.

5. Seu aprimoramento do olhar veio a partir da leitura de livros

Ele obteve o seu aprimoramento do olhar a partir de leituras de livros. Os familiares relatavam que ele lia muito e quando passou a ganhar melhor fazia anualmente viagens para Recife e Rio de Janeiro, tanto no intuito de comprar novos livros, como equipamentos e produtos químicos para se atualizar.

6. Não existe acervo dele


Descendentes de José Ezelino ( sobrinha-neta e sobrinha bisneta). Fonte: https://sombradaoiticica.wordpress.com/2017/10/

“Os originais não existem mais. Algumas pessoas é que têm algumas fotografias impressas. Fiz a impressão da foto em papel e pintei. Depois disso, fotografo e faço a edição”, detalhou a pesquisadora. Ezelino tem ainda uma série de autorretratos.
Uma das principais fontes de informação sobre ele é uma sobrinha-neta de José Ezelino, a arquiteta, socióloga e doutoranda em Educação Ana Zélia Maria Moreira. Ela é neta de Mathilde Maria da Conceição, que era irmã do fotógrafo.

8. Ele também foi músico


José Ezelino. Foto: https://www.saibamais.jor.br

Além de exímio fotógrafo, Ezelino também foi músico autodidata, e tocava violino e saxofone. Ele criou uma banda de jazz e participava de recitais de música sacra.

9. A vida dele virou livro

Publicado em 2017, o livro “Quando a pele incendeia a memória” da pesquisadora potiguar Ângela Almeida se divide entre o histórico do fotógrafo e um trabalho autoral, feito a partir das imagens resgatadas do biografado. “Realizei uma interferência, que é quando o artista se apropria de uma obra que não é dele e intervém sobre aquela imagem”, explicou a pesquisadora, que é jornalista doutora em Ciências Sociais.
O projeto gráfico é de Rafael Sordi Campos, com ilustrações de Michelle Holanda. O livro teve o patrocínio do Morada da Paz para a sua impressão por meio da lei de incentivo Djalma Maranhão.

10. Do menino pobre ao fotógrafo surpreendente e bem sucedido


Exposição sobre Ezelino. Foto: https://sombradaoiticica.wordpress.com

Negro e pobre, Ezelino já parecia ter um destino traçado, mas sua destreza e genialidade manipulando a câmera fotográfica levou à sua ascensão social e boas condições de vida, de modo que não lhe faltavam clientes e novos trabalhos.