sábado, 6 de agosto de 2011

Política: Pesquisa confirma que o PT é considerado o melhor partido político do Brasil


PT lidera com 32% a preferência da população brasileira, aponta Vox Populi

O Partido dos Trabalhadores ampliou sua liderança na preferência do povo brasileiro. Pesquisa Vox Populi, encomendada pela direção nacional do PT, aponta que o partido tem 32% da simpatia da população, um acréscimo de 4% em comparação com levantamento realizado em 2009.

A pesquisa entrevistou 2.200 pessoas em todo o País e foi realizada na primeira quinzena do mês de junho. De acordo com a Vox Populi, 66% dos entrevistados acham que o PT atua de maneira positiva na política brasileira. E 15% afirmam que o PT é o partido que tem os políticos mais honestos, o maior índice entre todos os demais.

A pesquisa apurou também que 72% consideram o PT um partido moderno e com novas idéias, enquanto que um total de 81% o classificaram como um partido forte. Além disso, 48% dos entrevistados afirmam que o PT é a maior agremiação política do Brasil.

O levantamento também avaliou o desempenho da presidenta Dilma Rousseff em seis meses de governo. O resultado total da soma de quem considera o desempenho da presidenta como ótimo, bom e regular positivo ficou em 71% de aprovação popular.

Os resultados da pesquisa foram apresentados durante a reunião da Comissão Executiva Nacional do PT nesta quinta-feira (4), no Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (5), o Diretório Nacional do PT realizou sua reunião trimestral, que ocorreu na capital carioca, no Hotel Novo Mundo (Praia
do Flamengo).

 Fonte: Portal do PT

Bibliotecas podem ser obrigadas a ter acervo para deficientes visuais

A Câmara analisa o Projeto de Lei 674/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que obriga as bibliotecas que integram o Sistema de Bibliotecas Públicas a viabilizar o acesso de pessoas com deficiência visual aos livros didáticos utilizados nos ensinos fundamental e médio.

O acesso poderá ser assegurado pela inclusão, no acervo, de exemplares editados em braile ou gravados em suportes de gravação digital, para empréstimo; pela veiculação de exemplares virtuais na internet, acessíveis por meio de programas sintetizadores de voz; audiolivros; ou qualquer alternativa que se mostre viável.

Lei Maria da Penha completa cinco anos amanhã

Fonte: Jornal Tribuna do Norte
 
Criada para tornar mais rigorosa a pena contra quem agride mulheres, a Lei 11.340/2006, mais conhecida como a Lei Maria da Penha, completa amanhã, dia 7, cinco anos de criação. A data chama atenção para quais benefícios  foram promovidos pela nova legislação e  o que deveria ter saído do papel. A mudança no tratamento entre homens e mulheres, desde abril de 2006 quando foi sancionada, é possível ser medida pelo número de registros, divulgados pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM). Foram 1.952.001 atendimentos nesse período, em todo país, por meio da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. Deste total, 434.734 - 22,3% - se enquadram na Lei Maria da Penha.
De janeiro a junho deste ano, a Central de Atendimento à Mulher contabilizou 293.708 atendimentos. No período foram registrados 30.702 relatos de violência. Desse total, 18.906 foram de violência física; 7.205, de violência psicológica; 3.310, de violência moral; 513, de violência patrimonial; 589, de violência sexual; 153, de cárcere privado; e 26, de tráfico de mulheres.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Alerta!!!! Notícia preocupante

COMEÇO DE BRIGA DE GANG COM TIROS EM LAJES-RN


Na noite dessa quinta-feira, dia 04/08/2011, aproximadamente às 21:50 h, próximo ao colégio Dr. Eloy de Souza, no Bairro do Alto da Maternidade, teve uma troca de farpas entre alguns adolescentes e jovens que não se sabe por qual motivo, porém ouviram-se alguns  tiros que  não se sabe se era de revolver ou de carabina(espingarda). Uma ligação anônima para a delegacia avisou do acontecimento e depois de alguns minutos o carro da polícia foi atrás de alguns individuos que correram para dentro do mato, ninguém foi preso...
Com informações do http://brotherwashington.blogspot.com/
Nota do blog: Essa é uma notícia merece nossa atenção, na medida em que enquanto cidadão de bem necessitamos de uma cidade sem esse tipo de violência, e é preciso lembrar que há pouco tempo vivemos uma situação parecida com essa em que alguns bandidos e traficantes em disputa por pontos de drogas em outro bairro de nossa cidade, causaram medo em parte da nossa população.
Portanto, acredito ser dever de todos nós (poder público, líderes religiosos, estudantes, famílas...) que aqui vivemos, buscarmos algumas medidas junto as autoridades responsáveis pela segurança, para que fatos como esse não se repitam, nem venham a se tornar rotineiros em nossa comunidade.
Canindé Rocha
Professor e Vereador

Escola Dr. Eloy de Souza realiza trabalho para Preservação da Água

Atenção, abrir em uma nova janela.
 
Crianças conscientizam população na importância da Preservação da Água

Durante esta semana alunos e alunas das turmas do sexto ano da Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, das disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências realizaram atividades com o objetivo de trabalhar a conscientização do consumo da água assim como a sua preservação.

Em conversa do Blog com um dos professores que coordenou as atividades, o vereador Canindé Rocha, recebemos a informação o objetivo foi alcançado. “Queríamos levar esse trabalhos alem das salas de aula, caminhamos pelas ruas e levamos a comunidade o tema que foi aprofundado pelos alunos”, disse Rocha.

Na manhã desta sexta-feira (5) os alunos se concentraram no restaurante o Bom Cabrito onde saíram em caminhada até o bairro da Cohab, as crianças levaram faixas e cartazes com mensagens sobre o tema como você confere na imagem. As atividades ainda foram coordenadas pelo professor Flávio Gomes e a professora Alziene Miranda.

Fonte: Robson Cabugi

A GREVE TERMINOU. MAS OS PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO, CONTINUAM. À LUTA VAI CONTINUAR!!!!

Por: RÔMULO ARNAUD - DIRIGENTE DO SINTE/RN.

Jogo de cena do Governo ainda provoca dúvidas na categoria.

Muitos colegas estão ligando para o Sindicato pedindo explicações sobre um documento divulgado pelo governo durante a greve. O comunicado tem duas páginas contendo tabelas mostrando como seria feito o pagamento do Piso Nacional. A página um contém uma tabela com os salários correspondentes a maio/2011 e outra trás a proposta dos 34%, como se fosse ser paga de uma única vez.

Na página 02, o governo apresenta de fato e de verdade a divisão em quatro meses da tabela salarial. Esta foi a proposta assumida pelo governo. A coordenadora geral do Sinte-RN, entende que a tabela da folha 01 foi um jogo de marketing para enganar a categoria. “Pior foi querer enganar mais ainda quando colocou o tempo de serviço de cada Professor/a, quando esse governo não está aplicando a tabela assim”, esclarece Fátima.

O coordenador do Sinte-RN José Teixeira acrescenta que o Sindicato está lutando para resgatar as letras dos colegas de acordo com o tempo de serviço. Mas, o governo tem negado. “A divulgação da tabela da primeira página do documento foi uma tentativa do governo de nos vender gato por lebre. Na contramão dos interesses da categoria o Governo determinou que haverá reajustes cumulativos de 7,6% de setembro até dezembro totalizando os 34%, isso para quem ainda não teve nenhuma correção salarial”, ressalta Teixeira.

Para o também coordenador geral do Sindicato Rômulo Arnaud está muito claro que o ensaio do governo na proposta de Revisão do Plano de Carreira é de abafar a tabela salarial que contém no mesmo. “Mas mais claro está ainda quando nós não aceitaremos esta condição”, garante Rômulo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Notícias da SEMAGMA


Mais um blog em nossa cidade, acesse: http://www.agriculturadelajes.blogspot.com/ e acompanhe as ações da Secretaria Municipal de Agricultura.
A Secretária de Agricultura do município de Lajes, Maria Gorete dos Santos, está participando nesta quinta-feira, 04 de agosto, da Conferência de Segurança Alimentar que está acontecendo na cidade de Macau.

BNB concede desconto na liquidação de dívidas

Até o dia 30 de novembro deste ano, 17.247 mil produtores rurais do Rio Grande do Norte têm direito de liquidar suas dívidas no Banco do Nordeste.

Eles poderão ser beneficiados com descontos que variam de 45% a 85%, a depender do município onde se localize o empreendimento, no âmbito da Lei 12.249/2010.

A medida beneficia os mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), micro, pequenos e médios produtores rurais, bem como suas cooperativas e associações, detentores de operações rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001, com valor original de até R$ 35 mil. Desde a promulgação da lei, em junho de 2010, cerca de 12 mil operações já foram liquidadas. Além dos descontos, o recálculo das operações é feito sem cobranças de juros de atraso, multa ou sanção.

Desafio do Brasil é administrar o sucesso, diz 'Financial Times'

Fonte: BBC Brasil
 
O Brasil se encontra nos últimos meses na "invejável posição de observador das loucuras do mundo desenvolvido", mas ainda enfrenta o desafio de "como administrar seu próprio sucesso", segundo afirma artigo publicado nesta quarta-feira pelo jornal econômico britânico Financial Times.

"Um esforçado mercado emergente há uma década, o Brasil é hoje uma imagem de estabilidade macroeconômica e política comparada com seu antes subjugador parceiro do Norte e as antigas potências coloniais da Europa", observa o jornal.

O texto observa que o pais é hoje credor dos Estados Unidos, tem mais de US$ 327 bilhões em reservas em moedas estrangeiras, uma economia em crescimento e o desemprego em seu nível mais baixo.

"Ainda assim, com o mundo desenvolvido mostrando tendências antes associadas com os mercados emergentes, o desafio para o Brasil é como administrar seu sucesso", diz o artigo, assinado pelo correspondente do jornal em São Paulo.

Medidas

O texto comenta que o governo brasileiro já tomou várias medidas para tentar conter o fluxo excessivo de divisas, que fortalece o real e reduz a competitividade da indústria brasileira, reduziu o Orçamento para conter o excesso de gastos públicos e também elevou por cinco vezes neste ano as taxas básicas de juros para evitar a inflação fora de controle.

PT/Natal aprova resolução sobre pré-candidaturas do partido para as eleições 2012

A reunião ampliada do Diretório do PT Natal, realizada na última quarta-feira, 3, mostrou que os filiados estão dispostos a trabalhar no fortalecimento do partido, segundo o secretario de Formação Política, Gustavo Ribeiro. "Nossa tarefa agora é fazer o PT acontecer, promovendo a organização nos bairros e em áreas temáticas. Estamos animados para construir as agendas deste segundo semestre", afirma.

No encontro, o Diretório aprovou resolução que demanda o início dos debates sobre as pré-candidaturas a vereador e confirma a pré-candidatura do deputado Fernando Mineiro à Prefeitura do Natal nas eleições 2012.

O próprio Mineiro falou sobre conjuntura política na cidade e ressaltou a importância da mobilização neste momento. O Diretório do PT Natal organiza, para os meses de agosto e setembro, diversas atividades com os zonais municipais 2012.

Fonte: site do Dep. Fernando Mineiro

Convite

A família Laureano vem convidar a todos para a celebração da missa de um ano de “Saudades”, do Sr. Juvenal Paraibano, que acontecerá hoje 04/08, às 19:00 na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 

"Os momentos felizes que passamos ao teu lado, nos fazem suportar a falta que você nos traz! saudades! saudades!"

Direito dos Trabalhadores: TJ/RN determina que Estado deve pagar adicional aos auxiliares de enfermagem

tribunal_de_justica_do_estado O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), através da Vara da Fazenda Pública de Mossoró, determinou que o Governo do Estado pague o adicional de insalubridade para um grupo de servidores que desempenham a função de Auxiliar de Enfermagem.

No entanto, o Estado moveu recurso, argumentando que o julgador inicial deixou de determinar que a base de cálculo para a incidência do adicional de insalubridade deve ser o salário-base do cargo ocupado e que seja definido a base de cálculo para a incidência do benefício como determina a Lei nº 122/94, no artigo 77.

O recurso teve provimento parcial e, conforme colocado pelo Ministério Público em seu parecer, a matéria não merece maiores explanações, já que o artigo 77 da Lei Complementar Estadual nº 122/94 determina que o adicional deve incidir sobre o vencimento do cargo efetivo do servidor, devendo cessar esse direito com a eliminação da insalubridade.
Fonte: Jornal O Mossoroense
 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

1º Encontro Mundial de Blogueiros

 


Nos dias 28, 29 e 30 de outubro será realizado o 1º Encontro Mundial de Blogueiros. Com o tema “O papel da globosfera na construção da democracia”, o encontro deverá reunir ativistas digitais dos Estados Unidos, Europa, Ásia, África e América Latina. As inscrições para o Encontro custam R$ 100,00 e já podem ser feitas.

De acordo com a organização do evento, são esperadas as presenças dos seguintes convidados: o francês Ignácio Ramonet, criador do jornal Le Monde Diplomatique; o espanhol Manuel Castells, autor de diversos livros sobre a cultural digital; a norte-americana Amy Gooldmann, responsável pela rede “Democracy Now”; o espanhol Pascual Serrano, blogueiro e fundador do sítio Rebelion; o blogueiro cubano Iroel Sanches; o coordenador da campanha de Ollanta Humala (Peru), Elvis Moris; o argentino Pedro Bringler, blogueiro e diretor da TV Pública da Argentina.

Além disso, um dos principais convidados internacionais é o Julian Assange, criador do Wikileaks.

Entre os blogueiros brasileiros, estarão Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada); Luís Nassif (Blog do Nassif); Hidegard Angel (blogueira carioca); Esmael Morais (blogueiro paranaense).

Agência do Banco do Brasil em Lajes é arrombada

 

A Agência do Banco do Brasil em Lajes/RN foi alvo de arrombadores na madrugada desta quarta-feira, 03/08. Não se sabe precisamente a que horas foi o acontecido,  no  local alguns  pessoas que chegavam  na  agencia e encontrava a area insolada  a infomação é de  que dois caixas eletrônicos foram abertos com a ajuda de uma maçarico. Os ladrões ainda colocaram uma lona preta na frente dos caixas para dificultar a visibilidade de quem por ali passasse. Não se sabe ainda quanto foi levado da agencia pois a perícia técnica ainda não chegou no local.
Com informações do Blog Dudú da Kombi

Caiçara do Rio do Vento: Ministério Pùblico recomenda transparências de contas

A Promotora de Justiça da Comarca de Lajes, Juliana Alcoforado de Lucena, recomendou ao Prefeito de Caiçara do Rio do Vento, que providencie a transparência das contas públicas geridas na gestão dele. A intenção é garantir aos vereadores o acesso a todo o processo de execução das despesas da Prefeitura, remetendo os balancetes operacionais de receitas e despesas à Câmara Municipal de forma detalhada, anexando cópias de todo o processo de pagamento, com ênfase nas cópias das notas de empenho, recibos e notas fiscais.

Os vereadores do município enviaram representação, através do Ofício 003/2009, à Promotoria de Justiça alegando que a Prefeitura não atendeu ao pedido de informações referente a contratos celebrados em 2009. Em reunião realizada na Promotoria de Justiça, eles informaram que o trabalho de fiscalização da Câmara estava comprometido em razão da ausência de prestação de contas àquele órgão.

A Prefeitura terá 30 dias para informar as providências tomadas sobre o assunto. Caso a recomendação não seja acatada, o Ministério Público tomará as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação.

Fonte: Ministério Público

Incoerência Política


Henrique admite que PMDB e DEM podem se aliar na sucessão de Natal


O deputado federal e líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, confirmou que o seu partido e o DEM do senador José Agripino e da governadora Rosalba Ciarlini poderão dividir o mesmo palanque na disputa pela Prefeitura de Natal em 2012. De acordo com o peemedebista, não há “impedimentos” à união com os democratas.


“O PMDB e o DEM já foram parceiros no Rio Grande do Norte. O senador [licenciado e atual ministro da Previdência] Garibaldi [Alves Filho] apoiou a eleição da governadora Rosalba [Ciarlini] no ano passado. Temos o melhor relacionamento possível com o DEM”, declarou o parlamentar.


Caso a negociação evolua para uma aliança, os peemedebistas devem indicar o vice do deputado federal democrata Felipe Maia, filho de José Agripino. O parlamentar tem dito que a candidatura a prefeito não está em seus planos, mas afirmou que sua decisão final depende do entendimento com o pai senador e com a governadora Rosalba Ciarlini.


Por Allysson Almeida - Portal NM
Nota do Blog: Realmente, a péssima administração que o governo Rosalba está fazendo tem mesmo a cara do PMDB do RN. Com essa busca por "parceria" com o DEM, Henrique e Garibaldi Alves demonstram que apóiam a forma como o governo Rosalba tem tratado o funcionalismo públco estadual. 

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Direitos dos Trabalhadores: Lei do piso salarial dos agentes de saúde e de endemias será regulamentada

 Fátima Bezerra é relatora da emenda constitucional que instituiu o piso para a categoria
          Fátima é relatora da emenda constitucional que instituiu o piso para a categoria


O projeto de Lei que estabelece o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias será regulamentado através de minuta pelo Ministério da Saúde.

A decisão foi tomada hoje (2) durante audiência entre assessores do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, uma comissão especial de parlamentares e membros da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs).

A Deputada Federal Fátima Bezerra (PT), relatora da Emenda Constitucional 63/2009, que instituiu o piso para a categoria, participou da reunião.

Ela e os demais parlamentares presentes se comprometeram em, junto com a Conacs, acompanhar a elaboração da minuta e trabalhar para que o trâmite seja o mais rápido possível na Câmara Federal.

Em reunião com Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias (Sindas) dia 27, Fátima Bezerra também se comprometeu em realizar grande audiência pública em Natal para discutir o assunto.

Fonte: Blog da Fátima

Governo do Estado tenta se esquivar das definições do pós-greve

O governo está protelando as audiências com o Sinte-RN. Para a diretora de assuntos jurídicos do Sinte-RN, Vera Messias, o Governo está se esquivando para não tratar das pendências do pós greve. A estratégia do Sindicato agora é marcar presença constante na Governadoria e nas secretarias de Educação e de Administração. 

“Se preciso for, iremos ficar de plantão até sermos recebidas/os. Estamos falando de definições importantes como é o caso do retroativo dos 34% a abril, do retroativo dos funcionários e do ajuste do 13º salário em dezembro”, explica Fátima.

O Sindicato também solicitou audiência ao Secretário de Administração, José Anselmo, para tratar das pendências existentes bem como da solicitação de negociação dos direitos atrasados devidos à categoria. 

“Vamos inaugurar mais uma estratégia de luta que é ir direto ao Secretário que determina o formato do Governo atender as nossas reivindicações” conclui a Coordenadora do SINTE Fátima.

Fonte: sinte.org.br

Comissão vai debater problemas na distribuição da merenda escolar

 

* Matéria publicada no site Agência Câmara
A qualidade da merenda escolar distribuída aos alunos das escolas públicas será o tema de audiência pública que a Comissão de Educação e Cultura promoverá nesta quinta-feira (4). O debate foi proposto pela presidente da comissão, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), e pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), com base nas denúncias que o programa Fantástico, da Rede Globo, veiculou sobre as péssimas condições do alimento oferecido às crianças.

A equipe de reportagem visitou mais de 50 escolas públicas em São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia, tendo constatado sérios problemas como a falta de merenda e de condições higiênicas na guarda dos alimentos oferecidos às crianças. As refeições também não supriam as necessidades mínimas nutricionais que deveriam ser oferecidas aos estudantes. Também foram apresentadas denúncias de corrupção no caso de terceirização das refeições.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Triste notícia

LUTO: 100% FERROVIÁRIO


NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Grupo 100% Ferroviário, vem a todos esclarecer a situação angustiante que estamos vivendo, desde a manhã de ontem, um dos nossos componentes Ademir Filho, foi vitima de afogamento ao tentar salvar um dos seus colegas, que também encontrava-se na mesma situação, os bombeiros entraram em ação resgatando dois componentes, infelizmente, não foi possível salvar o nosso querido Ademir que foi um herói.

A coordenação do Grupo e familiares da vitima encontra-se no local, acompanhando as buscas junto ao Corpo de Bombeiros, estes nos informaram que farão de tudo para encontrar o corpo e também nos preveniram que não há um previsão de quanto tempo levará para encontrá-lo.

Pedimos a todos os leitores que rezem, pela alma de Ademir, e que possamos dar a ele o último adeus.
Att:
A Coordenação do 100% Ferroviário
Nota do Blog:
Sabemos que nessas horas, palavras nem sempre são suficientes para diminuir a dor e a angustia que os familiares e amigos estão sentindo, mas não poderia de prestar aqui minha solidariedade aos integrantes do Arraiá 100% Ferroviário e também à família do jovem Ademir. E sobretudo, pedir para que Deus dê forças a todos vocês para superar esse difícil momento pelo qual estão passando.

Canindé Rocha - Professor e Vereador