sábado, 24 de novembro de 2018

CHUVAS PELO RN >> Municípios do interior do Estado registram intensas chuvas



Vários municípios do interior do Rio Grande do Norte registraram intensas chuvas na tarde desta sexta-feira (23). 

Essas chuvas, consideradas atípicas nesse período, mas que podem acontecer como chuvas de pré-temporada, foram registradas nas regiões do Vale do Assu e no Médio Oeste.
São Rafael: 30,6 mm
Campo Grande: 26,8 mm
Major Sales: 11mm
José da Penha: 9,8 mm
Caraúbas: 2,8 mm
Itajá: 1,0 mm
Fonte: http://www.jornalfolharegional.com.br/municipios-do-interior-do-rn-registram-intensas-chuvas/?fbclid=IwAR3W4sE8EhndJMI71NKAKplNFBNrTNjJfMXNP3IIB7zaTVsHId-b_J49oyM

PRIORIDADES >> A governadora eleita, senadora Fátima Bezerra, anuncia os nomes para a equipe que comandará a área de Segurança Pública no Estado



A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra, anuncia os seguintes nomes para a equipe que comandará a área de Segurança Pública no Estado:
Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social;
Luís Mauro Albuquerque Araújo, secretário de Estado da Administração Penitenciária;
Coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, Comandante Geral da Polícia Militar do RN;
Ana Cláudia Saraiva Gomes, Delegada Geral de Polícia Civil
Fátima destacou que os critérios de escolha desses profissionais foram a alta qualidade técnica, experiência, espírito público e compromisso com as diretrizes de um governo de inclusão, participação e capacidade de trabalhar em defesa dos interesses da sociedade. “A área de Segurança é a mais desafiadora, problemática e na qual a população tem mais expectativa de mudança. Vamos atuar de maneira articulada, para que essa realidade do Rio Grande do Norte de liderar o ranking da violência seja deixada para trás”.
Conheça um breve perfil dos primeiros nomes escolhidos pela governadora eleita Fátima Bezerra para compor o futuro Governo

Coronel Araújo
Francisco Canindé de Araújo Silva é Coronel da Reserva da Polícia Militar, tem 54 anos, é natural de São Bento do Trairi - RN e graduado em Segurança Pública na Polícia Militar de Pernambuco. Francisco Araújo integrou a Operação de Manutenção de Paz das Nações Unidas em Moçambique – ONUMOZ no ano de 1994, participou do Planejamento e Execução das Atividades de Segurança dos Jogos da Copa da FIFA – 2014, foi Comandante-Geral da Polícia Militar e Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, para a Região Nordeste, de 2010 a 2014.

Anteriormente exercia a chefia do Gabinete de Segurança Institucional da Assembleia Legislativa.
“Recebi o convite com grande alegria. É uma honra ser distinguido para ser o chefe da Segurança Pública do Rio Grande do Norte. Espero corresponder à expectativa e à confiança que a governadora depositou em mim. Estou pronto para atuar com toda a equipe da segurança definida hoje, tendo a liderança da governadora. Sozinhos não somos nada, mas juntos podemos fazer a diferença”

Coronel Alarico
Alarico Azevedo ingressou na Polícia Militar do Rio Grande do Norte em 1991 e está completando em janeiro 28 anos de atividade na instituição. Ele tem 53 anos e já exerceu o 
Comando de Policiamento Metropolitano, Academia de Polícia e foi diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Siosp). Atualmente está no comando do Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do RN.

“Em primeiro lugar me sinto muito honrado pelo convite. Estamos diante de um desafio não só na segurança do estado, mas do país. Com luta, união e muita vontade de trabalhar faremos um trabalho em equipe para minimizar a situação que vem passando o estado”.

Mauro Albuquerque
Luís Mauro Albuquerque Araújo, 50, começou a carreira na Polícia Militar, onde trabalhou entre 1987 e 1994.

Passou em seguida aos quadros da Polícia Civil e posteriormente como agente da Polícia Civil de Custódia até 2015, quando assumiu a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal. Atuou na elaboração da doutrina de intervenção penitenciária e procedimentos de segurança, que já foi adotada inclusive pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Além de trabalhos internacionais, foi consultor das unidades das penitenciárias federais. Em 2016, foi para o Ceará, onde atuou na retomada de quatro unidades prisionais. Desde 2017, coordena a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária em Alcaçuz. 

“Quero continuar o trabalho sério que venho desempenhando e avançar na parte de ressocialização, onde um sistema controlado pelo Estado facilita bastante o cumprimento da lei de execuções penais. Espero continuar atendendo o povo do Rio Grande do Norte sob o comando da nova governadora. Posso garantir trabalho, trabalho e trabalho, tendo como pilar o agente penitenciário”


Ana Claúdia
Ana Claúdia Saraiva, 49, tomou posse na Polícia Civil em 1997. Foi delegada de defesa da mulher e tem passagem pelas delegacias regionais de Mossoró, Caicó e Ceará-Mirim. Foi diretora de polícia da capital em 2007 e estava lotada na Corregedoria-Geral da Polícia.

“Sabemos que é um grande desafio, mas ireamos dar nosso melhor para superar as diferenças e atender às expectativas da sociedade, buscando reestruturar a Polícia Civil para um serviço de qualidade.
Agradeço a escolha da governadora Fátima Bezerra e seu espírito democrático por acolher a sugestão da classe, já que fui eleita a primeira na lista tríplice”

Fonte: Blog Imperial

EDUCAÇÃO >> MP recomenda que UERN e prefeituras do RN garantam liberdade de ensino


image.png

A 4ª Promotoria Pública de Mossoró publicou recomendação à reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UERN) e a outros três municípios potiguares para que se abstenham de medidas que impeçam a livre expressão dos professores nas escolas públicas das cidades e da instituição de ensino superior. A medida visa impedir ações relacionadas ao projeto de lei da “Escola Sem Partido”, que prevê o combate da chamada “doutrinação ideológica” nas salas de aula brasileiras.
Segundo o autor da recomendação, o promotor Olegário Gurgel Ferreira Gomes, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece o respeito à liberdade e o apreço à tolerância no ambiente escolar. “A educação visa ao pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania”, delimita o texto do procedimento, que foi publicado na edição desta sexta-feira, 23, do Diário Oficial do Estado (DOE).
O promotor público avalia que o projeto do “Escola sem partido” restringe o ensino e a aprendizagem a “um conjunto de temas e conteúdos”, impedindo uma aprendizagem plural em um ambiente de liberdade de ideias e de respeito à imensa diversidade. A medida decorre de conflitos registrados em salas de aula da UERN, além de demandas informais dirigidas por alunos e professores das redes públicas de ensino do Estado e do Município.
“Não recebemos denúncias formais. Recebi a informação de fatos ocorridos dentro UERN. Diante das declarações informais, em que se relatou casos de constrangimento de professores, então eu instaurei o procedimento. Fiz publicar a recomendação no sentido de que os órgãos públicos envolvidos se abstenham de impedir atos de constrangimento”, explicou o promotor.
Ainda de acordo com o promotor Olegário Gurgel Ferreira Gomes, a recomendação pede que as secretárias de educação de Mossoró, Serra do Mel e Governador Dix-Sept Rosado, além da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, realizem ações para se abster de qualquer atuação ou sanção em relação a professores, adotando as medidas cabíveis e necessárias para que não haja qualquer forma de assédio moral em face desses profissionais, por parte de estudantes, familiares ou responsáveis.
“A educação pressupõe uma liberdade na metodologia de ensino, na liberdade da fala, pois a linguagem é ferramenta do educar. A minha posição é de que a educação traz, em si, uma liberdade de fala, pois o professor deve estar adstrito ao conteúdo, mas não à abordagem, que deve ser de escolha do profissional. O professor precisa ter a liberdade para atuar dentro da sala de aula”, reforçou Olegário Gurgel.
A medida permite ainda a possibilidade de as instituições de ensino adotarem a imposição de sanções administrativas, nos limites do regimento interno de cada instituição, aos alunos que se comportarem de forma contrária ao que preconiza a recomendação.
Por outro lado, na contramão da recomendação da 4ª Promotoria Pública de Mossoró, outros sete promotores públicos do Rio Grande do Norte assinaram uma nota pública de apoio à lei da “Escola Sem Partido”. Segundo o documento, as propostas “são constitucionais” e visam combater de forma acertada “o uso ideológico, político e partidário do sistema de ensino”.
“Afirmamos à sociedade que os projetos de lei baseados no anteprojeto do Escola sem Partido são constitucionais, estão de acordo com o Estado Democrático de Direito. Inconstitucional, por outro lado, é o uso ideológico, político e partidário do sistema de ensino; inconstitucionais são as práticas combatidas pelos referidos projetos”, diz a nota.
O documento é assinado por 230 promotores de todo o país, incluindo os sete representantes do parquet potiguar: Eugênio Carvalho Ribeiro, Fausto Faustino de França Júnior, Francisco Hélio de Morais, Isabela Lúcio Lima da Silva, Kariny Gonçalves Fonseca, Michelle Dantas de Carvalho e Leonardo Cartaxo Trigueiro.
Segundo o promotor Olegário Gurgel Ferreira Gomes, a nota pública assinada pelos colegas ministeriais é uma forma de defesa do debate sobre o assunto da liberdade de assunto. “Não sou contra o movimento “Escola sem Partido”, e posso até ser contrário ao conteúdo, mas a forma como se promove a discussão é salutar. Por isso, quando vejo que colegas assinaram esta nota, eu compreendo que eles estão participando de um debate. O movimento do “Escola Sem Partido” tem o mérito de colocar em pauta a discussão o assunto. Eu defendo debate”, finaliza.

CAMPANHA >> Candidatura de Lula ao Nobel da Paz 2019 será formalizada até janeiro; entenda

Nenhum texto alternativo automático disponível.
campanha internacional para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja contemplado com o Prêmio Nobel da Paz em 2019 está em etapa de formalização. Desde a última semana, o ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, que recebeu o prêmio em 1980, tem trabalhado para reunir assinaturas de indivíduos que se encaixam nos critérios estipulados pela organização [confira a lista abaixo] a fim de oficializar a candidatura. A ideia é que eles assinem um formulário, na página do Comitê Norueguês do Nobel, até 31 de janeiro do ano que vem. Ao todo, 400 mil pessoas aderiram à campanha desde o ano passado.
Esquivel e os demais apoiadores consideram que Lula foi um lutador incansável contra a fome e a pobreza, e que sua trajetória o transformou em um líder mundial pela paz e pela dignidade humana.
De acordo com o estatuto da Fundação Nobel, uma candidatura válida para o Prêmio Nobel da Paz requer assinatura de membros de assembleias nacionais e governos nacionais (membros do gabinete ou ministros) de estados soberanos, bem como atuais chefes de Estado; membros do Tribunal Internacional de Justiça em Haia e do Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia; membros do Institut de Droit International; professores universitários, professores eméritos e professores associados de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião; reitores universitários e diretores de universidades; diretores de institutos de pesquisa da paz e institutos de política externa; pessoas que receberam o Prêmio Nobel da Paz; membros da diretoria principal de organizações que receberam o Prêmio Nobel da Paz; membros, ex-membros e ex-assessores do Comitê Norueguês do Nobel.
As propostas dos atuais membros do Comitê Norueguês serão apresentadas até a primeira reunião do Comitê, que deve acontecer após 1º de fevereiro.
Esquivel divulgou a campanha na plataforma Change.org e nas redes sociais, deixando um recado aos apoiadores da candidatura: "Faça a indicação, eu já fiz a minha, não há tempo a perder na luta contra a fome. Devemos proteger os mais vulneráveis e reconhecer aqueles que dão tudo, inclusive sua liberdade, para construir a Paz".
No Brasil, a candidatura tem o respaldo de milhares de pessoas, incluindo personagens da vida política brasileira que não fizeram parte dos governos petistas ou que não estiveram ao lado de Lula durante toda sua trajetória. É o caso, por exemplo, do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso (1995-1998; 1999), que assinou o formulário do Comitê Norueguês e enfatizando a política de relações exteriores do governo Lula – especialmente a intermediação feita pelo Brasil no conflito Estados Unidos e Irã.
Durante os dois mandatos de Lula como presidente, de 2003 a 2010, a pobreza caiu 50,64% no Brasil – conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2011, a partir de resultados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cronograma
As propostas que cumprirem os requisitos do Comitê serão analisadas no início do ano por uma Comissão especial, composta por cinco acadêmicos, eleitos de três em três anos. Até março, as academias definem uma lista final de cinco nomes (ou grupo de nomes – também chamada de short list), dos quais um será escolhido até o final de setembro. O nome do vencedor é revelado durante a primeira semana de outubro.

NOTÍCIAS & CURIOSIDADES >> O que o seu dedo mindinho diz sobre sua personalidade e caráter?

Você pode até não acreditar, mas o comprimento do seu dedo mindinho pode descrever sua personalidade e o tipo de pessoa que você é. De acordo com estudiosos renomados, o comprimento do seu dedinho pode mostrar realmente o tipo de pessoa que você é, e os traços de personalidade que você possui.
Existem três tipos principais de pessoas, Tipo A, Tipo B e Tipo C. Veja de perto o seu mindinho, escolha o seu tipo e leia para descobrir mais sobre sua personalidade com base no comprimento do seu dedo mindinho!

TIPO A

  • Você tem um coração incrível e está sempre disposta a ajudar pessoas necessitadas.
  • Você odeia mentira, desonestidade e falsidade, pois isso vai contra tudo o que você acredita.
  • Você guarda cuidadosamente seus sentimentos e não se abre facilmente para estranhos.
  • Às vezes, você age de maneira dura e mais realista do que deveria. No entanto, uma vez que você se aproxima de alguém e confia, você se torna uma pessoa muito mais amiga e comunicativa.
  • Seus olhos são muito expressivos e você usa seu coração como força.
  • Você não gosta de pessoas estúpidas, por isso pode parecer ser um pouco estranha e arrogante às vezes.
  • Você trabalha duro e sempre terminará todas as tarefas dadas a você, mesmo aquelas que são chatas ou não te ofereçam tanta motivação.


TIPO B

  • Você consegue ter calma e tranquilidade, mesmo no meio do caos e da desordem.
  • Você não se abre facilmente a pessoas desconhecidas. Você é tímida e um pouco distante no início.
  • Sua alma é muito sutil, embora você nem sempre mostre isso.
  • Você é uma pessoa parceira, dedicada e fiel em seus relacionamentos românticos. E nem sempre dá 100% do seu amor e devoção à pessoa amada, mas pensa nela constantemente.
  • Quando você decide algo, vai até o fim.
  • Você é conhecida por sua capacidade de manter segredos. Prefere se fazer de ingênua para proteger os sentimentos de alguém, mesmo sabendo da verdade.
  • Você tem muito medo de ser ferida. E age como se não precisasse de ninguém, mas no fundo, sempre sonha em encontrar sua alma gêmea.


TIPO C

  • Você não guarda ressentimentos contra aqueles que te prejudicaram.
  • Muitas vezes, você é uma pessoa simples e se dá bem com todos.
  • Você respeita as opiniões dos outros, mesmo quando não concorda com elas.
  • Você não gosta de surpresas e se sente até desconfortável quando não sabe o que vai acontecer.
  • Você tenta esconder as preocupações e problemas o quanto possível. Isso pode preocupar os amigos, pois, muitas vezes, não sabem o que o está te incomodando.
  • Você adora levar a vida de cabeça erguida e gosta de dizer como está. Não conta vantagem e prefere a companhia daqueles que fazem o mesmo. Você gosta de estar rodeada de pessoas honestas e autênticas.
  • Você pode até parecer ter um ego forte ou dominador, por isso, alguns não têm argumentos suficientes contra você. No entanto, você também é a primeira pessoa a se desculpar após a discussão acabar.

A EDUCAÇÃO INDO POR ÁGUA A BAIXO >> Bolsonaro põe defensor da ditadura para comandar a Educação



Jair Bolsonaro anunciou seu indicado para o Ministério da Educação: o filósofo colombiano Ricardo Vélez Rodriguez. Mas a escolha, falsamente saudada como técnica e inovadora, traz, na verdade, um futuro ministro cujas ideias cheiram ao bolor da época da ditadura. É o que mostra o blog que ele mantém desde 2007.
Os textos exalam paranoia anticomunista, antipetismo e elogios à ditadura. Vélez diz, por exemplo, que o golpe de 1964 deve ser comemorado e considera a Comissão da Verdade ‘a iniciativa mais absurda que os petralhas tentaram impor’. Seus blogs também trata de poemas, fotos familiares e textos sobre ondas gravitacionais até comentários sobre política e o noticiário, conforme noticiou a Folha de S. Paulo.
Já os assassinatos, torturas, prisões ilegais e desaparecimentos patrocinados pelo regime, além dos escândalos de corrupção daquele período, para ele são só ‘excessos’.
O futuro ministro já alardeava a indicação há duas semanas. Dentre suas propostas para o Ministério da Educação estão o combate ao que ele chama de ‘doutrinação cientificista’ nas escolas (ciência agora virou ideologia?), a criação de “conselhos de ética” para zelar pela moral dos alunos, além de defender que o ministério seja “refundado” e a educação gerida, de certa forma, pelos municípios (a entender).
“Aposto, para o MEC, numa política que retome as sadias propostas dos educadores da geração de Anísio Teixeira, que enxergavam o sistema de ensino básico e fundamental como um serviço a ser oferecido pelos municípios, que iriam, aos poucos, formulando as leis que tornariam exequíveis as funções docentes”, defendeu no texto com suas propostas para o MEC.
Ele também vocifera contra o que chama de ‘educação de gênero’ (da novilíngua bolsonariana para igualdade e respeito à diversidade), e acha que o Enem falha em medir o conhecimento dos alunos. Sobre o Escola sem Partido, considera “providência fundamental”.
Bolsonaro o apresentou como filósofo autor de mais de 30 obras – nenhuma delas fala sobre educação. As duas mais recentes, aliás, são meros panfletos contra Lula e os governos do PT.
Teimou, mas elegeu um defensor do delírio de que existe uma complô para “doutrinação marxista” nas escolas.
Formado em filosofia e teologia em seu país natal, Vélez é o segundo nome que Olavo de Carvalho emplacou no governo – depois do lunático trumpista Ernesto Araújo nas Relações Exteriores. O ultradireitismo reacionárioe raivoso caminha a passos largos para se tornar a ideologia oficial do novo governo.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

SITUAÇÃO IRREGULAR >> Ausência de quitação eleitoral de Kerinho não garante vaga no tapetão a Beto Rosado


O Tribunal Regional Eleitoral divulgou nesta terça-feira (20) um despacho assinado pelo técnico judiciário Hélio Luiz Alves Rodrigues do Tribunal Superior Eleitoral em que reconhece a inclusão de documentos complementares do candidato a deputado federal Kericlis Albes Ribeiro no processo em que ele pede a validação dos votos cassados pelo TRE nas eleições de outubro.
O registro da candidatura de Kerinho, codinome pelo qual o candidato é conhecido, foi invalidado em razão da falta de documentação entregue no prazo.
Mesmo com o despacho do TRE, na lista de documentos necessários para a validação da candidatura ainda falta a certidão de quitação eleitoral de Kerinho. Sem essa documentação não é possível o registro de candidaturas eleitorais.
O deputado federal Beto Rosado (PP) é o principal interessado na validação dos 8.990 votos de Kerinho. Caso os votos sejam contabilizados, ele assume a vaga na Câmara dos Deputados hoje ocupada pelo deputado federal eleito Fernando Mineiro (PT), terceiro mais votado nas eleições para a Câmara com 98.070.
Rosado, que obteve 71.092 votos, entraria pela soma da coligação.
Procurado pela agência Saiba Mais, Mineiro ressaltou a ausência da quitação eleitoral de Kerinho, além de lembrar que o TSE ainda não julgou o caso:
– A Secretaria de Informática do TSE informou que o Kerinho entregou alguns documentos. Da relação, não consta a quitação eleitoral. O processo ainda vai a julgamento no TSE, disse.
A assessoria de comunicação do TRE afirmou apenas que o documento foi juntado ao processo e encaminhado ao ministro do TSE Jorge Mussi, relator do processo:
 A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral informa que foi juntado ao PJe (Processo Judicial Eletrônico) – Recurso Especial Eleitoral em Registro de Candidatura – n° 0600778-27.2018.6.20.0000, às 18h37 de hoje, terça-feira, 20/11, Despacho da lavra da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais/STI do Tribunal Superior Eleitoral em resposta à solicitação ultimada pelo ministro Jorge Mussi, relator do recurso de Kericlis Alves Ribeiro, o Kerinho (PDT/RN). Naquela oportunidade, o ministro solicitou, à Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, informações concernentes à entrega de documentos pelo candidato a deputado federal por ocasião do seu pedido de registro de candidatura.
É importante destacar nessa polêmica que a instância que analisa as condições de elegibilidade da candidatura, a partir da juntada da documentação, é o Ministério Público Eleitoral e o TRE. Isso porque o TSE não analisa provas nem documentos. E ainda que seja reconhecido que os documentos apareceram, haverá outra pendência: o questionamento para saber se o candidato é ou não elegível.

LAJES EM IMAGENS >> Alguns registros de nossa bela cidade

Hospitaleira, bem localizada, bela e organizada, esses são apenas alguns adjetivos usados para identificar a nossa querida cidade de Lajes, que é o coração do Sertão Central do RN e que hoje com seus quase onze mil habitantes (zona urbana e rural), segue nos trilhos da história rumo a um futuro que possa nos trazer o desenvolvimento, no sentido mais amplo que esse termo possa ter.

Resolvi publicar aqui esses registros fotográficos feitos despretensiosamente, numa tarde do início do ano e que retrata um pouco de alguns espaços urbanos de nossa cidade, como a Praça Manoel Januário Cabral, a Praça Coronel Miguel Teixeira (Rua do Quadro) e também a Rua Aristóteles Lima. 

E  a partir de uma breve leitura dessas imagens nos leva a diversas interpretações, que podem ser relacionadas ao aspecto histórico/cultural/arquitetônico, que insiste em resistir ao tempo e a velha ideia de modernidade, ou mesmo a calmaria cotidiana de uma pequena cidade interiorana do sertão nordestino ou até o contraditório a essa calmaria, que é a violência/medo que de certa forma já passamos a conviver com isso em nosso realidade...

                                                                                               Imagens de Canindé Rocha - Profº da Rede pública de lajes




MAIS UMA MODALIDADE DE CRIME CRESCENTE >> Em 12 meses, quase oito milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes, diz levantamento

                                Clonagem de cartão de crédito é o golpe sofrido mais comum na praça

Levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que, em 12 meses até setembro deste ano, 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude. Os dados mostram que a maior parte das ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartão de crédito.

Outros golpes mais comuns envolvem o uso indevido do nome para contratação de empréstimos (12%), utilização de documentos para abertura de crediário (10%) e pagamento de boletos falsos (10%). Há ainda pessoas que foram vítimas de clonagem de cartão de débito (7%), falsificação de cheque (7%) e clonagem de placa de veículo (7%).

Crimes como esses acabam causando sérios danos para o consumidor, que ao ter suas informações pessoais utilizadas indevidamente, sofrem não apenas prejuízos financeiros, como também ficam expostos a constrangimentos. Segundo a pesquisa, as principais consequências com ações fraudulentas são perda de tempo com processos burocráticos para regularizar a situação (32%), compras indevidas feitas em seu nome (29%) e negativação do CPF, que dificulta a realização de compras por meio do crédito (24%).

A pesquisa ouviu 800 consumidores em setembro de 2018 com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais, em 12 capitais das cinco regiões brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. Juntas, essas cidades somam aproximadamente 80% da população residente nas capitais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%.

Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

NOTÍCIAS & CURIOSIDADES >> Cupins construíram a maior estrutura do planeta no Nordeste brasileiro

image.png

Durante milênios, um minúsculo inseto ergueu uma das maiores estruturas jamais criadas por um ser vivo. Uma espécie de cupim, considerado uma praga na cidade, escavou milhões de montículos no nordeste do Brasil. Mesmo sendo conhecidos pelos habitantes locais, sua extensão real só pôde ser comprovada após o desmatamento e os satélites revelarem sua grandeza: mais de 230.000 quilômetros quadrados salpicados de montes de terra divididos de forma regular, quase matemática.
“Os montículos sempre estiveram bem escondidos entre a vegetação seca da região (a caatinga) e geralmente quase não é possível vê-los. Os de fora só puderam observá-los após uma porção de terra ter sido desmatada para pastos”, diz o pesquisador da Universidade Estadual de Feira de Santana e coautor do estudo, Roy Funch. “Alguns moradores locais pensavam que haviam sido erguidos por cupins, formigas e outra criatura parecida. Mas para muitos, simplesmente estavam lá, formações naturais feitas por Deus que sempre existiram”, afirma.
Somente o desmatamento e o satélite permitiram comprovar a enorme extensão de montículos
Sempre não, mas há pelo menos 3.800 anos. A datação de uma amostra de murundus (como esses montículos são conhecidos na região) indica que muitos deles estão lá há milênios, o que os transforma em uma das estruturas de origem biológica mais antigas. E também não são obra divina e sim do Syntermes dirus, um cupim. Melhor dizendo, de colônias e colônias deles. Mas não são seus ninhos. É a terra que os insetos escavam enquanto buscam folhas caídas para alimentar a colônia.
O estudo aprofundado dos murundus, publicado agora na revista Current Biology, mostra que há mais de 200 milhões divididos por 230.000 quilômetros quadrados da caatinga dos Estados da Bahia e Minas Gerais, uma extensão comparável à de todo o Reino Unido. Os autores do estudo estimaram uma densidade de 1.800 montículos por quilômetros quadrado. “É, de longe, a maior e mais extensa estrutura animal jamais encontrada”, afirma o entomologista da Universidade de Salford (Reino Unido) e coautor do estudo, Stephen Martin. Especialista em insetos sociais, Martin ajudou Funch a desvendar todos os mistérios dos murundus.
Cupins construíram a maior estrutura do planeta no Nordeste brasileiroTudo é enorme aqui. Cada montículo é formado por 50 metros cúbicos de solo, de modo que os cupins precisaram escavar 10 quilômetros cúbicos de terra, o equivalente ao necessário para levantar 4.000 pirâmides como a de Gizé. Mas mais do que a quantidade de terra movida, o que intriga os cientistas é a regularidade. Com pequenas variações, os montículos têm uma altura média de dois metros e meio e uma base de nove metros. Também fascina como estão regularmente distribuídos sobre o terreno. Os montículos distam entre si 20 metros em média, de modo que formam padrões geométricos regulares visíveis do ar e espaço. “Vistos de cima, formam um padrão, sempre aproximadamente com o diâmetro de dois montículos de distância entre um e outro, e nunca se tocam”, diz Funch.
A intriga tem a ver com dinâmicas de caráter biológico. De acordo com os autores do estudo, os cupins liberam duas substâncias químicas que criam uma espécie de mapa de feromônios que permite aos cupins “minimizar o tempo do trajeto de qualquer ponto da colônia ao montículo de entulho mais próximo”. Isso daria o limite inferior à distribuição dos murundus. O exterior viria da interação entre os mapas de feromônios das diversas colônias de cupins.
Esse mecanismo relacionaria os murundus do Brasil com outras criações geométricas naturais, como os círculos de fadas da Namíbia e Austrália e os mima do norte da América. Em todos esses casos parece funcionar um processo de difusão-reação já postulado pelo matemático, informático (e cada vez mais biólogo) Alan Turing.

O PRESIDENTO BOLSONARO PRECISA URGENTEMENTE SABER DISSO >> Países pobres exigem maior gasto da família com educação


O Relatório de Monitoramento Global da Educação 2019 (GEM 2019), divulgado ontem, 19 de novembro, na Alemanha pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mostra que quanto mais pobre é o país, geralmente maior é a contribuição das famílias na educação. Na média global, as famílias ficam com um quinto da conta dos gastos em educação. Mas, em alguns países, particularmente os mais pobres, como El Salvador, os gastos das famílias chegam a 50% do total do custo da educação. 

Segundo o GEM 2019, os governos respondem por 79% do total de gastos com educação no mundo, enquanto as famílias contribuem com 21%, em média. Dados do Instituto de Estatísticas da Unesco mostram que a contribuição de famílias com a educação em Uganda equivale a 3,9% do produto interno bruto (PIB - soma de todos os bens e serviços produzidos no país) e representa 63% do total de gastos com educação no país, enquanto nos países ricos a contribuição das famílias é, em média, menor que 1% do PIB. 

Exclusão sistema educacional
Por meio de comunicado a imprensa, o diretor do relatório, Manos Antoninis, disse que na medida em que se torna necessário contar com o orçamento das famílias para pagar a conta da educação, a chance de que pessoas sejam excluídas do sistema educacional aumenta. “As famílias estão cobrindo os custos de itens previsíveis todos os dias, como livros didáticos, suprimentos ou transporte, mas, nos países mais pobres, onde os sistemas de educação pública são mais fracos, as famílias também podem estar pagando taxas informais, mensalidades de escolas particulares ou mensalidades privadas suplementares. Isso pode ter consequências graves sobre a forma como a educação é oferecida a todos”, disse.

Gastos anuais
De acordo com o relatório, 0,5% do gasto anual global em educação ocorre nos países mais pobres do mundo. Segundo o levantamento, os gastos com educação de governos, famílias e doadores somam US$ 4,7 trilhões em todo o mundo. Desse total, US$ 3 trilhões (65%) são investidos em países de alta renda e US$ 22 bilhões em países de baixa renda, embora os dois grupos de países analisados tenham praticamente o mesmo número de crianças em idade escolar.

Fonte: https://www.seapac.org.br/blog/pa%C3%ADses-pobres-exigem-maior-gasto-da-fam%C3%ADlia-com-educa%C3%A7%C3%A3o

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

TURISMO PELO RN >> Conheça 7 castelos sem precisar ir à Europa; viaje pelo RN


Castelo de Zé dos Montes
(Foto: Carla Belke)
Localizado na Serra do Tapuia, município de Sítio Novo, distante 112 quilômetros de Natal, o Castelo Zé dos Montes é considerado um dos mais belos cartões postais do Rio Grande do Norte. Sua imponência e beleza exuberante formam um interessante contraste com a paisagem das serras que circundam o castelo feito de pedra e cal.
A obra monumental foi construída por um aposentado que deu seu próprio nome ao castelo que levou mais de 20 anos para ser construído. Segundo o criador, a obra teria sido feita sob as instruções de Nossa Senhora.

Castelo di Bivar

(Foto: Liza Gabrielle)
Alguns quilômetros mais à frente, já na região do Seridó, você encontra o Castelo di Bivar, localizado na cidade de Carnaúba dos Dantas, distante 219 km de Natal. Quem já assistiu ao filme “O Homem que Desafiou o Diabo” certamente vai lembrar desse castelo, pois várias cenas foram gravadas por lá, inclusive aquela em que a Mãe de Pantanha tenta “pegar” o personagem principal do filme, Ojuara, mas é enganada por ele com uma rapadura em formato de bilau. Assista que você vai entender melhor.
O castelo fica localizado no alto de uma colina às margens da RN-288. Ele é inspirado num castelo renascentista francês e começou a ser erguido por volta de 1984, mas a obra encontra-se inacabada até hoje.

Castelo das Quintas

(Foto: Canindé Soares)
Natal também tem Castelo e ele fica localizado no bairro das Quintas, na Zona Oeste da capital. Lembra de Zé dos Montes, lá de Sítio Novo? Pois o Castelo das Quintas também é obra dele e é lá que ele mora. O castelo em plena cidade chama atenção de quem passa, ainda mais por seu estilo islâmico.
A história conta que foi lá que em 1940 ele recebeu instruções de Nossa Senhora, através de uma visão. Ela teria pedido que ele construísse um complexo de 13 castelos com as próprias mãos e sem ajuda de máquinas. Não acredita? Vai lá em confere!

Taverna Pub

(Foto: Divulgação)
Mas não foi só seu Zé dos Montes que fez Castelo em Natal. Criado há mais de 20 anos, o Taverna Pub vem embalando noites na capital com boa música e gente interessante. Trata-se de um Pub Medieval localizado no coração de Ponta Negra. Genial!!!
Uma dica pra quem está solteiro é dar uma passadinha lá no Taverna Pub na segunda-feira. O Pub conta com uma programação chamada Segundas Intenções – Noite dos Solteiros. Não há lugar mais sugestivo para quem está à procura de uma princesa ou um príncipe encantado.

Castelo Engady

(Foto: Dimas Mota)
A cidade que tem o queijo mais tradicional do Rio Grande do Norte também tem um castelo pra chamar de seu. Em Caicó, distante 270 km de Natal localiza-se o Castelo Engady, Construído pelo Monsenhor Antenor Salvino de Araújo para ser um local de recolhimento, estudos, meditação e oração.
O nome Engady significa lugar isento de maldade e provém da história bíblica do rei Davi. Conforme o relato bíblico, quando Davi era perseguido pelo rei Saul, era na fonte de Engady, na Palestina, que ele encontrava sossego e proteção.

Castelo de Felipe Guerra

(Foto: Google Imagens)
Na Região do Oeste Potiguar, é no município de Felipe Guerra, distante 355 km de Natal, que fica localizado o castelo que tem o mesmo nome da cidade. Do alto do Castelo de Felipe Guerra, ladeado pela floresta de Carnaubais, se pode ver toda a cidade baixa, num lindo contraste de marrom e verde. A construção também é conhecida como Castelo de Dona Ritinha, apelido da proprietária, uma professora aposentada da UFRN.

Castelo Ceulen

(Foto: Caio Flávio)
Talvez o mais conhecido, mas menos lembrado como castelo é o Forte dos Reis Magos, localizado na Praia do Forte, em Natal. Se ninguém nunca lhe contou, saiba que o forte já foi chamado de Castelo Ceulen (ou de Keulen) durante o período da invasão holandesa à Capitania do Rio Grande.
Tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1949, o Forte dos Reis Magos foi criado como uma edificação militar e hoje consta como um dos mais famosos cartões postais da capital potiguar. Suas dependências já serviram como prisão política para os implicados na Revolução Pernambucana de 1817. Entre eles destacou-se o seu líder no Rio Grande do Norte, André de Albuquerque, que faleceu em uma das celas, vítima de ferimento, naquele mesmo ano.
Por: Mateus Ângelo e Diego Campelo