sábado, 22 de junho de 2019

COMUNICAÇÃO >> Prefeitura de Lajes divulga lista com os contato das Secretarias Municipais

ORGULHO DE SER NORDESTINO >> Um poema que mostra ao Brasil (principalmente ao coiso e seu sinistro da educação)um pouco de nossas riqueza intelectual

Resultado de imagem para Filosofia Nordestina (Mírian Monte)

Filosofia Nordestina - Por Mírian Monte.

Perdoem-me a intromissão, mas tem razão o Ministério da Educação.
Se o nordestino continuar filosofando,
Será um disparate, será desumano! 
Imagine se surgisse outro Graciliano, 
Uma nova Raquel de Queiroz...
O que seria de nós?!
O Brasil perderia as estribeiras! 
Já pensou se resgatarem a Nise da Silveira? 
Ah, meu pai amado, meu Jorge Amado! 
Nem cravo e canela resolvem a querela! 
“Parem o mundo que quero descer”, 
Quero consignar essa queixa, 
Parafraseando Raul Seixas.
E se os estudantes falarem versos 
Contarem prosas, 
Ou citarem Rui Barbosa? 
Ariano Suassuna que assuma essa ciranda,
Porque nem Pontes de Miranda 
Conseguiria solucionar!
E nem se fale em José de Alencar:
Imagine se “O Guarani” fosse uma trilogia!
Teríamos versos em tupi, na poesia!
Vou encerrar com Tobias Barreto,
Eu prometo! 
Ou melhor seria com Castro Alves? 
Que os anjos nos salvem!
Esse povo do Nordeste 
É povo de muita sabedoria... 
Imagina se nas escolas 
Ensinarem filosofia?

FOGUEIRAS JUNINAS >> Tradição que gera impactos ambientais exige novas formas de uso da lenha

DO BLOG: Que tal fazermos nossas fogueiras com resto de madeira que muitas vezes tem em abundância perto de nós? Assim estaremos preservando a vegetação nativa de nossa região e reaproveitando madeira que estaria sendo jogada no lixo!
Segue a matéria extraída do site:
Em muitas regiões do Nordeste diversas famílias mantém a tradição de acender fogueiras em alguns dias do mês de junho. Com forte relação com a religião católica, este costume se reproduz a cada ano, em especial nos dias 23 e 24, onde se homenageia São João Batista, primo de Jesus.
Durante muito tempo se valorizou o uso de algumas árvores específicas para a fogueira junina, a exemplo da umburana, angico, baraúna, destacando como uma vantagem do uso destas a pouca liberação de fumaça. Contudo, o uso indiscriminado da vegetação para fazer a fogueira de São João é extremamente preocupante, uma vez que a extração e queima da madeira colabora para a degradação ambiental.
No período junino, portanto, constata-se o aumento da retirada de madeira nativa, mas órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis - IBAMA e o Ministério Público tem atuado no sentido de minimizar o comércio de madeira originada de cortes ilegais. Para as fogueiras recomenda-se a utilização de madeira originada de podas de árvores frutíferas, lenha de algaroba ou de árvores nativas que tenham sido retiradas com autorização do Ibama.
Dados da devastação da caatinga
Fogueiras juninas: tradição que gera impactos ambientais exige novas formas de uso da lenhaNo semiárido, a caatinga sofre diretamente as consequências desta ação, principalmente com a retirada de madeira para produção de carvão e para alimentar fornos das padarias, caldeiras das indústrias, além da prática das queimadas em muitas áreas. O Programa de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por satélite, do Ministério do Meio Ambiente, mapeou a situação atual do desmatamento na Caatinga, destacando que entre 2002 e 2008, a cobertura vegetal foi suprimida em 16.576 km². Segundo a pesquisa, atualizada em 2010, o percentual de áreas desmatadas em 2002 era de 44,3% e subiu para 46,5% em 2008.
Esta situação viabiliza a desertificação, uma vez que os solos perdem nutrientes e podem sofrer processos de erosão ou mesmo infertilidade. Pesquisas apontam que a desertificação é o mais grave problema ambiental da região Nordeste, chegando a atingir uma área de mais de 900.000 km², o que faz com que não exista no país outro problema ambiental que atinja tal dimensão geográfica e afete direta ou indiretamente tamanha quantidade de pessoas, chegando a uma média de 15 milhões de brasileiros.

IRRESPONSABILIDADE AMBIENTAL >> Cola-Cola, Pepsi e Nestlé, as multinacionais que mais contaminam os oceanos com plástico

image.png

As multinacionais Cola-Cola, Pepsi e Nestlé são as empresas que mais contribuem para a poluição dos oceanos com plástico de uso único, de acordo com um estudo de "Break Free de plástico" iniciativa, que cancelou as costas de 42 países todo o mundo.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

MULHERES EM MARCHA >> Por direitos, respeito e igualdade!


“…Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer, participando sem medo de ser mulher!” (Marchas das Margaridas)

A Marcha das Margaridas visa conquistar visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena. É construída a partir de amplo processo formativo de debates, ações políticas e mobilizações, que são desenvolvidos pelas mulheres desde suas comunidades, municípios e estados, e integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres. 

A Marcha das Margaridas é coordenada pela Contag, pelas 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (Fetags) e pelos mais de 4 mil sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais,  além de várias organizações de mulheres parceiras.

Pautas
Dentre as pautas de reivindicações das Margaridas, segundo a secretária de Fetase, estão a garantia permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais; acesso à terra e valorização da agroecologia, uma educação que não discrimine as mulheres, o fim da violência sexista, o acesso à saúde, a ser ou não ser mãe com segurança e respeito; autonomia econômica, trabalho, renda, democracia e participação política.

Ainda em sua fala, destacou texto-base da  medida provisória nº 871/2018, aprovada pela Câmara Federal na última quarta-feira, 29, que cria programa de revisão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), exige cadastro do trabalhador rural e restringe o pagamento de auxílio-reclusão apenas aos casos de pena em regime fechado. Para ela, um engodo do governo para combater fraudes na previdência social.

Aires entende que os termos da medida são tão somente para acabar com as organizações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no campo, chamando a atenção para a realidade econômica do município de Poço Verde, cidade natal da secretária Aires, que afirmou que mais de 160 % da economia vem das aposentadorias e pensões.

Segundo ela, o município tem mais de 4950 benefícios mantidos pela previdência rural de aposentadorias e pensões, e o fundo de participação do município não consegue acompanhar o recurso que é redistribuído na cidade a partir do instrumento de seguridade social mantido hoje pelo povo brasileiro. “A previdência não é do governo. A previdência é nossa. Ninguém vai tirar ela da roça”, finalizou Aires com esse sentimento.

A escolha do nome Marcha das Margaridas e da data, é uma homenagem à Margarida Maria Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região. Por mais de dez anos à frente do sindicato, Margarida lutou pelo fim da violência no campo, por direitos trabalhistas como respeito aos horários de trabalho, carteira assinada, 13º salário, férias remuneradas. Margarida dizia que “É melhor morrer na luta do que morrer de fome.”

Margarida Maria Alves também foi responsável por mais de cem ações trabalhistas na justiça do trabalho regional, tendo sido a primeira mulher a lutar pelos direitos trabalhistas no estado da Paraíba durante a ditadura militar. Recebeu o Prêmio Pax Christi Internacional em 1988.

Todos os anos, na semana que antecede o dia 12 de agosto de 1983, data da sua morte, a população traz à tona a memória da sindicalista, que foi a precursora feminina na defesa dos direitos dos trabalhadores do campo.


QUADO A INJUSTIÇA ESTÁ NO PODER >> O escândalo mundial causado pelas escutas que mostram a farsa montada para impedir mais uma vitória eleitoral de Lula!

image.png 
A repercussão do escândalo já batizado de #VazaJato é mundial. Jornais da América Latina, Europa e Ásia já noticiaram a farsa que revelou ao mundo que a operação Lava Jato é, na realidade, uma operação eleitoral.
Na Suíça, o Le Temps fala em “reviravolta no Caso Lula” em sua manchete, com um texto que conta como “autoridades das investigações anti corrupção da Lava Jato manobraram para impedir o retorno do ex-presidente Lula ao poder no ano passado, em reportagem baseada em vazamentos potencialmente explosivos”.
A edição espanhola do El País coloca como principal notícia de sua seção Internacional a repercussão da reportagem de Glen Greenwald e sua equipe, afirmando na manchete que o escândalo “coloca em dúvida a imparcialidade da Operação Lava Jato”. No texto, o jornal diz que “Moro recomendou ao procurador que ele mudasse a ordem de uma das etapas da investigação, cobrou mais agilidade nas operações, deu conselhos estratégicos e pistas informais de investigação, e antecipou ao menos uma de suas sentenças, criticou e sugeriu recursos ao Ministério Público, além de reclamar de Dallagnol, como se fosse seu superior hierárquico”

Outro meio que colocou o escândalo em destaque em sua página principal foi o portal russo RT, em sua página em espanhol (voltada para América Latina e Península Ibérica). O periódico relata as “discussões internas e atitudes altamente controversas, politizadas e legalmente duvidosas da equipe de trabalho de Lava Jato”.

Entre os meios asiáticos, destaque para o canal Al Jazeera, do Qatar, que relata que “o hoje ministro da Justiça do Brasil, quando era juiz, colaborou com os procuradores ara condenar o líder esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva por acusações de corrupção, e assim impedi-lo de concorrer à eleição de 2018, segundo informou uma agência de notícias investigativa”.

Já o canal iraniano HispanTV traz uma manchete que fala abertamente na Lava Jato como “pretexto para afastar Lula da política”, e explica que Moro e os procuradores “utilizaram a Operação Lava Jato para obstaculizar uma eventual vitória do Partido dos Trabalhadores (PT), fundado por Luis Inácio Lula da Silva, nas presidenciais do ano passado”.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/imprensa-mundial-destaca-reviravolta-no-caso-lula-apos-escandalo-da-lava-jato/

FALANDO SOBRE IGUALDADE DE GÊNERO >> Já imaginaram uma sociedade onde a mulher desempenhe o mesmo papel do homem, sendo até mesmo mais qualificada, mas ela ganha bem menos que os homens?

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

Aquífero descoberto em Iguatu deve solucionar crise hídrica


A reserva de água encontrada, numa extensão de 642 km², vai auxiliar o abastecimento de duas cidades da região Centro-Sul que, juntas, possuem mais de 155 mil habitantes. Hoje elas são abastecidas pelo Açude Trussu. Após a perfuração de seis poços e testes de vazão de pelo menos 24 horas com liberação regular média de 100 mil litros por hora, geólogos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, confirmaram a existência de um aquífero na Bacia da Lagoa do Julião com cerca de 642 km², que se estende a outros municípios.

Desde 2017, o anúncio da existência de um aquífero no Julião, distante apenas 4 km do centro da cidade, tornou-se tema polêmico. O geólogo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Iguatu, Magno Régis Barros de Oliveira foi enfático: "Não tenho medo de afirmar: temos, sim, o aquífero e com bastante água".

Magno não só atesta a existência como antecipa algumas especificidades. "É uma formação de dois milhões de anos, recente geologicamente. Possui material arenoso, cascalho orgânico, argila e depósito de água aluvial e fluvial", explicou. "Enquadra-se na definição de aquífero".
O geólogo da Prefeitura de Iguatu mostra estudo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Serviço Geológico do Brasil que confirma a formação e existência do aquífero de Iguatu. Na área, foram perfurados poços rasos em uma distância média de 150 metros e encontrada coluna de água de 18 metros. A questão polêmica continua, entretanto, acerca da quantidade da água.
Outros estudos devem definir e já há pesquisa em curso realizada pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado incluindo, além de Iguatu, Icó, Orós e Quixelô da formação sedimentar da região.
Quanto à qualidade da água, Magno Régis Oliveira destacou que é excelente e, segundo os testes laboratoriais (exames físico-químicos) demonstraram, apresenta teor de ferro de 0,04 mg/l, bem abaixo do padrão mínimo que é de 0,3mg/l; e de cloreto de 49mg/l, enquanto que o limite é de 250mg/l.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Iguatu já perfurou na área um total de sete poços e dois atendem comunidades do entorno. "Um desses poços funciona há mais de dez anos com vazão regular de 80 mil litros por hora para abastecer a comunidade de Barreiras dos Pinheiros", observou o geólogo. "Fica localizado na mesma formação do aquífero".
Alternativa
Com base na informação geológica, o Saae de Iguatu já começou a construir um reservatório de 280 mil litros para receber, inicialmente, água de quatro poços perfurados na Bacia do Julião. A obra deve estar pronta em 30 dias.
"A operação do sistema vai depender da instalação de uma subestação de energia elétrica que já foi solicitada à Enel", disse o superintendente do Saae, Edval Lavor. "O projeto já foi aprovado pela empresa concessionária de energia".
Ao lado dos poços, passa a adutora que vem do Açude Trussu responsável pelo abastecimento das cidades de Iguatu e de Acopiara. O reservatório acumula apenas 3% de sua capacidade e a qualidade da água tende a piorar com o passar do tempo. "Em termos de qualidade, acreditamos que o Trussu só tem condições de ser utilizado até o fim de setembro", contou Lavor. "Por isso, queremos usar a água do aquífero a partir de agosto e isolar o Trussu".
Iguatu tem o consumo médio de 700 mil litros por hora. Há o reforço dos poços rasos existentes na bacia do Rio Jaguaribe, cuja oferta deve ser ampliada com a instalação de uma nova adutora de 1.200 metros para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cocobó. "Novos poços já foram perfurados e outros feitos a limpeza", explicou Lavor. "Esse projeto está com o Governo do Estado, na SRH, e aguardamos a liberação de recursos para o início da obra". O aquífero deve fornecer 350 m3/h e os poços do leito do Jaguaribe, 400m3/h.
O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, corroborou que a região do Julião é rica em água. "Hoje sabemos que esse aquífero dará para atender à demanda urbana". O gestor acrescenta ainda que o aquífero "dá tranquilidade para enfrentarmos a crise hídrica que se aproxima com a perda de volume de água do Trussu".

O geólogo Magno Régis disse que os estudos geofísicos realizados recentemente confirmaram as histórias narradas por produtores rurais de que a região sempre foi favorável à existência de água subterrânea em abundância. "O que a geologia nos mostra é que, no passado, milhões de anos atrás, havia um curso que deixou sedimentos e água", explicou.

SOBRE ESSES AMIGOS >> Cães possuem uma missão especial e espiritual em nossas vidas


image.png
cachorro
Quem não sente aquele prazer em chegar em casa e encontrar o seu cãozinho te esperando, feliz ao te ver, abanando o rabo e querendo sua atenção, como se o mundo dele fosse você?
Isso mesmo, não há sensação melhor do que receber carinho do seu cão, não importa o quanto o dia foi difícil, como o trabalho te irritou ou você se estressou com aquela pessoa insuportável, afinal, isso tudo desaparece e dá lugar ao bem estar e felicidade pelo reencontro.
Os cachorros têm a habilidade de nos ajudar a lidar com diversos sentimentos: raiva, tristeza, medo, dor… Sua capacidade de emitir amor incondicional consegue nos deixar bem rapidamente.Exatamente por isso, eles estão sendo usados como companhia para idosos depressivos, em hospitais e em creches para auxiliar crianças que não se adaptam facilmente.
Leia em nosso site :Cientistas Dizem Que Ter Um Cachorro Faz Bem Para A SaúdeDescubra Como Calcular A Verdadeira Idade Do Seu CachorroEstudo Confirma Que Os Cachorros Conseguem Sentir Se Uma Pessoa É Confiável
Hoje em dia, a popular Pet Therapy já foi adotado por diversos hospitais ao redor do mundo e seus resultados são incríveis.Com a presença dos cachorros como companhia dos pacientes, a resposta aos tratamentos acontece mais rápido, os pacientes melhoram de humor, ganham novas esperanças e por onde esses animais passam, todos ao seu redor vibram em uma sintonia melhor.
Muitas vertentes espiritualistas acreditam que os animais, em especial, os cachorros, possuem uma missão na terra.
Proteger e amar incondicionalmente, mudando a vida daqueles que possuem contato com eles, afinal, ficar indiferente ao amor que um cachorro nos oferece é praticamente impossível.Acreditam também que os cachorros têm a capacidade de absorver energias negativas, atuando como filtro e escudo para seus donos e lares.
Outros acreditam que o olfato e audição apurados dos cachorros, lhes dá a capacidade de enxergar outras dimensões, e por isso algumas vezes parecem latir para o nada, quando estão nos protegendo contra energias nocivas.
Seja isso verdade ou não, eles são os nossos melhores amigos, aqueles que não nos julgam e nos amam independente dos nossos erros e falhas, aqueles que ficam conosco quando estamos doentes, e se alegram com a nossa chegada.São almas puras, que desconhecem a maldade e tem como missão de vida nos alegrar e amar.
Fonte: https://eloscomvoce.com.br/caes-possuem-uma-missao-especial-e-espiritual-em-nossas-vidas/amp/

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Programação do dia de Corpus Cristi em Lajes

A imagem pode conter: texto

IFRN CAMPUS LAJES OFERTANDO QUALIFICAÇÃO >> Lançado mais um Edital do Programa Mulheres Mil - 2019

As inscrições ficarão abertas do dia 26 de junho até o dia 3 de julho de 2019, na sala da COEXPEIN. O atendimento se dará das 8h às 10h e das 14h às 17h, de segunda à sexta.

Foi publicado hoje o Edital 13/2019 do Programa Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável - IFRN, no Campus Avançado Lajes, com oferta para o curso de “Auxiliar em Administração”.
Programa Mulheres Mil, faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
As inscrições para a seleção de novas alunas, com 30 (trinta) vagas, ficarão abertas do dia 26 de junho até o dia 3 de julho de 2019, na sala Coordenação de Extensão, Pesquisa e Inovação (COEXPEIN), do referido campus. O horário de atendimento se dará das 8h às 10h e das 14h às 17h, de segunda à sexta. 

Governo do RN vai retomar o Programa Pró-Moradia


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, mesa e área interna

Paralisado desde 2012, o Programa Pró-Moradia vai ser retomado. 

A Governadora se reuniu com a titular da Sethas, Iris Oliveira e o presidente da Cehab, Pablo Thiago Lins, para dar início ao programa, que prevê a construção de casas em 60 municípios. 

#EquipeFB Foto: Elisa Elsie‬

O GOVERNO DA DESTRUIÇÃO >> 'Era Bolsonaro' está gerando desmatamento de 19 hectares por hora na Amazônia

Arquivo/Agência Brasil
A Amazônia vem registrando números cada vez mais altos a respeito do desmatamento na região, sendo que o pico foi, até então, em 2018. Desde agosto do ano passado, a devastação ilegal atinge uma média de 52 hectares da floresta por dia, mas dados recentes registrados pelo governo Bolsonaro são ainda mais alarmantes. 
Só nos primeiros 15 dias de maio, o desmatamento passou a ser de 19 hectares por hora – o dobro do registrado no mesmo período em 2018. Isso significa que em duas semanas, 6.880 hectares de floresta preservada na Região Amazônica – o equivalente a quase 7 mil campos de futebol – foram totalmente perdidos. 
 Fonte: Yahoo

CULTURA EM DEBATE >> Fórum Potiguar de Cultura realiza Oficina sobre a Lei Câmara Cascudo


Dentro do projeto de construção de um diálogo com os personagens que fazem a cultura no Rio Grande do Norte, o Fórum de Cultura Potiguar (FPC) promove a Oficina: Debatendo a Lei Câmara Cascudo no dia 22 de junho, das 09h às 12h, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel. A participação do público é aberta e gratuita.

A oficina será composta por três painéis apresentados por conhecedores da Lei Câmara Cascudo. São eles: João Flávio, servidor da Secretaria Estadual de Tributação (SET) e membro da Comissão Normativa da Lei Câmara Cascudo, que irá apresentar os procedimentos relacionados a renúncia fiscal dentro da tramitação legal, o que a lei autoriza e o que a lei não engloba; Paulo Sarkis, músico, vice-presidente do Sindicato de Músicos do RN e membro da Comissão Normativa da Lei Câmara Cascudo; e Ana Morena, musicista, fundadora e gestora do Combo DoSol com experiência em projetos realizados com recursos captados via Lei Câmara Cascudo.

Um dos objetivos do Fórum Potiguar de Cultura é dialogar para construção de uma política de financiamento à cultura mais adequada a realidade do Rio Grande do Norte e contribuir para que esse debate se estenda aos municípios em busca de um sistema de financiamento à cultura. Em meio a esse tema existem dois marcos legais que merecem destaque: a Lei Câmara Cascudo e a Lei do Fundo Estadual de Cultura.

“Em 2016, o Fórum Potiguar de Cultura promoveu um encontro que apresentou uma minuta de Projeto de Lei para o SEFIC – Sistema de Financiamento à Cultura e, desde 2018, os encontros do fórum tem se dedicado a encontrar caminhos efetivos para uma melhoria no que tange a aplicação dos recursos estaduais para o segmento. A realização das oficinas é mais um passo que damos em coletivo para o alinhamento de informações, construção do conhecimento e exercício da democracia. Por isso a participação de todos que fazem a cultura no RN é muito importante”, afirma Renata Marques, membro da Comissão Executiva do FPC.

SOBRE FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA

Criado em 2011, o Fórum Potiguar de Cultura é uma organização da sociedade civil com participação de artistas, produtores, redes setoriais, grupos e movimentos culturais, que têm se proposto a ser um espaço para dialogar questões relacionadas à produção, gestão e política cultura no âmbito estadual.

Sua atuação tem sido através de promoção de encontros e espaço de diálogos. Em 2012, através da realização do primeiro Encontro Potiguar de Cultura gerou a “Cartilha de Diretrizes para a Cultura Potiguar”. Em 2014, realizou um debate entre os candidatos ao governo estadual e tomou a iniciativa de indicar ao eleito uma lista tríplice com nomes para a gestão da área. Também foi responsável pela realização do terceiro, quarto e quinto Encontro Potiguar de Cultura, em 2016, 2018 e fevereiro de 2019, nos quais foi gerada uma proposta para o Sistema de Financiamento Cultural, que vem sendo discutido desde então.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

DIVULGANDO >> Vem aí mais um Arraiá das Estilosas!

A VERDADE SURGINDO... >> Muita gente vai ter que inverter tudo o que disse sobre Moro e Lula!


A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

EM LAJES >> Logo mais acontecerá mais uma Feira da Agricultura Familiar. Venha prestigiar e adquirir produtos orgânicos!

A imagem pode conter: texto e comida

REGULARIZAÇÃO >> Lei da remissão das dívidas para motocicletas entra em vigor no RN

A lei nº 10.507, que autoriza o Estado a conceder remissão de crédito tributário, relativo ao Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e licenciamento, já está em vigor. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou comunicado esclarecendo alguns pontos.
Segundo o órgão, terão direito ao benefício os proprietários que possuam motocicleta  ou motoneta de até 150 cilindradas. O proprietário deverá realizar o pagamento dos débitos de 2019 (IPVA, DPVAT e Licenciamento), todas as multas de trânsito que o veículo tenha registrado, bem como o seguro DPVAT de 2018.  
Automaticamente, considerando o prazo de dez dias, terá concedido a remissão da dívida de anos anteriores. O benefício vale apenas para um veículo por proprietário.
Para consultar a situação do veículo, basta acessar o site do Detran, clicar em “consulta de veículos e boletos”, preencher com placa e  Renavam que aparecerá uma tela com todos os débitos listados. O cidadão poderá pagar no banco de sua preferência, Lotérica,  Pag fácil, pelo aplicativo do celular e também nas unidades do Detran onde realiza o pagamento parcelado de débitos.
O documento do veículo (CRLV) poderá ser solicitado em uma unidade de atendimento do Detran (que esteja habilitada a emiti-lo) ou aguardar o recebimento no endereço cadastrado, mediante o pagamento da taxa dos correios (RS7,00). O endereço deverá estar atualizado para que o documento chegue na residência.
Suspensão do Leilão
Levando em consideração os diversos cidadãos que se beneficiarão com a lei. O Detran suspendeu, por tempo determinado, o leilão de motocicletas e motonetas de até 150 cilindradas que já estejam no pátio do Departamento ou que venham a ser aprendidas no período. A portaria de  nº 490/2019-Gadir foi publicada no Diário Oficial do Estado. Os efeitos dessa suspensão perdurarão até 10 de agosto de 2019.