sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Ação e reação >> Alunos pedem saída de professor citado pela Comissão Nacional da Verdade

ucam_300x300

Rio – Uma mobilização envolvendo ex-alunos da Universidade Candido Mendes pede o afastamento do professor Roberto Blanco dos Santos, de 74 anos, apontado como um dos 377 autores de graves violações de direitos humanos no relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A informação é do jornal ‘O Estado de S. Paulo’. Santos era médico-legista e atuou no Instituto Médico Legal (IML) do Rio durante a ditadura militar. Segundo o relatório da CNV, Santos “teve participação em casos de emissão de laudo necroscópico fraudulento”.
A Comissão relacionou oito vítimas ao nome de Santos. Entre elas, o ex-embaixador José Jobim, encontrado morto em 1979, com o corpo pendurado pelo pescoço em uma árvore, no Rio. O laudo de exame cadavérico que apontava suicídio por enforcamento foi assinado por Santos.
“Ele não descreveu os ferimentos causados sob tortura. Ele fez parte da equipe que matou meu pai”, afirmou a advogada Lygia Jobim, que se formou na Candido Mendes em 1988. Ao ‘Estadão’, ela contou que evitava cruzar com o professor nos corredores da Faculdade de Direito. “Não poderia assistir a uma aula desse monstro. Por sorte, foi oferecido um curso de férias com outro legista”, disse Lygia.
A reportagem do jornal procurou, em dezembro, a direção da Candido Mendes, a qual informou que “o Dr. Santos é professor, apenas, da disciplina eletiva de Medicina Legal” e que não tem como “precisar o que vai acontecer no próximo período”. Santos não foi localizado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Conheçam o Bazar lajense

Quero na oportunidade fazer referência a página do facebook que realiza uma importante função comercial, me refiro ao grupo do Bazar lajense. Click no link abaixo e confira:
Bazar Lajense 
A página oferece opções de compra e venda de produtos dos mais variados tipos de produtos (novos, seminovos, até objetos bastante inusitados), vale apena conferir e comprovar.

Tenho observado ainda que a cada dia esse grupo cresce e várias pessoas estão participando desse grupo e tendo oportunidade de anunciar, comprar, vender ou simplesmente visitar e conferir o que está sendo anunciado. 

Vejam alguns dos objetos anunciados:

Caneleiras para futebol
Sanfona
Escova de cabelo
Barraca de praia

Sandália feminina
Fatiador
Perfumaria










Mesa de som
Parabéns ao(s) idealizador(es) dessa iniciativa que mostra que a internet pode ser utilizada também como uma ferramenta de informação e prestação de serviço.

Canindé Rocha - Professor e administrador do Blog Lajes do Cabugi
               

Violência doméstica >> cenário é mais grave nos lares


Pesquisa realizada pelos institutos Data Popular e Patrícia Galvão revelou que 70% das mulheres vítimas de violência são agredidas nas próprias residências e, em geral, por seus parceiros. No entanto, a realidade pode ser ainda mais superior ao que a pesquisa apresentou. Esta é a avaliação feita pela a magistrada Maria Socorro Pinto, que está a frente do Juizado Especial da Violência Doméstica, localizado no bairro de Lagoa Nova, desde 2008. Ela acredita que muitas mulheres agredidas não denunciam as realidades que sofrem dentro de casa, o que gera uma subnotificação dos números.
A pesquisa, realizada no final de 2014, revela que o problema da violência doméstica está presente no cotidiano da maior parte dos brasileiros. O levantamento revelou que 54% dos entrevistados conhecem uma mulher que já foi agredida por um parceiro e 56% conhecem um homem que já agrediu uma parceira. Outros 69% afirmaram acreditar que a violência contra a mulher não ocorre apenas em famílias pobres.
“Muitas ainda têm vergonha ou não sabem propriamente ondese dirigir para denunciar”, comenta a juíza Socorro Pinto, ao ressaltar que a unidade conta, atualmente, em média, com cerca de 3 mil demandas, relacionadas à determinação de medidas protetivas, em direção às vítimas, inquéritos, bem como procedimentos que ainda dependem de testemunhas. De acordo com a titular da unidade, por outro lado, a demanda também vem crescendo após a edição da Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha.
Atualmente, 3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos e 37% delas também afirmam ter tido relação sexual sem preservativo por insistência do parceiro. A pesquisa também revelou altos índices de naturalização da violência nos relacionamentos, que é mais associada a agressões físicas, ameaças, xingamentos, bem como humilhações e o impedimento de sair ou de usar determinada roupa.
Fonte: TJRN

Desenvolvimento social >> Agricultura familiar vende mais de 7 milhões de quilos de produtos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem (7) os dados relacionados aos produtos adquiridos através da Compra Direta da Agricultura Familiar (CDAF), por meio das duas chamadas públicas realizadas em 2014, na modalidade de Compra Institucional.


Segundo a Companhia, foram aplicados R$ 25 milhões em mais de sete milhões de quilos de produtos, entre eles o arroz, farinha de mandioca, farinha de trigo, feijão, flocos de milho, fubá, macarrão e leite em pó.


A CDAF é um instrumento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O PAA tem por finalidade a garantia de compra de produtos agropecuários das famílias enquadradas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com base nos preços praticados pelos mercados regionais.


Os produtos são utilizados para a composição de cestas de alimentos e destinados a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, como famílias acampadas, comunidades de terreiros, pescadores artesanais, quilombolas, indígenas, entre outros.

Fonte: Jornal de Fato

Telefonia móvel >> RN fechou o mês de novembro com mais de 4,67 milhões de linhas




De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Rio Grande do Norte fechou novembro de 2014 com 4.670.958 linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 136,58 acessos por habitantes. Em relação a setembro do mesmo ano, houve acréscimo de 39.453 mil linhas.
Já o Brasil fechou novembro de 2014 com 280,43 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 137,93 acessos por 100 habitantes. Em novembro, houve um acréscimo de 1,12 milhão de linhas. No décimo primeiro mês de 2014, os acessos pré-pagos totalizavam 213,52 milhões (76,13% do total) e os pós-pagos 66,95 milhões (23,87%).
A consolidação dos números mensais do serviço móvel estará disponível na aba "Anatel Dados", no portal da Agência na internet (www.anatel.gov.br). Por meio dos diferentes relatórios, o usuário poderá realizar pesquisas e cruzamentos conforme seu interesse. Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 7 de janeiro de 2015 e podem sofrer alterações.

Oportunidade >> Casa Talento seleciona bolsistas para cursos de música em Natal

Inscrições devem ser feitas até o dia 9 de janeiro na sede do projeto. Podem participar pessoas entre 7 e 20 anos, matriculadas na rede pública.


Aulas de violino são oferecidas em Itatiaia (Foto: Divulgação)A Casa Talento está com seleção aberta para novos alunos nos cursos de música. Os interessados devem comparecer à sede do projeto em Natal até esta sexta-feira, dia 9, das 8h às 12h ou das 14h às 17h para se submeterem a uma entrevista. Após esta entrevista, o candidato estará apto a participar da Avaliação de Aptidão Musical. Todas as informações está disponíveis no site da Casa Talento.

Para participar da seleção basta ter entre 7 e 20 anos, estar matriculado e frequentar regularmente a escola da rede pública de ensino estadual ou municipal, ter interesse no ensino musical e comparecer na sede da Casa Talento, levando 1 foto 3x4  para preencher o questionário socioeconômico-cultural.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

08 de janeiro - Dia do Fotógrafo >> Parabéns a todos que eternizam momentos através de suas fotos

Hoje é o dia do profissional que registra com tanta perfeição os melhores momentos da vida!
Você conhece algum fotógrafo ou alguém apaixonado por fotografia? Marque-o aqui nos comentários! 

Hoje é o dia do profissional que registra com tanta perfeição os melhores momentos da vida!

Você conhece algum fotógrafo ou alguém apaixonado por fotografia? Marque-o aqui nos comentários!  :)

Evento >> No dia 10 de janeiro acontecerá em Natal grande ato em favor da Paz


Quem são os críticos ao Programa Mais Médicos >> Médico brasileiro que atacava cubanos é preso por só bater ponto


médico brasileiro mais médicos

Dr. Jetson Luís Franceschi chegava às 7h, estacionava seu BMW junto de uma Unidade Básica de Saúde, batia o ponto e saía para atender em sua clínica particular; no Facebook, atacava o programa do governo que leva médicos a regiões carentes do Brasil, alegando que "não faltam médicos, falta governo!"

Uma notícia lamentável. Um médico, que deveria trabalhar três horas por dia numa Unidade Básica de Saúde (UBA) do Paraná, não cumpria seu horário para atender seus clientes particulares. Enquanto isso, fazia duras críticas ao programa Mais Médicos, do governo, afirmando que há “incompetência do PT” e que “falta governo”, e não médicos no País. A notícia foi dada por Fernando Brito, no blog Tijolaço. Leia a íntegra:

Violência >> Charges do profeta Maomé podem ter motivado ataque



O mundo foi surpreendido por um novo suposto ataque terrorista. Por volta das 11h30 em Paris (8h30 em Brasília), a redação do jornal francês satírico Charlie Hebdo foi invadida por, de acordo com a Polícia local, três pessoas encapuzadas e fortemente armadas. 

O trio chegou atirando em alguns funcionários causando a morte de 10 deles e outros dois policiais, além de deixarem pelo menos 11 pessoas feridas. Testemunhas contaram que os agressores chamaram pelo nome alguns vitimas.

Conhecido por publicar charges do profeta Maomé, esse pode ter sido o motivo para o ataque.

O noticiário já havia causou polêmica no ano de 2006 quando decidiu republicar charges do profeta Maomé, inicialmente publicados no diário dinamarquês Jyllands-Posten. 

Já no ano de 2011 a sede do jornal foi destruída em um incêndio de origem criminosa logo após a publicação de um número especial sobre a vitória do partido islâmico Ennahda na Tunísia, no qual o profeta Maomé era o “redator principal”. 

Fatores esses que fortalecem a teoria de terrorismo. Porém, até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque. Segundo testemunhas, os agressores gritaram “vingamos o profeta”.
CHARGE-02


Vítimas
Entre as vítimas mortas durante o ataque está o diretor da publicação, Stéphane Charbonnier, de 47 anos. Stéphane Charbonnier havia publicado recentemente o último número da Charlie Hebdo. No desenho, a frase “Ainda não houve atentado na França”, seguida da figura de um extremista com uma metralhadora nas costas dizendo “Espere! Temos até o fim de janeiro para fazer nossos votos”.

Repercussão
Diante do episódio vários líderes de países condenaram o ataque. A presidente Dilma lamentou o ocorrido. Em nota oficial, a petista lamentou o ocorrido classificado por ela como "Sangrento e intolerável'.

Ainda segunda a presidente, "esse ato de barbárie, além das lastimáveis perdas humanas, é um inaceitável ataque a um valor fundamental das sociedades democráticas – a liberdade de imprensa".

O Vaticano também externou insatisfação pelo episódio.  Em entrevista a jornalistas locais, o vice-diretor do gabinete de imprensa do Vaticano, padre Ciro Benedettini, disse que a liberdade de imprensa é tão importante quanto a religiosa.

Seguindo a linha de indignação, o presidente da França, François Hollande em discurso classificado como nacionalista, disse que a melhor “arma” do país para vencer o terrorismo é sua unidade.  “A França é grande e capaz de enfrentar desafios. A França sempre venceu seus inimigos usado seus valores”, destacou.

Cimi repudia declarações da ministra Kátia Abreu


Foto de Cebs Romeiras Do Reino.Foto de Cebs Romeiras Do Reino.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) manifesta um veemente repúdio às declarações que a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu (PMDB-TO) deu em entrevista publicada neste dia 05 de janeiro de 2015 no Jornal Folha de S. Paulo.

A ministra mais uma vez defende a Proposta de Emenda Constitucional 215/00 e tenta deslegitimar o direito dos povos indígenas sobre suas terras tradicionais arguindo a tese absurda de que “os índios saíram da floresta e passaram a descer nas áreas de produção”. Uma afirmação tão descabida e desconectada da realidade do nosso país só pode ser fruto de uma total ignorância e de uma profunda má fé. Quem realmente conhece a história de nosso país sabe que não são os povos indígenas que saíram ou saem das florestas. São os agentes do latifúndio, do ruralismo, do agronegócio que invadem e derrubam as florestas, expulsam e assassinam as populações que nela vivem.
A “rainha da motosserra”, como a ministra da Agricultura também é conhecida, passa inclusive por ridícula ao negar o direito dos povos lembrando que “o Brasil inteiro era deles”. Não é digno de quem foi chamada a ser ministra de Estado do Brasil propagar a ideia caricata de que os povos indígenas estariam reivindicando “o Brasil inteiro”. A Constituição Federal de 1988 garante o direito dos povos indígenas sobreviventes dos seculares massacres às terras tradicionalmente habitadas por eles, como garantia para a sua sobrevivência física e cultural. É no mínimo uma atitude esdrúxula de quem mal assumiu o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento vir a público com insinuações desrespeitosas à Lei Suprema do País. Não satisfeita em atacar, bem no início do “novo” governo Dilma, os povos indígenas, a representante do latifúndio tenta ainda pôr uma “pá de cal” sobre o inexistente processo de reforma agrária no Brasil e esgrime descaradamente a tese de que no Brasil não existiria mais latifúndio.
Com essa entrevista a ministra Kátia Abreu, além de revelar prepotência e cinismo, demonstra claramente que está no governo Dilma para pisotear os direitos daqueles que lutam pela distribuição equânime da terra, pelos direitos dos povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, camponeses e pelo meio ambiente. A ministra confessa sem meias palavras que assumiu sua pasta para defender o latifúndio e os privilégios que o governo tem concedido ao agronegócio.
A presidente Dilma Rousseff não se deixou impressionar pelas manifestações contrárias de amplos setores da sociedade brasileira à nomeação de Kátia Abreu, inimiga declarada dos povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, camponeses e do meio ambiente. Com a entrevista ficou evidente que as preocupações e os temores destes setores com o novo governo Dilma são legítimos e justificáveis.
O latifúndio, o ruralismo e o agronegócio não têm limites. Diante de tamanha insensatez e insensibilidade, não resta outra alternativa aos povos senão dar continuidade ao processo de articulação, mobilização e luta em defesa de suas terras e de suas vidas.
Brasília (DF), 05 de janeiro de 2015.
Dom Erwin Kräutler, bispo do Xingu e presidente do Cimi
Emília Altini, vice-presidente do Cimi
Cleber César Buzatto, secretário executivo do Cimi.
Colaboração: Jaime Patias

Captura de animais em rodovias de Mossoró e Região cresce 700%

Ramon Ribeiro/Arquivo
Presença de animais nas rodovias da Região foi causa para 25 acidentes
A captura de animais nas rodovias estaduais e federais de Mossoró e Região teve um crescimento de 700% dentro dos últimos três anos. Dados repassados pelo 2° Distrito de Polícia Rodoviária Estadual dão conta de um aumento de 559 casos entre 2012 e 2014.
As estatísticas dos Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito do 2° DPRE apontam para 80 animais capturados nas rodovias estaduais e federais em 2012, 135 em 2013, e 641 no ano passado. Os números também mostram a quantidade de acidentes registrados nas estradas envolvendo animais soltos.
O levantamento do Setor de Estatísticas do órgão ligado ao Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) detalha que em 2012 foram 09 acidentes registrados nas rodovias estaduais devidos a animais na pista. No ano seguinte, foram registrados dez casos.

Ainda segundo o balanço do 2° DPRE, já no ano passado o número de casos diminuiu, quando foram notificadas seis ocorrências. No total dos últimos três anos, a presença de animais nas rodovias foi causa para 25 acidentes; sendo 20 com danos materiais, 04 com lesões e 01 com vítima fatal.

Fiscalização
Com o fim de coibir o registro de animais soltos nas estradas, o 2º DPRE e a Polícia Rodoviária Federal programaram um trabalho em conjunto para hoje (07). A fiscalização visa detectar a presença de animais soltos nas rodovias e retirá-los dos locais.

A ação foi definida em reunião realizada nessa terça-feira pelas forças de segurança que estabeleceram também outras medidas para diminuir a incidência de acidentes neste período.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Hoje, 07 de Janeiro é o dia do leitor

Liane Beatriz: uma  jovem leitora
"Uma criança que lê, será um adulto que pensa." Histórias ajudam no aprendizado e no desenvolvimento infantil! Inspire-se e inspire as crianças com a leitura!

PARA REFLETIR: QUEM LÊ: 
Sabe Mais,
...Pensa Melhor
...Compara Ideias

...Prepara-se Melhor

...Tem o que Falar
...Tem o que Responder
...Fundamenta suas Opiniões
...Aumenta sua Compreensão
...Melhora o Vocabulário
...Tem mais Chances
...Absorve Experiência
...Sabe o que está Acontecendo.

Música e Cultura >> Festival de Música do Beco da Lama

Festival MPBeco


Músicas concorrentes serão anunciadas no dia 12


Em 16 dias, 82 inscrições com 165 músicas. Este foi o saldo da fase inicial do VIII Festival de Música do Beco da Lama (MPBeco), encerrada no último sábado, 3 de janeiro. A escolha das 24 concorrentes é feita por uma comissão selecionadora, formada por três membros, cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo. Segundo o regulamento, o resultado será anunciado na próxima segunda-feira, 12. Como nas edições anteriores, Natal teve o predomínio nas inscrições com 72% do total. Considerando os municípios integrantes da Região Metropolitana, o número sobe para 95%.
O VIII MPBeco compreende duas etapas eliminatórias, realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro, quando as 24 concorrentes se apresentam (12 por dia). Em cada etapa, uma comissão julgadora escolhe os cinco melhores trabalhos, credenciando-os à grande final, programada para 31 de janeiro. Nesta etapa, uma nova comissão julgadora define 1º, 2º e 3º lugar, melhor intérprete e melhor arranjo. Em votação popular, o público presente também se manifesta, definindo um sexto prêmio.
No total, entre ajuda de custo e premiação, a 8ª edição do Festival de Música do Beco da Lama distribuirá R$ 20 mil aos finalistas. Todas as etapas têm shows de abertura e encerramento e o acesso ao evento, realizado na Praça Sete de Setembro, no centro histórico de Natal, é gratuito.

Na visão da elite rural, no Brasil não existe mais latifúndio


Segundo a eterna ganhadora do troféu motossera, a ruralista Kátia Abreu, no Brasil não existe mais latifúndio. Porém, se latifúndio não existe, por que tantas mortes no campo? Em 2014, foram registrados dezenas de assassinatos. 

Entre as vítimas, pessoas de comunidades tradicionais, assentados, sem-terra, pequenos proprietários e sindicalistas. 

Ao contrário do que diz Kátia Abreu, nova ministra da Agricultura, as propriedades improdutivas não só existem como estão crescendo.

Fonte: CPT / MST

Reivindicação >> Igreja Católica e movimentos sociais se reúnem com Governo do RN para discutir a situação da barragem de Oiticica



Representantes da Comunidade Barra de Santana, no município de Jucurutu, onde está sendo construída a Barragem Oiticica, acompanhados do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e do Vigário Episcopal Social, da Diocese de Caicó, Padre Ivanoff Pereira, participam de audiência com o governador, Robinson Faria, e com a Senadora Fátima Bezerra. A audiência acontece nesta quarta-feira, 7, às 9 horas, na governadoria do Estado.


Desde a última segunda-feira, 5, moradores e proprietários de terras de Barra de Santana ocuparam e paralisaram pacificamente as obras da Barragem, por tempo indeterminado, pelo não cumprimento, por parte do governo do estado, dos compromissos e prazos assumidos no termo, assinado em 25 de julho de 2014.

Durante a audiência, o grupo vai entregar ao governador Robinson Faria uma ‘Carta aberta dos Movimentos Sociais e das famílias atingidas pela construção da Barragem de Oiticica’. Na carta, as famílias pedem providências, como a retomada imediata das negociações entre o movimento e o governo estado; a definição de desapropriação de área para construção do novo cemitério de Barra de Santana; a garantia financeira do estado para as contrapartidas do projeto geral da Barragem e, em especial, para as questões sociais, entre outras reivindicações.

Começa a Década Internacional dos Afrodescendentes >> Desde 1º de janeiro, década é forma de aprofundar a luta contra racismo


No final de 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou oficialmente o período entre 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 como a "Década Internacional dos Afrodescendentes”. O período será utilizado para aprofundar os debates e as iniciativas de combate ao racismo no mundo.
Para a secretária nacional de Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia Reis Nogueira, o reconhecimento do problema como uma questão estrutural da sociedade mundial é necessário para que se estabeleçam ações internacionalizadas de combate ao preconceito. “Há questões raciais diferentes de acordo com a região do planeta: preconceito contra negros, contra ciganos. Cada preconceito, com sua especificidade, reproduz uma lógica de exclusão, de desigualdade, que não está de acordo com a ideia de comunidade globalmente igualitária que defendemos. Reconhecer a década é reconhecer que há o problema e que há disposição para luta”.
Durante o evento de lançamento da "Década Internacional dos Afrodescendentes”, em dezembro, o presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa, destacou que “as pessoas de descendência africana sofrem racismo em todos os países" e que os próximos 10 anos vão permitir uma reavaliação das práticas sociais e políticas que têm impacto negativo sobre essa população. Segundo ele, deve haver predisposição dos Estados para a formação social contra o preconceito.
O Brasil estava representado pela então ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil (SEPPIR), Luiza Bairros.
Em janeiro, houve a posse da nova ministra da pasta, Nilma Lino Gomes, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra em Educação, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra.
*com informações da ONU

MMA E ICMBIO lançam prêmio nacional de biodiversidade

MMA e ICMBio lançam Prêmio Nacional da Biodiversidade
Inscrições podem ser feitas, pela internet, até o dia 13 de fevereiro de 2015


Brasília (01/01/2015) - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançaram em dezembro o Prêmio Nacional da Biodiversidade. O objetivo é reconhecer as práticas, iniciativas e projetos de ONGs, empresas, sociedade civil, órgãos públicos, imprensa e cidadãos comuns que trabalham em pról da conservação da biodiversidade brasileira.

As inscrições podem ser feitas até 13 de fevereiro de 2015. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, por meio da internet, acessando o endereço http://pnb.ana.gov.br.

"São pessoas, empresas ou entidades que se destacam porque trabalham para melhorar o estado de conservação da nossa biodiversidade e, de alguma forma, contribuem para a implantação das Metas de Aichi", explicou o coordenador geral de Manejo para Conservação do ICMBio, Ugo Vercillo. As Metas de Aichi foram adotadas pelo governo brasileiro por meio da Resolução Conabio nº 6, de 3 de setembro de 2013, que dispõe sobre as Metas Nacionais de Biodiversidade a serem cumpridas até 2020.

Podem concorrer ao Prêmio os projetos que falam sobre a melhoria ou conservação da biodiversidade brasileira, mudança ou manutenção da categoria de risco de extinção de espécies ameaçadas, conforme critérios estabelecidos pela União Internacional pela Conservação da Natureza (UICN), ou que abordam pelo menos um dos critérios da UICN.

"Se você tem alguma atividade ou iniciativa que fale sobre a redução do declínio ou aumento do tamanho da população, redução da fragmentação ou aumento da conectividade entre as subpopulações, ampliação da área de distribuição da espécie, mesmo que seja apenas por identificação de novas áreas ou redução das ameaças às populações das espécies, pode participar", destacou Vercillo.

Categorias
Esta é a primeira edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade e, inicialmente, sete categorias podem concorrer à premiação.
I – Organizações Não Governamentais: associações não governamentais, sem fins lucrativos, como OSCIP, OS, Fundação, entre outros;
II – Empresas: empresas públicas e privadas, bem como sociedades de economia mista;
III- Sociedade civil: organizações sociais, tais como associações, agremiações, comunidades, cooperativas, entre outros;
IV – Academia: pesquisadores e instituições de pesquisa voltados à produção científica e tecnológica;
V – Órgãos públicos: órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como o Ministério Público e os Tribunais de Contas;
VI – Imprensa: jornalistas de veículos de comunicação (jornais, revistas, rádios, TV e sítios jornalísticos), independentemente da forma como se apresentem (artigos, reportagens, série de reportagens, fotos, vídeos, criações gráficas), relacionados à divulgação de ações em prol da melhoria e conservação de espécies;
VII – Individual: cidadãos cujo trabalho tenha contribuído para melhoria do estado de conservação da biodiversidade brasileira.


Premiação
O vencedor de cada uma das categorias receberá o Troféu Prêmio Nacional da Biodiversidade. Os outros dois finalistas de cada categoria ganharão um certificado atestando a condição de finalista do concurso.
"A seleção dos projetos inscritos será feita por uma comissão composta por pessoas de ilibada reputação e notório saber sobre os temas relacionados a área de conservação da biodiversidade e por um representante da Secretaria de Biodiversidade e Florestas", concluiu o coordenador geral de Manejo para Conservação do ICMBio.

Cronograma
• Inscrições: 22 de dezembro de 2014 a 13 de fevereiro de 2015;
• Avaliação: até 18 de abril de 2015;
• Divulgação dos finalistas: 30 de abril de 2015;
• Cerimônia de premiação: 22 de maio de 2015.


Redes Socias >> 5 dicas para se proteger nas postagens do Facebook


O ano novo e as férias estão aí e, nessa época do ano, as pessoas costumam postar muitas coisas nas redes sociais – principalmente no Facebook. Fotos de viagens, com a família, posts desejando os melhores votos, vídeos fofos, entre outros.

Mas, muitas vezes, alguns conteúdos postados não deveriam, necessariamente, ser compartilhados com todos. Ou, então, aquele amigo sem noção te marca em uma foto em que você se acha horrível. Mas, com alguns pequenos ajustes, você pode compartilhar conteúdos só com quem desejar.

Veja a seguir cinco dicas do Facebook para evitar o mico de fim de ano e não fazer um "overshare" com quem não quer:

1 - Reveja a privacidade
Você pode ajustar as principais configurações de privacidade de maneira muito simples no Facebook. Na barra superior de sua página, clique no ícone de cadeado. 

Nele você pode alterar as configurações de privacidade padrão para quando postar fotos e atualizações e controlar, por exemplo, se sua conta é exibida quando as pessoas fazem pesquisas públicas. Não se esqueça das configurações de privacidade e de marcações. 

Se certifique de que as marcações são restritas para “Amigos”, assim as fotos que outras pessoas postam de você serão vistas apenas por amigos.

2 - Poste para as pessoas certas
Cada post pode ser compartilhado com um público diferente e específico. Ele pode ser público (para todo mundo), amigos, amigos de amigos e personalizado (você escolhe com quem dividir o conteúdo). 

Para isso, quando for postar algo no Facebook, logo abaixo da caixa de mensagem e ao lado do botão “Publicar”, há um menu “Quem deve ver isso?”, no qual você pode selecionar quem verá aquele conteúdo. 

Uma dica interessante é manter suas listas de amigos atualizadas. Você pode criar uma lista com seus familiares, ou então melhores amigos e colegas do trabalho. Ao segmentar seus amigos, fica mais fácil compartilhar o conteúdo com as pessoas certas.

3 - Crie grupos
Você também pode criar grupos de discussão dentro do Facebook com temas específicos. Por exemplo: você pode fazer um grupo para decidir com seus amigos o que irão fazer no Ano Novo ou, então, conversar sobre a próxima viagem com a família. 

Os grupos podem ser públicos (todos do Facebook podem ver e participar), fechado (as pessoas podem ver o grupo, mas não as mensagens que são trocadas e não podem participar sem autorização) ou secreto (só quem tem o link do grupo pode vê-lo e pedir autorização para participar). 

Você também pode usar o app Groups para gerenciar e participar dos grupos que têm no Facebook.

4 - Fique de olho nas marcações

Nem sempre queremos que os posts ou fotos que nossos amigos nos marcam estejam disponíveis em nossa timeline. É possível gerenciar isso fazendo com que toda vez que você seja marcado em algum conteúdo, o Facebook te pergunte se quer que aquele material seja visível e compartilhado na sua linha do tempo. 

Em seu perfil, clique no botão “Registro de Atividades”, que está localizado no canto inferior direito de sua foto de capa. Depois, do lado esquerdo, clique em “Análise de marcações”. 

Ative a função no botão de engrenagem e pronto! Toda vez que alguém te marcar, o Facebook te perguntará se você quer ou não que aquele conteúdo esteja disponível em sua timeline.

5 - Crie álbuns privativos
Às vezes queremos compartilhar nossas fotos com quem foi conosco em uma viagem ou pessoas mais próximas, mas não com todo mundo. No Facebook, isso é possível. 

Ao criar um álbum de fotos, na parte inferior esquerda da janela de seleção de fotos você poderá escolher com que público quer compartilhar o álbum: público, amigos, amigos de amigos ou personalizado. 

Lembrando que, mesmo em um álbum privado, as fotos devem seguir as regras do Facebook para imagem. Ou seja, nada de nudez, por exemplo.