sábado, 26 de setembro de 2015

Uma excelente reflexão para o mundo em que vivemos hoje...


Postagem retirada do facebook

Rede Estadual de Educação >> Encaminhamentos da assembleia realizada pelo SINTE/RN, na última quinta-feira 24.

Foto de Sinte-RN.A direção do SINTE/RN vai aguardar até o final do mês por uma resposta do Governo acerca da promoção de letras. 
Na última assembleia a categoria aprovou o prazo na expectativa de uma definição nos próximos dias.
O Sindicato quer saber se o Governo pretende pagar as três letras que estão em atraso até o final deste ano ou se haverá pagamento até outubro, das duas já acertadas.
Veja mais nesse link:  http://bit.ly/1NZ7wWC
Fonte: SINTE/RN

Hoeje em Natal >> Cultura Popular em destaque


Será neste domingo, 27 >> Eclipse lunar total vai coincidir com a superlua


O eclipse começará por volta das 23h de domingo e entrará pela noite
O eclipse começará por volta das 23h de domingo e entrará pela noite
Pela primeira vez desde 1982, de acordo com a agência espacial norte-americana (Nasa), ocorrerá no próximo domingo (27) um eclipse lunar total simultaneamente a uma superlua. Trata-se de uma coincidência o fato de a lua estar se aproximando da fase cheia, e também do seu ponto mais próximo da Terra, disse hoje (23) à Agência Brasil o astrônomo Eugênio Reis Neto, coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro.

O astrônomo explicou que a órbita da lua não é circular. “Ora a lua se aproxima da Terra, ora se afasta um pouquinho. Aí, uma vez por ano, coincide ela estar na fase cheia e estar no ponto mais próximo”. A isso se chama superlua.

No domingo (27), esse fenômeno vai coincidir com o fato de o satélite da Terra também passar na sombra da Terra. “Ela vai ser eclipsada pela Terra. É um espetáculo muito bonito que a gente vai ver”. O eclipse começará por volta das 23h de domingo e entrará pela noite. “O Brasil inteiro vai ver esse eclipse em todo o seu processo de entrada e saída da lua na sombra da Terra”.

Segundo Eugênio Reis Neto, o eclipse da lua ocorre todos os anos, da mesma forma que a superlua. Ele disse que o próximo eclipse total lunar será visto no Brasil somente daqui a quatro anos.

Em relação à superlua, ele disse que não é raridade, porque costuma acontecer uma vez por ano, “pelo menos”. Acrescentou que “astronomicamente mesmo”, a superlua vai ocorrer nesse domingo (27). “Ela vai chegar na sua fase cheia com poucos minutos de diferença de onde ela chega no ponto mais próximo da Terra. E vai coincidir este ano com o eclipse”.

Segundo o astrônomo do Mast, o fator que favorece essa coincidência de fenômenos é a geometria das órbitas, que ocorre de tempos em tempos. “É um fator geométrico".

Fonte: Agência Brasil

O GOLPE SEM TANQUE DE GUERRA >> MENSAGEM AOS INOCENTES ÚTEIS


Está em MARCHA um GOLPE DE ESTADO sem uso de ARMAS. O povo brasileiro vai se arrepender AMARGAMENTE de ter cedido ao CANTO DA SEREIA da direita reacionária, da ELITE PERVERSA e da IMPRENSA MONOPOLIZADA, que nunca fizeram NADA pelo Brasil e principalmente pelos cidadãos mais necessitados.

Querem o poder, e não tem PUDORES em semear o CAOS e o PESSIMISMO. Os que pedem a QUEDA DE DILMA, são os que no passado recente chamaram os APOSENTADOS DE VAGABUNDOS, elevaram a SELIC aos 45%, deixaram o DESEMPREGO chegar ao triplo do que é HOJE, e massacraram os SERVIDORES PÚBLICOS. VENDERAM TODO O PATRIMÔNIO VIA PRIVATIZAÇÃO e o dinheiro ninguém VIU.

CUIDADO CIDADÃO, CUIDADO SERVIDOR PÚBLICO, CUIDADO TRABALHADOR, você está sendo MASSA DE MANOBRA para beneficiar uma minoria QUE SEMPRE ROUBOU IMPUNEMENTE, e quer voltar ao poder para, SUFOCANDO O MINISTÉRIO PÚBLICO e DESMONTANDO A POLÍCIA FEDERAL, voltar a ROUBAR como sempre fizeram. 

Outra coisa em....ATENÇÃO, pois tem GENTE QUE NÃO SABE e outros parece que esqueceram. QUANDO ELES FORAM GOVERNO, grevista não tinha direito a nada e não ficava 90 DIAS em GREVE sem ser DEMITIDO e PUNIDO.

Texto recebido por e-mail: halamid.rogerio@gmail.com

Reulstados positivos >> Consumo de vegetais crucíferos, como o agrião, pode diminuir o risco de câncer, diz pesquisa

Brócolis, couve-flor, rúcula, couve, agrião, espinafre, repolho... Esses vegetais são alguns dos que fazem parte de um grupo chamado crucífero - conhecido por prover vitaminas e minerais e, após vários estudos, descobriu-se também que o grupo possui propriedades anticarcinogênicas, ou seja, há a presença de compostos que ajudam na prevenção do câncer.


Esses vegetais possuem uma grande variedade de um composto chamado glucosinolato ou glicosinolato que, quando hidrolisado (quebrado) pela preparação do alimento ou pela própria mastigação, origina diferentes tipos de isotiocianatos - que são substâncias que conferem proteção para as células contra o estresse oxidativo. São esses compostos os responsáveis pela diminuição do risco de diversos tipos de câncer, como os de pulmão, de mama, de cólon, de fígado, de esôfago e de próstata.

Agrião

Particularmente no caso do agrião, além de ter a capacidade de aumentar os níveis de antioxidantes no sangue e proteger o DNA do corpo contra danos, um estudo feito pela University of Southampton, na Inglaterra, mostrou que ele possui um composto que “desliga” um sinal nas células que seria necessário para o crescimento das células do câncer. Quando um tumor supera o próprio fornecimento de sangue, ele envia sinais para os tecidos que estão em volta para alimentá-lo com oxigênio e nutrientes. O composto do agrião interfere nesses sinais, neutralizando o processo de crescimento e proliferação do tumor.

A partir disso, o número de estudos sobre o assunto não parou de crescer; um deles, realizado por uma pesquisadora da South Dakota State University, nos EUA, obteve resultados promissores.

Quando tratamos o câncer com quimioterapia ou radioterapia, o tumor desaparece, mas as células-tronco presentes nele continuam vivas, e mesmo elas representando menos de 5% do tumor, elas possuem a capacidade de regenerá-lo e até levá-lo para outros lugares do corpo, através dos vasos sanguíneos.

Então, a equipe de pesquisadores tratou em laboratório as células-tronco de um tumor cervical com determinado tipo de isotiocianato e descobriu que cerca de 75% das células morreram em até 24 horas e ainda que as concentrações de tal substância usadas para o experimento podem ser facilmente alcançadas com uma dieta rica em certos tipos de vegetais crucíferos, como o agrião.

Apesar disso, a pesquisadora pediu cautela, pois os experimentos foram realizados utilizando ratos e, embora eles sejam um bom modelo para o estudo de doenças humanas, ainda são necessários novos testes para determinar se os resultados serão semelhantes nos humanos.

Fonte: Science Daily

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

LAJES >> Mulheres Mil Divulgado o resultado da seleção para a primeira turma


As matrículas serão realizadas nos dias 1 e 2 de outubro, das 8h às 12h, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na rua Ramiro Pereira, S/N, Centro, Lajes – RN.
O Programa Mulheres Mil no IFRN Campus Avançado Lajes realizou entre os dias 21 e 23 de setembro as inscrições para a participação de trinta mulheres no curso de Introdução à Informática a ser ministrado no período de outubro de 2015 a fevereiro de 2016.

Nos três dias foram mais de cento e dez mulheres inscritas, reunindo integrantes da área rural e urbana da cidade. Abaixo encontra-se a lista com as candidatas classificadas na seleção, considerando os critérios estabelecidos nos itens 3.1, 3.5 e 4.1 do Edital Nº 09/2015 PROEX.

As candidatas não classificadas farão parte de um Cadastro Reserva, podendo ser convocadas para este mesmo processo de seleção no caso de não realização de matrícula nos prazos e locais indicados por parte da um, ou mais, das trinta selecionadas.

Esta é a primeira instauração de processo seletivo para o Programa Mulheres Mil no IFRN Campus Avançado Lajes e agradecemos o empenho da população do município em divulgar e atender às inscrições de maneira tão ativa.

Planejamos , para além dessa seleção, novas chamadas para esse e outros programas que venham a acontecer, voltadas para atender a população da microrregião de Angicos com diferentes oportunidades de formação inicial e continuada.

CANDIDATAS APROVADAS PARA O PROGRAMA MULHERES MIL
Nome
Número da inscrição
ANA CASSIA PEREIRA DE ABREU
37
ANA LUCIA PEREIRA DE MELO
03
ANDREIZA DE PAULA DA SILVA
77
CARLA ADRIANA DE LIMA MARQUES
106
ELIANE PEREIRA FERREIRA
79
ELIZABETE RIBEIRO
94
FRANCISCA DANIELE DA SILVA
09
FRANCISCA JOSINA DA SILVA
100
FRANCISCA NATIELE GONÇALVES DA SILVA
08
HERICA CAMILA DE MELO DANTAS
67
JACIARA GUILHERME DA SILVA LIMA
87
JAIZA BARBOSA DA SILVA
53
KATIANE CRISTINA BARBOSA
50
MARIA APARECIDA DA SILVA ARAUJO
95
MARIA DA CONCEIÇÃO ALBUQUERQUE
85
MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO
48
MARIA ELIENE DA COSTA DE LIMA
62
MARIA JOSÉ ROSA
45
MARIA JOSIENE DOS SANTOS
**
MARIA IONICE CARDOSO
**
MARIA LUCIENE DA SILVA
02
MARIA ROSALIA DE FRANÇA
**
MARIA MARLUCE DE FRANÇA
56
MARIA MONALISA COSME DA SILVA
64
MARIA NAIDE DA SILVA SOUZA
92
RAIANE CRISTIAM SANTOS DA SILVA
26
ROSILEIDE COSME DE ARAUJO
73
SUELI GOMES DA SILVA
84
VERONICA LOUISE QUINTILIANO FERNANDES
58
WHILMA FERNANDES DE LIMA
59

ESCLARECENDO >> Vemos hoje a mídia fazendo um grande alarde com relação a esse aumento do dólar, porém ela esconde essa comparação com o salário mínimo nacional...


Premiação >> Aluna do Campus Zona Norte recebe prêmio de concurso nacional de redação em Brasília

Aluna do Campus Zona Norte recebe prêmio de concurso nacional de redação em Brasília
A Secretaria de Promoção de Políticas para Mulheres da Presidência da República premiou, nesta terça-feira (22), os ganhadores do 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. A solenidade, que aconteceu no Salão Azul do Hotel Nacional, em Brasília-DF, contou com participação da aluna do IFRN Fernanda Rêgo, vencedora da etapa estadual da categoria Estudante do Ensino Médio.

A aluna do Campus Zona Norte conquistou o prêmio graças à redação com o título "Desconstruindo Desigualdades de Gênero no Espaço Escolar", orientada pelo professor Leandro Torres, que buscou retratar, com o máximo de criticidade, as faces e possibilidades da mulher, na figura da dona de casa, da mãe, da filha, da trabalhadora, da estudante e da lésbica, por exemplo.

Neste ano, o certame recebeu mais de 2 mil inscrições, sendo 1.495 da categoria na qual competiu a estudante. 

O CONCURSO

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, que tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Nesta edição, o certame contou também com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT).

Isenção >> CPMF não atingirá quem ganha até três salários mínimos

Resultado de imagem para CPMF não atingirá quem ganha até três salários mínimosA nova versão da CMPF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) terá isenção para os contribuintes que ganham até três salários mínimos.
A nova versão da CMPF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) terá isenção para os contribuintes que ganham até três salários mínimos.
É o que antecipou nesta quinta-feira o vice-líder do PT, Carlos Zarattini  (SP),  prevendo essa isenção na medida provisória da matéria que será enviada ao Congresso Nacional na próxima semana.
“Não podemos deixar de discutir a questão relativa à volta da CPMF, ou de um tributo similar. E podemos, sim, fazer uma política em relação à CPMF que garanta que os mais pobres, as menores rendas, não paguem esse tributo, sejam isentos da cobrança desse tributo”, sugeriu o petista.
Em pronunciamentos, o parlamentar defende a tributação de operações financeiras e também a cobrança do Imposto de Renda sobre lucros e dividendos das empresas.
“Existem tantas e tantas aplicações financeiras que não são tributadas como LCA [Letra de Crédito do Agronegócio] e LCI [Letra de Crédito Imobiliário] que, se tivessem sua tributação feita, com certeza aumentariam a arrecadação do governo. Mas não só isso, temos uma desoneração, ou seja, a não cobrança do Imposto de Renda sobre lucros e dividendos, que é uma coisa que acontece praticamente só no Brasil”, argumentou.
Não vou pagar o pato”
Assim foi batizada a campanha que será lançada na próxima segunda-feira pelo presidente da Federação das Indústrias no Estado de São Paulo, Paulo Skaf. O movimento terá várias ações, como um manifesto para colher assinaturas da sociedade para pressionar o governo a não promover mais um aumento da carga tributária. 
Jogo do bicho pode entrar no pacote fiscal
A presidente Dilma Rousseff vai comprar uma briga feia com a Igreja Católica. Ela sugeriu ontem em reunião com os líderes da base na Câmara  a possibilidade de liberar os jogos de azar no País, com a volta da autorização dos caça-níqueis, bingos e até cassinos.
Alguns parlamentares se animaram para incluir a legalização do jogo do bicho na proposta.
Bateria de ações contra TCU
O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, está debruçado sobre alternativas judicias para reagir à provável rejeição das contas da presidente Dilma Rousseff de 2014 pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
A ideia é recorrer até o Supremo Tribunal Federal, onde a pendência pode rolar até o final do mandato.
Reforma Tributária
A Comissão Especial da Reforma Tributária deve se reunir nesta quinta-feira (17) pela manhã para conhecer o relatório prévio do deputado Andre Moura (PSC-SE). A reunião será interna, na sala de reuniões das Comissões Especiais. A ideia, segundo o relator, é que o texto seja discutido o máximo possível entre os integrantes do colegiado para que, na próxima semana, possa ser apresentado formalmente e votado.
Entre os pontos prioritários, segundo Moura, estão a rediscussão do Imposto sobre Serviços (ISS) e o fim da guerra fiscal via Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. Também está em análise a fusão de tributos em um Imposto sobre Valor Adicionado, que poderá ser um IVA geral ou dividido entre federal e estadual.
Fonte: DCI

Indicadores sociais >> Cidade da Paraíba representa Brasil em Assembleia da ONU, nos EUA

Resultado de imagem para odm

Pombal, no sertão, quase atingiu Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Prefeitura capacitou beneficiários do Bolsa Família sobre empreendedorismo.

Do G1 PB
A cidade Pombal, no Sertão paraibano, vai representar os municípios brasileiros na 70º Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, no Estados Unidos, na sexta-feira (25). A cidade paraibana foi escolhida pela ONU porque foi a que chegou mais próximo de atingir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) entre os mais de 5 mil municípios do Brasil.

Os ODM surgiram em 2000 após 191 países assinarem a Declaração do Milênio das Nações Unidas. Os objetivos são: reduzir a pobreza, atingir o ensino básico universal, a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade na infância, melhorar a saúde materna, combater o HIV, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

saiba mais
Representando Pombal, a prefeita Pollyana Dutra viajou para os Estados Unidos já na quarta-feira (23). Em uma reunião nesta sexta-feira, serão apresentadas as formas adotadas pela gestão da prefeitura para municipalizar e conseguir cumprir a maioria dos indicadores sociais.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pombal, uma das primeiras iniciativas para cumprir os objetivos foi promover cursos de capacitação para beneficiários do programa Bolsa Família. A partir disso, várias famílias foram saindo das condições de vulnerabilidade. Em 2013, 200 pessoas entregaram os cartões do programa.

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Valeska Bandeira, diz que as pessoas foram se sensibilizando. "No momento em que a pessoa é qualificada, a renda da família aumenta, ele sai de condição de vulnerabilidade. Então é incentivado que ele devolva o cartão para que o Governo Federal reloque esse benefício", diz.

Por causa das capacitações, várias pessoas foram investindo no seu próprio negócio com o apoio da prefeitura. De acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empreendedores mais que dobrou na cidade. Em 2013, Pombal tinha 283 microempreendedores individuais. No ano seguinte, o número passou para 736.

A cidade também se destaca na educação. A escola municipal Matilde de Castro Bandeira conquistou a terceira colocação na Prova Brasil na Paraíba em 2013. Nos anos de 2011 e 2013, o colégio se sobressaiu e ficou acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).