sábado, 8 de dezembro de 2012

Sessão Solene do Poder legislativo realizou entrega de Tíltulos de Cidadão lajense

Vereador Canindé Rocha - PT com alguns de seus homenageados, os professores: Conceição Arruda, Flávia Simone e José Laureano

Na noite de ontem, 07 de dezembro, a Câmara Municipal de Lajes realizou um belo momento em que através de uma Sessão Solene proposta pelo vereador Canindé Rocha - PT, realizou a entrega de Títulos de Cidadania lajense a várias pessoas que de alguma forma têm contribuído com o desenvolvimento de nossa comunidade.


Dentre os agraciados com esses títulos nesse ano de 2012, tivemos pessoas dos mais diversos segmentos (professores, autônomos, funcionários públicos, políticos, desportistas, agentes culturais...) a quem foi feito esse ato de justiça, por entender que todos os indicados são merecedores de tal homenagem.

Iluminação da árvore de Natal já está sendo realizada


A montagem da tradicional árvore de Mirassol foi iniciada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A novidade deste ano é a decoração verde e amarela em alusão à copa do Mundo de 2014.  Ainda sem data definida para a inauguração,  a previsão é que ocorra já na próxima semana. 

A decisão depende da autorização do prefeito em exercício Paulinho Freire. A previsão inicial da Semsur é que as árvores, em especial a de Mirassol, sejam entregues no prazo de 15 dias após iniciados os trabalhos.


O projeto contempla a iluminação natalina na BR 101, Avenidas Salgado Filho, Roberto Freire e Prudente de Morais, Praça Pedro Velho (Praça Cívica), Palácio Felipe Camarão, três presépios, o pórtico da entrada de Natal e três árvores natalinas. Além da árvore de Mirassol e outras duas árvores na Zona Norte, uma no Conjunto Panatis e outra flutuante no Rio Potengi, e a recuperação dos três Reis Magos.


Fonte: Jornal Tribuna do Norte

ECOSOL >> Neste sábado tem debate sobre Economia Solidária no IFRN

Neste sábado (08), às 10h, de debate sobre "Economia Solidária x Economia Verde: Fugindo do sistema capitalista".
 
A atividade será no IFRN (Campus Natal/Central) e contará com a participação de Emerson do Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT), Cenzi (AACC) e da profª Socorro (IFRN).
 
Fonte: Site do Dep. Fernanndo Mineiro - PT

Associação lajense Trilheiros da Caatinga na Expotec 2012

"Nós somos poucos mas somos loucos." É com essa frase de Chorão que destaco a participação dos Trilheiros da Caatinga representando Lajes na EXPOTEC 2012. Estamos representados por Leandro e Eudes em um stand com os baners de nossa associação. Para este eventos recebemos o convite do Grupo de Eco Turismo Geotrilhas e o Curso de Turismo da UERN do Campus Natal Central, do Grupo de Escoteiros Artífices Náuticos, e do IFRN.

 
O QUE É A EXPOTEC?
A EXPOTEC - Exposição Científica, Tecnológica e Cultural faz parte do calendário acadêmico do IFRN.

OBJETIVOS

GERAL
Estimular, ampliar e aprofundar a integração dos diversos grupos e áreas de conhecimento atuantes na Instituição, abrindo espaço para troca de experiências, divulgação da produção acadêmica e aprofundamento das discussões internas, visando à articulação entre ensino, pesquisa e extensão, através do contato com empresas e comunidade em geral.

ESPECÍFICOS
Incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos;
Estimular a comunidade jovem estudantil ao empreendedorismo, à preservação ambiental e à responsabilidade social;
Promover a iniciação científica e técnica, relacionada às atividades teórico-práticas realizadas nas respectivas áreas de atuação do IFRN, integrando-se à realidade regional;
Apoiar a realização de práticas laboratoriais e experimentações, visando sua aplicação de forma apropriada em diferentes usos;
Estimular o aluno e a comunidade local para a atividade empresarial, visando favorecer uma postura crítica na relação entre sociedade e a produção técnico-científica;
Divulgar as tecnologias e os serviços do IFRN e parceiros para a sociedade do Rio Grande do Norte.
Fonte: http://portal.ifrn.edu.br/extensao/expotec

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Câmara realizará entrega de Títulos de Cidadão lajense no dia 07 de dezembro

Vereador Canindé Rocha entrega Título de cidadã lajense a Profª Juraci em 2010

A Câmara Municipal de Lajes realizará neste dia 07 de dezembro, a partir das 20:00 h, uma sessão solene para entrega de títulos de cidadania lajense, como forma de reconhecimento há várias pessoas que têm contribuído nos mais diversos segmentos, para o desenvolvimento de nossa cidade.

A referida sessão solene foi solicitada pelo Vereador Canindé Rocha - PT, que esse ano apresentou as seguintes indicações para serem agraciadas com essa homenagem:

Conceição de Maria Ribeiro da Silva - Agente Administrativa do Fórum de Lajes;
Flávia Simone Fernandes da Rocha - Professora;
Gilson Damasceno Nunes - Vereador e funcionário Público;
Iran Cruz Agostinho - Maestro da Banda de música de Lajes;
José Ambrósio da Silva - Comerciante;
José Carlos Felipe (Zé Mata)  - Vereador;
José Laureano Alves - Professor;
José Ozair de Lucena - Funcionário Público;
José Ribeiro Filho (Dedé Catana ) - Professor de Artes Marciais;
Maria da Conceição Pinheiro Arruda - Professora;
Maria de Fátima Bezerra - Deputada Federal;
Marílio Rodrigues (Dudú da Kombi) - Publicitário Autônomo.

MEC aponta UFRN como melhor universidade federal do Norte e Nordeste

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se classificou como melhor universidade federal das regiões Norte e Nordeste do País no Índice Geral de Cursos (IGC), posto antes ocupado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A UFRN, que tinha se classificado em 3º lugar na avaliação anterior, conquista o 1º lugar com o conceito 3,66, equivalente à faixa 4 do Índice.

O IGC é indicador criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC), que avalia anualmente o desempenho dos cursos de graduação e das pós-graduações das instituições de ensino superior do Brasil.

O IGC considera o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para o cálculo do conceito final de cada instituição, que varia de 1 a 5. O índice é a média ponderada do conceito obtido por todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição.

Neste ano, foram avaliados 30 cursos da UFRN no ENADE 2011, considerando que os cursos que possuem duas modalidades (licenciatura e bacharelado) são avaliados separadamente, contando como dois cursos. O Índice considera desde o desempenho dos estudantes até o corpo docente, proposta pedagógica, infraestrutura, entre outros.

Ao todo, 11 cursos obtiveram conceito máximo no Exame, sendo nove destes lotados no Campus Central e dois lotados no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da cidade de Caicó. O resultado representa uma porcentagem de 40% (36,6%) do total avaliado.

Desde a criação do IGC, em 2007, a UFRN demonstra crescente aumento no cálculo do conceito final, tendo permanecido sempre na faixa 4 do Índice. Em 2007, o conceito contínuo da Universidade foi de 3,38, evoluindo para 3,66 em 2011. (A faixa 4 do IGC contempla as instituições avaliadas com conceitos entre 2,95 e 3,94).  Clique aqui para ver a publicação original

Fonte: Agecom UFRN, Natal/RN

É hoje!!!! O Baile do Reencontro na Festa da Padroeira de Lajes


Será hoje, no espaço “Recando da Prosa” uma das festas mais esperadas do ano, o Baile do Reencontro que faz parte da programação da Festa da Padroeira de Lajes.

O evento tem o grande show da “Banda Baile Dom Cardoso” a partir das 23h00min. Compre sua mesa com Socorro Soares no valor de R$ 100,00 para seis pessoas. Mais informações no fone: 9969-3389.

Fonte: Blog da Paróquia de Lajes

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Morre Oscar Niemeyer, arquiteto do Parque da Cidade e Presépio de Candelária

Morre no RJ, arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos,  às 21h55 desta quarta-feira (5). Oscar estava internado desde 02 de novembro no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em15 de dezembro.

Oscar Niemeyer, estará sempre vivo ao olhar as belas obras em Natal, infelizmente abandonadas. Foram duas obras, o Presépio de Candelária, é a obra mais antiga da cidade, foi inaugurado em 2006.

E o Parque Dom Nivaldo Monte, o Parque da Cidade, que tem uma torre de 45 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares, inaugurado em 2008 e funcionou apenas por poucos meses.

O arquiteto, também é o criador do Palácio Capanema, sede do Ministério da Educação, O Berço (Rio), Conjunto Pampulha, Edificio Copam, Catedral de Brasília, Palácio do Planalto, Palácio do Itamarati, Ministério da Justiça, Memorial da América Latina, entre outros.

Professor Bruno Lima, da Escola Estadual Raimundo Soares, ganha o Prêmio Professores do Brasil, na categoria Ensino Médio.

todospeça.jpg

Recebido por e-mail: brunodeoliveiralima@hotmail.com

O Prêmio Professores do Brasil, é uma iniciativa do MEC que visa incentivar as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas em escolas públicas do Brasil. O professor Bruno Lima, da Escola Estadual Raimundo Soares/Natal, foi o ganhador com o Projeto Ensinando com Arte, desenvolvido entre alunos do Ensino Médio, através de uma abordagem construtivista utiliza peças de teatro como elemento motivacional, onde o aluno interage constantemente com o seu objeto de estudo.

Segundo Bruno Lima, “o Projeto melhorou em 38,15% o rendimento escolar do educandos em Filosofia, em Língua Portuguesa, constatamos melhora significativa nos desempenhos no que diz respeito à elaboração de textos narrativos, descritivos, e, dissertativos, em Sociologia percebemos o desenvolvimento de habilidades como sociabilidade, cidadania, argumentação, capacidade de resolução de conflitos, e, relações sociais, em História, observamos melhora significativa na capacidade de memorização dos fatos históricos, e, senso crítico ao lidar com os fenômenos histórico-sociais, desenvoltura nos pronunciamentos e arguições orais, em Artes verificamos aprimoramento das habilidades artísticas culturais, na expressão corporal, oralidade, poder de criatividade e improvisação”.

Para a Aluna Andréa Melo, do segundo ano do Ensino Médio: “no Projeto Ensinando com Arte aprendemos a desenvolver a capacidade de sociabilidade, interação, tivemos a oportunidade de desenvolver diversos conhecimentos e conteúdos transdisciplinares, e termos atitude empreendedora. Percebemos que não é fácil trabalhar em grupo, que precisamos ser perseverantes, nunca desistir de nossos projetos e objetivos, e, que é coletivamente que podemos encontrar soluções para determinados problemas, em suma, podemos dizer que devemos viver em solidariedade”.

O Prêmio será entregue entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2012, pelo então ministro da educação Aloizio Mercadante, em Brasília. Na ocasião o professor Bruno Lima dará um seminário com o intuito de apresentar a experiência pedagógica aos demais professores de várias regiões do Brasil. 

Colunista da Veja "se retrata" após divulgar foto falsa de LULA

Por DiAfonso [Editor-geral do Terra Brasilis]

Das três uma: o colunista da Veja, Ricardo Setti, é ingênuo, incompetente ou malicioso. 

Acaso ele não sabe da guerra que a mídia golpista tem travado para, irresponsavelmente, desconstruir a imagem de LULA e a vitoriosa gestão petista frente ao governo federal? 

Acaso ele não sabe o que a revista Veja tem feito com o seu jornalismo de esgoto e banditismo midiático, sendo o próprio Ricardo Setti um dos feitores da merda de jornalismo executado pelo Grupo Abril?

Leia sobre as desculpas do colunista e veja as imagens montada e original aqui.

Turismo: Natal tem o ar mais puro das américas, segundo o INPE



Natal está recebendo um grande número de turistas, para o Carnatal, férias, enfim…. O RN, está recebendo vários artistas da nova novela da globo, “Flor do Caribe”, momento especial que o Estado é reconhecido pelas belas praias, lugares, paisagens..

A convite do hotel Ocean Palace e da TAM, a cidade também recebeu a repórter Lívia Marra, da Folha On Line para uma reportagem especial sobre as belezas da cidade, confira:


Conhecida como “Cidade do Sol”, Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é opção para quem quer descansar ou se divertir. Os passeios incluem praias, dunas -móveis e fixas- e agito noturno.

Apesar do sol forte, a temperatura média anual é de 28ºC, e uma brisa constante torna a temperatura agradável. Mas o turista não pode se esquecer de levar um bom protetor solar. Dizem que em Natal faz sol 360 dias por ano.

Natal já recebeu o título de ar mais puro das Américas, após estudo feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a pedido da Nasa (agência espacial dos EUA). A cidade se orgulha também da qualidade de sua água. Parte da água consumida é “filtrada” pelas dunas.

O Rio Grande do Norte tem também o maior cajueiro do mundo, registrado no Livro dos Recordes, com 8.400 metros quadrados. A capital potiguar tem também praias de mar calmo, com piscinas naturais, e outras com boas ondas para o surfe.

Quem visita as dunas de Genipabu não pode deixar de andar de bugue. É a forma mais emocionante de conhecer a região. Os “bugueiros” são especialistas em manobras radicais. Se quiser, e só pedir. E não se assuste se encontrar dromedários andando pelas dunas. Os animais também podem ser alugados para um passeio.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dieese aponta o RN como o 2° melhor desempenho de arrecadação de ICMS do Nordeste

dinheiro_2A arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) no Nordeste continua em ascensão no acumulado do ano. Segundo estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – DIEESE/RN, o aumento no recolhimento do tributo na região Nordeste, entre janeiro e setembro de 2012 em relação a igual período de 2011, foi de 9,9%, enquanto no Brasil verificou-se queda de 9,2%. 

O Rio Grande do Norte, junto com o Maranhão, apresentou a segunda maior elevação do recolhimento de ICMS da região: 13,6%, o que significou um ganho real de 7,9% no período analisado. Sergipe foi o Estado que teve crescimento mais acentuado, de 18% nominal e 12,1% real, nos primeiros nove meses do ano, enquanto o mais baixo foi apresentado por Pernambuco (6% nominal e 0,7% real

Meiquisedec Moreira - Coordenador do Dieese RN
Ainda de acordo com dados do Dieese, a elevação expressiva da arrecadação do Rio Grande do Norte, no período analisado, deve-se, principalmente, ao bom desempenho do setor primário e do subsetor de energia, com evoluções de 49,9% e 32,6%, respectivamente. Esses dois segmentos, juntos, respondem por 28,7% da arrecadação do ICMS do Estado. O setor terciário, que representa 58,9% da arrecadação do imposto, cresceu 11,4% no período analisado.

O estudo foi encomendado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do RN. A categoria responsável pela arrecadação do tributo comemora o desempenho no trabalho de fiscalização. "Estamos intensificando nossas ações para ajudar o Estado a reequilibrar as finanças públicas, já que houve corte em repasses no Fundo de Participação", analisa Pedro Lopes, presidente do Sindifern.