sábado, 18 de agosto de 2018

RUMO A VITÓRIA >> Os números refletem a realidade!

Resultado de imagem para FÁTIMA BEZERRA  LULA E HADDAD


A senadora Fátima Bezerra (PT), candidata ao Governo do Rio Grande do Norte pelo coligação “Frente Popular”, lidera a corrida eleitoral com 34% da intenção de votos.

Fátima cresceu 3 pontos em relação à pesquisa anterior divulgada no dia 21 de julho, quando tinha 31%.

VEJA OS NÚMEROS DE TODOS OS CANDIDATOS:
Fátima Bezerra (PT): 34%
Carlos Eduardo (PDT): 15%
Robinson Faria (PSD): 8%
Profº Carlos Alberto (PSOL): 2%
Brenno Queiroga (SD): 1%
Freitas Júnior (Rede): 0
Heró Bezerra (PRTB): 0
Branco/Nulo: 31%
Não sabe/não respondeu: 9%

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV. É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. A Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Registro no TRE: RN-05553/2018; Registro no TSE: BR?03466/2018

ESPORTÂNEA:
Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
Fátima Bezerra (PT): 20%
Carlos Eduardo (PDT): 9%
Robinson Faria (PSD): 5%
Professor Carlos Alberto (PSOL): 1%
Outros: 2%
Branco/Nulo: 36%
Não sabe/não respondeu: 27%

É HOJE >> Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado

Fiocruz promove hoje (08), campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Além da vacinação há diversas atividades educativas promovidas pela instituição (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Postos de saúde em todo o país abrem as neste sábado (18), para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite.
Todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha segue até 31 de agosto.
A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Até a última terça-feira (14), no entanto, 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não haviam recebido as doses.
Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.
No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. 
Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Casos de sarampo
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo - em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros casos permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação. 
Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2). 
Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros). 

ATENÇÃO PROFESSORES (AS) >> Presidente da CNTE chama trabalhadores/as em educação para boicote a nova BNCC

Resultado de imagem para Presidente da CNTE chama trabalhadores/as em educação para boicote a nova BNCC
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professor Heleno Araújo, está convocando os/as trabalhadores em educação de todo o Brasil para fazer um boicote a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). 
O objetivo do boicote é rechaçar a BNCC proposta pelo Ministério da Educação (MEC) que será enviada as escolas de ensino médio do Brasil por meio de um questionário. A CNTE e outros setores ligados a educação avaliam que a nova BNCC prejudicará o ensino médio público e o desenvolvimento da educação em sua totalidade.
Por sua vez, o SINTE/RN está fazendo o mesmo, chamando aos trabalhadores do Rio Grande do Norte. A orientação do Sindicato é que os trabalhadores não respondam ao questionário. 
Abaixo você pode ver 8 pontos que explicam por que a Base Nacional Comum Curricular proposta pelo MEC deve ser rejeitada:
1. TODAS AS DISCIPLINAS, exceto Português e Matemática, deixam de ser obrigatórias na atual BNCC! Com isso, esta “Reforma” causará DESEMPREGO EM MASSA entre professores (as).
2. Esta BNCC torna mais de 40% do currículo como “parte flexível”. Isso abre espaço para que as aulas desta “parte flexível” sejam oferecidas fora da escola, on line ou em institutos privados, podendo fazer de boa parte do Ensino Médio um “curso à distância”!
3. Abre espaço também para contratações de docentes pelo chamado “notório saber”, ou seja, sem formação pedagógica e específica na área!
4. Esta BNCC é apoiada por grandes empresas, como Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e até bancos, interessadas em privatizar o ensino e obter investimentos públicos para gerir e lucrar com a educação!
5. A “consulta” para formular a BNCC não envolveu professores/as e sociedade, dando ouvidos apenas aos interesses empresariais e do alto escalão do governo!
6. Esta BNCC faz parte da “Reforma” do Ensino Médio, que está mais para contrarreforma, imposta através de Medida Provisória e tornada lei sem uma consulta democrática!
7. O governo Michel Temer quer aprovar a BNCC sem fazer uma ampla discussão com os setores da educação. Por isso, o MEC determinou que o dia 02 de agosto, esta quinta-feira, será o único dia para as escolas de ensino médio de todo o Brasil discutirem a proposta.
8. Segundo a CNTE, existem no Brasil cerca de 28 mil escolas de ensino médio, com 509 mil professores. Além disso, e o documento da Base Nacional Comum Curricular contém mais de 500 páginas. É inviável discutir essa proposta em apenas algumas horas, como o governo Temer quer impor.

CONTRA O ABUSO POLÍTICO E JURÍDICO >> Comitê da ONU pede que Brasil garanta candidatura de Lula à Presidência

O Comitê de Direitos Humanos da ONU emitiu um comunicado “solicitando ao Brasil que tome todas as medidas necessários para que o candidato do PT à Presidência nas eleições 2018, Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Operação Lava Jato, possa desfrutar e exercer seus direitos políticos, enquanto esteja na prisão, como candidato para as eleições presidenciais”
O Comitê da ONU acatou um pedido liminar feito pelo defensor do petista na corte, Geoffrey Robertson, para que as autoridades brasileiras “tomem todas as medidas necessárias para que para permitir que o autor desfrute e exercite seus direitos políticos da prisão como candidato nas eleições presidenciais de 2018, incluindo acesso apropriado à imprensa e a membros de seu partido político”.
A Vara de Execuções Penais de Curitiba, à qual Lula está subordinado, tem negado pedidos de entrevista com o petista e o Ministério Público Federal do Paraná questionou a indicação de políticos como Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann como advogados do ex-presidente alegando que ele tem usado a prisão como espaço para articulações eleitorais.
Segundo a defesa de Lula, “por meio do Decreto nº 6.949/2009 o Brasil incorporou ao ordenamento jurídico pátrio o Protocolo Facultativo que reconhece a jurisdição do Comitê de Direitos Humanos da ONU e a obrigatoriedade de suas decisões”.
No comunicado emitido nesta sexta-feira,17, em Genebra o órgão solicita que esse direito “inclua o acesso apropriado à imprensa e membros de seu partido político”.
“O Comitê também solicita ao Brasil que não o impeça de concorrer às eleições para presidente em 2018, até que seus recursos diante das cortes tenham sido completados em processos jurídicos justos”, declarou a ONU no comunicado.
De acordo com a nota, o pedido se refere a medidas provisórias, concedidas ao candidato. Seu processo na ONU, porém, apenas será tratado em 2019, de acordo com a entidade. “Essa solicitação não significa que o Comitê concluiu ainda que existiam violações – trata-se de medidas urgentes para preservar os direitos de Lula, enquanto o mérito do caso continua em consideração”, explicou. “Isso ocorreria no ano que vem”, disse.
Em maio, a ONU havia rejeitado um outro pedido dos advogados de Lula. O Comitê de Direitos Humanos negou sua solicitação para que sua prisão fosse evitada, como parte de medidas cautelares. “O Comitê de Direitos Humanos não concederá medidas cautelares no caso de Lula da Silva”, declarou a porta-voz de Direitos Humanos da ONU, Julia Gronnevet, em maio de 2018.
“Baseada na informação que recebeu, o Comitê não pode concluir que existe um risco de um dano irreparável nesse momento”, declarou a ONU em um comunicado naquele momento, que insiste que não avaliou a substância ainda da queixa original da defesa de Lula.
Avaliações
Membros da entidade ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo entendem que, como signatário das convenções, o Estado brasileiro tenha obrigação em seguir as orientações do órgão. Se isso não ocorrer, os membros do Comitê devem incluir esse comportamento em seu relatório final, que será publicado em 2019 Peritos indicaram que a resposta do governo pode pesar nas considerações finais.
Geoffrey Robertson, advogado de Lula na ONU, estima que a decisão “significa que o povo no Brasil, não juízes tendenciosos, vai decidir quem será o próximo presidente”.
“Lula foi mantido praticamente isolado para que não possa fazer campanha e poderia provavelmente ser desqualificado com base em sua condenação, antes que pudesse reverter em um recurso final”, estimou Robertson.

BUSCANDO ALTERNATIVAS >> Estudo mostra alternativas para abastecimento da Região Seridó

Os quase 6 anos seguidos de seca demonstraram a insegurança hídrica em que está imersa a população da região Seridó, do Rio Grande do Norte, assim como outras regiões do Estado. Demonstraram, também, a necessidade de implementação de uma política de recursos para a região. Órgãos como o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu e a Agência Nacional de Águas (ANA) começam a trabalhar neste sentido.
Um Estudo de Concepção e Viabilidade Técnica de um projeto de sistemas adutores objetivando a garantia de suprimento de água para consumo humano e atividades produtivas no Seridó vem sendo trabalhado. Inicialmente, foi apresentado em Caicó no último dia 14 de agosto, em Currais Novos, no auditório da AMSO – Associação dos Municípios da Micro-Região Seridó Oriental.
O estudo foi feito e apresentados pela empresa ENGECORPS. Para ela, uma das premissas básicas é que, no futuro, se possam atender às demandas de todas as 24 cidades seridoenses através de uma interligação de sistemas adutores, assim como destinar água para o sistema produtivo regional.
O evento contou com a participação de gestores municipais, representantes de associações, entidades, e órgãos como a ANA – Agência Nacional de Águas, SEMARH – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu.
Para o Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, “É muito importante esta discussão para que a nossa região possa ter um planejamento e obras importantes que garantam a nossa segurança hídrica”. Tibério Pinheiro, Superintendente de Programas e Projetos da ANA, destacou a necessidade de uma solução definitiva para o abastecimento do Seridó, e que “o estudo traz algumas soluções e projetos importantes”. O Secretário da SEMARH, Mairton França, destacou a importância do projeto para atender à demanda das cidades seridoenses.
Fonte: http://www.cbhpiancopiranhasacu.org.br

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

PT REGISTRA LULA EM “ATO DE SOBERANIA POPULAR” >> Se o povo quer votar no presidente Lula, o povo tem esse direito.



O registro da candidatura do ex-presidente Lula foi um "ato de soberania popular" e não há nada que impeça a participação dele na campanha, disse nesta quarta-feira o candidato a vice na chapa presidencial petista, Fernando Haddad; "O que a gente fez aqui foi um ato de defesa da soberania popular. 
Se o povo quer votar no presidente Lula, o povo tem esse direito. E esse documento assegurará o direito de brasileiros e brasileiras reconduzirem Lula presidente"
A candidatura de Lula —líder nas pesquisas de intenção de voto e preso desde abril cumprindo pena após condenação na Lava Jato— foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral às 17h12.
"As pessoas acharam que o Lula não ia ficar bem nas pesquisas, que o povo não ia seguir sua liderança, o que aconteceu foi exatamente o contrário. O presidente Lula subiu nas pesquisas, mantém a liderança em todos os cenários, ganha no primeiro turno em vários deles", disse Haddad a jornalistas.
"O que a gente fez aqui foi um ato de defesa da soberania popular. Se o povo quer votar no presidente Lula, o povo tem esse direito. E esse documento assegurará o direito de brasileiros e brasileiras reconduzirem Lula presidente", acrescentou Haddad, ainda no gabinete em que o pedido foi registrado.
O ex-prefeito de São Paulo afirmou que Lula é, de longe, "a pessoa mais qualificada para tirar o país da crise, é uma liderança mundial reconhecida por vários chefes de Estado e intelectuais e é o maior líder da história do Brasil".
"É em função disso que, sob a liderança da presidenta (do PT) Gleisi (Hoffmann), nós caminhamos a passos muito difíceis de abril para cá, mas chegamos reunidos em torno dessa liderança e com a certeza de que ele vencerá nas eleições", disse.
Aliados do ex-presidente fizeram questão de comparecer pessoalmente ao TSE para o momento do registro de candidatura, entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff e a deputada estadual Manuela D'Ávila (PCdoB), que deverá ser deslocada para vice quando a situação de Lula se resolver.
Após o registro de candidatura, Haddad deixou o prédio do tribunal e deu uma entrevista coletiva à imprensa. Ele disse acreditar que o TSE vai ser "sensível" ao pleito da coligação que apoia o ex-presidente e que não há "nenhum dispositivo" que impeça o ex-presidente de concorrer novamente ao Palácio do Planalto.

QUALIFICAÇÃO >> Campus Lajes oferece curso FIC em "Aumentando a Produtividade com Excel"


Campus Lajes oferece curso FIC em "Aumentando a Produtividade com Excel"As aulas serão nas quartas-feiras em duas turmas, uma das 09h às 12h e outra das 13h às 16 no Laboratório de Informática. Foram oferecidas 25 vagas por turma e terá carga horária de 60 horas.

O Campus Avançado Lajes, por meio da sua Coordenação de Cursos FIC, está oferecendo o curso em "Aumentando a Produtividade com Excel". O curso é voltado tanto para usuários iniciantes quanto para usuários avançados e será ministrado pelos professores Fernando Antônio e Wladson Alcântara. As aulas serão nas quartas-feiras em duas turmas, uma das 09h às 12h e outra das 13h às 16 no Laboratório de Informática. Foram oferecidas 25 vagas por turma, para um público de estudantes internos, externos e público em geral.
As inscrições ocorrerão de 15/08/18 à 17/08/18 na COAPAC (2º piso do prédio principal) sempre a partir das 13h.
As aulas terão início no dia 22/08/18 (1º turma) e no dia 27/08/18 (2º turma) e terá carga horária de 60 horas.
Conteúdo:
  • Funções básicas e de banco de dados;
  • Construção de planilhas;  
  • Relações entre planilhas;
  • Tabelas e gráficos dinâmicos;
  • Suplementos: Análise de dados e Solver.
 
O que é um Curso FIC? Curso de Formação Inicial e Continuada é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho e para a elevação de escolaridade. 
Os cursos FIC têm como finalidade a inserção produtiva e exitosa de trabalhadores, independente do nível de escolaridade, no mundo do conhecimento e do trabalho. Visam promover a formação inicial e continuada técnica, tecnológica e científica, em atendimento às demandas de mercado e setores produtivos, em consonância com a realidade local, regional e nacional.

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS >> Supermercados desperdiçam R$ 3,9 bi em alimentos por ano, diz Abras

Maior parte das perdas ocorre no processo de manuseio e transporte dos alimentos - TV Brasil/Divulgação
Maior parte das perdas ocorre no processo de manuseio e transporte dos alimentos - TV Brasil/Divulgação
Os supermercados brasileiros desperdiçaram, no ano passado, o equivalente a R$ 3,9 bilhões em frutas, legumes e verduras e produtos das sessões de padaria, peixaria e açougue. Na comparação com 2016, houve queda de R$ 54.2 milhões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na capital paulista.
O levantamento, feito em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), considerou números de 2.335 supermercados do país. Apenas em frutas, verduras e legumes, o desperdício atingiu R$ 1,8 bilhão no ano passado, aproximadamente R$ 600 mil a mais do que em 2014.
O superintendente da Abras, Márcio Milan, disse que sensibilizar o setor supermercadista para o desperdício é mais importante do que considerar as perdas financeiras. “Temos que discutir com todo o setor produtivo. Juntos somos capazes de resolver isso”, afirmou Milan.
Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), empresa estatal de abastecimento que recebe produtos de 1,5 mil municípios brasileiros e de 14 países e comercializa de 10 a 12 mil toneladas diariamente, as perdas diárias são estimadas em 1,3%.
Segundo a chefe do Centro da Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da Ceagesp, Anita Gutierrez, para evitar o desperdício, é importante que o alimento tenha qualidade no momento da colheita. “O tratamento pós-colheita – passar cera – ajuda, mas não resolve. Para que se tenha um bom produto na gôndola, ele tem que ser produzido de maneira correta”, afirmou Anita.
Podridão
Anita identifica, entra os principais problemas que levam os alimentos à podridão, danos mecânicos na colheita e na pós-colheita – no momento da embalagem e no manuseio. A perda de água e os machucados nos alimentos, além disso, levam à redução considerável de valor.
Outro ponto levantado pela especialista é a diferença de temperatura a que o produto é submetido no período que abrange da colheita à embalagem e transporte até o destino final. Certos alimentos são transportados sob refrigeração e, quando chegam ao destino, levam choque de temperatura, o que acelera seu metabolismo e leva à perda de qualidade.
O diretor da Associação Brasileira de Agronegócio, Luiz Cornacchioni, também destacou que metade das perdas do setor ocorre durante a logística (processo que envolve armazenagem, circulação e distribuição de produtos). A comercialização com menos intermediários da roça aos supermercados, permitindo melhores ganhos tanto para o produtor, e preços mais baixos para o consumidor, é uma das metas.
Agricultura familiar
Em junho deste ano, a Abras firmou protocolo de intenções para aumentar o relacionamento dos supermercados com a agricultura familiar. O consultor Vitor Correa, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, informou que técnicos já estão sendo capacitados para esse acompanhamento. Segundo Correa, atualmente, 3,5 milhões de famílias trabalham no setor, sendo 600 mil em cooperativas.
Um dos objetivos é criar uma identificação nos produtos oriundos da agricultura familiar. Os alimentos ficarão em gôndolas específicas dentro dos supermercados, destacando o diferencial da agricultura familiar, como o respeito ao meio ambiente, à sustentabilidade e a preocupação social.
Fonte: Agência Brasil

UM PENSAMENTO QUE PRECISA SER COMBATIDO >> Unicamp apura pichações racistas e de apologia à violência

Com caneta do tipo marcador permanente, foram pichadas suásticas e citações ameaçadoras como “vai ter massacre, Columbine”, “poder branco” e “chacina”.
Com caneta do tipo marcador permanente, foram pichadas suásticas e citações ameaçadoras como “vai ter massacre, Columbine”, “poder branco” e “chacina”.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, apura pichações racistas e com apologia à violência no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e no Instituto de Geociências (IG). Os atos ocorreram às 21h de terça-feira (14) durante o expediente.
Com caneta do tipo marcador permanente, foram pichadas suásticas e citações ameaçadoras como “vai ter massacre, Columbine”, “poder branco” e “chacina”.
As frases foram vistas sobre mesas, computadores, paredes e em vasos sanitários da Biblioteca Antonio Cândido, do IEL, e no banheiro masculino do IG.
O IEL informou que a imagens do circuito interno de câmeras flagraram o rosto do autor e que será feita análise para identificá-lo. A biblioteca ficou fechada ontem (15) para perícia e reabriu hoje (16) pela manhã.

Vandalismo é condenado

A Reitoria da Unicamp condenou com veemência os atos de vandalismo.
“Mais graves do que os danos causados ao patrimônio público são o simbolismo dos desenhos e o teor das mensagens, totalmente incompatíveis com os valores da Unicamp e absolutamente inaceitáveis no âmbito de uma comunidade acadêmica que preza a democracia, a paz e a diversidade”, disse.
A universidade abriu sindicância e registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil. Se o autor for aluno da Unicamp, poderá ser processado internamente e sofrer penalidades como expulsão da universidade.
Edição: Kleber Sampaio

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

SOBRE O VELÓRIO E O SEPULTAMENTO DE BENES JR. >> Mais um jovem vítima dessa triste situação

Segue a programação do velório e do sepultamento:
7:00 h - Velório no morada da Paz em Emaús;
9:00 h - Missa celebrada por Padre Zezinho;
16:00 h - Saída do corpo para Lajes. O velório acontecerá no Centro Pastoral. O sepultamento será na sexta-feira, pela manhã no Cemitério Público de Lajes.


Venho enquanto lajense e amigo me solidarizar com Benes e toda sua família por essa perda irreparável, em que só Deus pode lhes dar o conforto necessário nesse triste momento. Abraços!

Canindé Rocha

PESAR >> Senadora Fátima Bezerra emite nota de solidariedade pela morte do jovem Benes Júnior.


ECONOMIA >> Trabalhadores de todas as idades já podem sacar cotas do Pis/Pasep

Resultado de imagem para Trabalhadores de todas as idades já podem sacar cotas do Pis/Pasep
Trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem sacar seus recursos a partir de hoje (14). O prazo ficará aberto até 28 de setembro.

Desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil está sendo feito automaticamente. A partir desta terça-feira, todas as pessoas poderão sacar os recursos corrigidos. Já a partir de 29 de setembro, só será possível receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018.

Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sitesdo PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.
Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os rendimentos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988.
Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Até 2017, o saque das cotas era permitido quando o trabalhador completasse 70 anos, em caso de aposentadoria e em outras situações específicas. Desde o ano passado, o governo federal flexibilizou o acesso e até setembro pessoas de todas as idades podem retirar o dinheiro.
Em julho, o pagamento foi suspenso para o cálculo do rendimento do exercício 2017-2018. Na primeira etapa do cronograma, encerrada no dia 29 de junho, 1,1 milhão de trabalhadores fizeram o saque, retirando uma soma de R$ 1,5 bilhão

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

DESCONFORTO >> Cármem Lúcia mostra constrangimento ao receber manifestantes por Lula livre


Audiência com Cármen Lúcia

Irredutível desde o início na decisão de não pautar as ações para avaliar a constitucionalidade de prisão após condenação em segunda instância, a presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, teve de passar por um constrangimento na tarde de hoje (14). A magistrada recebeu em audiência pública um grupo que pediu, entre outras coisas, para adiantar a tramitação dessas ações e disse textualmente que considera o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “preso político” e que “as eleições 2018 estarão ameaçadas, caso Lula não possa ser candidato”.
O grupo foi formado pelo prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, por um dos integrantes da greve de fome realizada desde o início do mês pela liberdade de Lula, Frei Sérgio Görgen, pelo ator Osmar Prado e pelo dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile, além de juristas, intelectuais e representantes da sociedade civil. 
O recado repassado para Cármen Lúcia poderia até parecer “lugar comum” desde que foi decretada a prisão de Lula, em abril passado. Mas as frases destacadas na audiência de hoje nunca foram ditas de forma solene, oficialmente, durante uma audiência pública para a magistrada que preside a mais alta Corte do país.
Ela tentou ser diplomática, mas, segundo assessores do STF presentes, não conseguiu esconder em certos momentos o ar de desconforto.

O VELHO REAÇA E AS ELEIÇÕES 2018

AÇÃO SOLIDÁRIA >> Praia Shopping recebe Mostra Itinerante "Mães do Juvino"


A 3ª edição da mostra fotográfica itinerante “Mães do Juvino” chega ao Praia Shopping, no período de 17 de agosto a 17 de setembro. Assinada pelo repórter fotográfico, Elias Medeiros, é composta por 30 quadros que retratam o dia a dia das mães do Instituto Juvino Barreto.
Resultado de imagem para Mostra Itinerante "Mães do Juvino"O objetivo principal da ação é sensibilizar a população quanto a importância de ajudar a manter o funcionamento do abrigo e fortalecer a corrente solidária junto à sociedade. “A pedido da direção do abrigo, nesta edição, incluímos crianças em vários momentos com as idosas e também fotos com as pessoas que estão sempre presentes, ajudando o Instituto”, explica Elias Medeiros.
A mostra já aconteceu no Juvino Barreto, Assembleia Legislativa e vai percorrer, até o dia 1º de outubro (Dia Mundial do Idoso), outros locais como Centro Cultural da Justiça Federal e OAB RN. Em todos esses lugares haverá uma campanha para arrecadar fraldas geriátricas em prol do abrigo. O evento faz parte das comemorações dos 76 anos do Instituto Juvino Barreto.
“Haverá um coquetel de lançamento da exposição no dia 17 de agosto, às 17h. A intenção é chamar a atenção da população para a necessidade desses idosos e que as pessoas possam contribuir da forma que puderem”, finaliza Elias.
Serviço:3ª edição da mostra fotográfica “Mães do Juvino”Local: Praia Shopping
Data: De 17 de agosto a 17 de setembro de 2018
Horário: das 10h às 22h – horário de funcionamento do Shopping
Fonte: Acarta Comunicação