sábado, 9 de maio de 2020

GOVERNO DO RN: TRANSPARÊNCIA COMO ARMA DEMOCRÁTICA >> Parabéns a todos os gestores que de forma ética e cidadã e assim buscado proteger a população

Vivemos atualmente em nosso país uma situação em que a regra, acaba sendo quase que uma exceção. Mas fica aqui o nosso registro positivo parabenizando esses gestores estaduais e destaco aqui também a grande importância dos municípios nesse contexto, pois sem a colaboração dos mesmos isso não seria conseguido.

Porém, lamentamos profundamente a postura assumida pelo governo federal em ignorar  uma situação tão grave quando já foram vitimadas quase 10 mil vidas em nosso país e o pior exemplo que temos tido e do próprio presidente da República que tripudiando dessa situação promete de fazer um churrasco hoje, 09 de maio. 

Essa postura insana conta também com o apoio de alguns setores mais conservadores, insensíveis socialmente e sobretudo, interesses puramente econômicos no caso de  grandes empresários, e do Sistema "S" que diariamente tem pressionado vários governos estaduais e prefeitos para que relaxem nas medidas de isolamento social e dessa forma os trabalhadores voltem a garantir o lucro financeiro.

Com texto de Canindé Rocha - Professor da Rede Pública de Lajes/RN

UMA "NOVA REALIDADE" EDUCACIONAL IMPOSTA PELO COVID-19 >> Aulas à distância em tempos de quarentena trazem desafios para professores e alunos


DO BLOG: Uma realidade que chegou de forma repentina e que drasticamente alterou o formato do trabalho escolar. Reconhecemos os esforços empreendidos para a adaptação rápida dessa nova "modalidade de ensino" para nossas crianças a adolescentes. Esse é mais um dos desafios a serem enfrentados e vencidos por nossos professores, alunos e pais... 
pandemia do novo coronavírus alterou drasticamente a rotina das escolas de todo o país e professores tentam se adaptar ao novo formato das aulas.
No Ceará, por decreto do governador Camilo Santana (PT), as instituições de ensino — públicas e privadas — estão com suas aulas suspensa desde 19 de março. Desde então, as atividades escolares continuam acontecendo, mas no ambiente virtual, o que tem gerado uma dinâmica de trabalho com que a maioria dos professores não estava familiarizada, ocasionando uma série de desafios para os docentes.
Dificuldade em lidar com as novas tecnologias, computadores e equipamentos de filmagem obsoletos ou a ausência deles, dificuldade de acesso à internet por parte dos alunos e a falta do contato direto com os discentes são apontados como maiores desafios no trabalho dos professores no período de afastamento social.
Domínio técnico
Lia Moita, professora de História da Escola Estadual Heráclito de Castro e Silva, conta que, para os professores que não têm prática em gravar suas aulas, a nova forma de lecionar tem gerado uma insegurança na transmissão do conteúdo, em ser atrativo para os estudantes e se eles irão apreender o conhecimento.
Ela ainda relata que, no começo do isolamento social, havia uma forte cobrança para que se iniciasse as atividades online rapidamente. “Nesse período de pandemia, eu tive que me familiarizar com várias tecnologias que até então eu não tinha conhecimento, e de forma muito rápida. Em questão de três dias, eu estava sendo cobrada para gravar as videoaulas, estimular os alunos e para aplicar atividades”, detalha.
Carga horária
Uma outra questão apresentada é que o horário de trabalho dos professores está sendo diluído nas outras horas do dia e nos fins de semana, ou seja, a separação do momento em que se está trabalhando e o momento em que se tem para suas necessidades pessoais não existe mais, o que pode ocasionar uma jornada de trabalho ainda maior do que no período letivo normal.
O professor de Matemática Valdir Teixeira, da Escola Estadual de Liceu do Conjunto Ceará, relata que tem sido difícil mensurar as horas de exercício do magistério. “Qualquer momento da noite, o aluno entra em contato tirando dúvidas. A gente responde, tenta ajudá-los da melhor maneira possível, mas mensurar a quantidade de horas que estamos trabalhando é quase impossível, porque estamos numa situação que é muito difícil de se organizar”.
Já o professor de História do ensino médio Vicente Olsen acredita que, apesar do aumento da jornada de trabalho variar de professor para professor, houve um incremento nas horas dedicadas à preparação das aulas. “As aulas ao vivo ou as aulas gravadas, você acaba tendo que planejar mais, tendo que preparar o slide, trazer material, trazer vídeos, preparar o ambiente que você vai produzir, se preocupar com a iluminação e com o áudio”.
Acompanhamento do estudante
Samanta Forte, coordenadora escolar da Escola Estadual João Paulo II, acredita que o maior desafio enfrentado pelos educadores neste momento é o acompanhamento dos estudantes, já que é necessária uma estrutura de acesso à internet com computador ou celular, o que muitos alunos da escola pública não dispõem.
“As atividades requerem uma certa estrutura que, para muitas pessoas, pode ser uma coisa básica, que é ter internet, ter um celular; mas, para muitos alunos da rede pública, essa estrutura não está presente em suas casas. A pandemia está colocando outras dificuldades financeiras para além das que já existiam. Tem aluno que tinham internet no começo, mas agora já não tem mais, porque a família não conseguiu pagar”, lamenta.
Saúde mental
Os professores apontam, ainda, o desafio da saúde mental nesse período, “Houve um incremento na carga emocional, estamos abalados, com estresse, com ansiedade, que já é natural da nossa profissão, isso nós estamos vivendo muito, a situação está muito difícil”, relata Valdir Texeira.
Para Samanta Forte, há um sentimento de falta dos laços que se estabelecem dentro das escolas, entre professores e alunos. “O aluno não tem aquele incentivo do professor, aquele acompanhamento mais próximo, assim como o professor não tem o afeto, aquela gratidão que recebe diariamente dos alunos, que é o combustível para o nosso trabalho”.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

GOVERNO DO RN AJUDANDO OS MUNICÍPIOS >> Através do Programa RN+Protegido Governo do Estado chegará a todos os municípios

O Governo do RN está realizando o envio de 450 mil máscaras de proteção aos 167 municípios do Rio Grande do Norte, através do programa RN+Protegido. Os itens já estão a caminho das oito Regionais de Saúde onde estarão disponíveis a partir da próxima sexta-feira, 08, para retirada pelos municípios. Cada um deles será responsável pela distribuição em sua cidade, através de suas secretarias de saúde, de acordo com as respectivas necessidades.


A primeira Regional a receber os itens é a de São José de Mipibu (74,5 mil unidades), seguida pela de Mossoró (45,5 mil unidades), João Câmara (65,5 mil unidades), Caicó (63,5 mil unidades), Santa Cruz (52 mil unidades), Pau dos Ferros (72,5 mil unidades), Natal e região metropolitana (46 mil unidades) e Assu (37,5 mil unidades). A quantidade foi rateada em função do risco de contaminação em cada região e do número de habitantes. 

PROITEC 2020 >> IFRN divulga a nova retificação de datas do PROITEC

Nova retificação de datas do PROITEC 2020

Prazos do PROITEC 2020 são estendidos novamente devido ao surto de COVID 19 e a paralisação dos serviços presenciais da rede do IFRN. Atualmente o decreto estadual que fala de medidas preventivas de distanciamento prevê o fechamento das escolas até 31 de maio.

Confira abaixo as novas datas:

null

MANDATO ATUANTE >> Natália Bonavides cobra de ministro da Saúde a liberação dos 14 respiradores do RN

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) cobrou do ministro da Saúde Nelson Teich a liberação dos respiradores que já deveriam ter chegado ao Rio Grande do Norte .
A parlamentar participou de audiência pública da Comissão Externa que acompanha as ações de combate ao coronavírus no Brasil, juntamente com o titular da Saúde.
Natália Bonavides questionou Teich sobre a situação do país e cobrou um cronograma funcional sobre o envio dos recursos dos Estados, além da liberação dos 14 respiradores comprados pelo Governo do Rio Grande do Norte que ainda não foram entregues, mesmo havendo decisão judicial favorável.
“Cobramos a divulgação periódica dos leitos habilitados e que o Ministério se manifeste para que os respiradores adquiridos pelo governo do Rio Grande do Norte possam ser liberados urgentemente, pois no RN nós vivemos um agravamento contínuo dessa crise, os casos quadruplicaram nas últimas semanas e os respiradores mecânicos são essenciais para a instalação de novas UTIs no RN”, destacou a parlamentar.
O ministro da Saúde foi evasivo nas respostas e ignorou as perguntas sobre os respiradores.
Justiça
O Rio Grande do Norte, através do projeto Governo Cidadão, realizou uma licitação e comprou 14 respiradores da empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar LTDA, que venceu o certame. Os equipamentos ainda não foram enviados porque a empresa alegou que o Ministério da Saúde bloqueou toda a produção dela. A Procuradoria geral do Estado acionou a Justiça, o Governo obteve decisão favorável no Tribunal Regional Federal e aguarda a chegada dos respiradores.
Há ainda uma dívida da Sesap com a mesma Intermed, referente a 2018, que surgiu como mais um entrave.
Os 14 respiradores serão utilizados no tratamento de pacientes potiguares com a Covid-19. Além desses equipamentos, o Rio Grande do Norte conta com a chegada de mais 30 unidades já adquiridos pelo Consórcio Nordeste e que também ainda não chegaram.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

MANDATO ATUANDO VIRTUALMENTE >> Deputado Francisco do PT realizou nesta 4ª feira 6, reunião virtual com o PT da Região Central



Aconteceu na noite de ontem, 06/05 uma importante reunião virtual entre o Deputado Estadual Francisco do PT, sua assessoria e os membros do PT na Região Central do RN. 

Participaram desse momento, 16 companheiros(as) de 07 municípios: Afonso Bezerra,Angicos, Fernando Pedroza, Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino e Santana do Matos, através dos presidentes dos Diretórios Municipais, vereadores, pré-candidatos e demais lideranças regionais. Na oportunidade foram discutidas várias questões e cada um dos municípios participantes pôde, dentro da dinâmica prevista, apresentar a seguinte pauta:
  • Apresentação de algumas demandas regional e municipais para que o Deputado Francisco através da atuação bastante positiva de seu mandato possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico e social dessa região;
  • Apresentação dos pré-candidatos(as) a vereadores, prefeitos e vice-prefeitos do PT aqui na Região Central.

Com relação ao Deputado Francisco, o mesmo colocou seu mandato, como sempre, à nossa disposição, para dentro das possibilidades contribuir ainda mais com esses municípios, por compreender que essa é sua principal responsabilidade enquanto parlamentar e também reforçou a sua intenção de estar ainda mais junto, mesmo que nesse período virtualmente, dos diretórios e das lideranças do partido nessa região.

Foi avaliado por todos os participantes que esse foi um momento bastante rico de interação e avanços para os municípios, para o PT e para o Mandato Popular do Deputado Francisco.

O TEMPO E A SAUDADE >> Hoje 7 de maio está fazendo 2 anos do falecimento de Socorro Amásio

E mesmo ela não estando mais presente fisicamente em nosso meio, suas boas lembranças e o bem que sempre fez permanecem no coração daqueles que a conheceram e que de alguma forma tiveram a felicidade de fazer parte de sua vida, seja como familiares, amigos ou alunos. 

O tempo passa e a saudade permanece.... 

Que a tenhamos em nosso coração e em nossa orações!

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> SINTE/RN espera proposta concreta para o Piso nesta quinta-feira (07)


O SINTE/RN e a SEEC vão se reunir em mais uma audiência virtual nesta quinta-feira (07) para tratar do Piso Salarial deste ano. Segundo o Secretário de Educação, o Executivo está preparando uma nova proposta para quitar o Piso.
A diretoria do Sindicato tem mantido pressão constante sobre o Governo, exigindo uma definição sobre a implementação dos 12,84%, determinados em Lei. Nos últimos dias, iniciou uma campanha nas Redes Sociais cujo slogan é: “Governadora, Pague o Piso!”.
Informações de bastidores dão conta de que a pressão do SINTE tem gerado discussões entre Secretarias do Estado. De um lado, a Secretaria de Planejamento tem defendido a impossibilidade de fazer a correção por causa do montante de dívidas existentes. Do outro, está a Secretaria de Educação, que defende a tese de que é possível encontrar uma solução financeira para que o reajuste seja executado.
Para o Sindicato, as disputas internas do Governo só importam se trouxerem uma definição. A diretoria tem marcado presença constante, lembrando que a categoria exige uma resposta concreta para pôr fim a essa novela, que vem se arrastando desde janeiro. O resultado disso tudo deverá ser apresentado ao SINTE nesta quinta, 07 de maio.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

PREVENÇÃO AO COVID-19 >> Agora mais do que nunca!

Com a expansão do coronavírus, as orientações técnicas que sempre mostram que o uso desse simples equipamento de proteção é uma das medidas eficazes contra proliferação do vírus e ainda as medidas legais adotas pelos governos estaduais e municipais, o uso das máscaras de proteção devem ser adotadas por todos e em todos os lugares, agora mais do que nunca! 

Nesses últimos dias temos observado aqui em Lajes uma quantidade maior de pessoas fazendo uso das máscaras de proteção, tanto nos órgãos públicos e também no comércios, banco e lotérica, o que é um aspecto positivo como forma de prevenção e combate a expansão do COVID-19 em nosso meio.

Porém, a forma ainda mais eficiente para conseguirmos vencer definitivamente essa pandemia É FICANDO EM CASA, SÓ SAINDO EM CASO DE EXTREMA NECESSIDADE!

ATENÇÃO ELEITORES >> Termina hoje o prazo para regularização do Título Eleitoral


POVOS INDÍGENAS >> Fotógrafo Sebastião Salgado lança manifesto mundial para salvar os índios brasileiros do coronavírus

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado lançou um apelo para proteger e salvar os índios da Amazônia que estão arriscando muito por causa do coronavírus. A carta, endereçada diretamente ao presidente Jair Bolsonaro, foi assinada por várias estrelas internacionais, incluindo Madonna e Brad Pitt.
Após o registro dos primeiros casos de coronavírus entre os índios da Amazônia, existe o medo de um extermínio real da população. Com o propósito de evitar isso, iniciou-se uma mobilização internacional que, a partir do Brasil, encabeçado pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Wanick, reverberou em todo o mundo, obtendo a aprovação e o apoio de milhares de pessoas.
É basicamente uma carta aberta, escrita pelo próprio Salgado, e endereçada ao presidente Jair Bolsonaro. O apelo pede “medidas urgentes” para salvar os indígenas da Amazônia da pandemia de coronavírus.
Conforme declarado na carta, apoiado por uma petição online que até agora reuniu cerca de 200 mil assinaturas, incluindo as de cientistas, intelectuais e várias celebridades, entre esses, Paul McCartney, Richard Gere, Madonna, Brad Pitt e Meryl Streep:
“Os povos indígenas do Brasil enfrentam uma séria ameaça à sua sobrevivência com o surgimento da pandemia do COVID-19. (…) Cinco séculos atrás, esses grupos étnicos foram dizimados por doenças trazidas pelos colonizadores europeus … Agora, com esse novo flagelo que está se espalhando rapidamente por todo o Brasil … [poderia] desaparecer completamente porque eles não têm como combater a Covid- 19 “
As personalidades conhecidas do mundo da música e do cinema que aderiram à causa aparecem em um vídeo do diretor brasileiro Fernando Meireles, no qual o próprio Salgado relata brevemente a situação dos índios e pede a Bolsonaro que ponha um fim à interferência econômica na vida das pessoas. povos da Amazônia e “garantir sua proteção”:
“Não há nada para proteger os povos indígenas do risco de genocídio causado por uma infecção introduzida por estrangeiros que entram ilegalmente em suas terras”
“Estamos às vésperas de um genocídio”, diz Salgado, que passou quase quatro décadas documentando a Amazônia e seus habitantes.
Sebastião Salgado ainda lembra que:
“Esses povos fazem parte da história extraordinária de nossa espécie . O desaparecimento deles seria uma grande tragédia para o Brasil e uma imensa perda para a humanidade. Não há tempo a perder. “
Para assinar o manifesto clique AQUI

terça-feira, 5 de maio de 2020

CONFIRMADO 2º CASO DE COVID-19 EM LAJES >> Infelizmente, mais um caso confirmado em nosso município!


Foi confirmado nesta terça-feira (05) o segundo caso testado POSITIVO para covid-19 no nosso município.

Trata-se de paciente do sexo masculino, 71 anos de idade, portador de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, atendido na Unidade Básica de Saúde Pedro Lopes. O mesmo é residente em Lajes e não tem histórico de viagens recentemente.

O paciente apresentou tosse seca, cansaço e dispneia. Após o atendimento médico e seguindo o protocolo recomendado, foi realizado o texto rápido no paciente, este, apontado POSITIVO para o covid-19.
-
Todas as orientações foram repassadas para o paciente e familiares, sendo o mesmo liberado para cumprir o isolamento social em casa.

Agora, a equipe de epidemiologia trabalhará para monitorar possíveis contatos ou suspeitos.
-
Prefeitura de Lajes
Secretaria Municipal de Lajes

LAJES NA LUTA CONTRA COVID-19 >> Empresa EDP Renováveis realiza entrega de materiais de prevenção a Prefeitura de Lajes

Aconteceu neste dia 03 de maio uma excelente ação que demonstra de forma concreta a parceria entre a prefeitura de Lajes e a empresa EDP Renováveis. A Secretaria de Municipal de Saúde foi contemplada com uma boa quantidade de materiais, conforme nos mostra a imagem acima, que serão de grande importância para as medidas preventivas.

Torna-se importante ressaltar também que, com essa ação a prefeitura está distribuindo esse material entre os vários órgãos de saúde e também nas demais secretaria e instituições do município.


Ações como essa vem reforçar todo o trabalho realizado no trabalho de combate e prevenção ao coronavírus em nosso município, uma vez que devido a nossa localização geográfica (às margens da BR 304 que corta o estado e também é elo de ligação entre três estados RN, Ceará e Paraíba), o que de alguma forma nos coloca ainda mais vulneráveis a essa situação.


CADA UM FAZENDO SUA PARTE...
Temos o Poder Público Municipal, através do Comitê de Gestão da Crise que tem buscando incansavelmente fazer sua parte, temos a importante parceria da iniciativa privada com a doação de materiais e equipamentos e torna-se importante ressaltar que além da EDP Renováveis, já tivemos também outras entidades e alguns agentes políticos que nos trouxeram suas contribuições. A todos esses, ficamos por demais agradecidos. 

Agora fica aqui o nosso APELO a parte mais importante nesse contexto, a COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO, para que FIQUE EM CASA, só saia em caso de real necessidade, pois essa ainda é a forma mais eficaz de combatermos proliferação desse vírus em nosso meio.

Por Canindé Rocha - Professor e Cood. Mul. de Meio Ambiente.

LUTEMOS SEMPRE PELA VIDA >> Ator Flávio Migliaccio se suicidou e deixou carta: “A humanidade não deu certo”

Carta deixada por Flávio Migliaccio
ALERTA! Trata-se de um tipo de matéria que provocou polêmica. Fórum mantém a publicação por se tratar de fato jornalístico relevante. E sugere que aqueles que podem não se sentir confortáveis com a leitura da carta ou que podem ser movidos a algum tipo de gatilho não continuem a leitura.
Encontrado sem vida em seu sítio em Rio Bonito, o ator Flávio Migliáccio cometeu suicídio, segundo informações da polícia, e deixou uma carta melancólica à família em que lamenta a situação do país e diz que a humanidade “não deu certo”.
“Me desculpem, mas não deu mais. A velhice neste país é (…) como tudo aqui. A humanidade não deu certo”, escreve o ator no texto, que circula nas redes sociais e foi confirmado como autêntico por um policial à Fórum.
Na carta, o ator diz ainda que teve “a impressão que foram 85 anos jogados fora num país como este e com esse tipo de gente que acabei encontrando”.
“Cuidem das crianças de hoje”, finaliza Migliaccio na carta.
O ator tornou-se conhecido pelos personagens “Tio Maneco” dos filmes Aventuras com Tio Maneco e Maneco, O Super Tio, e “Xerife” da novela O Primeiro Amor e do seriado infantil Shazan, Xerife & Cia. Ele também interpretou o árabe “Seu Chalita” em “Tapas e Beijos”.
Migliaccio teve grande participação em várias fases do cinema nacional, começando pelo período do Cinema Novo, quando atuou em obras inesquecíveis como “A Hora e a vez de Augusto Matraga”, filme de Roberto Santos baseado no conto de Guimarães Rosa que faz parte do livro “Sagarana”; “Terra em Transe”, o clássico e Gláuber Rocha.
Mais recentemente, atuou também nos dois “Boleiros”, de Ugo Georgetti. Flávio Migliaccio.
A última participação do ator na TV foi em 2019 na novela “Órfãos da terra”, no papel de Mamede Aud. Ele também participou do filme “Hebe”, sobre a apresentadora Hebe Camargo, ao lado de Andrea Beltrão.
Prevenção e sinais de alerta


suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Mas o suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Por isso, fique atento(a) se a pessoa demonstra comportamento suicida e procure ajudá-la.

Onde buscar ajuda?
Centro de Valorização da Vida – CVV
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.
A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.
Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.
Também é possível utilizar o atendimento por chat e e-mail disponível nos ícones abaixo.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

PELA VIDA >> CNBB e entidades pedem o afastamento de Jair Bolsonaro

A Comissão Brasileira de Justiça e Paz, organismo ligado à CNBB assumiu, na sexta-feira 24, posição em defesa do afastamento de Jair Bolsonaro e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do seu Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reafirmou a nota intitulada “Posicionamento da CNBB – Em defesa da Democracia, pela Justiça e pela Paz". Recentemente o presidente da CNBB, Dom Walmor Azevedo, comentou o imbróglio entre Sérgio Moro e o Ministério da Justiça.

Em nota pública, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz critica a postura do presidente em relação à pandemia e defende o afastamento do presidente “para salvar vidas e a democracia”. Bolsonaro, diz o texto, prega o conflito, aposta na desinformação e nega o valor científico das medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias e pela OMS. Na economia, responsabiliza o presidente por uma “burocracia desumana” em relação ao pagamento do auxílio emergencial. Menciona ainda os atos pró-intervenção militar aos quais o presidente compareceu. Para a entidade, o presidente comete crimes de responsabilidades que justificam sua saída. Seja por crime comum ou processo de impeachment.

Para o presidente da CNBB, a mudança “evidencia intervenção política no comando das instituições” e “fere ainda mais a credibilidade do governo e das instâncias que deveriam zelar pelo cumprimento das leis”.

Reiterando o posicionamento contido no “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, a CNBB conclama a sociedade e os responsáveis pelos poderes públicos a se libertarem dos “vírus mortais da discórdia”, da violência, do ódio e a se unirem no único confronto que a todos interessa nesse momento: a prevenção e o combate à Covid-19, em defesa da vida, especialmente a dos mais pobres e vulneráveis.


O texto salienta, ainda, que o cuidado da saúde das pessoas e da economia são fundamentais para a garantia da vida em sua plenitude e não se opõem. “Sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, Maria, mãe discípula de Jesus, irmanamo-nos na luta empenhada por justiça e paz e pela democracia plena, onde deve prevalecer o bem comum e a dignidade de cada pessoa, como partícipe da construção de uma nova sociedade marcada pela solidariedade, como nos ensina o Papa Francisco”, finaliza.

Leia a íntegra: 

AFASTAR O PRESIDENTE PARA SALVAR VIDAS E A DEMOCRACIA


Vivemos uma crise sem precedentes. Já são 195.000 mortos no mundo e 3.670 no Brasil por conta do novo coronavírus. A velocidade da pandemia está aumentando no Brasil e os cientistas, médicos e especialistas anunciam milhares de óbitos nos próximos dias. Junto com a pandemia, aprofunda-se a crise socioeconômica. Desemprego e fome – que já estavam presentes na vida de uma grande parte da população brasileira – agravam-se de forma alarmante. Os mecanismos de enfrentamento da crise ainda são insuficientes para o povo. A prioridade do governo federal tem sido os banqueiros e grandes empresários.
Diante da mais grave crise sanitária do século, o presidente da República continua agindo irresponsavelmente e não propõe unir e liderar a nação no combate à doença. Ao contrário, prega o conflito, aposta na desinformação e nega o valor científico das medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Está em permanente contraposição às ações dos governadores e dos prefeitos, dá exemplos inconsequentes contra a quarentena e vetou parte da lei aprovada no Congresso, que garante um auxílio emergencial aos necessitados. Criou uma burocracia desumana e excluiu milhões do auxílio que está chegando atrasado.

A irresponsabilidade se transformou em crime quando coloca em risco a vida das pessoas e quando participa e apoia manifestações que pregam o retorno a uma ditadura e do AI-5 em confronto direto com a Constituição Federal.

No dia 19 de abril o ataque presidencial teve como destino a Constituição Federal e as instituições democráticas. Neste dia, o crime foi documentado no comício que o presidente da República participou na frente do Quartel General do Exército em Brasília, organizado para pregar o golpe e atiçar o povo contra as instituições democráticas, especialmente contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. A participação do presidente ainda motivou movimentos semelhantes em outras cidades e que também se expressaram no ódio e violência covarde contra mulheres.

As ações praticadas pelo presidente da República são tipificadas como crime de responsabilidade, crime comum, ofensa à Lei 7.170/83, entre outras. Os fatos ocorridos agora colocam na ordem do dia a necessidade de um posicionamento claro das instituições e da sociedade civil quanto ao afastamento do presidente da República. A Constituição Federal abriga duas formas. A infração penal cometida pelo presidente gera o afastamento imediato para a investigação e é julgada pelo Supremo Tribunal Federal. O crime de responsabilidade gera a possibilidade do impeachment e seu julgamento ocorre no Congresso Nacional.

Qualquer que seja a forma constitucional, não devemos ser omissos ante a gravidade da situação, por isso conclamamos a sociedade civil e as instituições democráticas da República a agirmos com rapidez em defesa da vida e da democracia. A demora custará mais vidas e ameaça cada dia mais a democracia.

Brasília (DF), 24 de abril de 2020
Comissão Brasileira Justiça e Paz
Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC
Comissão Brasileira de Justiça e Paz Secção do Ceará – NE 1
Comissão Justiça e Paz da CNBB Regional Norte 2 – PA e AP
Comissão Regional de Justiça e Paz de Mato Grosso do Sul – CRJP-MS
Comissão Justiça e Paz de São Paulo – CJP-SP
Comissão Justiça e Paz de Brasília – CJP-DF
Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz de São Luís – MA
Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán – CDVDH/CB de Açailândia – MA
Comissão Diocesana Justiça e Paz de Barreiras – BA
Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Londrina – PR
Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz de Juiz de Fora – MG
Comissão Justiça e Paz de Santarém – PA
Comissão Justiça e Paz de Belém – PA
Comissão Justiça e Paz de Porto Velho – RO
Comissão Justiça e Paz “Margarida Alves” – Zona Leste de Porto Velho – RO
Comissão Justiça e Paz “Dom Luciano Mendes” de Candeias do Jamari – RO

VOLUME HÍDRICO >> Com as boa chuvas que temos tido esse ano, a Barragem Engº Armando Ribeiro vem aumentando seu volume


CONTRA A DEMOCRACIA >> Agressões a jornalistas são provocadas pela postura de Bolsonaro, rebatem entidades de defesa da categoria


image.png


As agressões a jornalistas nas últimas manifestações públicas envolvendo admiradores e eleitores de Jair Bolsonaro (sem partido) estão relacionadas à postura do presidente da República. É o que apontaram em nota entidades representativas dos jornalistas no país, a exemplo da AbrajiFenaj e do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.
Neste domingo (3), em novo protesto contra instituições democráticas e reivindicando o fim do isolamento social em frente ao Palácio do Planalto, seguidores de Bolsonaro agrediram o fotógrafo do jornal o Estado de S.Paulo Dida Sampaio, o motorista do veículo Marcos Pereira e o repórter da Folha de S.Paulo Fábio Pupo, que tentava defender o colega.
– A equipe do Estadão e o repórter Nivaldo Carboni, do site Poder 360, que também levou um chute, tiveram que deixar o local escoltados pela Polícia Militar. As ameaças não pararam: até quando os profissionais estavam dentro da viatura, apoiadores do presidente batiam no vidro do carro. O Estadão afirma que os repórteres Júlia Lindner e André Borges foram insultados, mas não agredidos fisicamente”, diz um trecho da nota da Abraji, que relacionou esses casos e outros ataques recentes à postura de Bolsonaro:
– Tais agressões são incentivadas pelo comportamento e pelo discurso do presidente Jair Bolsonaro. Seus ataques aos meios de comunicação, teorias conspiratórias e comportamento ofensivo fomentam um clima de hostilidade à imprensa, além de servirem de exemplo e legitimarem o comportamento criminoso de seus apoiadores. É inaceitável que militantes favoráveis ao governo saiam às ruas com objetivo expresso de intimidar os profissionais de imprensa, quando o próprio governo federal definiu o jornalismo como atividade essencial durante a pandemia”, afirmou a Associação.
Na mesma linha segue a nota assinada em conjunto pela Federação Nacional dos Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas do DF:
– Reforçamos que toda essa violência é incentivada pelo presidente Jair Bolsonaro, que, segundo levantamento publicado neste domingo pela Fenaj, é o maior violador da liberdade de imprensa, com 179 agressões registradas somente nos quatro primeiros meses de 2020”, diz o comunicado.

domingo, 3 de maio de 2020

CONSULTA >> Ufersa realiza consulta para debater viabilidade de atividades remotas na graduação

A Pró-Reitoria de Graduação da Ufersa – PROGRAD – está realizando uma grande consulta à comunidade acadêmica da Universidade com o objetivo de conhecer as condições reais em que professores e estudantes se encontram nesse período de pandemia. A consulta também tem a proposta de ouvir a comunidade sobre a reorganização dos calendários escolares e sobre a realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19, conforme orientações do Conselho Nacional de Educação – CNE, além das Portarias nºs 343 e 345 do Ministério da Educação – MEC.



A pesquisa já foi iniciada e começou a receber as primeiras respostas. Dos mais de 11 mil alunos matriculados na graduação da Ufersa, 3.286 já responderam ao chamado da Prograd. E entre os mais de 700 professores, 373 também preencheram o formulário da consulta que questiona se os estudantes, por exemplo, têm acesso a internet adequada para assistir aulas e participar de videoconferências, se possuem espaço físico para estudos nos imóveis que moram e se dispõem de recursos tecnológicos como smartphone e notebook.


Pelos dados coletados até agora, 87% dos alunos afirmaram que possuem internet adequada para receber vídeos e 68% informaram que possuem locais específicos para o estudo. Sobre os recursos tecnológicos, 91% afirmaram possuir smartphones e 73% disseram ter notebook. Já sobre a retomada do calendário acadêmico utilizando atividades pedagógicas não presenciais, 51% não são favoráveis e 49% afirmaram que sim.

Entre os professores, 85% responderam que possuem internet adequada para encaminhar e transmitir vídeos e 91% afirmaram ter domínio e utilizar as ferramentas do SIGAA – Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas. A PROGRAD também pergunta aos professores se as disciplinas ministradas neste semestre podem ser ofertadas na modalidade a distância: 69,4% responderam que sim. Pelo balanço parcial, 54% dos professores que responderam o questionário também afirmaram que podem realizar exercícios domiciliares de forma virtual.


Quando questionados se são favoráveis à retomada do calendário acadêmico 2020.1 utilizando atividades pedagógicas não presenciais, 60% afirmaram que sim, 40% não. A consulta para alunos e professores continua aberta até a próxima semana.

Segundo o pró-reitor de graduação, o professor Rodrigo Codes, esse momento é de ouvir a comunidade acadêmica e compreender todas as suas especificidades e não de tomada de decisões isoladas. Ainda de acordo com Codes, em consulta à comissão de acompanhamento da situação de saúde na região, a situação da pandemia continua preocupante e ainda não é recomendado o retorno das atividades presenciais.
Dentro desse contexto, a consulta da Prograd também pergunta se os estudantes apresentam ou apresentaram algum sintoma de coronavírus: 96,1% afirmam que não. Também está sendo questionado se os alunos convivem com algum familiar que apresenta ou apresentou os sintomas: 94% afirmaram que não.

Os questionários já foram apresentados aos diretores de centro e chefias de departamento. Em reunião virtual, realizada essa semana, os gestores da área acadêmica puderam analisar e ajudaram a debater os formulários. Sobre o retorno às atividades presenciais, a PROGRAD esclareceu que isso só deverá acontecer quando a situação da pandemia estiver sob controle e com a orientação de autoridades governamentais da área da saúde. A prioridade é garantir a saúde de todos. “Estamos acompanhando diariamente a situação da pandemia na nossa região e só vamos retomar o semestre com segurança e com as possíveis adaptações sugeridas pelas autoridades. Queremos tranquilizar os estudantes que tudo será planejado e informado com antecedência de forma a garantir o retorno daqueles que moram fora e que precisam voltar a região. Enquanto isso, a recomendação é permanecer em casa”, esclareceu o professor Rodrigo Codes.

AOS PAIS E PROFESSORES >> O valor dos contos de fadas e a importância de contar histórias para as crianças



“A alma do ser humano tem uma necessidade inesgotável de que a substância contida nos contos de fada flua em suas veias, da mesma maneira que o corpo precisa de substâncias nutritivas fluindo dentro de si” – Rudolf Steiner-
Contar histórias é uma forma antiga de transmitir conhecimentos, valores, fantasias e memórias. Temos feito desde tempos imemoriais. O DNA humano é feito de histórias. Ao longo deste post, que acompanham com citações de figuras respeitáveis sobre os assim – chamados contos de fadas, vamos abordar o significado profundo que eles contêm, bem como o papel importante no desenvolvimento saudável da criança e da criança.

Era uma vez…

Uma história é uma recriação de imagens através de palavras. As crianças são especialmente sensíveis às histórias, porque vivem em um mundo em que as imagens exercem uma tremenda influência para elas.
Durante os primeiros sete anos de vida, a criança ainda não está familiarizada com o pensamento abstrato. A formação de imagens é a maneira pela qual ela se aproxima do mundo, desce sobre ele e é incorporada à existência terrena, um processo que acontece gradualmente.
As abstrações não têm (e não deveriam ter, porque não é o que você precisa naquele momento) influência em seus processos internos. As imagens, por outro lado, ajudam você a entender o mundo. A primavera é, no momento, apenas uma palavra abstrata e desprovida de significado profundo, enquanto a descrição de uma paisagem verde e florida com céu azul será traduzida em uma imagem que será mais útil para você.
A imaginação é a chave para o desenvolvimento harmonioso dos seres humanos, especialmente em seus estágios iniciais.
“Os contos de fada que me contaram na minha infância têm um significado mais profundo do que qualquer verdade que me ensinaram na vida” – Friedrich Schiller-
Como as imagens desempenham um papel tão importante no desenvolvimento de meninas e meninos, torná-las adequadas ao que precisam é uma tarefa que os contadores de histórias aperfeiçoaram, uma vez que os seres humanos são seres humanos. O conto de fadas popularmente conhecido contém imagens que respondem às preocupações atuais de seus corpos físicos, seus humores e sua essência espiritual.
“As imagens de contos de fadas são uma fonte inesgotável de” água viva “para acelerar nossa compreensão do mistério” homem “e seu destino na terra, sempre em forma original e surpreendente!” -Goethe-
Narração estimula a formação de imagens através do que os sentidos entender, aumentar a sua criatividade e perguntando sobre uma história que vai criar a criança ea criança uma curiosidade saudável e perguntas que responder às preocupações vitais e atemporais: Por quê? Para que? Como? Para onde? Em que momento? Com que ajuda?
“Contos de fada são inestimáveis ​​para toda a sua vida; eles apontam o caminho luminoso que ele terá que percorrer durante sua própria vida e dar a ele a força para enfrentá-lo. Os contos de fadas são um legado inestimável do passado que alimenta e protege a vida interior da criança “- Rudolf Steiner-
Contar histórias
“Se você quer que seus filhos sejam espertos, leia os contos de fadas, se você quer que eles sejam mais inteligentes, leia mais contos de fadas. Quando examino a mim mesmo e meus métodos de pensar, chego à conclusão de que o dom da fantasia significava mais para mim do que qualquer talento do pensamento abstrato e positivo ” – Albert Einstein.
Alejandro Jodorowsky diz que a verdade não pode ser conhecida, mas podemos conhecer a expressão dessa verdade, que é a beleza. A beleza é importante . Apreciar a beleza e mostrar a reverência que ela merece torna nossa vida mais bonita. A história deve ser transmitida, portanto, lindamente.
Para as crianças, o mundo é um lugar inegavelmente belo. A visão adulta da realidade, no entanto, tenta impor pontos de vista que tendem a fomentar imagens mentais desprovidas de beleza. A mídia é um exemplo claro disso, atormentado por imagens violentas, destrutivas e doentias, sem utilidade para o desenvolvimento saudável. Como adultos devemos considerar, antes de permitir que as crianças recebam essas imagens, se elas representam a beleza a que aspiram. A história de um conto fantástico no tom certo irá ter um efeito calmante sobre a alma da criança ea criança, que favorecerá a formação correta do corpo físico durante os primeiros sete anos de vida, preparando-se para a assimilação posterior de conceitos lógicos. Da fantasia à razão nessa ordem.
Destaques como é importante que o adulto está próxima, ter o cuidado de dar todo o crédito à gravidade dos conflitos da criança, sem diminuir em tudo, e estimulando, simultaneamente, a sua confiança e seu futuro ” (Bruno Bettelheim : A psicanálise dos contos de fadas)
Contar histórias para nossos filhos é uma excelente maneira de dar a eles ferramentas bonitas, saudáveis, estimulantes e apropriadas para o seu desenvolvimento. Qualquer menina ou menino apreciará muito a narração cuidadosa e dedicada de um conto de fadas. Há uma infinidade de literatura fantástica para crianças que respeita as premissas de uma boa história, e compartilharemos algumas dessas opções em posts futuros. Mas há um modo sublime, ainda mais alto, de fazê-lo: você pode inventar suas próprias histórias . Nós fizemos isso e continuaremos fazendo isso. Eles podem até ver a luz na forma de uma publicação, quem sabe. Por enquanto, é suficiente para nós sabermos que essas histórias cumpriram o propósito de preparar nossas filhas para “O mais maravilhoso conto de fadas de todos: a vida” (Hans Christian Andersen).
“Os contos de fada são mais que reais, não porque nos dizem que os dragões existem, mas porque nos dizem que os dragões podem ser derrotados” – Gilbert K. Chesterton-