sexta-feira, 20 de novembro de 2020

HOJE É O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA >> Que os dados abaixo nos levem a refletir sobre a NECESSIDADE de políticas públicas afirmativas

O PREÇO DE TERMOS UM GOVERNO NAZIFASCISTA >> Fundação Palmares expulsa Milton Nascimento da lista de Personalidades Negras

CARTA A MILTON NASCIMENTO
Braz Chediak

Meu querido Bituca,
acabo de ver, pela televisão, que você foi excluído das “personalidades negras importantes” pelo diretor da Fundação Palmares.

Isto me fez pensar: afinal, o que é que Milton fez para “ter sido” importante para tal Fundação?  Um entendedor de música ou entendedor de Ser Humano, responderia:
- Milton Nascimento foi um dos maiores cantores da língua portuguesa de todos os tempos, um compositor extraordinário, um Ser Humano invejável.

“Milton levou o nome do Brasil para todos os países do mundo, combatendo o bom combate contra as ditaduras, as desigualdades raciais e sociais, a fome, a miséria, a traição, a ignorância, a mentira. “Foi um Paladino da paz, da amizade, do abraço fraterno, do ““amai a seu próximo como a ti mesmo””. “Milton Nascimento deu sentido e beleza às nossas vidas. Milton foi e é um brasileiro que nos faz orgulhar de sermos brasileiros”.

Mas, como você sabe, meu querido poeta/cantor, o barco às vezes balança, a noite às vezes cobre o azul do céu, do mar, da terra.

E ficamos tristes.
Tristes porque você foi excluído de um lugar que é seu (por alguém que é nada, meu querido Bituca), como também o foram Abdias Nascimento, Elza Soares, Tim Maia, Martinho da Vila, etc., etc.,  e até mesmo Zumbi dos Palmares.

Mas um anjo do bem chega até mim e, com sua voz Trespontana, me sussurra: “o presidente da Fundação, Sérgio Camargo, só será lembrado por sua ignorância, recalque, despeito, inveja. E Bituca será lembrado por seu amor, pela sua beleza, por sua voz, enquanto alguém cantar na face da terra. Enquanto nos ajoelharmos e louvarmos a “Voz de Deus”, porque, como disse Elis, “Se Deus cantasse, seria com a voz de Milton Nascimento!”.

E Deus canta, meu querido Bituca, Canta em todas as coisas livres: no vento, nas folhas das árvores e na relva, no murmurar dos riachos, no coração dos amigos... e no grande lamento brasileiro pelo momento de dor pelo qual passamos.

Milton você foi “excluído” das personalidades da Fundação Zumbi dos Palmares, mas não foi excluído de nós e viverá enquanto vivermos.

E depois que deixarmos a vida sua voz continuará ecoando, em eco, como os cascos dos cavalos com suas rubras ferraduras, como a voz nas estradas, como um amigo guardado do lado esquerdo do peito de todos os seres humanos. Como a música da infância no Cine Ouro Verde.

Como o Grande Bituca. O Grande Milton. O Grande Brasil.
E somos gratos a você por isto.
Com carinho,
Braz Chediak

*para Wagner Tiso, meu amigo, e Yassír Chediak, meu filho, pela música.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

GESTÃO PÚBLICA >> A Profª. Fátima Bezerra está dando aulas de como governar!

 

A Governadora Fátima Bezerra (PT/RN) mesmo  tendo assumido a gestão estadual numa situação bastante difícil, seja no aspecto econômico, com o estado com um enorme déficit com o funcionalismo público,  fornecedores e também junto a esfera federal. 

Tenho sempre afirmado que qualquer outro(a) que viesse assumir o governo numa condição tão crítica teria levado o estado a uma situação insustentável. Vale apenas ressaltar algumas ações que tem sido realizadas por esse governo que demonstram a sua competência, responsabilidade pública e compromisso social com nosso estado e sua povo.

Veja o que ela fez em menos de dois anos de trabalho:

🚨SEGURANÇA: reforço de1.022 policiais militares; correção salarial dos agentes da segurança por meio da reestruturação dos planos de cargos, carreiras e salários. 

👩🏽‍💼SERVIDORES: Pagamento em dia e quitação de duas folhas salariais atrasadas; adiantamento de 40% do 13º e garantia de pagamento das duas folhas que ainda se encontram em atraso. 

👨🏻‍🏫EDUCAÇÃO: convocação de 600 professores concursados e contratação de professores temporários; entrega de 216 mil kits de alimentos para estudantes da rede estadual na pandemia;  garantia do pagamento do piso salarial dos professores, extensivo a toda a categoria da rede estadual. 

💰DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: ações de incentivo à indústria, como o caso Proedi, Programa de Estímulo à Indústria, que concede descontos progressivos de ICMS para indústrias instaladas em solo potiguar; plano para reabertura gradual da economia, cuidando da saúde do povo e de olho na economia; ampliação do Programa de Microcrédito para diversas categorias, antes e durante a pandemia, beneficiando milhares de famílias em todo o RN via Agência Norteriograndense de Fomento (AGN). 

👩🏼‍🌾AGRICULTURA (LEIA-SE AGRONEGÓCIO) E PESCA E AGRICULTURA FAMILIAR: simplificação do programa de isenção do ICMS do diesel para barcos pesqueiros; êxito com empresas visando exportação de frutas;  regularização fundiária urbana e rural, beneficiando milhares de famílias em todo o RN; segurança hídrica – garantia de construção e conclusão do Complexo de Oiticica no Seridó Potiguar, que vai garantir água para boa parte do sertão potiguar; incentivo à produção de alimentos saudáveis através de políticas públicas de financiamento aos agricultores familiares, além da criação de secretaria exclusiva para tratar da agricultura familiar. 

👩🏾MULHERES: criação da secretaria de mulheres, juventude, igualdade racial e direitos humanos; delegacia 24h para mulheres; criação do núcleo de combate ao feminicídio.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

CAUSAS JUDICIAIS >> SINTE/RN busca cerca de 1 mil trabalhadores da Rede Estadual para entregar alvarás

A diretoria de Assuntos Jurídicos e Defesa do/a Trabalhador em Educação do SINTE/RN está à procura de 992 servidores/as da Rede Estadual, entre professores/as e funcionários/as da Educação, da ativa ou aposentados/as, para realizar a entrega de alvarás represados no Sindicato. A lista com os nomes de beneficiados ainda não localizados pela entidade pode ser vista AQUI.

Os alvarás são “cartas de crédito” emitidas pela Justiça ao fim de um processo. São documentos/títulos expedidos quando há valores a receber por uma das partes. No caso específico dos alvarás que estão sob a guarda do Sindicato aguardando que os contemplados sejam localizados, são oriundos dos processos coletivos de nº 0802381-93.2012.8.20.0001 (defesa do valor correto da pecuniária e da gratificação por título) e nº 0004628-22.2008.8.20.0001 (diferença salarial em razão da aplicação da lei complementar nº 432 de 01/07/2010).

Quem estiver entre os procurados deve entrar em contato pelos seguintes números/whats: (84) 99991 3560 ou (84) 99941 0616, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

ENTREGA DE ALVARÁS TEVE INÍCIO EM 2019

O Tribunal de Justiça do RN (TJRN) deu início a liberação dos alvarás da Pecuniária, Título e PCCR em março de 2019. De lá até o momento, mais de dois mil trabalhadores em educação, residentes em diferentes municípios do Estado, já receberam os títulos de crédito e puderam usufruir de um direito por tanto tempo negado. A liberação dos alvarás é feita paulatinamente e por grupos e depende exclusivamente do poder judiciário.

ATENDIMENTO JURÍDICO ACONTECE DE FORMA REMOTA

A sede estadual do SINTE/RN, em Natal, e as sedes das regionais e núcleos permanecem fechadas para atendimento presencial ao público. A medida considera a pandemia da Covid-19 e a necessidade de zelar pela saúde dos filiados, trabalhadores em educação, advogados, funcionários e dirigentes do Sindicato. Assim, para obter mais informações de questões jurídicas, o filiado deve contatar os seguintes números/WhatsApp: (84) 99991.3560 ou (84) 99941.0616, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Fonte: http://sintern.org.br/sinte-rn-busca-cerca-de-1-mil-trabalhadores-da-rede-estadual-para-entregar-alvaras/

DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR >> Parabéns a esses que realizam um importante trabalho social!

 


ATENÇÃO ELEITORES QUE NÃO VOTARAM >> Saibam como justificar ausência e qual o valor da multa por não votar

As eleições municipais aconteceram neste domingo (15) e quem não conseguiu ir às urnas, no primeiro turno precisa justificar a ausência ou pagar uma multa. Para as cidades que terão segundo turno, o fato do eleitor não ter votado no primeiro não impede a participação no segundo turno.

A justificativa da ausência, para eleitores que não estavam no municipio de votação, pode ser feita pelo aplicativo e-Título. Ele conta com o sistema Justifica Brasil, o qual, a partir do recurso de geolocalização, detecta se a pessoas está ou não na cidade onde deveria votar. O e-Título é gratuito e compatível com os sistemas operacionais iOS e Android.

Após o dia da votação, a justificativa pode ser feita de forma presencial em um cartório eleitoral, via postal ou no site Sistema Justifica. Em qualquer uma das opções é necessário apresentar ou enviar os documentos pessoais e comprobatórios da ausência. A solicitação, então, será processada e avaliada.

Devido à pandemia do novo coronavírus, neste ano, o eleitor só poderá fazer a justificativa presencialmente em cartório em situações especiais.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

A FAVOR DO POVO >> Mais uma vez o PT sai grande das urnas!

 

EM LAJES >> Felipe Menezes elegeu-se prefeito

Felipe Menezes (PP) foi eleito prefeito de Lajes/RN, no último dia 15 de novembro. Mais um feito histórico na política lajense, resultado da coragem e da determinação desse jovem que enfrentou um grande desafio e saiu vitorioso. Felipe Menezes foi eleito com 3.475, equivalente a votos (51,23 %).

A Felipe Menezes os nossos parabéns pela vitória e o desejo que o mesmo conduza o nosso município da melhor forma possível.

A NOVA COMPOSIÇÃO DO PODER LEGISLATIVO

Outra renovação aconteceu na Câmara Municipal, ou seja, mais uma vez apenas 3 vereadores conseguiram reeleger-se. Quanto a questão de gênero, a Casa Legislativa também permaneceu com 3 mulheres vereadoras. Segue a relação dos vereadores(as) eleitos(a):

Gilmar Gomes - 393 votos (REPUBLICANOS)

Irene Martins - 361 votos (PROS)

Joanildo Félix - 335 votos (REPUBLICANOS)

Rosa Costa - 290 votos (REPUBLICANOS)

Sansão Gurgel - 271 votos (PV)

Alderi Pereira - 262 votos (SOLIDARIEDADE)

Clara Fernandes - 253 votos (REPUBLICANOS)

José Teixeira (Dedé de Serrinha) - 204 votos (PROS)

Dailton Fernandes - 182 votos (PP)

ELEIÇÕES MUNICIPAIS NO RN >> O desempenho eleitoral dos partidos políticos após o final da eleição