sexta-feira, 25 de agosto de 2017

LAJES COM LULA >> Comitiva de Lajes irá a Currais Novos prestigiar Lula


Resultado de imagem para CARAVANA DE LULA

Uma comitiva de Lajes organizada pelo professor Canindé Rocha estará presente em Currais Novos no próximo domingo dia 27 para prestigiar o ex-presidente Lula que está realizando uma caravana pelos estados nordestinos e aqui em nosso Estado passará apenas por duas cidades: Currais Novos no dia 27, e Mossoró no dia 28.

Imagens da passagem da caravana pelas cidades do Nordeste revelam o tamanho do carinho do povo nordestino com Lula:

Resultado de imagem para CARAVANA DE LULA


A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, multidão

HOJE EM NATAL >> História, Luta e Cidadania: questão de gênero e resistência em tempos de golpe

EM NATAL >> Esporte, saúde e qualidade de vida!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

UMA SITUAÇÃO PREOCUPANTE >> A violência nas escolas não pode ser banalizada


Resultado de imagem para A violência nas escolas

Há uma questão que precede todas as outras no caso da professora agredida: a violência em sala de aula. Nenhum debate em torno do tema pode secundarizar essa questão.
De acordo com os dados da Prova Brasil 2015, aplicada a diretores, alunos e professores de todo o país, mais de 4,7 mil professores já sofreram atentados à vida nas escolas em que lecionam, 22 mil já foram ameaçados, milhares já presenciaram alunos em sala de aula com armas brancas e de fogo. Em outra pesquisa feita pela OCDE, coloca o Brasil em primeiro no ranking de 34 países membros da organização quando o assunto é violência na escola, pela pesquisa, 12,5% dos professores brasileiros disseram sofrer violência verbal ou intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana.
Apesar do discurso difuso de valorização da educação que permeiam todos os espectros políticos, pouco esforço é feito para lidar com o problema. Nenhum plano de educação pode ser viável se não lidamos com o problema de que mais de um décimo dos professores são semanalmente intimidados em sala de aula, que escolas no RJ são fechadas por semanas durante a guerra do tráfico e operações policiais, em um ambiente onde mais de 70% dos professores já presenciaram brigas entre alunos em sala de aula.
Pacificar a escola é a primeira política de pacificação em qualquer comunidade, porque as crianças e adolescentes que ali estão, oriundos de um contexto de violência, podem na escola ter uma referência de convivência pacífica, e, portanto, deve ser prioridade não apenas nas políticas educacionais, mas também nas de segurança pública.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

CULTURA POPULAR >> Lajes realizará Mostra Folclórica no próximo sábado dia 26

A imagem pode conter: texto

NOSSA SAÚDE >> O corpo e a necessidade diária de água

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O VELHO "GRIPADO" EM AÇÃO >> PF indicia presidente do DEM por corrupção e lavagem de dinheiro


Senado aprova projeto de lei para punir abuso de autoridade: O senador José Agripino Maia, presidente do DEM

Polícia Federal concluiu em inquérito que há indícios de que o senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM, tenha praticado corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O caso envolve suposto recebimento de propina na construção da Arena das Dunas, em Natal. Uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, o estádio foi erguido pela empreiteira OAS, uma das investigadas no petrolão.
As conclusões do inquérito foram divulgadas nesta segunda-feira pela PF. O documento segue agora para o Ministério Público Federal, que pode decidir se oferece ou não denúncia contra o senador, que tem foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF).
A Polícia Federal aponta que José Agripino teve participação no “recebimento de vantagens indevidas da empresa OAS em troca de seu auxílio político na liberação de recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) direcionados à construção da Arena das Dunas, em 2013”. O repasse teria sido feito por meio de doações oficiais e repasses em espécie, totalizando pelo menos 2 milhões de reais.
O inquérito se baseou em mensagens extraídas do celular de José Aldelmário Pinheiro, executivo da OAS, nas delações do doleiro Alberto Youssef e seu “homem da mala”, Rafael Angulo Lopez, e de documentos obtidos a partir da quebra do sigilo bancário e fiscal dos investigados.

PRECISAMOS RETOMAR ESSAS POLÍTICAS PÚBLICAS COM URGÊNCIA >> Programa Cisternas ganha prêmio como uma das políticas públicas mais relevantes no combate à desertificação

O Programa Cisternas, uma política pública de acesso à água que possibilita às famílias rurais do Semiárido brasileiro viver na região, foi considerada a segunda iniciativa mais importante do mundo no combate à desertificação. O reconhecimento vem do Prêmio Política para o Futuro 2017, o único que homenageia políticas em vez de pessoas a nível internacional. A divulgação do Prêmio Prata para a política brasileira foi anunciada hoje (22). A cerimônia de entrega da premiação será em 11 de setembro, durante a 13º Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas, em Ordos, na China. 


O prêmio, uma iniciativa do World Future Council que, este ano, teve a parceria da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), atesta a efetividade das ações de convivência com o Semiárido como uma política pública com potencial para reverter a degradação do solo, que impossibilita a produção de alimentos, abandono das regiões afetadas pela sua população, fome e miséria. A desertificação afeta 58% da área do Semiárido, onde vivem 11,8% brasileiros e brasileiras, muitos deles em situação de pobreza ou extrema pobreza.



Característica marcante e diferenciada do Programa Cisternas é ter nascido no seio das experiências da sociedade civil, proposta como política pública de convivência com a região pelas organizações atuantes no Semiárido através da Articulação Semiárido (ASA) e assumida pelas gestões Lula, Dilma tornando-se, na prática, uma política de Estado.


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

EM LAJES >> Foi realizada uma reunião para discutir sobre a implantação do sistema de câmeras de vigilância na cidade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, sala de estar e área interna

Na noite da última segunda-feira, dia 21 de agosto, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde uma reunião para tratar do andamento das ações relacionadas a implantação do sistema de câmeras de vigilância na cidade Lajes

Uma comissão composta por membros representantes de vários segmentos sociais que já estavam trabalhando sobre esse projeto e que após terem realizado visitas in loco para conhecer o funcionamento desse sistema puderam debater sobre o andamento do projeto e suas vantagens para o município.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

Essa reunião foi convocada pela Promotora de Justiça da Comarca de Lajes/RN, Drª Juliana Alcoforado e teve como objetivo apresentar o referido projeto a representantes da comunidade lajense, dar posse aos membros do Conselho Municipal de Segurança - CONSEG, e realizar alguns encaminhamentos para as futuras etapas de implantação. Ficou também agendada uma reunião com a diretoria do CONSEG uma reunião para essa quarta-feira, dia 23 de agosto as 15:00 horas na sede da Promotoria.

Estiveram presentes nessa reunião: representantes do Executivo Municipal, Câmara de Vereadores, Banco do Brasil, comerciantes locais, empresários, polícia civil e militar de Lajes e Pedra Preta, Conselho Tutelar, Defesa civil, Secretários municipais.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

Transposição do Rio São Francisco em debate!

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado discutirá, hoje, às 9h, o andamento das obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco. O debate ocorre a pedido da senadora Fátima Bezerra.

MISS BRASIL 2017 >> Filha de quebradeira de côco do interior do Piauí. Linda! A cara do Brasil! Monalysa Alcântara.


Linda, negra e piauiense. A Miss Brasil 2017 é nossa. Arrasou no discurso de combate ao racismo e machismo. Finalmente o Piaui ganhou o título.

Lideranças do PT se reúnem em Campo Grande para falar sobre visita do ex-presidente Lula ao RN



Foi realizada na última terça-feira (15/08) na cidade de Campo Grande RN uma reunião com lideranças do PT do Médio Oeste sobre a programação da visita do ex-presidente Lula ao Rio Grande do Norte. 

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, informou como será a programação em sua cidade, com início da programação às 14 h e previsão de chegada de Lula por volta das 17 horas. 

Lula vai pernoitar em Currais Novos e no dia seguinte segue em caravana para Mossoró RN.

Na reunião de Campo estiveram presentes: Caramuru Paiva, Pôla Pinto, Aluisio Dutra, Raimundo Canuto, João Maria, Francisco ex-prefeito de Parelhas, Junior do PC do B, Ednaldo e outras lideranças regionais.


terça-feira, 22 de agosto de 2017

CARAVANA DE LULA PELO NORDESTE >> Imagens mostram a estreita relação de respeito, carinho e confiança entre LULA e o POVO!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, noite e atividades ao ar livre

O quinto dia da caravana Lula Pelo Brasil chegou ao fim em um ato na cidade de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, onde o ex-presidente foi homenageado com o título de cidadão gloriense.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas no palco, pessoas em pé e multidão

Durante o ato, Lula encontrou Seu Finho, vaqueiro mais velho do estado de Sergipe, com 92 anos de idade, ainda em atividade representando a cultura nordestina nas "pegas de boi no mato" e cavalgadas.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, noite, chapéu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, chapéu e close-up

REDUÇÃO ORÇAMENTÁRIA >> Educação e ciência em tempos de golpe!

EM LAJES >> Nesse período está acontecendo a Semana do Bebê 2017

A imagem pode conter: 1 pessoa, bebê e texto

RN acorda em luta.


Resultado de imagem para MST
MST RN tranca as BRs 406 na altura de São Gonçalo do Amarante e a 101 na altura Múriu. O objetivo é denunciar os despejos violentos no campo é o desrespeito com as famílias acampadas no estado, também cobrar do governador do estado do Rio Grande do Norte que cumpra suas promessas com o povo. 

Na última quinta feira a polícia militar a mando do DER fez uma reintegração de posse ilegal sem dá direito ao menos das famílias retirarem suas coisas dos barracos. 

Exigimos que o governador respeito seus compromissos, exigimos que o governo federal através do INCRA faça as vistorias e desapropriação das áreas para reforma agrária no estado. Vamos seguir em luta até que nossos objetivos sejam de fato atendidos.

PRIORIDADE >> Professores terão prioridade na restituição do Imposto de Renda

Patrus Ananias apresentou voto pela aprovação da proposta que concede prioridade a professores na restituição do IR

Patrus Ananias (PT) apresentou voto pela aprovação da proposta que concede prioridade a professores na restituição do IR. 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, Projeto de Lei 1465/11, do Senado, que concede aos professores prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Atualmente, conforme o Estatuto do Idoso, Lei 10.741/03, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos já têm prioridade no recebimento da restituição do IR.

Já aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, o projeto, de caráter conclusivo, segue para a sanção presidencial, caso não haja recurso para apreciação em Plenário.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O QUE A IMAGEM REPRESENTA >> O legado de Lula deixa para o Brasil e para o mundo é o da oportunidade para todos! Pena que alguns não conseguem ou não querem entender isso...

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo


PAISAGEM DE INTERIOR >> A maior autoridade do sertão é o sertanejo, ou pelo menos deveria ser.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza

A maior autoridade do sertão é o sertanejo, ou pelo menos deveria ser. Este aprendeu e repassou aos seus descendentes as artimanhas da sobrevivência mesmo em um ambiente inóspito de um clima onde sobreviver é uma necessidade e uma luta diária. Meu tio Antônio é uma destas autoridades.

Por Cícero Lajes.em sua página no Facebook

REDE ESTADUAL >> Trabalhadores/as em educação da rede estadual avaliam indicativo de greve em assembleia



Os trabalhadores em educação da rede estadual vão se reunir em assembleia para avaliar o indicativo de greve do segmento. A atividade será no dia 23 de agosto, às 14h, na escola estadual Winston Churchill, Centro de Natal.
Também serão pautadas as ações sindicais desenvolvidas com o intuito de preparar o movimento da rede estadual.
EDUCADORES DE NATAL AVALIAM INDICATIVO DE GREVE EM ASSEMBLEIA
A assembleia dos educadores de Natal marcada para 23 de agosto vai avaliar o indicativo de greve da categoria. A assembleia acontece a partir das 8h, no Clube ASSEN, em Tirol.
Também serão pautadas as ações sindicais desenvolvidas com o intuito de preparar o hipotético movimento grevista da educação da capital.

VERGONHOSO >> MPRN pede bloqueio do repasse de royalties para pagamento de servidores de Macau

Resultado de imagem para MPRN pede bloqueio do repasse de royalties para pagamento de servidores de MacauAção civil pública com pedido de liminar foi ajuizada em defesa dos servidores efetivos, que estão com os salários de novembro e dezembro de 2016 em atraso

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Macau, ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar para que o Judiciário determine o bloqueio do repasse dos royalties para pagamento dos servidores ativos e inativos da Prefeitura de Macau, que estão com os salários de novembro e dezembro de 2016 sem pagamento.

No último mês de março, foi realizado acordo extrajudicial entre o Sindicato dos servidores com a Prefeitura de Macau. No entanto, esse acordo não foi cumprido, motivando o ajuizamento da ação na Vara Cível da Comarca de Macau, na tentativa de solucionar o problema.

Macau é a terceira cidade do Rio Grande do Norte entre as que mais recebem royalties, tendo recebido até o mês de julho deste ano de 2017 o valor de R$ 6.951.683.57.

O MPRN requer concessão de liminar para determinar que o Município regularize, no prazo de 72 horas, a folha de pagamento dos servidores públicos, sob pena da fixação de multa pessoal ao Prefeito de Macau no valor de R$ 5 mil por eventual dia de descumprimento e para cada salário atrasado de funcionário.

A Promotoria de Justiça pede também que o Juízo da Vara Cível de Macau determine, no mesmo prazo de 72 horas, que o Município realize para a Macau Prev (Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Município de Macau) o repasse de valores bloqueados referente às folhas de pagamento de novembro e dezembro de 2016 para pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios previdenciários.

O Ministério Público Estadual sustenta na ação que o atraso injustificado na folha de pagamento gera a insustentabilidade da gerência do serviço público, provocando insatisfação nos servidores e consequente má prestação dos serviços de relevância como saúde, educação e transporte, além de se tratar de prática ilegal e inconstitucional, ferindo princípio fundamental da dignidade da pessoa humana e valores sociais do trabalho, basilares do Estado Democrático de Direito.

Confira aqui a íntegra da ação.

domingo, 20 de agosto de 2017

CONHECIMENTO E CONSUMO >> A mentalidade consumista X A necessidade de conhecimento

Uma excelente forma de mostrar como funciona pensamento de uma parte da sociedade que é facilmente induzida pelas propagandas da mídia elitista que tem por objetivo estimular o consumo e diminuir a capacidade reflexiva..

Nenhum texto alternativo automático disponível.

IFRN / LAJES >> Publicada a 2ª chamada para os candidatos na lista de espera para o curso técnico em subsequente em informática 2017.2

Resultado de imagem para ifrn lajes
A Direção do Campus Avançado Lajes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN convoca os candidatos classificados na lista de espera do Processo Seletivo para o curso técnico subsequente em informática – 2° semestre de 2017, regido pelo Edital N° 18/2018-PROEN/IFRN.
As matrículas serão realizadas no dia 21 de agosto de 2017, nos horários de 08H às 12H e 14H às 16H. No ato, os candidatos devem estar portando a seguinte documentação:
 a) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais);
b) Carteira de identidade (cópia acompanhada do original);
c) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) Certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente (cópia acompanhada do original);
e) Histórico escolar do ensino médio (cópia acompanhada do original).
f) Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (cópia acompanhada do original);
g) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original);
h) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia acompanhada do original);
i) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior;
j) Se apresentar documentos em língua estrangeira, estes deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.
Veja abaixo o edital a lista dos convocados:

Património Geológico e Geossítios



Resultado de imagem para Património Geológico e GeossítiosExtraído da página do grupo Aliança Caatinga.
Quem sabe um dia órgãos ambientais federais como ICMBio, IBAMA, bem como os estaduais e os municipais entendam o quão a Geodiversidade é importante. Afinal a Geodiversidade também é parte do patrimônio natural e precisa ser conhecido e protegido.
Que tal seguir o exemplo dos amigos portugueses, e pelo menos, começar a divulgar em seus sites. Fica a dica!
Segue a matéria:
O patrimônio geológico é a expressão inter-geracional da geodiversidade, enquanto bem comum da humanidade, a qual poderá ser definida como a variedade de elementos rochosos, minerais, fósseis, falhas, dobras, formas de relevo e sequências sedimentares ou de solo, conjuntamente e em inter-relação com os processos naturais e ativos, como por exemplo a erosão e os deslizamentos.
O conceito de geossítio aplica-se aos elementos do património geológico que constituem uma ocorrência de reconhecido valor científico, face à restante envolvente, podendo contudo apresentar mais do que um tipo de importância, nomeadamente didática, cultural ou estética.
O termo geossítio é o mais atual e comum, tendo substituído as designações de “geomonumento”, “local ou sítio de interesse geológico” ou “geótopo”.
Ao conjunto de geossítios considerados numa determinada área denomina-se “património geológico” desse mesmo território.
Considerados pelo Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade um valor natural, tal como os elementos da biodiversidade e as paisagens, os geossítios não têm consagrado a nível nacional um regime específico de classificação. Refira-se contudo a proteção que decorre indiretamente da classificação de áreas protegidas, em particular na tipologia Monumento Natural da Rede Nacional de Áreas Protegidas, a qual visa assegurar com particular destaque a proteção de ocorrências notáveis do património geológico e a integridade das suas características, no contexto territorial onde se inserem.
Por esta forma, e nos termos do Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, quando interditos ou sujeitos a autorização no âmbito dos regulamentos de qualquer tipologia de área protegida de âmbito nacional, os atos de destruição ou delapidação de geossítios aí inventariados constitui contraordenação ambiental tipificada como muito grave ou grave, respetivamente.
A expressão territorial deste enquadramento de proteção e valorização do património geológico em Portugal Continental está portanto restrita aos cerca de 7% da área coberta pela Rede Nacional de Áreas Protegidas.
Através de um protocolo estabelecido entre o ICNF, I.P. e a Universidade do Minho foram inventariados e disponibilizados os geossítios de importância nacional, no âmbito do projeto intitulado “Inventário Nacional de Geossítios”, liderado e disponibilizado por esta Universidade e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre 2007 e 2011, abrangendo o território continental e os arquipélagos da Madeira e Açores. Consultar em http://geossitios.progeo.pt/index.php.
Os geossítios classificados em Portugal Continental como área protegida de âmbito nacional na tipologia Monumento Natural podem ser encontrados em: http://www.icnf.pt/portal/ap/nac/mon-natur. 

Os Geoparques Mundiais da UNESCO

Os geoparques mundiais são áreas que apresentam património geológico de relevância internacional e um modelo de desenvolvimento sustentável do território. Desde 2015, a UNESCO atribui a designação de “Geoparque Mundial da UNESCO”, no âmbito do seu Programa Internacional para Geociências, e no qual foram integrados os quatro Geoparques já existentes em Portugal. Os geoparques promovem e valorizam a sua imagem tendo por base o património geológico, sendo essenciais para a consolidação do conhecimento das ciências da terra, em consonância com outros valores naturais e a sustentabilidade da intervenção humana nesse território. Apresentam uma estratégia de gestão territorial que permite a interação de aspetos naturais, culturais e dos seus habitantes, que têm sido compatíveis ao longo dos séculos, e valoriza o ambiente natural através da sensibilização e colaboração com entidades locais e empresas, a fim de promover e criar produtos relacionados com o património geológico.
Os geoparques mundiais são considerados áreas de designação e conservação de caráter supranacional e designados apenas com enquadramento em instrumentos jurídicos internacionais (al. f) do n.º 2 do artigo 27.º do regime jurídico de conservação da natureza e biodiversidade), não sendo, portanto, classificados pela legislação portuguesa.
Existem atualmente em Portugal quatro Geoparques Mundiais da UNESCO: Naturtejo, Arouca, Açores e Terras de Cavaleiros.


EM LAJES >> Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã deste sábado atendimento de vacinação (Imunização) dos alunos da Turma Técnicos de Veterinários.


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã deste sábado atendimento de vacinação (Imunização) dos alunos da Turma Técnicos de Veterinários de Lajes. Os alunos foram imunizados durante ação com as vacinas de Hepatite, Tétano. 

A intenção das vacinas é, basicamente, prevenir doenças que normalmente causam hospitalização, mortes e implicações na saúde da população. 

Ela tenta garantir tanto a imunização individual (a proteção de cada um), quanto a imunização coletiva (que procura diminuir as formas dos vírus e bactérias circularem, impedindo/diminuindo os portadores).

Fonte: Página do Facebook de Reniey Cavalcante

Veja abaixo imagens dessa ação: