sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Está chegando a hora...

A verdade vencendo o ódio >> É alta a probabilidade de Dilma vencer no 1º turno

O Datafolha mostra que há 5% de indecisos. Se Dilma herdar desse grupo os 45% que tem dos votos válidos, estará a poucas casas decimais de se reeleger em primeiro turno 


Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no início da noite de quinta-feira, 2 de outubro, a 3 dias da eleição, mostram quadro impensável há 30 dias: além de ser alta a possibilidade de Dilma Rousseff reeleger-se em primeiro turno, mesmo em caso de segundo turno sua vantagem é muito maior que a da (até aqui) segunda colocada, Marina Silva.

Precisamente às 18 horas e 52 minutos, a “Rádio Estadão” (na Web) divulgou os resultados da mais recente pesquisa Ibope (com 3010 entrevistados e campo de 29 de setembro a 1º de outubro) sobre a sucessão presidencial.

No Ibope, Dilma aparece com 47% dos votos   válidos. No Datafolha, aparece com 45% dos votos válidos.

Se formos nos basear pelo pior resultado para a atual presidente da República (o do Datafolha), falta-lhe o percentual mais baixo de votos para vencer em 1º turno desde o início da campanha eleitoral. Precisaria crescer 2,5 pontos percentuais até domingo.

Difícil? Talvez. Impossível? Jamais. Até porque, os números do Datafolha divergem de sondagens do PT.

Nesse aspecto, vale dizer que fonte da campanha de Dilma com a qual conversei recentemente previu que Dilma seria “retida” abaixo do necessário para vencer em primeiro turno através do uso da margem de erro e, se necessário, de algo além dessa margem. Totalmente condizente com o que dizem as duas pesquisas recém-divulgadas.

Outro ponto que vale ressaltar é que candidatos que passam para o segundo turno com tal vantagem sobre o segundo colocado dificilmente perdem a eleição. Esse é, inclusive, um conceito dos próprios institutos de pesquisa, marqueteiros, cientistas políticos etc. Desse modo, haver segundo turno não mudaria em nada o favoritismo de Dilma.

Por fim, a pesquisa Datafolha mostra que há 5% de indecisos. Se Dilma herdar desse grupo os 45% que tem dos votos válidos, estará a poucas casas decimais de se reeleger em primeiro turno. Esses números esbarram na margem de erro das pesquisas.

Política >> Um lembrete para quem é de Lajes e pretende votar em Vilma para o senado...

História, Relgião e Sociedade >> Entenda os massacres de Cunhaú e Uruaçu, data que é feriado no Rio Grande do Norte

O feriado do dia 3 de outubro, no Rio Grande do Norte, tem várias versões: históricas,  econômica, religiosa, etc, o que leva a incompreensão dos fatos por boa parte da maioria dos moradores das terras potiguares, ocasionando uma certa desvalorização da importância de um dos maiores massacres na história imposta pela colonização, que o país viveu.

Católicos do Rio Grande do Norte recordam, nesta data, o massacre dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, mortos por holandeses no ano de 1645, por não aceitarem a imposição militar, cultural e da sua religião protestante calvinista, se tornando um momento ímpar da história potiguar de resistência, fé e de defesa dos princípios de liberdade.  "Os mártires foram escolhidos como padroeiros do Rio Grande do Norte devido à importância do fato. Eles foram os primeiros mártires do Brasil, por isso o nome protomártires", explica Pe. Antônio Murilo de Paiva, capelão dos mártires.

Os episódios dos massacres de Cunhaú e Uruaçu ocorrem em meio a uma crise no mercado do açúcar, e ao levante de colonos portugueses e brasileiros contra o domínio holandês. Após tomarem a Fortaleza dos Reis Magos, em 1633, os holandeses passaram a chamar Natal de "Nova Amsterdã” e a Fortaleza de “Castelo Keulen”. O deslocamento das forças seguiu devastadora para o interior do estado.

Jacob Rabbi
Mas para contar essa trágica história, é preciso conhecer um personagem que tomou posição de destaque neste contexto: Jacob Rabbi. Ele era o comandante sanguinário da tropa de tapuias, potiguares e holandeses, inicialmente apontado como intérprete entre os holandeses e os tapuias.

Rabbi era alemão, natural do condado de Waldeck, emigrou para a Holanda onde foi contratado pela Companhia das Índias Ocidentais Holandesas. Quando veio para o Brasil permaneceu durante quatro anos vivendo entre aqueles indígenas e assimilou os costumes nativos, num verdadeiro processo “indianização”. Ele vivia com uma nativa Janduí de nome Domingas, num sítio de sua propriedade, chamado "Ceará".

Não demorou muito para que a história fosse testemunha da sua real função no país. Ele é considerado, pelos historiadores, como uma das figuras mais sinistra, abominável e hedionda do domínio holandês no Nordeste do Brasil. No comando das tropas de janduís e potiguares, Rabbi foi responsável por vários saques e chacinas em engenhos, entre as capitanias do Rio Grande, Paraíba e Pernambuco. Todos os assaltos, saques e morticínios dos índios janduís rendiam gado, roupa e jóias ao amigo Rabbi e como resultado, conseguiu acumular uma pequena fortuna.

Na noite de 4 de abril de 1646 Jacob Rabbi foi morto, em Natal, de modo violento a tiros e golpes de espada. A maioria dos historiadores defende que a morte de Jacob Rabbi foi planejada pela Companhia das Índias Ocidentais , com o intuito de dar um basta às atrocidades do alemão.


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Educação >> Eleições diretas na rede estadual de ensino serão em novembro

O Governo do Estado publicou o calendário das eleições diretas para a direção das Escolas Estaduais.  O processo será iniciado no dia 11 de novembro e será encerrado no dia 25 do mesmo mês, com as eleições em Natal.

Ao todo, 267 estão aptas a eleger seus diretores e vices. O processo é resultado de uma luta histórica do SINTE/RN e por isso deve ser acompanhado com atenção e zelo por todos os que fazem a educação pública do RN

Veja abaixo o calendário das eleições:

eleições diretas estado

Feriado estadual é nesta sexta-feira (3) >> Confira o horário do comércio no feriado dos Mártires no RN

Do G1 RN

Nesta sexta-feira (3), quando é celebrado o dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, feriado estadual, o comércio funciona com horário diferenciado na capital potiguar. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), os bancos não abrirão. Confira abaixo os horários de funcionamento:
 
Comércio de Rua
Alecrim: abertura facultativa, a maioria das lojas abrem das 8h às 14h.
Centro da Cidade: abertura facultativa. Os grandes magazines abrem em horários diferentes, como a Riachuelo (08h às 16h) C&A (08h às 16h) e Lojas Americanas (09h às 15h). Zona Norte: abertura facultativa até 12h.
 
Shopping Midway Mall
Praça de Alimentação e lazer: 11h às 22h.
Lojas Âncoras: a partir das 12h às 21h.
Demais lojas: 15h à 21h.
Cinema: horário das sessões
 
Natal Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h.
Lojas e Quiosques: 14h à 21h.
Lojas Âncoras: 12h às 21h
Megalojas: 13h ás 21h
 
Norte Shopping
Praça de Alimentação: 11h às 22h.
Lojas e Quiosques: 15h à 21h.
Cinema: Horário das sessões
 
Praia Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: a partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15h à 21h.
Cinema: horário das sessões
 
Shopping Cidade Jardim
Praça de Alimentação: a partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 14h às 20h.
 
Shopping Via Direta
Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.
Lojas e Quiosques com abertura facultativa das 14h à 20h.
 
Supermercados
Grandes redes abrem normalmente.
Bancos: Fechados.
Eduardo Maia / NJ
Estimulação elétrica transcraniana ajuda áreas do cérebro a fortalecer o sistema de modulação da dor
Tudo começou com um incômodo na coluna, uma das mais comuns queixas entre pacientes que procuram o médico por conta de dores pelo corpo. Em 2006, depois de sentir uma dor nas costas, a funcionária pública Zênia Ester procurou um ortopedista. Pouco tempo depois dos primeiros exames, os sintomas mudaram e ela começou a sentir dores nos ombros e nos braços. “Quando se alastrou pelo resto do corpo, fui diagnosticada com fibromialgia”, lembra.

A fibromialgia é uma síndrome que ataca o sistema de modulação de controle da dor do organismo. A doença provoca dores difusas pelo corpo da pessoa que a desenvolve, além de deixá-las mais sensíveis à dor. De acordo com o médico Levi Higino Jales Júnior, coordenador da Liga Acadêmica de Dor e presidente da Sociedade Norteriograndense para o Estudo da Dor, 70% das pessoas que procuram os sistemas de saúde têm a dor como sintoma principal. “É uma manifestação do organismo que limita muito a qualidade de vida”, afirma.

Levi Jales explica que a fibromialgia ainda aparece acompanhada de insônia, fadiga e distúrbios do humor, com tendência a depressão. “O paciente acorda várias vezes na noite em virtude da dor e com angústia também”. A doença acomete principalmente mulheres com idades entre 30 e 60 anos que tenham o sistema de modulação da dor mais suceptível. Zênia Ester Poroca de Azevedo tem 48 e há um ano e seis meses faz tratamento para controlar as dores que sente pelo corpo.

A funcionária pública conta que, antes de ser submetida aos procedimentos médicos, conviver com a síndrome era uma tarefa difícil e diária. “Quando eu acordava, antes de ir para o trabalho, as dores já começavam”, conta.Zênia diz que a intensidade da dor diminuía com o passar das horas, enquanto ela desempenhava seu trabalho no diário Oficial do Estado, porém voltava na hora de dormir. “O pior momento do meu dia”, acerta a paciente.

Dores, insônia e cansaço. As noites de Zênia Ester eram insuportáveis. Segundo o médico Levi Jales, a ocorrência de alternância na intensidade das dores sentidas pelos pacientes de fibromialgia é comum. Isso porque a intensidade dos sintomas está ligada ao fator hormonal de cada pessoa.

“Quando o paciente se concentra, fica mais isolado, quanto mais triste a pessoa ficar, mais intensa a dor aparece. É muito comum que as pessoas com fibromialgia apresentem distúrbios de humor, como depressão. E quem tem depressão tem mais sensibilidade à dor, bem como a dor pode vir a gerar depressão”, detalha.O fator psicológico está diretamente ligado aos sintomas da doença. “As dores em geral podem ter dois componentes, o componente físico e o outro emocional. A maioria dos pacientes que reclamam de dor apresenta componentes mistos, reais e psicológicos.

Conflitos emocionais e preocupação, por exemplo, aumentam a dor”, esclarece Jales.Zênia Ester também se sentia mais cansada durante o dia e chegou a apresentar sintomas de depressão. Desde que começou com o acompanhamento médico, ela afirma que consegue conviver com a fibromialgia e controla os sintomas de distúrbio de humor com anti-depressivos. “Em tempos de crise da doença, doía o dia todo. E eu tinha um dia a dia difícil até na minha vida doméstica. Muitas atividades referentes ao cuidado com a minha casa eu não tinha condições de fazer”.

O médico Levi Jales atenta ainda para a necessidade dos pacientes de fibromialgia praticarem atividades físicas. “A prática de exercícios faz com que as dores provocadas pela síndrome sejam atenuadas”.
- See more at: http://www.novojornal.jor.br/noticias/cidades/2932#sthash.W3Y9D2OA.dpuf

Eleições 2014 >> Justiça Eleitoral: confira o que fica proibido de quinta a domingo


info
Quinta-feira, 2 de outubro, é a data limite para a realização de debates políticos na televisão ou no rádio.

Segundo a Lei Eleitoral, amanhã (2) é o último dia para a exibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. É também o prazo final para os candidatos fazerem reuniões públicas de campanha, comícios e para a utilização de aparelhagem de som fixa, entre as 8h e a meia-noite.

Quinta-feira também é a data limite para a realização de debates políticos na televisão ou no rádio. Debates iniciados no dia 2 podem se estender, no máximo, até as 7h do dia 3 de outubro. Também até amanhã, partidos políticos e coligações terão que indicar à Justiça Eleitoral o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados de partido que estarão habilitados a acmpanhar os trabalhos de votação.

Sexta-feira (3) será a data limite para que se faça a divulgação paga, na imprensa escrita, a reprodução na internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral. Ainda nesta sexta-feira, os presidentes de mesa que não tiverem recebido o material destinado à votação deverão comunicar a falha ao juiz eleitoral.
No sábado (4), termina a propaganda eleitoral com uso de alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h. Carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico também só poderão ser feitos até as 22h deste sábado.

Desde terça-feira (30), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou ainda por desrespeito a salvo-conduto. A proibição de prisão de candidatos está em vigor desde o último dia 20. No entanto, quem concorre a cargo eletivo pode ser detido ou preso em caso de flagrante delito.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a competência para proibir a venda de bebidas alcoólicas no dia da votação é da Secretaria de Segurança Pública de cada estado, município ou do Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Futebol >> hoje às 22h, na Arena das Dunas, tem América x Flamengo pela Copa do Brasil!


Lajes participando da Campanha Outubro Rosa >> A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente amanheceu assim...

 

 

Outubro está aí e como em todos os anos o rosa irá predominar pelo Brasil. Tudo por uma causa: fortalecer na sociedade a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento mundial que nasceu em 1997, na Califórnia (Estados Unidos), e que tem crescido na busca de conscientizar as mulheres em torno do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para fortalecer ainda mais esta campanha, servidores públicos municipais receberão um pequeno laço rosa o qual poderá ser preso à roupa. Espaços públicos, como o prédio da Prefeitura, também ganharão o rosa na iluminação como já ocorre no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e na Pinacoteca, em São Paulo.

Sintomas
Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Mais comum entre as mulheres, ele responde por 22% dos casos novos a cada ano.

Prevenção
Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, uma vez que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor.

Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos.

Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.Com informações do Instituto Nacional do Câncer – www.inca.gov.br.

Pesquisas eleitorais >> A Eleição para governo no RN deverá ser decidida no segundo turno, apontam Ibope e Datafolha

A quatro dias da votação em 5 de outubro, já dá para ter uma ideia das eleições nos estados.

De acordo com as pesquisas do Ibope e do Datafolha, a disputa pode acabar domingo em 14 estados. Em outros 13, incluindo o Distrito Federal e o Rio Grande do Norte, a eleição vai para o segundo turno. Em Alagoas, Renan Filho (PMDB), filho do Renan do Senado, é dado como eleito.

No Amazonas, deve dar Eduardo Braga (PMDB); no Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB); em Sergipe, Jackson Barreto (PMDB); e Marcelo Miranda (PMDB).

Pelo PSDB, estão eleitos Beto Richa (PR); Geraldo Alckmin (SP); Cássio Cunha Lima (PB).
Segundo o Ibope e Datafolha, o PT pode ter dois eleitos no primeiro turno: Fernando Pimentel (MG); e Wellington Dias (PI).

O PSD deve reeleger Raimundo Colombo (SC). O PDT terá Pedro Taques (MT). O PCdoB deve eleger Flávio Dino (MA). E o DEM deve eleger Paulo Souto (BA).

Agora, a lista dos estados com segundo turno:
Além do Rio Grande do Norte, com Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), haverá confronto no Ceará com Eunício Oliveira (PMDB) contra Camilo Santana (PT); em Goiás, Marcone Perilo (PSDB) versus Íris Resende (PMDB); no Rio de Janeiro, Pezão (PMDB) contra Garotinho (PR); Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) contra Expedido Júnior (PSDB); no Acre, Tião Viana (PT) enfrentará Tião Bocalom (DEM); Mato Grosso Do Sul, Delcídio Amaral (PT) contra Reinaldo Azambuja; DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) contra Jofran Frejat (PR); Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) contra Armando Monteiro (PTB); Roraima, Neudo Campos (PP) contra Chico Rodrigues (PSB) ou Ângela Portela (PT); no Amapá, Waldez Góes (PDT) pode enfrentar Lucas Barreto (PSD) ou Camilo Capiberibe (PSB); no Pará, Simão Jatene (PSDB) deverá enfrentar Hélder Barbalho, filho de Jáder Barbalho, do PMDB; e, finalmente, Ana Amélia (PP) deverá enfrentar Tarso Genro (PT), no Rio Grande do Sul.

Esse é o panorama apresentado pelo Datafolha e Ibope, dois dos mais importantes institutos de pesquisa do pais. Pelo prognóstico, haverá segundo turno na eleição do Rio Grande do Norte. A conferir.

Mídia e eleições >> Na reta final: Dilma Rousseff A ESCOLHA CERTA

ESCOLHA CERTA

Faltam apenas cinco dias para mostrar, nas urnas, o apoio à reeleição da presidenta Dilma.

Por um Brasil com #MaisMudançasMaisFuturo, manifeste sua preferência pela candidata petista nas ruas, entre amigos e nas redes sociais. 

Ainda dá tempo! Conheça sete maneiras de ajudar a reeleger a presidenta Dilma:

1 - Visite os comitês de campanha da presidenta e adquira adesivos, bandeiras e camisas para mostrar seu apoio à ela;

2 - Nas redes sociais, use o avatar da presidenta ou adesivo #Dilma13 na foto de perfil, por meio do site Twibbon #DilmadeNovo;

3 - Acompanhe os debates entre os presidenciáveis e conheça as propostas e programa de governo;

4 - Siga os perfis da Dilma e do ex-presidente Lula no Facebook e Twitter e atualize-se com as novidades da campanha;

5 - Explique os motivos para apoiar a Dilma em bate-papos, nas ruas e em redes sociais, como Twitter, Whatsapp e Facebook;

6 - Grave vídeos, faça imagens e textos e divulgue seu apoio pela presidenta com criatividade;

7 - E, por fim, converse individualmente com aqueles amigos indecisos ou que ainda desconhecem as melhorias vividas pelo Brasil com a gestão da presidenta.

Juntos com Dilma rumo à vitória!

#VoteDilma, #Vote13.

Saiba como garantir material de campanha em http://bit.ly/YMAYHO e conheça as mudanças vividas pelo País com Dilma em http://bit.ly/1px38Cp e em http://bit.ly/1pDTXuf.
Faltam apenas cinco dias para mostrar, nas urnas, o apoio à reeleição da presidenta Dilma.

Por um Brasil com ‪#‎MaisMudançasMaisFuturo‬, manifeste sua preferência pela candidata petista nas ruas, entre amigos e nas redes sociais.

Ainda dá tempo! Conheça sete maneiras de ajudar a reeleger a presidenta Dilma:

1 - Visite os comitês de campanha da presidenta e adquira adesivos, bandeiras e camisas para mostrar seu apoio à ela;

2 - Nas redes sociais, use o avatar da presidenta ou adesivo ‪#‎Dilma13‬ na foto de perfil, por meio do site Twibbon ‪#‎DilmadeNovo‬;

3 - Acompanhe os debates entre os presidenciáveis e conheça as propostas e programa de governo;

4 - Siga os perfis da Dilma e do ex-presidente Lula no Facebook e Twitter e atualize-se com as novidades da campanha;

5 - Explique os motivos para apoiar a Dilma em bate-papos, nas ruas e em redes sociais, como Twitter, Whatsapp e Facebook;

6 - Grave vídeos, faça imagens e textos e divulgue seu apoio pela presidenta com criatividade;

7 - E, por fim, converse individualmente com aqueles amigos indecisos ou que ainda desconhecem as melhorias vividas pelo Brasil com a gestão da presidenta.

Juntos com Dilma rumo à vitória!
‪#‎VoteDilma‬, ‪#‎Vote13‬.Saiba como garantir material de campanha em http://bit.ly/YMAYHO e conheça as mudanças vividas pelo País com Dilma em http://bit.ly/1px38Cp e em http://bit.ly/1pDTXuf.

Educação >> Voluntariado pode render crédito na universidade


Projeto propõe que trabalho voluntário seja aproveitado nos cursos superiores
Para incentivar a participação de jovens no serviço voluntário, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) analisa projeto que prevê a conversão desse tipo de atividade em crédito curricular para estudantes de cursos de graduação.

A proposta (PLS 339/2013) foi apresentada pelo ex-senador Sérgio Souza e será votada em caráter terminativo na CE. O autor propõe que até 15% do total de créditos exigidos para a conclusão do curso de graduação possam ser cumpridos por meio de atividade voluntária realizada pelo estudante.

No texto, Sérgio Souza determina que, para ser convertido em crédito curricular, o serviço voluntário deve ter afinidade com o curso, ser realizado simultaneamente aos estudos e supervisionado pela instituição de ensino em que o estudante está matriculado.

O autor argumenta que o serviço voluntário é uma importante oportunidade de aprendizado profissional, valorizado por muitas empresas em processos de recrutamento de pessoal. Observa, ainda, que é uma ferramenta capaz de desenvolver habilidades de cooperação e de fortalecer laços de solidariedade na sociedade. Conforme o projeto, a medida deve ser incluída na lei que trata do serviço voluntário (Lei 9.608/1998).

Favorável ao texto, o relator, João Vicente Claudino (PTB-PI), observa que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) prevê, entre as finalidades da educação superior, o estímulo ao conhecimento de problemas nacionais e regionais e a oferta de serviços especializados à comunidade.

Apesar dessa previsão legal, diz ele, o envolvimento de universitários com problemas comunitários ainda é muito pequeno, sendo o trabalho voluntário pouco valorizado pela sociedade brasileira.

Fonte: Jornal do Senado

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Evento Cultural >> Vamos prestigiar os nossos artistas locais


Homofobia é crime >> OAB pede cassação da candidatura de Fidelix por declarações homofóbicas

A Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai requerer para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a cassação da candidatura de Levy Fidelix (PRTB) e direito de resposta às declarações homofóbicas ditas pelo candidato durante debate ocorrido na "TV Record" na noite de domingo (28).

Segundo o presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP-Jabaquara, Marcelo Gallego, "existe um movimento de diversas comissões da Diversidade Sexual da OAB de diversos Estados, no sentido de repudiar as declarações".

O deputado Renato Simões (PT-SP) também acionou o candidato. A primeira representação foi feita à Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal, instituição cujo procurador-geral, Rodrigo Janot, recentemente se pronunciou pela adoção do crime de discriminação previsto na legislação contra o racismo para embasar processos por homofobia.

Outra junto à comissão especial da lei 10.948, que pune a homofobia no Estado de São Paulo, de autoria do próprio Renato quando deputado estadual, que funciona junto à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

"Esperamos que a impunidade não alcance Fidelix, pois seu comportamento como candidato à Presidência da República não pode estimular o preconceito, a discriminação e a violência contra LGBTs em todo o país", disse o deputado.

Segundo ele, Fidelix incentivou uma reação da sociedade contra os LGBTs. Como a lei 10.948 é estadual, o candidato não será imputado criminalmente, mas poderá ter de pagar multa ou sofrer outras sanções. O candidato do PV à presidência, Eduardo Jorge, também fez solicitação semelhante ao Ministério Público. 

A representação pede que se instaure inquérito/processo crime pelo desrespeito à dignidade humana e igualdade de direitos.

Luciana Genro e o deputado federal Jean Wyllys, ambos do PSOL, também fizeram o mesmo pedido. No Facebook, um grupo formado por mais de 6.100 pessoas está coletando dados pessoais para formalizar uma denúncia coletiva à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do governo federal.

A  coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, Heloisa Gama Alves, também representou  ofício ao candidato com base na lei estadual 10.948/01.

Além disso, diversos usuários de redes sociais têm denunciado o candidato no site do Ministério Público Federal por ferir o artigo 5º da Constituição Federal, inciso XLI, que diz que "a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais", especialmente por ter sido feito em uma emissora de televisão de concessão pública.

A polêmica
Em debate realizado na noite de domingo (28) pela "TV Record", Levy Fidelix associou a homossexualidade com pedofilia e afirmou que gays precisam de atendimento psicológico "bem longe daqui".

As declarações foram dadas após pergunta da candidata Luciana Genro (PSOL), que citou a violência a que a população LGBT é submetida e indagou Levy sobre os motivos pelos quais os que "defendem a família se recusam a reconhecer como família um casal do mesmo sexo."

"Aparelho excretor não reproduz (...) Como é que pode um pai de família, um avô ficar aqui escorado porque tem medo de perder voto? Prefiro não ter esses votos, mas ser um pai, um avô que tem vergonha na cara, que instrua seu filho, que instrua seu neto. Vamos acabar com essa historinha. Eu vi agora o santo padre, o papa, expurgar, fez muito bem, do Vaticano, um pedófilo. Está certo! Nós tratamos a vida toda com a religiosidade para que nossos filhos possam encontrar realmente um bom caminho familiar", afirmou.
Na réplica, Luciana defendeu o casamento igualitário como forma de reduzir a violência contra a população LGBT. Na tréplica, entretanto, Levy subiu o tom e deu a entender que caso fossem dados direitos ao grupo, metade da população sairia do armário.

"Luciana, você já imaginou? O Brasil tem 200  milhões de habitantes, daqui a pouquinho vai reduzir para 100 [milhões]. Vai para a avenida Paulista, anda lá e vê. É feio o negócio, né? Então, gente, vamos ter coragem, nós somos maioria, vamos enfrentar essa minoria. Vamos enfrentá-los. Não tenha medo de dizer que sou pai, uma mãe, vovô, e o mais importante, é que esses que têm esses problemas realmente sejam atendidos no plano psicológico e afetivo, mas bem longe da gente, bem longe mesmo porque aqui não dá", disse.

Senado >> Maioria de Fátima Bezerra sobre Wilma chega a 24 pontos

Foto - Editoria De Arte/Maxwell FerreiraNo dia 14, a petista tinha 33,67%, foi a 37,82% no dia 23 e agora aparece com 42,68%, apresentando um crescimento de mais de 9 pontos.

No mesmo ritmo de crescimento, a candidata Fátima Bezerra (PT) alcança seu melhor momento na campanha desde o dia 14 de setembro e avança quase 24 pontos de maioria sobre Wilma de Faria (PSB). Na pesquisa estimulada, a petista tem 42,68% contra 18,86% da vice-prefeita de Natal.

A professora Ana Célia (PSTU) alcançou 2,23%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de votos dos mossoroenses. Nenhum, brancos e nulos representam 30,52% e 4,71% não souberam responder.

Na escalada das três pesquisas do Instituto Certus/GAZETA DO OESTE, a corrida entre as duas principais candidatas ao Senado no Rio Grande do Norte segue a mesma tendência dos concorrentes ao Governo, com Fátima crescendo e Wilma caindo a cada sondagem.

No dia 14, a petista tinha 33,67%, foi a 37,82% no dia 23 e agora aparece com 42,68%, apresentando um crescimento de mais de 9 pontos. Ao contrário, Wilma de Faria tinha 24,37%, caiu para 21,83% e agora está com 18,68%, ou seja, uma queda acentuada de 5,69%.

Espontânea
Na sondagem espontânea, a candidata Fátima Bezerra também continua com larga vantagem sobre Wilma. Ela tem 31,76% contra 13,15% da concorrente. No comparativo, a petista cresceu 12% desde o dia 14, quando ela estava com 19,60%. Foi a 27,66% e agora passa dos 30 pontos. Wilma tinha 14,57%, caiu para 10,41 e agora voltou a subir, embora na curva mantenha queda de quase 2%. Neste quesito, nenhum dos outros candidatos pontuou em Mossoró. Nenhum, brancos e nulos representaram 28,04% e 25,56% não souberam responder.

Rejeição
No quesito rejeição, Wilma de Faria manteve o pior índice alcançando 27,79% dos eleitores mossoroenses. No dia 14, ela tinha 32,41% de rejeição, caiu para 26,90% e agora voltou a subir. Fátima Bezerra aparece em seguida com 6,45%, menor índice das três pesquisas. Antes era 9,55% e 10,15%, respectivamente. Na pesquisa de hoje, Roberto Ronconi (PSL) tem 2,48% de rejeição, seguido de Lailson de Almeira (PSOL), 1,74%; e professora Ana Célia (PSTU), 1,49%. 16,63% rejeitam todos os candidatos e 4,47% não souberam responder.

REJEIÇÃO SENADO
 

Fonte: http://gazetadooeste.com.br/maioria-de-fatima-bezerra-sobre-wilma-chega-a-24-pontos/

Família e valores sociais >> Uma reflexão necessária

Greve dos bancários começa hoje por tempo indeterminado

O Procon notificou o Sindicato da categoria para garantir efetivo mínimo de 30% de funcionários trabalhando durante o período.

Os bancários do Rio Grande do Norte entram em greve a partir de hoje (30) por tempo indeterminado. A decisão é nacional e foi tomada por unanimidade em assembleia.  A categoria negou a proposta de 7% oferecida pelos banqueiros. A greve será iniciada apenas em agências bancárias. Caixas eletrônicos, serviços de teleatendimento e centros administrativos continuam funcionando.

A categoria reivindica um reajuste de 35%, além da reposição das perdas acumuladas desde a implantação do Plano Real (1994), que em alguns casos ultrapassam 90%.

Além do aumento de salário e benefícios, os bancários também pedem melhores condições de trabalho com o fim de metas consideradas abusivas, combate ao assédio moral, igualdade de oportunidades, entre outras demandas.
 
O Procon do Rio Grande do Norte notificou o Sindicato dos Bancários do estado para garantir efetivo mínimo de 30% de funcionários trabalhando durante o período de greve. A notificação preventiva do Órgão de Defesa do Consumidor orienta que, mesmo durante o movimento, os caixas eletrônicos permaneçam disponíveis com dinheiro em espécie para saque; além de realização de depósito, transferência e pagamentos e contenham envelopes para operações bancárias de forma a garantir a necessária prestação dos serviços bancários indispensáveis  à população.
 
Fonte: site Nominuto.com