sábado, 18 de abril de 2020

EM LAJES >> Informações da Secretaria Municipal de Saúde, sobre a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra influenza foram satisfatórios

A Secretaria Municipal de Saúde informa o balanço da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra influenza em Lajes. Os números consolidam o objetivo, no entanto, durante esta semana, algumas áreas passarão por uma revisão de circulação final.
Os números chegaram a 94,25% de aplicação de doses administradas em pessoas com mais de 60 anos, como também, 90,50% de doses administradas em profissionais de saúde.
Lembrando que toda campanha aconteceu porta a porta, sem fluxo de pessoas idosas nas unidades de saúde.

EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA E A REALIDADE SOCIAL DO PAÍS >> EaD na educação pública ignora que 42% das casas não têm computador

Por Rodrigo Gomes, da RBA
Em um país em que 42% dos lares não possuem computador, a proposta de governos estaduais e municipais de dar continuidade ao ano letivo da educação com EaD (ensino a distância) é um prenúncio de ampliação das desigualdades sociais e exclusão de grande parte dos estudantes do acesso às aulas. 
Pesquisa TIC Domicílios 2018, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, demonstra o que professores e pesquisadores da educação vêm afirmando desde que essas iniciativas foram apresentadas devido à suspensão das aulas em meio a pandemia de coronavírus.
São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal já estão organizando as atividades, voltadas para todos os anos da educação básica, com exceção da creche e da pré-escola. Os governos e prefeituras pretendem criar plataformas acessíveis pelo celular, tablet ou computador. Os espaços terão conteúdos em texto, imagens e vídeo-aulas.
“Nós estamos falando de uma realidade em que a gente acha que todo mundo tem acesso à internet. Não é verdade. Nós temos pesquisas que apontam, aqui no Distrito Federal, onde está a capital do país, 90% dos estudantes têm acesso e fazem uso do WhatsApp. Que ele tenha uma internet, não significa que seja uma boa internet para acessar a plataforma do EaD. Muitas famílias não têm sequer televisão em casa, imagina ter uma boa internet”, argumenta a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE) Rosilene Corrêa Lima.
A professora também lembra que o sucesso do Ead depende da capacidade do estudante de acessar, compreender e interagir com os conteúdos. “Um aluno de educação a distância precisa ter o mínimo de autonomia pedagógica. Preciso ter disciplina e a faixa etária dos nossos estudantes da educação básica não atende a isso. Outra coisa é que o Estado não pode oferecer a educação, que é sua obrigação constitucional, apenas para uma parte dos seus alunos. E EaD, com os recursos tecnológicos que eles estão tentando trabalhar agora, vai excluir uma parte significativa dos nossos alunos”, explicou Rosilene.
Na mesma linha, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação também destacou uma série de motivos pelos quais o EaD não deve ser aplicado como solução para o ano letivo de 2020. “Oferecer a educação a distância na educação básica é rejeitar o direito à educação, pois implementar a modalidade é algo impossível de se fazer sem ampliar as desigualdades da educação brasileira, ainda que seja neste período de exceção”, defende a organização.
Entre os motivos apontados pela Campanha, destaca-se, além da desigualdade já apontada, o fato de que muitas escolas, sobretudo públicas, não possuem infraestrutura, não dispõem de plataformas e professores com formação adequada para trabalhar com a modalidade. A organização também aponta que o EaD não é adequado para o ensino fundamental, pois a criança ainda precisa desenvolver autonomia, capacidade de concentração e autodisciplina que a modalidade requer. E nem para o ensino médio, pois exigiria uma estrutura complexa de adaptação, adequação pedagógica e condições de apoio ao ensino-aprendizagem.
Para Rosilene, seria possível os sistemas educacionais municipais e estaduais oferecerem apoio educacional aos estudantes de outras formas. “Acho que ninguém tem condições de fazer previsão nenhuma. E não só para o calendário letivo, mas para a vida. Nós estaremos tratando quais serão as condições reais que nós teremos para reorganizar as nossas vidas, no aspecto trabalhista, financeiro, emocional. As aulas deveriam ter conteúdos voltados para a preservação da vida, orientar as famílias na superação desse período”, ponderou.

EXPENSÃO DO CORONAVÍRUS PELO BRASIL >> Coronavírus avança para o interior do Brasil; veja evolução em mapa.

Cidades infectadas com coronavírus no Brasil no dia 14 de abril de 2020 - UOL

Pelo menos 1.158 mil municípios brasileiros, ou 21% do total, já haviam notificado casos da doença covid-19 até a última quinta (16). O avanço da epidemia começou no dia 25 de fevereiro, quando um homem de 61 anos, recém-chegado da Itália e morador da cidade de São Paulo, testou positivo após fazer o exame no Hospital Israelita Albert Einstein. Um dia depois, o diagnóstico da covid-19 foi confirmado pelo Ministério da Saúde. Em menos de um mês, todos os 26 estados e o Distrito Federal já apresentavam algum caso oficial.

Na sexta-feira (17), um mês após a primeira morte, o país ultrapassou a marca de 2.000 óbitos e já contabiliza 33.682 casos oficiais. O UOL analisou dados e preparou uma linha do tempo da disseminação do vírus pelas cidades brasileiras. No mapa, é possível observar que os casos começaram a surgir nas capitas e foram se espalhando pelo interior dos estados.

Os dados utilizados são da plataforma colaborativa Brasil.io, que se dedicou a compilar todas as informações, em tempo real, utilizando os boletins das secretarias estaduais de Saúde. A Fiocruz também é fonte deste trabalho. Vale destacar que, por utilizar boletins das secretarias estaduais de Saúde, o mapa registra o início dos casos no Brasil no dia 25 de fevereiro. 

sexta-feira, 17 de abril de 2020

A INCAPACIDADE INSTALADA >> Vídeo mostra Bolsonaro usando ponto eletrônico em pronunciamento sobre demissão de Mandetta.


VERGONHOSO, em pronunciamento que explicou demissão de Mandetta, vídeo com zoom explica olhar perdido de Bolsonaro e falas pausadas: ponto eletrônico. 

Assista o vídeo: https://twitter.com/i/status/1250882457165062154

ARTE, CULTURA & INOVAÇÃO >> O Campus do IFRN Lajes mesmo a distancia está atuado de forma criativa


Estamos fazendo audição para a banda de estudantes do IF - Lajes, *Mesmo no Escuro*. Você gostaria de participar? Para participar da audição basta enviar um vídeo cantando e/ou tocando algum instrumento e enviar para o Profº Eugênio (84) 99951-0688.


Envia também um textinho falando um pouco da sua trajetória com a música. Não precisa se alongar tanto... Gostaríamos de receber os vídeos e textos até o dia *19/04* para selecionarmos aqueles que irão compor o grupo, de acordo com a nossa demanda atual.

Desde já, muito obrigado pela atenção.

*Obs.: Audição aberta somente para alunos do IFRN - Campus Lajes.

Fonte: Página do IFRN Campus Avançado Lajes no Facebook

SERVIÇOS DE ENTREGA EM FORMATO DIGITAL >> Correios lançam soluções para envio eletrônico de correspondências



Em tempos da pandemia do novo cornavírus (covid-19) e com a recomendação do Ministério da Saúde para que as pessoas fiquem em casa, os Correios lançaram três novas soluções de comunicação digital: a Entrega Digital, o AR Eletrônico e o e-Carta Fácil.
“Em tempos difíceis como os que vivemos agora, nosso trabalho é ainda mais importante para a sociedade. Como agentes da integração nacional é dever dos Correios continuar servindo à população com agilidade e segurança. Para isso, nós aliamos nossa capilaridade à velocidade do atendimento digital para oferecer aos nossos clientes novas experiências em comunicação e logística. Temos certeza de que esse momento de adversidade irá passar. Até lá, os Correios irão continuar trabalhando para oferecer um serviço cada vez melhor”, disse o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto.

Correios Entrega Digital

A partir do dia 20 de abril, o envio de boletos, contas, extratos, faturas e notificações pelos Correios também poderá ser no formato digital, por meio do novo serviço Correios Entrega Digital, sem nenhum custo adicional.
Por meio da funcionalidade Minhas Mensagens, do aplicativo dos Correios, o destinatário poderá acessar a versão digital da correspondência, quando o remetente fizer essa opção de envio. As mensagens digitais, espelhos das mensagens físicas enviadas, estarão disponíveis de forma fácil, rápida e segura. Outra vantagem, segundo os Correios, é que, dessa maneira, será possível manter todas essas comunicações em um ambiente unificado e que poderão ser organizadas em pastas.
O serviço vai ampliar a capacidade atual de entregas desse tipo de 71 milhões de domicílios em todo o país para um potencial de 220 milhões de celulares. Os Correios garantem o sigilo dessa correspondência, por meio de uma plataforma fechada, onde todos os emissores serão autentificados com os próprios Correios, o que também impedirá o envio e recebimento de spams.

e-Carta Fácil

A segunda novidade, disponível em todo país, é a ampliação do serviço e-Carta, já disponível para grandes empresas. A solução consiste na captação eletrônica dos dados da mensagem, que depois são processados para produção e entrega em meio físico. A postagem é realizada pela internet e as correspondências são impressas em um Centro de Digitalização e Impressão dos Correios mais próximo do destinatário. O serviço também será oferecido às pequenas e médias empresas que tenham contrato com os Correios.
O e-Carta-fácil pode ser acrescido de serviços como registro, aviso de recebimento eletrônico e o mão própria, elementos comprobatórios que dão validade jurídica ao serviço, como de uma carta convencional.

AR Eletrônico

Os Correios também anunciaram que o Aviso de Recebimento Eletrônico substitui o famoso AR físico. A promessa é que de forma segura na internet e em tempo real, os clientes tenham as informações sobre o recebimento do objeto no endereço do destinatário.
Na prática, um aplicativo nos celulares usados pelos carteiros permite fotografar, no momento da entrega, a etiqueta de postagem aplicada nos objetos onde constam dados do recebedor. Essa imagem será disponibilizada imediatamente na página de rastreamento, no site dos Correios e via Web Service, para grandes volumes.
Os novos serviços de comunicação digital estarão disponíveis pelo site e pelo novo Aplicativo dos Correios, na plataforma Android e, em breve, no iOS.

ATENÇÃO PROFESSORES(AS) >> O Extra Classe Web TV Ao Vivo desta sexta-feira (17) vai debater a importância do Fundeb como política estratégica para o Brasil.

A imagem pode conter: 3 pessoas
Os entrevistados são: Natália Bonavides (Deputada Federal), Francisco do PT (Deputado Estadual) e Fátima Cardoso (professora e Coordenadora Geral do SINTE).
Será às 15h, aqui no Facebook do SINTE/RN. Não perca!

quinta-feira, 16 de abril de 2020

PROIBIÇÃO DO AUMENTO DE JUROS >> Justiça proíbe bancos de subirem taxas de juros durante a pandemia

 





A Justiça Federal de Brasília proibiu as instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN) de aumentar taxas de juros ou intensificar exigências para a concessão de crédito durante a pandemia do novo coronavírus no país.
A decisão do juiz Renato Borelli também determina que o Banco Central (BC) adote medidas para condicionar a concessão dos benefícios de liquidez – advindos da redução dos recolhimentos compulsórios – à apresentação das novas linhas e carteiras de créditos a favor do mercado produtivo interno por parte dos bancos interessados em obtê-los.
A ação popular foi ajuizada pelo presidente do PDT, Carlos Lupi, contra a União e o presidente do BC, Roberto Campos Neto. Ele argumentou que os bancos retiveram os ativos líquidos, não os liberando para disponibilizar mais crédito para o mercado nacional.
“Até o presente momento, a administração não adotou medidas a fim de levar esse aumento de liquidez à população, que ficou aprisionada nas instituições financeiras”, escreveu o juiz, na decisão.
Para o magistrado, a melhora nas condições de liquidez das instituições do SFN “permite que os bancos tenham acesso a valores antes provisionados, na forma de depósitos compulsórios, sem que tais recursos sejam de fato utilizados por aqueles que precisam, especialmente as empresas atingidas pelo fechamento obrigatório do comércio considerado não essencial”.
“De nada adianta a criação de norma para ampliação de crédito se esse crédito não circula, ficando represado nas instituições financeiras, o que mostra a não observância dos princípios da vinculação, finalidade e motivação que devem nortear todos os atos administrativos”, concluiu.

EM LAJES >> A Secretaria Municipal de Educação e Cultura reúne-se com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar para deliberar sobre como realizar a entrega da alimentação escolar aos alunos

Abaixo alguns registros da reunião do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) junto a Equipe da SEMEC, a fim de deliberar sobre a entrega dos kits de alimentação.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Vera Lúcia Geraldina da Silva, pessoas sentadas

Fonte: Página da SEMEC no Instagram

quarta-feira, 15 de abril de 2020

CORONAVÍRUS >> A luta contra e a favor do coronavírus!

image.png

A figura acima nos mostra da forma mais didática o que está acontecendo com relação a essa pandemia nesse momento aqui no Brasil.

Se por um lado temos os profissionais de saúde, pesquisadores e outros profissionais essenciais para a luta contra essa pandemia, no outro lado temos o peso econômico através dos empresários e comerciantes, alguns segmentos religiosos com mentalidade extremista e conservadora e ainda o presidento da República que insiste irresponsavelmente nessa insanidade e induz seus "seguidores" a lutar contra a racionalidade e pressiona seu próprio ministério da saúde que tem atuado seguindo as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde) para para acabar com as medidas de isolamento social.

E a população como fica nessa situação?
Infelizmente, já vemos o reflexo dessa "luta" que poderia ser mais positiva, começando a declinar, depois alguns estados e municípios estarem até recorrendo a justiça para flexibilizar seus decretos de isolamento social e dessa forma aumentando e muito, o risco de um grande surto de contaminação da população, o que poderá causar um problema sem precedentes, uma vez que a todo momento é dito e mostrado que caso a população volta a normalidade agora, o nosso sistema de saúde não terá como atender a todos em caso de um grande número de pessoas precisando de atendimento. 

Para comprovarmos o que foi dito acima, basta acompanharmos atentamente os índices de evolução do coronavírus com a quantidade de pessoas infectadas e óbitos nos outros países, aqui no Brasil, no RN.

SITUAÇÃO HÍDRICA >> Em 2020 já temos um nível de água bem superior aos últimos anos


Boqueirão passa dos 30%, após um ano da transposição - Portal Correio

























Situação hídrica do açude de Coremas no dia 14 de abril de:

-2020: 39,4%
-2019: 13,8%
-2018: 11,7%
-2017: 4,3%
-2016: 7,5%

Situação hídrica da barragem de Mãe D'água no dia 14 de abril de:

-2020: 38,0%
-2019: 7,8%
-2018: 8,1%
-2017: 5,6%
-2016: 14,8%

Fonte: AESA - PB.

São essas informações das condições hidrológicas do sistema Curemas-mãe d’água nos últimos anos que nos fazem afirmar que já temos água pra garantir os múltiplos usos com gestão eficiente e uso planejado em 2020, para os municípios da PB e RN! 

Por Procópio Lucena  - Articulador Estadual do Seapac/ Membro da Diretoria do CBH PPA!

GOVERNO DO RN TRABALHANDO PELA SEGURANÇA >> Sesed entrega 37 novas viaturas para a Polícia Civil

image.png
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) entregou na segunda-feira (13) 37 novas viaturas para a Polícia Civil. A aquisição é parte de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que possui um

valor total de R$ 12 milhões.


Foram entregues 37 caminhonetes modelo Mitsubishi L200 Triton, adquiridas a partir de um investimento de R$ 6 milhões, com o objetivo de estruturar as unidades da Polícia Civil.

Para o Secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior, os novos veículos irão fortalecer ainda mais a segurança pública do Rio Grandedo Norte. “Essas novas viaturas, fruto do convênio com o Ministério da Justiça, vão ajudar a fortalecer ainda mais o trabalho que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, vem desenvolvendo no Rio Grande do Norte. 

Vale destacar que delegacias do interior também serão contempladas. Com isso, a segurança nessas cidades estará reforçada”, afirmou.O secretário da Segurança do RN, coronel Francisco Araújo, ressaltou o comprometimento da Senasp com o trabalho realizado pela Sesed.

“A Senasp demonstra, em cada convênio assinado com a Sesed, que tem reconhecido o que tem sido realizado aqui no Rio Grande do Norte”, disse o
secretário de Segurança.

terça-feira, 14 de abril de 2020

REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL >> Eleitor tem menos de um mês para regularizar título


image.png
Os cidadãos que não estão em dia com o título de eleitor têm até 6 de maio para regularizar a situação. 
Após o prazo, quem estiver com pendências no documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.
Além de ficar impedido de votar, o cidadão que tem o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Por Agência Brasil 

PRODUÇÃO AO ALCANCE DE TODOS >> Embrapa abre inscrições para o primeiro curso on-line de Hortas em Pequenos Espaços


image.png

Encontram-se abertas as inscrições para mais um curso sobre Hortas em Pequenos Espaços: a partir de ontem, 13/04, os interessados em seguir os passos para ter uma horta no ambiente doméstico devem acessar a plataforma e-Campo (acesse aqui), ferramenta que traz todas as informações sobre os cursos que vêm sendo disponibilizados pela Embrapa. O curso é autoinstrucional, ou seja, não há tutoria.
Tendo em vista as mudanças provocadas pelo isolamento social, que estão a exigir novos olhares em direção ao cotidiano nosso de cada dia, a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) oferece essa alternativa para quem já pensou nessa possibilidade, mas não levou adiante “por falta de tempo”, e também como forma de chamar a atenção para uma atividade que envolve os cuidados com a alimentação e a saúde – física e mental.
“O curso tem como principal diferencial - com relação a outros cursos com a mesma temática já promovidos pela Unidade - o fato de ser on-line, construído na modalidade EaD (Educação a Distância), viabilizada por meio do computador e dispositivos móveis com acesso à internet. E com a vantagem de deixar as pessoas escolherem o melhor dia e horário para acessar o conteúdo, já que ficará disponível por tempo indeterminado na plataforma”, destaca o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Henrique Carvalho.
A ideia de disponibilizar o curso sobre Hortas em Pequenos Espaços, segundo ele, considerou o crescente interesse manifestado pelas consultas ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa Hortaliças, nas quais o cultivo de hortaliças em casa está entre os mais demandados, notadamente nesses últimos meses.
“O curso vai oportunizar a essas pessoas que têm solicitado informações sobre essa prática as informações sobre o aproveitamento de espaços vazios de corredores, varandas, sacadas, quintais e até janelas para produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e que também constituem uma ótima ocupação para a mente”.
Processo
Dividido em quatro módulos, o curso on-line traz as informações básicas que vão auxiliar nas diferentes etapas de plantio, condução e manutenção de hortas em espaços urbanos reduzidos, com explicações sobre como interagem os diferentes fatores associados à produção de hortaliças, como  solo, planta, água e luz adequados. A questão dos nutrientes presentes nas hortaliças e a sua importância para uma vida saudável também faz parte da abordagem, complementada por receitas que vão contribuir para diversificar os pratos e enriquecer as refeições.
“Cultivar temperos como salsa, coentro e cebolinha, ou folhosas como alface, rúcula e agrião não é, em resumo, privilégio de moradores da zona rural”, acentua Carvalho. “Com uma linguagem simples e direta, o curso irá mostrar que a produção e o consumo seguro de hortaliças estão ao alcance de todos”.
Dúvidas sobre o curso podem ser enviadas para o e-mail cnph.chtt@embrapa.br

PREVENÇÃO >> RN está em primeiro lugar do Nordeste na vacinação contra a influenza


image.pngO Rio Grande do Norte alcança resultado satisfatório na primeira etapa da vacinação contra a influenza, ocupando, na manhã desta segunda-feira (13), o primeiro lugar no Nordeste e o terceiro lugar no Brasil, com índice de 50,12% de cobertura vacinal.

“É um dado bastante positivo, visto que estamos bem acima da média nacional, que está em 42,8%, e da média do Nordeste, que está em 41,3%”, explica a coordenadora do programa estadual de imunização, Katiúcia Roseli.

Ela explica que mesmo com o encerramento da primeira etapa, os idosos e profissionais de saúde podem tomar a vacina. “A vacinação acontece de forma cumulativa, então os grupos da primeira etapa podem se vacinar até o final da campanha. A organização das datas foi feita para evitar aglomerações, mas as doses continuam disponíveis”.

A segunda etapa da vacinação acontece a partir do dia 16 de abril, quando devem tomar a vacina os profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A terceira fase acontecerá no período de 9 a 22 de maio, voltada para a vacinação de professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Este ano, no Estado, 1.108.180 pessoas estão previstas serem vacinadas. Para isso, o Ministério da Saúde enviará 1.214.800 doses, que garantirão a vacinação de 100% do público-alvo para a campanha.

Como forma de garantir a vacinação contra a influenza e conter a pandemia da Covid-19, a Sesap tem orientado os municípios a montar estratégias para evitar aglomerações, como o aumento da quantidade de locais disponíveis à população, além de medidas para prevenção dentro das unidades.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

ELEIÇÕES 2020 E A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS >> Aglomeração em convenções e testes das urnas são obstáculos para eleições, diz Barroso

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirma que a aglomeração das convenções partidárias e a fase de testes das urnas eletrônicas são os principais obstáculos à realização das eleições municipais de outubro em meio à pandemia do novo coronavírus.
Barroso assume a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir de 26 de maio, no lugar de Rosa Weber. O primeiro turno do pleito está marcado para 4 de outubro e o segundo, para o dia 25.
Em entrevista à Folha, o ministro defendeu que um possível adiamento das eleições seja por poucas semanas e se disse contrário à prorrogação do mandato de prefeitos e vereadores para depois de 1º de janeiro de 2021. A entrevista foi feita na quinta-feira (9) por videoconferência, por causa do isolamento social.
As eleições municipais vão ocorrer em outubro?  A minha bola de cristal está um pouco embaçada para responder com certeza. Essa decisão não precisa ser tomada agora, mas a gente não deve fechar os olhos à realidade. Se chegarmos em junho sem um decréscimo substancial da pandemia, é possível ter que fazer esse adiamento, que não deve ser por um período mais prolongado do que o absolutamente necessário para fazerem eleições com segurança. Gostaria de trabalhar com a ideia de que não seja necessário adiar e que, se necessário, que estejamos falando de algumas semanas e nada mais do que isso.
Qual problema pode atrapalhar as eleições devido à pandemia?  Há questões políticas e operacionais. As políticas são as datas das convenções partidárias, que têm limite até 5 de agosto e envolvem aglomeração. Além do próprio início da campanha, em 15 de agosto. Portanto, se houver risco de aglomerações em agosto, temos um problema.
Além disso, o sistema de urnas eletrônicas funciona primorosamente bem, mas depende de testes de segurança ao longo do período. Temos como marco junho para fazermos os testes e correções. Já temos o número de urnas suficiente para fazermos as eleições. A despeito disso, periodicamente se substitui uma parte das urnas que vão ficando antigas. Se isso não for possível, apenas teremos que aumentar o número de eleitores por urna.
A eventual destinação do fundo eleitoral para o enfrentamento do coronavírus poderia atrapalhar as eleições?  Esse é outro debate, sobre conveniência ou não desse fundo. As instituições vão ter que se adaptar à nova realidade dessa pandemia. Se o Congresso deliberar destinar parte do fundo ao coronavírus, a consequência será ter que fazer campanhas mais baratas.
Como o senhor vê, num possível adiamento das eleições, a possibilidade de prorrogar o mandato dos atuais prefeitos?  A prorrogação de mandato deve ser evitada até o limite do possível. Se ocorrer, que seja pelo mínimo tempo possível. Sou totalmente contrário à ideia de se fazer coincidir com as eleições em 2022, por questão de respeito ao princípio democrático, pois os prefeitos e vereadores foram eleitos por quatro anos e não têm mandato popular para ir além. Acho que não mudar as regras do jogo é um valor importante a ser preservado.
O senhor é a favor do voto obrigatório, qual sua opinião a respeito? Eu ainda acho bom o voto obrigatório. Há um conceito que eles usam nos Estados Unidos chamado ‘nudge’, que é: umas coisas na vida precisam ainda de um empurrãozinho. Embora ache que a democracia brasileira tenha evoluído bem, que nós tenhamos percorrido muitos ciclos do atraso em uma única geração, que criamos uma democracia estável, ainda sim acho que ela precisa desse empurrãozinho do voto obrigatório.
Nesse momento da vida brasileira não correria o risco da deslegitimação da política pelo baixo comparecimento do eleitorado. Portanto acho que o voto é um direito fundamental e acho que ainda deve por mais algum tempo ser uma obrigação. No mundo ideal, acho que deveria ser facultativo. Na vida brasileira desse momento, eu ainda acho que ele deve ser obrigatório para evitar as deslegitimação da política.

OS CRISTÃOS E O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA!

 A imagem abaixo deveriam servir como reflexão, uma vez que esses dias (período da Semana Santa) quando as redes sociais mostraram inúmeras mensagens de Páscoa, pedidos de paz, união.... E em muitas dessas mesas o pensamento das pessoas é o mesmo daqueles que mataram Jesus! 👇👇  


Anvisa tentou mudar decisão sobre agrotóxico altamente venenoso



Em meio à crise causada pela covid-19, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretendia fazer mudanças na resolução que estabelece cronograma de proibição do agrotóxico paraquate. Usado em diversas lavouras, especialmente na soja, pelo baixo custo, é classificado como extremamente tóxico à saúde humana. Ataca de maneira grave todos os tecidos do organismo. A intoxicação pode se dar por inalação ou ingestão. Para se ter ideia da periculosidade, a ingestão acidental de uma quantidade equivalente a uma colher de café é fatal. Provoca ainda mutações genéticas e degeneração no sistema nervoso central.
Proibido em vários países, na União Europeia inclusive, deverá ser proibido no Brasil em 22 de setembro. Por meio da Resolução 177, de 21 de setembro de 2017, a Anvisa deu três anos de prazo para a liquidação dos estoques do veneno no país. No entanto, em tempo de liberação geral desses produtos no país – mais de 600 desde janeiro de 2019, muitos deles altamente tóxicos e proibidos em outros países – houve a tentativa de alterações dessa resolução, muito provavelmente para estender o prazo para as vendas de paraquate no país.
De acordo com o Ministério Público Federal em Dourados (MS), a Anvisa havia marcado reunião deliberativa com esse objetivo para o último dia 31. E sem divulgar previamente a minuta da proposta de alteração no site da agência, como é costume – o que para o MPF constitui ilegalidade. Segundo o MPF, a alteração só poderia ser feita com a apresentação de “novas evidências científicas que excluam o potencial mutagênico (capacidade de causar alteração nas células) do Paraquate em células germinativas”, o que deveria ser comprovado com a apresentação de “estudos de mutagenicidade e estudos de biomonitoramento”.
No entanto, nenhum estudo foi apresentado. Para o MPF, há irregularidade também na ausência dos estudos sobre o produto. E a falta de transparência da proposta da Anvisa, de realizar uma reunião “em meio ao cenário de isolamento social e enfrentamento da pandemia decorrente da disseminação da Covid 19”, foi considerada inadequada. No dia 30, véspera da reunião, o juiz federal Moises Anderson Costa Rodrigues da Silva, da 1ª Vara Federal de Dourados, acatou o pedido do MPF. E determinou que a Anvisa tirasse da pauta de reunião da diretoria colegiada, realizada no dia seguinte.
Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/

OS CUIDADOS AO USAR A TENOLOGIA >> Pesquisa aponta que ciberataques a dispositivos móveis cresceram 124%



Como uma espécie de “faca de dois gumes”, a tecnologia traz benefícios e também malefícios. Em meio às diversas vantagens proporcionadas pelo avanço da computação, surge o uso indevido e até criminoso das ferramentas tecnológicas. É o caso dos delitos cibernéticos, que têm cada vez mais ganhado espaço no ambiente virtual.

E a situação é realmente preocupante. Uma pesquisa de âmbito nacional divulgada recentemente revelou que ciberataques a dispositivos móveis cresceram 124% no mês passado em todo o Brasil. Os especialistas acreditam que o atual cenário de trabalho remoto e ataques via WhatsApp usando a pandemia do coronavírus contribuíram fortemente para elevar esse aumento.

Segundo o levantamento da Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997, os ataques tipo phishing (prática de roubar – ‘pescar’ – dados das vítimas) contra dispositivos móveis mais que dobraram em março deste ano em todo o país. De fevereiro a março, a empresa de cibersegurança detectou aumento de 124% neste tipo de golpe.

Para especialistas da área, este crescimento está diretamente ligado às várias mensagens maliciosas circulando no WhatsApp, se aproveitando até da pandemia do Covid-19. Eles alertam que entre as principais formas utilizadas para ganhar dinheiro, essas mensagens fazem a vítima baixar apps legítimos (sendo remunerado via programas de afiliação) ou roubam os dados pessoais do usuário para usá-los em outros ataques.

"Os cibercriminosos adaptam seus golpes diariamente e mandam mensagens bastante convincentes. No mesmo dia que o governo anunciou o auxílio emergencial, vimos mensagens maliciosas circulando no app de mensagem. Eles se aproveitam da ansiedade da população", afirmou Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil. Ele avalia que a adoção repentina do trabalho remoto nas últimas semanas devido ao isolamento social aumentou a ação dos cibercriminosos.

Especialistas dão dicas para evitar cair em golpes cibernéticos
Especialistas com atuação na área dão diversas dicas para evitar cair em golpes cibernéticos. As recomendações incluem medidas como sempre suspeitar de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente, quando o endereço parece suspeito ou estranho.

Outra orientação é sempre verificar o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos. “Para isso, pressione o link até copiá-lo e cole-o no bloco de notas ou no WhatsApp para revisar o endereço do site”, detalha a dica.

O cuidado envolve também em verificar se a mensagem é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização - ou os perfis nas redes sociais. “Se não tiver certeza de que o site é real e seguro, não insira informações pessoais”, avisa, sugerindo também ao usuário a utilizar soluções de segurança confiáveis no celular, como aplicativos que bloqueiam o acesso ao site falso, caso o usuário clique no link malicioso.

“Garanta que todos os dispositivos, programas, aplicativos e serviços estejam nas versões mais recentes e mantenha-os atualizados. Tenha um programa de segurança de confiança em todos os dispositivos, principalmente os móveis, e ative o firewall. Habilite também controle de aplicativos para assegurar que apenas os apps autorizados sejam instalados”, conclui.

PF detecta aumento significativo de ameaças cibernéticas durante pandemia
“Não seja vítima de fraudes! Verifique a origem e se proteja!”. Esse foi o alerta dado pela Polícia Federal (PF) em material divulgado nesta semana pela corporação sobre um aumento significativo de ameaças cibernéticas durante a pandemia do coronavírus.

A PF disse ter detectado realmente um crescimento desse tipo de delito em meio à crise sanitária provocada pelo Covid-19. Segundo a corporação, os criminosos utilizam campanhas falsas - compostas por meio de e-mails, links, mensagens por aplicativos, ligações telefônicas e outros canais – para obter dados bancários e informações pessoais para o cometimento de crimes cibernéticos.

Diante desse quadro, a PF emitiu uma série de orientações para prevenção, como não clicar em links enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens em nome de instituições bancárias; não preencher dados de cartões de crédito em formulários e nem informar dados de cartões de crédito e senha em ligações telefônicas; e procurar as informações junto ao banco nos canais oficiais.

A PF também orienta a não repassar dados pessoais em mensagens disparadas por meio de aplicativos como Whatsapp, SMS, e-mails e até telefonemas para suposto cadastro dos beneficiários do auxílio emergencial aprovado pelo Governo Federal. “Fique atento e baixe apenas os aplicativos indicados nos sites oficiais”, avisa, alertando que solicitações de empréstimos e transferências oriundas de contatos no Whatsapp podem ser golpes.

“Ligue para o seu contato e confirme a solicitação”, recomenda, dando a dica de ficar atento a boletos, visto que códigos de barras podem ser facilmente alterados. “Qualquer dúvida, entre em contato com o credor e emissor do boleto ou com a sua instituição bancária”, acrescenta.