sábado, 11 de agosto de 2012

Eleitorado supera população em mais de 300 municípios

Por Rosanne D'Agostino, G1




Passagem (RN) é a segunda cidade com maior disparidade entre população e eleitorado, com um total de 4.580 eleitores e uma população de 2.910 pessoas.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que 305 municípios têm mais eleitores que habitantes, se levada em conta estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da população residente por município para 2011 – os dados são os mais atualizados do instituto e foram publicados no “Diário Oficial da União”.

O percentual de municípios onde o total de eleitores é maior do que a população é de 5,5% dentre 5.564 cidades do país com ambos os números disponíveis – o IBGE possui dados de 5.568 municípios. O Brasil tem uma população estimada de 192.376.496 habitantes para 2011. O TSE contabilizou, em julho deste ano, 140.394.103 eleitores aptos a votar no país e outros 252.343 que votam no exterior – cerca de 70% da população brasileira.

De acordo com o TSE, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil, e alguns municípios desenvolvem características específicas que levam a essa situação, o que, segundo o tribunal, não configura necessariamente fraude.

Eleições 2012 >> Facebook pode ser punida por Justiça Eleitoral



Do portal Terra

A rede social Facebook poderá ter que suspender o acesso dos usuários em todo o País por 24 horas por descumprimento de uma liminar.

No final da tarde desta sexta, o Facebook apresentou ao juiz da 13ª Zona Eleitoral de Florianópolis, Luiz Felipe Siegert Schuch, autor da decisão, um pedido de reconsideração. O juiz ainda analisa o caso, que só deve ser decidido na próxima segunda-feira (13).

Se a decisão do juiz for mantida, o Facebook deverá interromper o acesso à rede social e apresentar a informação de que o site está fora do ar por descumprir a legislação eleitoral. Se essa determinação não for atendida, a empresa terá que pagar multa diária de R$ 50 mil e o prazo de suspensão do Facebook no País será duplicado.

De acordo com a decisão, o Facebook descumpriu uma liminar anterior que determinou que fosse retirada do ar a página “Reage Praia Mole”. A suspensão foi solicitada pelo vereador Dalmo Deusdedit Menezes (PP), de Florianópolis, que concorre à reeleição. O parlamentar argumentou que houve veiculação de “material depreciativo” contra ele, feita de maneira anônima por um usuário. O juiz eleitoral também determinou a identificação das pessoas que criaram a página no Facebook.

Segundo o TRE-SC, o Facebook poderá recorrer ao tribunal regional ou ainda ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A assessoria de imprensa do Facebook no Brasil informou que ainda aguarda um posicionamento oficial da sede, na Califórnia (Estados Unidos), para se manifestar.

Evento em Lajes debate sobre Turismo, Educação, Economia e Cultura

Teve início na noite de ontem 10, e continuará durante todo o dia  de hoje  a I Feira de Geoturismo da Região Central, que está sendo organizada pela Associação Trilheiros da Caatinga.

Evento esse que merece toda a nossa atenção e respeito por está tratando de aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais que envolvem não apenas nossa cidade mas a nossa sofrida região.

Seria de grande importância para aqueles que estão pretendendo atuar na área de gestão publica, participar desse evento, pois com certeza sairiam com uma visão bem mais contextualizada sobre o potencial que tem nossa cidade e que precisa trabalhar ainda mais com relação a esse aspecto.

FOTOS DA ABERTURA DA I FEIRA DE GEO TURISMO DA REGIÃO CENTRAL

Eudes, João Augusto, Cícero Lajes, Leandro

Domingo de cultura e educação

Nesse domingo (12), o Parque das Dunas dentro da programação do Agosto da Alegria, será palco para expressões artísticas e ações de educação ambiental. Durante a manhã, às 11h, o espetáculo infantil “Casa de Contos” sobe ao palco do anfiteatro Pau Brasil e promete muito encanto e diversão para os pequenos.

À tarde, o fascínio fica por conta do centenário “Pastoril de Dona Joaquina”, grupo folclórico da cidade de São Gonçalo do Amarante, que se apresentará às 16h30. A entrada do Bosque custa apenas 1 real.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

AVALIAÇÃO » Curso de Geofísica da UFRN é avaliado com nota máxima pelo MEC




O curso de Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi avaliado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) com a nota máxima: cinco. A visita dos avaliadores aconteceu nos dias 6 e 7 deste mês.

Essa foi a primeira avaliação do curso. Entre os quesitos considerados pelo MEC constavam infraestrutura, corpo docente, colegiado e apoio estudantil.

A graduação em Geofísica na instituição foi criada em 2007. A primeira turma ingressou em 2008 e no segundo semestre de 2011 já foram formados os primeiros alunos.

Para o coordenador do curso e professor da disciplina Problemas Geofísicos Inversos, Walter Eugênio de Medeiros, um dos fatores que contribuiu para o conceito cinco foi a colaboração do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência de alunos na educação superior.

“Ele [o REUNI] foi completo no sentido de nos ofertar infraestrutura, orçamento, técnicos e professores em nossa grade. Temos um quadro de 16 professores e mais dois voluntários que sempre buscam repassar seus conhecimentos para nossos alunos”, explica o professor Walter Eugênio.

Outro fator ressaltado pelo coordenador do curso é o apoio da Petrobras através da Rede Temática de Geofísica Aplicada, que se constitui num conjunto de instituições nacionais de Ciência e Tecnologia coordenado pela própria Petrobras. Essas instituições estão voltadas para pesquisa e desenvolvimento de soluções para indústria de petróleo e gás.

“Não podemos deixar de falar no grande apoio que a Petrobras nos deu. Inauguramos juntos com essa empresa o nosso laboratório de Geofísica Aplicada, em maio do ano passado”, destaca Walter Eugênio.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Inferno astral Rosalba tem dificuldade de fazer campanha para aliados


 
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vive um momento incomum, sem precedentes na história política do Rio Grande do Norte. Em pleno período eleitoral em 167 municípios do estado, só participa da campanha em um: Mossoró.

Rosalba, apesar de estar no mais relevante cargo político-administrativo do estado, não é chamada a participar de campanha de aliados nos municípios. Na verdade, não faltam restrições à sua presença.

Em muitos municípios, os adversários provocam correligionários-candidatos da governadora, cobrando sua participação em palanque.

Em Pau dos Ferros, por exemplo, a candidatura a prefeito de Fabrício Torquato (DEM) é obrigado a conviver com esse incômodo. Os oposicionistas cobram a presença de Rosalba, vinculando Fabrício e o prefeito Leonardo Rego (DEM) à governadora.

Em Mossoró, seu berço político, a governadora não navega em berço explêndido. Pesquisas já apontam que sua reprovação é maior do que aprovação. Teve escassas aparições públicas na campanha da sua candidata a prefeito, vereadora Cláudia Regina (DEM).

Rosalba tem sido aconselhada a evitar corpo a corpo em áreas periféricas. Há poucas semanas foi obrigada a encerrar antes do tempo uma caminhada pelo centro da cidade, para fugir à presença de manifestantes do Meios, extinto por sua decisão.

Em Natal, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), apoiado pela governante, não contou com ela em qualquer programação. Nem tem feito diligências para que ela dê o ar de sua graça.

Fonte: Blog do Carlos Santos

NOTA DO BLOG: 
Mediante a matéria acima, surge um questionamento com relação a Lajes: será que durante essa eleição municipal a governadora voltará a nossa cidade para "ajudar" na campanha de seus seguidores políticos, que em outros momentos já afirmaram ser amigos íntimos e que nós sabemos quem são e onde estão agora?

Saiu o resultado da pesquisa Perfil/Tribuna do Norte em Lajes

 
Intenção de voto

O prefeito Benes Leocádio lidera a pesquisa registrada pela Perfil, no Tribunal Regional Eleitoral, sobre a sucessão municipal deste ano, em Lajes. 

A sondagem estimulada mostra que Benes tem 66% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Nonato, com 7,5%, e, em terceiro, Lourdinha Arruda, com 4,75%. A pesquisa aponta ainda que 18% dos entrevistados estão indecisos e 3,75% responderam que votam “branco ou nulo”. 

Espontânea

Na pesquisa espontânea desta sondagem da Perfil, Benes Leocádio ficou com 58,25%. O percentual de indecisos foi de 32,75%. Os demais citados foram Nonato (2,5%), Lourdinha Arruda (2,5%), Edvan (0,75%). Outros nomes somaram 0,25%. Além disso, 3% afirmaram “branco ou nulo”. A pesquisa foi aplicada nos dias 28 e 29 de julho e está registrada sob o número 00048/2012-RN.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte (TN On line)

Política Dezessete são rejeitados

Fonte: Jornal Tribuna do Norte 


O portal do Tribunal Superior Eleitoral está com o balanço parcial dos registros negados para candidaturas a prefeito no Rio Grande do Norte. No total, foram 17 pedidos rejeitados para a titularidade do Executivo e há 23 rejeições de candidatos a vice-prefeito. 

No entanto, a lista ainda poderá aumentar, uma vez que não figuram nela decisões em primeira instância já conhecidas como é o caso de Bruno Patriota, que disputaria a Prefeitura de Ielmo Marinho pelo PSD e teve o registro negado e Giovannu César, conhecido como Gija, também com negativa para disputar o Executivo de Tangará.

Pelo sistema oficial da Justiça Eleitoral, em pelo menos seis municípios não há candidatos aptos a prefeito e vereador, mas também eles não figuram como "rejeitados": Jundiá, Lagoa de Pedras, Passagem, Santo Antônio, Serrinha e Várzea. O fato indica que o Judiciário está processando as informações dos postulantes a mandatos em 2012. Em Guamaré, os dois candidatos que pediram registro foram rejeitados. Em outros oito municípios o sistema mostra que apenas um candidato está apto: Caiçara do Rio dos Ventos,  Coronel João Pessoa, Currais Novos, Galinhos, Itajá, João Dias, José da Penha e Monte Alegre.

Na lista já divulgada pela estatística oficial da Justiça Eleitoral como candidaturas "inaptas" estão o ex-prefeito de Canguaretama Jurandir Marinho (PSD), pai da deputada estadual Gesane Marinho (PSD). O ex-gestor de Currais Novos, José Lins (PR), que disputaria o Executivo daquele município também está na lista da Justiça Eleitoral. O médico Fernando Cunha, que já foi prefeito de Macaíba e planejava entrar na disputa novamente pelo PMN, está na lista dos negados pela Justiça Eleitoral.

O advogado Diogo Pignataro, especialista em Direito Eleitoral, explicou que no caso de registros de candidaturas negados pela Justiça Eleitoral em primeira instância os recursos têm efeitos suspensivos. Ou seja, os políticos podem continuar na campanha eleitoral até que tenha o processo negado pela segunda instância. "As decisões em primeiro grau são suscetíveis de recurso. E eles têm efeito suspensivo, fazendo com que os candidatos permaneçam em campanha até o julgamento do recurso", explicou o advogado. 

REGISTROS NEGADOS (Veja lista):

Eduação: Lei de Responsabilidade não impede decisão judicial


  TJ_RN

 O TJRN não acatou o argumento do Estado de que a promoção vertical e horizontal de uma professora estariam condicionadas à existência de vaga, além da necessária previsão orçamentária e adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal.

A decisão da 2ª Câmara Cível, que manteve a sentença inicial, destacou que a autora da ação cumpriu o estágio probatório, tendo em vista que se encontra no exercício do cargo desde 04/04/81 e também atendeu ao prazo disposto no artigo 45, da Lei Complementar Estadual nº 322/2006.

Além destes pontos, se observa que a servidora possui as titulações necessárias à efetivação da promoção vertical, na carreira de Professora do Magistério Público Estadual e, com isso, o direito ao pagamento das diferenças salariais decorrentes da promoção vertical para o Nível III, letra "A".

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Eleições 2012 em Lajes: Reunião entre candidatos e Justiça Eleitoral


 
Nessa quinta-feira, 09 de agosto, acontecerá em Lajes mais uma reunião convocada pela Justiça Eleitoral com os candidatos a prefeito e a vereadores, para realizar alguns esclarecimentos sobre o andamento das movimentações políticas em nossa cidade.

A referida reunião acontecerá na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza a partir das 14:00 horas.

Coordenação do SAMU visita Lajes e confirma implantação da unidade

Dr. Luiz Roberto

Um dia muito importante para o futuro do serviço de atendimento de urgência e emergência móvel em Lajes. Nesta quarta-feira, 8, uma comitiva do SAMU metropolitano esteve no município para visitar o local onde a Prefeitura pretende instalar a unidade.

Após visita nas instalações do Hospital e Maternidade Aluízio Alves, a equipe do SAMU foi recebida por vereadores, prefeito e vice-prefeito, secretários e membros de conselhos municipais para falar como irá funcionar a unidade em Lajes. A equipe aprovou a estrutura apresentada pela APAMI e pela Prefeitura que passará apenas por algumas melhorias, assim como todo o hospital.

O coordenador do SAMU e médico, Dr. Luiz Roberto, disse que estava muito feliz pelo que viu na cidade. Elogiou a limpeza, organização e estrutura disponível para o município, o que para ele é difícil encontrar em diversas cidades do estado. O médico disse que a cidade de Lajes esta de parabéns, ele visitou as instalações do Posto de Saúde Luiz Lopes, que atualmente vem com muito sacrifício atendendo os casos de urgência, e declarou que nem mesmo na capital as condições são parecidas como a de Lajes.

Para o Dr. Luiz Roberto, a cidade de Lajes é um ponto estratégico no SAMU por ser uma cidade central se tornando viável o serviço de atendimento em urgências e emergências. O coordenado disse que em um prazo de 60 dias a SAMU já deve iniciar suas atividades, tudo depende apenas das adequações que serão feitas no ponto de apoio e o processo de seleção dos servidores que passarão por uma formação.

O que é o SAMU
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.

UPA
Equipe visita terreno na Avenida José Militão Martins

A equipe também aproveitou a visita a Lajes para conhecer o local onde será construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Esta nova unidade de saúde que a cidade receberá esta em processo licitatório devendo em mais alguns dias ter todos os prazos para a construção definido.

Fonte:Blog do Robson Cabugi

Política em Lajes: Recado de um eleitor (Lição de cidadania)

Achei bastante oportuno reproduzir aqui o recado dado pelo amigo Cícero a alguns "políticos" que só lembram das  pessas no período da campanha eleitoral, quanto querem pedir o voto e tentam agradar de todo forma.  Isso foi uma verdaira lição de Cidadania. Parabéns!!!!

Vejam abaixo o aviso deixado por Cícero tanto em seu blog, como também em seu facebook:

AVISO IMPORTANTE

Cícero Lajes 
Aviso aos senhores candidatos que a partir de hoje até o dia da eleição eu tenho plenas condições de andar a pé. Por favor não insista em me dar carona, se não fizeram isso quando precisei por que vou querer agora?

RN: educação falida

Entra ano, sai ano, entra governo, sai governo…e o RN continua lanterna em ensino público.

E já ganhou as páginas nacionais.

De acordo com dados de pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e tabulados para o jornal O Estado de S.Paulo, pelo economista Ernesto Martins Faria, da Fundação Lemann, as primeiras séries de cada ciclo escolar concentram picos de reprovação e abandono.

O RN aparece ao lado de Alagoas e Sergipe no vergonhoso dado que aponta: de todos os alunos matriculados no 6.º ano (antiga 5.ª série) do ensino fundamental das redes estaduais, no ano passado, apenas a metade foi aprovada para a série seguinte. A outra foi reprovada ou abandonou a escola.

Das 27 unidades da federação, só 11 aprovam mais de 80% dos estudantes no 6.º ano. Situação que se agrava ainda mais no primeiro ano do ensino médio, quando nenhum estado atinge os 80% de aprovação. Nesse caso, além do alto índice de reprovação, cresce também o porcentual de alunos que abandonam os estudos. No RN, o índice dos que saíram da escola foi somente de 29%.

Fonte: Twitter da Abelhinha (Jornal Tribuna do Norte)

Lei que reduz cobrança de serviços oferecidos pelos cartórios entra em vigor

quarto_cartorioComeça a vigorar hoje, 9, a nova Lei das Custas, que altera a Lei nº 9.278. Aprovada em maio deste ano na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) e sancionada pela governadora Rosalba Ciarlini, a nova legislação traz alguns benefícios para a população, como a redução nos valores cobrados tanto nas custas processuais, como nos serviços oferecidos pelos cartórios.
 
Apesar de já estar vigorando, os efeitos da lei só serão sentidos a partir do sábado, 11, data em que os valores reduzidos entrarão em vigor, como explica a tabeliã substituta do 4º Ofício de Notas de Mossoró, Lucimar Fontes: "A nova tabela valerá a partir do dia 11, e nós já disponibilizamos os valores em nosso mural. Precisamos nos adaptar a essas mudanças, e tudo aquilo que é bom para o público é bom para gente, até porque nós também somos consumidores. Não haverá nenhum tipo de prejuízo para os cartórios", destaca.
 
Com a nova lei, o valor pago pelo registro de casamento, por exemplo, que era em média R$ 291,38, caiu para R$ 196,00. Também houve redução do valor pago pelo divórcio ou separação sem bens, de R$ 518,00 para R$ 248,00, mesmo valor que passará a ser cobrado pelo registro da escritura ou contrato do pacto antenupcial (que é feito por aqueles que querem casar-se com separação de bens).
 

Absurdo! Anatel afirma que a TIM interrompe ligações do plano Infinity



A briga entre a Anatel e as operadoras ganhou um novo episódio: relatório feito pela agência afirma que a TIM derruba o sinal das ligações de propósito.

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a Anatel monitorou ligações de consumidores da TIM entre março e maio e detectou uma grande diferença na queda das chamadas feitas por usuários do plano Infinity e os outros clientes.

A Anatel verificou que as ligações foram interrompidas quatro vezes mais com os usuários do Infinity. Com isso, a agência concluiu então que a operadora derruba as ligações desses clientes propositadamente.

O plano Infinity faz com que os usuários paguem pela ligação, e não pelo tempo. Assim, a TIM supostamente interrompe as chamadas forçando os clientes a realizarem mais uma ligação para pagar novamente. A operadora teria faturado R$ 4,3 milhões ao derrubar 8,1 milhões de ligações.

O Ministério Público do Paraná pediu nova proibição nas vendas de chips da operadora no Estado, o ressarcimento aos consumidores Infinity prejudicados e o pagamento de uma indenização por dano moral coletivo.

A TIM respondeu ao jornal afirmando que está trabalhando na melhoria das suas redes. No Paraná, de acordo com a operadora, a rede está sendo ampliada e modernizada e a troca dos sistemas 2G e 3G ocorrerá até setembro, o que vai melhorar o serviço em até 60%.

Fonte: Via Olhar Digital


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Evento importante para o meio ambiente, a cultura e o turismo em nosso municiípio


A Associação lajense Trilheiros da Caatinga, realiza nesse final de semana, um  importante evento para o desenvolvimento do turismo, da cultura e do meio ambiente em nosso município.  

Vale a pena participar!


Candidatos são convidados a assumir compromisso com a educação

A CNTE, por meio de seus filiados, está dialogando com os candidatos das eleições municipais para obter deles o compromisso com as políticas de valorização do magistério e de promoção do ensino público de qualidade. Todos estão sendo convidados a assinar a carta-compromisso elaborada pela Confederação, que prevê pontos como o cumprimento da Lei do Piso e a ampliação dos programas do livro didático, da merenda e do transporte escolares para toda a Educação Básica. Conheça abaixo a íntegra do documento.

Carta-Compromisso

Sr(a) Candidato(o) a Prefeito(a):
Após longo período sem os devidos investimentos sistêmicos, a educação pública brasileira passou a contar com políticas cooperativas entre os entes federados, as quais tendem - principalmente depois das regulamentações do regime de cooperação institucional e do sistema nacional de educação, com destinação de 10% do PIB para a educação - a apresentar resultados mais promissores do ponto de vista da qualidade educacional, da inclusão social, do desenvolvimento sustentável e da distribuição de renda no país.

O Fundo da Educação Básica (Fundeb), o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, a instituição de política nacional para formação dos professores e funcionários da educação e a ampliação dos programas do livro didático, da merenda e do transporte escolares para toda a educação básica (pré-escola ao ensino médio) são algumas das medidas que buscam contribuir para a melhoria do aprendizado dos estudantes, e que precisam ser postas em prática em todas as redes públicas de ensino.

A partir do próximo ano, as prefeituras e os demais entes federados passarão a contar com um novo referencial de qualidade. O Plano Nacional de Educação, em debate no Congresso Nacional, neste ano de 2012, já prevê as seguintes questões a serem assumidas por Prefeitos, Governadores e Presidente da República:
  1. atingir o percentual de 10% do Produto Interno Bruto em Educação;
  2. extinguir o analfabetismo literal e funcional, universalizar as matrículas da pré-escola ao ensino médio e ampliar, no mínimo em 50%, sobretudo os municípios, a oferta de creches públicas para os(as) filhos(as) das famílias trabalhadoras;
  3. implantar a gestão democrática nas redes de ensino, por meio de lei local, inclusive prevendo a eleição direta para as direções escolares;
  4. equiparar, até o sexto ano de vigência do PNE, a remuneração média do magistério à de outras categorias profissionais com mesmo nível de escolaridade, através do pagamento do piso salarial nacional da categoria na base do plano de carreira, bem como destinando, no mínimo, um terço da jornada do(a) professor(a) para a hora-atividade (extrassala);
  5. constituir planos de carreira para todos os profissionais da educação, lembrando que, no caso do magistério, essa exigência já consta da Lei Federal nº 11.738, a qual necessita ser cumprida, integralmente, por todas as administrações públicas, a fim de se promover a valorização do magistério e, consequentemente, a elevação da qualidade com equidade em todas as regiões do país.
Os(As) trabalhadores(as) em educação, em mais uma eleição municipal, manterão a tradição de se comportarem como formadores de opiniões em seus locais de trabalho e nas comunidades em que vivem. Neste sentido, a categoria apresenta ao(à) Sr.(a) candidato(a) sua pauta de reivindicação para ser observada na plataforma eleitoral e, caso eleito(a), para implementá-la em sua gestão municipal.

Fonte: CNTE

Rosalba é reprovada até mesmo em ‘sua’ Mossoró

O que parecia inimaginável até bem poucos meses, aconteceu.

A pesquisa Blog do Carlos Santos/Instituto Consult, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE), sob o número 00044/2012, mostra que a situação do Governo Rosalba Ciarlini (DEM) definha em sua própria cidade.

A reprovação administrativa de Rosalba Ciarlini, que se espraiou por todo o estado de forma acachapante, também atinge Mossoró.

Aos olhos dos mossoroenses, a ex-prefeita (três vezes) e atual governadora Rosalba Ciarlini tem desaprovação de 49,50% e aprovação de 43,50%.
E 7% dos ouvidos estão “Sem Opinião Formada”.

Na pesquisa veiculada no dia 9 de julho, com dados coletados entre os dias 3 e 4 do mesmo mês, a desaprovação estava em 41% e a aprovação em 46,50%. A mesma sondagem detectou que 12,50% estavam “Sem Opinião Formada”.

Queda
A reprovação aumentou 8,50 pontos percentuais em relação ao mês de julho e a aprovação caiu 3 pontos percentuais num comparativo com igual período.

Fonte: Blog de Carlos Santos

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Homenagem ao RN, nosso rico e bonito Estado, por esta data!!!!!!

Fonte: Imagens do facebook

Pesquisa eleitoral em Lajes: Resultado bastante esperado


Nesta quarta- feira, dia 8 de agosto, com certeza, candidatos e também os eleitores que acompanham mais de perto a política lajense, estarão ainda atentos, devido  a divulgação dos resultados de uma pesquisa eleitoral que foi realizada em nossa cidade pelo Instituto Perfil, com registro no TRE com nº  RN-00048/2012.

Os números apresentados pela pesquisa trarão um retrato mais fiel de como estão caminhando as várias candidaturas tanto a prefeito como também para vereador e ainda procura saber quem é a maior liderança política do município. 


Esporte >> Futsal de Lajes no cenário estadual

No comando de Licurgo Fernandes, a seleção Sub20 de futsal da nossa cidade fez sua estreia no Campeonato Estadual. 
 
Jogando no Ginásio de Esporte Deputado Nélio Dias, em Natal, no último sábado (04), a equipe lajense empatou em 1x1 com a seleção de Macau, em um jogo bem disputado. O gol foi marcado por Jefinho. 
 
Seleção Lajense
Fonte: Blog de Júnior Martins

DEFINIDO: Lajes receberá SAMU


Foi realizada na última sexta-feira, 3, uma reunião entre a secretaria municipal de saúde, prefeitura munipal e a coordenação do SAMU Metropolitano localizado em Macaíba para ser anunciado a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), um programa do Ministério da Saúde em parcerias com o governo estadual e municpal.

A cidade de Lajes foi inserida no Plano Estadual de urgência e emergência devido a Prefeitura Municipal buscar junto aos órgãos competentes a instalação do serviço na cidade, assumindo a responsabilidade de viabilizar as instalações para o funcionamento da unidade..
Os representantes do poder público de Lajes, o prefeito Benes Leocádio e a Secretária Maria José de Paiva foram recebidos pela coordenação estadual do SAMU, a Sra. Cecilia Piscinim que apresentou em detalhes todos os procedimentos do serviço, bem como esclarecer pontos importantes para os trabalhos que deverão ser feitos com a SAMU em Lajes.


Hoje tem América. Hoje tem Nazarenão!


A torcida rubra tem compromisso na noite de hoje no estádio Nazarenão.

O América enfrentará o Atlético PR em busca de mais uma vitória. Não esperem um jogo fácil, pois com certeza não será. Agora, podem esperar uma equipe forte e em busca da vitória.

Roberto Fernandes já disse que Fabinho e Márcio Passos voltam na noite de hoje. Sendo assim, a equipe rubra jogará completa.

Mesmo o jogo sendo numa terça-feira as 21h00 o torcedor rubro precisa comparecer para dar uma força a sua equipe, pois uma vitória será de fundamental importância.

Caso conquiste a vitória o clube rubro chegará aos 30 pontos e voltará a ficar entre os quatro primeiros da série B.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

CNE discute normatização da jornada do magistério


No dia 8 de agosto a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) se reúne para debater o parecer número 09/2012, que trata da normatização da jornada de trabalho do professor, conforme previsto na Lei 11.738 (Lei Nacional do Piso).

A matéria será relatada pela conselheira Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp e vice-presidente da CEB/CNE. 

A CNTE convida todas as entidades filiadas a assistirem a reunião, que começa às 14h, e acompanharem esse importante debate para a categoria.

Fonte: CNTE







Retratos da Leitura: média de leitura do brasileiro é de apenas 2,1 livros por ano

Imagen extraída do facebook

Esta semana a cultura esteve no centro dos debates na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação e Cultura (CEC) realizou durante a semana audiência pública para discutir os resultados da terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, que tem por objetivo avaliar o comportamento do leitor brasileiro.

Os parlamentares receberam a informação de que a média de leitura do brasileiro é de apenas 2,1 livros por ano, segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

O estudo revela que, no total, a média de leitura do brasileiro é de 4 livros anuais, dos quais dois não são lidos até o final. O número é menor do que o registrado em 2007, quando foi feita a 2ª edição da pesquisa. Na época, a média de livros lidos por ano era de 4,7.

O levantamento foi feito pelo Ibope Inteligência com 5 mil entrevistados em 315 municípios entre junho e julho de 2011. A pesquisa, encomendada pelo Instituto Pró-Livro, mostra ainda que metade da população - cerca de 88,2 milhões de pessoas - é considerada leitora, ou seja, leu ao menos um livro nos últimos três meses. O índice é menor do que o registrado em 2007, quando 55% da população havia declarado ter lido ao menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa. O Centro-Oeste é a região com melhor média de livros lidos, seguido pelo Nordeste, Sudeste, Sul e Norte.

A Bíblia é o livro mais lido no Brasil, seguido por livros didáticos, romances, livros religiosos, contos e livros infantis. As mulheres leem mais do que os homens. Enquanto 53% delas são leitoras, entre os homens o índice é de 43%.

Ainda segundo a pesquisa, 75% da população nunca frequentou uma biblioteca na vida. Presente à abertura do seminário Retratos da Leitura no Brasil, no qual o levantamento foi divulgado, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse que o governo trabalha para zerar o número de municípios sem biblioteca.

(site da Liderança do PT/Câmara)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Para Justiça Eleitoral, Eliana Gabiru é Ficha Suja

A justiça eleitoral do município de Lajes acaba de anunciar o indeferimento do registro de candidatura da candidata à vereadora Eliana Gabiru, mãe do ex-vereador e candidato a Prefeito do PT, Nonato Santos.

Em 2008, quando foi candidata à vice na chapa de Edivan Lopes, Eliana foi condenada por abuso de poder político, quando efetuou a contratação de mais de 70 servidores pagando menos que o salário mínimo.

Eliana foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN e deveria passar 3 anos inelegíveis. Com o advento da “Lei da Ficha Limpa”, Eliana Santos ficou inelegível por 8 anos. Desta forma, Eliana Gabiru não poderá disputar eleições até 2016. Enfim, “Eliana é FICHA SUJA”.

Eliana poderá recorrer da decisão ou até mesmo colocar outro candidato em seu lugar.

Fonte: Blog do Robson Cabugi

As eleições 2012 e as representações partidárias no município de Lajes



Com a definição das candidaturas majoritárias e proporcionais, observa-se que, após o dia 07 de outubro, acontecerão várias mudanças na representação das siglas partidárias em nossa cidade. Parte disso começou a se concretizar já no período de registro de candidaturas, quando o DEM e o PSB não apresentaram candidatos. Nesse contexto, o PP foi outro partido que também perdeu forças com a saída de Benes Leocádio de seus quadros para ingressar no PMDB.

Os demais partidos: PDT, PMDB, PP, PR, PHS e PTB lutam para ampliar, ou pelo menos manterem a vaga que possuem na Câmara Municipal. Já o PMDB foi o quem mais se fortaleceu para esse pleito, com a vinda de Benes para disputar a prefeitura.

Com relação ao PT lajense que atualmente tem duas cadeiras no legislativo, (sendo o partido com maior número de vereadores na câmara municipal), corre o risco de não conseguir repetir o feito de 2008 em virtude da “aliança” formada com o PTB e o PMN.

Também nesse ano temos vários partidos que estão pela primeira vez na disputa por vagas no legislativo, que são: PC do B, PRB, PSDC, PSDB e ainda o PMN que teve a sua principal candidata a vereadora, Eliana Gabirú, cassada pelo TRE por abuso de poder político durante a campanha de 2008.

Capacitação >> Professores podem se inscrever em curso de prevenção às drogas


Professores podem se inscrever em curso de prevenção às drogas 

Objetivo é formar profissionais para elaborar e implementar projetos sobre o tema nas escolas


Professores da rede pública de ensino de todo o País podem se inscrever até esta segunda-feira (6) para participarem da 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas. A capacitação será realizada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Serão oferecidas 70 mil vagas.

A atividade faz parte do programa “Crack, é Possível Vencer”  e não há custo para os participantes. As aulas serão realizadas a distância e ocorrem de agosto de 2012 a abril de 2013. O curso está sob responsabilidade do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) da Universidade de Brasília (UnB). 

Podem participar educadores efetivos ou temporários de escola pública estadual, municipal ou do Distrito Federal do ensino fundamental ou médio, em exercício em unidades de ensino. Cada escola deve inscrever, no mínimo, cinco professores para que seja formada uma turma na instituição de ensino. 

O curso tem como objetivo formar esses profissionais para elaborar e implementar projetos sobre o tema nas escolas. Haverá cinco módulos com tutoria virtual no período de oito meses. Cada estudante receberá um kit individual composto de livro-texto e DVD.

Os educadores inscritos deverão ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto. Os aprovados receberão Diploma de Curso de Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela UnB.

Fonte: secom.gov.br

domingo, 5 de agosto de 2012

ELEIÇÕES » Cerca de 60% dos prefeitos candidatos no país devem conseguir o segundo mandato

Os cerca de 138 milhões de eleitores brasileiros devem garantir a reeleição a 1.660 prefeitos – o que equivale a 60,7% dos 2.736 gestores que tentarão ficar mais quatro anos no poder. Essa, pelo menos, é a estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), feita pela média dos resultados das três eleições municipais já realizadas depois da adoção do instituto da reeleição no Brasil. Nas duas primeiras disputas envolvendo prefeitos, 58,2% deles passaram no teste das urnas. Há quatro anos, foi bem mais: 65,9%.

O levantamento mostra ainda que a cada eleição tem aumentado o interesse dos gestores em disputar mais um mandato: se em 2000 e 2004 a média foi em torno de 60%, nos dois últimos pleitos ultrapassou os 70%. Uma das razões que podem explicar esse fato, segundo a CNM, é a melhoria dos indicadores fiscais e a gestão dos municípios. Mas embora o número de prefeitos que disputam a reeleição seja grande, a CNM avalia que muitos deles ainda se sentem desmotivados a tentar permanecer no cargo.

Entre as razões apontadas pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, estão a fiscalização ostensiva que sofrem do Ministério Público e da mída, muito superior, segundo ele, àquela feita em relação aos governadores, e acordos políticos e partidários – na maioria das vezes cumpridos pelas legendas – para que na eleição seguinte o mandato seja disputado pelo vice-prefeito. Há muitos casos também de pressão dos familiares do político para que ele não volte à cadeira.


CAMPANHA » Seca histórica no semiárido do país faz água virar moeda eleitoral

  

 Fonte: Diário de Natal em 30/07/2012

Campanha lançada este ano às vésperas da eleição quer pôr fim a uma das práticas mais torpes da política no semiárido do país, que enfrenta a pior seca nos últimos 30 anos: a troca do voto pela água. Com o slogan “Não troque seu voto por água. Água é direito seu”, a Articulação do Semiárido (ASA), responsável pela campanha, dá o recado direto, uma vez que a lógica tacanha da compra de votos pode muitas vezes ser sutil. “Quem tem o poder define onde atender primeiro e isso penaliza muitas famílias por interesses políticos”, detalha a coordenadora da ASA em Minas, Valquíria Smith. O ideal, segundo ela, é que as ações sejam mais do que emergenciais. “Tem que ter água de graça e de qualidade. É a oportunidade de politizar esse debate”, afirma Valquíria. A ASA é uma rede formada por cerca de mil organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas para o semiárido.

Até o momento, 115 municípios mineiros decretaram situação de emergência devido à seca. A região do semiárido brasileiro é uma das maiores e mais populosas do mundo. Cerca de 22 milhões de pessoas vivem na área, o que corresponde a 12% da população do país, em 10 estados, sendo nove do Nordeste e parte de Minas Gerais. Em Minas, o semiárido compreende as regiões Norte e Vale do Jequitinhonha, onde vivem mais de 3,5 milhões de pessoas.