sábado, 27 de abril de 2013

Homenagem merecida >> Igreja e UFRN lançam autobiografia do Mons. Expedito

A Arquidiocese de Natal e o Grupo de Estudos da Complexidade – GRECOM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lançam a segunda edição do livro “Pelos Caminhos do Potengi”, uma autobiografia do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros. 

O lançamento acontece na próxima sexta-feira, 26, às 19 horas, no auditório da Casa da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, localizada na Av. Senador Salgado Filho, 2860, no bairro de Lagoa Nova, Natal.

Na ocasião, acontecerá uma mesa redonda, com o tema “Os ensinamentos do Profeta das Águas”, em homenagem ao Monsenhor Expedito, que foi pároco de São Paulo do Potengi por cerca de 50 anos e faleceu em 16 de janeiro de 2000.  
 

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; a Dra. Maria da Conceição Xavier de Almeida, coordenadora do GRECOM da UFRN; e o Prof. Manuel Carlos Chaparro, da Universidade de São Paulo, serão os debatedores da Mesa.

Fonte: Jornal de Natal

Cultura & Lazer >> Barão Vermelho serve última dose aos fãs

O Barão Vermelho está servindo sua última dose aos fãs. Para celebrar os 30 anos do lançamento do disco de estreia, de 1982, está seguindo com a turnê “+ 1 Dose”, que será apresentado em Natal nesta sexta, às 21h, no Teatro Riachuelo. O grupo já declarou que encerrará as atividades após essa temporada, que termina no Recife. Portanto, esta será uma das últimas oportunidades para ver o grupo no palco.

Barão Vermelho anuncia parada após turnê “+ 1 Dose” 
                            Barão Vermelho anuncia parada após turnê “+ 1 Dose”

Na estrada, o Barão conta com a formação atual, reunindo Guto Goffi (bateria), Roberto Frejat (guitarra e voz), Peninha (percussão), Rodrigo Santos (baixo) e Fernando Magalhães (guitarra), além da participação especial do tecladista Maurício Barros, integrante da formação original.  O líder da banda Frejat já declarou que “não tem previsão de volta” para o grupo.

Em mais de três décadas de estrada dedicadas ao rock, o Barão tem um repertório extenso para apresentar, indo desde a época com Cazuza à frente, até a carreira solo de Frejat. No repertório há canções como “Por você”, “Bete balanço”, “O poeta está vivo”, “Puro êxtase”, “Pro dia nascer feliz”, “Codinome Beija-flor”, “Pense e dance”, entre outras.

Serviço: Barão Vermelho em “+ 1 Dose”. Hoje, às 21h, no Teatro Riachuelo. Tel.: 4008-3700.
 
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Greve Nacional da Educação >> ‘Carta de Natal’ é aprovada em assembleia popular

A ‘Carta de Natal’ foi aprovada em assembleia popular durante a Marcha em Defesa da Educação realizada nesta quarta-feira (24). O documento, que será encaminhado ao poder público, cobra mais atenção dos governantes com a educação pública e valorização dos profissionais.
Confira a carta na íntegra:
CARTA DE NATAL PELA EDUCACÃO PUBLICA PARA TODOS/AS E A VALORIZAÇAO PROFISSIONAL
Os mais de cinco mil homens e mulheres marcham neste dia 24/04/2013, ocasião em que ocorre a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública socialmente referenciada, e a greve geral da educação promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação Pública de todo pais.
Na atual conjuntura internacional com a crise acentuada das economias do primeiro mundo, as ameaças de uma crise mundial, cresce cada vez mais o fosso entre ricos e pobres . A atualidade mundial é marcada por tensões e disputas entre duas grandes e diferentes linhas de orientação política, econômica e social.
Com as incertezas e desfechos não previstos pela crise mundial, o nosso país tem tencionado a resultados positivos desta nova política com o enfrentamento as desigualdades sociais, com políticas sociais, com o desenvolvimento do mercado interno, geração de empregos, valorização do salário mínimo, controle da inflação e redução de taxas de juros.
O Brasil alcançou a posição de 6ª economia do mundo, mesmo assim não pode ser considerado um país rico. Um país rico e justo é o que supera os interesses particulares de grupos e partidos políticos e oferta a seus cidadãos a soberania.

Cerca de 1,3 milhão de eleitores podem ter títulos cancelados



Números divulgados ontem pela Justiça Eleitoral indicam que 1,3 milhão de eleitores podem ter o título cancelado por não justificarem os votos nas últimas três eleições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 8,5% dos eleitores faltosos procuraram os cartórios eleitorais para regularizar a situação.

O prazo final para justificar a ausência nas últimas três eleições terminou hoje (25). Segundo o TSE, 1,5 milhão de eleitores estavam com a situação pendente, mas apenas 128,9 mil procuraram a Justiça Eleitoral.

O cancelamento de títulos ocorrerá de 10 a 12 de maio e em 14 de maio serão divulgados os números consolidados e os nomes daqueles que deixarão de ter título porque não votaram, não justificaram a ausência nas três últimas eleições e não foram a um cartório eleitoral para regularizar sua situação dentro do prazo.

O cancelamento de título dificulta a retirada de passaporte ou carteira de identidade, o recebimento de salários de função ou emprego público e obtenção de certos tipos de empréstimos e inscrição. Também complica a investidura e nomeação em concurso público e renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Segundo o TSE, mesmo com a baixa procura, a estatística superou os números registrados em 2011, quando apenas 4,89% dos eleitores faltosos procuraram a Justiça Eleitoral.
 
Agência Brasil

Gereção de renda >> Desemprego atinge a menor taxa desde março desde 2002

por Secom.gov.br

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas ficou em 5,7% em março, a menor para o mês desde 2002, início da série da Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Os dados da PME foram divulgados nessa quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O percentual praticamente não sofreu variação em relação ao resultado apurado em fevereiro (5,6%). No entanto, houve queda em relação a março de 2012, quando a taxa de desemprego era de 6,2%. A população desempregada (1,4 milhão de pessoas) caiu 8,5% (127 mil pessoas) em relação a março do ano passado. Já o número de pessoas empregadas (23 milhões), comparado com março de 2012, aumentou 1,2%.

"A questão do mercado de trabalho está bem resolvida. Há tendência de baixa no desemprego, e o valor médio dos rendimentos segue positivo também", avalia Carlos Henrique Leite Corseuil, diretor-adjunto da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O rendimento médio real habitual dos trabalhadores (R$ 1.855,40) foi considerado estável em comparação com fevereiro. Frente a março do ano passado, o poder de compra cresceu 0,6%. 

Trabalho formal - O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,4 milhões) não registrou variação na comparação com fevereiro. Na comparação anual, houve alta de 2,8%, o que representou um adicional de 309 mil postos de trabalho com carteira assinada em um ano. 

"Pelo trabalho formal, o cidadão possui benefícios como o direito a férias, ao décimo terceiro salário, ao repouso remunerado e ao salário-desemprego. Mas, além disso, há também a questão da previdência, que esses trabalhadores contribuem não só em nome deles, mas também em nome dos que estão inativos e desempregados, por exemplo", explica Corseuil. 
O estudo leva em conta as regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A pesquisa completa pode ser acessada em www.ibge.gov.br.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vitória da Categoria! Liminar concedida por desembargador deverá significar acréscimo médio de 20% nos contracheques dos docentes


 

Os professores do Rio Grande do Norte deverão perceber um acréscimo de, em méida, 20% nos seus salários a partir deste mês. O governo do Estado deverá fechar a folha já com o aumento, mas não descarta a possibilidade de pagar em folha suplementar.

A conquista é fruto da liminar concedida pelo desembargador Cláudio Santos à pedido do Sinte-RN. O desembargador determinou que o governo terá que pagar horas-extras sempre que o professor trabalhar durante o terço do expediente destinado a atividades fora da sala de aula e deu caráter retroativo à decisão.

Para a coordenadora geral do Sinte-RN professora Fátima Cardoso trata-se de uma conquista histórica que renova a esperança da categoria no Poder Judiciário.

“Ficará em nossa memória este julgamento. A decisão do desembargador Cláudio Santos nos devolveu o sentimento de Justiça. Fica a sensação e que a Justiça não está cega para os clamores da classe trabalhadora e que a sociedade deve continuar acreditando no compromisso do Poder Judiciário para com a justiça social.

Fátima ressaltou ainda que a resposta do desembargador tem repercussão positiva em toda a sociedade. “Trata-se de uma decisão de ampla importância social, já que atende também os anseios de pais, alunos e de todos os que defendem uma educação pública de qualidade.”, conclui Fátima.

Fonte: site do SINTE/RN

Lajes realizará evento de resgate à memória histórica e a luta pela igualdade de direitos hoje

SEMANA ALZIRA SORIANO: 29 e 30 DE ABRIL
 

Natal realiza mobilização por uma Educação de qualidade

Profº Canindé Rocha participando em Natal da Marcha Estadual pela Educação

Trabalhadores em Educação saem às ruas de Natal para participar da Marcha Estadual da Educação em Natal, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN). 



Na tarde ontem 24, aconteceu dentro da programação da Parada Nacional da Educação (dias 23, 24 e 25 de abril) uma grande caminhada para mostrar a insatisfação da categoria e também  pressionar os governos a serem mais senssíveis com as questões relacionadas a Educação. 

O evento contou com caravanas de muitas cidades do RN e também contou com a presença de muitos estudantes através de seus Grêmios Estudantis.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Boa notícia >> Nível da barragem de Assú aumenta 14 cm



Chuvas do final de semana elevaram o nível da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves em Assú
Volume aumenta em 15,2 milhões de metros cúbicos. Outros reservatórios receberam bom volume de água.

De acordo com avaliação feita pelos técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), a barragem Armando Engenheiro Ribeiro Gonçalves (barragem e Assú) subiu 14 centímetros, na cota de medição, o que representa 15,2 milhões de metros cúbicos.

As medições foram realizadas às 7h da última sexta-feira (19) e na manhã dessa segunda-feira (22). O volume aumentou no final de semana em consequência dos altos índices de chuvas registrados nos município das regiões do Seridó e também do vizinho estado da Paraíba que desaguam no rio Piranhas/Açu.

Com isso, o volume de água acumulado na barragem Armando Ribeiro Gonçalves elevou de 1 bilhão, 94 milhões e 973 mil metros cúbicos para 1 bilhão, 110 milhões e 186 mil metros cúbicos.

Fonte: blog do Profº Sezimar

Bela imagem >> Manhã chuvosa em nossa terra...Imagem do blog foco Setanejo

Imagem: Blog foco Sertanejo

terça-feira, 23 de abril de 2013

Lajes realiza a Semana Alzira Soriano

“Um povo sem memória é um povo sem história"

Luiza Alzira Soriano Teixeira nasceu no dia 29 de abril de 1897, em Jardim de Angicos, Rio Grande do Norte. Em 1928, aos 32 anos, disputou as eleições para Prefeito, pelo Partido Republicano, no Município de Lages, Rio Grande do Norte, com Sérvulo Pires Neto Galvão, vencendo o referido Pleito com 60% dos votos. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato, por não concordar com as normas ditatoriais do Governo de Getúlio Vargas. 

A cidade de Lajes, encravada no sertão potiguar entrou para a história ao eleger a primeira prefeita da América Latina, fato esse, que até hoje é referência quando se fala na emancipação política da mulher. 
 
Em virtude disso, vimos convidar Vossa Senhoria para se fazer presente as atividades alusivas a Semana Alzira Soriano 2013 que acontecerão no Centro Pastoral. 

Na certeza de contar com vossa presença, me despeço com votos de estima e consideração. 

PROGRAMAÇÃO: 

Dia 29 de abril (segunda-feira): 
  • 19:00 hs - APRESENTAÇÃO CULTURAL 
  • 19:20 hs - Abertura e boas vindas 
  • 19:30 hs - JUCYANA MYRNA TEIXEIRA DA SILVA (Profª da Rede Pública Municipal de Natal e dirigente do SINTE/RN) 
  • Exposição sobre o tema: “Mulheres em Movimento mudam o Mundo” 
  • 20:30 hs - MELQUISEDEC MOREIRA DA SILVA (Supervisor Técnico do DIEESE/RN) 
  • Exposição sobre o tema: “O papel da mulher no mercado de trabalho” 

Dia 30 de abril (terça-feira): 
  • 08:00 hs - Apresentação Cultural 
  • 08:30 hs - PROFº MOISÉS ALBUQUERQUE (Professor da UERN - Campus Central Mossoró) 
  • Oficina pedagógica: “O tratamento da Informação” 
  • Publico alvo: Alunos das TIC’s (Escola Pedro II), blogueiros e comunicadores lajense. 

 Dia 30 de abril (terça-feira) 
  • 14:00 hs - Apresentação Cultural 
  • 14:20 hs - KILDARE GOMES (Professor da UERN - Campus Central Mossoró) 
  • Exposição sobre o tema: “Os aspectos éticos da Comunicação” 

Dia 30 de abril (terça-feira): 
  • 19:00 hs - Sessão Solene e entrega do Diploma Mulher - Cidadã Alzira Soriano - Realização: Câmara Municipal de Lajes 
  • Agradecimentos e coquetel de encerramento.

A partir de hoje...

Chuvas >> RN chega a ter mais de 300 mm de chuva em 72 horas



A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) fez um balanço das chuvas caídas no estado entre a manhã de sexta-feira (19) e o início da manhã dessa segunda-feira (22). Há município com mais de 300 milímetros de chuvas em 72 horas. Veja os números abaixo:

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Campo Grande(Particular) 322,5mm
Itau(Particular) 212,0mm
Mossoro(Prefeitura) 203,5mm
Areia Branca(Emater) 181,9mm
Apodi(Prefeitura) 170,0mm
Janduis(Emater) 165,8mm
Messias Targino(Prefeitura) 155,3mm
Riacho Da Cruz(Emater) 145,7mm
Apodi(Base Fisica Emparn) 120,2mm
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 113,9mm
Francisco Dantas(Emater) 104,7mm
Martins(Particular) 103,0mm
Portalegre(Particular) 101,6mm
Lucrecia(Emater) 100,0mm
Tabuleiro Grande(Prefeitura) 99,0mm
Vicosa(Prefeitura) 99,0mm
Barauna(Emater) 98,2mm
Olho D’agua Dos Borges(Particular) 98,0mm
Patu(Particular) 94,2mm
Rafael Fernandes(Emater) 93,9mm
Frutuoso Gomes(Emater) 90,0mm
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 89,0mm
Agua Nova(Prefeitura) 84,5mm
Assu(Particular) 84,0mm
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 84,0mm
Encanto(Prefeitura) 83,5mm
Major Sales(Prefeitura) 78,0mm
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 76,0mm
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 65,0mm
Serra Do Mel(Prefeitura) 63,3mm
Coronel Joao Pessoa(Emater) 54,0mm
Luis Gomes(Delegacia) 49,0mm
Jucurutu(Emater) 48,5mm
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 45,1mm
Alexandria(Emater) 41,6mm
Piloes(Prefeitura) 38,0mm
Pendencias(Emater) 34,8mm
Sao Rafael(Emater) 33,7mm
Dr. Severiano(Emater) 33,1mm
Ipanguacu(Emater) 29,5mm
Parana(Emater) 26,0mm
Carnaubais(Emater) 5,4mm
 
MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Timbauba Dos Batistas(Emater) 139,0mm
Serra Negra Do Norte(Emater) 117,7mm
Sao Fernando(Emater) 104,0mm
Caico(Emater) 91,1mm
Florania(Sitio Jucuri) 76,0mm
Florania(Inemet) 74,2mm
Caico(Acude Itans) 69,3mm
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 67,0mm
Santana Do Matos(Emater) 54,6mm
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 45,0mm
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 39,8mm
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 28,4mm
Fernando Pedroza(Emater) 24,6mm
Pedro Avelino(Particular) 22,0mm
Santana Do Serido(Emater) 21,1mm
Jardim De Angicos(Emater) 19,3mm
Parelhas(Emater) 14,5mm
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 12,0mm
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 7,7mm
Acari(Particular) 3,3mm
 
MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Jacana(Emater) 96,2mm
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 61,1mm
Coronel Ezequiel(Particular) 53,0mm
Campo Redondo(Emater) 38,9mm
Lagoa Salgada(Delegacia) 33,5mm
Nova Cruz(Emater) 32,0mm
Ielmo Marinho(Prefeitura) 31,8mm
Serrinha(Emater) 24,7mm
Rui Barbosa(Emater) 21,0mm
Jundia(Emater) 18,7mm
Bom Jesus(Particular) 18,1mm
Senador Eloi De Souza(Emater) 12,2mm
Vera Cruz(Emater) 12,0mm
Barcelona(Particular) 11,0mm
Santo Antonio(Emater) 10,2mm
Boa Saude(Emater) 9,3mm
Sao Pedro(Emater) 8,8mm
Monte Das Gameleiras(Emater) 7,8mm
Sitio Novo(Prefeitura) 5,0mm
Serra De Sao Bento(Emater) 4,9mm
Lajes Pintadas(Prefeitura) 4,5mm
Japi(Particular) 4,4mm
Passa E Fica(Prefeitura) 2,9mm
Santa Cruz(Emater) 2,2mm
 
MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Baia Formosa(Prefeitura) 44,6mm
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 43,6mm
Canguaretama(Emater/barra De Cunhau) 22,8mm
Nisia Floresta(Particular) 17,6mm
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 17,0mm
Natal 12,9mm
Extremoz(Emater) 11,9mm
Senador Georgino Avelino(Particular) 11,0mm
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 5,6mm
Touros(Prefeitura) 5,0mm
Parnamirim(Emater) 4,6mm
Maxaranguape(Particular) 3,0mm