sábado, 7 de junho de 2014

Vamos partipar!!! Lajes em dia de mobilização

Hoje nossa cidade terá um dia bastante movimentado em função da realização de eventos que visam a presença da sociedade de forma democrática, para que possamos participar, entender e acompanhar de que forma se dará o andamento dessas ações.

Torna-se necessário o nosso entendimento no sentido de que a participação social é um efetivo ato de cidadania e sobretudo, nos coloca dentro das discussões que determinadas situações que estão diretamente relacionadas com nossas vidas.

 

AVANÇO NO AGRONEGÓCIO FAZ SUICÍDIO ENTRE INDÍGENAS SER MAIOR EM 28 ANOS

GEOTRILHAS/RN - "Trilheiros por natureza!"


No dia 3 de abril, quando amanheceu em uma aldeia Guarani-Kaiowá, localizada no sul do estado de Mato Grosso do Sul, a mãe de três filhos abriu a porta de casa e paralisou ao ver o corpo frágil de sua menina mais nova suspenso pelo lençol, amarrado à árvore por um nó que parecia firme. 

No dia anterior, a garota havia completado 13 anos. “A mãe disse que ela chegou da escola muito triste e reclamando de dores na cabeça”, conta Otoniel, liderança Guarani-Kaiowá. “Depois que todos foram dormir ela amarrou o lençol na árvore e se matou. 

Um primo dela de 12 anos tinha se enforcado uma semana antes. E uns dias depois que ela morreu outro adolescente, de 16 anos, também se suicidou na mesma aldeia. Fui até lá para saber o que estava acontecendo”. Os três enforcamentos em menos de duas semanas fazem parte de uma estatística que no ano de 2013 ganhou contornos históricos. 

Foram contabilizados 73 casos de suicídios entre os indígenas de Mato Grosso do Sul. De acordo com registros do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), é o maior número em 28 anos. Os dados, apurados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), constam no Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, a ser divulgado pelo Cimi em junho. Dos 73 indígenas mortos, 72 eram do povo Guarani-Kaiowá, a maioria com idade entre 15 e 30 anos. Otoniel acredita que o motivo de tantos jovens cometerem suicídio é a falta de perspectiva. “Não têm futuro, não têm respeito, não têm trabalho e nem terra pra plantar e viver. Escolhem morrer porque na verdade já estão mortos por dentro”. 

O procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida, do Ministério Público Federal (MPF) em Dourados (MS), explica que as oportunidades de trabalho para os indígenas são praticamente restritas a atividades subalternas degradantes, como o corte da cana-de-açúcar. “Temos escolas indígenas, mas o modelo educacional não foi construído para a comunidade, existe apenas uma ‘casca indígena’, que não contempla a inserção do jovem no processo produtivo”, completa. “A discriminação e o ódio étnico, condutas incentivadas inclusive pelos meios de comunicação, acentuam sobremaneira o problema dos suicídios. 

Os indígenas são pintados como entraves, empecilhos, obstáculos ao desenvolvimento. 

É como se a mídia passasse a mensagem ‘Se você quer ficar bem, tire o índio do seu caminho’, ressalta o procurador. 13 anos, 684 suicídios No período de 1986 a 1997, foram registradas 244 mortes por suicídio entre os Guarani-Kaiowá de MS, número que praticamente triplicou na última década. 

De 2000 a 2013 foram 684 casos. “As atuais condições de vida desses indígenas, que desembocam em estatísticas assombrosas de violência, têm origem num processo histórico”, explica Marco Antonio Delfino. “O que aconteceu foi uma transferência brutal, por parte da União, de territórios indígenas para não índios”. 

A transferência se deu, principalmente, pelo então Serviço de Proteção ao Índio (SPI) que demarcou, entre 1915 e 1928, oito pequenas reservas no sul do estado para onde diferentes povos indígenas foram obrigados a migrar. “As reservas demarcadas serviam como um depósito gigantesco de mão de obra a ser utilizada conforme os interesses econômicos. 

Todo o processo de confinamento indígena teve como finalidade sua utilização como mão de obra para os projetos agrícolas implantados no país, desde a cultura da erva-mate até recentemente, com a cana-de-açúcar”, completa o procurador. 

O confinamento compulsório, com a sobreposição de aldeias distintas e de dinâmicas político-religiosas peculiares, acirrou o conflito dentro das reservas, alterando profundamente as formas de organização social, econômica e cultural dos indígenas, o que resultou em índices alarmantes de superpopulação, miséria e violência nestes espaços. 

Definida pela vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, como “a maior tragédia conhecida na questão indígena em todo o mundo”, a Reserva Indígena de Dourados é um dos exemplos mais contundentes desse processo histórico. Encravada no perímetro urbano do município, na Reserva vivem hoje mais de 13 mil indígenas em 3,6 hectares de terra. 

É a maior densidade populacional entre todas as comunidades tradicionais do país, e onde aconteceram 18 dos 73 casos de suicídio no estado em 2013. “Hoje enfrentamos uma carência extremamente aguda de políticas públicas. 

Desde 2009 existem discussões para implantar um Centro de Atenção Psicossocial Indígena em Durados mas, por enquanto, não foi adotada nenhuma medida concreta para sua construção”, diz Marco Antonio Delfino. “A impressão que se tem é que as pessoas perderam o controle sobre o monstro que criaram, que são essas reservas. 

Então, fica nesse jogo de empurra-empurra, sempre com soluções paliativas. Precisamos reconhecer e reparar os erros cometidos para que existam soluções efetivas. O primeiro passo é demarcar os territórios usurpados dos indígenas”, conclui o procurador. Por Carolina Fasolo.

Fonte: MST

Educação e valorização da cultura nacional >> Exibição de filme nacional nas escolas vai a sanção

Senadores aprovaram ontem o PLS 185/2008, que obriga as escolas de educação básica a exibirem, por no mínimo duas horas por mês, filmes brasileiros. O projeto segue para a sanção presidencial.
As escolas de educação básica — até o 9º ano — podem ficar obrigadas a exibir, por pelo menos duas horas por mês, filmes de produção nacional. A mudança na Lei 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, foi aprovada ontem no Plenário do Senado e será enviada à sanção presidencial.

O autor do projeto (PLS 185/2008), Cristovam Buarque (PDT-DF), argumentou que a arte deve ser parte fundamental do processo educacional. Disse ainda que a criança que não tem acesso a manifestações artísticas usualmente se transforma em um adulto desinteressado por cultura.

O senador defende ainda que o cinema é a arte mais fácil para ser levada às escolas. Cristovam acredita que esses alunos poderão adquirir o hábito de frequentar as salas de cinema.

— A única forma de dar liberdade à indústria cinematográfica é criar uma massa de cinéfilos que invadam nossos cinemas, dando uma economia de escala à indústria cinematográfica. Isso só acontecerá quando conseguirmos criar uma geração com gosto pelo cinema. E o único caminho é a escola — disse.

Fonte: Jornal do Senado

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Pesquisas eleitorais e seus significados >> 57% (a maioria do eleitorado) não votam em quem é apoiado por FHC

Link permanente da imagem incorporada
http://marciliomoreira.blogspot.com.br/2014/06/57-maioria-do-eleitorado-nao-votam-em.html#more

Mesmo concedendo o benefício da dúvida à pesquisa Datafolha – ou seja, que a boa e velha “margem de erro” não foi usada para corroborar as preferências do jornal que a divulgou –, pode-se dizer que a Folha de São Paulo, que controla o instituto, manipulou ao menos as manchetes sobre os números da disputa pela Presidência da República.

Diz a manchetona de primeira página: “Dilma mantém tendência de queda; rivais não sobem”. Ora, basta ler a reportagem sobre a pesquisa que se descobre que a manchete é inexata. O correto seria dizer que Dilma, Aécio e Campos caem e indecisos sobem.

Segundo o Datafolha, Dilma Rousseff caiu de 37% para 34%, Aécio Neves caiu de 20% para 19% e Eduardo Campos caiu de 11% para 7%, enquanto que o pastor Everaldo subiu para 4%.

A manipulação ao relatar os dados captados pela pesquisa não para por aí e a manchete distorcida nem é a maior das manipulações. Antes de abordar esse ponto, porém, vale comentar o que escreveu em sua coluna na mesma Folha Eliane Cantanhêde, casada com um marqueteiro do PSDB e que parece acreditar no que diz.

Neste sábado, dia 07 de junho é dia de mobilização social em nossa cidade.

 

A Câmara Municipal de Lajes estará realizando uma Audiência Pública em que a pauta a ser discutida será a construção da Barragem do Alívio. Obra essa que tem uma grande importância ao buscar-se a construção desse reservatório que terá uma grande capacidade hídrica resultando em benefícios de ordem social e econômica.

Toda população está convidada para comparecer e prestigiar esse importante momento de luta coletiva que tem por objetivo a conquista de um benefício estruturante para área rural, não a penas de Lajes, mas também das cidades circunvizinhas de Pedra Preta, Jardim e Caiçara do Rio dos Ventos.

Atenção juventude e movimentos sociais organizados de Lajes e Região Central, vamos todos participar!!!!


Com o objetivo de estadualizar a campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana em defesa de um novo sistema político, o Comitê Estadual do RN aprovou a realização de uma caravana de mobilização e formação, que consiste na realização de plenárias regionais com o objetivo de integrar partidos, sindicatos, movimentos sociais, entidades e demais atores na campanha.

A plenária do da Região Central será realizada sábado (07 de junho), no Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do município de Lajes, a partir de 14h.

Se você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana por um novo sistema político, participe da construção do Plebiscito Popular e ajude a mobilizar os movimentos, partidos e organizações para a plenária da Região Central.

A ideia é que a plenária regional provoque a construção dos comitês municipais para realização do Plebiscito Popular em todos os municípios da região, por isso a importância de que as organizações políticas e movimentos sociais de todos esses municípios estejam presentes na plenária.

“É tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá”
  
Contato e confirmação: Profº Canindé Rocha - Celular: 9600 - 5897
E-mail: caninderocha2009@gmail.com

Artigo: "Valeu o sonho, valeu a luta!", por Fátima Bezerra


Artigo: "Valeu o sonho, valeu a luta!", por Fátima Bezerra http://bit.ly/1mXgfYj

A última década foi marcada por grandes conquistas na área da educação. Transformamos o frágil FUNDEF no FUNDEB, um poderoso fundo de investimento na educação básica, das creches e pré-escolas ao ensino médio; superamos o entulho político que impedia a expansão da educação profissional e tecnológica, possibilitando a multiplicação dos institutos federais de educação pelos mais variados recantos do país; implementamos a mais audaciosa política de reestruturação e expansão das universidades federais já testemunhada em nossa história, em detrimento da política de sucateamento das universidades públicas implementada na década de 90; aprovamos a Lei de Cotas, reservando vagas para estudantes oriundos de escolas públicas e de grupos étnico-raciais historicamente excluídos do ensino superior; criamos o Piso Salarial Nacional do Magistério, um marco significativo na luta pela valorização dos trabalhadores em educação; enfrentamos a demanda reprimida de acesso ao ensino superior através do PROUNI e do FIES; estamos mudando a realidade do acesso às creches e pré-escolas através do Proinfância; transformamos a riqueza finita do petróleo numa riqueza infinita para o povo brasileiro através da Lei dos Royalties, que destinará bilhões à educação brasileira no próximo período. São inúmeros avanços e conquistas que comprovam o caráter mudancista dos governos do campo democrático e popular liderados pelo Partido dos Trabalhadores, a despeito de uma maioria conservadora instalada no Congresso Nacional e avessa às reformas estruturais.

Às vezes, entretanto, o Congresso Nacional parece ser afetado por lapsos de sensibilidade, permitindo que antigas reivindicações dos movimentos sociais e que bandeiras erguidas nas jornadas de junho de 2013 se transformem em políticas de Estado. Tais lapsos de sensibilidade talvez sejam explicados pela própria pressão popular e pela capacidade de articulação dos partidos progressistas, pois em determinados momentos da história é tão vergonhoso não avançar que até mesmo o conservadorismo se rende ou silencia.

O dia 03 de junho de 2014 foi um desses dias em que pudemos nos orgulhar, enquanto parlamentares, de ter assento no Congresso Nacional. Após anos de tramitação, debates, audiências públicas, seminários e mobilizações sociais, a Câmara dos Deputados concluiu a votação do PL 8035/10, que cria o novo Plano Nacional da Educação, com 20 metas e vigência de 10 anos.

Tenho muito orgulho de ter participado ativamente de mais uma importante conquista para a educação brasileira, como professora, como ex-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN, como deputada federal, como presidenta da Comissão de Educação da Câmara em 2011 e como atual coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT na Câmara. Também tenho muito orgulho da luta travada no último período pelos movimentos sociais ligados à área da educação, a exemplo da UNE, da UBES, da UNDIME, da CNTE e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Sem o protagonismo dos movimentos sociais não estaríamos comemorando a aprovação de um PNE à altura dos desafios da educação brasileira, com metas como a destinação de 10% do PIB à educação e a equiparação do valor do Piso Salarial Nacional do Magistério ao rendimento médio das demais categorias com formação equivalente.

Parabenizo ainda a atuação dos parlamentares do Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT, intransigentes na defesa da educação pública brasileira, e em especial o deputado federal Angelo Vanhoni (PT/PR), que desempenhou de forma exemplar o papel de relator, dialogando com os diversos segmentos da sociedade e articulando a aprovação da matéria.

O novo Plano Nacional de Educação será sem dúvida um dos principais legados do governo da presidenta Dilma, um dos principais instrumentos para construção de um Brasil socialmente desenvolvido. Aos meus colegas professores e trabalhadores em educação, aos estudantes e a cada brasileiro que foi às ruas erguendo um cartaz em defesa de educação pública e de qualidade, gostaria de deixar uma mensagem. Valeu o sonho, valeu a luta, valeu ainda mais a vitória. Paulo Freire e Florestan Fernandes estarão sempre presentes em nossas conquistas. Viva a educação brasileira!

A última década foi marcada por grandes conquistas na área da educação. Transformamos o frágil FUNDEF no FUNDEB, um poderoso fundo de investimento na educação básica, das creches e pré-escolas ao ensino médio; superamos o entulho político que impedia a expansão da educação profissional e tecnológica, possibilitando a multiplicação dos institutos federais de educação pelos mais variados recantos do país; implementamos a mais audaciosa política de reestruturação e expansão das universidades federais já testemunhada em nossa história, em detrimento da política de sucateamento das universidades públicas implementada na década de 90; aprovamos a Lei de Cotas, reservando vagas para estudantes oriundos de escolas públicas e de grupos étnico-raciais historicamente excluídos do ensino superior; criamos o Piso Salarial Nacional do Magistério, um marco significativo na luta pela valorização dos trabalhadores em educação; enfrentamos a demanda reprimida de acesso ao ensino superior através do PROUNI e do FIES; estamos mudando a realidade do acesso às creches e pré-escolas através do Proinfância; transformamos a riqueza finita do petróleo numa riqueza infinita para o povo brasileiro através da Lei dos Royalties, que destinará bilhões à educação brasileira no próximo período. São inúmeros avanços e conquistas que comprovam o caráter mudancista dos governos do campo democrático e popular liderados pelo Partido dos Trabalhadores, a despeito de uma maioria conservadora instalada no Congresso Nacional e avessa às reformas estruturais.

Às vezes, entretanto, o Congresso Nacional parece ser afetado por lapsos de sensibilidade, permitindo que antigas reivindicações dos movimentos sociais e que bandeiras erguidas nas jornadas de junho de 2013 se transformem em políticas de Estado. Tais lapsos de sensibilidade talvez sejam explicados pela própria pressão popular e pela capacidade de articulação dos partidos progressistas, pois em determinados momentos da história é tão vergonhoso não avançar que até mesmo o conservadorismo se rende ou silencia.
O dia 03 de junho de 2014 foi um desses dias em que pudemos nos orgulhar, enquanto parlamentares, de ter assento no Congresso Nacional. Após anos de tramitação, debates, audiências públicas, seminários e mobilizações sociais, a Câmara dos Deputados concluiu a votação do PL 8035/10, que cria o novo Plano Nacional da Educação, com 20 metas e vigência de 10 anos.

Tenho muito orgulho de ter participado ativamente de mais uma importante conquista para a educação brasileira, como professora, como ex-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN, como deputada federal, como presidenta da Comissão de Educação da Câmara em 2011 e como atual coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT na Câmara. Também tenho muito orgulho da luta travada no último período pelos movimentos sociais ligados à área da educação, a exemplo da UNE, da UBES, da UNDIME, da CNTE e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Sem o protagonismo dos movimentos sociais não estaríamos comemorando a aprovação de um PNE à altura dos desafios da educação brasileira, com metas como a destinação de 10% do PIB à educação e a equiparação do valor do Piso Salarial Nacional do Magistério ao rendimento médio das demais categorias com formação equivalente.

Parabenizo ainda a atuação dos parlamentares do Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT, intransigentes na defesa da educação pública brasileira, e em especial o deputado federal Angelo Vanhoni (PT/PR), que desempenhou de forma exemplar o papel de relator, dialogando com os diversos segmentos da sociedade e articulando a aprovação da matéria.

O novo Plano Nacional de Educação será sem dúvida um dos principais legados do governo da presidenta Dilma, um dos principais instrumentos para construção de um Brasil socialmente desenvolvido. Aos meus colegas professores e trabalhadores em educação, aos estudantes e a cada brasileiro que foi às ruas erguendo um cartaz em defesa de educação pública e de qualidade, gostaria de deixar uma mensagem. Valeu o sonho, valeu a luta, valeu ainda mais a vitória. Paulo Freire e Florestan Fernandes estarão sempre presentes em nossas conquistas. Viva a educação brasileira!

Eleições 2014 >> Fortalecendo a composição: PCdoB caminha para ofertar vice para Robinson

O PC do B vai indicar o candidato a vice-governador na chapa de Robinson Faria; a escolha do partido está entre o vereador George Câmara e o deputado Fábio Dantas.

Pelo perfil de articulador, o filho de Arlindo Dantas leva vantagem na preferência; ele somaria mais do que o vereador, que seria candidato a deputado estadual e poderia manter a cadeira do partido na Assembleia.

Caso o vice de Robinson seja realmente Fábio Dantas, como ficaria a situação do pai dele, Arlindo Dantas, prefeito de São José de Mipibu, filiado ao PMDB? Certamente que Arlindo votaria no filho.

A questão é se ele subiria no palanque contra o candidato de seu próprio partido, o PMDB. O fato é que, de uma forma ou de outra, Robinson está meio sem escolha, pois não conta com um vice representativo e que some em matéria de votos.

 Por Túlio Lemos (O Jornal de Hoje) http://blogcarlossantos.com.br/

VITÓRIA >> Concursados de 2000 ganham ação na justiça depois de 14 anos

Os concursados de 2000 que ingressaram com ação judicial por meio da assessoria jurídica do SINTE/RN, já estão recebendo o que é devido. Agora os juízes estão dando maior agilidade e todo o mês sai ordem de pagamento.

Histórico
Em 2000 estes profissionais prestaram concurso público em nível superior. Quando foram convocados passaram a receber como professores de nível médio, sob a alegação do Governo que o ingresso na carreira se dava na classe inicial. A direção do SINTE/RN contestou, lutou, mas o governo Garibaldi Filho manteve esta ilegalidade.

Diante da situação o SINTE/RN disponibilizou a assessoria jurídica a ingressar com ação judicial. Segundo a Coordenadora do SINTE/RN, Fátima Cardoso, mais uma vez a justiça mostrou que o Sindicato tem coerência e firmeza no que tem defendido. “Isso só demonstra que a nossa luta no campo político é essencial e que não se pode abandonar a luta jurídica. Parabéns aos companheiros e assessoria jurídica por mais uma vitória da categoria”, comemora a Sindicalista.

Começa a Feira de Artesanato e Cultura do RN

Artesanato potiguar é destaque na feiraArtesanato potiguar é destaque na feiraCom o objetivo de expandir e divulgar a produção artesã do estado do Rio Grande do Norte, no período da realização do maior evento esportivo, a Copa do Mundo 2014, teve início ontem a 1ª Feira de Artesanato e Cultura do RN, que segue durante todo o mês de junho, na praça 7 de Setembro, das 15h às 20h.

A feira é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas), em parceria com a Fundação José Augusto (FJA). Participam 200 artesãos dos municípios de Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, Goianinha, Baía Formosa, Espírito Santo, Várzea, Parnamirim, Macaíba e Natal.

O diferencial da 1ª Feira de Artesanato e Cultura do RN é que os visitantes poderão prestigiar o artesanato potiguar todas as quintas e sextas-feiras do mês de junho. A coordenadora do Programa Estadual do Artesanato (Proart), Elaine Morgado, fala sobre essa iniciativa do Governo do Estado.

“Nessa primeira edição, a feira vai beneficiar, indiretamente, mais de 1.500 famílias e colocará em evidência o artesanato potiguar em um período no qual Natal receberá milhares de visitantes. Será um ótimo espaço para o artesão mostrar o seu trabalho para o mundo”, explicou Elaine Morgado.

O pavilhão montado na praça 7 de Setembro contará com artesanato de várias tipologias, entre elas: esculturas em papel, madeira e palha, pintura em tela, crochê, arte com areia colorida, cerâmica, renda, bordado, entre outras.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Atenção juventude e movimentos sociais organizados de Lajes e Região Central, vamos todos participar!!!!


Com o objetivo de estadualizar a campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana em defesa de um novo sistema político, o Comitê Estadual do RN aprovou a realização de uma caravana de mobilização e formação, que consiste na realização de plenárias regionais com o objetivo de integrar partidos, sindicatos, movimentos sociais, entidades e demais atores na campanha.

A plenária do da Região Central será realizada sábado (07 de junho), no Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do município de Lajes, a partir de 14h.

Se você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana por um novo sistema político, participe da construção do Plebiscito Popular e ajude a mobilizar os movimentos, partidos e organizações para a plenária da Região Central.

A ideia é que a plenária regional provoque a construção dos comitês municipais para realização do Plebiscito Popular em todos os municípios da região, por isso a importância de que as organizações políticas e movimentos sociais de todos esses municípios estejam presentes na plenária.

“É tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá”
  
Contato e confirmação: Profº Canindé Rocha - Celular: 9600 - 5897
E-mail: caninderocha2009@gmail.com

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza evento para discutir questões de interesse social


05 de junho - dia Mundial do Meio Ambiente >> Algumas imagens da natureza em nossa região

Lajes, que mesmo ainda tendo vários problemas de ordem ambiental, tem também várias belezas naturais que merecem ser conhecidas, divulgadas e sobretudo, preservadas. Nesse dia fica aqui o nosso registro de apenas algumas dessas inúmeras belezas com que a natureza nos presenteou...

Exibindo meio ambiente.png

O majestoso Pico do Cabugi: símbolo maior da região


A Serra do Feiticeiro, misto de beleza, mitos e lendas...

Vista panorâmica de Lajes

Cruzeiro: localizado no Bairro da Cohab - Natureza e Religiosidade