sábado, 27 de julho de 2013

Agenda Cultural >> Samba festeja 19 anos com shows e exposição

Samba festeja 19 anos com shows e exposição
Tribuna do Norte, 27 de Julho de 2013

A Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (SAMBA) comemora seu 19º aniversário com muita festa, irreverência e boemia. Para marcar a data, os amigos do Beco terão a companhia das bandas Du Souto e Os Grogs a partir das 18h em frente ao Bardallo´s (rua Gonçalves Lêdo, Cidade Alta). Também haverá uma projeção fotográfica de Eduardo Alexandre (Dunga) “Um beco que não cabe em si”. A festa é gratuita e conta com o apoio da Funcarte e do Sebrae. Na ocasião, a Samba continuará fazendo seu recadastramento de sócios para ampliar o número de filiados. 

O presidente Dorian Lima, lembra que a entidade tem marcado presença no Centro Histórico ao longo de sua história e feito jus ao apoio que vem recebendo tanto da maioria dos sócios como de entidades ligadas à cultura potiguar. 

“A Samba chega aos 19 anos se reinventando a cada dia. Nessa gestão, que completou um ano agora, conseguimos ampliar o calendário de festas e trazer o debate político cultural para o Centro Histórico. Se hoje  é reconhecida na cidade deve isso às pessoas que contribuíram e que ainda contribuem com esse reconhecimento”, afirmou. 

A Samba é uma entidade sem fins lucrativos criada por boêmios da Cidade Alta para unificar a resistência e a luta em favor da preservação da cultura e do patrimônio do Centro Histórico de Natal.
A Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (SAMBA) comemora seu 19º aniversário com muita festa, irreverência e boemia. Para marcar a data, os amigos do Beco terão a companhia das bandas Du Souto e Os Grogs a partir das 18h em frente ao Bardallo´s (rua Gonçalves Lêdo, Cidade Alta).  
 
Também haverá uma projeção fotográfica de Eduardo Alexandre (Dunga) “Um beco que não cabe em si”. A festa é gratuita e conta com o apoio da Funcarte e do Sebrae. Na ocasião, a Samba continuará fazendo seu recadastramento de sócios para ampliar o número de filiados.

O presidente Dorian Lima, lembra que a entidade tem marcado presença no Centro Histórico ao longo de sua história e feito jus ao apoio que vem recebendo tanto da maioria dos sócios como de entidades ligadas à cultura potiguar.
“A Samba chega aos 19 anos se reinventando a cada dia. Nessa gestão, que completou um ano agora, conseguimos ampliar o calendário de festas e trazer o debate político cultural para o Centro Histórico. Se hoje é reconhecida na cidade deve isso às pessoas que contribuíram e que ainda contribuem com esse reconhecimento”, afirmou.

A Samba é uma entidade sem fins lucrativos criada por boêmios da Cidade Alta para unificar a resistência e a luta em favor da preservação da cultura e do patrimônio do Centro Histórico de Natal.
 
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

"Tempo de ação" >> Governo do RN cancela Exposição Agropecuária de Lajes


Em reunião realizada na Secretaria da Agricultura, com as presenças dos organizadores da EXPOLAJES - César Militão e Idalécio Pinheiro (representantes da Acosc e Sindicato dos Produtores de Lajes), do presidente da Emater, Henderson Magalhães, do presidente da Ancoc, Alexandre Confessor, do Diretor técnico da Emparn, Alexandre Wanderley, e do presidente da Federação da Agricultura, José Álvares Vieira, o Secretário da Agricultura, Junior Teixeira, informou aos presentes que o Estado não teria disponibilidade de  recursos para promover a realização da XX EXPOLAJES, que estava prevista para o último final de semana de agosto.


“Uma triste notícia para a nossa cidade, a para a caprinovinocultura da Região Central e um fim melancólico para uma exposição constante do Rank nacional, no ano em que completaria vinte anos sem interrupção, ressaltou o presidente do Sindicato dos Produtores de Lajes, César Militão.


De acordo com o presidente da Faern, José Vieira, quem perderá com o cancelamento da ExpoLajes serão os produtores rurais. “Fiquei muito triste com essa informação. A Federação da Agricultura, entidade que sempre ajudou na feira, sabe da importância da exposição para a economia local e para os negócios de nossos produtores. O Governo deve uma resposta aos produtores. Deve uma resposta concreta a cidade de Lajes”, finalizou Vieira.


Assessoria de imprensa do Sistema Faern/Senar
(84) 9986-7476 / 3342-0200
 

Ruralistas atacam


Greenpeace

Depois do Código Florestal, que dita regras sobre as áreas florestais dentro de propriedades privadas no país, a nova frente de batalha que começa a ser travada no Congresso Nacional é contra as áreas protegidas por lei. Unidades de Conservação, Terras Indígenas e assentamentos da reforma agrária são os novos alvos da bancada ruralista que quer transformar o Brasil no quintal do agronegócio.

Para tanto, os parlamentares representantes da parcela mais atrasada da economia não medem esforços e estão atacando por todos os lados. Em nome de um suposto progresso econômico, eles querem a abertura de mais áreas de floresta, não se importando com o avanço do desmatamento e na violação dos direitos de povos tradicionais como os indígenas. Precisamos agir agora contra o desmatamento.


Divulgue a campanha

Reduzir a incompetência vai trazer mais resultados - Artigo do deputado Fernando Mineiro (PT)


sexta-feira, 26 de julho de 2013

Construção do Campus do IFRN em Lajes. Nossa luta valeu a pena

O Prefeito Benes recebeu hoje (26) telefonema da Reitoria do IFRN, informando que o edital para licitação de construção do campus do IFRN em Lajes, foi publicado no Diário Oficial da União no ultimo dia 23 e acontecerá no próximo dia 14 de agosto, conforme edital do RDC eletrônico nº 001/2013, lote 01. O mesmo prevê que após a emissão da ordem de serviço a empresa contratada terá 10 (dez) meses para concluir a obra. “Será uma das mais importantes realizações do Governo Federal em nosso Município e para nossa alegria acontecerá em nossa gestão, além da transformação que trará para nossa Educação profissionalizante e o desenvolvimento da nossa cidade e região. É motivo de comemoração e alegria para todos os lajenses”, comemora o prefeito.

Além dos muitos empregos que serão gerados durante a construção, ainda teremos muitos outros, quando a unidade entrar em funcionamento (previsão p/ 2014). 

Aproveitamos a oportunidade para mais uma vez agradecer aqueles que lutaram e contribuíram por tão grande conquista para o nosso povo.
Fonte: Blog de Júnior Martins

SINTE/RN participa audiência com secretária de educação de Natal


Em audiência com a secretária municipal de educação nesta terça-feira (23), a direção doSINTE/RN confirmou a implantação dos 10% no salário do mês de julho, além dopagamento dos processos de promoção e progressão publicados referentes ao período de 2009 a 2012.

Na reunião foi tratado ainda do envio da lei que determina a data base da categoria para a câmara municipal. A secretaria assegurou que isso está sendo encaminhado. Já sobre a gestão democrática, a direção do Sindicato alertou para boatos de que existe uma conversa do adiamento das eleições para março de 2014. Antes mesmo da secretaria se posicionar, o SINTE/RN reiterou que não aceitará qualquer mudança. A secretária disse que o esforço na reformulação da lei de gestão deve ser feito para que tudo ocorra dentro do cronograma previsto no termo de compromisso.

Outro assunto tratado foi o pagamento da carga suplementar aos educadores infantis que entram no 4º mês sem receber o pagamento. Serão constituídos processos já que o plano de carreira não versa sobre essa situação. Ainda assim, foi indicado pela secretária um possível pagamento nos próximos 15 dias. A direção do Sindicato vai continuar cobrando o pagamento, uma vez que por motivos de recursos alguns servidores já deixaram de comparecer ao trabalho.

A direção do SINTE/RN continuará acompanhando a execução do termo de compromisso e buscando respostas para os pontos pendentes.

Fonte:  site do Sinte/RN

Complexo Cultural de Natal abre inscrições para quase 800 vagas


 

Na próxima semana, de 29/07 a 02/08, o Complexo Cultural de Natal, administrado pela UERN, na Zona Norte, estará com inscrições abertas para quase 800 vagas para novos alunos, em várias modalidades esportivas, oficinas de mídia e tecnologia, além de aulas de dança e canto.

São vagas para crianças, jovens, adultos e idosos, que para se inscrever necessitam apenas apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Por todo o semestre de aulas, é cobrada apenas a taxa de R$10,00, que deve ser paga no ato da inscrição.

Confira o calendário de matrículas:

Segunda (29)

Manhã: Práticas corporais

Tarde: Piano, Violão, Taekwondo

Manhã/Tarde: Informática, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Capoeira

Terça (30)

Manhã: Piano, Kung Fu, Tai Chi Chuan

Tarde: Coral, Regência, Técnica vocal, Canto avançado, Teatro, Fotografia.

Manhã/Tarde: Balé adulto

Quarta (31)

Manhã: Dança mix infantil

Tarde: Coral, Regência, Técnica vocal, Canto avançado, Taekwondo

Manhã/Tarde: Dança Contemporânea, Dança de Salão, Produção de vídeo, Capoeira, Kung Fu, Tai Chi Chuan

Quinta (01)

Tarde: Coral, Regência, Técnica vocal, Canto avançado, Teator, Fotografia

Manhã/Tarde: Balé Adulto

Sexta (02)

Manhã: Dança mix infantil

Tarde: Coral, Regência, Técnica vocal, Canto avançado

Manhã/Tarde: Produção de vídeo

Por Assecom UERN

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Programa de Aquisição de Alimentos simplifica regras de preços



Mudanças garantem que o valor pago aos agricultores familiares por seus produtos se mantenha próximo à realidade do mercado local

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), do governo federal, tem novas normas na modalidade Compra com Doação Simultânea. Na Resolução 59/2013, publicada neste mês, o grupo gestor do programa simplificou a metodologia para definir os preços de referência na compra dos produtos da agricultura familiar.

O cálculo agora tem por base a média obtida em três pesquisas de preços praticados no mercado atacadista local ou regional e apurados nos últimos 12 meses. A medida permite que o preço praticado pelo PAA para a compra dos alimentos esteja ainda mais de acordo com a realidade do mercado local, tornando a operação do programa mais simples e justa para os agricultores.
Os preços de referência terão a validade de um ano, o que permitirá a atualização periódica. O gestor poderá optar entre utilizar os preços divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ou calcular o valor com base na nova metodologia.

Além de acompanhar a flutuação de preços do mercado local, o PAA também tem regras mais simples para o acesso dos agricultores familiares. A partir deste ano, ele será feito por meio de Termo de Adesão, instrumento que dispensa a celebração de convênio. O novo modelo também permite o pagamento dos produtos diretamente ao agricultor familiar, com a utilização de cartão bancário.

Para quem recebe os alimentos doados pelo programa, a resolução reforça ainda a determinação de que, antes da definição dos alimentos adquiridos dos produtores, sejam estudadas as demandas das entidades socioassistenciais. No caso de escolas, as doações deverão ser aprovadas pelo responsável técnico do Programa de Alimentação Escolar do município ou do estado.

“O objetivo é fazer com que o PAA se transforme cada vez mais em um instrumento de abastecimento das redes de assistência social, bem como dos equipamentos de alimentação e nutrição, oferecendo alimentos saudáveis, ao mesmo tempo em que beneficia os agricultores familiares do município”, comenta o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.

Somente em 2012, o PAA atendeu cerca de 20 mil entidades socioassistenciais e a mais de 190 mil agricultores familiares de todo o Brasil. Em 10 anos do programa, mais de R$ 5 bilhões foram aplicados na aquisição de produtos da agricultura familiar. A previsão é chegar a 250 mil agricultores até 2014.

Fonte: MDS

Sociedade pode contribuir com duas consultas públicas sobre Participação Social


Sociedade pode contribuir com duas consultas públicas sobre Participação Social


Objetivo é fortalecer o diálogo entre Estado e sociedade civil
A população pode fazer sugestões, até 19 de agosto, com duas consultas públicas: "Compromisso Nacional pela Participação Social" e "Política Nacional de Participação Social". Os dois textos foram lançados pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

A proposta do Compromisso Nacional pela Participação Social é reflexo dos debates entre os governos federal, estadual e municipal sobre a necessidade de reconhecer a participação social como estratégia para a democratização das decisões sobre políticas públicas. O objetivo é estabelecer diretrizes para a promoção da participação social como método de governo e para o fortalecimento dos mecanismos e instâncias de diálogo entre Estado e sociedade civil, com vistas à consolidação da democracia participativa no país.

Já o decreto que cria a Política Nacional de Participação Social visa fortalecer os mecanismos e as instâncias de participação social e diálogo entre o governo federal e a sociedade civil, estabelecendo os objetivos que afetam a gestão governamental como um todo e explicitar os princípios e diretrizes a serem observados pelos órgãos do governo federal.

Acesse as consultas aqui

Fonte: secom.gov.br

terça-feira, 23 de julho de 2013

Faleceu o grande Dominguinhos >> Uma tirste notícia para a música brasileira e em especial a nordestina

 

Brasil de luto por alguém que através de seu talento sempre buscou contribuir com a verdadeira cultura popular e nordestina

Descanse em Paz...

Projeto “Nós na Tela” realiza exposição sobre seu trabalho em Lajes nesta quarta-feira

 
ATENÇÃO PESSOAL DE LAJES ENVOLVIDOS COM CULTURA, OU ÁREAS AFINS... CONVIDAMOS TODOS VOCÊS NESTA QUARTA-FEIRA DIA 24, ÀS 19:30 NO CENTRO PASTORAL CONHECERMOS UM POUCO DO TRABALHO DE UM PROJETO QUE ESTÁ NA NOSSA CIDADE HÁ DOIS MESES. 
NÃO PERCAM, VAMOS DAR O PONTA PÉ INICIAL QUE É O PRESTÍGIO QUE DEVEMOS DAR AOS NOSSOS ATORES, FAMILIARES E A NOSSA CIDADE. VEJA UM POUCO DO QUE É O PROJETO:
O Projeto “Nós na Tela”, está aqui em Lajes há dois meses, e tem como objetivo formar receptores críticos e produzir obras cinematográficas que registrem a memória e a diversidade cultural do Estado, revelando novos olhares sobre a teia de saberes e viveres que forma a cultura do povo potiguar. Com o apoio da Fundação José Augusto, e aqui em Lajes apoiado pela Prefeitura e SEMEC. O projeto busca contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e provocar o diálogo entre o povo e a sua história, agindo no fortalecimento da autoestima das comunidades.
O projeto é desenvolvido em 02 etapas, como segue:
1ª Etapa: Curso de Introdução a Realização Audiovisual – Nessa etapa os participantes aprendem noções básicas a cerca das técnicas de Roteirização, Direção, Direção de Fotografia, Câmera, Direção de Arte, Capitação de Som Direto e Produção.

2ª Etapa: Realização de um filme construído a partir dos conceitos fornecidos na etapa anterior.
Fonte: facebook da Profª Irene Martins

Programa de Habitação Rural beneficia 76 mil famílias no campo




Ação integra o Minha Casa, Minha Vida

O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) beneficiou mais de 76 mil famílias de agricultores e trabalhadores rurais com a conquista do direito à moradia digna. Desde o início, em setembro de 2009, já foram investidos mais de R$ 1,7 bilhão no setor. Para 2013, a Caixa Econômica Federal espera superar o resultado do ano passado, quando contratou 40 mil unidades habitacionais no campo.

O PNHR é parte integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). Foi criado pela necessidade de uma política habitacional que atendesse as especificidades da moradia no campo, onde as diferenças em relação ao meio urbano - como cultura, forma de remuneração, gleba de terra e logística para construção - passaram a ser consideradas nos programas de moradia para a população do meio rural.

No ano passado, o programa ganhou nova dinâmica. A Caixa estabeleceu parcerias que contribuíram com o trabalho técnico e social das comunidades, liberando os recursos e acompanhando a realização das obras. Somente em 2012, o banco contratou 99% das habitações rurais financiadas no país. O PNHR também prevê a instalação de cisternas em localidades sem acesso à solução de abastecimento de água, por intermédio de convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Ministério das Cidades.

Parâmetros

Na capital potiguar, Legião da Boa Vontade descobre talentos por meio da música


DSCF9766.JPG

A iniciativa promove a autonomia e a busca por conhecimento, além de fortalecer a convivência familiar e comunitária de seus atendidos.

Importante ferramenta socioeducacional, exercendo papel transformador na vida de crianças e adolescentes, a música contribui para o equilíbrio emocional, racional e para a melhora na autoestima dos pequenos. 

Com o intuito de desenvolver a percepção, o espírito de grupo e o companheirismo entre os participantes, despertando diversos talentos, os atendidos têm contato com diversos instrumentos musicais e aprendem na teoria e na prática como utilizá-los.

Nesta atividade, Isaias aprendeu a tocar flauta. O talento da criança, bem como sua dedicação no estudo do instrumento, chamou a atenção da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que concedeu uma bolsa integral ao atendido. Graças ao conhecimento teórico adquirido na Entidade, o pequeno agora domina outros dois instrumentos — harpa e violino.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas por ele e sua família, o garoto encontrou na música a oportunidade de construir uma história feliz. “Eu me sinto feliz, às vezes nem acredito que já conquistei isso. Não sabia tocar nenhum instrumento musical, o primeiro eu aprendi aqui na LBV”, conta. “Eu me lembro que quando cheguei na Universidade meu coração bateu bem forte.”

Além de conhecimentos sobre a música e de instrumentos musicais, as crianças também participam de aulas de canto e integram o Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, abrilhantando eventos culturais em todo o Brasil.

O educador da LBV Rafael Souza conta que o ingresso de Isaias na Escola de Música da UFRN é motivo de orgulho: “Acreditamos na habilidade de cada criança que participa dos programas socioeducacionais. Isaias é um exemplo de superação e conquista, sempre dedicado no que faz. É uma criança inteligente, tenho certeza que seu futuro será promissor”.

Outro destaque vai para a pequena Maria Leticia, 9 anos, também faz parte do grupo de flautista na LBV que tem o dom da música e encantam os demais com suas habilidades musicas.

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV no RN está localizado na Rua dos Caicós, 2148 — Dix-Sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655.