quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS >> "Gosto de pensar o Natal como um ato de subversão… (D. Helder Câmara)

 

– Um menino pobre;

– Uma mãe “solteira”;

– Um pai “adotivo”;

– Quem assiste seu nascimento é a ralé da sociedade (pastores);

– É presenteado por gente “de outras religiões” (magos, astrólogos);

– A “família” tem que fugir e viram refugiados políticos;

– Depois volta e vai viver na periferia.

O resto, a gente celebra na Páscoa… mas com a mesma subversão…

Sim! A revolução virá dos pobres! Só deles pode vir a salvação!

Feliz Natal! Feliz subversão!"

Por Dom Helder Câmara

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO >> Atendimentos jurídicos do SINTE/RN estarão suspensos até 20 de janeiro

Em função do recesso do Poder Judiciário, os atendimentos jurídicos do SINTE/RN estarão suspensos entre os dias 21 de dezembro de 2020 e 20 de janeiro de 2021. Os atendimentos, tanto da Rede Estadual, como da Rede Municipal, serão retomados em 21 de janeiro, ainda de forma remota, via WhatsApp.

Para a direção do Sindicato, a manutenção do trabalho remoto deverá permanecer como forma de garantir maior segurança para funcionários, advogados, dirigentes e trabalhadores em Educação, especialmente diante do crescimento do número de casos confirmados de Covid-19 e do número de óbitos pela doença no Estado.

Entrega de alvarás serão continuadas em janeiro

A última entrega presencial de alvarás de 2020 ocorre em 22 de dezembro. Após isso, haverá um breve recesso de final de ano e as entregas serão retomadas em 2021, a partir de janeiro.

No retorno, o Sindicato seguirá adotando medidas de biossegurança para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

Fonte: http://sintern.org.br/atendimentos-juridicos-do-sinte-rn-estarao-suspensos-ate-20-de-janeiro/

MAIS UM ALERTA SOBRE A COVID 19 >> Pesquisa aponta que perfil mais jovem de infectados traz riscos a idosos durante festas de fim de ano

Novo perfil majoritário é composto, principalmente, por pessoas de até 35 anos de idade

Com a chegada das festas do fim de um ano marcado pela pandemia de Covid-19, reunir familiares para as tradicionais ceias natalinas e de réveillon, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pode ser uma atividade perigosa. A avaliação se dá, sobretudo, pelo novo perfil de infectados identificado, que hoje é quatro anos mais jovem do que o apresentado em julho de 2020.

Segundo os dados da PNAD Contínua do terceiro trimestre de 2020, em cerca de 147 mil domicílios potiguares (12,2% do total) há idosos residindo com jovens de 18 a 35 anos. Isso aumenta o risco de contaminação, especialmente pelo fato de que, segundo relatórios da Secretaria Estadual de Saúde do RN (Sesap/RN), a população jovem corresponde a quase a metade de casos de Covid-19 atualmente (46,5%).

“Festas familiares são um evento catalisador de novas infecções, especialmente quando se reúnem familiares que não tem um convívio diário ou habitual”, enfatizam os pesquisadores em relatório.

Segundo o pesquisador e professor César Rennó Costa, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o mesmo padrão de evolução da doença no Brasil foi observado em outros lugares do mundo, ocasionado, especialmente, por festas e eventos públicos.

“Na Flórida, nos Estados Unidos, houve um crescimento acentuado de casos depois das festas de Spring Break – algo como um Carnaval em abril – mas sem que houvesse um paralelo imediado na curva de óbitos. Porém, no mês seguinte, houve uma mudança no perfil dos infectados, tendendo para os mais velhos e logo se observou um aumento nas taxas de hospitalização e de óbitos”, comenta o professor.

Percepção popular

Segundo a pesquisadora Luciana Lima, do Programa de Pós-Graduação de Demografia da UFRN, “o cenário atual é preocupante. Há um contingente alto de pessoas jovens infectadas e uma percepção popular de que a epidemia não está tão avançada, o que pode reduzir os cuidados na realização dos eventos de fim de ano".

Para os estudiosos, a reabertura econômica possivelmente possibilitou mais exposição de adultos à contaminação, assim como uma maior circulação de jovens em locais com aglomerações, como casas noturnas, bares e eventos. Em conjunto, todos esses fatores podem, segundo a pesquisa, ter contribuído para esse rejuvenescimento da curva de contaminados.

Ainda segundo os pesquisadores, a percepção da população sobre a pandemia não parece refletir a gravidade da situação: os índices de isolamento social de hoje (39%) são menores que no período anterior ao primeiro pico (44%).

Em casos em que as famílias optarem pelas festividades de fim de ano, os acadêmicos aconselham a todos seguirem as recomendações da Fundação Oswaldo Cruz para a redução dos riscos de contaminação.

 Recebido via e-mail de: ascom@imd.ufrn.br por gmail.mcsv.net

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

22 DE DEZEMBRO: VIVA A MEMÓRIA DE CHICO MENDES >> Uma luta sempre atual e nesse momento, mais do que nunca necessária!


O ESPORTE, O RACISMO E A NECESSIDADE DE RESITÊNCIA >> O "cala boca negro!" soa não apenas contra Gerson, mas contra toda uma população...

Mais um vez, o tema RACISMO entrou no noticiário esportivo. Dessa vez durante uma partida de futebol do Campeonato Brasileiro no último domingo (20/12). E, mediante esse fato ter ocorrido em nosso pais, onde mais da metade da população é NEGRA, onde grande parte dos atletas são NEGROS e onde, temos Pelé, que carrega o título de rei do futebol e que pasmem, ele também é NEGRO!

Sempre tenho usado o espaço desse blog como uma ferramenta contra o racismo, a exclusão e exploração... e quaisquer outro motivo que venha denegrir a imagem humana. Por isso volto a referir-me a figura de Pelé, que mais uma vez ENVERGONHOU não apenas a minha pessoa, mas imagino que também aos milhões de NEGROS atletas ou não, que talvez esperaram ou ainda esperam um mínimo posicionamento dele que é uma referência mundial, e que, com certeza uma palavra sua contra o RACISMO teria um efeito bem maior, mas isso é algo que infelizmente nunca aconteceu! 

Parabéns Gerson, por sua atitude cidadã de denunciar mais esse crime! ✊✊✊

                                                                                        Canindé Rocha - Professor da Rede Pública de Lajes/RN

PREOCUPAÇÃO SOCIOAMBIENTAL >> Impactos das eólicas nas comunidades serranas e litorâneas é discutido em audiência pública

DO BLOG: O tema energia eólica, tem muita relação com nosso município, mesmo nesse caso, Lajes não estando situada nas regiões citadas, mas os impactos são sociais e ambientais são idênticos!

O Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS) discutiu, na audiência pública que aconteceu no início desse mês (02/12) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (RN), os impactos das eólicas nas comunidades serranas e litorâneas. A articulação de Entidades, Pastorais e Movimentos Sociais que atuam em rede para gerar consciência socioambiental, dispôs, durante a apresentação, um conteúdo informativo contendo o processo de planejamento, implantação e operação dos parques eólicos. Essas informações são disponibilizadas também à população.

Em seguida, foram expostos dados e informações à respeito dos impactos e conflitos sociais e ambientais nas comunidades atingidas. Entre as queixas estão: a limitação do acesso aos parques e ao mar; redução de território para a criação de animais; além dos problemas relacionados à saúde, como insônia, dor de cabeça e depressão. Outra queixa de grande impacto é em relação aos "filhos do vento", nome dado aos filhos deixados para trás dos trabalhadores que chegavam para a instalação dos parques eólicos em uma determinada comunidade, o que aumentou também a transmissão de DSTs, gerando problemas pessoais, familiares e sociais.

Como encaminhamento da reunião, o deputado Sandro Pimentel (PSOL) se comprometeu em levar essa discussão para comissão do meio ambiente da Assembleia, e também trabalhar em projetos de leis que possam atuar na fiscalização dos impactos causados pelas empresas de energia eólica nas comunidades serranas e litorâneas.

Fonte: https://www.seapac.org.br/blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

A DEMOCRACIA VENCE! >> Mais uma vez o presidento coiso tem que voltar em mais um de seus devaneios ditatoriais

Como resultado da pressão social a justiça obrigou o pequeno ditador que ora temos como presidente, a nomear o reitor legitimamente eleito do IFRN, o Profº. José Arnóbio de Araújo Filho.