sábado, 31 de março de 2012

Inscrições do Pronatec podem ser feitas até segunda-feira

Foi prorrogado até segunda-feira, 2, às 18h, as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Até ontem, 4.400 alunos se inscreveram nos cursos. Cerca de 90 escolas de todo o Rio Grande do Norte serão atendidas na segunda edição do programa, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal e entidades como SENAC, SENAI, UFRN e IFRN.


Neste primeiro semestre, serão contempladas 40 escolas estaduais em Natal, 16 em Mossoró, quatro em Caicó, duas em Pau dos Ferros, e outras 20 escolas distribuídas nos municípios de Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Arês, Goianinha e Maxaranguape. No total, serão oferecidas 5.471 vagas, sendo 4.604 para os cursos de Formação Inicial Continuada e 867 para os cursos Técnicos Profissionalizantes de Nível Médio.



Para a secretária de estado da Educação, Betânia Ramalho, o Pronatec é fundamental para o desenvolvimento de uma nova escola, porque concilia Educação Escolar com Ensino Profissionalizante. "Além disso, é um passo importante para a Escola de Tempo Integral, pois os cursos serão oferecidos no contra turno, onde os estudantes que têm suas aulas normais pela manhã, poderão participar do Pronatec à tarde ou à noite", conclui a secretária.

Os alunos que desejarem se inscrever no programa devem procurar as escolas que estão oferecendo os cursos ou através do site www.educacao.rn.gov.br.

Os gestores das escolas responsáveis pelas inscrições também devem estar atentos para agilizar o processo.

Fonte: Jornal de Fato

STJ proíbe Unimed de reajustar plano de idosos

Decisão do STJ proíbe a Unimed de reajustar os planos de clientes com idade igual ou superior a 60 anos.

A medida abre precedentes para ações relacionadas com outros planos.

PRAZO ENCERRADO » Carteiras de estudantes 2011 tem prazo de validade até hoje

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

 (Fábio Cortez/DN/D.A Press) 
Segundo informou a secreatria de mobilidade urbana (SEMOB), as carteiras de estudante 2011 em Natal serão válidas exclusivamente até este sábado, 31 de março.

Após estar cadastrado e ativo como aluno em 2012, o estudante que pretende adiquirir o cartão Natal Card deverá comparecer ao Espaço Estudante do NatalCard, na Av. Silva Jardim, entre a Semob e o Seturn, para receber na hora o seu cartão de estudante personalizado, tendo direito a recarregá-lo com até 120 passes estudantis. As passagens eletrônicas serão vendidas com desconto de 50% aos alunos que possuírem a Identidade Estudantil Eletrônica – IEE, sem qualquer custo para a 1ª via, tanto do cartão como da IEE 2012.

Para os alunos que já possuem o cartão de passagens eletrônicas, o NatalCard Estudante, e foram atualizados no sistema da Semob, os 11 postos de vendas do NatalCard estão disponibilizando gratuitamente a IEE 2012.

Os estudantes/usuários da IEE 2012 terão os benefícios concedidos em todo território nacional, com a autenticação da União Nacional dos Estudantes - UNE para as escolas de 3º grau (universitário) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas – Ubes, para as escolas de 1º e 2º grau.

MP pede que José Agripino seja investigado

Fábio Fabrini (O Estado de São Paulo)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte enviou à Procuradoria-Geral da República pedido para que investigue o presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), apontado como beneficiário de pagamentos feitos pela máfia da inspeção veicular em seu Estado. Em depoimento, o empresário José Gilmar de Carvalho Lopes, preso na Operação Sinal Fechado, relatou o suposto repasse de R$ 1 milhão ao parlamentar e a Carlos Augusto Rosado, marido da governadora do RN, Rosalba Ciarlini (DEM).
Segundo a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, Lopes é sócio oculto do advogado George Olímpio, apontado como mentor das fraudes na inspeção veicular e outros projetos do Detran-RN. Nas declarações, de 24 de novembro, mesmo dia das prisões de envolvidos no esquema, ele disse que Olímpio lhe relatou ter feito pagamentos a Agripino e Rosado.
O valor teria sido pago em dinheiro, parcelado, na campanha de 2010, e a negociação teria ocorrido no sótão do apartamento do senador em Natal. Agripino nega ter recebido propina, mas diz que Olímpio esteve no imóvel, interessado em implementar o contrato de inspeção veicular no governo de Rosalba.
Agripino pediu ao “Estado” que ligasse para o advogado de Lopes, José Luiz Carlos de Lima, que desmentiu o depoimento do cliente. Segundo ele, Lopes estava sob efeito de medicamentos quando fez as acusações. As informações sobre a operação foram enviadas à PGR, que decidirá se há elementos para pedir ao Supremo Tribunal Federal investigação contra o senador.
A Operação Sinal Fechado apurou o desvio de recursos do Detran-RN para empresas de Olímpio e pessoas ligadas a ele. Segundo o MP, políticos receberam vantagens para favorecê-las em licitação e contratos públicos.
Veja AQUI.

Perigo da dengue permanece

Cresce índice de infestação

Fonte: Jornal Tribuna do Norte 

Em três meses o índice de infestação predial do mosquito da dengue voltou a crescer em Natal.  A pesquisa entomológica é feita a cada dois meses. Na última, realizada no começo de março deste ano, apontou-se um índice de 1,5% em relação ao número de imóveis infectados e pesquisados na cidade. O crescimento do percentual de infestação predial foi praticamente de 100%, pois em novembro de 2011 o índice foi de 0,8%, considerado o mais baixo dos últimos cinco anos e meio. Em junho de 2006, registrou-se o maior percentual de infestação do Aedes aegypti,  5,9%. Com o índice de infestação predial de 1,5% hoje, segundo Pereira, Natal passou a ter risco médio de proliferação do mosquito da dengue. O risco baixo é 1,0 % e o alto risco é quando passa de 3,9%.

Agentes podem paralisar atividades a partir da semana que vemEmanuel Amaral
Um dos coordenadores do Programa Municipal do Combate à Dengue, Lúcio Pereira da Silva, disse que essa variação é normal, e nem se pode especificar qual foi a causa, por existirem muitos fatores variantes. A maior quantidade de focos de infestação é intra-domiciliar, não se podendo afirmar que as chuvas sejam fator principal para que haja um aumento deste índice. 

Lúcio Pereira informou que a expectativa é de se completar os seis ciclos de combate ao mosquito na cidade, já tendo sido concluído o  primeiro no último dia 12. A renovação dos contratos temporários com os agentes de endemias foi necessário até que se faça a publicação do edital e realização do concurso para a contratação definitiva de 150 novos agentes, totalizando o quadro de 512. Segundo Pereira, existe uma perspectiva da série história de dez anos, indicando que se aumenta o número de casos de dengue, em função do mês com maior variação pluviométrica: "Dá para a gente pensar que existe essa correlação, mas não existe estudo que confirme isso".

quinta-feira, 29 de março de 2012

Professor potiguar vai lançar livro sobre a História do Brasil


Paulo Pereira dos Santos vai lançar o seu mais novo livro “Breve História do Brasil”, na sexta-feira (30), às 18 h, na livraria Nobel da Avenida Salgado Filho, no bairro de Tirol, próximo ao Hospital Walfredo Gurgel. 

O livro é uma seleção de artigos escritos por ele, que exploram a parte econômica, política e social do Brasil durante algumas décadas do século XX e a primeira década do século XXI.

São 51 artigos, distribuídos em 146 páginas. Todos foram publicados em jornais e revistas que circulam no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2003 e 2011. A maioria dos textos fala sobre a política brasileira, desde Getúlio Vargas, na década de 30, até o Governo Dilma, com predominância de discussões sobre o presidente Lula.

Paulo Pereira dos Santos é natural do município de João Câmara. Ele é aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), economista, articulista, diretor do Centro de Formação Profissional Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e membro da União Brasileira de Escritores (UBE).

Fonte: site Nominuto.com
 

Diários de bicicleta


O ciclista potiguar Raimundo Ferreira, de 33 anos, é um verdadeiro exemplo de perseverança. Após deixar para trás a infância complicada na cidade de Taipu, ele veio morar em Natal. Em 2009 realizou seu primeiro sonho e fez o trajeto Natal-São Paulo de bicicleta. Agora ele procura mais uma conquista, ir de Natal para o Rio de Janeiro pedalando e contar sua história para o apresentador Luciano Huck.

Aos 12 anos, Raimundo tomou uma decisão difícil. Segundo ele, por ser mal tratado pela sua mãe, ele resolveu fugir de casa, na cidade de Taipu, onde sua família foi morar após deixar Alto do Rodrigues, cidade onde nasceu, e buscar uma vida melhor na capital potiguar. Então o interiorano começou a trabalhar como padeiro, mas logo depois resolveu ingressar na profissão que tem até hoje, vendedor de salgados, que ele mesmo produz. Mas ao mesmo tempo que trabalhava, ele não deixava de lado outra grande paixão, o ciclismo.

E foi exatamente por gostar de pedalar que em 2009, aos30 anos, depois de muito tempo de planejamento, Ferreira decidiu realizar um dos seus sonhos. Sair de Natal até São Paulo de bicicleta. O caminho não foi nada fácil. "Tudo foi bancado por mim. A maior parte do tempo eu tive que dormir no mato, pois não tinha como dormir em hotel, pois não tinha dinheiro. Também passei noites em quartéis. Só consegui chegar em São Paulo pelas amizades que fiz no caminho. Pessoas conheciam minha história, até me paravam no caminho e me ajudavam com algum dinheiro", recordou.

Chegando em São Paulo vieram mais dificuldades. Sem dinheiro, ele morou um mês debaixo de um viaduto. Depois conheceu algumas pessoas que lhe ensinaram a ser borracheiro, profissão que exerceu até 2010, quando decidiu voltar para Natal. Foram mais 24 dias de estrada.

Agora Raimundo tem mais um missão pela frente. O objetivo do potiguar é pedalar de Taipu até o Rio de Janeiro e poder contar a sua história para o apresentador Luciano Huck. "Sempre acompanho o programa do Huck e vejo que ele semrpe ajuda as pessoas com boas histórias. Eu tenho o sonho de ter minha casa própria. Quem sabe ele me ajuda a conquistar esse sonho". Ele explicou o motivo pelo qual não junta dinheiro e faz a viagem de avião ou de trem.

"Nada na minha vida foi fácil. Sempre tive que ralar muito para conqusitar meus objetivos e não seria diferente na busca de mais esse sonho. Quero passar por todas as dificuldades para valer ainda mais a pena. Vamos buscar o apoio de pratocinadores e da população para conseguir", finalizou.

Fonte: Diário de Natal

Crise em alta

Governo da ‘Rosa’ vive novo momento de turbulência
Fonte: Blog do Carlos Santos
Governo da ‘Rosa’ volta a viver dias de alta tensão: não avança administrativamente, imagem pública continua péssima e surgem focos de crise política com aliados influentes.
Pode virar uma metástase, contaminando mais ainda as bases da capital ao interior.
Troca de auxiliares no Governo da Rosa é um grande problema. Falta gente para aceitar convites. A cada dia o ‘caldo’ engrossa mais.
Para se ter uma ideia dessa dificuldade, é só lembrar: a Secretaria de Justiça continua sem titular, desde saída do advogado Fábio Hollanda – no último dia 17 de março.
Falta quem aceite ser secretário de Rosalba Ciarlini (DEM)’. Precisa se acostumar em não mandar em nada e não ter autonomia para indicar uma nomeação sequer. Além disso, principais despachos não são com a governadora e, sim, com seu marido (que não tem cargo oficial no governo), ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM).

quarta-feira, 28 de março de 2012

Arquidiocese tem novo Vigário Geral

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou o Padre Edilson Soares Nobre para a função de Vigário Geral da Arquidiocese. A Provisão Canônica, assinada por Dom Jaime, é datada de 27 de março de 2012. “Como solícito cooperador do nosso ministério, exerça a função a que foi chamado com espírito de serviço e caridade pastoral”, diz trecho da Provisão Canônica.
Padre Edilson diz que contribuirá com o Arcebispo para o melhor desempenho dos trabalhos na Arquidiocese. “Sendo o Vigário Geral o colaborador direto do bispo, pretendo contribuir em tudo o que for necessário para o melhor andamento dos trabalhos, sejam pastorais ou administrativos. Pretendo servir como elo entre o bispo e os diversos setores da Igreja e segmentos da sociedade”, declara.
Atualmente, Padre Edilson é pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, e assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese.
Fonte: Arquidiocese de Natal

SEMAGMA realiza 1ª Semana da Água em Lajes


A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGMA, realizou na noite desta terça-feira, 27 de março, de acordo com a programção  previamente divulgada, um encontro na comunidade São Judas Tadeu, cujo objetivo foi  levar aos moradores daquele bairro informações sobre o consumo consciente da água.

Na avaliação da equipe organizadora, o encontro foi bastante positivo na medida em serviu como um momento de levar informação e também ouvir dos moradores de cada localidade como esses serviços estão chegando até a população.

 Convite:
A partir de amanhã (28), às 19:00 h, a equipe da SEMAGMA, estará no Bairro do Alto da Beleza e Alvorada trabalhando esse tema na Capela de Nossa Senhora de Fátima.

Fica aqui o nosso convite para que todos os moradores dessas localidades possam estar presentes para prestigiar esse importante momento de cidadania e educação ambiental.

Atenciosamente,

Equipe SEMAGMA

Turismo potiguar em discussão em fórum

Fonte: Jornal Diário de Natal

O passado e o futuro se encontraram entre palestras e debates do 3º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, aberto ontem e que continua hoje no Centro de Convenções de Natal. Do passeio histórico do empresário e professor Jussier Santos pelo desenvolvimento do turismo potiguar, às tendências do mercado na ótica da consultora e ex-presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, ficou clara uma evolução notável do setor no RN, que por outro lado, entra em 2012 esperando resultados mais positivos em relação ao ano passado.

Na abertura do evento, a governadora Rosalba Ciarlini garantiu uma verba de R$ 4 milhões para promover o estado nas regiões Sudeste e Sul do país, de onde veio a maioria dos turistas em 2011. "No ano passado investimos R$ 2 milhões. Foi pouco, mas significativo. Agora duplicamos", disse a chefe do Executivo. São aguardados R$ 15 milhões das emendas federais para o turismo, porém os recursos ainda estão travados. O fator divulgação tem sido o grande alvo das críticas dos representantes do trade turístico, que bate na tecla citando o que vem sendo feito por concorrentes diretos em nível de Nordeste como Pernambuco, Ceará e Bahia.

O ritmo de crescimento econômico do Nordeste ocorre justamente em um momento de desenvolvimento do turismo no mercado nacional. Com os consumidores da Europa e Estados Unidos ainda sentindo os efeitos da crise, o foco está no turista brasileiro, principalmente os que vêm ascendendo na escala social, se transformando em potenciais clientes. "Em 2012 a previsão é de que o setor tenha um impacto de 7,8% no PIB [Produto Interno Bruto]", informa a consultora Jeanine Pires, utilizando números da World Travel & Tourism Council (WTTC).

geração de emprego e renda

Em 2011, País registra 73,6 milhões de vínculos formais de trabalho e 8,3 milhões de empresas

Fonte: secom.gov.br

Em 2011, País registra 73,6 milhões de vínculos formais de trabalho e 8,3 milhões de empresasAmpliar

Informações contribuem para a avaliação do mercado formal de trabalho e a formulação de políticas públicas/Portal do Governo de Rondônia

Cerca de 8,3 milhões de empregadores em todo o País encaminharam a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais/2011) e foram informados cerca de 73,6 milhões de vínculos empregatícios ativos e inativos. Na Rais 2010, 7,7 milhões de estabelecimentos enviaram informações sobre 66,3 milhões de vínculos, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os números confirmam as tendências apontadas nas pesquisas de um aumento da formalização do mercado de trabalho. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, afirma que a proporção de pessoas ocupadas com carteira assinada saltou de 45,5% para 53,6%, entre 2002 e 2011 (na média anual).

Dados - As informações captadas sobre o mercado de trabalho formal referem-se aos empregados celetistas, estatutários, avulsos e temporários, subsidiam o monitoramento, análise e avaliação do mercado formal de trabalho e alimentam a formulação de políticas públicas. A Rais é, por exemplo, o único instrumento do governo para identificação dos trabalhadores com direito ao Abono Salarial.


terça-feira, 27 de março de 2012

Mandato em Ação

Na sessão da Câmara do dia 23 de março, nosso Mandato apresentou as seguintes proposições:

ü Indicação Nº xx a ser encaminhada ao Sr Prefeito Municipal, solicitando que seja  viabilizadajunto a COSERN, a colocação de um poste de iluminação pública na Rua Presidente Getulio Vargas, mais especificamente no trecho que corta a Rua Carmelita Cabral;

ü  Requerimento Nº xx manifestando Votos aplauso ao Pe. José Roberto da Rocha, por sua iniciativa  em consonância com a CF 2012, cujo tema é: Fraternidade e Saúde Pública está tentando junto aos órgãos competentes, buscar uma solução para o problema por que vem passando a APAMI em nosso município;

ü  Projeto de Lei Nº xx concedendo a Associação Trilheiros da Caatinga, a condição de Entidade de Utilidade Pública Municipal por reconhecer a importância do trabalho relacionado ao ecoturismo em nossa região, o que tem contribuído bastante para divulgar o potencial turístico e cultural existente em nosso município;

Ao fazer uso da tribuna, destacamos em nosso pronunciamento:
·         Sobre a passagem do Dia Mundial da Água, sua importância e as atividades a serem desenvolvidas em nosso município pela Coordenação Municipal de Meio Ambiente na próxima semana;

·         Comentou sobre a reunião ocorrida no dia 16 de março em que o Pe. Zezinho, aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade 2012, tentou junto as instâncias competentes, uma solução para o grave problema por vem passando a APAMAI em nosso município;

·         Buscou esclarecimentos sobre a Casa Lotérica de Lajes, que presta serviços da Caixa Econômica Federal a comunidade, entre eles o pagamento dos programas do Governo Federal. Canindé Rocha mostrou que o seu fechamento por entender que isso afeta além de outros serviços, principalmente os beneficiários dos programas sociais, como também todo o município que deixa de ter circulando em seu comércio, média 200 mil reais/mês;

·         Comunicou ainda sobre um encontro que acontecerá na segunda - feira em Natal, onde serão discutidas algumas questões sobre o consórcio do vale para construção de um aterro sanitário que receberá os resíduos sólidos (lixo) das regiões central e vale.

Também nessa sessão, fez uso da Tribuna da Câmara, o Tenente René que realizou uma excelente explanação sobre como deverá ser desenvolvido o Projeto Pelotão Mirim, que a Polícia Militar de Lajes pretende executar junto às crianças e adolescentes de nosso município, tendo um alcance social bastante positivo.

Se não fosse trágico, seria cômico


Toda vez que vejo esta foto me comovo: O amor de Serra pelo povo 

Fonte: Blog do Mélo 





.

Governo do Demo X Funcionalismo Público

Rosalba requenta velha política do Estado mínimo e prejudica funcionalismo


O Governo divulgou através da imprensa que não vai pagar os Planos de Carreira. Para a coordenadora geral do Sinte-RN, Fátima Cardoso a informação deverá aumentar mais ainda a disposição de luta dos funcionários. 

Para ela é lamentável o discurso da Lei de Responsabilidade Fiscal como impedimento para o cumprimento da Lei do Piso. “É vergonhoso o governo não querer fazer nada para atender as categorias. Quando quer mexedr nos pauzinhos faz isso até na calada da noite, escondido da população. Mas quando se trata de fazer um estado forte com servidores bem remunerados nem mesmo a Lei é cumprida. Aonde o governo quer chegar? Será que investir no funcionalismo é jogar dinheiro fora?” Questiona Fátima Cardoso.

Para a coordenadora, até mesmo que tem apenas a visão capitalista da função do Estado sabe que precisa de funcionários qualificados para avançar na sua economia e na oferta de serviços de qualidade. “Nem esta visão o governo tem. Prefere terceirizar mão-de-obra a fazer seu estado crescer. É a velha política de Estado reduzido, que frustra a sociedade com tantos escândalos e desvios do dinheiro público”, protesta Fátima. 
Fonte: site do sinte/RN

Intolerância

Para onde o preconceito é capaz de nos levar
 

Fonte: Site Carta Potiguar

IPI dos móveis será zero para fomentar consumo e emprego

Linha branca, móveis, luminárias, laminados e papel de parede terão IPI reduzido até junho

Linha branca, móveis, luminárias, laminados e papel de parede terão IPI reduzido até junho

por Secom.gov.br

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca, que terminaria neste mês, foi prorrogada para até 30 de junho; e o incentivo fiscal foi ampliado para outros produtos domésticos. Baixou a zero as alíquotas incidentes sobre toda a linha de móveis (que era de 5%) e de laminados (que era de 15%). O IPI do papel de parede baixou de 20% para 10%; e o de luminárias e lustres, de 15% para 5%.

A desoneração para a linha branca entrou em vigor em 1º de dezembro de 2011. O imposto para fogão passou de 4% para zero; geladeira, de 15% para 5%; máquina de lavar, de 20% para 10%; e máquina de lavar semiautomática (tanquinho), de 10% para zero. Para incentivar a redução do consumo de energia elétrica, a medida só vale para produtos com selo “A” de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A medida, que visa incentivar o consumo e a competitividade da indústria nacional, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, por meio de Decreto, nesta segunda-feira. “Em contrapartida à desoneração, os setores beneficiados terão que garantir a manutenção dos empregos”, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

domingo, 25 de março de 2012

Seleção de tecnologias sociais de acesso à água no Semiárido

Para beneficiar a população que vive em situação de extrema pobreza no Semiárido, sem meios de captação e armazenamento de água, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou edital para selecionar projetos de entidades privadas sem fins lucrativos. Os projetos implantarão tecnologias sociais de acesso à água para produção de alimentos. Ao todo, serão investidos R$ 70 milhões na implantação dos sistemas. 

Os selecionados serão responsáveis por construir cisternas para o armazenamento de água para consumo ou alternativa de acesso à água potável. Para concorrer, as entidades precisam ter propostas cadastradas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) – do Ministério do Planejamento. Elas devem atender às exigências do edital e ter finalidades compatíveis com o objeto da seleção. Até o dia 27 deste mês, as entidades deverão inserir no Siconv a documentação necessária para o credenciamento. O resultado do credenciamento das entidades aptas a apresentar propostas será divulgado em 3 de abril.


Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou editalpara selecionar projetos de entidades privadas sem fins lucrativos. 

Fonte: secom.gov.br

Crescem denúncias de abuso sexual

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

O juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Sérgio Maia, julgou, nos últimos quatro anos, 308 casos de abuso sexual cometidos contra menores de idade em Natal. O número pode parecer pequeno se comparado com o tamanho da população. No entanto, até semana passada, a Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) instaurou 43 inquéritos e remeteu 35 à Justiça. Os casos se repetem quase que diariamente. Os acusados são, na maioria das vezes, parentes ou pessoas que têm proximidade e confiança da vítima. O combate e investigação desse tipo de crime, no Rio Grande do Norte, são incipientes. Há apenas uma unidade da DCA para atender todo Estado.

O tema voltou à discussão às vésperas do Carnaval desse ano. No dia 17 de fevereiro, a polícia prendeu o motoboy José Antônio da Silva, 31 anos. Ele é acusado de cometer vários estupros contra menores de idade de ambos os sexos em diversos bairros da cidade. José Antônio agia à luz do dia e abusava de suas vítimas no meio da rua. O acusado, que já foi preso outras vezes pelo mesmo crime, é pai de um casal de filhos. No início desse mês, o menino completou 12 anos. O pai, preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Panatis, não vê o filho desde que foi preso. "Minha vida acabou. No aniversário do meu filho, não pude dar os parabéns a ele porque estou preso", disse José Antônio.

Com a mesma aparente tristeza que pronuncia a frase acima, o acusado conta como agia com as crianças de 8 a 15 anos que ele abusava. "Eu via a pessoa na rua e não sabia o que acontecia. Alguma coisa me dominava e eu fazia. Esse problema eu tenho desde 2001. Já pedi ajuda para resolver e ninguém faz nada. Só me julgam sem saber o que acontece comigo". José Antônio não conhecia suas vítimas. Na DCA, até sexta-feira passada, 14 meninas e 13 meninos já tinham reconhecido o motoboy como "monstro" que os violentou.

De acordo com especialistas, o caso de José Antônio é uma exceção à regra. Segundo o psicólogo Jean Von Hohendorff, as estimativas apontam que cerca de 80% dos casos de violência sexual são perpetrados por pessoas que possuem relacionamento próximo com as vítimas. "O vínculo de confiança que uma criança possui com um adulto pode ser utilizado para o cometimento de uma agressão, sendo estes vínculos mais presentes entres pessoas próximas", explica.

Abandono e descaso

Trabalhadores na Agricultura protestam contra governo

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), representante de 163 sindicatos rurais no estado, está revoltada com o Governo do Estado. Avalia que a atual gestão é desastrosa para o homem do campo.
É a síntese do que diz uma “Nota de Repúdio” apresentada à opinião pública, retratando seu pensamento sobre o governo e as políticas públicas voltadas ao setor ruralista. Veja abaixo:

Nota de Repúdio
A FETARN – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte, entidade que representa 163 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR filiados, em reunião do Conselho Deliberativo com a maioria desses Sindicatos, nos dias 21 e 22 de março do corrente ano, vem a público, manifestar o seu repúdio contra o tratamento dispensado pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte, às reivindicações da categoria dos trabalhadores rurais consignadas na Pauta do Grito da Terra RN – 2011, onde até a presente data não apresentou nenhuma resposta para os problemas e solicitações ali apresentadas e pela falta de diálogo com o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Estudantes já podem solicitar carteiras gratuitas para 2012

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Os estudantes de Natal agora podem solicitar a Identidade Estudantil Eletrônica - IEE 2012 sem qualquer custo. Isso garante desconto de 50% nas passagens de ônibus, além dos benefícios da meia-entrada nos cinemas, teatros, eventos esportivos, culturais e de lazer. Só é preciso que eles sejam estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino da capital, e estejam devidamente cadastrados no site www.ieegratuita.com.br, cadastro esse que deve ser realizado pela própria instituição.

As escolas, públicas e privadas, devem dirigir-se ao Setor de Estudantes da Semob, no bairro da Ribeira, para receber suas senhas de acesso ao sistema de cadastramento online. Após isso, os dados dos alunos devem ser atualizados, bem como as devidas inclusões e exclusões devem ser rapidamente efetuadas, uma vez que somente o cadastro 2012 valerá a partir de abril de 2012. É importante lembrar também que as carteiras de estudantes 2011, serão válidas exclusivamente até o próximo sábado, dia 31/03/2012.