segunda-feira, 25 de novembro de 2019

UMA TRISTE REALIDADE QUE ENCONTRA APOIO NO GOVERNO BOLSONARO >> 35% do desmatamento da Amazônia é grilagem de terras, aponta Ipam


A grilagem foi responsável por 35% das áreas desmatadas na floresta Amazônica entre agosto de 2018 e julho de 2019, segundo o Instituto de Pesquisas da Amazônia (Ipam), que analisou os dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) na segunda-feira (18).

“A grilagem tem se mantido na Amazônia ano a ano, com um incremento recente em terras não-designadas”, explica a diretora sênior de Ciência do IPAM, Ane Alencar. “Precisamos preservar essas florestas para garantir que as chuvas continuem a alimentar o campo brasileiro e a geração de energia. Isso se dá com fiscalização eficiente e constante, além da destinação dessas áreas para conservação”, afirma.


Outra categoria fundiária que se destacou no processo de desmatamento são os assentamentos, que correspondem a 27% do total. Em seguida, vêm as propriedades privadas, que responsáveis por 23%. Entre as categorias que menos desmatam estão as APAs e as Unidades de Conservação, ambas com 5%, e as terras indígenas, com apenas 4%.

Desmatamento cresce 30%
Os dados divulgados pelo Inpe na segunda mostraram que o desmatamento na Amazônia cresceu 30% no período de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho deste ano, passando de 7.536 km² para 9.762 km². Esse é o terceiro maior crescimento da história, perdendo apenas para 1995 (95%) e 1998 (31%).

Fonte: https://congressoemfoco.uol.com.br/meio-ambiente/35-do-desmatamento-da-amazonia-e-grilagem-de-terras

CULTURA >> Mostra Sesc exibirá 54 filmes de graça a partir desta segunda


Mostra Sesc - A Parteira


A difusão e acesso facilitado aos filmes de produção nacional são alguns dos objetivos da Mostra Sesc de Cinema, que acontece em Natal, Mossoró e Caicó, a partir de 25 de novembro. As sessões ocorrem nas unidades do Sesc RN.
O ano de 2019 marca a 3ª edição do projeto nacional, que valoriza a produção audiovisual brasileira e conta com representantes de todas regiões, com intuito de ampliar o acesso da população a filmes que expressem a diversidade da produção contemporânea.
As inscrições ocorreram no primeiro semestre deste ano, quando foram recebidas cerca de 1.200 inscrições de filmes, entre curtas, medias e longas-metragens, provenientes de 210 cidades e divididos em categorias de acordo com o público ou região.
Do panorama nacional, foram selecionadas 42 produções, sendo 10 infanto-juvenis. Além desses, serão exibidos 12 filmes potiguares no panorama estadual.
A Mostra compõe um circuito nacional que percorrerá todo o país entre novembro e dezembro. No Rio Grande do Norte serão exibidos entre os dias 25/11 e 04/12. Confira a programação, com horário, local e classificação etária no site do Sesc RN.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL >> Semiárido Show debate inovações e desenvolvimento regional


A 8ª edição da Feira Semiárido Show, realizada em Petrolina/PE desde segunda-feira passada (18), traz como tema "Inovações e Dinâmicas de Desenvolvimento Regional", Na programação, uma diversidade de experimentações, palestras, seminários e minicursos para um público de agricultores/as, pesquisadores/as, estudantes, representantes de governos e organizações sociais. Exposição e comercialização de insumos e equipamentos, vitrines tecnológicas, estandes de instituições parceiras e a já tradicional Feira da Economia Solidária também compõem o evento. Este ano, uma novidade é o Espaço Sabores do Sertão, que apresenta pratos feitos com ingredientes regionais.

Durante a solenidade de abertura, Pedro Gama, chefe geral da Embrapa Semiárido, destacou a importância desta edição. "O evento busca conhecer e discutir políticas voltadas para o meio rural". Na oportunidade o Superintendente da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, Ademilson da Rocha (Tiziu), reafirmou a importância da agricultura familiar na garantia da segurança alimentar do país. "É a agricultura familiar que coloca alimento na mesa dos brasileiros e brasileiras”. O representante do governo baiano também fez menção aos 20 anos de caminhada da Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa): "são vinte anos de muita mudança da qualidade de vida de muitas pessoas, com muitas políticas [públicas] para nosso Semiárido, para nossa agricultora familiar e assim também é a caminhada da Embrapa".

A proposta da Convivência com o Semiárido está presente no evento a partir de aspectos que vão desde o debate político a ambientes educativos e espaços de demonstração, troca e comercialização de produtos. Temas como a preservação da Caatinga, captação e armazenamento da água da chuva, reuso de água, terra e território, valorização de sementes crioulas, educação contextualizada ao Semiárido, cultura e comunicação popular, economia solidária, turismo rural, foram trabalhados durante os quatro dias de evento.

Fonte: www.asabrasil.org.br